top of page

Choro, Lamento, Pranto

  • A Revista “Fuer Sei” disse num artigo: “Chorar faz bem à saúde porque as lágrimas limpam o corpo dos hormônios do stress. Cada um deve chorar tranquilamente quando a situação vai mal". Isso funciona até como prevenção contra úlceras no estômago...

  • Chorar é um verbo que todo ser humano sabe conjugar. É a primeira coisa que fazemos neste mundo; e ao morrer, deixamos chorando os nossos queridos. Do berço à tumba, da maternidade ao cemitério, as lágrimas são a nossa permanente companhia". (João Soares da Fonseca - Revista Compromisso/3º Trim-2001).

  • Os incrédulos vivem sob o lema: "Ri, e o mundo rirá contigo. Chora, e chorarás sozinho". Com os crentes é diferente: serão consolados! Como alguém já disse: "As lágrimas formam um idioma que Deus entende". Ou, no resumo de Vitor Hugo: "Vós, que chorais, vinde a esse Deus, porque Ele chora". (João Soares da Fonseca - Revista Compromisso/3º Trim-2001).

  • Se Deus conta nossos cabelos, também conta nossas lágrimas.

  • Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos, outras há que sorriem por saber que os espinhos têm rosas.

  • Certo pregador realizava uma série de pregações numa igreja, quando numa das noites de pregação, foi procurado por uma senhora desejosa de saber o motivo porque seus filhos, de 13 e 11 anos de idade, ainda não se haverem convertido. O pregador procurou saber que tipo de cristã era a senhora que lhe falava e, pela conversa, descobriu que se tratava de uma mulher incansável na igreja, muito trabalhadora, ocupando vários cargos de muita importância, porquanto era crente sincera. O pregador, olhando-a, então, disse-lhe: “Minha irmã, seu mau é olhos enxutos”.

  • O Juquinha leva a maior bronca da mãe e fica chorando sem parar num canto da sala. Chega a ti e se condói: "Juquinha, querido. Por que você está chorando desse jeito?" "Porque eu não sei chorar de outro jeito, ora!"

  • "Não se chega ao céu sem lágrimas". (Al Whittinghill, em "Arauto da Sua Vinda", Ano 19 Nº 1 - Jun/Jul 2001).

  • Um ditado chinês diz: "Quando você nasceu todos riam e só você chorava, viva de tal maneira que ao morrer todos chorem e só você sorria".

  • Renan, no começo do século XX, disse que "a ciência haveria de enxugar a lágrima da humanidade".

  • A igreja é lugar de família, um lugar de sermos simples e transparentes. É onde podemos nos abrir uns com os outros e nos expressar... Outro dia, entretanto, atendi a uma irmã e ficamos a conversar sentados num dos bancos no fundo do templo. Como havia uma dor em seu coração, a irmã chorava ao me relatar o que se passava. Algo comum em família... mas quanta censura eu percebi em volta! Parecia que não se podia chorar naquele lugar nem naquela hora...

  • Um conceituado médico falou que “embora a ciência explique como um vírus se multiplica, não é capaz de explicar por que se derrama uma lágrima”.

  • Numa enquete sobre o chôro, feita pela revista Superinteressante de Julho/2002, quase 3 mil leitores responderam a pergunta: "Você acha que o choro é um sinal de fraqueza?" 84,6% responderam "Não" e 15,4% responderam "Sim".

  • Já faz muito tempo, existia um hotel chamado ESTRELA DE PRATA. O dono do hotel era muito caprichoso e higiênico. Esforçava-se muito para que o hotel fosse o mais confortável possível. Os seus preços não eram nada caros. Mas o problema é que ninguém entrava naquele hotel. Volta e meia um ou outro hóspede, mas que não dava para seguir tocando adiante o negócio. Já desesperado, sem saber o que fazer, o dono do hotel foi consultar um velhinho sábio que morava por ali. O velhinho sábio lhe disse: É muito fácil resolver o seu problema. A única coisa que o senhor deve fazer é mudar o nome do hotel. - Impossível, disse o dono do hotel. Esse nome já é tradição. Já é um nome conhecido em todo o estado, disse o dono do hotel. - Se queres meu conselho, muda o nome para OS CINCO SINOS e pendura seis sinos na frente da porta. O senhor vai ver como o movimento vai aumentar, disse o velhinho. - Seis sinos, mas isso parece um absurdo. Para que vai adiantar isso? perguntou o dono do hotel. - Faz a experiência e verás, respondeu o velhinho sábio. Quando o dono do hotel chegou em casa, fez o que o velhinho lhe havia dito. E aconteceu o seguinte: Todo viajante que passava diante do hotel entrava para advertir ao dono do hotel sobre o erro de chamar-se o hotel chamar-se OS CINCO SINOS e ter pendurados seis sinos. Uma vez dentro do hotel, os viajante ficavam impressionados com a cordialidade, a limpeza e os baixos preços e resolviam passar a noite ali mesmo. O negócio deu tão certo que quase todas as noites o hotel estava quase lotado de viajantes que se nele entravam para avisar o dono do erro.

