top of page

Bíblia, Escrituras

  • A ordem aos israelitas era que comessem toda a carne assada do cordeiro, de modo que pudessem adquirir forças para atravessar o deserto. Se nós quisermos ter forças que nos possibilitem atravessar o deserto deste mundo, com todo sucesso, com todas as vitórias, precisamos comer a Palavra de Deus de modo regular. Assim como os israelitas jamais poderiam reunir forças para atravessar o deserto vitoriosamente, sem que primeiro tivessem comido a carne do cordeiro pascal assado, assim também não há vitória para o cristão que não se alimenta com regularidade das Sagradas Escrituras. (Êxodo 12.1-4).

  • Entre os vários conselhos que Paulo dá a Timóteo, seu filho na fé, estão aqueles nos quais ele recomenda ao seu pupilo aplicar-se ao estudo da Palavra sagrada. Paulo recorda a Timóteo que sua familiaridade com a Palavra vem do berço, da avó Lóide e da mãe Eunice. (2 Timóteo 3.14-17).

  • Quando o rei Josias descobriu o Livro da Lei ao fazer as reformas no Templo, e pediu à profetiza Ulda para interpretá-la ao povo, houve um verdadeiro avivamento espiritual. O ensino sistemático da Palavra de Deus trouxe à tona a consciência da pessoa de Deus, a consciência do pecado e a necessidade de uma total entrega ao Senhor ( 2 Reis 22 e 23). Fenômeno semelhante ocorreu com os ensinamentos de Esdras e Neemias, que em ocasiões distintas, conduziram o povo, que havia voltado do exílio da Babilônia, a uma compreensão dos desígnios do Senhor, criando um clima de entrega e submissão a Deus (Neemias 8 e 13).

  • Bonhoeffer, declarou: «Devemos ler a Bíblia não somente a nosso favor, mas principalmente contra nós». De fato, a Bíblia não é obrigada a dizer aquilo que queremos. (José Cláudio Pinto Filho – Revista Compromisso – 3º Trimestre de 2000).

  • Um artigo que tenho guardado faz algum tempo, traz um título interessante: “Diário Interrompido de Uma Bíblia”. E nele está escrito assim: “Janeiro, dia 15- Venho descansando por uma semana. Nas primeiras noites, depois do primeiro dia do ano, meu dono leu-me com freqüência, depois...; Fevereiro, dia 2- Limpeza. Espanaram-me juntamente com outras coisas e tornaram a colocar-me no mesmo lugar. Dia 8- Usaram-me depois do café, consultaram algumas passagens. Fui à Escola Dominical. Maio, dia 5- Tenho estado nas mãos de uma visita, toda a tarde. Ela está aqui de passagem. Derramou algumas lágrimas sobre a passagem de Colossenses 2.5-7. Dia 6- Estou nas mãos da visita outra vez, esta tarde. Dedicou todo o tempo à leitura de 1Co 13 e dos últimos quatro versos do capítulo da mesma epístola. Dias 7, 8 e 9- Nas mãos da visita tenho passado momentos agradáveis. Algumas vezes sou lida, outras vezes ela procura praticar os meus ensinos. Dia 10- A visita se foi. Assim, volto ao antigo lugar. Julho, dia 1- Empacotaram-me juntamente com algumas peças de roupa – creio que se trata de viagem. Dia 15- Estou em casa novamente, no antigo lugar. Foi uma viagem bastante longa, só não entendo porque me levaram...”

  • Jorge Muller não pedia auxílio a outros, pedia somente a Deus. Diz-se que ele por mais de vinte mil vezes foi-se deitar, à noite, sem ter nada em casa para comer nem ele nem os seus órfãos. Quando alguém lhe perguntou se conseguia dormir nessas circunstâncias, ele respondeu: "Todas as vezes”. E nunca faltou comida no dia seguinte para ele e para os órfãos que chegaram a dois mil. Quando um amigo quis conhecer o segredo de tanta fé, Jorge Muller, levantou a Bíblia e disse: “Tenho lido este livro inteiro cem vezes. Conheço o Livro e conheço o Deus do Livro”.

  • Moody conta que na igreja por ele pastoreada havia uma inscrição na parte anterior do púlpito, constante de três palavras apenas: “Deus é amor”, As letras eram formadas com bicos de gás, visíveis, pois, a boa distância, um homem passando em frente ao templo, em hora de culto, leu a frase e se converteu. Na cidade de Campinas havia uma igreja metodista que tinha na parede aos lados do púlpito, textos bíblicos com caracteres artísticos. O visitante, antes do sermão, era posto diante da Palavra de Deus. A Primeira Igreja Batista de São Paulo, também tinha um belo texto atrás do púlpito, bem visível. Em todos os cultos todos liam aquele texto.

  • Certa família tinha em casa, na parede da copa, um extintor de incêndios. Ali foi colocado e ali ficou. Durante uns três anos a única atenção que ele recebia era uma espanagem rápida para tirar o pó acumulado. Ora, um dia, uma dessas chaminés ambulantes, um viciado no fumo, fez uma visita a casa e na sala de estar com um cigarro recém-aceso, distraidamente, pôs fogo numa cortina. O fogo se alastrou a alguns jornais e outros objetos inflamáveis e daí a pouco foi aquele corre-corre. A dona da casa arrancou da parede da copa o extintor e procurou usá-lo. Esforço inútil: ele estava descarregado... Felizmente uma guarnição dos bombeiros chegou a tempo de impedir que a casa toda fosse destruída. Mas assim mesmo foi grande o prejuízo. Um extintor que não seja periodicamente carregado não adianta. Assim também a Bíblia: se fica na sala apenas como objeto de decoração – o que acontece em muitas casas de crentes – não vai adiantar grande coisa num momento de crise ou dificuldade.

  • Lá em Moscou, sob patrocínio oficial, um museu anti-Deus. Em certo lugar, há uma coleção de superstições religiosas: ídolos, ícones, amuletos, fórmulas mágicas, a cruz, cálices e também uma Bíblia. Mas a verdade é que o regime, em mais de 60 anos, não conseguiu vencer a influência da Bíblia em Boa parte do povo russo. “A Palavra de Deus permanece para sempre”.

  • Voltaire, o maior ateu do século dezenove, afirmou que o Cristianismo era uma religião falida e que ele destruiria a Bíblia. Vinte e cinco anos após sua morte, a casa onde Voltaire morreu foi comprada por uma Sociedade Bíblica e é hoje a maior editora de Bíblias do mundo. A Palavra de Deus é eterna e sempre viva!

  • Colhi uma informação de que em Nova Zelândia, na Biblioteca de Auckland, o livro mais roubado é a Bíblia!

  • Um certo lenhador costumava contar que certo dia, havendo estado muito tempo a percorrer as matas, notou que o dia começava a virar noite e resolveu voltar para casa, mais cedo. Estava convencido de que havia tomado o caminho certo e em nenhum momento consultou a bússola que carregava. Depois de algum tempo, resolveu observá-la, e aí, notou que estava indo exatamente em direção contrária a que devia tomar. Teimava, no entanto, em dizer que a direção tomada era segura. Chegou até a desconfiar da orientação da bússola. Mas, começou a se preocupar, porquanto estava em mata muito fechada e os animais eram ferozes. Olhando mais uma vez para a bússola, então resolveu: “Esse aparelho nunca me enganou, nunca me conduziu a rumos errados. Eu vou obedecê-lo". E isto foi a sua salvação! Assim é a Palavra de Deus na nossa vida!

  • O pai de Elizabeth Barret não lhe perdoou o ter-se casado com Robert Browing; a poetisa, após o casamento, quase toda semana escrevia uma carta para o pai. Nunca teve resposta. Quando seu pai faleceu, ela recebeu um grande pacote em que estavam todas as suas cartas e que não foram abertas pelo pai. Essas cartas publicadas são uma obra-prima da literatura epistolar. Mas o destinatário nunca as leu. Isso faz lembrar aquelas pessoas que tem a seus dispor a maravilha que é a Bíblia, e no entanto, jamais a lêem. Estão perdendo um tesouro!

  • Um moço ao emigrar para uma outra terra, recebeu de seu pai uma pedra, que segundo o costume da sua família, passava de pai para filho. Era uma tradição. A pedra era de grande valor para todos. O moço, pois, a guardou com cuidado. Para onde foi, constituiu família, teve filhos, mas a vida lhe era muito difícil e apertada financeiramente. De quando em quando, seus filhos apanhavam aquela pedra para brincar. O pai permitia, só tomando o cuidado para que não a perdessem. Um dia, visitou sua casa, um homem entendido em pedras. Viu a pedra nas mãos das crianças, apanhou-a para um ligeiro exame a fim de constatar o que logo lhe parecera ser –uma pedra preciosa, que se fosse lapidada, valeria uma fortuna. Foi o que fez com a permissão do amigo. Limpou a pedra, fez a lapidação e ela provou ser de fato, um rubi valioso, avaliado em milhares de reais. ...e aquele homem vivendo todo o tempo em dificuldade financeira, com uma fortuna dentro de casa! Tem famílias guardando uma Bíblia na estante, na cabeceira da cama, mas que nunca é lida. Tomemos o cuidado para não menosprezarmos o tesouro que temos em casa: a Bíblia Sagrada!

  • Tudo em nossa vida cristã precisa ter base bíblica. Tudo deve ser bíblico para nós. Se alguma coisa não tiver aprovação ou conteúdo bíblico não serve para nós. Esses dias ouvi alguém até dizer do desejo de ter uma “esposa bíblica”. Hehehe... que assim seja!

  • Conheci na cidade de Campos-RJ, um homem, crente fervoroso e fiel aos cultos de sua igreja, que não podia levar a Bíblia para casa. Ele tinha que deixar a Bíblia guardada nos escritórios da igreja. É que em casa, a esposa pegava e rasgava a sua Bíblia. E ele me disse: “Sabe, irmão, eu não posso ficar comprando Bíblias, não é!” Você não tem esse problema, e como anda seu rendimento?

  • Disse certo jovem crente, que se preparava para uma viagem: “Quase terminei de arrumar a mala. Só preciso pôr ainda o seguinte: um mapa, uma lâmpada, um telescópio, um espelho, um microscópio, um volume de poesias, algumas biografias, um pacote de cartas antigas, um livro de cânticos, uma espada, um martelo e uma coleção de livros para estudar”. “Mas você não pode colocar tudo isto nessa mala!”, ponderou um amigo. “Mas mesmo assim vou fazer justamente isso”, disse o jovem resolvido. “Aqui está”, e colocou a Bíblia num dos compartimentos da mala.

  • É sabida a história de Walter Scott, que, pouco antes de despedir-se da vida terrena, apelou para seu genro, dizendo: “Traga-me o livro”. “Que livro?”, perguntou-lhe o genro, a que Walter respondeu: “Só há um livro – a Bíblia”.

  • Uma jovem crente casou-se com um rapaz não-crente. Ele era mecânico de uma firma automobilística. A fim de ajudar o marido, ofereceu-lhe um Novo Testamento muito lindo. Mas quanto à igreja e a religião, o rapaz era completamente indiferente. 

  • Entretanto, para agradar a esposa, ele levava todos os dias o livrinho para a oficina. Um dia, durante o descanso do almoço, resolveu abrir o Novo Testamento e ler algumas coisas. Gostou. Cada dia lia um pouco naquele mesmo horário. Certo dia a esposa veio ao seu local de trabalho e encontrou o livrinho sujo de graxa. Ele estava envergonhado, pois se tratava de um presente e ele não soube conservá-lo. Ao que a esposa declarou: "Querido, enquanto o Novo Testamento vai ficando sujo, sua vida vai ficando limpa e é isso que importa prá mim!".

  • Era dia de faxina em casa e a mãe distribuiu as tarefas. A um dos filhos menores foi dada a incumbência de fazer uma limpeza no armário, onde havia várias coisas acumuladas há muito tempo. Entre essas coisas se encontrava uma Bíblia grande. O garoto apanhou-a e perguntou logo: "Mãe, que é este livro tão grande?" A mãe respondeu: "Esse livro é a Palavra de Deus, meu filho". "Então, porque não o devolvemos para Deus", disse o garoto, acrescentando: "já que aqui em casa ninguém o usa?!"

  • Uma senhora comprou uma máquina de costura e logo no dia seguinte reclamou da loja porque a máquina não estava funcionando. O vendedor se desculpou por não lhe ter fornecido o manual de instruções. De posse do manual, a senhora voltou para casa e quando o vendedor lhe telefonou, mais tarde a fim de verificar se tudo ia bem, ela respondeu: "Está ótima, agora! Em lugar de quebrar a cabeça procurando fazer tudo sozinha, tratei de seguir as instruções do livro e tudo deu certo". Há muitos crentes que não seguem as instruções do Livro de Deus, a Bíblia e, nessas condições, tudo em suas vidas dá errado.

  • Como na velha frase de D.L. Moody sobre a Bíblia: "Ou este livro me afasta do pecado ou o pecado me afasta deste livro". (João Soares da Fonseca - Revista Compromisso/3º Trim-2001).

  • Em 1999, a Amazon.com, maior livraria virtual do mundo, pediu a seus leitores que escolhessem o livro do milênio. O mais votado foi a boa e velha Bíblia, um resultado compreensível, não fosse um detalhe: a Bíblia não foi escrita no último milênio. O título ficou então para o segundo lugar da lista: a trilogia "O Senhor dos Anéis", do escritor britânico J.R.R. Tolkien (1892-1973), que desde 1955 vendeu mais de 50 milhões de exemplares em todo o mundo.(Revista Superinteressante - Edição 171, pg 64 - Dezembro 2001).

  • O Dr. Rudi Zimmer, secretário de Tradução e Publicações da Sociedade Bíblica do Brasil, declarou sobre a diversidade de traduções da Bíblia disponíveis no mercado: "...cada tradução será boa para alguém ou para alguma finalidade".

  • O Dr. Russel Shedd, pastor e estudioso do Novo Testamento, afirmou em uma entrevista que "a maioria dos crentes não está interessada em conhecer a Palavra de Deus". E cá entre nós, ele tem razão. (Boletim Informativo FVPO Ano 1 Nº 7 - Julho/1998).

  • Outro dia, acompanhando o meu pastor numa visita, estivemos em casa de uma família da igreja. Em dado momento o pastor precisou de uma Bíblia e alguém da casa correu para apanhar. Ao retornar à sala, foi logo dizendo (esfregando a mão sobre a capa do livro): "Pastor, essa daqui não precisa limpar com pano de prato não, viu? ...ela está em uso". Em pouco uso, ao que me pareceu.

  • Eu ouvi contar a respeito de um canibal convertido nas ilhas dos Mares do Sul que estava assentado perto de um grande caldeirão lendo sua Bíblia quando um antropólogo com um capacete se aproximou dele e perguntou: "O que você está fazendo?" O nativo respondeu: "Estou lendo a Bíblia." O antropólogo zombou e disse: "Você não sabia que os homens modernos e civilizados rejeitaram esse livro? Não passa de um amontoado de mentiras. Você não deveria desperdiçar o seu tempo". O canibal olhou-o de alto a baixo e lentamente respondeu: "Senhor, se não fosse por este livro, o senhor estaria neste caldeirão!" A Palavra de Deus modificou a vida ele, e o seu apetite. (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 26 - Ed Vida).

  • O argentino Carlos Hernandez, psiquiatra cristão, que tem enfatizado em seu país a importância da Bíblia como fonte de orientação para a vida, disse numa entrevista: "[a Bíblia] não é um livro para ser lido por nós; nós devemos deixar que ela nos leia". (Revista "A Bíblia no Brasil", pg 12 - Jan-Mar/2001).

  • O livro, como nós o conhecemos, impresso e encadernado, tem pouco mais de 500 anos. Ao tempo de Johannes Gutemberg (1400-1468), considerado o pai da imprensa, um exemplar da Bíblia Sagrada pesava mais de 15 quilos e custava uma fortuna. Hoje encontramos edições da Bíblia pesando pouco mais de 100 gramas e custando o mesmo que alguns poucos litros de gasolina. (Revista "A Bíblia no Brasil", pg 30 - Jan-Mar/2001).

  • Há muitos anos, um professor disse algo que ficou gravado em minha mente: "Deus já deu todas as revelações que deveria dar. A única afirmação que podemos fazer agora é que o Senhor está nos dando iluminação acerca de sua revelação". Ele se referia à Bíblia. Ela é a Palavra revelada de Deus, perfeita e sem erro. Muitos crentes dizem: "Deus me revelou isso ou aquilo". A maneira mais correta de expressar esse conceito seria: "Deus me deu entendimento sobre esse ou aquele ponto da sua revelação". (Marcos Witt em, "Adoremos" pg 74).

