top of page

TENHA ESPERANÇA

Lucas 5.12-16

 

12 Estando Jesus numa das cidades, passou um homem coberto de lepra. Quando viu a Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e rogou-lhe: "Se quiseres, podes purificar-me".

13 Jesus estendeu a mão e tocou nele, dizendo: "Quero. Seja purificado! " E imediatamente a lepra o deixou.

14 Então Jesus lhe ordenou: "Não conte isso a ninguém; mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho".

15 Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças.

16 Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.

 

INTRODUÇÃO

Quero meditar com você sobre esse tema, hoje: Tenha Esperança.

Porque na vida de qualquer pessoa, há momentos em que as circunstâncias são difíceis. Há momentos em que os sentimentos apertam o coração.

O ano 2018 só está começando, e talvez, por conta de alguma coisa que aconteceu ou está acontecendo, o ano novo está aí, mas você está sem esperança de resolver o que precisa; sem esperança de conseguir o que deseja; sem esperança de fazer o que planejou. Sem esperança de ver mudado, o que precisa mudar.

Quem sabe, por conta de alguma situação difícil, você está se sentindo num beco sem saída? Ou talvez não, mas, sabe, sempre haverá momentos na vida em que problemas surgem e que parecem não ter solução. Mas, numa hora assim, tenha esperança.

Aqui está um texto que mostra um caso desse. Aqui fala de um homem que estava enfrentando um problema que não tinha solução. Bem, naquela época dele, não tinha. Era causa perdida. Era problema sem solução.

Esse caso também está registrado no evangelho escrito por Mateus e no que foi escrito por Marcos e também no evangelho escrito por Lucas, que é este que acabamos de ler.

E esse Lucas é médico, e por ser médico, não tem avaliação mais detalhada e atenciosa do problema deste homem, do que o que Lucas faz. Lucas faz um diagnóstico preciso da situação desse homem e nos informa o seguinte, lemos no v.17: que este homem estava coberto de lepra.

Atenção para a palavra “coberto”. Se ele estava coberto de lepra, isto significa que ele estava num estágio avançado da doença. Em algum momento ela havia começado e era fácil localizar aonde, mas agora ele está coberto de lepra.

Tem seis pontos neste texto que eu quero refletir com você, para você ser ajudado nesta noite, abençoado nesta noite, com uma palavra de Deus para a sua vida.

 

O primeiro ponto é o doente. 

Este homem está coberto de lepra, tomado de lepra.

Se alguém não sabe, lepra é uma doença contagiosa da pele, hoje tem o nome de Hanseníase e tem tratamento. Na época deste homem que o texto conta, a lepra ainda não tinha tratamento. Não havia antibióticos pra ela, então o doente tinha mutilações, ficava desfigurado.

 

Aqui diz que ele estava coberto de lepra, o que significa que ele mais parecia uma carcaça do que homem, era quase que puro osso. A lepra não tinha cura.

Então, quem era diagnosticado com lepra, estava entregue à morte. Não havia tratamento. Era um problema que não tinha solução.

E sabe, a lepra não era apenas uma doença que destruía o corpo da pessoa, ela causava um outro dano – o ostracismo, que é isolamento.

Um leproso não podia ficar com sua família, não podia frequentar a sinagoga (lugar onde o povo de Israel se reunia em assembleias). O leproso não podia ir ao templo, não podia frequentar festas. Ele tinha que ficar isolado, então, havia o leprosário ou colônia de leprosos.

Este homem, irmãos, é o retrato de uma causa perdida, é o retrato de um problema sem solução.

Talvez, hoje, você esteja lidando com outro tipo de problema, mas que também não tem solução. A questão é: ou Deus faz um milagre, ou é o fim. Ou Deus entra com o poder dEle ou nada feito, game over, causa perdida. Ou Deus faz um milagre ou não há esperança.

Mas este homem ensina pra mim e pra você, que por mais que seja crítica a situação, por mais dramática que seja, por mais dolorosa que seja, por mais cruel que seja, a gente deve ter esperança. Tenha esperança.

 

O segundo ponto é o médico.