  • Um seminário para gerentes sobre estresse, ensinou que todos precisam de um ouvinte incondicional para descarregar. "Fale com o seu bichinho de estimação", foi uma das sugestões. O princípio é válido; precisamos de um ouvinte incondicional para descarregar, alguém que não fique estressado quando descarregamos nele - e não vá nos desprezar pelo que dizemos. Mas uma conversa de coração para coração com um hambster não é o ideal de Deus. Quem melhor do que Deus para descarregarmos? (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 84 - Ed Vida).

  • "Se choras por ter perdido o sol, as lágrimas te impedirão de ver as estrelas".

  • Conta-se a história de um pequeno rapaz com um coração grande. O seu vizinho do lado era um senhor mais velho cuja esposa tinha falecido recentemente. Quando o rapazito viu o homem idoso a chorar, ele subiu para o seu colo e simplesmente ficou ali sentado. Mais tarde, a mãe perguntou ao rapaz o que ele tinha dito ao vizinho entristecido. “Nada,” respondeu a criança. “Apenas o ajudei a chorar.” Por vezes é a melhor coisa que podemos fazer por pessoas que estejam a encarar um sofrimento profundo. Com freqüência, as nossas tentativas de dizer algo sábio ou de alguma ajuda são de muito menos valor do que apenas estar sentados junto da pessoa afligida, seguramos na sua mão e chorar com ela. Uma das maneiras em que podemos ajudar os nossos companheiros cristãos é “chorar com os que choram” (Rom. 12:15). - Fonte: www.gospelcom.net/rbc/pd/1999

  • Precisamos aprender a chorar antes de enxugar as lágrimas dos outros.

  • Li uma reportagem sobre uma mulher que não tinha derramado uma lágrima durante 18 anos. A razão para os seus olhos secos era física, não emocional. Os médicos afirmaram que ela era uma vítima de uma situação rara chamada o síndroma de Sjogren. Por alguma razão desconhecida, os anticorpos atacaram as suas glândulas lacrimais como se elas fossem organismos estranhos e indesejáveis. Isto faz-me lembrar um problema espiritual entre o povo de Deus - pessoas que devem e podem chorar, mas não o fazem. Elas precisam de aprender o que Jesus quis dizer quando Ele afirmou: "Bem aventurados os que choram" (Mateus 5:4). Fonte: www.gospelcom.net/rbc/pd/2002

  • A incapacidade de chorar só revela uma coisa: um coração endurecido e traumatizado. - Jack Deere

  • Na campanha do soro caseiro para tratamento da desidratação, aconselha-se a colocar certa quantidade de sal de açúcar na água filtrada e provar para ver se a mistura obtida tem o gosto da lágrima. O gosto da lágrima é, portanto, resultado de açúcar e sal, isto é, resulta de alegria e sofrimento, é a exteriorização de sentimentos íntimos. - Marlene Maria Nascimento Carvalho, em O Jornal Batista.

  • "Chorar faz bem à saúde porque as lágrimas limpam o corpo dos hormônios do stress. Cada um deve chorar tranquilamente quando a situação vai mal. Isso funciona até como prevenção contra úlceras no estômago.

  • Renan, filósofo racionalista francês, dizia: "A ciência vai progredir tanto que vai enxugar as lágrimas de toda a humanidade". Equivocou-se, pois as lágrimas da humanidade têm-se agigantado a cada século que passa.

  • Os dicionários registram o termo jeremíada, com a seguinte definição: "Queixume, lamentação persistente e importuna". A alusão ao profeta bíblico é óbvia. Referente a ele é, de igual modo, o adjetivo popular: "profeta chorão".

  • Frank Laubach orou: "Ó Deus, perdoa as vezes em que olhamos o mundo com os nossos olhos enxutos".

