top of page

Avançar, Bravura, Coragem, Ousadia, Valente

  • Entre os homens que fizeram o século 20, está um que sonhou com um país sem preconceito racial. Ele fez o que fez porque pensava e atuava com ousadia. Ele nos pediu para voar. "Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito". Martin Luther King. Jr. - Fonte; Revista Enfoque Gospel, pg 52, agosto/2002.

  • Qualquer pessoa pode "começar", mas apenas os ousados "terminarão". Napoleão Hill

  • Recuar? Dar um passo para trás? ...só se for para tomar impulso!

  • Não pode ir para a frente, quem fica olhando para trás.

  • Ora, na frente de formiga, lagartixa faz pose de jacaré. Mas quanto a você, seja valente de fato!

  • Somente aquele que busca tesouros tem coragem suficiente para mergulhar nos profundos mares ou garimpar as mais difíceis minas. (Mateus Ferras, em Revista Impacto, pg 22 - março-abril/2002).

  • Sempre desconfie de períodos prolongados de calmaria. A batalha sempre se torna mais acirrada conforme avançamos no propósito de Deus. Como diz Francis Frangipane: "a cada novo nível, novos demônios".

  • Guilherme Carey, considerado o "pai do movimento moderno de missões", era um simples sapateiro em Londres, mas tinha um propósito de vida que o levou a ser um dos maiores vultos da história do cristianismo. Seu lema era: "Espere grandes coisas de Deus, realize grandes coisas para Deus". Ele entendia que o Senhor, sendo tão majestoso, não poderia ter uma mentalidade tacanha, mas teria sempre grandes projetos que gostaria de executar junto com Seus filhos. (Marcelo Aguiar, em Cura Pela Palavra, pg 75).

  • Um membro de igreja chegou todo vaidoso ao pastor e disse: “Tenho 23 anos de vida cristã”. O pastor, corrigiu logo: “Não, o irmão de 1 ano de crente. O resto é repetição”. De fato, há crentes que conhecemos que não apresentam nenhum sinal de melhora ou crescimento, são sempre os mesmos de anos atrás.

  • Se a igreja não avançar, o diabo avança.

  • A ousadia do inimigo se torna ainda maior quando ele percebe que estamos amedrontados. - Silas Malafaia, em "Vencendo Batalhas", pg 26.

  • Rollo May disse que "coragem não é ausência de medo, mas é continuar, apesar do medo".

  • Eu pulo do barranco. O Luciano do Valle.

  • A vida se contrai e se expande proporcionalmente à coragem do indivíduo. Anaís Nim

  • Somos como aquele garoto, cuja mãe o chamava carinhosamente de “Meu cordeirinho”. Um dia, o garoto virou-se para a mãe e falou: “Mamãe, eu não quero ser seu cordeirinho. Eu quero ser é seu tigrezinho”. Pois é, gostamos de pensar que somos fortes e valentões, não é verdade?!

  • Um caso de ousadia para romper fronteiras que me emociona é o da Igreja Evangélica Sara Nossa Terra, da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Sabem para onde aqueles irmãos levaram o templo da igreja? ...para um dos maiores parques de diversões do Rio, o Terra Encantada. Lá dentro do parque, no Cinema 2D, que estava desativado, com espaço para 1.700 pessoas, a igreja se reúne para adorar a Deus e evangelizar as pessoas. (Revista Eclésia, pg 13 Ano VI Nº 72 - Dez/2001).

  • Somente aquele que busca tesouros tem coragem suficiente para mergulhar nos profundos mares ou garimpar as mais difíceis minas. (Mateus Ferras, em Revista Impacto, pg 22 - março-abril/2002).

  • Gary Collins escreveu: "A coragem não consiste na ausência de medo e ansiedade, mas na capacidade de prosseguir, mesmo quando temeroso". (Marcelo Aguiar, em Cura Pela Palavra, pg 31).