  • Después de 30 años en el pastorado, un ministro de Nueva Jersey concluyó: «La Biblia es el libro más vendido, menos leído y menos comprendido de todos.» En su opinión, «la ignorancia bíblica es muy grande». George Gallup, el principal encuestador religioso de los Estados Unidos, está de acuerdo: «Nosotros reverenciamos la Biblia --dice-- pero no la leemos.» En una encuesta reciente, 64% de los encuestados dijeron que estaban demasiado ocupados para leer la Biblia. El hogar promedio posee tres Biblias, pero menos de la mitad de la gente en los Estados Unidos puede decir cuál es el primer libro del Antiguo Testamento. Una encuesta reveló que 12% de los que contestaron, que eran cristianos, dijeron que la esposa de Noé era Juana de Arco. ¿La solución? ¡Leer la Biblia! Acompáñame en el compromiso de leer la Biblia completa en este nuevo año. Tomará unos 15 minutos al día seguir la guía de lectura que ofrece este librito. ¿Estás demasiado ocupado para eso? La meta no es información, sino transformación. Alguien resumió 2 Timoteo 3:16 diciendo: «La Palabra de Dios nos muestra qué camino tomar (la doctrina). Nos dice cuando nos desviamos (la reprensión); cómo regresar (la corrección); y cómo perseverar (la instrucción en justicia).» La Palabra de Dios es un don precioso. Así que leámosla durante todo este año que viene.

  • Conhecer a Palavra não é ficar sabendo, por exemplo: Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo? Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação? Qual era o nome da bisavó de Davi? Onde se lê na Bíblia que Jesus escreveu?

  • A Bíblia, porém, tem sobrevivido em circunstâncias adversas. Em 303 A.D. o imperador Dioclécio decretou que todos os exemplares da Bíblia fossem queimados. A Bíblia é hoje encontrada em mais de mil línguas e ainda é o livro mais lido do mundo. (Internet).

  • A Palavra de Deus é eficaz; eficiente. Ela não apresenta defeitos de fábrica.

  • Li um artigo sobre o "comportamento desafinado" que caracteriza muitos músicos evangélicos. De acordo com o artigo "Há muitos músicos cuja 'bíblia' é seu instrumento musical. Não sabem nada sobre a Palavra de Deus, mas se o assunto for música, dão aula". (Revista Eclésia, pg 71 Ano VI Nº 72 - Dez/2001).

  • Ouvi dizer de um pregador argentino, que costumava usar nos cultos que dirigia um pequeno Novo Testamento que trazia no bolso. Em certo culto, entretanto, em lugar de tirar o Novo Testamento do bolso, tirou foi a agenda e ficou durante longo tempo, distraído, folheando-a à procura do texto para ler... quando deu pela coisa os ouvintes já estavam sorrindo. É... há gente tão atarefada que são bem capazes de confundir uma agenda com um Novo Testamento!

  • Conta-se que um jovem foi criado num lar cristão. A influência dos pais piedosos, do culto doméstico, da Escola Bíblica foi com ele. O mundo o rodeou de toda a sorte de atrações e ele a todas superava. Um dia, uma jovem conseguiu levá-lo a uma roda mundana onde os vícios campeavam. Por alguns instantes ele riu com os outros, achou os gracejos agradáveis, quase parecia um deles. Em dado momento, ele olhou para o relógio. Um quadro se esboçou na mente: Papai e mamãe, os irmãos, a vovó, todos ao redor da Bíblia. Letras preciosas como que passavam em sua frente: "Nem se assenta na roda dos escarnecedores...". "Vencestes o maligno". "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos...". Ninguém mais, daquele grupo, o viu de volta. Os ensinos da meninice e da adolescência o salvaram de uma vida imoral e inútil. Praza aos céus que igreja, escola cristã e lar cristão se dêem as mãos nessa tarefa bendita: educar para os céus, preparar o cidadão celestial!

  • Ouvi uma vez o que a sigla EBD significa para alguns na igreja. O correto é significar Escola Bíblica Dominical, mas para muitos crentes que não vão de manhã aos cultos porque ficam dormindo, enquanto a igreja está estudando a Bíblia, EBD significa "É Bom Dormir". Hehehe!! (Roberto do Amaral Silva, em O Jornal Batista, pg 12 - 01 a 07/04/2002).

  • Como pastor eu tenho uma mania curiosa: apanhar as Bíblias esquecidas nos bancos da igreja e vasculhar o que tem dentro. Hehehe!!! É o meu ponto fraco! Primeiro, olho se tem nome; depois reviro as páginas, quase uma por uma. É uma mania, eu disse. Às vezes encontro de tudo dentro dessas Bíblias: grampo de cabelos, clipes, pente, lenço de papel, dinheiro, recadinhos de amor... E de vez em quando encontro anotações que valem como ouro para mim. Numa Bíblia de certo adolescente, tem uma dedicação legal. Diz assim: "Fulano, Jesus lutou muito por você. Que o Senhor te abençoe e guarde".

  • O Dr. Nelson Glueck, a maior autoridade em arqueologia israelita, disse: "Nenhuma descoberta arqueológica jamais contradisse qualquer referência bíblica. Dezenas de achados arqueológicos foram feitos que confirmam em exato detalhe as declarações históricas feitas pela Bíblia. E, da mesma maneira, uma avaliação própria de descrições bíblicas tem geralmente levado a fascinantes descobertas no campo da arqueologia moderna".

  • Alguém me enviou pela Internet uma curiosidade bíblica fantástica: Qual é o capítulo de livro bíblico que está exatamente no meio da Bíblia? Salmo 118. Antes do Salmo 118 há 594 capítulos e depois, 594 capítulos. E somando as duas partes, a Bíblia tem ao todo 1188 capítulos. Quer saber qual é o versículo que está exatamente no centro da Bíblia? Salmo 118.8! Não é incrível?!!

  • Na apostila "Doutrinas Básicas" preparada por Laércio Galvan (Comunidade de Cristo em Ribeirão Preto-SP), encontrei três dicas para quem deseja obter vitória em sua decisão de ler toda a Bíblia em um ano. Quero mencionar a primeira dica: "Leia quando estiver com vontade e também na ausência da vontade". É simples, mas é fundamental.

  • A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus. (Fonte: ftlenzi@uol.com.br).

  • Poderás confiar na Bíblia quando confiares no Seu Autor.

  • Há muitos anos uma revista publicou uma história sobre um homem que visitou uma pequena cidade em Cape Cod. Ele comprou um velho casarão que estava em ruínas e planeou melhorar a propriedade cavando um novo poço. Todavia, um velho agricultor, que tinha conhecido o lugar na sua glória original, disse, “Porque é que não reabre o velho poço? Costumava estar cheio de água boa”. A sugestão pareceu ser boa, por isso o dono deu instruções aos operários para limparem o velho poço. Uns dias depois, começou de novo a encher-se de deliciosa água fresca. Com a iluminação do Espírito Santo, purifiquemos os nossos poços de verdade intemporais de modo a que a água possa fluir novamente abundantemente. Os velhos poços da verdade bíblica satisfazer-nos-ão. - Fonte: www.gospelcom.net

  • Não podemos desfrutar a harmonia da Escritura se apenas tocarmos uma nota da verdade.

  • Pouco depois da novela “E tudo o vento levou” ser publicada, uma jovem mulher sentou-se num jantar ao lado de um professor de história. Tentando criar um diálogo ela perguntou-lhe se já a havia lido. “Não” - respondeu-lhe o professor. A mulher ficou escandalizada dizendo -”É melhor apressar-se, esta novela já foi publicada há 6 semanas” Então o professor inquiriu: “Já leu a Divina Comédia de Dante?” “Não” - disse a mulher. O professor respondeu: “Pois é melhor apressar-se, já foi publicada há 600 anos.” Diariamente, centenas de livros tratando os mais variados temas saem das editoras a um ritmo esmagador. Por isso devemos descriminar e decidir o que ler e o que ignorar. Mas há um livro bastante antigo que não devemos ignorar. A Bíblia, a palavra inspirada por Deus. Durante muitos séculos, ela circulou em rolos de pergaminhos e manuscritos escritos à mão. Mas desde que Johannes Gutemberg inventou a imprensa, as Escrituras foram rapidamente reproduzidas em incontáveis formas e edições. Importante como alguns outros livros são, apenas a Bíblia revela as boas novas acerca de Jesus (Actos 8:35). Apenas a Bíblia nos ensina a como Lhe agradar . Então estejamos certos de que damos à Bíblia a prioridade que ela merece. Ela é um livro que deve ser lido. - Fonte: www.gospelcom.net

  • Muitos livros podem informar, mas apenas a Bíblia pode transformar.

  • Alguns crentes há que adquirem uma Bíblia nova e depois de 1 ou 2 anos, ainda a conservam "zero quilômetro".

  • Devemos adaptar-nos à Bíblia, nunca adaptar a Bíblia a nós.

  • O "Dia da Bíblia" foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos no ano de 1900. Quatro anos depois a comemoração foi conjunta com a Grã-Bretanha, sendo considerado esse ano como o início das comemorações de âmbito mundial. Antes disso, no entanto, a idéia já vinha sendo cultivada.

  • A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus.

  • Um antropólogo visitou as Ilhas Fiji. Sendo ateu, disse a um chefe idoso, "Você é um grande líder, mas é uma pena o estrago feito dentro de vocês por aqueles missionários estrangeiros. Eles querem somente ficar ricos através de vocês. Ninguém acredita mais na Bíblia hoje em dia. Os povos estão cansados da balela de um Cristo que morreu em uma cruz pelos pecados da humanidade. Sabem melhor hoje que isto não é verdade. Estou pesaroso que vocês foram tolos em aceitarem esta história". Os olhos do chefe piscaram e ele disse: "Você vê aquela rocha grande lá em cima? Nela nós despedaçamos as cabeças de nossas vítimas. Observe a fornalha ao lado dela? Nesse forno nós anteriormente assávamos os corpos de nossos inimigos. Se não tivesse sido aqueles missionários bons e o amor de Jesus que nos mudou de canibais em cristãos, você nunca sairia vivo deste lugar!" Seria melhor você agradecer ao Senhor pelo evangelho que recebemos, pois caso contrário nós estaríamos nos deleitando em você. Se não fosse pela Bíblia você seria agora o nosso jantar.

  • Segundo o catolicismo existem três grandes autoridades para o ensino: a tradição da igreja, o magistério e as Escrituras Sagradas. Para eles a Bíblia sozinha não é suficiente. Raimundo F. de Oliveira cita o Padre Benhard que em 1929 escreveu: "A Bíblia não é a única fonte de fé, como Lutero ensinou no séc. XVI, porque sem a interpretação de um apostolado divino e infalível, separado da Bíblia, jamais poderemos saber, com certeza, quais são os livros que constituem as Escrituras inspiradas, ou se as cópias que hoje possuímos concordam com os originais. A Bíblia em si mesma, não é mais do que letra morta, esperando por um intérprete divino... Certo número de verdades reveladas têm chegado a nós, somente por meio da tradição divina."

  • Uma das características de uma alma bem alimentada é uma Bíblia bem usada.

  • O dono de um burro, por problemas financeiros, resolveu economizar na alimentação do animal. A orientação era dar comida um dia sim, um dia não. Acostumava o burro nessa rotina. Depois, um dia sim, dois dias não. Um dia sim, três dias não, etc. Quando o burro estava acostumando, morreu. Subministrar alimentação espiritual... é imprudência, parecida com a do dono do burro. (Jasiel Marques da Silva, em O Jornal Batista, pg 2b - 3 a 9/12/2001).

  • "Está escrito". Quando o Senhor pronunciou essas palavras, o diabo fugiu. Satanás não consegue enfrentar a espada do Espírito - a Palavra de Deus.

  • Devemos ler a Bíblia não apenas experimentando adquirir informação. Devemos lê-la buscando formar novos hábitos.

  • A Bíblia, levou 1600 anos para ser escrita e não contém nenhuma contradição.

  • O reformador Zwinglio tinha plena razão com seu apelo: "À Escritura, à Escritura!"

  • Segundo o catolicismo existem três grandes autoridades para o ensino: a tradição da igreja, o magistério e as Escrituras Sagradas. Para eles a Bíblia sozinha não é suficiente. Raimundo F. de Oliveira cita o Padre Benhard que em 1929 escreveu: "A Bíblia não é a única fonte de fé, como Lutero ensinou no séc. XVI, porque sem a interpretação de um apostolado divino e infalível, separado da Bíblia, jamais poderemos saber, com certeza, quais são os livros que constituem as Escrituras inspiradas, ou se as cópias que hoje possuímos concordam com os originais. A Bíblia em si mesma, não é mais do que letra morta, esperando por um intérprete divino... Certo número de verdades reveladas têm chegado a nós, somente por meio da tradição divina."

  • Uma das mas bonitas opiniões sobre a Bíblia, publicadas pela Sociedade Bíblica do Brasil em seu folheto "Grandes Personalidades e a Bíblia", é a do grande imperador brasileiro, D. Pedro II. Ei-la: "Eu amo a Bíblia. Ei leio-a todos os dias, e quanto mais a leio tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas; mas eu a amo, amo a sua simplicidade, e amo as repetições e reiterações da verdade. Como disse, eu leio a Bíblia cotidianamente e gosto dela cada vez mais." - Ivan Espíndola de Ávila

  • O famoso escritor Mark Twain disse certa vez que ele não se preocupava com o que não entendia na bíblia. O que realmente o incomodava era exatamente o que ele entendia. - Jornal Arvore da Vida, ano 4, numero 37.

  • Há muitos anos, existiu um homem muito rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem a sua sala para receberem presentes. Colocou-os a sua frente na seguinte ordem: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro. Em seguida dirigindo-se a eles, explicou o motivo de os haver chamado até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta. Essa foi a pergunta feita: - O que prefere você receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro? - Eu gostaria de receber a Bíblia. Respondeu pela ordem o cocheiro. - Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil! Recebeu então a nota, de valor elevado na época, e agradeceu ao patrão. Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar. Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e, escolhendo bem as palavras, falou: - Minha mulher está adoentada e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem dúvida, a Bíblia. Como aconteceu com o primeiro, ele também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. Agora, pela ordem, falaria a cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta: - Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro para comprar um vestido novo. - Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra; assim, prefiro o dinheiro. Informou a arrumadeira, em poucas palavras. Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe: - Certamente você também ira preferir dinheiro, para comprar uma nova sandália, não é isso, meu rapaz? - Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro... Disse o pequeno mensageiro. Ao receber o bonito volume, o menino feliz o abriu e nisso caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras paginas, foi deparando com outros valores em notas. Vendo isso, os outros criados perceberam o seu erro e envergonhados deixaram o recinto. A sós com o menino, disse-lhe comovido o patrão: "Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o ensinou a valorizar a Palavra de Deus."

  • Monge, nascido na cidade alemã de Wittenberg, Lutero começou a ter uma experiência com esta Palavra que tornou-se o maior de seus tesouros. E foi pesquisando e se debruçando sobre os livros sagrados do cristianismo que ele elaborou 95 teses, as quais pregou na porta da Igreja Castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517.

  • "É impossível governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia." George Washington

  • Disse John Sttot: "A Escritura é a Palavra de Deus porque é inspirada por Deus. Teve origem na mente divina, procede da boca de Deus, embora, é claro, tenha sido proferida por autores humanos, sem destruir a individualidade deles, e sem perder a autoridade divina no processo". Citação de Theodomiro José de Freitas, em O Jornal Batista.

  • Quando o culto acaba a Bíblia se fecha e somente será aberta na próxima reunião da igreja, quando o culto for iniciado.

  • Certo menino pediu ao pai que lhe explicasse como a Palavra de Deus podia purificar uma pessoa. Ao invés de responder-lhe, o pai pediu ao filho que pegasse uma cesta de vime, e fosse até o lago para trazer-lhe um cesto cheio de água. O rapazinho tentou várias vezes, mas antes que chegasse junto ao pai, o cesto já estava vazio. Sentindo-se muito frustrado, ele disse: "É impossível. Antes que eu chegue aqui, a água toda já se escoou!" O pai então chamou sua atenção para o fato de que o cesto estava limpo, e disse: "É assim que a Palavra de Deus purifica o crente, quando passa por sua mente". Como podemos saber que nossos pecados foram perdoados? A Bíblia diz em 1Jo 1.9. Que grande incentivo nossa alma recebe, quando sabemos que Ele é fiel na obra da purificação!

  • Certo pastor, inaugurando o serviço de alto-falante do templo (naquela época que havia auto-falantes externos no alto das igrejas), recitou João 3.16. Um operário que trabalhava numa das dependências, ao ouvir a mensagem, converteu-se a Cristo. Este exemplo evidencia o poder da Palavra de Deus, porque João 3.16 é o próprio Deus falando... - Sebastião Peixoto da Silva, O Jornal Batista, 23.10.94.

  • "O que o pasto é para o animal, o lar para o homem, o ninho para o passarinho, os penhascos para os répteis, a água para os peixes, a Escritura Sagrada é para a alma dos crentes" - Martinho Lutero, citação em Revista Visão Missionária, 1T93.

