top of page

NATANAÉIS E NATANAELAS

João 1.43-51

 

Introdução

Glória a Deus por essa noite e pela superabundante graça do Senhor que está sobre a sua vida. Amém?!

Esse texto nos fala sobre uma excelente estratégia do cumprimento de uma importante ordem de Jesus, que você tem, que todos nós da igreja temos: a ordem de ir e fazer discípulos, isto é, novos seguidores de Jesus.

Como você está diante dessa ordem de Jesus? Está andando em obediência? Está conseguindo novos seguidores de Jesus?

Quantos discípulos, quantos novos seguidores de Jesus você já fez, já gerou, já conseguiu fazer?

Esta questão não é muito confortável para nós. Sabemos que é uma missão que Jesus deu, mas nós nos sentimos meio desajeitados ou despreparados para cumpri-la e, assim, muitos de nós, acabam até carregando um sentimento de culpa, um sentimento de não estar sendo um bom crente, um bom servo de Deus, porque não está conseguindo sucesso em fazer novos discípulos de Jesus.

Eu, por exemplo, lido com a questão da timidez, do medo de abordar as pessoas e passar por um constrangimento... mas eu digo a você: isto não justifica.

A missão tem que ser cumprida, novos discípulos de Jesus precisam ser feitos, precisam ser conseguidos.

Eu bem que gostaria que essa missão ficasse com os anjos e os próprios anjos gostariam de executar essa tarefa! Mas o plano de Jesus é usar pessoas e nãos anjos.

Então, de algum modo, precisamos cumprir a missão. Jesus está contando conosco!

Há uma história que fala a respeito do retorno de Jesus para o céu. E lá, Jesus encontrou com o anjo Gabriel, e disse pra: “Está feito. O que o Pai me confiou está feito”. E aí, Gabriel perguntou imediatamente: "Mas, e agora, qual é o Seu plano, Senhor? Porque... como o Evangelho será pregado no mundo? ...o Senhor deixou lá uma poderosa organização pra dar conta dessa missão?"  E Jesus respondeu: "Não, uma poderosa organização, não. Na verdade, eu deixei somente um pequeno grupo de discípulos... eles é que estão responsáveis por anunciar o Evangelho ao mundo".  Aí, questionou Gabriel: "Mas, suponhamos que eles fracassem, que eles não levem à sério essa missão... que planos de emergência o Senhor tem para o caso deles falharem?"  E, diz essa lenda, que Jesus respondeu: “Gabriel, olha, eu não tenho nenhum outro plano; estou somente contando com eles".

Sabe, chegará o dia em que milhões de pessoas (ah! mas que não seja milhões assim), que lamentarão dizendo: "Ninguém se importou com a salvação da minha alma".

E diante de Deus, iremos prestar contas. Por ter recebido Jesus, você entrará no céu, mas o sangue daqueles que você poderia ter conquistado para Jesus, será requerido das suas mãos.

 

Irmão, a sua maior tarefa como cristão, como seguidor de Jesus, é fazer outros discípulos para Jesus. O que você está fazendo neste sentido?

A realidade mostra que os cristãos, de maneira geral, estão fazendo muito pouco. A maioria dos cristãos não evangeliza ninguém!

Por que não evangelizam?  Alguns é porque não amam... outros é porque estão com o coração sobrecarregado com as coisas dessa vida... muitos não evangelizam por falta de coragem... outros porque não estão cheios do Espírito Santo... e tem os que não evangelizam porque também não estão dando bom testemunho como cristãos.

Mas nenhuma destas respostas, eu creio firmemente, cabem como carapuça na cabeça de algum de nós.

Porque nós amamos a Deus e amamos as pessoas... o nosso coração está inclinado para as coisas do Reino de Deus e não para as coisas do mundo... também, podemos não ter a coragem que gostaríamos de ter, mas alguma ousadia nós temos, nós não somos covardes... e temos nos enchido do Espírito Santo e zelado por um bom testemunho.

 

Então, por que não evangelizamos, porque não conseguimos novos discípulos para Jesus?

Ah! tem a razão principal: a razão principal porque não evangelizamos é porque não fomos treinados para isso. Não sabemos realmente o que dizer e como proceder para a evangelização de alguém.

Mas hoje, nós vamos romper com isso, porque aprenderemos aqui do texto uma estratégia poderosa para cumprirmos com a nossa missão.  

Se falta treinamento para isso, agora não vai faltar mais. Olha só como Filipe evangelizou Natanael.

A missão é: Ide e fazei discípulos. Olha só como Filipe fez de Natanael um discípulo, um seguidor de Jesus.

Filipe simplesmente falou de Jesus, apontou para Jesus.

A gente não sabe de toda a conversa deles, mas se Natanael estivesse doente, preocupado, angustiado, sei lá, o fato é que Filipe disse: “Natanael, eu encontrei Jesus de Nazaré e Ele me ajudou, me socorreu, abençoou a minha vida”.