  • Há uma lenda bastante antiga que fala a respeito de um príncipe, que pediu aos arautos do reino que proclamassem por todo o seu território que ele se comprometia a casar-se dentro de um tempo determinado, com a jovem que tivesse as mais belas mãos. Essa proclamação alvoroçou todo aquele reino. Os maiores súditos encheram-se de vaidade e de esperança, no sentido de verem suas filhas sendo conduzidas pelas mãos do príncipe, numa cerimônia nupcial que por certo mudaria o rumo e os recursos da família. Assim, todos procuraram preservar e até cultivar da melhor maneira possível, a beleza das mãos de suas filhas, não lhes permitindo realizar qualquer atividade manual que porventura viesse marcá-las. Certo dia, uma linda jovem que, como as demais, estava sendo poupada das mais simples tarefas, a fim de lhe garantir a beleza das mãos, cansou-se das horas ociosas e saiu a passear pelo campo. Andou bastante, deleitando-se com tudo de belo que a natureza criara - céu azul, montanhas, relva verde, flores e um regato com águas frescas e cristalinas. Ao se aproximar da água, viu um infeliz carneirinho preso nas reentrâncias de uma cerca feita de pedras brutas. Ele carecia de socorro urgente. Olhou então para as suas mãos, que conservava aveludada, e depois reparou o animalzinho, já dilacerado pela luta. A piedade venceu. Entretanto, salvando o animal, suas mãos foram cruelmente atingidas por ferimentos tão graves que as cicatrizes profundas nunca mais puderam ser removidas. Fez tudo o que lhe foi possível, porém inutilmente. Estava então convencida de não ser aquela que o príncipe haveria de escolher; mas, nem por isto se tornou infeliz. Quando, no tempo aprazado, o príncipe começou a percorrer o reino para consumar a escolha, conforme proclamação amplamente divulgada, ele viu aquela moça de semblante tão terno, expressões despretensiosas, porém, com as mãos deformadas pelos sulcos que as marcavam. Ainda assim o príncipe se deteve falando com ela e foi então que ficou sabendo por que aquilo lhe acontecera. Sentiu-se maravilhado com a bravura da jovem e foi por isso que ele a amou tão profundamente, ao ponto de transformá-la em sua rainha...

  • Você já observou quantas vezes Jesus apela para a reanimação? Ao paralítico de Cafarnaum (Mt 9.2) e à mulher hemorrágica (Mt 9.22), Ele ordenou: "Tem bom ânimo". Aos discípulos no mar da Galiléia (Mt 14.27) ou no cenáculo de Jerusalém (Jo 16.33), Jesus repetiu "Tende bom ânimo". E a Paulo, quando o apóstolo estava preso numa fortaleza em Jerusalém, "o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: "Coragem!" (At 23.11).

  • Teve um pastor que foi convidado para almoçar na casa de uma família da sua igreja. Lá, ele ouviu a filhinha do casal dizer: “Pastor, papai contou que é preciso ter muita coragem para ir à igreja”. “E, por que, minha pequena?” – quis saber o pastor. E a garotinha descarregou: “É que no outro dia, o papai disse que o pastor deu muitas pauladas nos crentes; que o coro assassinou o hino e que o órgão afogou o coro”.

  • "Não é por as coisas serem difíceis que não temos coragem, é por não termos coragem que as tornamos difíceis." - Sêneca (Fonte: Renato Vargens rvargens@ar.microlink.com.br)

  • Jonas Salk, que juntamente com Albert Sabin, descobriu a vacina contra a poliomielite, compreendeu o conceito de ser corajoso. Certa vez, alguém lhe perguntou: Depois de ter conseguido esta façanha extraordinária, que pôs fim à palavra poliomielite em nosso vocabulário, como o senhor encara seus 200 fracassos anteriores? Sua resposta foi: Eu nunca tive 200 fracassos na vida. Minha família nunca os considerou fracassos. Eles serviram de experiência para que eu pudesse aprender mais. Acabo de realizar minha 201ª descoberta. Ela não teria sido possível se eu não tivesse aprendido com as 200 experiências anteriores.

  • Um cachorrinho, perdido na selva, vê um tigre correndo em sua direção. Pensa rápido, vê uns ossos no chão e se põe a mordê-los. Então, quando o tigre está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz: "- Ah, que delícia este tigre que acabo de comer!" O tigre pára bruscamente e sai apavorado correndo do cachorrinho, e no caminho vai pensando: "Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!" Um macaco, que havia visto a cena, sai correndo atrás do tigre e conta como ele havia sido enganado. O tigre, furioso, diz: "- Cachorro maldito! Vai me pagar!" O cachorrinho vê que o tigre vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas. "Ah, macaco traidor! O que faço agora?" - pensou o cachorrinho. Em vez de sair correndo, ele ficou de costas, como se não estivesse vendo nada. Quando o tigre está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz: - Macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu o mandei me trazer um outro tigre e ele ainda não voltou!

  • Winston Churchill também foi um homem de coragem. Ele não se intimidava diante de seus erros. Quando cometia um, ele o analisava cuidadosamente. Um dia alguém lhe perguntou: Senhor Winston, qual foi a sua experiência na escola que melhor o preparou para liderar a Grã-Bretanha nas horas mais sombrias? Churchill pensou por alguns instantes e respondeu: Quando fui repetente no curso médio. O senhor considerou isso um fracasso? Não - replicou Winston - tive duas oportunidades para acertar.

