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Cântico, Canto, Música

  • Num desses sábados assisti pela televisão a uma cena da Turma do Ursinho Poof. O coelho estava cantando muito animado. Então, o leitão se aproximou e disse pra ele: "Você é ótimo canteiro!".

  • "A hora em que o crente mais mente é na hora em que está cantando". Esta foi uma colocação que ouvi uma vez. Não se pode generalizar, mas será isto um fato?

  • Li um artigo sobre o "comportamento desafinado" que caracteriza muitos músicos evangélicos. De acordo com o artigo "Há muitos músicos cuja 'bíblia' é seu instrumento musical. Não sabem nada sobre a Palavra de Deus, mas se o assunto for música, dão aula". (Revista Eclésia, pg 71 Ano VI Nº 72 - Dez/2001).

  • O pastor Edson Rebustini, da Igreja Bíblica da Paz, famosa pelo bem sucedido trabalho na área de louvor, contou que quando começou a formar uma equipe para cantar e tocar na igreja, trinta e seis pessoas se apresentaram. Mas quando falou que antes iriam jejuar e orar para que Deus os conduzisse, depois de dois meses só ficaram seis. (Revista Eclésia, pg 71 Ano VI Nº 72 - Dez/2001).

  • "O pastor e os músicos dividem o mesmo púlpito", declarou o pastor Virgílio Gomes, da Comunidade da Graça de Ubatuba-SP. (Revista Eclésia, pg 71 Ano VI Nº 72 - Dez/2001).

  • Ana Paula Valadão, do ministério Diante do Trono, declarou: "Eu fiz uma escolha em minha vida. No que depender de mim, não darei meus ouvidos nem abrirei meus pensamentos a músicas que não sejam louvor a Deus". (Internet)

  • Quando a Rádio Comunidade FM entrou no ar, logo sintonizei a freqüência e fui indicando às pessoas. Prá alguém eu disse: "É uma ótima emissora. Toca músicas evangélicas em todos os rítmos, os mais variados, como pagode, samba, rock, sertanejo... e toca umas músicas boas também...". Hehehe!! Todos os ritmos são para a glória de Deus, mas há ritmos que não fazem meu gosto musical... mas todos glorificam a Deus.

  • Dois homens condenados à cadeira elétrica no mesmo dia foram levados à sala de execução. O padre lhes deu a extrema unção, o carcereiro fez o discurso formal e uma prece final foi rezada pelos presentes. O carrasco, voltando-se para o primeiro homem, perguntou: - Você tem um último pedido? - Sim, eu tenho. Como eu adoro pagode, gostaria de ouvir Os Travessos, SPC. É o Tchan e Molejo pela última vez! - Concedido - disse o carrasco, que virou-se para o segundo condenado e perguntou: - E quanto a você, qual é o seu último pedido? - Por favor, posso morrer primeiro?

  • Gostei a da observação feita por um ministro de louvor: “Nossa motivação não deve ser o disco de ouro, mas sim ver as pessoas sendo convertidas em verdadeiros adoradores”. (Internet)

  • O site Louvornet entrevistando a ministra Alda Célia: "Louvornet - Que conselho você daria aos Ministros de Louvor, músicos, cantores(as) que reconhecem seu trabalho, e tocam suas musicas nas Igrejas?" "Que conheçam o caminho da humildade, santidade e consagração verdadeira ao Senhor. Que de suas vidas possam fluir águas cristalinas de louvor ao nosso Deus. Que sua música seja vida de Deus, não apenas palavras, talento, musicalidade. Que sejam mais que artistas, sejam adoradores. Que não estejam em busca de um fã clube, mas de intercessores.Que seu alvo não seja fazer sucesso, mas fazer história, fazer diferença na vidas das pessoas através da unção de Deus".

  • Para o Rolando de Nassau "se você vê uma bateria no templo é porque ela está fora do seu ambiente". - Fonte: O Jornal Batista, pg 4, 22/09/2002.

  • Un muchachito llamado Philip estaba caminando por la calle de una pequeña ciudad en Pensilvania cuando escuchó un sonido que nunca antes había llegado a sus oídos. Era el sonido de un piano. Philip Bliss, que entonces tenía 10 años, quedó tan encantado con el sonido que entró derechito a la casa desde la cual salía. Cuando la mujer que tocaba el piano vio al niño, dejó de tocar. Philip dijo: «Por favor, toque un poco más.» Sin sentirse halagada por su evidente deleite, la mujer le ordenó que saliera de su casa. No había comprendido lo majestuosas que le sonaban esas notas al joven. No tenía forma de saber que un día, él se convertiría en un dotado escritor de muchos himnos bien conocidos. Imagínate a una persona con oído para la música escuchando por primera vez una hermosa composición en el piano con sus elevadas notas y su variedad de sonidos. Ahora imagínate escuchando otro sonido musical por primera vez: un gran coro de los redimidos en el cielo. En Apocalipsis leemos que un día en los cielos, miles de voces se unirán con «arpas de Dios» cantando: «Grandes y maravillosas son tus obras, Señor Dios Todopoderoso» (15:3). Puesto que esperamos formar parte de esa música celestial, empecemos ahora a alabar a nuestro incomparable Dios y Salvador, a quien debemos todo honor y toda gloria. - Fonte: Osvaldo Carnivalosvaldocarnival@sion.com

  • Bem diz o ditado: "Quem canta, seus males espanta".

  • - A minha mulher está aprendendo a tocar violino! - Isso é muito bom! - E o meu filho está aprendendo acordeão! - Que família musical a sua, hem! - E a minha filha está aprendendo piano. - Puxa. E você, o que está aprendendo? - A sofrer calado...