Você nota que esse homem furou o bloqueio do leprosário. Ele não podia andar em lugares públicos. E o evangelista Mateus conta que esse milagre que Jesus operou, aconteceu logo depois de Jesus ter descido do monte onde esteve ensinando ou pregando o que ficou chamado de Sermão do Monte ou Sermão da Montanha. Então havia uma multidão com Jesus.

Aqui no v.12, Lucas fala que Jesus estava numa cidade, num lugar público, e esse homem aparece. O evangelista Mateus conta que ele chega e se prostra e adora. Aqui, Lucas conta no v.12, que esse homem coberto de lepra, se prostra com o rosto em terra.

Ele não chega reclamando os seus direitos, não chega reivindicando o que merece, não chega com orgulho, não chega com soberba. Ele chega humildemente, ele se prostra. Ele adora. Ele suplica. Ele clama, Ele roga.

Tem gente que chega na presença de Jesus que, só misericórdia, chega mandando, chega determinando, chega dando ordens.

Esse homem aqui, sabe que Jesus tem todo o poder, mas mesmo assim ele diz: “Se quiseres”. Ele sabe que Jesus pode. Ele sabe que Jesus tem todo o poder. Ele sabe que basta uma palavra de Jesus e tudo se resolve.

Mas, ele se curva, ele se submete à autoridade de Deus, à autoridade do Senhor Jesus e fala: “Se quiseres”. É a vontade de Deus que conta.

E curioso é que Jesus, o médico, Médico dos médicos, tomou algumas atitudes. No evangelho de Marcos lemos que Jesus estava profundamente compadecido deste homem.

 

Amado, eu quero dizer que Jesus também se compadece de você, profundamente. A nossa dor lateja no peito de Jesus. As nossas lágrimas tocam o coração de Jesus. O nosso sofrimento arranca compaixão de Jesus.

E a Bíblia diz que Jesus fez mais. Como divino médico, Jesus estende a mão e toca o homem.

Que detalhe interessante esse! Porque o leproso não podia ser tocado. Tocar um leproso era ficar impuro. Um leproso tinha que viver isolado. E se aparecesse em público, vindo gente na direção dele, ele tinha que gritar: “Impuro, impuro, impuro!” e as pessoas tinham que se afastar dele.

Mas Jesus não se afasta. Aqueles gritos e aquele homem desfigurado de ser humano, não deixa Jesus horrorizado. Jesus estende a mão e toca nele. O impuro não deixa o puro, impuro; mas o puro deixa o impuro, puro. Que fantástico! Jesus reverte a situação.

Jesus fala: “Quero. Seja purificado!” Ah! Eu quero dizer uma coisa: quando Jesus estende a mão pra esse homem e toca nele, Jesus está mostrando pra você e pra mim, que Ele quer e Ele pode abençoar toda e qualquer situação. Tenha esperança.

Jesus sabia que aquele homem estava enfrentando uma lepra mais severa do que aquela que destruía o seu corpo. Jesus viu nele, a lepra do desprezo, a lepra da solidão. Aquele homem não sabia mais o que é um abraço, o que é um aperto de mão.

Se alguém se aproximava, logo se afastava horrorizado dele. Mas, Jesus quer curar as emoções desse homem. Jesus quer fazer uma mudança profunda na alma, no mundo interior dele.

Jesus está mostrando: “Hei! Apesar de você ser uma carcaça, eu me importo com você”. E Jesus toca nele.

Amado, por mais que você se sinta desprezado, saiba disso: Jesus ama e se importa com você. Por mais que você tenha sido rejeitado, abandonado, por mais que as circunstâncias tenham te isolado de todo mundo, saiba que Jesus se importa com você.

Por mais grave que seja o seu problema, Jesus é o Médico dos médicos. Pra Ele não tem causa perdida. Pra Ele não tem problema sem solução. Pra Ele não tem doença sem cura.

 

Vamos ver o ponto número três: a cura.

Olha o v.13, Jesus disse: “Quero. Seja purificado” e no mesmo instante desapareceu a lepra, está escrito “imediatamente a lepra o deixou”.

Olha isso! Jesus tem compaixão e tem poder. Ter poder sem compaixão é próprio dos tiranos, dos injustos, dos cruéis. Ter compaixão sem poder é fraqueza. Mas, Jesus não apenas quer, Ele pode.