  • Certa vez duas Bíblias se encontraram e travaram um diálogo. Uma possuía vinte anos e estava novinha, a outra tinha apenas dez anos e estava toda surrada. A Bíblia de dez anos perguntou a outra: "Como vais?" a resposta foi: "Vou muito mal, pois o meu dono é um crente que só leu-me quatro vezes, e no mês passado ele esteve em férias, colocou-me dentro de sua mala e levou-me, porém, não me leu. Sou muito triste porque não sou usada". A outra, porém, disse: "Olha, eu sou muito feliz, pois tenho um dono que é cristão de verdade, ele me lê todos os dias, e muitas vezes derrama suas lágrimas sobre mim, e me enxuga. Oh, como eu sou feliz!" Quantos crentes que estão dando prioridades à sua vida material e sufocando a vida espiritual... crentes que são escravos, e prisioneiros das cadeias da alma, cujos grilhões massacram como um rolo compressor. - Nilson Babo, em O Jornal Batista, 15.07.1983.

  • Uma pesquisa encomendada pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro ao Instituto Data Brasil mostra que o carioca não tem o hábito da leitura. Dos 1.200 entrevistados, todos com mais de 16 anos, 36% responderam que gostam muito de ler; 48% gostam pouco e 15% simplesmente não gostam. A Bíblia ainda é o livro mais lido: 10% dos entrevistados a citaram como preferido. Atrás dela vieram obras de Jorge Amado, Paulo Coelho e Agatha Christie. Para a Secretária de Cultura, Helena Severo, a menção da Bíblia indica falta de hábito de leitura: Na maioria dos casos, a Bíblia é o único livro disponível em casa - analisa. Paulo deu sábios conselhos a Timóteo em 1Tm 4.13. Não deixe Jorge Amado passar à frente da Bíblia! - João Soares da Fonseca, em O Jornal Batista, 19.03.1995.

  • "E então, recebeu seu prêmio?" "Prêmio? Que prêmio?" "Então a senhora não leu o jornal de hoje? Lá estava o seu nome numa pequena relação de pessoas contempladas com uma casa. Foi um concurso realizado pelo jornal para avaliar a aceitação e o número dos seus leitores... Mas tem um probleminha..." "Que problema?" "Só ganharia a casa o leitor, constante da relação, que telefonasse para o jornal até às 8 horas da manhã. Então, a senhora não leu o jornal? Já são quase onze horas... Que pena! A senhora acaba de perder a sua casa própria!" - Wellington Caldas Bayma, em O Jornal Batista, 10.01.1993.

  • Jesus de Nazaré, cujo o caráter, as intenções e o bom censo jamais foram questionados nem mesmo pelo piores opositores, é um dos ávidos defensores da autoridade máxima da bíblia quanto a verdade. O pastor Raimundo de Oliveira, coloca isso com muita propriedade esboçando nos seguintes tópicos: Jesus leu a bíblia ( Lc. 4:16-21), Jesus ensinou a bíblia ( Lc. 24:25-27), Jesus chamou a bíblia de a palavra de Deus ( Mc. 7:11-13), Jesus cumpriu a bíblia ( Lc. 24:44), Jesus afirmou que as escrituras são a verdade (Jo. 17:17), Jesus viveu e procedeu de acordo com elas (Lc:18:31), Jesus declarou que escritor Davi falou pelo Espírito Santo ( Mc. 12:35, 36), Jesus venceu o inimigo no deserto citando a bíblia (Mt. 4:1-11). - Oliveira, Raimundo de, (As grandes Doutrinas da Bíblia) Cpad, - Rio de Janeiro,1997 Pag. 30.

  • Assim como uma obra literária revela a mente do seu autor, a Bíblia revela a mente de Deus, seu verdadeiro autor. A propósito "ela é o único livro cujo o autor está presente quando é lida." Por isso devemos lê-la pedindo auxilio ao Espírito Santo, pois o autor de um livro é a pessoa que melhor pode explica-lo. - Menzies, William W.= Horton M. Stanley( Doutrinas Bíblicas) Cpad. Rio de Janeiro-1996 pg.22

  • Pessoas de destaque falaram sobre isso. Abraão Lincoln dizia: " creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Todo o bem , da parte do salvador do mundo, nos é transmitido mediante esse livro." George Washington também afirmava: " é impossível é governar bem o mundo, sem Deus e sem a bíblia". Napoleão Bonaparte : " a bíblia não é um simples livro , senão uma criatura vivente, dotada de uma força que vence a todos quantos se lhe opõem ." a rainha Vitória da Inglaterra : "esse livro dá a razão da supremacia da Inglaterra." W. H. Seward : " toda a esperança do progresso humano depende da influência sempre crescente da bíblia." Isaac Newton: " há mais indícios de autenticidade na Bíblia do que em qualquer historia profana." - Revista Discipulado – Mestre ( cpad) pg 07

  • "Orei pedido fé, e pensei que algum dia ela cairia e me atingiria como um raio. Mas parecia que a fé não vinha. Um dia li no capitulo dez de Romanos que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Tinha fechado minha bíblia e orara, pedindo fé. Mas então abri a Bíblia e comecei a estudá-la. Desde então a minha fé vem sempre aumentando." - Halley, Henry H.(Manual Bíblico) Vida Nova) São Paulo – 1997 Pg. 03

  • Lutero afirmou: "Não creio no papa e nos concílios, a não ser que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras". - Eli Fernandes de Oliveira, em O Batista Paulistano, Outubro de 1997.

  • John R.W. Stott em seu livro "Bíblia, O Livro Para Hoje", diz: "A Bíblia foi o livro para ontem. Sem dúvida, será o livro para o amanhã. Mas em relação a nós, é o livro para hoje. É a Palavra de Deus para o mundo de hoje".

  • John R.W. Stott, em seu livro "A Bíblia, O Livro Para Hoje", ao falar que a igreja precisa da Bíblia, usa o seguinte esboço: "A Bíblia criou a igreja; a Bíblia sustém a igreja; a Bíblia dirige a igreja; a Bíblia reforma a igreja; a Bíblia une a igreja; e, a Bíblia reaviva a igreja". Ao concluir o comentário de que a igreja precisa da Bíblia, ele diz: "A igreja é construída sobre o alicerce dos apóstolos e profetas". O Jornal Batista, 30.03.1997.

  • A Bíblia não é permitida na Arábia Saudita, onde fica a cidade de Meca, que é o centro do islamismo mundial. Embora seja considerada como santa no islamismo e mencionada no Corão, a Bíblia é proibida na Arábia Saudita, e é confiscada e destruída pelas autoridades governamentais. Como questão de política oficial, o governo incinera ou joga no lixo Bíblias, cruzes e outros objetos cristãos" (trecho de nota publicada no site CNSnews).

  • Como Lutero bradou: "Minha consciência está cativa à palavra de Deus... aqui estou eu, não posso fazer de outra maneira".

  • O filé da Bíblia é as Cartas Paulinas. 25/02/2013

  • No meio de todos os destroços, os repórteres ficaram surpresos ao encontrar uma casa ainda em pé firme em sua fundação. A repórter se aproximou de um homem que estava limpando o lado externo da casa e perguntou: "Senhor, como conseguiu evitar os danos causados por este furacão?" "Eu mesmo construí esta casa", respondeu o homem. "Eu a construí de acordo com o código de construção do estado da Flórida. Acho que as outras pessoas não seguiram o código." Há uma boa teologia na afirmação do dono da casa. Ele executou a construção da maneira certa. No entanto, muitos crentes de hoje não estão seguindo o código quando se trata de construir sua fé. Eles não estabelecem uma base bíblica. 19/12/2014

  • Bíblia

  • "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias aceita quatro livros como escrituras: a Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor. Esses livros são chamados de obras padrão da Igreja. As palavras de nossos profetas vivos também são aceitas como Escrituras" (Princípios do Evangelho, Cap. 10, pág. 49). "Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon para o inglês pelo dom e poder de Deus. Ele disse que o livro é o mais correto que existe sobre a face da terra e a pedra fundamental de nossa religião, e um homem pode se aproximar mais de Deus observando os seus preceitos do que pelos de qualquer outro livro" (History of the Church of Jesus Crist of Latter-day Saints, 4:461). - modelodos12.yahoogrupos.com.br

  • "Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias". (Martinho Lutero) – Fonte: http://br.groups.yahoo.com/group/cristianismo_pleno
    Já há muitos meses ele vinha admirando um lindo carro esporte. Sabendo que seu pai podia muito bem arcar com aquela despesa, ele disse ao pai que o carro era tudo o que ele desejava. Como o dia da formatura estava próximo, o jovem esperava sinais de que seu pai tivesse comprado o carro. Finalmente, na manhã da formatura, o pai o chamou e disse quão orgulhoso se sentia por ter um filho tão bom e disse a ele o quanto o amava. Então entregou ao filho uma caixa de presente, lindamente embalada. Curioso e, de certa forma desapontado, o jovem abriu a caixa e encontrou uma Bíblia de capa de couro com o nome dele gravado em ouro. Irado, ele levantou a sua voz para o pai e disse: "Com todo o dinheiro que você tem, você me dá uma Bíblia?" E violentamente saiu de casa. Muitos anos se passaram, e o jovem tornou-se um homem de sucesso nos negócios. Ele tinha uma linda casa e uma família bonita, mas certo dia percebeu que seu pai já estava idoso e resolveu visitá-lo. Ele não via o pai desde o dia da formatura. Antes de terminar os preparativos para a viagem, recebeu um telegrama informando que seu pai havia falecido e deixado todas as suas posses em testamento para o filho. Ele precisava imediatamente ir à casa do pai e cuidar de tudo. Quando lá chegou, sentiu um misto de tristeza e arrependimento preencher o seu coração. Estava remexendo os documentos e papéis do pai quando viu a Bíblia, ainda nova, exatamente como ele havia deixado anos atrás. Com lágrimas, ele abriu a Bíblia e começou a virar as páginas. Seu pai havia sublinhado cuidadosamente o versículo de Mateus 7.11: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhes pedirem?" Enquanto lia, uma chave de carro caiu da Bíblia. Ela tinha uma etiqueta com o nome da revendedora, a mesma que tinha o carro esporte que ele tanto desejava. Na etiqueta constava ao data da formatura, e as palavras:"Totalmente pago. Quantas vezes nós perdemos as bênçãos de Deus porque elas não vêm "embaladas" como nós esperamos???
    "É curioso ver como cremos no que dizem os jornais e as revistas e questionamos o que diz a bíblia." Anne Graham. 13/12/06

  • No fim do século XIX, Roberto Ingersoll segurou uma cópia da bíblia e falou: “Dentro de quinze anos, farei este livro ir para o necrotério”. Quinze anos depois Ingersoll estava num necrotério, enquanto que a Bíblia continuava sendo o livro mais vendido do mundo. 15/12/06

  • Diocleciano, um grande imperador romano que viveu no fim do século III, tentou destruir a Bíblia. Tantas Bíblias foram destruídas e tantos crentes foram executados, que ele erigiu uma enorme coluna de triunfo, onde mandou gravar estas palavras: “O nome de cristão foi extinto”. Hoje, somente os estudiosos da história antiga sabem a seu respeito, enquanto que o Cristianismo e a Bíblia são bem conhecidos em todo mundo. 15/12/06
    No século XVIII, um escritor francês de nome Voltaire, predisse que dentro de cem anos a Bíblia só seria encontrada nos museus. Cem anos depois, a casa de Voltaire era propriedade da Sociedade Bíblica de Genebra. 16/12/06
    Em 19 de dezembro de 2001, Fernando Henrique Cardoso, então Presidente do Brasil, decretou e sancionou a seguinte Lei: “Art 1º- Fica instituído o Dia da Bíblia, a ser celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, em todo o território nacional. Art 2º- Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação”. 16/12/06
    Sobre a Bíblia declarou George Washington: “Impossível é governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia”. 16/12/06

  • A Bíblia não um simples livro, senão uma criatura vivente, dotada de uma força que vence quantos se lhe opõem” – Napoleão Bonaparte. 16/12/06

  • TESTEMUNHOS SOBRE A BIBLIA:
    J.J.ROUSSEAU, filósofo francês: Eu confesso que a majestade das Escrituras me abisma e a santidade dos Evangelhos fala ao meu coração!
    SARMIENTO, ex-presidente da Argentina: A leitura da Bíblia lançou os fundamentos da Educação popular que mudou a face das nações que a possuem! — Grande mensagem para o Brasil!
    NAPOLEÃO BONAPART, ex-imperador da França: O Evangelho não é simplesmente um livro, é uma força viva.
    GIUSEPPE GARIBALDI. patriota Italiano: Com a Bíblia alcançamos a Liberdade real, ela é o melhor aliado. .
    GOETHE, dramaturgo alemão É a fé na Bíblia que me serve de guia!
    GABRIELA MISTRAL, poetista Chilena: Não vejo como alguém possa viver sem a leitura da Bíblia.
    LEON TOLSTOI, reformador social russo: Sem a Bíblia o desenvolvimento da criança e do homem não é possível.
    VÍTOR HUGO, escritor francês: Há um livro que desde a primeira letra até a última é uma emanação superiora.
    MOODI, grande pregador do Evangelho disse sobre a Bíblia: Este Livro mofará evitar o pecado ou o pecado me fará evitar este Livro. Fonte: http://ezequiasangra.spaceblog.com.br. 17/12/06

  • Certo capelão evangélico encontrou no campo de batalha um soldado gravemente ferido e perguntou-lhe: “Você quer que eu leia um trecho das Sagradas Escrituras?” “Tenho muita sede e preferia que o senhor me desse um copo d’água”. O ministro providenciou a água e o soldado bebeu logo. “Quer, agora, que eu leia uma passagem da Bíblia?” “Preferiria que o senhor colocasse alguma coisa debaixo da minha cabeça”. O capelão tirou o capote, dobrou-o, fez dele uma espécie de travesseiro e colocou-o debaixo da cabeça do soldado. “E agora, quer que eu leia uma parte deste livro que á a Palavra de Deus?” “Sinto muito frio; preferia que conseguisse um agasalho...”. O ministrou tirou o seu paletó e com ele cobriu o soldado. Depois de tudo isto, o militar, olhando para o rosto do capelão disse: “Agora, se nesse livro há algo que ensine um homem a fazer o que o senhor me fez, peço que me leia uma parte dele”. Esse é o padrão de testemunhas que o Senhor busca. 21/12/06

  • Eu ouvi contar a respeito de um canibal convertido nas ilhas dos Mares do Sul que estava assentado perto de um grande caldeirão lendo sua Bíblia quando um antropólogo com um capacete se aproximou dele e perguntou: “O que você está fazendo?“ O nativo respondeu: “Estou lendo a Bíblia.“ O antropólogo zombou e disse: “Você não sabia que os homens modernos e civilizados rejeitaram esse livro? Não passa de um amontoado de mentiras. Você não deveria desperdiçar o seu tempo“. O canibal olhou-o de alto a baixo e lentamente respondeu: “Senhor, se não fosse por este livro, o senhor estaria neste caldeirão!“ A Palavra de Deus modificou a vida dele, e o seu apetite. (Rick Warren, em “Poder Para Ser Vitorioso“, pg 26 - Ed Vida). 13/1/07

 

  • Leia a bíblia para ser sábio creia para ser salvo pratique para ser santo13/1/07

  • "...Em Antioquia, foram os discípulos pela primeira vez, chamados cristãos" (At 11:26). Hoje a coisa é totalmente diferente. Os discípulos não são mais chamados de cristãos, de seguidores de Cristo. Eles hoje são chamados de Batistas, Presbiterianos, Assembleianos, Adventistas e até de Pentecostais. O que é um Batista, um Assembleiano, um Presbiteriano ou pentecostal? Salvo raríssimas exceções, é uma pessoa que abraçou uma denominação e que obedece, crê, naquilo que a sua denominação ensina, não se importando se está em linha com a Bíblia ou não. Tudo isso passou a ocorrer depois da morte de Paulo. Enquanto viveu ele zelava pela Igreja e havia um só ensino, uma só palavra, O EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS QUE O CRISTO RESSUSCITADO REVELARA A ELE. Hoje parece que existem várias Bíblias, quando na verdade ela é única. 26/3/07

  • O nome Bíblia em (grego “livros”), só lhe foi atribuído no 4.º século por João Crisóstomo (345-407), um grande pregador, considerado um dos “Pais da Igreja”. E com este nome ficou popularmente conhecida até hoje. 27/3/07

  • Moffat, grande missionário na África, conta que certa vez um africano se apresentou a ele e disse: — “Ah! senhor, meu cachorro não me servirá para mais nada. — Por que não? interpelou o missionário. — Porque comeu uma folha da minha Biblia. —Mas isso não causa a você nenhum dano! — Eu sei, mas ele não me será mais útil, porque tendo comido a Bíblia já não vai querer mais lutar nem roubar”. Então, Moffat compreendeu o que se passava. O africano havia visto que pela leitura da Bíblia os homens se tornavam honrados e pacíficos, e temia que aquela folha produzisse o mesmo efeito em seu cão. Essa é a atitude do homem que teme a Deus — ele dirige os seus passos pela Palavra de Deus e, transformado por ela, aborrece o pecado e santifica a sua vida. Estão vendo em nós os efeitos da Palavra de Deus? 24-12-2007

