top of page

A BÊNÇÃO DE SER FIEL

Mateus 25.14-30

 

Eu quero ler uma parábola que é bastante conhecida na Bíblia. É uma parábola que Jesus mesmo contou. É uma parábola que nos ensina que os servos do Senhor devem ser fiéis com aquilo que lhes foi confiado.

Você está seguro de ser uma pessoa altamente fiel com aquilo que os outros confiam a você? O texto diz:

"E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. 16 O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. 17 Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. 18 Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 "Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles. 20 O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’. 21 "O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’ 22 "Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’. 23 "O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’ 24 "Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. 25 Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’. 26 "O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? 27 Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. 28 " ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. 29 Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’ ".

 

Eu tenho guardado uma história, aliás, esse é um costume que eu pratico há mais de 25 anos (acessa o meu site, pro favor...), eu tenho uma história que eu sempre guardei esperando por uma boa ocasião para contá-la. E hoje, a ocasião chegou. Eu quero começar a pregação com ela, com a história de um homem chamado William Golgate.

Este homem foi impactado pela Palavra de Deus. Ele foi alguém que teve uma experiência com Deus: cresceu num lar evangélico, ouviu falar do encontro que Jacó teve com Deus – e Jacó teve uma visão da casa de Deus, foi uma experiência tão tremenda, que diante da revelação que recebeu, Jacó fez um compromisso, uma aliança com Deus. Jacó falou assim: “Se o Senhor me abençoar e me fazer voltar em segurança, de tudo o que vier às minhas mãos, eu te entregarei o dízimo”.

Você sabe que dízimo é 10%. Jacó estava dizendo: “De cada 100 real, 10 eu vou entregar pra Deus, vai ser o dízimo”.

Pois, esse homem chamado William, ele teve uma experiência com essa palavra. Ele decidiu que iria ser como Jacó; decidiu que iria ser fiel naquilo que ele recebesse.

Pois bem, ele trabalhava numa indústria de sabão. Começou a trabalhar e criou a sua própria marca. Alguém já ouviu falar em Golgate? Deve ter algum produto desta marca na sua casa!

Talvez, você não imaginava, mas este homem fez um voto com Deus. Houve um momento em que ele decidiu que de tudo que recebesse, ele entregaria 10% ao Senhor, o dízimo.

E sabe, Deus prosperou tanto este homem, que William Golgate terminou a vida entregando 90% e vivendo com 10% do que ganhava. Deus multiplicou tanto a vida dele, que os 10% do final, representava mais que os 90% do começo da vida dele.

Sabe o que Deus fez na vida deste homem? Deus fez dele um grande testemunho. Deus honrou a vida deste homem. E sabe porque Deus honrou esse homem? Porque ele escolheu ser fiel.

Nesta noite, eu quero falar sobre fidelidade. O título da mensagem é esse: A Bênção de Ser Fiel.

Sabe, irmão, ser fiel é uma bênção de Deus. Ser fiel não é coisa que o homem consegue ser por si mesmo. Qual é a pessoa, que por si mesma, pode falar: “eu sou fiel”?

Porque fidelidade é um dos traços do caráter de Deus. Ser fiel é próprio de Deus. Então, eu quero mostrar que ser fiel é uma bênção recebida, porque ninguém é fiel porque nasceu assim.

Sabe, existem dois tipos de relacionamentos que nós podemos ter com Deus: ao mesmo tempo, Deus é Pai e Deus é Senhor. Você vai encontrar muito disso na Bíblia, Deus sendo apresentado como Pai e noutras vezes como Senhor. Diante do Pai, nós somos filhos. Mas, diante do Senhor, nós somos servos.

O que se exige de um filho? De um filho se exige amor, respeito, honra. É isso que um pai espera de um filho. E o que se exige de um servo? Fidelidade.

Então, veja bem, todo pai tem expectativas sobre o filho. Quantos pais temos aqui? Você tem expectativa sobre o seu filho?