Quantas vezes nós queremos, mas não podemos. Tem vezes que podemos, mas não queremos. Mas Jesus é perfeito, Ele tem compaixão e tem poder. Ele fala: “Quero, fica limpo, seja purificado”. E imediatamente o homem ficou completamente limpo.

Irmãos, eu acho que a maioria de vocês sabe, mas quem não sabe, presta atenção: a lepra, na Bíblia, é uma figura para o pecado.

 

As características são impressionantes. Primeira, a lepra separa. O pecado separa. Separa a pessoa de Deus, separa a pessoa das outras e separa a pessoa dela mesma.

Segunda, a lepra faz ficar insensível. A pessoa queima a mão e não sente. O pecado é assim Ele endurece o coração. Calcifica a mente, o entendimento.

Terceira, a lepra deixa marcas, deixa cicatrizes. O pecado também deixa marcas e cicatrizes. O pecado destrói o ser humano.

Quarta, como a lepra, o pecado, é contagioso. A lepra é contagiosa. A pessoa que vai atrás da opinião de quem não tem compromisso com Deus, que fica na companhia dos pecadores, que participa da rodinha dos escarnecedores, do que fazem pouco caso de Deus, acabam fazendo o que eles fazem. Cuidado com a contaminação.

E, outra, a lepra cheira mal. O pecado não é diferente. Ele aparece bonito, colorido, legal, pra frente, oferece prazeres e aventuras, mas depois escraviza, depois adoece, depois destrói.

E, pra completar, a lepra mata. O pecado também mata. O salário do pecado é a morte.

 

Mas veja, aqui está Jesus, o Médico dos médicos, o que tem, tanto o poder para curar a doença do corpo como para perdoar os pecados que afligem a alma. E Jesus fala: “Quero. Seja purificado”.

Haverá alguém aqui esta noite, que está passando por uma situação crítica na vida? Jesus está dizendo a você: “Quero. Seja purificado”. Jesus está dizendo: “Você pode ser curado, pode ser perdoado, pode ser liberto, pode ser transformado! Porque para esta sua causa, eu tenho solução pra ela”.

E veja, a cura que Jesus trouxe a esse homem, não foi progessiva, foi imediata, foi perfeita, foi completa.

O ponto número quatro, é o testemunho. Veja o que está escrito no v.14: “Então Jesus lhe ordenou: "Não conte isso a ninguém; mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho".

O curioso aqui é que Jesus cura esse homem e depois manda que ele se apresente ao sacerdote e ofereça o sacrifico que Moisés estabeleceu.

 

Por que essa orientação? Resposta, na época, o sacerdote era a autoridade pública que atestava que uma pessoa era portadora de lepra e também era a única autoridade que tinha condições de dar uma comprovação da cura, quando ela acontecia.

Então, quando Jesus disse para esse homem ir ao sacerdote, Ele estava cuidando da integridade desse homem.

Por que, imagina, se ele aparecesse em sua casa, se ele fosse na reunião do povo na sinagoga, se ele entrasse no templo, se ele se infiltrasse numa festa, sem passar pela avaliação do sacerdote, ele podia ouvir uns desaforos.

O sacerdote era a autoridade competente pra dizer “Sim, você está curado; pode voltar para o convívio da sua famíilia, pode voltar pra a sociedade, pode voltar pros cultos da igreja. Você esstá purificado, sim”.

Com isso, Jesus mostra o seguinte: A bênção de Deus na nossa vida, não é só pra gente, é uma coisa que os outros podem comprovar. Podem bater o olho e dizer: “É verdade sim, você tem a bênção de Deus”. Aleluia! Quando Deus nos abençoa, isto pode ser visto, percebido, comprovado e anunciado ao mundo.

Ponto número cinco, aguenta aí, o impacto.

 

Veja comigo o v.15. O evangelista Marcos (Mc 1.44), quando fala desse fato, revela que Jesus fez uma severa advertência pra este homem: “não conte isso a ninguém”.

Talvez, você pergunte: “Poxa, por que Jesus pediu isso?” Por dois motivos: primeiro, porque Jesus estava fazendo uma campanha na Galiléia de pregação e não de milagres.

O que não falta hoje em dia é campanha de milagres, mas Jesus não queria que o povo pensasse que Ele era apenas um fazedor de milagres, de cura, libertação e coisas desse tipo.