  • O shophar, assim como muitos outros instrumentos dados por Deus, tem um timbre específico que anuncia nas regiões celestes, uma mensagem precisa.As palmas declaram: “Tu és bom!" Os sons dos “aleluias” declaram: "Louvado seja o Eterno!” Os pandeiros anunciam alegria; Os tambores declaram guerra e festa; O shophar anuncia a intervenção divina... Cada timbre, inclusive o nosso registro pessoal de voz, tem uma função no mundo espiritual. Por isso a Bíblia nos ensina tanto sobre o poder da língua, o poder daquilo que falamos. - Fonte: Pr. Sóstenes Mendes Xavier - Edição n° 22 - Ano 02 - Belo Horizonte/Jun 2.003 - www.urrodoleao.com.br

  • Navegando por sites relacionados à ADORAÇÃO, achei num deles: Incentivo ao cântico novo: A Bíblia nos instrui a cantarmos ao Senhor em mais de (200) duzentos lugares. Repetidamente enfatiza o cântico novo. Ele não está apenas interessado na canção ou no poema que você decorou há um mês, ou há dez anos. A Bíblia diz que Ele está interessado é na verdade que está no seu íntimo - Sl. 51:6. Ele deseja beber dos rios de adoração que fluem do teu interior, e estes rios podem ser envoltos por música gerando assim um novo cântico, um cântico teu, baseado num amor tão intenso que você não consegue ficar sem expressa-lo.

  • Uma canção no coração coloca um sorriso no rosto.

  • Para cantar louvores a Deus, mantenha o seu coração afinado com Ele.

  • No podemos en medio de la batalla sentarnos y decir, yo no sirvo para nada, Whithe lo describe de esta manera: "A un soldado de esa clase yo le echaría un balde de agua fría, lo pondría sobre sus pies, le calzaría un puntapié, le pondría el arma en las manos y gritaría: '¡¡¡Ahora pelea!!!'... "retroceda detrás de las filas, tómese un descanso si está demasiado débil para seguir y recupere sus fuerzas con un poderoso trago de Romanos 8:1-4 y luego vuelva a luchar".

  • Jovem pastor, na Inglaterra, resolveu visitar todas as suas ovelhas no início do seu ministério. Um dos membros da sua igreja trabalhava em uma mina e o pastor resolveu ir lá. Como reconhecê-lo? Os mineiros usavam roupas todas iguais. Então alguém sugeriu: “Quando encontrar um homem cantando hinos, é esse”. O pastor desceu à mina pensando: “Ele deve estar cantando um hino como aquele que diz “Ao passar pelo vale escuro”. Mas, o que ouviu foi: “Eu alegre vou na sua luz”. Ah! O verdadeiro crente é assim mesmo. Já dizia o salmista: “Se eu disser: de certo que as trevas me encobrirão, então a noite será de luz à roda de mim” (Sl 139.11).

  • Marcos Witt, meu cantor favorito, escreveu no prefácio do seu livro recentemente publicado no Brasil: «em muitos aspectos a musica era o meu deus, por isso a estudava com grande amor». Marcos então confessou: «contudo, embora quisesse estar perto da musica, não estava perto do Senhor».

  • Numa tarde muito quente, um pobre paralítico sentou-se, como habitualmente fazia, num dos bancos de certa praça em Viena, na Áustria, para ali esmolar. Era do produto das esmolas que ele se mantinha. Para atrair os transeuntes, ele tocava um velho violino. Tinha esperanças no efeito da sua música sobre os corações mais generosos. O seu cão, fiel companheiro e amigo inseparável, segurava na boca uma cestinha velha de vime, para que ali fossem depositadas as esmolas que entregavam. Naquela tarde, entretanto, as esmolas não vinham. Sem dar a mínima atenção ao pobre aleijado, o público passava de um lado para outro apressado e distraído. Ninguém parecia ouvir os seus acordes e muito menos se apercebiam da sua presença ali na praça. Esta situação fazia aumentar ainda mais a infelicidade do pobre paralítico, que tanto carecia das esmolas para a sua sobrevivência. De súbito, ao lado do deficiente postou-se um cavalheiro bem vestido, que o olhou com compaixão. Vendo o infeliz pousar o instrumento, já cansado e desanimado, reparando ainda nas grossas lágrimas que lhe rolavam pelas faces, aproximou-se um pouco mais e, metendo uma moeda de prata em sua mão, pediu-lhe licença para tocar no seu violino. Ajustou as cordas, preparou o arco e se pôs a tocar. O público, agora atraído pela maviosidade da música, começou a aproximar-se. Aglomerou-se ao ponto de se tornar uma multidão. As moedas de cobre, prata e até algumas de ouro foram enchendo de tal maneira a pequena cesta, que o cão já não podia sustentar o peso na boca. Teve de pousá-la ao seu lado, no chão. O povo aglomerado não só apreciava a música, mas muito mais admirava o gesto do artista. Este, depois de haver tocado uma melodia que foi cantada pelo público, entusiasticamente, depositou o instrumento nos joelhos do paralítico, agora feliz, e desapareceu sem dar tempo a que lhe agradecesse ou fizesse qualquer pergunta. Mas a indagação ficou: - Quem é este homem que tão bem sabe tocar? - foi a pergunta que se ouviu de todos os lados. A curiosidade tomou conta do povo. O paralítico também estava curioso, além de extremamente agradecido. De repente, do meio da multidão, alguém informou com conhecimento: - Esse homem é Armando Boucher, o célebre violinista que só toca nos grandes concertos, mas, hoje, parece haver também colocado a sua arte ao serviço do amor. Esse gesto tão singular raramente imitado, foi, sem dúvida, uma perfeita demonstração de amor ao próximo.

  • En noviembre de 1942, los estudiantes y maestros de una escuela para hijos de misioneros en la China fueron encarcelados por las fuerzas militares japonesas de ocupación. Mientras se dirigían a prisión, alguien empezó a cantar la letra de una conocida canción. Al poco tiempo, todos los prisioneros se unieron a él cantando: «Dios sigue en su trono, y va a recordar a los suyos; aunque las pruebas nos opriman y las cargas nos abrumen, Él nunca nos dejará solos. » Se convirtió en su canción lema durante casi 3 años hasta que los liberaron al final de la Segunda Guerra Mundial. Su experiencia me recuerda lo que dijo David en el Salmo 32:7 ...«Tú eres mi refugio; me guardarás de la angustia; con cánticos de liberación me rodearás». Cuándo las circunstancias parecen abrumadoras, ¿Cantas una canción en particular? Si eres cristiano, no es raro tener un himno o corito preferido que habla del fiel amor de Dios y de su presencia. En momentos inesperados, la letra y música vuelven a tu mente como recordatorio de que Dios Todopoderoso sigue a cargo de todo, y que nunca te abandonará. Si alguna experiencia de tu vida ha venido como «inundación de muchas aguas» (v.6), canta de la fidelidad del Señor y déjale que te rodee con cánticos de liberación. (Fonte: Osvaldo Carnival; osvaldocarnival@sio.com).