  • O choro é necessário. Às vezes num velório se diz: “Fulano está com Cristo, não chore!”. Ninguém deveria dizer isto num velório ou funeral. Porque ali é lugar de chorar sim; aliás, quando não se chora a perda no momento certo, haverá de se chorar meses ou anos!. 16/12/06

  • O escritor Carl Sandburg descreveu Abraão Lincoln como “um homem de aço e veludo”. Na Bíblia também encontramos homens de aço e de veludo. O homem de veludo ama, chora, revela suas necessidades, sua ternura, sua compaixão, suas carências. Jesus o homem perfeito chorou. Regina Lopes. 9/4/07

  • "Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando." 25/12/2007

  • De forma humorada, eis uma observação: "Vocês sabem por que os homens morrem, em média, oito anos antes das esposas? ( ... ) Os homens morrem mais cedo e uma das causas principais é o fato de guardarem as coisas lá dentro de si mesmos. Eles guardam as emoções e a tensão, e acabam morrendo dos estragos internos que essa falta de expressão causa”. 08-01-2008

  • "Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor" (Lm 3.40). Na Guatemala, a tribo de índios kekchi tem uma boa palavra para arre­pendimento, cujo sentido é: "dói meu coração". Distante dali, no interior da África, a tribo baouli tem um vocábulo talvez ainda melhor; o termo que usam quer dizer: "dói tanto que quero desistir disso". Esta é a experiência que o Senhor desejava para Seus filhos relapsos, quando disse: "Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e volte­mos para o Senhor". Trata-se ai de uma obra pessoal de avivamento. "Esqua­drinhemos", insta Ele, "os nossos caminhos". Não me compete esmiuçar e criticar a vida de meu próximo. Devo voltar o farol da Palavra de Deus para dentro de mim, e esquadrinhar meus caminhos. Está muito certo preferir os outros em honra, no decorrer normal de nossa vida, mas quando se trata de endireitar nossa situação para com Deus, somos advertidos a começar em nós mesmos. Ao nos esquadrinharmos, podemos descobrir muita coisa que careça de ajuste. Lá na África existe uma interessante palavra tribal que descreve o que acontece ao coração de uma pessoa que se arrepende. Dizem eles: "torna-se destorcido". Isto é justamente o que Deus deseja: destorcer todas as coisas torcidas, endireitar tudo o que está torto! Pode haver alguma dor nesse processo de destorção. Deus permite que doa o suficiente para desejarmos "desistir disso" e voltar "para o Senhor". E isto que os índios chol, do sul do México querem dizer, quando descrevem o arrependimento como "o coração volta atrás". "Os mundanos talvez considerem esse choro uma fraqueza; mas é a for­ça que liga o penitente ao Infinito com laços que se não podem romper" ("O Desejado de Todas as Nações", p. 221). 

  • "Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor." 11.2.2008

  • Na primeira cena de Filhos da Esperança, o personagem Theo, vivido por Clive Owen, vê, no noticiário em um bar, a comoção mundial pela morte de Baby Diego, 17 anos, a pessoa mais jovem do mundo. A princípio, o espectador não se atenta e não dá a devida importância a esse fato, até que percebemos que, em pleno ano de 2027, não há crianças, jovens ou adolescentes nas ruas. Não há gritos nas brincadeiras ou choros de bebês. Em 2027, as mulheres se tornaram inférteis e há exatamente 17 anos não nasce uma criança em todo o planeta Terra. Filhos da Esperança é um filme que deve ser discutido e pensado, e que deixa uma questão: o choro de uma criança pode, às vezes, irritar. E quando este não for mais ouvido? 14.3.2008

  • "Há coisas que só os olhos que choram podem ver direito". Louis Veuillot, escritor, FRA, 1813-1883. 24.3.2008

  • Ciência comprova que mães ouvem choro dos bebês mesmo em ambientes barulhentos - O Dia de 25/06/2009 - Quando Gabriele, 15 dias, começa a chorar, a mãe, Raquel Ellen Bastos, 27 anos, não consegue ouvir mais nada: só quer dar conforto à filha. Mas o ouvido aguçado não é privilegio de Raquel. Pesquisa da Emory University, em Atlanta (Estados Unidos), sugere que, quando um bebê chora, o cérebro da sua mãe é capaz de diminuir o “volume” de todo o resto do ambiente. http://odia.terra.com.br/ portal/cienciaesaude/html/2009/6/ouvido_de_super_heroina_19812.html1.7.2009

  • "Se a vida fosse fácil, bebê não nascia chorando." 16.12.2009

  • O marido pergunta para a mulher: - Querida, se eu morresse você iria chorar? A mulher: - É claro, bem! Você sabe que eu choro por qualquer coisa! 4.2.2010

  • Lembro aqui o jovem militar João Coelho dos Anjos, que iniciou a Igreja Evangélica em Estremoz e que muitas vezes pregava chorando. Naquele tempo as pessoas diziam: "Vamos ouvir um homem que chora enquanto prega." Foi nesse tempo que muitos da família Coias se converteram ao evangelho. 11.3.2010

  • "A emoção quando enche o coração, transborda nos olhos..." 12/12/2011

bottom of page