  • Já dizia Napoleão Bonaparte: "O homem valente é aquele que vence a si mesmo", parecendo parafrasear Provérbios 16,32 que nos diz: melhor é o longânimo do que o valente e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade". - Nilson Babo

  • "Eu posso me sentir culpado a respeito do passado, apreensivo em relação ao futuro, mas só posso agir no presente. - Abraham Maslow

  • Do padre Antônio Vieira diante da corte portuguesa: "Os ministros de Vossa Majestade não buscam o nosso bem, e sim os nossos bens".

  • Carro que late não morde... enquanto late, não se esqueça disso.

  • Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar, Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece. Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano. Mas tornar-se oceano. Por um lado é desaparecimento, mas por outro lado é renascimento. Assim somos nós, voltar é impossível na existência. Você pode ir em frente e se arriscar... Coragem, torne-se um oceano. 26/3/07

  • Os navios estão a salvo nos portos, mas não foi para ficarem ancorados que eles foram criados. 28/12/2007

  • Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo. Mark Twain - 28/12/2007

  • Quando David Livingstone enfrentou o deserto de Kalahari, foi aconselhado a não tentar atravessá-lo, porque muitos, melhor equipados do que ele, haviam tentado e deixaram os ossos embranquecidos nas areias do deserto. Mas Livingstone não atendeu às advertências, marchou e conseguiu o sucesso. Há só uma explicação: ele era Livingstone, os outros não eram. 29.1.2008

  • "Um certo Senhor, acompanhado por sua filhinha, ia subir uma montanha muito alta. Sugeriu que a menina fosse na frente e ele atrás. Ela começou a subida com muito entusiasmo, pois queria mostrar ao pai como era forte e capaz. O caminho, porém, tornava-se cada vez mais íngreme e difícil e a menina por isso, caía de vez em quando, mas porque era corajosa, levantava-se e punha-se novamente a subir. Os espinhos lhe rasgavam a roupa e as carnes, mas mesmo assim, continuava a subir. Finalmente não pôde subir mais e levou um tombo cruel. Então chorando se virou para o pai. Ele a tomou nos braços e a levou assim até o cume. Nunca ele esperava que ela subisse sozinha. 30-01-2008

  • Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão. Então, ele começou a temer a pantera e o mágico o transformou em pantera. Foi quando ele se encheu de medo do caçador. A essas alturas, o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse: “Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo“.É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade de avançar mesmo com o medo. 01-02-2008

  • Um treinador de circo consegue manter um elefante aprisionado porque usa um truque muito simples: quando o animal ainda é criança, ele amarra uma de suas patas num tronco muito forte. Por mais que tente, o elefantinho não consegue soltar-se. Aos poucos, vai se acostumando com a idéia de que o tronco é mais poderoso que ele. Quando adulto, e dono de uma força descomunal, basta colocar uma corda no pé do elefante e amarrá-la num graveto que ele nem tenta libertar-se - porque se lembra que já tentou muitas vezes, e não conseguiu. Assim como os elefantes, nossos pés estão amarrados em algo frágil. Mas como, desde criança, nos acostumamos com o poder daquele tronco, não ousamos fazer nada. Sem saber que basta um simples gesto de coragem para descobrir toda nossa liberdade. 1.2.2008

  • "Deus é amor." Esta expressão é o resultado da experiência pessoal de João. Como os primeiros mártires do cristianismo, ele aprendeu que a cora­gem não podia ser frustrada. O segredo do destemor dos cristãos em face da perseguição e da morte era seu sincero amor pelo Salvador. Um dia, uma casa incendiou. Muitas pessoas acorreram para ver o fogo. Sabiam que havia umas crianças presas no interior da casa em chamas, mas ninguém se animava a entrar na casa para salvá-las. Chegou, pois, a mãe das crianças e, sem detença, penetrou no meio das chamas, buscando salvar seus filhos. Era uma mulher tímida, mas no momento em que soube que seus filhos periclitavam, o amor materno lançou fora o temor. Instantaneamente, perdeu o medo de todo o perigo e salvou os seus filhos. Estamos vivendo numa época de grandes perigos. É só o amor por nosso Salvador que pode lançar fora todo o nosso temor. Somos nós destemidas testemunhas de Cristo, num mundo cheio de pecados e injustiças? Chew Hock Hin (Malaísia). 9.2.2008