  • Outro dia, domingo à noite, cultuando ao Senhor, ouvindo a pregação, uma formiguinha atravessou a parte superior do banco. O adolescente sentado ao meu lado apanhou a formiga com a mão, pôs a formiga sobre a Bíblia aberta e em seguida, fechou a Bíblia. Minha esposa viu e perguntou pelo motivo daquilo. O adolescente respondeu: “É para a formiga sentir o peso da Palavra de Deus”. 25-12-2007

  • Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular? E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa? E se déssemos umas olhadas nela várias vezes ao dia? E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório...? E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos? E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela? E se a déssemos de presente às crianças? E se a usássemos quando viajamos? E se lançássemos mão dela em caso de emergência? Mais uma coisa: Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela "pega" em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos. E o melhor de tudo: não cai a ligação nunca! 08.01.2008

  • Atribui-se ao evangelista Moody a sentença categórica: ou a Bíblia afasta o homem do pecado ou o pecado afasta o homem da Bíblia. 08-01-2008

  • Soube de uma irmã que tinha preferência pela leitura dos Salmos, e sabia recitar, com muita emoção e em tom poético, muitos deles. Quando morreu, o pastor falou sobre ela no culto fúnebre: “Se o rei Davi se esqueceu de seus salmos, nossa irmã vai recitá-los para ele se lembrar. Ela tem os Salmos na mente e no coração”. 09-01-2008

 

  • Há tempos li uma ilustração que contava a história de um pastor que estava mudando de cidade. Acompanhava ele os homens da empresa que cuidavam da mudança. Atento, os ajudava na arrumação das caixas que levavam louças, livros e outros utensilios. De repente ele observou que numa caixa estavam os livros religiosos. Aproximou­se e mexeu e remexeu os livros até que localizou a Bíblia. Aí, então, exclamou: "Aqui estão os livros principais, o resto é excesso de bagagem"! 10-01-2008

  • Quatro pastores estavam discutindo o mérito de várias traduções da Bíblia. Um gostava mais de certa versão por causa da sua linguagem simples e bonita. Outro preferia uma edição mais literária porque estava mais próxima do original hebraico e grego. Ainda outro gostava de uma versão contemporânea por causa do vocabulário atualizado. O quarto pastor ficou quieto por um momento e então disse: “Eu gosto mais da tradução de minha mãe”. Surpresos, os outros três disseram que não sabiam que sua mãe havia traduzido a Bíblia. Ele respondeu: “Sim, ela traduziu a Bíblia com sua vida e foi a tradução mais convincente que eu já vi”. Para este pastor a coisa mais importante não era a melhor tradução, mas aprender a palavra de Deus e praticá-la. 23.1.2008

  • Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular? E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa? E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia? E se voltássemos para apanhá-la quando esquecemos em casa, no escritório? E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos? E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela? E se a déssemos de presente às crianças? E se usássemos quando viajamos? E se lançássemos mão dela em caso de emergência? Mais uma coisa: ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela “pega“ em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não tem fim. E o melhor de tudo: não cai a ligação. 23.1.2008

  • Chamaram um mecânico para consertar um gigantesco telescópio. Durante a hora do almoço o chefe dos astrônomos encontrou o mecânico lendo a sua Bíblia. "O que você espera encontrar de bom neste livro? A Bíblia envelheceu. Ninguém sabe quem a escreveu.” O mecânico ficou um tanto perplexo, mas depois olhou para o homem e disse: "O senhor não usa muitas vezes, com segurança, a sua tabuada para fazer cálculos?" - "Sim, naturalmente", respondeu o chefe. - "O senhor sabe quem escreveu a tabuada? - "Por que? Não - eu creio que - eu não sei.” - "Como o senhor confia na tabuada, se não sabe quem a escreveu ?" Disse o mecânico. - "Bem, nós confiamos na tabuada porque ela funciona", disse irritado o astrônomo. - "eu confio na Bíblia pelo mesmo motivo, porque ela funciona", disse o mecânico. 29.1.2008

  • Dois evangélicos conversando: - Irmão... Quando estou lendo a Bíblia, não consigo dormir! O outro: - estranho... Pois comigo já é o contrário! Se eu durmo, não consigo ler a Bíblia! 1.2.2008

  • Certa senhora que costumava fazer visitas a diversas pessoas, em nome de sua igreja, ao chegar à casa de uma mulher idosa, encontrou-a chorando e perguntou-lhe qual o motivo de sua tristeza. A amável velhinha respondeu: "Eu gastei o salmo 23..." Ela havia gasto inteiramente a página da Bíblia com seus dedos, ao manuseá-la. Mas a visitadora assegurou-lhe que ninguém pôde jamais "gastar" um salmo. Durante quase três mil anos os filhos de Deus têm usado os salmos como um tesouro precioso. A inspiração que perspassou pela alma dos salmistas tem sido o manancial dos filhos de Deus. Este legado precioso - os Salmos - traz a marca dos homens que experi­mentaram o poder de Deus e captaram um flagrante de um Deus que se ofere­ce ao homem. 

  • Um homem que diz: "Caiam mil ao teu lado, e dez mil à tua di­reita; tu não serás atingido" (SI 91.7) conhece Deus como pessoa. É a visão de Deus, Todo-poderoso e Todo-amoroso, oferecendo-se a Seus filhos. Nós, cristãos, encontramos muita inspiração nesta poesia de tantos sé­culos. Unimo-nos aos nossos irmãos necessitados, oramos juntos pela presen­ça de Deus, e nossas perguntas são respondidas pelo Senhor ressurreto. 9.2.2008

  • "Preservando a palavra da vida para que, no dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente" (Fp 2.1b). A Palavra de Deus traz avivamento. Os soldados estavam em batalha. Um deles, cristão, levava no bolso da camisa uma pequenina Bíblia. Em meio ao ruído de gritos e granadas a explodirem, os rapazes seguiam, conduzindo o aviamento do corpo de saúde. De súbito, o cristão caiu ao solo. Um compa­nheiro correu ao seu lado, e admirou-se de encontrá-lo ainda com vida. Pondo a mão no bolso da camisa, o filho de Deus tirou sua pequenina Bíblia. A capa tinha um orifício. A bala atravessara Gênesis, Êxodo, Levítico... Samuel, Reis, Crônicas... "Onde pensais que a bala se deteve?", perguntou mais tarde o jovem, quando escreveu sobre o caso, numa carta para os seus. "Exatamente no meio do Salmo 91, apontando para o verso: 'Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido'." A Palavra de Deus deteve a bala de penetrar no coração daquele jovem, sal-vando-lhe a vida. A Palavra divina já deteve muito dardo inflamado despedi­do pelo inimigo das almas, salvando para a vida eterna as pessoas por ele visa-das. Não é admirável, pois, que Paulo se referisse às Escrituras como "a Pala-vra da Vida". Dentro de suas sagradas capas, o homem encontra não só luz, mas vida - a abundante vida neste mundo, e vida eterna no mundo por vir! 12.2.2008

  • "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem a inteligência e o en­tendimento" (Pv 2.6). É um milagre! A Bíblia tem sido, no decorrer dos anos, o livro mais ven­dido do mundo. Nenhum outro livro alcança a profundidade de sua sabedoria, nem a beleza de sua poesia, nem a veracidade de sua história e de sua profe­cia. Os críticos que viram nela fraudes, ficção e promessas não cumpridas acabaram descobrindo que os equívocos estavam neles, e não na Bíblia. Eru­ditos notáveis e respeitáveis têm demonstrado que as aparentes contradições foram causadas por traduções incorretas e não por erros divinos. E o homem, e não a Bíblia, que precisa ser corrigido. Um de nossos colportores-evangelistas na Índia bateu à porta da casa de um médico. "Como posso encontrar paz?", perguntou-lhe o médico. O colportor falou-lhe sobre a esperança do cristão, e deixou-lhe uma Bíblia. Ao voltar, alguns meses mais tarde, recebeu cordial acolhida. A Bíblia estava sobre a mesa, aberta. Apontando para ela, disse o médico: "No ano passado, quando o senhor bateu à minha porta, eu não era cristão. Agora sou seguidor de Je­sus. Esse livro maravilhoso operou a mudança em minha vida. Estudo-o todos os dias e procuro levar à minha família a alegria e felicidade que encontrei em suas páginas". Sim, meu amigo, a divina Bíblia, lida atenta e devotadamente, levará gozo e alegria'' ao seu coração. 12.2.2008

  • Logo depois da Segunda Grande Guerra, um humilde pastor conduzia seu rebanho nas proximidades do Mar Morto. Violenta tempestade fez com que entrasse numa caverna desconhecida, onde encontrou vasos de barros com alguns rolos dentro; pelo chão, pedaços de vasos quebrados e rolos des­feitos. Levou uma parte do material à cidade para estudo dos especialistas. Com auxílio da química, foi possível examinar a parte interior dos rolos. E, admiravelmente, verificou-se que eram cópias dos textos bíblicos de Isaías e de Habacuque. Datados de dois mil anos, aqueles rolos haviam sido escondi­dos ali antes do nascimento de Cristo. Era mais uma ponte que se estendia en­tre a igreja do Antigo Testamento e a do Novo Testamento. 12.2.2008

  • "Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" (1 Pe 2.2). Em Bombaim, Índia, um influente cavalheiro, discípulo de Zoroastro, perguntou certa vez a um colportor nosso: "Poderá o senhor arranjar-me uma de suas Bíblias Sagradas? Leio outros livros sagrados, mas não encontro a paz, o conforto e a inspiração que recebo quando leio o seu Livro. Por bonda­de, traga-me uma Bíblia Sagrada". 12.2.2008

  • "Achadas as tuas palavras, logo as comi, as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos" (Jr 15.16). Um converso da fé muçulmana, velho e cego, habitante das ilhas Anda­mã, pouco sabia acerca da Bíblia. Quando um obreiro indiano o visitou, en­controu o velhinho muito perturbado. "Que será de mim quando eu morrer?", perguntou com ansiedade. O obreiro abriu a Bíblia e leu muitas promessas confortadoras, rematando com a promessa da ressurreição. O rosto do velho iluminou-se de esperança. "Oh, eu quero ter parte na primeira ressurreição!", exclamou radiante. Depois da oração, quando o obreiro deixou a sós o velho amigo, seus amortecidos olhos nadavam em lágrimas, mas o rosto brilhava com alegria. "Achadas as tuas palavras, logo as comi", escreveu o profeta, "e as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração". As benditas palavras da Escritura trazem gozo e alegria. Estão repletas das promessas de um Deus onisciente, para Seus filhos. Encerram uma bendi­ta esperança que firma a alma dos homens quando se lhes aproxima a hora da morte. Há muitas "bíblias" de diferentes religiões: o Corão maometano, o Câ­non das Sagradas Escrituras budista, o Zend-Avesta zoroastrista e o Veda hindu. Eles começam com alguns vislumbres da verdadeira luz, mas no fim contêm trevas. Até mesmo um observador casual descobre logo que a Bíblia é radicalmente diferente. E o único Livro que oferece ao homem redenção e in­dica o caminho para a solução de seus problemas. Oração: Senhor Jesus, na leitura da tua Palavra, a verdade penetra e ilumina o mundo das trevas. 12.2.2008

  • "Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas criaturas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a boca do Senhor o ordenou, e o seu Es­pírito mesmo os ajuntará" (Is 34.16). "Conhecer a Bíblia é essencial para uma vida rica e plena de significado. Nas palavras deste Livro encontramos indicações de como consertar as coisas erradas, superar os problemas, tornar as cores embaçadas de nossa vida bri­lhantes como pedras preciosas. Aprenda a considerar seus problemas à luz da Bíblia, porque, em suas páginas, você encontrará a resposta certa. Acima de tudo isto, porém, a Bíblia é a revelação da natureza de Deus. Os filósofos se­culares têm lutado com o problema do Ser Supremo. Quem é ele? Que é? On­de está? Se é uma pessoa, está preocupado comigo? Se está, como posso co­nhecê-lo? Estas e outras tantas questões acerca de Deus são respondidas nes­te Livro Santo, chamado Bíblia." 12.2.2008

  • "Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo tenhais vida em seu nome" (Jo 20.31). Deus levou a Bíblia a ser escrita para o claro propósito de revelar ao ho­mem o Seu plano de redenção. Deus levou este Livro a ser escrito para que pudesse ter suas leis eternas reveladas aos seus filhos e para que estes pudes­sem ter sua grande sabedoria a guiá-los e seu grande amor para confortá-los através de todas as circunstâncias da vida. Sem a Bíblia este mundo seria um lugar de trevas e medo, sem um sinal de direção e sem farol. Podemos classi­ficar a Bíblia como o único livro onde a revelação de Deus está contida. 12.2.2008

  • "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Mt 24.35). O tempo voa. Os ponteiros marcham para a meia-noite. A raça humana está perto de dar o mergulho fatal. Que caminho tomaremos? Pode-se confiar em alguma autoridade? Há uma rota a seguir? Podemos achar algum livro de receitas que nos dê as chaves para nossos dilemas? Há alguma autoridade a quem possamos recorrer? Fomos realmente colocados aqui por algum criador ou força desconhecida sem qualquer explicação de onde viemos, por que vie­mos e para onde vamos? A resposta é: "Não". Nós temos um guia. Nós temos uma chave. Nós temos uma fonte maravilhosa: A Palavra de Deus. 12.2.2008

  • Jamais me esquecerei do dia em que visitei certa família crente, no meu primeiro pastorado. Logo que entrei na casa, avistei um revólver numa prate­leira. "Para que é isto? O que isto significa?", indaguei. "Esta arma", respondeu o dono da casa, "eu a comprei, há algum tempo. Eu era ladrão e jogador. Percebi que ia perder meu emprego e comprei o re­vólver para suicidar-me. Quando eu vinha voltando para casa", continuou ele, "encontrei um livrinho na estrada. Abri-o e comecei a lê-lo e estas foram as palavras que encontrei: 'Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim'. Li aquele livrinho, muitas vezes, durante aquela noite, e não sei como", acrescentou, "mas comecei a sentir que eu era um novo ho­mem. Quando o sol raiou, eu pude repetir com o salmista: 'A tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho' (SI 119.105)." Aqui está uma prova incontestável da luz que a Palavra Santa traz ao que crê no Deus de amor. Sadi Machado (Brasil). 14.2.2008

  • Terêncio tinha o espírito nublado pelo álcool, quando cambaleava pela rua de sua cidadezinha, naquela noite de verão. Com alguns companheiros, ele saíra para uma "folia". Na volta, pararam o carro junto a uma tenda, onde estava em andamento uma reunião evangélica. Ecoavam para fora os lindos hinos de Sião. Terêncio e seus companheiros puseram-se a ridicularizar o can­to. A religião não tinha lugar em suas cogitações. - Ora, vamos entrar! - insistiu Terêncio, pouco sabendo do que se trata­va. Entraram todos. A maior parte deles permaneceu ali por apenas alguns minutos. Terêncio ficou até o fim. "A Palavra de Deus foi direta ao meu coração naquela noite", confessou-me ele, meses mais tarde. "Fez de mim um novo homem. Desde aquela noite nunca mais toquei num copo de álcool. Minha esposa e filhos me acompanha­ram depois para aquela tenda, e as verdades bíblicas que ouvimos nos trans­formaram a vida. Todos fomos batizados e recebidos na igreja." "A Palavra de Deus é viva e eficaz", diz Paulo, "e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hb 4.12). Explica o apóstolo Pedro que somos "de novo gerados", ou convertidos, "pela Palavra de Deus" (1 Pe 1.23). 14.2.2008

  • "Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repre­ensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3.16). O escritor Lew Wallace duvidava da Bíblia e resolveu escrever uma no­vela, "Ben-Hur", a fim de provar ser falso o cristianismo. Contudo, estudando com atenção as Escrituras, Wallace descobriu nelas justamente "...a repreen­são, ...a correção... e a educação na justiça" de que tanto precisava. A Palavra de Deus de tal forma lhe transmudou o pensamento que acabou por escrever a novela em alto tributo ao recém achado Senhor. Para os homens pensantes de todos os séculos, as Escrituras Sagradas assumem posição preeminente acima de todos os outros livros. Isaque New­ton referiu-se aos Evangelhos como "a mais sublime filosofia da Terra". Goe­the disse: "Para mim os Evangelhos são verdadeiros, desde o princípio até o fim". Benjamin Franklin, Abraham Lincoln, Franklin Roosevelt, D. Pedro II e tantos outros líderes já renderam elevado tributo ao poder do Livro do Céu. E são do romancista Coelho Neto, as palavras: "Homem de fé, o Livro de mi­nh'alma aqui o tenho: é a Bíblia o pão para minha fome de consolo, a luz nas trevas das minhas dúvidas, o bálsamo para as dores das minhas agonias... Eis o livro que é a valise com que ando em peregrinação pelo mundo. Tenho nele tudo". 18.2.2008

