top of page

Certeza, Convicção

  • Certo soldado estava morrendo no campo de batalha, quando o capitão lhe perguntou: “De que igreja você é?” “Da igreja do Senhor Jesus Cristo”, respondeu o soldado. "Quero saber qual a sua convicção, rapaz!” Alterou o capitão. O soldado ferido, olhando para o alto citou: “Estou convicto – que nem morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente século, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-me do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 8).

  • Um colega no seminário preencheu uma ficha e escreveu lá: “Me batizei aos 9 anos e me converti aos 15”!??

  • Dizem que há quatro espécie de homens: o que não sabe e não sabe que não sabe: este é TOLO - evite-o; o que não sabe e sabe que não sabe: este é o SIMPLES -- ensine-o; o que sabe e não sabe que sabe: este é o que está DORMINDO - acorde-o; e o que sabe e sabe que sabe: é o SÁBIO - siga-o.

  • Um jovem se sentia chamado para o ministério, mas quando isso aconteceu lhe faltou convicção dessa chamada. Ele morava numa cidadezinha do interior. Lá, ele estava habituado a preparar a terra para a plantação. Então, quando se sentiu seguro, procurou o pastor... “Pastor, agora eu estou convicto”. Contou: “Olha, que eu estava lavrando a terra quando passou um avião no céu fazendo fumaça, e com a fumaça ele escreveu assim: “P.M.” E aquelas duas letrinhas somente no céu, falaram ao meu coração”. O pastor estranhou: “Convicção por causa de duas letrinhas no céu?!” Pensou: “O que significa “P.M.” para você, meu rapaz?” Ah! O rapaz muito entusiasmado logo disse: “É: Pregue a Mensagem”! Mas o pastor que se mantinha muito informado com as coisas da região, revelou: “Meu rapaz, meu rapaz, sua convicção está errada. As letrinhas que você viu o avião fazer no céu, significam: “Plante Mandioca”, e o avião é usado para propaganda”. E o jovem, embora por causa de sua insistência, depois de um ano no seminário, teve de ir mesmo plantar mandiocas no campo. Sua convicção não se fundamentava no Senhor.

  • O barco estava cheio de gente, e uma crente no último banquinho, de repente, começou uma tempestade enorme, cheia de turbulência, todos ficaram desesperados, eram 12 passageiros e só havia 11 bóias com salva-vidas, então, na hora de se salvar, gritaram, deixa o crente sem bóia, porque esse aí já está salvo!

  • Há uma história, conta-se, que numa cerimônia de casamento, quem chegou atrasado dessa vez, foi o pastor da igreja. Os convidados já estavam assentados, os padrinhos já haviam entrado, e até os noivos já estavam no altar. Então, em meio a muita afobação, o pastor chegou. Entrou na igreja apressado, abriu a Bíblia e foi iniciar o casamento com a leitura do texto sagrado. E na pressa, o texto lido foi: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Hehehe!!! Que bobagem! O casamento é abençoado!

  • Cristo se tornou o que eu era, para que eu me torne o que Ele é.

  • Quando Charles H. Spurgeon, o grande pregador do século XIX, pastor da Igreja All Souls, em Londres deu início a seu ministério, um ateu bem conhecido informou a seus amigos que iria ouvir Spurgeon pregar. - Por que? Perguntaram seus amigos incrédulos. Você não acredita em nada que ele prega. - Eu não acredito, concordou o ateu, mas ele acredita.

  • "Comigo ou 'sem migo' meu time ganha.", declarou um jogador de futebol, me parece, do Atlético Mineiro. Hehehe!!

  • Lutero, quando interpelado pelo clero católico para que se retratasse de suas teses, respondeu que só o faria se convencido fosse pelas Escrituras e pela lógica. (Dalton de Souza Lima, O Jornal Batista, pg. 5 - 8 a 14/10/2001).