  • O grande pioneiro batista na Alemanha, Pr. Oncken, sofreu muito pela fé: perseguições duras e até prisões. Ele conta que foi levado uma vez perante o Tribunal de Justiça da cidade de Hamburgo, e o juiz, levantando o dedo, dis­se-lhe: "Está vendo este dedo? Enquanto eu tiver força de movê-lo, o senhor será vencido". O pastor respondeu-lhe: "Vejo, sim, o seu dedo. Mas vejo também um braço que o senhor não pode ver, e enquanto meu Deus estende-me o seu braço forte, o senhor não poderá vencer-me!" 14.2.2008

  • Foi na batalha de ltororó, a 6 de dezembro de 1868. entre ataques e con­tra-ataques de brasileiros e paraguaios, numa violência extraordinária, que o Cel. Fernando Machado caiu morto. O Gal. Argolo, ferido, tentou ultrapassar a ponte sobre o rio ltororó, mas os paraguaios lançaram violento contra-ata­que. Duque de Caxias, então, se apercebeu de que o instante era dramático. Estava comandando a reserva e não mais podia esperar. Desembainhou a es­pada, dirigiu seu cavalo a galope para a ponte, e gritou em desafio: "Quem for brasileiro siga-me!" A ponte assim foi tomada. E o tirânico inimigo reti­rou-se batido. Nosso grande Comandante também está conclamando os seus: quem for cristão deve segui-lo. 14.2.2008

  • Um jornalista inglês relata a seguinte história, a respeito do general Gordon. "Durante certa guerra, houve uma batalha tão furiosa que quase desapa-receram as linhas distintas entre as forças britânicas e as do inimigo. O gene­ral Gordon saiu da trincheira e subiu a um monte de terra que servia de para-peito. Sem armas, senão com a sua bengala, começou a dar ordens às suas forças. 'Desça, general!', alguém gritou. 'O senhor está em grande perigo!' Ele, porém, permaneceu onde estava. Outro soldado disse ao seu com­panheiro: 'Ele não se preocupa com essas coisas, nem tem medo de morrer, crente em Cristo'." E dessa coragem que todos os crentes precisam. Coragem para enfrentar o inimigo, o pecado, e pregar o evangelho a todos. 14.2.2008

  • Marcius perguntou a Cominius qual era a posição do inimigo no campo de batalha e onde suas tropas estavam mais aguerridas. Ante as explicações de Cominius, Marcius disse corajosamente: "Peço-lhe, então, como um favor, que me coloque na ala que tenha de enfrentar os inimigos mais fortes". 19.2.2008

  • "O Senhor é quem vai adiante de ti: ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará, não temas, nem te atemorizes" (Dt 31.8). Ao aproximar-se Martinho Lutero da porta prestes a abrir-se, para dar entrada à presença dos juizes na Dieta de Worms, encontrou-se com o cele­brado Jorge de Freundsburgo. Jorge era um velho e corajoso general, que conduzira seus soldados contra os exércitos franceses e os pusera em fuga para o Placento, o que decidiu em alto grau o aprisionamento do rei da Fran­ça. Este velho general, ao ver Lutero passar, deu-lhe uma palmadinha no om­bro, e, meneando a cabeça, disse bondosamente: "Pobre monge. Vais tomar agora mais nobre posição do que eu ou qualquer outro capitão já tenha toma­do na mais sangrenta de nossas batalhas. Mas se tua causa é causa justa e es­tás certo disto, vai em nome de Deus, e não temas. Deus não te abandonará". Foi realmente um nobre tributo rendido pela coragem da espada à coragem do espírito e do coração. Necessitamos tanto do valor do espírito como da ação. Pensemos na co­ragem de Filipe, bispo de Heracléia, o qual, no principio do quarto século, foi arrastado pelos pés através das ruas, cruelmente açoitado, sendo de novo le­vado à presença do governador que o acusou de "obstinada temeridade em persistir na desobediência ao Decreto Imperial". Ele, porém, respondeu brio­samente: "Meu procedimento não é efeito de temeridade, porém procede do amor e respeito que tenho para com Deus, que fez o mundo e há de julgar os vivos e os mortos, e cujos., mandamentos não ouso transgredir. Tenho, até aqui, cumprido meu dever para com os imperadores, e estou sempre disposto a cumprir as ordens justas que deles provêm em harmonia com a doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos manda dar tanto aos Césares como a Deus aquilo que lhes pertence. Sou, porém, obrigado a preferir o céu à terra, e a obedecer primeiramente a Deus, e não aos homens". Eis a espécie de coragem que necessitamos hoje. Conquanto, maravilhe­mo-nos ante a coragem dos mártires de outrora, e lembremos que é preci­so ter tanta ou mais coragem para viver para Deus do que para morrer por Ele. Que Ele nos ajude a todos a sermos fortes e valorosos, destemidos, sa­bendo que Deus é conosco. 19.2.2008