  • No interior do estado de Minas Gerais, passei certa vez, alguns dias, em casa de um amigo, a fim de ajudar na difícil tarefa de evangelizar o povo. Uma tarde, visitamos um velho fazendeiro para falar-lhe do amor de Deus. Compreendendo a razão de nossa visita, falou-nos a respeito de um livro que ganhara quando jovem: "Quanto mais eu o lia, tanto mais queria ler. As vezes eu me sentia confortado; outras, perturbado. Perdi-o há quarenta anos atrás e nunca mais encontrei um outro igual a ele". "Conte-me algumas de suas histórias", repliquei. O fazendeiro mencio­nou a história de Lázaro, Tabita e outras. Virei as páginas da minha Bíblia e li as mesmas histórias. Entusiasmado, ele gritou em alta voz: "É este o livro! Justamente este!" O Livro tinha sido perdido, mas suas palavras haviam ficado gravadas no seu coração, claras e vivas, pois são eternas. José de Freitas (Brasil). 22.2.2008

  • A primeira oportunidade que tivemos para visitar uma caverna foi duran­te uma viagem de férias. Enquanto estávamos de pé, observando as forma­ções rochosas embebidas de água, o guia explicou-nos que a formação das ro­chas começou há muitos séculos com o gotejar das águas. Ele nos disse tam­bém que a vegetação verdejante, que crescia nas paredes da caverna, só apa­receu depois de ser instalada ali a luz elétrica. O guia desligou então o interruptor e a caverna ficou completamente em trevas. A mais densa escuridão que já vimos. A seguir, acendeu uma vela e novamente pudemos enxergar. Todas as trevas daquela caverna não puderam prevalecer contra a luz de uma vela. A fé radiante e inabalável teve sua origem já há muitos séculos passados. Os cristãos de todas as épocas testificam que uma nova vida, brota nos lugares mais sombrios, quando expostos à luz da Palavra de Deus. E uma certeza ina­balável da fé cristã que Deus estabeleceu a sua Palavra como a luz do mundo, e não há trevas escuras o bastante para prevalecerem contra ela. Howard B. Orbon (Illinois, E.U.A.). 22.2.2008

  • Foi prática muito comum entre os valdenses incluir a Bíblia entre as finas mercadorias que ofereciam de porta em porta. Admitidos à presença do com­prador, apresentavam a mercadoria a ser vendida: jóias, fazendas, lenços, etc... Quando já haviam exibido tudo, vinha-lhes a pergunta: "Não há mais al­guma coisa?" "Há sim! E muito mais valiosa do que essas!" E, então, apre­sentavam exemplares da Palavra de Deus. 25.2.2008

  • Um medico lia sua Bíblia. Num banco da praça, quando um senhor LHE disse: -Não posso crer que o senhor, com sua cultura, consiga acreditar num livro como esse! - Por quê? Perguntou o médico. - Por que nem sabemos quem escreveu este livro. Eu não acredito no que não sei quem escreveu. O medico perguntou-lhe: - O senhor acredita e usa a tabuada? - Sim. Uso-a freqüentemente. O senhor sabe quem escreveu a tabuada? - Não, não sei, respondeu o incrédulo. - Como o senhor acredita e usa algo que o senhor nem sequer sabe quem escreveu? O homem embaraçado teve uma idéia brilhante e respondeu: - É que a tabuada funciona, e tudo mundo sabe disto. - Meu amigo, disse o médico, a Bíblia também funciona muito bem. 25.2.2008

  • Ao ouvirmos o rádio no caminho para a igreja um Domingo, a minha esposa e eu ouvimos a transmissão de uma congregação local. O responsável estava a anunciar umas reuniões especiais com um pregador local. Ele mencionou que haveria um período de perguntas e respostas a seguir a cada pregação.  Então disse: “Mesmo que não tenha questões, venha na mesma. Tenho a certeza que após ouvir o orador terá algumas dúvidas!” Bem, eu sei o que ele queria dizer, mas o modo como ele se expressou sugeria que o orador convidado iria levantar mais questões do que aquelas que ele poderia responder. Por vezes é isso que acontece ao crente quando tenta explicar as verdades bíblicas a crentes novos ou a pessoas descrentes. Ele confunde-os mais do que os ajuda. O problema não é a verdade que ele está a tentar explicar mas a comunicação pobre. O seu fracasso pode ser devido a falta de estudo da Bíblia e de oração. 28.2.2008

  • Calcula-se que, no mundo, sejam faladas entre 6,500 e 7.000 línguas. E a Bíblia é o único livro que já foi traduzido no todo ou em parte para 2.426 dessas línguas. Embora ainda não esteja não disponível em cerca de quatro mil idiomas, com o número de traduções disponíveis, quase a totalidade da população mundial tem acesso ao Livro Sagrado. ABNB Nº 216 -Julho/Setembro de 2007. 13.3.2008

  • No Brasil existem mais de 180 línguas indígenas sendo faladas nesse momento. E as Escrituras foram traduzidas apenas para 35 delas. ABNB Jul-Set 2007 Nº 216. 13.3.2008

  • Como disse J.I.Packer, "por toda a sua vida, alimentou a sua alma com a Bíblia; por toda a sua vida, alimentou      seu rebanho com a Bíblia." Visão Missionária 2T1998. 14.3.2008

  • O médico suíço Paul Tournier, em seu livro Culpa e Graça, diz que "a Bíblia ilumina nosso problema de modo notável". 14.3.2008

  • Os livros da Bíblia formam uma unidade. Cerca de 40 homens cooperaram com Deus, como veículos. Através deles o Espírito Santo atuou para revelar a sua Pessoa. Interessante é notar que esses homens exerceram as mais diferentes funções em sua vida. Por exemplo: Amós foi pastor de gado; Davi era rei; Lucas era médico; Paulo, além de intelectual, tinha o ofício de fabricante de tendas; João e Pedro eram pescadores. 15.3.2008

  • A origem do Dia da Bíblia: O Dia da Bíblia surgiu em 1549 na Grã-Betanha quando o bispo Gramer incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus. 18.3.2008

  • Em 1895, o primeiro missionário crente chegou à Coréia. Foi para a capital, Seul. Era o único crente e estava só, numa terra pagã. O trabalho a realizar parecia tão grande que ele se sentia minúsculo. Como podia um único homem impressionar um país inteiro? Ele estava na Coréia apenas algumas semanas quando um grupo de cavalheiros coreanos chegou em sua casa. "Viemos de uma província próxima," disseram. "O senhor é o missionário crente?" O missionário afirmou com a cabeça. "Estamos alegres por estar aqui. Esperamos e oramos durante muito tempo pela sua vinda." O missionário não podia acreditar no que ouvia. "Não fique espantado," disseram os homens. "Nós somos crentes." "É impossível," respondeu o missionario". Nunca houve um missionário na Coréia antes de eu vir." Os coreanos sorriram. "É verdade," concordaram eles. "Mas um dos nossos é pescador. Às vezes vai à China. Um dia nos trouxe um Livro. Nós o lemos. Falava de Deus e de Seu Filho, Jesus. Cremos no que o Livro diz, e por isso somos crentes. O senhor quer vir à nossa aldeia para ajudar-nos a iniciar uma igreja e ensinar a Bíblia?" 18-03-2008

  • Analfabetismo bíblico? Logo que chegou à igreja, o pastor encontrou-se com um jovem aluno da Escola Dominical e resolveu indagar alguma coisa sobre a lição que seria estudada naquela manhã de domingo inundada de sol: - Fernando, quem derrubou os muros de Jericó? O jovem estranhou a pergunta, mas defendeu-se com veemência: - Eu não! Eu nem estava lá! Assustado com a resposta, o pastor murmurou: - É ... com certeza não estava. E foi imediatamente conversar com a professora da classe daquele jovenzinho. Achou-a dentro da sala, aguardando a entrada dos alunos: - Imagine a irmã que perguntei ao Fernando quem derrubou os muros de Jericó, e ele fez questão de me garantir que não tinha sido ele... A professora, dona Clotilde, assentiu: - Olha, pastor, o Fernando não costuma mentir. Se ele afirmou que não foi ele, é porque não foi mesmo. O pastor, ainda mais assustado, encaminhou-se ao diretor da Escola. - Irmão Pedro, bom dia. - Bom dia, pastor. Contou tudo o que havia acontecido até então e, desconcertado, ouviu o irmão Pedro dizer: - Bem, pastor, se a própria professora da classe está convencida de que o Fernandinho não fez isso, é porque não deve ter feito mesmo. Vamos dar crédito ao rapaz. O pastor saiu desanimado. À porta do seu gabinete, deparou-se com o tesoureiro. - Venha cá, irmão Jorge, quero a sua opinião a respeito de um assunto - e voltou a narrar tudo. O tesoureiro ficou pensativo e, enfim, deu o seu parecer: - Eu acho, pastor, que a essa altura não adianta ficar discutindo quem fez, quem não fez. Vamos mandar arrumar logo esses muros e colocar um ponto final nessa história. Samuel - Quarteto Harmonia. 19.3.2008

  • Alguém já disse que a Bíblia é como uma mina d eouro, cujas pepitas não podem ser encontradas na superfície". Portanto, é preciso estudá-la com profundidade e regularidade. 25-03-2008

  • A Palavra de Deus lava a mente da mesma forma que o sabão lava as mãos. 3.4.2008

  • Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular? E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa? E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia? E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório... ? E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos? E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela? E se a déssemos de presente às crianças? E se a usássemos quando viajamos? E se lançássemos mão dela em caso de emergência? Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela 'pega' em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim.E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida. 'Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto'! (Is 55:6) – Ver Ilustração Nº107 - 25.4.2008

  • Um certo dia um discípulo chegou para o seu mestre e perguntou: -Mestre, por que devemos ler constantemente a Bíblia se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo tudo que lemos? Somos obrigados a constantemente ler de novo o que já esquecemos. O mestre não respondeu imediatamente ao seu discípulo. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois ordenou ao discípulo: -Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui. O discípulo olhou pra o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto sujo, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava nada. O mestre perguntou: -Então, meu filho, o que você aprendeu? O discípulo olhou para o cesto vazio e disse, jocosamente: -Aprendi que cesto de junco não segura água. O mestre ordenou que repetisse o processo de novo. Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou: -Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu? O discípulo novamente respondeu com sarcasmo: -Que cesto furado não segura água. O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa. Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto de tanto descer e subir escadarias. Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo: -Então meu filho, o que você aprendeu? O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado: -O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo. O mestre, por fim, concluiu: -Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia que você lê, o que importa na verdade, é que através deste processo maravilhoso a sua mente e a sua vida ficam limpas, diante do poder da palavra, porque a FÉ vem pelo ouvir, e ao ouvir praticar, tendo como resultado um milagre DIVINO em sua vida, tornando-o a imagem e semelhança de CRISTO! 30.4.2008

  • No 2° domingo de dezembro estavam em pauta os cânticos relacionados à Bíblia. Um deles era motivador: "Leia a Bíblia e faça oração / Faça oração / Faça oração / Leia a Bíblia e faça oração / Se quiser crescer". Cantei muito esse cântico e cresci um pouco. 5.5.2008

  • Daniel de Oliveira Cândido, íntegro pastor no campo fluminense, a certa altura, afirmou: "O pr. Fanini disse que muitos crentes estão com a Bíblia na seguinte condição: "Tô contigo e não abro". "Então acrescentei", disse o pr. Daniel: "Tô contigo, abro, mas não leio!''. Depois de duas mentes brilhantes, a minha também brilhou, lembrei-me de Tiago e emendei: "Tô contigo, abro, leio, mas não pratico!". 5.5.2008

  • Tem crente que alega: “Já conheço a Bíblia de capa à capa!”. Sei... na primeira, ele sabe que está escrito “Bíblia sagrada” e na última, sabe que não há nada escrito. 5.5.2008

  • Professor, como está sua Bíblia? Há alguns anus atrás, Erwin McDonald, então editor da Revista Batista do Estado de Arkansas, Estados Unidos, descobriu um Novo Testamento, na versão moderna em inglês, entre outros livros, num canto de descontos de uma livraria. A dedicatória na página em branco indicava que o Novo Testamento tinha sido dado de presente por um pai e mãe a seus dois filhos. Pouco tempo depois ele aparecia numa banca de descontos, com o preço reduzido para uma quantia insignificante.  Folheando o volume, Erwin não viu qualquer sinal de que ele tivesse sido usado. Suas páginas estavam limpas e intactas. Que contraste entre o Novo Testamento e a velha Bíblia surrada que minha mãe deixou quando morreu! Professora da Escola Bíblica Dominical e 'incansável visitadora, ela era profundamente dedicada às Escrituras. A evidência estava em cada página de sua Bíblia. Ela havia sublinhado versículos e rabiscado notas marginais literalmente de capa a capa. Através dos- anos, sua Bíblia se transformara em um comentário pessoal, escrito por extenso. Que idéia você faz do que um desconhecido pensaria sobre nossos hábitos de estudo bíblico - seus e meus - se ele encontrasse nossas Bíblias sobre uma banca de descontos ou num "sebo" (lugar onde são revendidos livros usados)? - Por Lucien E. Coleman. 5.5.2008

  • O crescimento cristão requer mais do que conhecimento da Bíblia; ninguém se alimenta decorando cardápios. John Blanchard. 6.5.2008

  • O Brasil produz de 7 a 8 milhões de Bíblias por ano, inclusive para exportação. A SBB, proprietária da Gráfica da Bíblia, edita em 18 línguas (espanhol, inglês, francês, árabe, youbá e hausa - africanas - atingindo 34 países. 7.5.2008

  • Denominada Septuaginta (ou Tradução dos Setenta), esta primeira tradução foi realizada por 70 sábios e contém sete livros que não fazem parte da coleção hebraica; pois não estavam incluídos quando o cânon (ou lista oficial) do Antigo Testamento foi estabelecido por exegetas israelitas no final do século 1 d.e. A igreja primitiva geralmente incluía tais livros em sua Bíblia. Eles são chamados apócrifos ou deuterocanônicos (livros não reconhecidos pelo Sínodo de Jânia, e que aparecem na tradução dos setenta) e encontram­se presentes nas Bíblias de algumas igrejas. E A VULGATA? Com o objetivo de realizar uma tradução de qualidade e fiel aos originais, Jerônimo (São Jerónimo de Strídon - 340-420 d.C - nasceu numa região reconhecida hoje como da Croácia. Seu nome era Eusebius Sophronius Hieroymus. É chamado pela Igreja Católica com "padre da igreja", "doutor da igreja" e tido como um dos fundadores do dogma católico. Traduziu a Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim foi para a Palestina, onde viveu durante 20 anos. Estudou hebraico com rabinos famosos e examinou todos os manuscritos que conseguiu localizar. Sua tradução tornou-se conhecida como Vulgata, ou seja, escrita na língua de pessoas comuns ("vulgus"). A Vulgata ainda é texto bíblico oficial de Roma. Embora não tenha sido imediatamente aceita, tornou-se o texto oficial do cristianismo ocidental. Neste formato, a Bíblia difundiu-se por todas as regiões do Mediterrâneo, alcançando até o Norte da Europa. 7.5.2008

  • A primeira Bíblia impressa no mundo foi a famosa "B-42" de Gutemberg e era composta de dois volumes. Tinha 1.281 páginas. Ele chamava este plano de "Projeto Bíblia". Este homem era um ourives Johannes Gutemberg) e desenvolveu a arte de fundir alguns tipos de metais (ele usou muito ouro e chumbo). Cada página tinha 42 linhas formando, aproximadamente, 3 milhões de caracteres. Vinte pessoas ajudaram-no nesta empreitada. Levaram três anos (de 1452 até 1455) e saiu muito caro, mas todos acharam que valeu a pena! Produziram 180 exemplares e destes só existem 48. Dois estão no Gutemberg Museum, em Mainz, Alemanha. Era uma obra de arte, pois cada exemplar era decotado a mão. A partir de 1500 esta nova maneira foi utilizada para imprimir Bíblias em alemão, italiano francês, tcheco, holandês catalão e em outras oito línguas até meados do século 16: espanhol, dinamarquês, inglês, sueco, húngaro, islandês, polonês e finlandês. 7.5.2008

  • O diretor de um jornal de Londres, uma vez, realizou uma pesquisa com 100 homens importantes - nobres, membros do Parlamento, professores universitários, escritores e comerciantes. Ele perguntou: "Vamos supor que você seja levado à prisão por três anos e só pudesse levar consigo três livros, quais livros você escolheria? Por favor, relacione os livros pela ordem de importância." Sem contestar, 98 dos 100 homens colocaram a Bíblia em primeiro lugar em suas listas! Destes homens, poucos gostavam de religião, muitos nem freqüentavam igrejas, outros eram agnósticos ou ateus. Mesmo assim, eles sabiam que nenhum outro livro poderia trazer-lhes ânimo e conforto em dias tenebrosos e difíceis. Revista da ABNB – A Bíblia No Brasil. 7.5.2008