Eu tenho grandes expectativas sobre a vida dos meus filhos, as maiores e as mais excelentes. Eu lembro do Davi, ia comigo pra escola de mãozinha dada, e desde cedo ele alimenta a enorme expectativa que eu tenho dele. Uma vez, indo pra a escolinha ainda, conversando no caminho, ele me contou que queria uma fazenda, mas não era de boi, cavalo… era de girafa, elefante, leão, jacaré… Eu respondi: “Eu selo esta palavra no nome de Jesus. Vai se cumprir”.

Poucos anos atrás, resolvendo sobre o curso da faculdade, Davi me falou: “Pai, eu quero estudar direito”. Eu ponderei: “Mas, filho, já temos tantos advogados hoje em dia!” E ele corrigiu logo a minha expectativa: “É, mas eu não quero ser advogado, eu quero ser juiz!” E de novo eu respondi: “Esta palavra tá selada no nome de Jesus. Vai se cumprir”.

O mesmo posso falar de Ana Beatriz: eu tenho enormes expectativas sobre a vida dela… E eu vejo com, alegria, muitos pais aqui com expectativas também: filhos que vão ser excelentes profissionais.

Mas, sabe, dentre as muitas coisas que os pais podem esperar dos filhos, uma coisa legítima é também que eles sejam fiéis. E Deus como Pai não é diferente. Ele também espera que Seus filhos sejam fiéis.

O que significa ser fiel? Ser fiel é ser confiável. É ser leal. Responsável. Verdadeiro. Por que um pai pode esperar isto de um filho?

Especificamente, por que Deus o nosso Pai pode esperar isto de nós? Porque Ele é assim. Ele é confiável. Ele é leal. Ele é responsável. Ele é verdadeiro. Amém?

Deixa eu falar pra você, nesta noite: Deus espera fidelidade de cada um de nós, Seus servos.

Esta parábola fala sobre isto! Ela conta a história de um senhor e de seus servos.

 

E veja bem, nada na Bíblia é por acaso. Todas as vezes que Jesus contava uma parábola, Ele queria ensinar um princípio com aquela parábola. E a primeira coisa a fazer pra se entender uma parábola, é que você precisa se enxergar dentro dela.

Veja: quem as pessoas desta parábola, representam? Em primeiro lugar, o senhor nesta parabola, ele aponta para Jesus.

Jesus contou que esse senhor ausentando-se do seu país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.

Agora, pensa em Jesus. A Bíblia conta que o nosso Senhor Se ausentou do país. Jesus ressuscitou e foi para estar no trono do céu. Hoje, Jesus está à direita do Pai.

E diz também a Bíblia, que antes dEle subir, Ele confiou dons aos Seus servos. Na carta aos Efésios 4.8 está escrito isto: “…Quando ele subiu em triunfo às alturas, (…) deu dons aos homens”.

Veja bem, este senhor que se ausentou e confiou bens aos seus servos é o Senhor Jesus! A Bíblia fala que Ele foi por um tempo, mas que Ele vai voltar. Mas, antes dEle ir, a Bíblia conta que Jesus chamou os Seus servos, Ele distribuiu bens a esses servos, Ele deu dons aos homens.

Eu não vou entrar nos detalhes desta parábola, mas eu quero abordar um ponto desta parábola. Independente de quantas coisas existem nela, você precisa entender uma coisa: que o Senhor confiou bens aos Seus servos – e tem servos que são fiéis e tem os que são infiéis.

 

Eu soube de pregadores que ao pregar esta parabola, dizem que este servo infiel não era servo… alguns pregadores falam que o servo infiel era um homem ímpio, um incrédulo, alguém que não era crente. Mas isto é um grande engano. Esses pregadores estão completamente equivocados ao pregarem assim.

Eu vou te provar que este servo também era servo…

Todas as vezes que a Bíblia se refere a servos, ela se refere a pessoas que nasceram de novo. Todas as vezes que a Bíblia fala de servo, ela se refere a pessoas que se converteram, que abriam o coração para Deus.

Então, a Bíblia não está dizendo que alguns são verdadeiros e outros falsos. Esta parabola mostra que, mesmo sendo filhos de Deus, existem filhos que são fiéis e outros que são infiéis. É verdade ou não é?

Existem pessoas que estão dentro da igreja, que têm o carater trabalhado por Deus e outras com o caráter que não foram trabalhados ainda, mas são todos servos, são filhos.