  • Durante mais de vinte anos tenho ido freqüentemente ao lago Junaluska, na Carolina do Norte, E.U.A. Ali, à beira daquele maravilhoso lago, situado nas montanhas, já ouvi a voz de Deus muitas vezes. Não faz muito tempo, um amigo que enfrentava grande crise de saúde estava ali. Temendo que a doença se agravasse, exigindo uma operação, sen­tia-se perturbado. O futuro parecia-lhe muito escuro. Então, à beira das águas do lago Junaluska, ao escurecer, enquanto ele orava, recebeu uma segurança inaudita como resultado de depor todo o seu temor diante de Deus. "Minha oração foi respondida", declarou. "Quer dizer que como resultado de sua oração naquela noite você não teve de ser opera­do?", perguntei. "O sim, precisei ser operado, mas, pela minha oração, Deus me deu coragem para enfrentá-la sem medo." "A beira das águas tranqüilas" significa mais que uma referência geográ­fica; retrata, outrossim, como a oração pode nos fazer calmos e corajosos. Wilson O. Weldom (Carolina do Norte, E.U.A.). 22.2.2008

  • Recentemente percebi que muitos crentes são guerreiros de domingo e chorões de segunda-feira. Eles têm uma boa conversa no domingo — na igreja com seus amigos —, mas na segunda-feira, quan­do é hora de "caminhar e falar" e não há ninguém por perto para impressionar, eles desfalecem ao mais leve teste. Se você é um chorão e um queixoso, obtenha uma nova men­talidade que diz: Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4.13). 31.3.2008

  • A vida é uma estrada que precisa ser trilhada com coragem. Seja qual for a nossa decisão durante esta caminhada, sempre haverá aqueles que a julgarão errada. E à medida que os problemas apareçam e as lutas se tornem árduas, ficaremos tentados a acreditar que nossos críticos estavam certos. Para que as vitórias venham, homens e mulheres precisam de muita paz e, para alcançá-la, necessitarão de muita coragem. Muitos são os nossos sonhos. Passamos a vida buscando realizá-los. Traçamos planos e estratégias e, como atletas em uma maratona, corremos na expectativa de nossas conquistas. Alcança-los é fácil? Quase sempre não. Devemos desistir diante das dificuldades? Claro que não. A Palavra de Deus nos assegura que somos mais do que vencedores e, confiantes nas Suas promessas, como soldados valentes, seguiremos em frente com determinação e perseverança. O mundo nos oferecerá muitos atalhos para que cheguemos mais rapidamente às nossas conquistas. As tentações virão e, mais uma vez, necessitaremos de coragem para resisti-las. Se ao redor todos são desonestos, como santos do Senhor devemos ter a coragem de não enveredar pelo caminho da desonestidade, mesmo que isso nos custe um tempo maior para chegar aos nossos sonhos. Se os amigos nos apontam caminhos injustos que nos facilitem a jornada, tenhamos a coragem de ignorá-los, mesmo que os nossos caminhos de justiça sejam mais longos. Se a arrogância e a prepotência forem primordiais para que vençamos etapas, com coragem diremos "não" e, mesmo demorando um pouco mais, com amor chegaremos lá, com a cabeça erguida e sendo abraçados pelo Senhor que nos dará os parabéns pela firmeza e fidelidade. Assim como o Senhor falou para Josué, fala também para nós: "Sê forte e corajoso." 1.9.2008

  • A vida é uma estrada que precisa ser trilhada com coragem. Seja qual for a nossa decisão durante esta caminhada, sempre haverá aqueles que a julgarão errada. E à medida que os problemas apareçam e as lutas se tornem árduas, ficaremos tentados a acreditar que nossos críticos estavam certos. Para que as vitórias venham, homens e mulheres precisam de muita paz e, para alcançá-la, necessitarão de muita coragem. Muitos são os nossos sonhos. Passamos a vida buscando realizá-los. Traçamos planos e estratégias e, como atletas em uma maratona, corremos na expectativa de nossas conquistas. Alcança-los é fácil? Quase sempre não. Devemos desistir diante das dificuldades? Claro que não. A Palavra de Deus nos assegura que somos mais do que vencedores e, confiantes nas Suas promessas, como soldados valentes, seguiremos em frente com determinação e perseverança. O mundo nos oferecerá muitos atalhos para que cheguemos mais rapidamente às nossas conquistas. As tentações virão e, mais uma vez, necessitaremos de coragem para resisti-las. Se ao redor todos são desonestos, como santos do Senhor devemos ter a coragem de não enveredar pelo caminho da desonestidade, mesmo que isso nos custe um tempo maior para chegar aos nossos sonhos. Se os amigos nos apontam caminhos injustos que nos facilitem a jornada, tenhamos a coragem de ignorá-los, mesmo que os nossos caminhos de justiça sejam mais longos. Se a arrogância e a prepotência forem primordiais para que vençamos etapas, com coragem diremos "não" e, mesmo demorando um pouco mais, com amor chegaremos lá, com a cabeça erguida e sendo abraçados pelo Senhor que nos dará os parabéns pela firmeza e fidelidade. Assim como o Senhor falou para Josué, fala também para nós: "Sê forte e corajoso." 18.9.2008