  • Moramos em um bairro onde as pessoas costumam regar seus gramados. Para regar nosso gramado temos de estar sempre mudando o regador para as áreas que mais necessitam de água. Como você pode imaginar, essa tarefa é cansativa. Alguns vizinhos possuem sistemas de irrigação que regam todo o gramado com o abrir de uma só válvula. Isto não somente é fácil para eles, mas também é melhor para o gramado. O povo de Deus às vezes é semelhante a um gramado que precisa ser regado. Imagine, se você puder, que as várias áreas de nossa vida assemelham-se às várias partes de um gramado. Por exemplo, a devoção pessoal é uma área; a vida familiar, outra; a vida na igreja, outra; etc., etc. Essas áreas se tornam secas, e nos sentimos sem vida. Sabemos que não somos tão piedosos quanto deveríamos ser. Talvez, perdemos nosso zelo na oração particular ou negligenciamos nossas responsabilidades pessoais. É possível que a pregação da Palavra se torne cansativa para nós, e nosso amor pelos irmãos esfrie-se. Estamos secos; precisamos da água da graça e da paz de Deus. Estamos mundanos e carecemos de espiritualidade. Como podem todas essas diferentes áreas de nossa vida obter a água que necessitam para ficarem saudáveis? Uma maneira de conseguirmos essa água é utilizar o método que usamos em casa, quando regamos nosso gramado: mude o regador para uma área específica que está seca, a fim de regá-Ia. A atitude correspondente no âmbito da vida cristã pode envolver a pregação pastoral de uma série de sermões a respeito da vida da igreja, ou ler um livro sobre responsabilidades familiares, ou dedicar atenção intensiva e particular sobre aquela área problemática. Quando aquela área estiver encharcada pela Palavra de Deus, devemos dirigir-nos para outra área que está seca. Em nossas vidas, existe realmente um tempo para esse tipo de irrigação focalizada. 15.5.2008

  • A Bíblia é viva, fala comigo. Tem pés, me persegue. Tem mãos, me segura." (Martinho LUtero) 26.8.2008

  • Conheço um homem que acha que poderia haver interesse em um novo tipo de Bíblia. Ele diz, sarcasticamente, que uma editora deveria criar uma Bíblia eletrônica que permitisse ser reescrita enquanto é lida nos bancos das igrejas. Dessa forma, as pessoas e as igrejas poderiam fazer com que a Bíblia dissesse aquilo que elas gostariam de ouvir. Essa versão poderia ser chamada de B.E.A.L. (Bíblia Ecumênica Adaptável Localmente), e poderia ser vendida a qualquer igreja, independentemente do que ela crê. É claro, ele estava brincando, mas nós podemos ser tentados a aceitar tal produto. Jesus nos dá alguns ensinamentos difíceis! Como cristãos, nosso desejo é de sermos obedientes a ele nas nossas escolhas e atitudes, porém às vezes resistimos à Palavra de Deus e talvez desejaríamos abrandar os seus mandamentos. Encontramos alguns dos ensinamentos difíceis de Jesus, no Sermão do Monte. Em Mateus 5 ele diz: "Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem" (v. 44). É isso que ele nos diz que devemos fazer, e sabemos que não podemos simplesmente apagar esse ensinamento. Temos que aplicá-lo à nossa situação pessoal com a capacitação do Espírito Santo. A Palavra de Deus deve ser obedecida pelos seus filhos. Somos nós os que precisamos ser "revisados" – e não as Escrituras. 18.9.2008

  • Moffat, o grande missionário da África, gostava de contar uma história como prova de que a Palavra de Deus tem poder para transformar. Um africano estava triste e de cabeça baixa e Moffat então perguntou se alguém havia morrido: - Ninguém morreu, disse o homem. É que o nosso cachorro comeu uma página da Bíblia. Moffat então disse: - isto é tão sério? Eu lhe arranjo outra folha igual, mas o homem exclamou: - oh, eu não me preocupo com a Bíblia, mas porque agora nosso cachorro não vai mais avançar em ninguém e nem vai lutar com os chacais. Ele vai ficar tão manso como o povo que crê neste livro. Todos os nossos guerreiros se tornaram tão pacíficos como as mulheres por causa da influência da Bíblia, e agora o meu cachorro está estragado. Esse africano de forma até simplória demonstrou o quanto ele cria no que a Palavra de Deus é capaz de fazer! 23.10.2008

  • Há muitos anos, existiu um homem muito rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem a sua sala para receberem presentes. Colocou-os a sua frente na seguinte ordem: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro. Em  seguida dirigindo-se a eles, explicou o motivo de os haver chamado até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta. Essa foi a pergunta feita:     - O que prefere você receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro? - Eu gostaria de receber a Bíblia. Respondeu pela ordem o cocheiro. - Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil!     Recebeu então a nota, de valor elevado na época, e agradeceu ao patrão. Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar. Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e, escolhendo bem as palavras, falou: - Minha mulher está adoentada e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem dúvida, a Bíblia. Como aconteceu com o primeiro, ele também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. Agora, pela ordem, falaria a cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta: - Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro para comprar um vestido novo. - Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra; assim, prefiro o dinheiro. Informou a arrumadeira, em poucas palavras. Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe: - Certamente você também ira preferir dinheiro, para comprar uma nova sandália, não é isso, meu rapaz? - Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe  me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro... Disse o pequeno mensageiro. Ao receber o bonito volume, o menino feliz o abriu e nisso caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras paginas, foi deparando com outros valores em notas. Vendo isso, os outros criados perceberam o seu erro e envergonhados deixaram o recinto. A sós com o menino, disse-lhe comovido o patrão: 'Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o  ensinou a valorizar a Palavra de Deus.' Pense agora: 'O quê pode ser mais valioso do que a palavra de Deus ?' Tudo aquilo que nós precisamos, Deus tem e deseja que tenhamos. A nós, basta  aceitar o que Ele nos oferece... 25.10.2008

  • (Fonte: Cristianismo Hoje) - A China – quem diria? – está rivalizando com o Brasil no ranking dos maiores produtores de Bíblias do mundo. Líder mundial do setor desde o fim dos anos 1990, a produção brasileira, estimada em 8 milhões de exemplares completos por ano, vai enfrentar concorrência pesada do gigante asiático. Apesar do regime comunista que impõe severas restrições ao exercício da fé cristã, a China já produz cerca de 6 milhões de bíblias por ano – mas a quantidade deve dobrar, já que, em maio deste ano, entrou em operação um novo centro de impressão em Nanjing. O empreendimento faz parte da Amity Printing Company, a única editora cristã aprovada pelo Estado. A diferença básica é que metade das bíblias produzidas no Brasil destina-se à exportação. A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), empresa que lidera o setor, fornece para mais de 100 países. Contudo, segundo a própria SBB admite que as vendas no exterior têm diminuído ao longo dos últimos dois anos, de acordo com reportagem da Agência France Presse. O diretor de Comunicação Social da empresa, Erni Seibert, acredita que as restrições alfandegárias em alguns mercados, bem como o aumento da competição internacional – como a da China –, seriam causas da retração. 28.10.2008

  • "As maiores dificuldades que sinto com a Bíblia não estão nas partes que eu não entendo, mas nas que entendo." (Mark Twain) 29.10.2008

  • Volte a ler a Bíblia sem nenhum comentário de rodapé. 29.10.2008

  • A pergunta “O que devo fazer?” é tão antiga quanto o próprio pensamento. O famoso filósofo Immanuel Kant já apresentava questionamentos semelhantes por volta de 1770: “O que posso saber? O que devo fazer? O que posso esperar? O que é o homem?”. O homem pode procurar em muitos lugares, mas não terminará sua busca enquanto não recorrer à Bíblia. 2.12.2008

  • Onde a Bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos. - John Trapp 13.1.2009

  • FRASES SOBRE A BÍBLIA - Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça 2Timóteo 3:16

A Bíblia é o cetro pelo qual o Rei celestial governa sua igreja. João Calvino

É melhor investir quinze ou vinte dólares, hoje, comprando uma Bíblia, do que gastar cem ou cento e cinqüenta dólares por hora, no escritório de um psiquiatra amanhã. Andrew Young

O maior presente que Deus deu ao homem foi a Bíblia e a pureza das suas palavras. Abraham Lincoln

Se eu a coloco (a Bíblia) abaixo de todos os livros, ela é a que mantêm todos eles, se eu a coloco no meio dos outros livros, ela é a coração desses livros, e se eu a coloco em cima dos outros livros, ela é a cabeça e autoridade de todos os livros em minha biblioteca. Rui Barbosa

Eu estava fazendo uma revolução na força da guerra..., mas lendo as páginas deste livro (a Bíblia) descobri que Cristo fez uma revolução muito maior do que eu, sem violência e destruição, fez a revolução do amor e da liberdade espiritual mediante o sangue da sua cruz. Napoleão Bonaparte

O caminho mais curto para entender a Bíblia é aceitar o fato de que Deus está falando em cada linha. Donald Grey Barnhouse

Os escritores bíblicos não inventaram suas próprias palavras, de acordo com as coisas que haviam aprendido, mas apenas expressaram as palavras que receberam. John Owen

A Bíblia parece uma orquestra sinfônica, tendo o Espírito Santo como seu maestro; cada instrumento foi trazido voluntária, espontânea e criativamente para tocar suas notas exatamente como o grande maestro queria, embora nenhum dos músicos pudesse ouvir a música como um todo. J. I. Packer

A Palavra de Deus está acima da igreja. Thomas Cranmer

A Palavra de Deus ou é absoluta ou é obsoleta. Vance Havner

Há apenas uma única coisa realmente inevitável: é necessário que as Escrituras se cumpram. Carl F. Henry

A Bíblia é o estatuto do reino de Deus. Ezekiel Hopkins

Toda experiência precisa ser subordinada à disciplina das Escrituras. Erroll Hulse

Nossa visão de Deus precisa ser controlada não pelo que vemos no mundo, mas pelo que a Bíblia nos autoriza a crer. Iain H. Murray

Um s imples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria estáerrada. Francis Schaeffer

A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da igreja de Cristo. C. H. Spurgeon

O homem verdadeiramente sábio é aquele que sempre crê na Bíblia contra a opinião de qualquer outro homem.

R. A. Torrey

Não há nenhuma palavra na Bíblia que seja extra crucem, que possa ser entendida sem referência à cruz. Martinho Lutero

Da mesma forma como vamos até o berço tão-somente para encontrar um bebê, também recorremos às Escrituras apenas para encontrar Cristo. Martinho Lutero

Quando você está lendo um livro em um quarto escuro e acha isto difícil, leva-o para perto de uma janela para receber mais luz. Da mesma forma, leve sua Bíblia a Cristo. Robert Murray M'Cheyne

Jesus considerava-se a chave para as Escrituras, e estas a chave para ele próprio. J. I. Packer

A divindade de Cristo é a doutrina-chave das Escrituras. Rejeite-a, e a Bíblia tornar-se-á um amontoado de palavras sem qualquer tema que lhe dê unidade. Aceite-a, e a Bíblia tornar-se-á uma revelação compreensível e ordenada de Deus na pessoa de Jesus Cristo. J. Oswald Sanders

Aquele que tem o Espírito Santo no coração e as Escrituras na mão tem tudo de que precisa. Alexander MacLaren

Se o Espírito Santo nos guia em tudo, Ele irá fazê-lo de acordo com as Escrituras, e nunca de maneira contrária a elas. George Muller

Atribuirei todas as aparentes incoerências da Bíblia à minha própria ignorância. John Newton

Deus escreve com uma pena que nunca borra, fala com uma língua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha. C. H. Spurgeon

Nossa fé é alimentada pelo que está claro nas Escrituras e testada pelo que é obscuro. Agostinho

As Escrituras ensinam-nos a melhor maneira de viver, a mais nobre forma de sofrer e o modo mais confortável de morrer. John Flavel

Não há diabo nos dois primeiros capítulos da Bíblia nem nos dois últimos. Graças a Deus por um livro que elimina o diabo! Vance Havner

A lei divina, da maneira como é vista pelo cristão, exibe liberdade, propicia liberdade e é liberdade. Robert Johnstone

Enquanto outros livros informam e poucos reformam, só este livro transforma. A. T. Pierson

A Escritura não é apenas pura, é também purificadora. William S. Plumer

Uma pedra preciosa daquele oceano vale todos os pedregulhos dos regatos da terra. Robert Murray M'Cheyne

Se quando eu chegar ao céu o Senhor me disser: "Spurgeon, quero que você pregue por toda a eternidade", responderei: "Senhor, dá-me uma Bíblia - é tudo de que preciso". C. H. Spurgeon

A Bíblia é uma mina de diamantes, um colar de pérolas, a espada do espírito; um mapa pelo qual o cristão navega para a eternidade; o roteiro pelo qual anda todos os dias; o relógio pelo qual acerta sua vida; a balança com a qual pesa suas ações. Thomas Watson

Todo o conhecimento que você deseja ter está em um único livro: a Bíblia. John Wesley

O cristão percebe que os dentes do tempo roem todos os livros, menos a Bíblia... Dezenove séculos de experiência a têm provado. Ela passou pelo furor da crítica que nenhum outro volume sofreu; suas verdades espirituais suportaram as chamas e saíram ilesas até do cheiro de queimado. W. E. Sangster

Há dois temas dominantes na Bíblia: um é a narrativa da sedução do homem pelo pecado; outro é a salvação do homem por Cristo. S. Barton Babbage

A Bíblia, como revelação de Deus, não tem a intenção de nos dar todas as informações que pudéssemos desejar nem de resolver todas as questões com as quais a alma humana vive perplexa, mas a de transmitir o suficiente para ser um guia seguro para o porto do descanso eterno. Albert Barnes

A Bíblia é uma janela na prisão deste mundo, através da qual podemos olhar para a eternidade. Timothy Dwight

Quero conhecer uma coisa: o caminho para o céu... O próprio Deus dignou-se a ensinar o caminho... Ele o escreveu em um livro. Oh, dá-me esse livro! A qualquer preço, dá-me o livro de Deus! John Wesley

A qualificação mais importante exigida do leitor da Bíblia não é erudição, mas, sim, rendição; não perícia, mas disposição de ser guiado pelo Espírito de Deus. Martin Anstey

O homem que não está preparado para prestar obediência à Palavra de Deus não é capaz nem de ouvi-la corretamente. Por isso as parábolas tornam-se janelas para algumas pessoas e muros para outras. J. Blanchard

Minha consciência é escrava da Palavra de Deus. Martinho Lutero

Onde a Bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos. John Trapp

Os praticantes da Palavra são os melhores ouvintes. Thomas Watson

A Bíblia é entre os livros aquilo que Cristo é entre os homens. Anônimo

Da mesma forma como Deus é a única pessoa santa, a Escritura é o único livro santo. William Gurnall

A Bíblia é uma unidade, e esta unidade é tão clara que o Novo Testamento funciona como intérprete infalível do Antigo. Richard B. Gaffin

As doutrinas da Bíblia não são isoladas, mas inter-relacionadas; portanto, o ponto de vista acerca de uma doutrina necessariamente afetará o ponto de vista aceito a respeito de outra. A. A. Hodge

A verdade de Deus sempre concorda consigo mesma. Richard Sibbes

Encha seu coração e sua mente com a Palavra de Deus. Memorize versículo, de modo que você possa citar a passagem corretamente quando estiver em reuniões ao ar livre ou pregando para alguma pessoa. Ao fazer isso, estará lançando sementes no coração dela, as quais serão germinadas pelo Espírito Santo. Ele será capaz de trazer à sua mente aqueles textos que você memorizou um dia. Você precisa estar ensopado com a palavra de Deus, tão cheio dela que você mesmo seja uma carta viva, conhecida e lida por todos os homens. Os crentes são fortes apenas quando a Palavra de Deus habita neles. Smith Wigglesworth

Evitemos ficar discutindo sobre a Palavra de Deus; vamos obedecê-la. Oswald Chambers - 13.1.2009