E quando Natanael debochou, porque quando uma pessoa não conhece Jesus, não experimentou ainda, Jesus na vida dela, ela não dá importância.

No v.46 lemos desse deboche feito por Natanael, porque ele disse: "Jesus de Nazaré! Pode vir alguma coisa boa de lá?” Misericórdia, não é?

Natanael não foi nada gentil... e daí? Não fique surpreso... a pessoa que não conhece Jesus, fala doideira mesmo... ela não conhece a verdade, então não se surpreenda...

Mas o que me chama a atenção é que Filipe reagiu ao deboche com elegância, ele simplesmente disse: "Vem e vê” ou “Venha e veja você mesmo”.

Filipe não ficou batendo boca com Natanael: “O quê, você está insinuando que...”, não, Filipe não ficou irritado pelo que Natanael disse a respeito de Jesus. Ele não perdeu a paciência. Ele apenas creu que se Natanael fosse até Jesus, o resto era com Jesus.

Irmão, você tem que fazer assim. Se preocupe apenas em fazer a sua parte: falar de Jesus, indicar Jesus para as pessoas e somente creia que Jesus é perfeitamente poderoso para fazer todo o resto.  

É interessante também que Natanael, quando ouviu que Jesus era de Nazaré, ele debochou. Ele devia pensar que Jesus seria um homem rico, de boa aparência, forte, um soberano cercado de seguranças. Era assim que o povo de Israel esperava que o Messias fosse.

 

Então, quando Natanael ouviu Filipe dizer que o Messias era nazareno, ele reagiu logo em seu coração, porque Nazaré era um lugar sem muita importância na época.

Hoje, muitas pessoas pensam justamente isso das igrejas, dos pastores, dos crentes e, consequentemente, de Jesus. O mundo diz: “Pode vir alguma coisa boa dos evangélicos, dos crentes?” Diga-se de passagem que de alguns, eles estão até cobertos de razão, porque tem havido maus pastores, maus crentes, maus evangélicos...

O nosso papel não é discutir com eles, não é criar debate, é apresentar Jesus, e se debochar, olha a sua saída: “Por que você não vem e vê por você mesmo? ...afinal, nem de todas as igrejas são iguais, nem todos os pastores e nem todos os crentes são iguais”.

O próprio Senhor Jesus, quando viu Natanael chegando, foi muito elegante, muito simpático, porque falou assim, v.47: “Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero”.

Isso foi um elogio, não foi? Pois, mesmo sabendo o que Natanael pensava a Seu respeito, Jesus foi gentil com ele.

Olha o amor de Jesus. Podia ter tirado satisfação, dizendo: “Então, o que você anda falando a meu respeito, heim? Vamos, to esperando”. Mas Jesus Se revela como o Filho de Deus.

Quando lemos no v.51 que Jesus disse: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem", Ele estava se referindo ao sonho que Jacó teve em Gênesis. ("E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela." Gn 28.12). Jesus é a escada que liga o homem a Deus. Ele é o Messias, o enviado de Deus, que cria a paz entre a criatura e o Criador.

Ainda a respeito de Natanael, lemos no v.48 que Jesus disse pra ele: “Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira”.

O que Natanael estava fazendo debaixo de uma figueira? A Bíblia não diz, mas já que era israelita, talvez estivesse orando, falando pra Deus: "Pai, quando o Senhor irá cumprir a Sua promessa sobre nossa nação? Quando que o Senhor vai enviar o Messias?”

 

Aí, você consegue imaginar o espanto de Natanael, quando Jesus disse pra ele: "Antes que Filipe te chamasse, eu já tinha te visto sentado debaixo da figueira... Natanael, Eu sou o Messias que você estava esperando!"

Tremendo, não?! Pois, daquele dia em diante, Natanael passou a seguir Jesus.

Eu quero incentivar você a fazer como Filipe fez.

Escreva num papel o nome de três pessoas que você quer trazer a Jesus...

Essas três pessoas serão os seus Natanaéis, se for mulher, Natanaelas.

Nossas Células irão trabalhar este projeto durante o mês de abril.

Cada participante da Célula vai separar os seus três Natanaéis e vai orar 30 dias pela salvação/conversão delas.

A Célula toda vai orar por isso! Uma Célula com 10 pessoas orará pela conversão de 30 pessoas...

Dia 12 haverá um vigilhão na igreja e depois, haverá uma vigília em cada Célula, por essas vidas... portanto, além de você orar todos os dias pela conversão dos Natanaéis, toda a Célula vai orar e a igreja inteira vai orar também!

Ao final de 30 dias, a Célula vai promover um jantar especial, muito bonito, e cada um convidará os seus Natanaéis e Natanaelas para o jantar... uma Célula de 10 pessoas fará um jantar para 40!

No intervalo do jantar para a sobremesa, alguém apresentará o testemunho da sua vida, haverá um apelo e nós cremos, cremos mesmo, que muitos serão convertidos naquele jantar.

Quantos creem?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page