  • O apresentador do circo anuncia: - Agora a mulher mais corajosa do mundo vai deitar-se numa jaula com o tigre e vai deixá-lo lambê-la inteirinha... O tigre lambe e a platéia vibra... - Há alguém com coragem de fazer o mesmo? - Pergunta o apresentador... Um rapaz lá do fundo grita: - Eu tenho! Mas antes tens é de tirar o tigre daí! 30-09-2008

  • Henry M. Stanley foi enviado por um jornal de Nova Iorque à África para procurar Dr. David Livingstone. Quando Stanley retornou a Nova Iorque, depois de encontrar Livingstone, seu jornal promoveu um grande banquete, ao qual  muitas celebridades foram convidadas. Um periodista jovem perguntou a Stanley se ele havia sido incomodado por leões, elefantes, ou crocodilos. Stanley respondeu: "Não, jovem, eu fiquei longe dos leões e crocodilos". Então o periodista tornou a perguntar: "Nada o aborreceu enquanto esteve na África?" Stanley respondeu: "Sim, jovem, você deve saber a verdade. Eu quase fui comido vivo pelos irritantes bichos-de-pé." Às vezes deixamos de receber grandes bênçãos porque não temos a ousadia de seguir em frente e enfrentar os grandes desafios que parecem nos sobrevir. Imaginamos que as lutas serão tremendas, que muitas aflições se abaterão sobre nós, que as possibilidades de conquistas serão quase nulas. Sofremos por antecipação e deixamos de confiar no Deus que nos prometeu vitórias. Tememos subir montanhas porque exigirá muito esforço. Tememos cruzar rios porque poderemos sucumbir. Tememos atravessar o deserto porque a solidão tirará nossa motivação. Tememos enfrentar o frio porque poderá congelar nossa esperança. A nossa bênção está logo adiante, mas não a encontramos porque não temos coragem de lutar por nossos sonhos. O  jovem jornalista de nossa ilustração imaginou uma série de grandes perigos na África, mas o experiente Stanley seguiu sem medo, cumpriu sua missão e retornou trazendo o sorriso da vitória. Deus nos chamou e espera que cumpramos a nossa missão. Ele estará conosco, nos orientará, nos protegerá, nos dará vitória, encherá nosso coração de grande regozijo. Não há nada que nos dê mais prazer do que fazer a vontade do Senhor. Você tem respondido ao Senhor -- "Eis-me aqui?" 14.4.2009

  • Um fiscal do IBAMA recebe uma denúncia e vai verificar. Dirige-se à casa do caipira denunciado. Chegando ao local, sem se identificar, vai logo travando um diálogo: Fiscal: - Bom dia! Caipira: - Dia! - Como vai a luta? - Difícir... - O senhor tem caçado muito? - Tenho semana passada mermo matei 20 piriquito. - Vinte??? - Fio, vai buscá as cabeça dos piriquito pro moço vê! - E paca, o senhor também caça? - Só uma essa semana. Fio, traz a cabeça da paca! - E outros animais silvestres têm caçado muito? - Ah, uma variedade! Fio, traz as cabeça dos outros bicho pro moço vê! - Não tem passado por aqui nenhum fiscal do Ibama? - Semana passada passou um. Fio traz a cabeça do fiscal pro moço vê! - Bem, até outro dia! Obrigado pela atenção! - Ara, não tem de quê! Vorte sempre! 28.4.2009

  • Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão. Então, ele começou a temer a pantera e o mágico o transformou em pantera. Foi quando ele se encheu de medo do caçador. A essas alturas, o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse: “Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo”. É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade de avançar apesar do medo. Não importa o que vc está espaçando o importante é que vc não pare porque quando vc não conseguir mais andar Deus te carrega no colo, fique com Deus!28.4.2009

  • Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço. Gabriela Mistral (poetisa)21.5.2009