  • Numa tarde muito quente, um pobre paralítico sentou-se, como habitualmente fazia, num dos bancos de certa praça em Viena, na Áustria, para ali esmolar. Era do produto das esmolas que ele se mantinha. Para atrair os transeuntes, ele tocava um velho violino. Tinha esperanças no efeito da sua música sobre os corações mais generosos. O seu cão, fiel companheiro e amigo inseparável, segurava na boca uma cestinha velha de vime, para que ali fossem depositadas as esmolas que entregavam. Naquela tarde, entretanto, as esmolas não vinham. Sem dar a mínima atenção ao pobre aleijado, o público passava de um lado para outro apressado e distraído. Ninguém parecia ouvir os seus acordes e muito menos se apercebiam da sua presença ali na praça. Esta situação fazia aumentar ainda mais a infelicidade do pobre paralítico, que tanto carecia das esmolas para a sua sobrevivência. De súbito, ao lado do deficiente postou-se um cavalheiro bem vestido, que o olhou com compaixão. Vendo o infeliz pousar o instrumento, já cansado e desanimado, reparando ainda nas grossas lágrimas que lhe rolavam pelas faces, aproximou-se um pouco mais e, metendo uma moeda de prata em sua mão, pediu-lhe licença para tocar no seu violino. Ajustou as cordas, preparou o arco e se pôs a tocar. O público, agora atraído pela maviosidade da música, começou a aproximar-se. Aglomerou-se ao ponto de se tornar uma multidão. As moedas de cobre, prata e até algumas de ouro foram enchendo de tal maneira a pequena cesta, que o cão já não podia sustentar o peso na boca. Teve de pousá-la ao seu lado, no chão. O povo aglomerado não só apreciava a música, mas muito mais admirava o gesto do artista. Este, depois de haver tocado uma melodia que foi cantada pelo público, entusiasticamente, depositou o instrumento nos joelhos do paralítico, agora feliz, e desapareceu sem dar tempo a que lhe agradecesse ou fizesse qualquer pergunta. Mas a indagação ficou: - Quem é este homem que tão bem sabe tocar? - foi a pergunta que se ouviu de todos os lados. A curiosidade tomou conta do povo. O paralítico também estava curioso, além de extremamente agradecido. De repente, do meio da multidão, alguém informou com conhecimento: - Esse homem é Armando Boucher, o célebre violinista que só toca nos grandes concertos, mas, hoje, parece haver também colocado a sua arte ao serviço do amor. Esse gesto tão singular raramente imitado, foi, sem dúvida, uma perfeita demonstração de amor ao próximo.

  • Tem irmão que canta no coro da igreja porque se não cantar é o coro que vai cantar na casa dele.

  • Me lembro de uma irmã em Ribeirão Preto-SP, quando fui pastor na IBVA, que certa vez pela manhã, começou a ouvir uma música no templo da igreja, que ficava próximo de sua casa. A irmã impressionada, lamentou: "Tem programação especial na igreja e o pastor nem me avisou...". Então ela se aprontou para dar uma espiadinha no templo, mas na metade do percurso foi, sobrenaturalmente informada, de que eram anjos de Deus que estavam enchendo o templo com música.

  • Há muitos anos atrás uma estação de rádio recebeu, por carta, um pedido estranho. Certo homem que vivia sozinho nas montanhas, pedia à estação que em determinado dia e hora tocasse no piano a nota “lá”. O homem explicava, que vivendo solitário, sua única distração era seu violino, mas este, estava completamente desafinado e ele precisava do “lá” para afiná-lo convenientemente. A solidão é grande para o crente que não está afinado espiritualmente. É conveniente verificar cada manhã se estamos afinados com Deus.

  • Cada melodia desperta um tipo de emoção (paz, tristeza, sensualidade, nervosismo). Lutero já dizia: "A música é filha do céu. e o homem quer verdadeiramente a ama não pode senão ter bons sentimentos".

  • Aristóteles dizia: "A música tem tanta relação com a formação do caráter, que precisamos ensiná-la às crianças".

  • O Dr JH Moore diz: "A música ajuda a desenvolver os pulmões e órgãos respiratórios e ajuda o corpo inteiro a resistir moléstias".

  • Em sua interessante novela "Em Seus Passos, Que Faria Jesus?", o autor, Sheldon, fala das maravilhas que Virgínia, uma jovem e talentosa cantora acostumada nos grandes salões e em solenes audiências, dedicou-se, então, a cantar só para Cristo, e ia para as praças públicas, em trabalhos de ar-livre, e aí erguia a sua voz consagrada e encantadora, a chamar pecadores aos pés de Jesus.

  • "Na pausa não há música, mas a pausa ajuda a fazer a música." Na melodia da nossa vida a música é interrompida aqui e ali por "pausas", e nós, sem refletir, pensamos que a melodia terminou.

