A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO
João 2.1-12
Introdução:
Como é bom participar de festas! São momentos descontraídos, são momentos de alegria, de confraternização. Mas, nem todas as festas terminam bem. Um deslize e a festa pode acabar... mas, amados Weslly e Pollyanna: a festa que tem Jesus sempre acaba bem.
O casamento em Caná da Galileia é famoso por ter sido onde aconteceu o primeiro milagre de Jesus. Tudo ia bem até o momento em que chegou a notícia de que o vinha havia acabado.
Para aquele tempo, isso seria a mesma que dizer: “Acabou a festa, tudo mundo pra casa!” É que o vinho era como que o prato principal, não podia faltar.
E aí, porque estava presente naquela festa, Jesus pode mostrar que Ele é o Senhor de tudo, que tem tudo no controle das Suas mãos! Foi Ele que fez tanto a água como o vinho... então pode transformar as coisas.
Deus também criou o casamento e Ele pode transformar esse relacionamento quando aguado.
Olha só? Haviam seis potes de água naquela sala – água que seria usada, como o costume da época, para lavar os pés e as mãos dos convidados. Jesus aproveita essa água para transformá-la em vinho.
Vinho na Bíblia é um símbolo para a alegria., claro, aquele vinho que não é embriagante, que não degrada a pessoa. O Salmo 104 fala “do vinho, que alegra o coração do homem”. O vinho é símbolo de alegria.
Muitos casamentos existem em que de repente, a alegria acaba. É nesse momento que o casal precisa se apropriar da presença de Jesus, porque Jesus presente, é garantia de alegria.
Hoje, vocês vêm para renovar a aliança, o compromisso de vocês, um com o outro, perante Deus.
E como conselho pastoral, como orientação, eu digo a vocês: esses seis potes de água que Jesus usou para transformou em vinho, bem representam algumas coisas que precisam ser transformadas no casamento, para a alegria não acabar.
Então, vamos dar nomes a esses potes de água. O primeiro vamos chamar de IRA, porque ira deve ser transformada em PACIÊNCIA.
Naquele momento da festa, alguém deve ter ficado chateado, ficado com raiva, porque o vinho tinha acabado.
Mas Jesus, falou assim: “Calma, paciência... ainda não chegou a minha hora de fazer milagres. Calma que a hora vai chegar”. E chegou, no momento certo Jesus fez o milagre.
A ira, a raiva, atrapalha muito o relacionamento, então, deixa Jesus transformar isso em paciência. A Bíblia diz que o verdadeiro amor é paciente. Então, deixa Jesus transformar toda ira em paciência! Amém?
O segundo pote vamos chamar de DECEPÇÃO, que deve ser transformada em ESPERANÇA.
Os convidados da festa ficariam decepcionados. Imagino também a cara dos noivos... sonharam tanto com aquele momento, e agora acaba o vinho, que decepção.
Por isso que Jesus pediu para que se enchesse de água aqueles potes. Nessa hora foi criada uma expectativa, a esperança foi gerada, porque algo de bom, algo sobrenatural, estava para acontecer!
Ah! A decepção faz parte da vida, mas a gente precisa ter uma reserva de esperança no nosso coração, porque se não, a gente adoece, enlouquece, empobrece, apodrece... decepção mata!
Então, todo casamento também precisa de esperança, ter a expectativa de que algo bom vai acontecer, que algo bom, sobrenatural, Deus vai fazer!
Portanto, toda a decepção que vocês tiverem na vida a dois, apresentem para Jesus, porque Ele transforma água em vinho, decepção em esperança!
O terceiro pote de água, vamos chamar de DESCRÉDITO, que precisa ser transformado em CONFIANÇA.
Aquela família teria o descrédito total da sociedade, se a festa acabasse pela falta do vinho. Ah! Eles iam cair na boca do povo, infelizmente.
Mas, Jesus trouxe confiança a eles. É impressionante o que os convidados falaram daquela festa, eles diziam: “Isto é coisa muito boa! Geralmente o dono da festa serve primeiro o melhor vinho e depois, quando tá todo mundo satisfeito e não se importa mais, então serve o vinho barato, mas vocês aqui dessa festa, vocês guardaram o melhor pro final!" (v.10).