  • Uma certa irmã pegou sua Bíblia e decidiu que deixaria o Senhor lhe mostrar a palavra que dirigiria sua vida naquele dia. Fechou os olhos e folheou várias páginas, colocando, em seguida, o seu dedo em algum lugar. Ao abrir os olhos ela viu o que estava escrito: "Então Judas foi e enforcou-se". Rapidamente ela fechou sua Bíblia. Novamente com os olhos fechados, ela selecionou outro versículo, seguindo o mesmo ritual. Ao abrir os olhos, viu o que seu dedo havia marcado: "Vá e faça o mesmo". A irmã não se deixou perturbar e tentou uma terceira vez. Ao abrir os olhos, viu que estava escrito:"O que você está para fazer, faça depressa!" Essa anedota é antiga e muito conhecida. Infelizmente, ainda é realidade na vida de muitos cristãos que, sem uma firmeza espiritual, correm para aqui e para ali em busca de bênçãos esporádicas que nenhuma edificação trazem para suas vidas. Selecionam versículos ao acaso, buscam lugares onde dizem que "alguém" está profetizando ou fazendo revelações espantosas para todos que lá visitam. Acostumam-se a buscar pessoas e esquecem-se de buscar ao Senhor Jesus Cristo que, verdadeiramente, tem revelações maravilhosas para todos aqueles que nEle confiam. A vida cristã deve ser edificada na Palavra de Deus e vivida sob a graça e direção do Senhor. Ela não pode se basear em um versículo ou outro, escolhido como em um jogo de loteria. Essa prática é comum em formadores de seitas, que escolhem um versículo ou outro da Bíblia e ali firmam sua fé. Os cristãos autênticos crêem na Palavra de Deus em seu todo e procuram fazer dela um manual prático de vida diária. É ela quem dirige cada um de nossos passos, iluminando não somente o nosso próprio caminho mas o de todos os que se encontram junto a nós. Você tem procurado viver os ensinos do Senhor? 19.1.2009

  • Há muitos anos, existiu um homem muito rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem a sua sala para receberem presentes.  Colocou-os a sua frente na seguinte ordem: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro. Em  seguida dirigindo-se a eles, explicou o motivo de os haver chamado até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta. Essa foi a pergunta feita: - O que prefere você receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro? - Eu gostaria de receber a Bíblia. Respondeu pela ordem o cocheiro. - Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil! Recebeu então a nota, de valor elevado na época, e agradeceu ao patrão. Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar. Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e, escolhendo bem as palavras, falou: - Minha mulher está adoentada e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem dúvida, a Bíblia. Como aconteceu com o primeiro, ele também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. Agora, pela ordem, falaria a cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta: - Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro para comprar um vestido novo. - Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra; assim, prefiro o dinheiro. Informou a arrumadeira, em poucas palavras. Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe: - Certamente você também ira preferir dinheiro, para comprar uma nova sandália, não é isso, meu rapaz? - Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe  me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro... Disse o pequeno mensageiro. Ao receber o bonito volume, o menino feliz o abriu e nisso caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras páginas, foi deparando com outros valores em notas. Vendo isso, os outros criados perceberam o seu erro e envergonhados deixaram o recinto. A sós com o menino, disse-lhe comovido o patrão: 'Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o ensinou a valorizar a Palavra de Deus.' Pense agora: 'O quê pode ser mais valioso do que a palavra de Deus ?' Tudo aquilo que nós precisamos, Deus tem e deseja que tenhamos. A nós, basta aceitar o que Ele nos oferece... 26.1.2009

  • Durante séculos, muitos cristãos não podiam ler a Palavra de Deus na sua própria língua. Em vez disso, eram encorajados a participar dos cultos em Latim que poucos entendiam. Em 1516, o teólogo holandês Erasmo, compilou e publicou o primeiro Novo Testamento na linguagem do grego original. Esse trabalho histórico foi a base para a posterior publicação da Bíblia em alemão de Lutero, da Bíblia inglesa de Tyndale e da Versão King James. Essas traduções contribuíram para que as Escrituras se tornassem compreensíveis a milhões de pessoas ao redor do mundo. Erasmo não podia medir a influência que teria o seu Novo Testamento em grego, mas ele tinha uma paixão por transmitir a mensagem a pessoas leigas de todas as esferas sociais. No prefácio, ele escreveu: "Eu gostaria que [os Evangelhos e as epístolas] fossem traduzidas em todos os idiomas… Anseio que o menino no arado os cante enquanto trabalha [e] que o tecelão os cantarolasse, em sintonia com sua máquina de costura". O profeta Jeremias refletiu essa mesma paixão pela Palavra: "Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo" (Jeremias 15:16). Ter a Palavra de Deus em nosso próprio idioma permite-nos experimentar a alegria de meditar nela todos os dias. 27.1.2009

  • Polícia de Chipre acha Bíblia antiga escrita na 'língua de Jesus' - Volume está escrito em siríaco, dialeto do aramaico falado por Cristo. Autoridades dizem que artefato pode ter 2.000 anos; estudiosos duvidam. Da Reuters - Autoridades do norte do Chipre, região controlada pela etnia turca, afirmam ter apreendido uma Bíblia que poderia ter quase 2.000 anos após uma investigação contra traficantes de antiguidades. O códice está escrito em siríaco, dialeto aparentado ao aramaico falado por Jesus e pelos judeus da Palestina no século I de nossa era. A obra ainda precisa ser avaliada em detalhes por especialistas, mas alguns pesquisadores que tiveram acesso a fotos avaliam que a tinta dourada e a caligrafia sugerem uma idade mais recente, da Idade Média em diante. 18.2.2009

  • Uma pequena menina notou que sua avó lia muito a Bíblia. Quando uma visitante perguntou por que ela lia constantemente a Bíblia, a menina respondeu rapidamente: "Eu acho que ela está se preparando para as provas finais." A menina não estava completamente equivocada. Não se tratava de um estudo escolar para os exames de fim de ano, mas, na realidade, a sua avó estava colocando sua vida diante do Senhor e preparando-se para o dia em que encontraria o seu Deus face a face. Um dia Jesus virá buscar a Sua igreja e precisamos estar preparados para esse encontro que determinará onde passaremos a eternidade. 18.2.2009

  • Foi perguntado a um jovem cristão sobre o seu hábito de leitura da Bíblia. Ele respondeu, gabando-se: “Ah! Eu leio a Bíblia quase todos os dias!” O líder da célula dele quis investigar: “Quem diria! Parabéns! Conta aí os detalhes!” E o abençoado responde: “Ah! Pois é... eu quase leio na segunda, quase leio na terça, quase na quarta... quase na... 18.2.2009

  • Na hora da pregação: “Se o irmão em Cristo não tem uma Bíblia para acompanhar a mensagem, por favor, sentar aí perto de um crente...” 19.2.2009

  • O Sr. Harold Hill, presidente do Curtis Ensigne Company em Maryland nos USA e consultante do programa espacial daquele país relata o seguinte: "Cremos que uma das coisas mais extraordinárias que Deus nos tem mostrado ultimamente, aconteceu há pouco com os nossos astronautas e cientistas espaciais em Green Belt, Maryland. Eles estavam conferindo a posição do Sol,da Lua e dos Planetas no espaço, e onde estes estariam daqui a 100 e 1000 anos. É necessário projetar a órbita satélite artificial pela vida do satélite natural para evitar problemas no futuro. O computador foi posto em funcionamento, tanto para frente como para trás, mas de repente parou. Um sinal vermelho apareceu, indicando que algo estava errado, ou com a informação dada ou com os resultados do estudo. Os técnicos foram chamados para verificar o aparelho, mas este foi encontrado em perfeita condição. O diretor do departamento quis saber o que havia de errado. Os cientistas responderam que HAVIAM DADO FALTA DE UM DIA NO TEMPO PASSADO. Coçaram a cabeça e puxaram os cabelos, mas não havia explicação. Um religioso da equipe disse: "Certa vez quando assisti a uma escola dominical falaram que o sol havia parado por um dia". Ninguém acreditou nele, mas na falta de outra informação disseram: "mostre-nos onde isto está na bíblia". Ele pegou a sua bíblia e no livro de Josué achou uma declaração ridícula para qualquer pessoa de "bom senso". Lá estava escrito a Palavra do Senhor a Josué, dizendo "Não os temais, porque os tenho dado na tua mão, nenhum deles te poderá resistir". Josué estava preocupado pois estava cercado pelo inimigo e se escurecesse seria dominado pelo inimigo. Josué, então, ordenou que parasse o Sol (Js 8.12,13). Isto mesmo. O SOL SE DETEVE E A LUA PAROU, E NÃO SE MOVEU POR QUASE UM DIA INTEIRO. Voltaram os computadores ao tempo de Josué e descobriram que se perdeu naquela época 23 horas e 20 minutos "QUASE UM DIA INTEIRO". Leram a Bíblia outra vez e lá estava escrito: "...quase um dia inteiro". Estas palavras pequenas são importantes na Bíblia. Mas os cientistas ainda tinham um problema pois faltavam ainda 40 minutos. Um erro de 40 minutos agora traria sério prejuízo daqui a uns 1.000 anos. Precisavam achar esses minutos porque para um satélite em órbita esta diferença aumenta cada vez mais. "O religiosos" da equipe se lembrou que a bíblia dizia em outro lugar que O SOL VOLTARÁ ATRAS. Os cientistas falaram: "Você está louco!", mas mesmo assim pegaram o Livro e leram em Segundo Reis. Ezequias acamado e nas últimas, recebeu a visita do profeta Isaias. O profeta disse ao rei que este não morreria. Ezequias pediu um sinal como prova. Isaias Lhe perguntou: "Quer que o sol progrida 10 graus ou volte 10 graus. Ezequias respondeu que seria fácil a sombra declinar 10 graus, mas não voltar 10 graus. Isaías falou com Deus E DEUS FEZ VOLTAR A SOMBRA 10 GRAUS. Dez graus é exatamente 40 minutos. Somando-se 23 horas e 20 minutos do tempo de Josué mais 40 minutos em II REIS 20:1-11 faz um total de 24 horas, que havia faltado no cálculo dos astronautas. Não é maravilhoso? Nosso Deus está esfregando o nariz dos cientistas com SUA VERDADE. Além disso, Deus prova que está sempre fazendo o que parece impossível aos homens, quando Ele quer. "Passarão os céus e terra, mas as MINHAS PALAVRAS não hão de passar...". 19.2.2009

  • Roma - O Papa Bento XVI ganhará de presente de cientistas israelenses uma Bíblia escrita em hebraico contida em um chip de 0,5 mm², área correspondente à ponta de um alfinete, segundo informações da agência Ansa. A "nanobíblia" será entregue ao pontífice na escala de sua viagem apostólica à Terra Santa, agendada para ocorrer entre 8 e 15 de maio, quando o religioso visitará Israel, Jordânia e territórios palestinos. Bíblia cabe na ponta de um alfinete: As 308.428 palavras do Velho Testamento redigidas em hebreu foram gravadas por cientistas do Instituto de Nanotecnologia do Technion, da cidade de Haifa, em um chip de silício que tem tamanho equivalente à ponta de um alfinete e coberto com uma camada fina de ouro. As letras foram inscritas com um dispositivo chamado Focused Iron Beam (ou "feixe de íons em foco", em tradução livre), que funciona como um "jato de água na areia" que faz com que os átomos de ouro saltem, expondo a camada de silício. O conteúdo da Bíblia, em hebraico, pode ser lido mediante o uso de um microscópio de escaneamento de elétrons. De acordo com os pesquisadores, o objetivo da criação da versão minúscula da Bíblia é despertar o interesse de jovens estudantes para a nanotecnologia. Agora, os cientistas pretendem fotografar a "nanobíblia" para criar um painel de 7 x 7 metros e exibí-la nas paredes do Instituto de Física da Universidade de Israel para possibilitar a leitura do conteúdo a olho nu. As informações são do Terra.com.14.5.2009

  • "Há centenas de anos, o povo da Boêmia era proibido de possuir ou ler a Bíblia. O imperador da Áustria, a cujo país a Boêmia então pertencia, publicou um decreto declarando que a nação era católica romana e ordenando a todo o povo que obedecesse às normas daquela igreja. Os sacerdotes proibiam ao povo comum de possuir Bíblias. Muitos, porém, possuíam-nas e se recusaram desfazer-se delas. Os sacerdotes enviavam então soldados às casas para procurá-las e confiscá-las. Quando os habitantes de alguma vila ouviram que os soldados se aproximavam de sua localidade, apressavam-se em esconder suas Bíblias em lugar oculto. Assim, ainda que os soldados investigassem toda a casa, completa e rudemente, muitas Bíblias não eram achadas. Freqüentemente se dava às crianças a tarefa de vigiar e anunciar a aproximação dos soldados de suas residências. Estas crianças eram tão fiéis e prudentes, que os soldados não podiam convencê-las a dizerem onde poderiam achar o Livro Sagrado. Certo dia anunciou-se numa casa: "Os soldados estão vindo para cá." Estava presente apenas uma jovem menina, ocupada em amassar o pão. Ao ouvir a voz baixa e ofegante da sentinela, a menina esperta, depressa estendeu sua massa, colocou a Bíblia no centro e rapidamente cobriu-a com a mesma, colocou-a numa forma grande e introduziu-a no forno. Quando depois de alguns minutos, os soldados chegaram, ela os esperou à porta e, em resposta à sua demanda pela Bíblia, lhes disse calmamente que podiam investigar a casa e ver se encontravam uma. Procuraram em cada canto da cabana, mas não acharam nenhuma. Se tivessem aberto a porta do forno, teriam visto somente um pão grande a crescer. "Muitos anos depois, o neto da heroína desta história emigrou para a América e estabeleceu-se no nordeste de Ohio. Trouxe consigo a Bíblia que sua avó salvara das mãos dos soldados. Foi desde então cuidadosamente guardada como relíquia dos dias que felizmente não mais existem. Que faria você se a polícia chegasse a sua casa e requeresse cada Bíblia que lá houvesse? – Stories to Tell, págs. 103, 104.21.5.2009

  • O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo, e praticar a Bíblia para ser santo.21.5.2009

  • "Conhecer a Bíblia é essencial para uma vida rica e plena de significado. Nas palavras deste Livro encontramos indicações de como consertar as coisas erradas, superar os problemas, tornar as cores embaçadas de nossa vida brilhantes como pedras preciosas. Aprenda a considerar seus problemas à luz da Bíblia, porque, em suas páginas, você encontrará a resposta certa. Acima de tudo isto, porém, a Bíblia é a revelação da natureza de Deus. Os filósofos seculares têm lutado com o problema do Ser Supremo. Quem é ele? Que é? Onde está? Se é uma pessoa, está preocupado comigo? Se está, como posso conhecê-lo? Estas e outras tantas questões acerca de Deus são respondidas neste Livro Santo, chamado Bíblia." Billy Graham 21.5.2009

  • A Palavra de Deus traz avivamento. Os soldados estavam em batalha. Um deles, cristão, levava no bolso da camisa uma pequenina Bíblia. Em meio ao ruído de gritos e granadas a explodirem, os rapazes seguiam, conduzindo o aviamento do corpo de saúde. De súbito, o cristão caiu ao solo. Um companheiro correu ao seu lado, e admirou-se de encontrá-lo ainda com vida. Pondo a mão no bolso da camisa, o filho de Deus tirou sua pequenina Bíblia. A capa tinha um orifício. A bala atravessara Gênesis, Êxodo, Levítico... Samuel, Reis, Crônicas... "Onde pensais que a bala se deteve?", perguntou mais tarde o jovem, quando escreveu sobre o caso, numa carta para os seus. "Exatamente no meio do Salmo 91, apontando para o verso: 'Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido'." A Palavra de Deus deteve a bala de penetrar no coração daquele jovem, salvando-lhe a vida. A Palavra divina já deteve muito dardo inflamado despedido pelo inimigo das almas, salvando para a vida eterna as pessoas por ele visadas. Não é admirável, pois, que Paulo se referisse às Escrituras como "a Palavra da Vida". Dentro de suas sagradas capas, o homem encontra não só luz, mas vida — a abundante vida neste mundo, e vida eterna no mundo por vir!21.5.2009

  • Em Bombaim, Índia, um influente cavalheiro, discípulo de Zoroastro, perguntou certa vez a um colportor nosso: "Poderá o senhor arranjar-me uma de suas Bíblias Sagradas? Leio outros livros sagrados, mas não encontro a paz, o conforto e a inspiração que recebo quando leio o seu Livro. Por bondade, traga-me uma Bíblia Sagrada".21.5.2009

  • Um dos colportores-evangelistas na Índia bateu à porta da casa de um médico. "Como posso encontrar paz?", perguntou-lhe o médico. O colportor falou-lhe sobre a esperança do cristão, e deixou-lhe uma Bíblia. Ao voltar, alguns meses mais tarde, recebeu cordial acolhida. A Bíblia estava sobre a mesa, aberta. Apontando para ela, disse o médico: "No ano passado, quando o senhor bateu à minha porta, eu não era cristão. Agora sou seguidor de Jesus. Esse livro maravilhoso operou a mudança em minha vida. Estudo-o todos os dias e procuro levar à minha família a alegria e felicidade que encontrei em suas páginas". Sim, meu amigo, a divina Bíblia, lida atenta e devotadamente, levará gozo e alegria'' ao seu coração. 21.5.2009