  • O ex-Grão Rabino de Israel, Mordejai Eliahu, proibiu fiéis de cantar no chuveiro, onde só poderão cantarolar músicas, mas sem pronunciar a letra se a composição contiver palavras hebraicas. "No banho não se canta", explicou o rabino Eliahu... pois nesse lugar predomina "o espírito do mal". - paodavida@yahoogrupos.com.br

  • O famoso pianista Jackes Klein, mais de 2 mil concertos e com apresentações em 24 países, disse certa vez: "O ensino da música precisa ser reformulado energicamente... É preciso que se criem cursos de música nas escolas, nas creches e, e, se possível, no ventre das mulheres grávidas". - Romilton Garcia Brasil

  • A música que mexe com o corpo, deve mexer com a alma. - Theodomiro José de Freitas

  • O poeta inglês Robert Browning ilustra com a fábula dos "Ratos de Hameln", o poder da música, dizendo que esta cidade (Hameln) estava atormentada por grande quantidade de ratos e já não se sabia o que fazer, quando surgiu um mágico disposto a afastar o infortúnio em troca de algum dinheiro. Fechado o acordo, o mágico sacou de sua flauta, pôs-se a tocar e caminhando para o rio fez com que os ratos, magnetizados, se afogassem todos. Ao voltar, os cidadãos negaram-lhe a remuneração. Então, zangado, o mágico iniciou outra música, magnetizando as crianças da cidade, que com ele, desapareceram para sempre numa gruta próxima. - Citação em O Jornal Batista, 15.06.86, por Wilson Salles.

  • Aristóteles afirmava que a música é a mais moral de todas as artes, é a que afeta mais diretamente o caráter. - Joares Mendes de Freitas.

  • Conta-se que Orfeu, um dos heróis da mitologia grega, teria a grande missão de passar com o seu navio defronte o lago onde as sereias cantavam, e dificilmente os tripulantes escapavam com vida, ao ouvir os cânticos maviosos das sereias. A História da Mitologia Grega nos diz que somente escapou Ulísses, assim mesmo porque foi amarrado ao mastro do navio ao passar pelo Lago das Sereias. Então, Orfeu ficou pensando como vencer o cântico das sereias, ele quando se aproximava do Lago e mal começou o canto das sereias ele iniciou a tanger a lira e a cantar. A voz de Orfeu e a música de sua harpa superaram o canto das sereias que envergonhadas pararam de cantar. O mundo está repleto de sereias com seu lindo cântico tragando almas preciosa para a destruição eterna. Cuidado. - Nilson Babo, em O Jornal Batista, 15.07.1983.

  • O casal chega atrasado ao teatro, no momento exato em que o apresentador anuncia: "Ouviremos agora, a Quinta Sinfonia de Beethoven". O marido desabafa com a mulher: "Viu?! Por sua causa perdemos as outras quatro!"

  • Todos sabemos que a música funciona como um ímã para atrair as pessoas ao ponto de Moody dizer que Ira Sankey havia levado mais pessoas a Cristo com o cântico de seus hinos, do que ele com suas mensagens.

  • Na Inglaterra há um pássaro amado ardentemente pelos patriotas: o rouxinol. Quando a terra descansa, envolta nas sombras da noite, desde o verme até o homem, ele desprende a sua música maviosa. Parece que ajunta, um a um, os brilhos dos raios solares, esparzindo-os sobre a terra, pelas caladas monótonas das horas solitárias da noite. Quantos corações estarrecidos, despertam e se alegram pela voz desse cantor noturno! Aprendamos a lição do rouxinol. Cantemos, também, os hinos de louvor e de gratidão, sem olhar as densas trevas ao nosso redor.

  • Aquele episódio ainda está vivo na mente de muitos irmãos daquela igreja quando, na hora do culto pela manhã, a irmã Cilene pediu a oportunidade de apresentar uma música especial. Ela disse: "Orem por mim, estou um pouco rouca, também esta música não está muito bem preparada, mas Deus aceita assim mesmo". Até quando veremos ou ouviremos a história da irmã Cilene? - João Pedro Gonçalves Araújo, em O Jornal Batista.

  • Se o homem é a excelência da criação divina, a música para Deus deverá ser a excelência da criação humana. - João Pedro Gonçalves Araújo, em O Jornal Batista.

  • Com razão afirmou Martinho Lutero que "a música é presente de Deus e não invenção dos homens".

  • A propósito, um baterista certa vez disse: "Uns tocam bateria, outros batem na bateria, mas muitos apanham da bateria".

  • Julio Figueroa diz que "um baterista sem metrônomo é simplesmente ridículo. É como um oceano sem mar. Tem que ter dinâmica musical e poder tocar pianíssimo, ou seja, superbaixo".

  • Técnica e espiritualidade não são incompatíveis. Julio Fiqueroa aconselha que "se pretendemos que Deus se manifeste no culto temos que tocar notas, ritmos e dinâmicas musicais mas deixar totalmente que o Espírito Santo domine nossas mentes e corações".

  • Nada mais era precioso para Beethoven do que sua música. De repente descobriu-se que estava ficando surdo! Ele teria dito: "Eu vou pegar a vida pela garganta". E pegou. Não desistiu e continuou compondo depois de surdo. Graças a Deus!

  • O ronco na primeira fila do teatro interrompeu o meu recital de piano de estréia. “Senhora”, eu disse à mulher sentada ao lado do culpado, “por favor, acorde esse homem e lhe diga para parar de roncar!” Ela respondeu: “Você é que deve acordá-lo, afinal, foi você quem o pôs para dormir. 30/11/06

  • Em banda musical, menos é mais. Cada músico precisar procurar o seu lugar, e preencher o espaço que cabe a ele, sem atropelar todo mundo – Fabiano Alves, líder de louvor-Vineyard. 18/12/06

  • George Verwer, fundador da Operação Mobilização (OM), diz que onde quer que a Igreja esteja crescendo, é geralmente acompanhado de música contemporânea. – O Jornal Batista 30.07.2000. 30/1/07

  • Um organista da igreja estava a praticar uma peça de Felix Mendelssohn e não estava muito bem. Frustrado, ele recolheu a sua partitura e resolveu sair. Ele não tinha notado que um estranho tinha entrado e se tinha sentado num banco na parte de trás da igreja. Quando o organista ia sair, o estranho avançou e perguntou se podia tocar a peça. "Eu nunca deixo ninguém tocar neste órgão!" veio a resposta mordaz. Finalmente, após mais dois pedidos corteses, o músico amuado deu a sua permissão com relutância. O estranho sentou-se e encheu o santuário com música bela e sem falhas. Quando terminou, o organista perguntou: "Quem é você?" O homem respondeu: "Sou Felix Mendelssohn." O organista tinha quase impedido o criador da música de tocar a sua própria melodia! Há momentos em que também nós tentamos tocar as cordas das nossas vidas e impedimos o nosso Criador de torná-la mais bela. Tal como aquele teimoso organista precisamos deixar o criador nos mostrar o melhor. 26/3/07