  • Henry M. Stanley foi enviado por um jornal de Nova Iorque à África para procurar Dr. David Livingstone. Quando Stanley retornou a Nova Iorque, depois de encontrar Livingstone, seu jornal promoveu um grande banquete, ao qual muitas celebridades foram convidadas. Um periodista jovem perguntou a Stanley se ele havia sido incomodado por leões, elefantes, ou crocodilos. Stanley respondeu: "Não, jovem, eu fiquei longe dos leões e crocodilos". Então o periodista tornou a perguntar: "Nada o aborreceu enquanto esteve na África?" Stanley respondeu: "Sim, jovem, você deve saber a verdade. Eu quase fui comido vivo pelos irritantes bichos-de-pé." Às vezes deixamos de receber grandes bênçãos porque não temos a ousadia de seguir em frente e enfrentar os grandes desafios que parecem nos sobrevir. Imaginamos que as lutas serão tremendas, que muitas aflições se abaterão sobre nós, que as possibilidades de conquistas serão quase nulas. Sofremos por antecipação e deixamos de confiar no Deus que nos prometeu vitórias. Tememos subir montanhas porque exigirá muito esforço. Tememos cruzar rios porque poderemos sucumbir. Tememos atravessar o deserto porque a solidão tirará nossa motivação. Tememos enfrentar o frio porque poderá congelar nossa esperança. A nossa bênção está logo adiante, mas não a encontramos porque não temos coragem de lutar por nossos sonhos. O jovem jornalista de nossa ilustração imaginou uma série de grandes perigos na África, mas o experiente Stanley seguiu sem medo, cumpriu sua missão e retornou trazendo o sorriso da vitória. Deus nos chamou e espera que cumpramos a nossa missão. Ele estará conosco, nos orientará, nos protegerá, nos dará vitória, encherá nosso coração de grande regozijo. Não há nada que nos dê mais prazer do que fazer a vontade do Senhor. Você tem respondido ao Senhor -- "Eis-me aqui?" 28.10.2009

  • Arrisque! A vida em si mesma é um risco. A pessoa que mais realiza é aquela que está mais propensa ao risco. O barco "CERTEZA" nunca sai do porto. Dale Carnegie 28.10.2009

  • A confiança vem ao manter seus pensamentos alinhados com a vontade de Deus. Peter Simpson 26.11.2009

  • O general, passando a tropa em revista, pára diante de um soldado e diz: – O que você faria se fôssemos para a guerra? – Eu lutaria por dois, senhor – responde o soldado. – E o que você faria? – pergunta o general ao soldado seguinte. – Bem, senhor, já que ele vai lutar por dois eu volto para casa. 2.3.2010

  • Denis Boyles sabia que seria um desafio entrevistar um homem numa montanha russa - especialmente se a entrevista fosse durante uma tentativa de conseguir um recorde mundial. Depois de diversas voltas na montanha russa, Denis ficou tão dominado pelo medo que mal podia falar. Mas depois o homem que estava entrevistado mostrou-lhe como usar e apoiar o corpo e os pés nas curvas, giros e voltas. Num artigo que escreveu para uma revista, Boyles explicou como isso lhe tirou o pavor - pois também aprendeu uma lição sobre o risco e o medo. A montanha russa dava um sentimento de risco, embora fosse bastante segura. Porém, dirigir um carro até o parque de diversões significava um risco muito maior de se machucar. O risco e o medo são facilmente confundidos. Enquanto Jesus e seus discípulos atravessavam o Mar da Galiléia, levantou-se uma tempestade e as ondas inundavam o barco. É inacreditável, mas Jesus estava dormindo. Os discípulos o acordaram e disseram: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer!" (Mateus 8:25). Com uma amável repreensão, Jesus perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?" Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bagunça (v. 26). Assim como os discípulos, quanto mais aprendemos de Jesus, tanto mais confiamos nele. Nosso maior risco é de não dependermos dele quando a vida parece estar fora de controle. 9.4.2010

  • "Coragem é fazer aquilo que você tem medo de fazer. Não pode haver coragem, a não ser que você esteja assustado." Eddie Rickenbacker 27.4.2010

  • O general, passando a tropa em revista, pára diante de um soldado e diz: - O que você faria se fôssemos para a guerra? - Eu lutaria por dois, senhor - responde o soldado. - E o que você faria? - pergunta o general ao soldado seguinte. - Bem, senhor, já que ele vai lutar por dois eu volto para casa. 5.7.2010

  • Lembro-me de uma passagem num livrinho da Corie Ten Boon que li quando era um adolescente: ela confessou ao pai o medo que tinha de não ter a coragem necessária de enfrentar a hora da provação e da morte, e o pai respondeu: a gente só recebe o bilhete da passagem perto da hora de embarcar; Deus só dá essa coragem quando é preciso. 7.7.2010