O fato então, é que você ter nascido de novo, de ter se tornado crente em Jesus, de ter entrado para a igreja e sido batizado, não dá garantia de que você é fiel. Noutras palavras: ninguém é fiel só por ser membro da igreja.

Jesus, então, conta que o senhor chamou esses servos e ele mesmo confiou alguns bens a esses servos.

Uma coisa que merece a gente saber: todos os servos receberam pelo menos um talento.

Teve alguns que receberam mais do que os outros. A Bíblia fala (v.15), que o Senhor deu talentos segundo a capacidade de cada um. Então, teve um que recebeu cinco, outro recebeu dois, e outro que recebeu um. Mas, todos receberam. Fala pra pessoa do seu lado: todos receberam.

Outra coisa, irmão: cada um recebeu de acordo com a sua capacidade. Diga: capacidade.

Foi o senhor quem determinou a capacidade de cada um. Ele viu a capacidade de cada um e entregou uma quantidade de talentos pra eles.

E mais outra coisa que a gente vê nesta parabola, é que todos tiveram que prestar contas diante do senhor.

Sabe o que eu vejo aqui, irmão? A graça de Deus. Sabe, Deus viu capacidade em cada um de nós e nos atribuiu talentos, recursos. Aleluia!

E você sabe porque Deus tem essa capacidade de ver a capacidade que nós temos? Porque Ele é que nos dá capacidade. Deus quem conhece a medida de cada um de nós e nos capacita.

Alguns, Deus olha e fala: “Esse tem capacidade pra cinco talentos”. Outros, Deus olha e fala: “Esse aqui tem capacidade pra dois talentos” e, de outros, Deus fala: “Esse aqui tem capacidade para um talento”, mas todos tem capacidade para Deus, ninguém é imprestável.

 

Sabe, irmão, nós precisamos entender que Deus tem um maravilhoso propósito para a nossa vida. Pra Deus ninguém é zero à esquerda... pra Deus, você nasceu com um propósito! Deus tem planos para a sua vida.

Agora, o que eu tenho percebido? Muitas pessoas tem deixado de multiplicar os seus talentos. Por que? Porque elas não tem valorizado o que Deus tem dado pra elas.

E olha, é interessante que aqueles que estão desperdiçando, não são apenas os que receberam um talento. Quem são os irmãos de um talento? São pessoas que tem menos capacidade.

Mas, tem gente, irmão, que você olha e fala: “Puxa, esse irmão tem muita capacidade. Ele é muito bom. Ele sabe fazer bem muitas coisas”. Mas você não pode contar com eles, porque estão sempre muito ocupados ou desinteressados das coisas da igreja.

Há pessoas que fazem diferente. Você não precisa ficar insistindo pra elas fazerem. Elas mesmas já chegam perguntando: “O que eu posso fazer? Arruma um negócio pra eu fazer?”

E sabe, aqui na nossa igreja, irmão, o que não falta é coisa pra ser feita. A construção tá na metade ainda… tem espaço pra serviço nas células, no ministério infantil, na dança, na adoração…

Mas, ainda assim, nós precisamos valorizar muito mais uma outra coisa que precisa ser feita: nós precisamos valorizar gerar vidas para Deus e fazer discípulos mais do que nós podemos fazer.

Mas, é interessante que você vê a pessoa de um talento, essa pessoa de um talento é aquela que o tempo inteiro fala: “Não, eu não estou pronto, eu não estou preparado… passa pro Fulano. O Fulano é que sabe fazer bem. Eu não dou conta, eu não consigo fazer as coisas”.

E essa pessoa, geralmente, tem aquele pensamento: “Eu sou tão pequeno que não vai fazer falta se eu não fizer nada”. Mas, irmão, interessante, é que o senhor deu talentos pra cada um. E Deus vai cobrar de cada um o talento que Ele deu.

E Deus não está preocupado com a quantidade que você vai fazer. Veja: o que multiplicou cinco talentos, ele foi chamado de fiel. O que multiplicou dois, foi chamado do mesmo jeito, de fiel. Não é interessante isso? Deus não viu quantidade, Deus viu fidelidade.

