top of page

Batista

  • Houve uma época em que os crentes eram chamados de "Bíblias", como forma de menosprezo. O Pr. John Landers escreveu: "Em lugar de reagirem, os batistas aceitaram este cognome como um distintivo de honra". (O Jornal Batista, pg 2, 1 a 7/04/2002).

  • Bismarck foi um bom jogador de futebol, até disputou jogos da Seleção Brasileira. Certa vez ele contou que, aos seus 11 anos de idade, alguém o convidou para conhecer a igreja batista. Bismarck disse que gostou e continuou a ir aos cultos várias vezes. 

  • Tornou-se um crente em Jesus e membro do grupo Atletas de Cristo. Como é importante fazer convite aos amigos para os cultos da igreja!

  • A Convenção Batista Brasileira disponibilizou para os pastores batistas o livro "Vida Total da Igreja", da autoria de Darrel W. Robinson, em 2002. No primeiro capítulo do livro, encontram-se doze componentes da estratégia para uma igreja sadia. E o componente nº 6, que o autor alistou, fala de uma "adoração e louvor com celebração e júbilo", que segundo ele, "inflama a igreja". E é isso mesmo! O louvor avivado traz o "fogo" do Espírito sobre a igreja! (Darrel W. Robinson, em Vida Total da Igreja, pg 25).

  • Um pastor batista e um assembleiano foram evangelizar em um bairro nobre de uma cidade grande. Chegando a uma das mansões, um cachorro veio em direção deles latindo muito. O pastor pentecostal grita: -"Tá amarrado!" Ao que o pastor batista responde imediatamente, e já correndo: - "Tá é sooooolto!"

  • Em particular da história dos batistas brasileiros, a expressão "pelo auxílio do Espírito Santo" (At 9.31) tem estado presente. Ou não foi "pelo auxílio do Espírito Santo" que em 1860 o primeiro missionário da Junta de Richmond pisou em solo brasileiro - Thomas Jefferson Bouveun? Ou não foi "pelo auxílio do Espírito Santo" que no dia 10 de setembro de 1871 vinte e três batistas organizaram em Santa Bárbara do Oeste, em São Paulo, a primeira igreja batista em solo brasileiro? Ou não foi pelo ministério e "pelo auxílio do Espírito Santo" que no dia 15 de outubro de 1882 cinco batistas - William Buck Bagby, Anne Luther Bagby, Zachary Clay Taylor, Kate Stevens Crawford Taylor e Antônio Texeira de Albuquerque - uniram os seus corações e seus esforços e organizaram a Primeira Igreja Batista Brasileira, de cuja história todos nós participamos e hoje somos não mais cinco, mas aproximadamente 1 milhão de batistas, mas aproximadamente 5 mil igrejas e 5 mil missões e pontos de pregação? - Fausto Aguiar de Vasconcelos, em O Jornal Batista (1992).

  • Sobre o surgimento do grupo batista, uma das teorias mais aceitas defende que ele se originou na Holanda quando John Smith batizou-se a si mesmo e a um grupo de crentes oriundos da igreja reformada da Inglaterra em 1609. Os batistas cresceram e se ramificaram pela Europa, vindo depois para os Estados Unidos. Do país do norte do nosso continente os batistas vieram para o Brasil, onde chegaram por volta de 1871 em Santa Bárbaro, São Paulo. No Brasil, os batistas cresceram e a obra prosperou especialmente após a chegada de missionários da Junta norte-americana de Richmond, quando organizaram em Salvador (BA) uma igreja batista em 1882.

  • O movimento evangélico denominado "BATISTA" surgiu na primeira metade do século XVII, na Holanda e na Inglaterra, cerca de 1609, e depois na América do Norte, por volta de 1636. Na eclosão desse movimento notam-se influências diversas, principalmente de duas fontes: dos "anabatistas", isto é, dos rebatizadores da Suíça e da Alemanha, e dos primeiros reformadores evangélicos da Inglaterra, especialmente os "puritanos" e os "separatistas". Por sua vez, as condições religiosas desses grupos tinham sido influenciadas pela reforma, iniciada por Martinho Lutero, no século XVI, e pelos grupos evangélicos já existentes anteriormente, como os Valdenses e os Lolardos, nos séculos XII, XIII e XIV. 16.3.2008

  • Denton Lotz, secretário-executivo da Aliança Batista Mundial, escreveu há pouco tempo num dos informativos daquela organização: "Em 1834, Johanes Gerhard Oncken - pioneiro do trabalho batista na Alemanha - foi preso e levado para a delegacia por ser o líder de uma igreja batista, recém-organizada em Hamburgo. Na prisão, o delegado deu uma ordem ao preso: 'Escreva aí os nomes dos missionáriios de vocês'. Oncken não perdeu tempo: 'Jeder Baptist ein Missionar', ou seja, Cada Batista um Missionário." Será que Onckel escreveria isso hoje? Ainda somos missionários? 1.7.2010

  • Cada membro da igreja precisa conhecer o que a sua denominação é e faz. Como batistas, essa história começou com irmãos que vieram da América do Norte e se estabeleceram em Santa Bárbara do Oeste (SP). Ali instalaram a primeira igreja batista em solo brasileiro em 10 de setembro de 1871. Depois organizaram a conhecida Primeira Igreja Batista do Brasil em Salvador (BA), em 15 de outubro de 1882. Com dois casais de misssionários norte-americanos e um expadre brasileiro que havia se convertido ao Evangelho. 7.7.2010

bottom of page