Amados, dificuldades sempre surgem, mas para vocês não caírem em descrédito por não conseguirem se resolver, apresentem toda dificuldade para Jesus, porque Ele é capaz de transformar água em vinho. É capaz de transformar descrédito em confiança!
O quarto pote de água tem o nome de ANSIEDADE, que deve ser transformada em PAZ.
Pensa na ansiedade, na preocupação que ficou o casal, com a notícia da falta de vinho andando de mesa em mesa. Hummm, terrível essa sensação.
Mas, aí, quando Jesus pegou a água e transformou em vinho, a paz voltou!
Queridos, a ansiedade provoca sofrimento antecipado. O casamento de vocês precisa ter tranquilidade, precisa ter paz...então, quando bater a ansiedade, leva pra Jesus, porque Jesus transforma ansiedade em Paz! Amém?
O quinto pote de água vamos chamar de TRISTEZA, que deve transformada em ALEGRIA.
Quase que a festa termina com tristeza, mas graças a Jesus, tudo continuou e terminou com alegria.
No casamento, vocês deverão combater a tristeza. Conversem bastante um com o outro, aprendam sempre a ouvir, a perdoar, a compreender o outro...
Quando vocês estiverem com o pote carregado de tristeza, apresenta ele pra Jesus... a Bíblia diz que a “alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8.10). Deixa Jesus transformar a tristeza de vocês em alegria!
Por último, tem o sexto pote de água, que vamos dar o nome de FRIEZA que precisa ser transformada em AMOR.
Muitos convidados não estavam nem aí se o noivo iria conseguir mais vinho. Muitos não se importaram em com ajudar. Mas, Jesus se interessou e tudo foi resolvido.
No casamento, não pode ter frieza entre marido e esposa. O amor é como uma brasa que precisa ser mantida acesa no coração de vocês.
Então, por algum motivo, quando faltar amor e vocês se sentirem frios um em relação ao outro, peçam ao Dono do amor, que é Deus (Deus é amor), peça que transforme toda frieza em amor. Jesus faz isso. Ele transforma frieza em amor!
CONCLUSÃO:
Portanto, a exemplo desse casamento, você deve:
Convidar Jesus para estar presente em toda a sua vida;
Contar tudo para Ele, principalmente quando faltar alguma coisa;
E você fazer tudo o que Ele disser. Deixa Jesus operar o milagre:
Jesus transforma: ira em paciência! Decepção em esperança! Descrédito em confiança! Ansiedade em paz! Tristeza em alegria! E frieza em amor!
Voto do Homem (de frente para a esposa):
Minha amada, - diante de Deus, - da nossa família - e das testemunhas aqui presentes, - quero renovar contigo, nossa aliança de amor conjugal, - pela aliança dos votos que um dia fiz.
Prometo ser fiel a você, - em todos os momentos de nossas vidas, - na fartura ou na escassez, - na alegria ou na tristeza, - na saúde ou na doença, - serei o seu protetor, - amarei você - com toda força do meu coração, - e não medirei esforços, - fazendo o que for preciso, - para que o nosso amor, - esteja sempre guardado, - e para que você esteja bem.-
Prometo ser um homem de valor, - agindo sempre com dignidade e justiça, - buscando o aperfeiçoamento de caráter - e atenção para com as suas necessidades, - e para isso - empenho aqui, - o meu voto, - palavra - e a minha honra - com a ajuda de Deus, - Amém.
Voto da mulher (de frente para o esposo):
Meu amado, - por minha vez, - diante de Deus - e dessas pessoas aqui presentes, - eu prometo a você - o melhor do meu amor, - a minha fidelidade, - e me dedicarei, - para ser a companheira que você deseja, - estarei ao seu lado, - quer nos momento bons, - e também nos momentos mais difíceis, - buscarei sempre - ser a pessoa com quem você poderá contar, - sempre, - meus olhos - e meu coração - serão exclusivamente teus, - prometo também - devotar-me todo o meu respeito - e minha admiração, - e para isso empenho aqui - a minha palavra, - a minha dignidade, - na força - e no poder de Deus. – Amém.
Pr Walter Pacheco da Silveira