  • 30/07/2010 - Gerente de loja evita roubo ao falar de Jesus com assaltante. Funcionária disse ao ladrão que Jesus Cristo não aprovaria aquela atitude. Toda a ação foi registrada pela câmera de segurança instalada no local. Do G1, em São Paulo - Nayara Gonçalves, gerente de uma loja de celular no Sul da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu evitar que um homem armado roubasse o estabelecimento ao dizer que Jesus Cristo não aprovaria aquela atitude. Segundo o jornal norte-americano Miami Herald, Nayara é brasileira e tem 20 anos. Toda a ação foi gravada pela câmera de segurança do caixa, que também captou o áudio da conversa. Após pedir informações sobre os produtos à venda, o criminoso anunciou o assalto. A gerente manteve a calma e começou a conversar com o rapaz. “Você pode fazer o que quiser. Eu vou apenas falar sobre Jesus antes de você ir embora”, disse a garota. Nayara disse ao assaltante que Jesus o ajudaria e que era para ele voltar a frequentar a igreja. Ela ainda ofereceu a ele auxílio para encontrar um emprego. Após alguns minutos de conversa, o homem assumiu que também é cristão e que odiava ter que fazer aquilo, e que precisava de US$ 300 para não ser despejado. Convencido de que não precisava assaltar a loja, o rapaz pediu desculpas à brasileira e disse que “não queria machucá-la”. No fim da conversa, o assaltante arrependido revelou que a arma era de brinquedo. 3.8.2010

  • Contam os jornais que a empresária Luiza Trajano, dona da rede de lojas com o seu nome e que faturam R$ 5 bilhões por ano, entrou em depressão ao verificar que perdeu para o grupo Pão de Açúcar, de Abílio Diniz, o controle da rede Ponto Frio. Disse ela: "O Abílio Diniz foi muito audacioso. Muito mais que imaginava e do que eu seria. Vi que preciso ter mais audácia". O autoexame da bem-sucedida empresária nos leva ao nosso: quanto, nas diversas áreas da vida, temos perdido por nos faltar ousadia? Se precisamos estudar, por que achar que não conseguiremos suportar a carga? Se um concurso pode mudar para melhor nossa vida, por que não nos preparamos para fazê-lo? Se há um imóvel a ser comprado, será que realmente não conseguiremos pagá-lo? Não há sucesso sem ousadia. 19.8.2010

  • Alexander Maclaren, escritor escocês de outra geração, conta a história de como venceu o temor. Quando menino, ele trabalhava em Glasgow, a alguns quilômetros da vila em que vivia. Ele passava a semana na cidade e voltava para casa nos sábados à noite. No caminho havia uma passagem que, dizia a superstição local, era cheia de espíritos maus. Durante a primeira semana de trabalho, o rapazinho não cessou de atormentar-se com a idéia de que sua caminhada de volta ao lar passava por esse desfiladeiro. Esse medo antecipado assombrou todos os momentos que ele passou acordado naquela semana. Chegou a noite de sábado e ele não tinha outra alternativa a não ser tomar coragem e ir para casa. Ao chegar à passagem, o seu coração batia em disparada. Ele parou em pânico. Seus pés pareciam de chumbo. De súbito, ouviu uma voz que o chamava de dentro da noite: “Alex, é seu pai. Eu vim para atravessar o desfiladeiro com você.” Durante toda a vida, Maclaren jamais se esqueceu da coragem e força que sentiu naquela noite quando o pai graciosamente atravessou com ele aquela garganta horrorosa. 31.8.2010

  • Diz uma antiga lenda que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e transformou-o num gato. Mas aí ele ficou com medo do cão... Por isso o mágico transformou numa pantera. Então ele começou a temer os caçadores. A essa altura o mágico desistiu e transformou-o em camundongo novamente e disse: "Nada que eu faça por você vai ajudá-lo porque você tem apenas a coragem de um camundongo." É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo e sim a capacidade de avançar apesar do medo. Portanto, o que devemos fazer é caminhar para frente, enfrentar Adversidades e vencer os medos, não podemos nos derrotar, nos entregar por causa dos medos. 20.9.2010

  • Eu vou a qualquer lugar, contanto que seja para a frente. David Livingston 17/2/2011

  • "Fui abençoada com um coração meiguíssimo e em contrapartida com um pavio bem curto. Exatamente igual a um vidro: se me jogar no chão, eu quebro... mas se me pisar, eu corto". 23/8/2011

bottom of page