Agora, Deus também viu a falta de fidelidade. Sabe, nós encontramos muitas pessoas infiéis. E se você conversar um pouco com essas pessoas, você vai notar nelas uma postura de despreocupação com o Senhor.

É! Essas pessoas estão se firmando numa suposta graça que não tem nada a ver com a graça bíblica.

O diabo tem distorcido o conceito de graça dentro da igreja. A palavra graça (karis em grego), significa favor de Deus, um favor que mesmo sem merecer, Deus dá pra nós. Isto é graça.

Mas o diabo tem enganado as pessoas com uma distorção da graça.

Quando a gente conversa com algumas pessoas, quando a gente fala: “Olha, você precisa mudar, precisa ter mais compromisso com as coisas de Deus, porque isto que você está fazendo não está certo!” Sabe qual é a palavra que elas dão? “Ah! Eu tô debaixo da graça. Eu confio no amor de Deus. Deus me entende”.

Nessa noite, eu quero que o Espírito Santo abra os seus olhos pra você compreender algo. Irmão, a graça de Deus nunca vai servir de desculpa pra você viver fora do propósito de Deus, porque a graça nos foi dada pra cumprir o propósito de Deus e não pra justificar o nosso desvio dele.

 

Preste atenção: graça sem compromisso é desgraça. É uma desgraça a pessoa pensar que pode viver bem, feliz da vida, sem compromisso com Deus. É uma desgraça a pessoa pensar que pode viver no pecado, viver fora do propósito e achar que nada vai acontecer com ela.

Por que é desgraça? Há pessoas que não se sentem confortáveis em ouvir a palavra desgraça. O que é desgraça? Desgraça é ausência de graça.

Qualquer área da vida onde faltar a graça de Deus, o favor de Deus, o que se experimenta é desgraça.

Sabe, irmão, eu quero que você perceba neste texto, a grande responsabilidade que nós temos. Como eu disse pra você, viver uma vida que está fora do propósito de Deus, viver uma vida no mundo, descomprometida com Deus, não é estar debaixo da graça, mas é estar em completa desgraça.

E ouça: a medida da graça que nós recebemos, é exatamente a medida da responsabilidade que nós temos. E essa responsabilidade implica em prestação de contas! Tem havido compromisso?

Quanto que foi a medida da graça que o primeiro servo recebeu? Cinco talentos? Qual foi a responsabilidade dele? Multiplicar os cinco talentos. E ele multiplicou os cinco talentos. E o que ele recebeu do Senhor? O elogio de ser fiel.

O segundo servo recebeu uma medida da graça de Deus. Qual foi a medida da graça que ele recebeu? Dois talentos. Qual que foi a responsabilidade dele? Multiplicar os dois talentos. E o que foi que ele recebeu? O elogiou do seu senhor.

Presta atenção: esses talentos representam a graça de Deus.

Aquilo que nós recebemos não é nosso, é do Senhor; Ele nos entregou algo que é dEle.

A Bíblia fala que antes deste senhor se ausentar, ele chamou os seus servos. A graça de Deus começa por aqui. Nós somos chamados de servos de Deus, Ele confia em nós!

Então, qual de vocês que pode falar: “Eu me tornei servo de Deus, porque eu merecia? Eu fui salvo porque eu era perfeito. Eu escolhi a Deus na minha vida?”

Amado, nenhum de vocês poderá falar isso, porque nós não escolhemos a Deus. A Bíblia fala: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós”, diz a palavra de Deus (Jo 15.16). A Bíblia diz que “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro” (1Jo 4.19).

 

Então, veja bem, a graça de Deus começa pelo nosso chamamento. Nenhum de nós foi salvo por causa das coisas que fez. Nós fomos salvos por causa da graça de Deus.

Se alguém recebeu cinco talentos, foi por causa da graça de Deus, não merecia nenhum. Se alguém recebeu um, foi por causa da graça de Deus, porque não merecia nenhum!

Veja bem esta parabola: o senhor não apenas chamou os seus servos, a Bíblia fala que ele entregou talentos para esses servos. Ele entregou dons. Ele entregou recursos. Ele entregou sabedoria. Ele entregou saúde. Ele entregou disposição. Ele entregou recursos. São talentos para serem investidos no reino de Deus. O propósito de Deus para a sua vida é usar você.