Jesus queria que as pessoas entendessem que Ele era muito mais do que um operador de milagres, que Ele tinha vindo não apenas para operar milagres, mas para ser o Salvador.

Segundo motivo: Jesus não queria antecipar a perseguição dos religiosos da época. Jesus sabia da Sua hora, sabia que Sua missão implicava em morrer na cruz, mas Ele não queria que essa hora fosse antecipada na mente e no coração das pessoas.

Mas, sabe o que impressiona? É que esse homem não ficou quieto, mesmo recebendo uma ordem de Jesus. Ele foi falar pra todo mundo que Elia havia sido leproso, mas que agora estava limpo pelo poder de Jesus.

O resultado é que a notícia se espalhou e grandes multidões (uma multidão já é muita gente, mas aqui está no plural, multidões), era gente que não acabava mais, que queria ouvir e serem curadas das suas enfermidades também.

A bênção de Jesus sobre aquele homem, causou impacto naquela cidade. O evangelista Marcos até fala que, por causa desse fato, Jesus não podia mais entrar publicamente nas cidades. O próprio planejamento de Jesus foi alterado.

E o chocante aqui, é que Jesus mandou esse homem ficar quieto e ele foi contar pra todo mundo. Hoje, Jesus nos manda falar pra todo mundo, e nós ficamos quietos.

Jesus nos deu uma ordem: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” e nós não falamos pra ninguém.

 

Pra terminar, tem o ponto número seis: o tempo sozinho com Deus, o TSD.

Lemos no v.16: “Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava”.

Quando Jesus viu que grandes multidões se formavam e vinham na direção dEle para serem curadas, Ele se retirou para um lugar solitário a fim de ter um tempo sozinho com Deus, o Pai, em oração.

Olha, isto nos ensina uma grande lição: que Deus vem em primeiro lugar. Que primeiro é Deus, depois os outros, depois as pessoas.

Irmão, se a gente colocar as pessoas na frente de Deus, nós não vamos ter o poder para ajudar nenhuma delas.

Jesus, como todo pregador, como todo líder de célula, inclusive, gosta de casa cheia, de multidão, mas Jesus está ensinando que pra abençoar a multidão, é preciso buscar o poder de Deus no retiro solitário da oração.

Jesus está ensinando que sem oração não temos poder e a multidão faminta, doente, carente, angustiada, não pode ser socorrida, se não estivermos revestidos de poder. E não há poder sem oração.

Por isso, vemos aqui no texto, que Jesus se retira pra orar.

E se você perceber, sempre que Jesus se retirava pra lugares solitários a fim de orar, em seguida, você vai ver que Jesus recebia poder pra fazer a obra de Deus.

Aqui mesmo, temos uma amostra disso no v.17: Jesus estava ensinando e tinha gente de todos os lugares da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém “e o poder do Senhor estava com Ele para curar”.

Disse alguém, que tem hora, é preciso recuar pra poder avançar com mais força. É verdade. Um atleta que pratica aquele salto triplo, dá, não sei quantos passos pra trás antes de correr a toda velocidade. É pra tomar impulso e ganhar força e saltar mais longe.

 

A gente precisa fazer isso, igreja, pra avançarmos com mais força nesse ano.

Você precisa de um retiro de oração pra ter o poder de Deus na sua vida. Esse retiro deve ser de alguns minutos todos os dias, deve ser um tempo sozinho com Deus.

 

Conclusão

Nunca perca a esperança. Nunca.

Se você está doente, Jesus está aqui hoje, pra curar você. Ele é o Médico dos médicos. Nunca perca a esperança.

Hoje tem cura para você. Cura para o seu corpo, cura para sua alma, cura para as suas emoções. Cura para a sua vida, cura para a sua família, cura para os seus relacionamentos.

Jesus quer fazer isso na sua vida, aqui nesta noite.

Curva sua cabeça. Vamos buscar a Deus em oração.

Deus conhece você, sabe quem é você, sabe como você está hoje. Deus sabe as lutas que você trava no profundo da sua alma.

Você tem uma causa que precisa de um milagre de Deus?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 31/01/2018, baseado em material de: Hernandes Dias Lopes

bottom of page