  • Paul E. Holdoraft escreveu que “o cântico é como uma escada entrelaçada de inefáveis encantos, e por meio da qual o homem pode apresentar a Deus seus sofrimentos e cuidados, suas lágrimas e lamentações, o seu amor e a sua gratidão.” Por isto “publique a minha boca o teu louvor, ó Senhor, e bendiga toda a carne o teu santo nome para todo o sempre.” 24-12-2007

  • Desde muito cedo, Alberto Schweitzer começou a revelar o seu talento para a música. Conta-se que certo maestro ficou intrigado com o fato de um menino esforçar-se por tocar tão bem quanto um artista consagrado. Um dia, este maestro tocou com agilidade uma difícil fuga de Bach e, levantando-se do piano, desafiou o menino para tocar a peça. Alberto Schweitzer fechou a parti­tura que estava sobre a estante do piano e tocou, de memória, toda a fuga. Realmente, a vida e obra de Alberto Schweitzer indicam que ele não re­cebeu poder de fora nem de si mesmo, mas do próprio Deus. O autor de Atos nos diz que receberemos poder. Recebemos primeiro o poder de vencer a ten­tação de cometer pecados triviais que facilmente nos dominam. E este poder aumenta pelo exercício e nos capacita a grandes conquistas no terreno espiri­tual e moral, e até nos pode levar aos páramos da santidade. Nossa capacida­de pode ser limitada; nossos talentos, poucos; a nossa personalidade, imper­feita; mas, de qualquer modo, podemos receber o poder da ressurreição de Cristo e ser Suas testemunhas. C. Phillip Torrance (Nova lorque, E.U.A.). 11.2.2008

  • Na primeira arte cristã, Jesus é representado nas Catacumbas como o Orfeu grego, com a lira na mão, atraindo todos a si pela magia de sua fascina­ção. Estes primitivos cristãos, no seu erro de tentar representar Cristo ao mundo, nos moldes do paganismo, escolheram a figura atrativa do músico que, com sua lira, atraía a todos. Não há dúvida de que a história de Orfeu é uma das mais belas da terra helênica. Era ele o maior dos músicos. Tocava tão maravilhosamente que quando seus dedos dedilhavam aquelas cordas, as bes­tas selvagens mansamente se aproximavam, os pássaros se detinham no vôo, a natureza inteira silenciava para ouvi-lo. Assim foi o pensamento cristão pri­mitivo acerca de Cristo, por seu poder de atrair a si os homens. 11.2.2008

  • Roland Hayes, o bem conhecido tenor de raça africana, enquanto era ainda um pobre trabalhador de uma fábrica de caixotes, cantava aos domin­gos num coro de igreja. Certo dia, foi ouvido por um branco, homem de in­fluência, que o levou para almoçar em sua casa. Após a refeição, ele ouviu gravações de grandes cantores - Sembric, Melba, Caruso. Até aquele dia, Ro­land Hayes nunca ouvira um grande cantor, nem um fonógrafo. O rapaz ficou fascinado. Posteriormente, ele contou esse incidente de sua adolescência, re­sumindo-o numa sentença: "Naquela noite, ao ouvir Caruso cantar, foi como se um sino tocasse em meu coração". Diz um amigo, a seu respeito: "Roland Hayes sente que sua voz pertence a Deus e que só a Ele cabe usá-la. Esse sentimento o tem habilitado a conside­rar-se como instrumento, através do qual Sua arte fala. Sim, a arte de seu Criador, porque ele é intensamente religioso". Hayes canta de coração. Quan­do nosso coração está bem, quando nosso coração está preparado, então Deus pode cumprir Seu desígnio em nossa vida. 12.2.2008

  • Os cristãos sabem que não precisam apenas de liberdade política e pes­soal, mas precisam também libertar-se do pecado e do medo. Quando sabe­mos que Deus nos ama e nos protege como um pai, libertamo-nos de todo medo. Foi no início da Segunda Grande Guerra, que ocorreu um concilio de igrejas, numa grande cidade européia. Na primeira noite de reunião, a cidade foi bombardeada, sendo este o primeiro ataque que a maioria dos ministros e delegados tinham experimentado. Reuniram-se no porão da igreja, cheios de medo. Mas eis que, subitamente, alguém começou a cantar um hino sobre o amor de Deus e Sua promessa de auxilio no perigo. Cantaram hino após hino. A sala encheu-se de louvores a Deus e não mais sentiam medo. E cantaram, ainda, vários minutos depois de terminado o ataque. Como eles, vamos também louvar a Deus por Seu amor, sempre que o medo de qualquer espécie nos ameace vencer. Elisabeth Schutte (Alemanha). 14.2.2008

  • Quão bem me recordo de meu professor de música! Certa manhã, na classe, ele desenhou vários pontos negros sobre uma folha de papel branco. A classe toda observava curiosa, sem poder imaginar a melodia. A seguir, dese­nhou as linhas da pauta, algumas pausas e uma clave de sol. Então os pontos desenhados a principio tomaram a forma de notas musicais. Solfejando-as, descobrimos que estávamos cantando: "A Deus, supremo criador, anjos e homens dêem louvor". Há muitos pontos e manchas negras em nossas vidas. Geralmente não podemos entender por que aparecem e por que Deus permite que isto aconteça. Se, porém, deixarmos Cristo entrar em nossos corações, Ele poderá aliviar nossa tristeza, dor e desapontamento, e transformá-los em valores. Se tiver­mos confiança inalterável em Deus e lhe formos gratos por tudo, Ele fará sur­gir algo glorioso de nossas adversidades. Irene Clemons (E.U.A.). 14.2.2008