Se a questão de Deus fosse só salvar a gente, então, bastava Deus salvar e tirar nossa vida deste mundo! Mas, Deus não faz isso.

Olha para o passado: se a questão fosse só salvar, bastaria Deus ter tirado o povo do Egito, mas o alvo de Deus não era só tirar o povo do Egito. Deus queria tirar o Egito de dentro do povo e levar o povo para a terra prometida.

Irmão, nós precisamos entender que aquilo que Deus nos deu, Ele nos deu com o propósito de usar a nossa como instrumento de bênção.

A Bíblia fala que cada crente vai comparecer diante de Deus e vai prestar conta de si mesmo. Nós vamos comparecer diante do Senhor e vamos prestar conta dos talentos recebidos.

E eu vou te falar: quanto mais você recebeu, mais responsabilidade você tem. “Ah! Mas eu acredito muito na graça de Deus. Deus não vai cobrar nada de mim. Ele entende a minha fraqueza”.

Irmão, em Lc 12.47-48, olha o que está escrito: “Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido”.

Eu não sei você, mas eu tenho recebido muito de Deus, e eu sei que o que é por causa da graça dEle comigo. Nada do que eu tenho recebido é pelo meu merecimento.

Mas, presta atenção: se eu tenho recebido muita coisa por causa da graça de Deus, então, eu devo ser fiel… pela graça que eu tenho recebido, eu devo multiplicar os talentos, porque eu tenho temor de Deus.

Deixa eu te perguntar nesta noite: Você conhece o Senhor? Você sabe por que muitas pessoas são enganadas pelo inimigo? É porque elas não conhecem a Deus.

Todas as vezes que o diabo quer enganar uma pessoa, ele escolhe algum tipo de extremo pra anular a verdade. A história da igreja, desde o início, revela isso. Primeiro, houve um desequilíbrio para o legalismo, e as pessoas só se preocupavam com o exterior. Você não podia ter ou fazer nada, porque tudo era pecado.

Depois, em outro momento da história, o extremo foi para o liberalismo. As pessoas não se preocupavam com o exterior. O negócio era: “eu não tô nem aí para o que vão pensar de mim”.

Agora, irmão, como que você não está nem aí? Você é uma testemunha de Jesus. Você é um representante de Jesus na terra. Quando as pessoas olham para você, elas tem que ver Jesus na sua vida!

Então, veja bem, todas as vezes que a pessoa tem uma visão distorcida de Deus, ela cai em erro.

Sabe porque aquele servo foi infiel? Porque ele não conhecia o Senhor. No v.24, ele fala: “Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou”. Irmão, esta é a visão correta pra se ter de Deus?

Esta é a realidade do nosso Deus? Nosso Deus é um Deus severo, irmão? Pensa, se Deus fosse severo, qual de nós estaria aqui? Se Deus fosse severo… quantas vezes você já pisou na bola, e ainda está vivo! Ah! O nosso Deus é um Deus gracioso.

Outra coisa, aquele servo falou: “o senhor colhe onde não plantou e junta onde não semeou”.

Irmão, como que Deus pode ser assim, tão injusto, colher onde não plantou? Esse servo estava dizendo: “O senhor está sendo injusto comigo, tá cobrando uma coisa que o senhor não faz”.

Mas, interessante é o que Deus fala pra ele: “Se você pensa que eu sou assim, por que você ficou com o meu talento? Você devia ter depositado no banco e o dinheiro seria valorizado”.

Deixa eu te falar uma coisa: Sabe porque há pessoas com uma visão distorcida da graça de Deus? É porque elas não conhecem a graça de Deus.

Ouça: o servo infiel não conhecia o carater de Deus. Qual foi o pecado desse servo? Ele cometeu algum adultério? Ele matou alguém? Qual foi o pecado dele? Ele fez alguma coisa terrível? Abusou de alguém? Não. O pecado dele foi deixar de ser fiel.

 

Sabe, tem muita gente que está dentro da igreja… a pessoa não rouba, não mata, não prostitui, mas ela não está multiplicando o talento que Deus confiou a ela. A pessoa está escondendo o talento que recebeu… aquele talento que Deus deu, ela está aplicando em outros lugares.