  • Certa senhora que costumava fazer visitas a diversas pessoas, em nome de sua igreja, ao chegar à casa de uma mulher idosa, encontrou-a chorando e perguntou-lhe qual o motivo de sua tristeza. A amável velhinha respondeu: "Eu gastei o salmo 23..." Ela havia gasto inteiramente a página da Bíblia com seus dedos, ao manuseá-la. Mas a visitadora assegurou-lhe que ninguém pôde jamais "gastar" um salmo. Durante quase três mil anos os filhos de Deus têm usado os salmos como um tesouro precioso. A inspiração que perspassou pela alma dos salmistas tem sido o manancial dos filhos de Deus. Este legado precioso — os Salmos — traz a marca dos homens que experimentaram o poder de Deus e captaram um flagrante de um Deus que se oferece ao homem. Um homem que diz: "Caiam mil ao teu lado, e dez mil à tua direita; tu não serás atingido" (SI 91.7) conhece Deus como pessoa. É a visão de Deus, Todo-poderoso e Todo-amoroso, oferecendo-se a Seus filhos. Nós, cristãos, encontramos muita inspiração nesta poesia de tantos séculos. Unimo-nos aos nossos irmãos necessitados, oramos juntos pela presença de Deus, e nossas perguntas são respondidas pelo Senhor ressurreto.16.6.2009

  • Quantas vidas foram sacrificadas para que a Bíblia que leio em meu idioma chegasse até mim? João Huss tentou imitar Wiclift, ou seja, tentou traduzir as Escrituras para a língua da República Theca e lá está no centro de Praga a sua estátua. Morreu queimado por desejar fazê-Io.1.10.2009

  • A melhor versão da Bíblia é a Bíblia Praticada (Tg 1.22). 5.10.2009

  • "É importante e necessário ler mais as coisas na Bíblia do que coisas sobre ela". Wilson Thinonin, escritor, PR, 1965 1.12.2009

  • Leio a Bíblia como uma bula de remédio, com letras gigantes. A Bíblia é um conjunto de cápsulas para a vida. Devemos tomá-las porque vieram de Deus para nós. Devemos tomá-las com regularidade, para que o efeito possa se prolongar. Devemos tomá-las sabendo que vão provocar reações adversas no nosso corpo e no corpo de nossa sociedade. Devemos tomá-las certos que algumas são amargas. Posso ser negligente e não tomar o remédio e aí preciso saber que continuarei enfermo. Uma Bíblia na caixa ou na estante, sem ser aberta, é como uma caixa de remédios na gaveta. O remédio perde a validade e vai para o lixo. De igual modo, a validade das verdades bíblicas perde seu efeito e nos deixa sem proteção diante dos ataques das baterias internas e externas do mal. Israel Belo de Azevedo 26.1.2010

  • Em agosto de 2005, iniciou-se um ano estranho para o nova-iorquino A.J. Jacobs. O escritor e jornalista decidiu que, nos quase 400 dias seguintes, viveria estritamente de acordo com os ditames da Bíblia, dos mais conhecidos aos mais obscuros. O jornalista que viveu um ano seguindo a Bíblia ao pé da letra e mesmo após seguir a Bíblia, ainda tem dúvidas sobre a existência de Deus. Fonte: Revista Veja - Edição 2144 / 23 de dezembro de 2009 26.1.2010

  • Perguntaram a um conferencista incrédulo, certa vez, na Inglaterra: "Por que você não deixa a Bíblia em paz, já que não acredita nela?" A resposta sincera foi dada imediatamente:   "Porque a Bíblia não me deixará em paz!" É a pura verdade. Ou em suas próprias páginas ou na vida de seus seguidores fiéis, a Palavra de Deus sempre estará viva e falando com autoridade a todos que estão ao redor. 6.5.2010

  • Una vez leí una historia en The Employment Counselor [El consejero de empleo] en la que un joven cristiano  se preparaba para viajar cuando su compañero de viaje entró en el cuarto para ver cómo le iba en los preparativos. —¿Terminaste de empacar?—le preguntó su amigo. —Casi—dijo el joven—. Lo último que me falta es una guía, una lámpara, un espejo, un microscopio, un volumen de buena poesía, un par de biografías, un paquete de cartas viejas, un libro de cantos, una espada, un martillo y una colección de libros que he estado leyendo. —¿Dónde vas a poner todas esas cosas?—preguntó de nuevo su amigo. —Aquí mismo—replicó el joven. Buscó su Biblia y la puso en la esquina de su maleta. Leer la Biblia hará cosas asombrosas en su diario andar con Dios. Maxwell, J. C. (1998; 2003). Compañeros De Oración; Partners in Prayer . Thomas Nelson, Inc. Reúneme el pueblo, para que yo les haga oír mis palabras, las cuales aprenderán, para temerme todos los días que vivieren sobre la tierra, y las enseñarán a sus hijos. Deuteronomio 4:10 Y estas palabras que yo te mando hoy, estarán sobre tu corazón. Deuteronomio 6:6 Por tanto, pondréis estas mis palabras en vuestro corazón y en vuestra alma, y las ataréis como señal en vuestra mano, y serán por frontales entre vuestros ojos. Deuteronomio 11:18 9.6.2010

  • “A Bíblia é meu manual de instrução.” A frase convicta e edificante é do zagueiro e capitão da Seleção Brasileira, Copa de 2010, Lucimar Ferreira da Silva, o Lúcio, de 32 anos. 9.6.2010

  • A gota d’água da Reforma aconteceu quando o papa autorizou a venda de indulgências para construir a Basílica de São Pedro, em Roma. São famosas as palavras do frade Tetzel: "Assim que a moeda no cofre cai, uma alma do purgatório sai". Nessa época, os que passaram a ler o Novo Testamento perceberam a distância entre a igreja fundada por Cristo e a Igreja de Roma. 30.6.2010

  • Guilherme Tyndale, o homem que trabalhou duramente para traduzir a Bíblia para o inglês, no final de sua vida, enquanto aguardava em uma cela o dia da sua morte, escreveu: "Rogo a V.Sa. e isso pelo Senhor Jesus, que peça ao comissário que me envie uma capa mais quente... Mas, acima de tudo... minha Bíblia em hebraico, a gramática e o vocabulário, para que eu passe meu tempo nessa atividade." Quantos de nós faria o mesmo pedido nos últimos dias de nossas vidas? E quantos de nós terá tão grande impacto como Tyndale em nosso próprio país? 5.7.2010

  • O eminente William O. Carver, declarava que "a Bíblia é caracteristicamente a Palavra de Deus aos homens, e não palavras de homens a respeito de Deus"! 5.7.2010

  • Durante a cerimônia na Sociedade Bíblica do Brasil, que contou com mais de 200 pessoas, Cid Moreira se emocionou. Aos 82 de idade, o jornalista considera este o grande projeto de sua vida. Tive várias fases maravilhosas no rádio, na televisão. Mas considero que esta minha fase bíblica supera tudo isso. Evidentemente estou trabalhando para o Chefe Supremo, trabalhando para Deus, levando a Palavra dele a todos os cristãos. Para mim, isso é maravilhoso e vai ficar registrado para sempre", declarou entusiasmado. 5.7.2010

  • A Bíblia

1. A Bíblia produz fé.

"Fé não fingida que há em ti... habitou em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice" (2 Timóteo 1.5].

2. A Bíblia deve ser ensinada no lar.

"Desde a infância sabes as sagradas letras" (2 Timóteo 3.15).

3. A Bíblia prepara para o encontro com Cristo.

Ela pode "fazer-te sábio para a salvação" (2 Timóteo 3.15).

4. A Bíblia tem origem em Deus.

"Toda Escritura é divinamente inspirada (2 Timóteo 3.16].

5. A Bíblia contribui para o crescimento cristão.

"Proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" (2 Timóteo 3.16).

6. A Bíblia leva o crente à maturidade.

"Para que o homem de Deus seja perfeito" (2 Timóteo 3.17).

7. A Bíblia ajudo o crente a servír melhor o Deus.

"Perfeitamente preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3.17). 6.7.2010

  • A Palavra de Deus é ainda chamada de alimento - o mesmo Sal 19.10, designa a Bíblia como mel... ora, o mel é um alimento energético, além de ser tônico e rejuvenescer a pele e os músculos do corpo... por isso que vários produtos de beleza são feitos à base de mel: xampus, cremes, hidratantes... a Palavra de Deus, amado, é energético para a alma, um tônico para o espírito... ela rejuvenesce, renova as nossas forças! Veja como a Palavra de Deus é rica! 18.8.2010

  • 27/08/2010 - Do G1- Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, na região metropolitana de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (27), o guia de turismo brasileiro detido no Cairo, capital do Egito, disse que teve medo de ser torturado. Ele foi deportado para o Brasil na quinta-feira (26). Dagnaldo Pinheiro Gomes foi detido depois de ser acusado de promover atividades religiosas. "Tive medo de sair dali e ir para um lugar de tortura. Estava com prisioneiros que já tinham sido torturados. Eles sempre falavam: você pode ser torturado se a sua embaixada não lhe encontrar rápido", afirmou Dagnaldo. Ele disse que comia uma vez por dia, mas negou ter sido vítima de maus tratos. "Tinha direito a um pouco de comida uma vez por dia. Às vezes pedia água e eles não me davam, mas isso eu até entendo porque esse é o mês de jejum deles", declarou referindo-se ao Ramadã. Dagnaldo afirmou ainda que o material religioso que foi encontrado no seu carro estava em árabe. Porém, ele negou que fazia promoção de sua religião, o que é proibido no Egito. "No meu carro tinha um material cristão. Essa foi a acusação [para me prender]. É um material que qualquer cristão pode ter", disse o guia, que morou por mais de sete anos no país. Ele foi informado por autoridades locais de que ele não pode voltar ao Egito. Na terça-feira (24), o Itamaraty informou que o brasileiro havia sido  detido com outras duas brasileiras, que já foram liberadas. A namorada de Dagnaldo, que vive no Maranhão, disse ao Jornal Hoje que ele ia visitar as pirâmides e foi detido por policiais que encontraram as Bíblias e folhetos evangélicos no carro em que ele viajava. 2.9.2010

  • Warren W. Wiersbe relata que um dia ele estava examinando as prateleiras de uma livraria em Cincinnati, Ohio, quando descobriu um volume fora de lugar. Estava na seção de "Religião", mas, o título do livro era A Arte de Decorar Interiores. Ele começou a remover o livro, porém, percebeu que ele realmente pertencia àquele lugar. Afinal, a fé do cristão não consiste exatamente em decorar o interior? - Não posso encontrar uma definição melhor da vida cristã do que decorar interiores; comentou  ele. Veja, a Bíblia enfatiza o fato de que cada um de nós tem um 'homem interior' – a pessoa real do lado de dentro. O corpo pode mudar, decair e até morrer, mas, o 'real você ' por dentro, viverá para sempre. Como tem estado o nosso "homem interior"? Ele está bem decorado, arrumado e limpo? Temos nos preocupado somente com a aparência exterior vista pelos homens, ou também com o nosso "eu real" que é contemplado por Deus? As nossas atitudes, em todos os lugares, decoram ou não o nosso interior. Se praticamos o amor, ele preenche uma prateleira do nosso interior. Se agimos com honestidade e verdade, elas vão se colocar ao lado do amor em nossa prateleira. Se agimos com ódio, deslealdade, falsidade, orgulho e mentira, estes também irão se colocar junto às atitudes anteriores, desarrumando e contaminando as prateleiras interiores de nossa vida espiritual. Precisamos estar diante do altar do Senhor e, com determinação, estudar o nosso livro "A Arte de Decorar Interiores Espirituais" -- a Bíblia, para que, tanto o nosso homem interior como exterior, tenham o brilho de Cristo e sirvam de bênção para nós e para todos que conosco convivem. Você tem arrumado o seu interior? Tem lido com freqüência a Palavra de Deus? 14-10-2010

  • Certo homem disse: - Uma manhã eu falei para oitenta alunos de uma universidade estadual. Ao chegar eu fui informado de que não deveria mencionar a Bíblia em minha palestra. - No mesmo dia, à tarde, eu fui convidado para falar para 800 homens na prisão estadual. O diretor da penitenciária me pediu para falar-lhes sobre as verdades bíblicas. É muito triste constatarmos que muitos jovens, muitas vezes, desviam-se para caminhos maus exatamente porque não conhecem a Deus em sua juventude. Muitos atalhos errados poderiam evitar, muitas decisões precipitadas poderiam não tomar, muito tempo perdido poderia ser aproveitado se simplesmente tivessem a orientação do Senhor em sua mocidade. Melhor que falar da Palavra de Deus a prisioneiros é compartilhá-la quando ainda não estão encarcerados. Muito mais proveitoso para todos é conhecer o amor do Salvador antes que os tempos de angústia cheguem e tudo se torne mais difícil. Com o Senhor no coração os nossos dias são abundantes, nossa alegria é verdadeira, nosso futuro é vitorioso. Quando falamos de Deus para os jovens estamos, com certeza, diminuindo o número de pessoas em uma prisão. O caminho do filho de Deus é de tranqüilidade e de paz, é pleno de gozo e felicidade, leva à vida eterna com o Pai celestial e, certamente, não passa pelo interior de uma penitenciária. Falemos do Senhor e Sua Palavra nas escolas, nos mercados, nos intervalos do trabalho, nos encontros pela rua. As prisões terão menos homens e o mundo será bem melhor. Quando deixamos a Palavra de Deus moldar nossas vidas, andamos em perfeita liberdade. Não apenas a liberdade de um cárcere, mas do ódio, da avareza, do egoísmo e da morte eterna. Você quer andar em liberdade? 27/4/2011

  • Certa irmã pegou sua Bíblia e decidiu que deixaria o Senhor lhe mostrar a palavra que dirigiria sua vida naquele dia. Fechou os olhos e folheou várias páginas, colocando, em seguida, o seu dedo em algum lugar. Ao abrir os olhos ela viu o que estava escrito: "Então Judas foi e enforcou-se". Rapidamente ela fechou sua Bíblia. Novamente com os olhos fechados, ela selecionou outro versículo, seguindo o mesmo ritual. Ao abrir os olhos, viu o que seu dedo havia marcado: "Vá e faça o mesmo". A irmã não se deixou perturbar e tentou uma terceira vez. Ao abrir os olhos,  viu que estava escrito: "O que você está para fazer, faça depressa!" Essa piada que os cristãos comentam é antiga e muito conhecida. Infelizmente, ainda é realidade na vida de muitos que, sem uma firmeza espiritual, correm para aqui e para ali em busca de bênçãos esporádicas que nenhuma edificação trazem para suas vidas. Selecionam versículos ao acaso, buscam lugares onde dizem que "alguém" está profetizando ou fazendo revelações espantosas para todos que lá visitam. 27/5/2011

  • Um médico foi ouvir D. L. Moody. Embora não tenha sido seu propósito ao comparecer à reunião, abriu seu coração para Jesus, tendo deixado o local convertido. Quando lhe perguntaram o motivo de sua mudança de vida, ele respondeu: - Quando fui ouvir o Sr. Moody, meu objetivo era apenas encontrar uma ocasião para rir. - Eu soube que ele não era muito culto e concluí que encontraria muitas falhas em seus argumentos. - Mas eu não pude alcançar o homem. - Ele estava lá, atrás da Bíblia, e lançava sobre mim um texto da Bíblia após outro, até que eles penetraram em meu coração como balas de um rifle. - Eu lhe digo que o poder de Moody está no modo como ele tem a Bíblia na ponta da língua." Que valor temos dado à Palavra de Deus? Com que frequência a temos lido e estudado? Temos aplicado o que dela aprendemos? Temos deixado Deus falar através de nós, pelos textos da Escritura? 11/7/2011

  • Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está, parafraseando Charles Spurgeon 20/9/2011

  • O pastor roubou a nossa colher! - Um pastor teve um jantar na casa de um casal de sua igreja. Depois que ele saiu, a esposa disse ao marido: "Eu acho que o pastor roubou a nossa colher!" Esse ocorrido a incomodou durante todo o ano. No ano seguinte, o casal teve outro jantar com o pastor. Incapaz de resistir, a mulher perguntou: "Pastor, você roubou a nossa colher ano passado?" Ele respondeu: "Não, eu a deixei dentro da sua Bíblia." 14/11/2017

  • Bíblia é para ser lida todos os dias. Um pastor foi jantar na casa de um casal de sua igreja. Depois que ele saiu, a esposa disse ao marido: "Eu acho que o pastor roubou aquela nota de 100,00 que eu tinha deixado em cima da mesinha de centro!" Esse ocorrido incomodou o casal durante os próximos seis meses! Mas, ainda inconformados, no final desse tempo, o casal foi falar com o pastor. A mulher disse: "Pastor, o senhor pegou uma nota de 100,00 naquele jantar que fizemos la em casa?" Ele respondeu: "Não, minha irmã, de forma alguma! Eu vi a nota em sua mesinha e pra vocês não perdê-la, apenas coloquei dentro da Bíblia que estava do lado do dinheiro". 17.07.2019

bottom of page