  • Uma das mais belas apresentações de Paganini ocorreu da seguinte ma­neira. Antes de iniciar o concerto, aconteceu um incidente. Afinava ele o violi­no, quando a corda se partiu. Os espectadores ficaram preocupados. O virtuo­so homem passou, então, para a segunda corda, que se rompeu também. Al­guns assistentes sorriram. Na terceira tentativa, repetiu-se o fato. Restava agora ao grande artista uma única corda. Pois foi nessa que ele tocou sua mú­sica maravilhosa. Quando se tem a capacidade de gênio, basta uma única cor­da. Deus é o grande gênio Criador; nas suas mãos podemos ser violinos de uma só corda, ou até mesmo sem corda. Ele nos fará vibrar poderosamente na beleza da vida que nos quer comunicar. 18.2.2008

  • "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mt 5.16). O testemunho de um crente vale mais do que milhares de cristãos silen­ciosos. Tom Allan, famoso pregador escocês, conheceu Cristo ao ouvir um soldado negro cantar: "Estavas lá quando crucificaram meu Salvador?" E con­tou que não foi a música nem a voz que o convenceram da sua vida errada e o fizeram voltar-se para o Salvador, mas o espírito com que o soldado cantava, pelo modo e pela sinceridade de sua expressão. 25.2.2008

  • Estávamos acampados, e meu irmão Fernando cantava e tocava violão. Um senhor da barraca ao lado perguntou: - Você aceita pedidos? - Sim, se eu souber... - respondeu meu irmão. O senhor retrucou: - Dá pra parar de tocar? 17.3.2008

  • De acordo com o costume da Festa da Páscoa, nosso Senhor Jesus entoa com os seus discípulos, no silêncio da noite, o "Halel", a grande canção de louvor que consistia dos Salmos 115 a 118. É a primeira vez que encontramos nosso Senhor cantando - o original grego não admite qualquer outra interpretação. Por meio dessa atitude, nosso Senhor consagrou para sempre a música vocal em sua Igreja. O cantar - esta linguagem de sentimentos, esta exalação de um estado de mente elevado, este impulso de uma alma extasiada - é um valioso dom do céu à terra. 17.3.2008

  • Em novembro de 1948, pela gravadora Atlas, saiu o primeiro disco evangélico brasileiro, com a numeração de 35.001, com apenas duas faixas: de um lado o hino número 207 do CC (Mensagem Real); do outro lado, o hino 240 do CC (Vem a Cristo). O cantor Feliciano Amaral gravou. 5.5.2008

  • A primeira edição do Cantor Cristão data de 1891, por iniciativa de Salomão Ginsburg – o judeu errante no Brasil – uma edição de apenas 16 hinos. Muitas outras surgiram ao longo dos anos e o número de hinos foi aumentado, chegando ao total de 581 da última atual. 7.5.2008

  • Enquanto terminava meus estudos na universidade, dava aulas de banjo de cinco cordas, numa loja de música. O trabalho me dava a oportunidade de comprar um instrumento novinho, de qualidade profissional, quase pela metade do preço. Isso aconteceu mais de 30 anos atrás e o banjo tem me acompanhado nos trabalhos missionários em todo o mundo. Mas apesar de ser uma peça de artesanato excelente, teve que ser restaurada. Um restaurador profissional observou como certas imperfeições haviam danificado o banjo. Ele tinha certeza que os reparos resultariam num som muito melhor do que de um instrumento novo. Não fiquei decepcionado. A ação nas cordas e a clareza do som são, admiravelmente, superiores à sua condição original, quando comprei o instrumento. De certa forma, nossas vidas são como instrumentos musicais, destinadas "para o louvor da sua gloriosa graça [de Deus]" (Efésios 1:6). Mas com o passar do tempo, a vida nos cansa. Nossos corações clama por uma renovação. O salmista orou: "Acaso não nos renovarás a vida?" (Salmo 85:6). A palavra hebraica para reviver significa: "restaurar e renovar", mas também "reparar". É vital que submetamos nossas almas ao toque de restauração do Mestre. Por que não tomar algum tempo para um retiro espiritual e pedir que o Senhor repare seu coração? 13.1.2009

  • Por que os pássaros cantam? Pássaros cantam "porque podem e porque precisam", diz o cientista David Rothenberg. "Os cantos são usados para atrair parceiros e para defender territórios, mas a forma é muito mais [bela] do que a função. A natureza está cheia de beleza – e de música". Os pássaros trinam porque têm uma siringe ao invés de laringe. A siringe é o aparelho vocal dos pássaros, um órgão no fundo do peito do pássaro que foi projetado especialmente para o canto. Pelo menos essa é a explicação natural para esse talento. Mas eu pergunto de novo: por que os pássaros cantam? Porque o Criador colocou uma canção em seus corações. John Donne disse que cada pássaro é "a grande e divina musa celestial", criada para elevar nossos corações ao nosso Criador. Eles são lembretes de que Deus nos deu uma canção, a fim de que possamos cantar o seu louvor. Então, quando você ouvir os pequenos pássaros adoradores que Deus criou, cantando de todo o coração, lembre-se de cantar sua própria canção de salvação. Eleve a sua voz (harmoniosa, rouca ou dissonante) e una-se aos passarinhos no louvor ao nosso Criador, Redentor e Senhor. Os pássaros "cantam entre os galhos", observa o poeta de Israel. "[Portanto] Cantarei ao Senhor toda a minha vida; louvarei ao meu Deus enquanto eu viver" (Salmo 104:12,33). 19.1.2009

  • Dois homens condenados à cadeira elétrica foram levados para a mesma ante-sala no dia da execução. O padre lhes deu a extrema unção, o carcereiro fez o discurso formal e uma prece final foi rezada pelos participantes. O carrasco, voltando-se ao primeiro homem, perguntou: - Você tem um último pedido? - Tenho. Como eu adoro pagode, gostaria de ouvir o CD dos Travessos, Só Pra Contrariar, Negritude Jr., Karametade, Katinguelê, Os Morenos, o Belo e pela última vez antes de morrer, se for possível, o CD do É O Tchan, Asa de Águia, Araketu e KI-Loucura e o Créu. - Ok! O carrasco virou para o segundo condenado e perguntou: - E você, qual seu último pedido? - Posso morrer primeiro?17.6.2009

  • Em conversa com um amigo, o sujeito comenta o talento musical da filha: - Rapaz! Você precisa ver a minha filha... tá estudando violino e até ganhou uma bolsa de estudos na Europa! - Do governo? - Não, dos vizinhos!9.7.2009

  • Dona Manuela queimou os dedos cozinhando e foi parar no pronto-socorro: E aí, doutor, é muito grave? Nem tanto... E eu vou poder tocar piano? Claro... Em dois ou três dias. Nossa! Que ótimo, doutor! Eu sempre sonhei em aprender a tocar piano!14.8.2009

  • Como ter uma banda gospel e fazer sucesso instantâneo:

Fale pouco de Deus e de sua obra redentora...