O grande pecado desse servo não foi cometer um grande crime... foi deixar de cumprir a vontade do Senhor.

Ele havia recebido algo precioso de Deus, mas ele não usou, no reino de Deus, aquilo que recebeu. Onde ele enterrou o talento dele? Alguém pode dizer? Aonde ele enterrou? Na terra, claro, enterrar só pode ser na terra.

Mas, o que a terra representa? A terra representa o mundo.

Quantos irmãos receberam tantos talentos do Senhor: inteligência, influência, graça, unção, mas que tem pegado tudo que tem recebido e gastado tudo com o mundo! A pessoa vive só pra trabalhar, comprar, vender e passear. Não faz nada para o reino de Deus.

 

Por que você trabalha tanto? Sabe porque você trabalha tanto? Medo. Você tem medo de faltar no final do mês. Você tem medo de não ter dinheiro pra comprar comida, comprar roupa, pagar suas contas.

A questão é que a Bíblia fala que os mundanos é que vivem desse jeito, porque eles não conhecem a Deus. Você, conhecendo a Deus, não deveria viver desse jeito. Você deveria amar ao Senhor acima de qualquer coisa e buscar o Seu reino e a Sua justiça em primeiro lugar, sabendo que Ele vai acrescentar todas as demais coisas.

Você vai trabalhar, claro! Mas o trabalho é um meio de cumprir o propósito de Deus.

Agora, o Senhor chamou aquele servo de mau e negligente. Algumas versões da Bíblia fala que aquele servo era infiel e preguiçoso.

Não é que ele era preguiçoso em tudo que fazia. Ele era preguiçoso para as coisas de Deus. Pra trabalhar, ele era um leão, pra servir a Deus, era um gatinho… pra trabalhar, ele tinha uma disposição de acordar às 4 da manhã se fosse necessário, mas para fazer algo pra Deus, ele tirava o corpo fora.

Irmão, tem gente que não veio ao culto hoje porque tá descansando… mas se fosse pra ganhar mil reais, a pessoa estaria aqui, trabalhando, feliz da vida.

O Senhor chama essa pessoa de mau e negligente servo. Por que? Porque ela está debaixo da influencia do diabo, escravizada pelo amor ao dinheiro, está sendo negligente com as coisas de Deus.

Qual que era o pensamento? “Ah! Mas, o Senhor me ama, o Senhor me aceita, o Senhor entende as minhas razões”.

Irmão, na hora que aquele servo apresentou os motivos dele diante do senhor, o senhor não aceitou aqueles motivos. O senhor julgou e disciplinou aquele servo.

 

Sabe irmão, a graça de Deus jamais nos isenta da possibilidade de disciplina.

Nós precisamos saber que servirmos um Deus de amor, cheio de graça, mas essa graça, irmão, não é uma desculpa pra ser infiel. E Deus disciplina porque ama.

Por fim, veja que a parabola mostra que da mesma forma que a fidelidade vai ser recompensada, a infidelidade também vai ser julgada, porque Deus é fiel.

Se você é um servo fiel, pode ter certeza: você vai ser recompensado por Deus.

Mas, deixa eu te falar uma coisa: se você é um servo infiel, você vai ser disciplinado pelo Senhor.

Meu apelo hoje, é que você responda ao Espírito de Deus e à Palavra. Decida romper com todo tipo de atitude que te afasta do compromisso com Deus.

 

Ministração

Decida romper com todo tipo de atitude que te afasta da comunhão com o Senhor, da comunhão com a igreja, a célula, o culto…

Irmão, não deixe que nada te impeça de estar em comunhão com Deus e com a igreja. Escolha a fidelidade na sua vida. Escolha a fidelidade. Decida buscar o reino de Deus em primeiro lugar e a sua justiça. Ame o Senhor com todo o seu coração.

Tome uma decisão nesta noite: eu serei fiel. O Deus que me chamou e me capacitou, Ele me capacita a ser fiel. Se tem alguma área da minha vida que está fora, eu vou me arrepender e eu vou voltar o meu coração para Deus.  

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page