  • Lutero afirmou: "Não creio no papa e nos concílios, a não ser que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras". - Eli Fernandes de Oliveira, em O Batista Paulistano, Outubro de 1997.

  • O Pr Isaltino Gomes Coelho Filho, contou de certa vez, que o ex-padre Aníbal Pereira Reis, perguntou a uma pessoa, ex-colega seu, se ela não queria aceitar Jesus como Salvador. A pessoa respondeu: "Eu tenho minhas convicções!" O Dr. Aníbal, que a conhecia bem, olhou-a firmemente e disse: "Convicções ou conveniências?" A frase foi guardada: "Convicções ou conveniências?" Muita gente não tem, convicção alguma. Apenas nutre conveniências, tendo um credo tipo "picadinho", pegando coisas daqui e dali, mas sem sequer costurar as idéias.

  • Albertus Pieters em seu livro "Divino Senhor e Salvador," fala de um cristão que não tinha muita instrução, mas que tinha uma profunda certeza de sua salvação. Todo mundo o chamava "Velho Pete." Um dia, enquanto conversava  com Dr. Pieters, ele disse, "Se Deus me levasse para bem perto da entrada do inferno e me dissesse: 'é para aqui que você vai, Pete. Esse é o seu lugar,' eu diria para Ele:  'Está certo, Senhor, eu venho para cá, mas se tiver que entrar  no inferno, Seu Filho querido, Jesus Cristo, deverá entrar comigo! Eu e Ele agora somos um e não podemos mais ser separados.'" Será  que, à semelhança daquele homem, também podemos testificar que Jesus Cristo é nosso amigo inseparável?

  • Voltaire, ateu convicto, foi convidado certa vez por Frederico, o Grande, rei da Prússia, para um jantar. Na hora dos brindes, ele ergueu sua taça e disse, zombando: "Troco meu lugar no céu por um marco prussiano". Um outro convidado do rei levantou-se e disse: "Meu Senhor, na Prússia temos uma lei: Quem tem algo para vender deve provar que o objeto à venda realmente lhe pertence. O senhor pode comprovar que possui um lugar no céu?" 18.3.2008

  • Um dia, quando o Wim estava no mercado, na Holanda, ele começou uma conversa com uma mulher que comentou que se pode chegar ao céu através das boas obras. A tentativa dele em explicar que é pela graça de Deus que somos "salvos, por meio da fé" (Ef. 2:8) trouxe um sorriso quando a mulher respondeu confiantemente: "e ... através das boas obras." Então outra mulher disse espontaneamente, "Tu podes esperar ir para o céu, mas não podes ter a certeza." A afirmação do Wim, de que ele tinha a certeza foi respondida com um murmurar, "Ninguém sabe com certeza." Wim mostrou depois à mulher o que 1 João 5:11-13 diz. Ele explicou: "Veja, lá não diz espereis, mas saibais." Sem estar convencida, ela disse: "Como tu, o meu pastor diz que temos de ter fé, mas tu nunca sabes se tens sido suficientemente bom. Tu podes pensar que sim, mas quem pode ter a certeza?" Para alguns, a confiança de Wim pode parecer incrível. Mas ele baseia as suas palavras nesta afirmação: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras" (Ef. 2:8-9). É verdade. Nós não podemos ser suficientemente bons. Nós nunca podemos fazer coisas suficientemente boas. Mas nós podemos ter a certeza do céu se simplesmente crermos no Senhor (Atos 16:31). - Cindy Hess Kasper. 6.10.2008

  • Uma menina estava conversando com a sua professora em classe de aula. A professora disse que era fisicamente impossível que uma baleia engula um ser humano porque, apesar de ser um mamífero muito grande, a sua garganta é muito pequena. A menina afirmou que Jonas foi engolido por uma baleia exatamente como estava escrito na Bíblia. Irritada, a professora repetiu que uma baleia não poderia engolir nenhum ser humano; era fisicamente impossível. A menina, então disse: Quando eu morrer e for pro céu, vou perguntar a Jonas se ele foi ou não engolido por uma baleia. A professora lhe perguntou: E o que vai acontecer se Jonas tiver ido ao inferno? A menina respondeu: 'Aí a senhora  pergunta.' 1.12.2008