Cante com muitas vogais do tipo: OUAIOUA!

Leia Cantares, Jó, Ester, e faça uma salada de versículos.

Faça ministrações espontâneas com começos e sem fim.

Diga sempre que foi Deus quem te deu a música.

Fale e cante em línguas.

Chuva é extravagante dá muito IBOP.

Fogo e rio também são extravagantes.

Se você pedir chuva de fogo, você será ungido(a)

Nunca leia a Bíblia. Leia caixinhas de promessas.

Faça atos proféticos.

Cante imitando a Ana Paula Valadão.

Use um Shophar.

Faça coreografia com Dançarinas.

Gravação ao vivo é extravagante.

Compre um violão de 12 cordas.

"Penteai a noiva" ou ponha fogo nela

Role no chão durante as ministrações.

Cante com uma pimenta na boca imitando gemidos inexprimíveis.

Invente uma visão ou uma experiência extraordinária.

Você tem um objetivo: Ser extravagante;

Lembre-se: nunca venda um CD por menos de 25 reais.

Fale mal de todo tipo de música secular.

Emita barulhos estranhos e tenha atitudes sem nexo. 12.2.2010

  • –Compadre, minha mulher está aprendendo a tocar piano – conta o rapaz ao amigo. – Sério? – Sim, e minha filha está aprendendo a tocar violino. – Que bom! Podem fazer dupla! – E meu filho está aprendendo a tocar acordeão. – Nossa! É quase um conjunto! E você, o que é que está aprendendo? – A sofrer calado... 2.3.2010

  • A música gospel tem feito a mensagem do Evangelho entrar na mídia do mundo: Lembro que na noite da cerimônia de formatura da minha esposa, Tânia é formada em Biologia, cada universitário foi orientado a escolher uma música que o tivesse marcado para ser tocada no momento da entrega do canudo. A sensação foi que num número significativo de vezes, a música evangélica foi escolhida. Na televisão tem Os 'Gols do Fantástico', onde a música gospel também tem marcado presença. Jogadores como Fabiano, do Atlético/MG, porque coimo é de praxe no programa, quem faz três gols tem o direito de pedir uma música enquanto os gols do jogador são repetidos no quadro. Fabiano pediu a música “Voar como águia” da cantora Alda Célia. Dodô do Vasco pediu à TV Globo o louvor de Aline Barros, outros já pediram Cassiane e 'Faz um milagre em mim' no horário nobre Globo! 5.4.2010

  • Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010: Pastores presos nas ferragens de acidente louvam à Deus com hinos e levam os bombeiros às lagrimas. Dois pastores evangélicos e um motociclista morreram num acidente envolvendo sete veículos, na manhã de ontem (24/02/2010), na Rodovia do Contorno, trecho da BR 101 que liga Serra a Cariacica na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Os religiosos pertenciam à Igreja Assembléia de Deus e haviam saído de Alegre, município da Região Sul do Estado, rumo a uma convenção estadual da igreja em Nova Carapina II, na Serra. Os veículos - cinco caminhões, uma moto e um automóvel Del Rey - bateram um atrás do outro. O engavetamento aconteceu às 8h15, no quilômetro 277, na Serra. Os pastores estavam no carro. Tudo começou quando um caminhão freou por causa do intenso fluxo de carros no sentido Cariacica - Serra. Os veículos que vinham atrás dele frearam também, mas o último caminhão - de uma empresa de cerveja - não conseguiu parar a tempo. Com isso, os veículos que estavam à frente foram imprensados uns contra os outros. Os pastores José Valadão de Souza e Nelson Palmeira dos Santos e o motociclista Jonas Pereira da Silva, 52 anos, morreram no local. Dois outros pastores, que também estavam no Del Rey, sobreviveram, e o motorista de um dos caminhões sofreu arranhões nas pernas. Nenhum dos outros caminhoneiros ficou ferido. O proprietário e condutor do Del Rey é o pastor Dimas Cypriano, 61 anos, do município de Alegre. Ele saiu ileso do acidente e teve ajuda do motorista José Carlos Roberto, carona de um dos caminhões, para sair do veículo. Seu amigo de infância, o pastor Benedito Bispo, 72, ficou preso às ferragens. Socorristas do Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu) e bombeiros fizeram o resgate dele. O pastor teve politraumatismo e foi levado para o Hospital Dório Silva, na Serra. A mulher de Benedito chegou a ver o marido sendo socorrido e teve que ser amparada por um familiar. Ela também seguia para a convenção num outro veículo. A rodovia ficou interditada durante vários momentos da manhã de ontem nos dois sentidos. O trecho só foi totalmente liberado no início da tarde. O pastor Dimas Cypriano, que sobreviveu ileso ao acidente na manhã de ontem, no Contorno, contou que usava cinto de segurança e que ficou preso ao tentar sair. Ele dirigia o Del Rey e disse que precisou de ajuda para sair do carro. Mas depois continuou no local, acompanhando os trabalhos de resgate do colega, Benedito Bispo. Nas mãos, levava uma Bíblia que ficou suja de sangue. Mas isso não impediu que o pastor orasse durante o socorro. O mais comovente do triste episódio, foi o relato dado pelos dois pastores sobreviventes, populares e pelos bombeiros que tentavam tirar os pastores, ainda com vida, presos às ferragens. As testemunhas citadas, contam que os pastores Nelson Palmeiras e João Valadão, presos nas ferragens, em meio a um mar de sangue que os envolvia, começaram a cantar o Hino 187 da harpa cristã:

Mais perto

Quero estar meu Deus de ti!

Ainda que seja a dor

Que me una a ti,

Sempre hei de suplicar

Mais perto

Quero estar meu Deus de ti! (...).

Aos poucos suas vozes foram se silenciando para sempre. As lágrimas tomaram conta dos bombeiros, acostumados a resgatar pessoas em acidentes graves, porem jamais viram alguém morrer cantando um hino; como foi o caso dos pastores Nelson Palmeiras e João Valadão . Ver foto em: http://www.genizahvirtual.com/2010/02/pastores-presos-nas-ferragens-de.html 9.4.2010

  • O gosto musical do ser humano começa no ventre materno. Passadas 12 semanas, o feto tem um sistema auditivo funcionando completamente e é capaz de ouvir música através do fluido amniótico. Com 12 meses de idade, a criança demonstra clara preferência pela música que ouviu quando estava no útero. – Rolando de Nassau em O Jornal Batista/04/05/08 1.7.2010

  • Fritz Kreisler (1875-1962), violinista internacionalmente famoso, quis certa vez adquirir um violino que sabia ser de excelente qualidade, mas não tinha no momento o dinheiro exigido. Voltou mais tarde, mas o violino já havia sido vendido para alguém. Perguntou ao vendedor quem o adquirira. Em seguida, foi à procura do comprador, conversou com ele, mas o homem não queria vender o violino recém-adquirido. Então Kreisler, algo desanimado, pediu ao homem que pelo menos o deixasse tocar um pouquinho antes de ir embora. Tomou nas mãos o instrumento, fechou os olhos, e tocou tudo o que sabia. Quando acabou, o homem estava tão encantado que disse: - Sr. Kreisler, depois do que acabo de ouvir, eu não tenho o direito de guardar esse instrumento comigo. É seu, leve-o ao mundo inteiro e faça com que as pessoas ouçam o que eu ouvi agora" (Our Daily Bread 4-2-94). Missões é tocar para os ouvidos do mundo a música sublime do Evangelho! 1.7.2010

  • O órgão foi inventado, cerca de 300 anos antes de Cristo, por Ctesíbio, provido de tubos e de um sistema que utilizava o peso da água para comprimir o ar no someiro. Era o órgão hidráulico. Durante o século 4 o princípio hidráulico começou a ser substituído pelo pneumático, no qual o fornecimento de ar se fazia por meio de foles. Basicamente, desde os primeiros séculos da Era Cristã, o órgão era um instrumento de sopro, composto de tubos e alimentado por um sistema mecânico de foles. O órgão também é considerado, por alguns escritores, como instrumento de teclado. 7.7.2010

  • Alguien preguntó a Hadyn por qué oía siempre tan alegre su música religiosa. —Es que cuando me pongo a pensar —explicó el célebre músico— en lo que Dios es, lo que ha hecho y lo que se propone hacer con sus redimidos, incluyéndome a mí mismo, no puedo menos que ponerme alegre, y la alegría del corazón salta a las notas. 23.9.2010

  • Um dia o pastor foi visitar um irmão que estava sem aparecer nos cultos da igreja já fazia um tempo e surpreendeu o irmão cantando a musica ("no rio de Piracicaba..."). Podia estar ocupado com louvor a Deus, mas cantarolava essa música. E o pastor se aproximou na ponta do pé, e o irmãozinho cantando "no rio de Piracicaba". Aí, o pastor fez um "ram-ram" de garganta e o irmão destraído, logo remediou; "no rio de Piracicaba, foi lá que eu me batizei". 7.10.2010

  • Foi dito à alguém que não estava bem afinado para cantar e precisa de treinamento: “Filho, você tem uma voz que foi Deus quem te deu, mas foi o diabo que te ensinou a cantar”. 7.10.2010

  • Quando o grande pianista polonês, Ignace Paderewski, escolheu estudar piano, seu professor de música disse que suas mãos eram muito pequenas para dominar o teclado. Quando o grande tenor italiano,  Enrico Caruso, buscou as primeiras orientações, o professor lhe disse que sua voz soava como o vento assobiando pela janela. Quando o grande estadista da Inglaterra vitoriana, Benjamin Disraeli, tentou falar no Parlamento pela primeira vez, membros o vaiaram e riram quando ele disse: "Eu me sento agora, mas chegará o tempo quando vocês ouvirão falar de mim. Henry Ford esqueceu de pôr uma marcha à ré em seu primeiro carro. Albert Einstein não conseguiu passar nos exames de entrada da universidade em sua primeira tentativa. Thomas Edison gastou dois milhões de dólares em uma invenção que provou ser de pouco valor. Muito poucos conseguem êxito em sua primeira vez. Fracassos, fracassos repetidos, são impressões digitais na estrada que conduz ao sucesso. A vida de Abraão Lincoln pôde demonstrar que a única vez que você não falha é a última vez que você tenta algo e funciona. O caminho para a vitória pode estar repleto de "fracassos". Muitas vezes passamos os dias a murmurar pela falta de sorte ou por nossa aparente incompetência para as grandes conquistas. Tentamos e tentamos e parece que nada dá certo. A frustração nos assola, as decepções se acumulam, parece que todo mundo ri de nossos fracassos. Mas há alguém que está ao nosso lado e nos incentiva a prosseguir. Alguém que nos ama e jamais deixará de confiar em nós. Alguém que sabe que cada tropeço e cada falha significam um aprendizado a mais na busca pela vitória. Alguém que vê em todos os momentos ruins os primeiros passos para a conquista de nossa felicidade. Esse alguém é o Senhor Jesus e Ele tudo fará para que você alcance seus propósitos. Os personagens de nossa ilustração venceram com destaque os seus fracassos. Você também vencerá. 21/2/2011

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