  • Ao abastecer em certo posto de combustível, ganhei alguns cupons para concorrer em um sorteio que logo se realizaria. O prêmio era muito interessante e fiquei cheio de esperanças! Aquilo parecia estar tão ao meu alcance que passei a abastecer apenas nos postos com a bandeira da promoção. Enfim, certamente alguém alcançou o objetivo, pois eu gastei muito no posto deles, mas eu mesmo não ganhei nada! Algumas vezes arrisquei a ficar na estrada, pois o combustível já estava na reserva e, eu ficava procurando um posto que tivesse tal da promoção só para conseguir mais cupons. Consegue perceber neste exemplo a motivação que uma “esperança” pode gerar? Com resultado e foco diferenciados, mas com a mesma investida, algo parecido acontece com aqueles que resolvem depositar suas esperanças no Senhor Jesus! E saiba que é a convicção, ou seja, a “fé” quem dá lugar a ação de Deus. Foi assim que aqueles discípulos, permanecendo obedientes as ordens do Senhor Jesus, conseguiram ver a promessa da vinda do Espírito Santo de Deus se cumprir em suas vidas. Cerca de sete semanas haviam se passado (após ascensão de Cristo aos céus) e eles aguardavam o cumprimento da promessa. Isso é Fé! Quanto tempo você consegue aguardar a ação de Deus? Ou não consegue? Diferentemente de uma promoção que você tem que contar com o que alguns chamam de “sorte”, a vida com o Senhor “garante” o prêmio àqueles que perseveram. O Senhor não diz: “Quem sabe você será vitorioso!”, mas Ele diz: “Creia em Mim de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento e Eu lhe darei a coroa da Vida Eterna com Deus”. Ele é fiel para cumprir o que prometeu! Com Deus não há sorteio, o fiel “ganha” um lugar com Ele na eternidade. Aquele Espírito Santo que veio no pentecoste, seguramente ainda está no nosso meio. Ele é o Agente Transformador que o Senhor enviou para que fossemos capacitados a ser fieis a Ele. Percebe? Você tem uma responsabilidade! Deus só faz Aliança com aquele que crê no Senhor Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador de suas vidas. Vamos lá, persevere! Se esforce por uma vida de comunhão com Deus. Ele não disse que seria fácil, mas Ele prometeu que estaria com aqueles que O amam todos os dias de suas vidas. Perto está o Senhor! 28.10.2009

  • Arrisque! A vida em si mesma é um risco. A pessoa que mais realiza é aquela que está mais propensa ao risco. O barco "CERTEZA" nunca sai do porto. Dale Carnegie 28.10.2009

  • O velhinho, mineiro de Berlandia, está no hospital, nas últimas... O padre está ao seu lado para dar-lhe a extrema-unção. Ele lhe diz ao ouvido: - Antes de morrer, reafirme a sua fé em nosso Senhor Jesus Cristo e renegue o Demônio. Mas o velhinho fica quieto. Ao que o padre insiste: - Antes de morrer, reafirme a sua fé em nosso Senhor Jesus Cristo e renegue o Demônio. E o velhinho... nada. Então o padre pergunta: - Por que é que o senhor não quer renegar o Demônio? O velhinho responde: - Enquanto eu num soubé pronde vou, num quero ficá de mar cum ninguém! 7.10.2010

  • "Quando eu era jovem eu tinha certeza de tudo; Após alguns anos, tendo cometido milhares de erros, eu não tinha a metade da certeza que possuía antes; no momento, não tenho certeza de nada, a não ser das coisas que Deus tem me revelado." (John Wesley). 26.10.2010

bottom of page