Atitude, Comportamento, Procedimento, Reação
-
Recentemente li uma carta que uma universitária escreveu a seus pais. Demonstra claramente como a perspectiva influencia nossas reações. A carta dizia: "Queridos mamãe e papai. Sinto muito por ter ficado tanto tempo sem escrever. Infelizmente, todos os meus papéis de carta foram destruídos na noite em que o nosso dormitório foi incendiado pelos grevistas. Agora já recebi alta do hospital, e os médicos disseram que minha visão vai voltar - mais cedo ou mais tarde. Bill, o maravilhoso rapaz que me salvou do incêndio, ofereceu-se gentilmente a partilhar comigo o seu pequeno apartamento até que o dormitório seja reconstruído. Ele é de uma boa família, por isso vocês não devem se surpreender quando lhes disser que vamos nos casar. Na realidade, uma vez que vocês sempre quiseram um neto, vocês vão gostar de saber que serão avós no próximo mês. - PS.: Por favor, ignorem a minha redação acima, que fiz para a escola. Não houve incêndio, e eu não estive no hospital e não estou grávida e nem mesmo tenho um namorado firme. Mas tirei um D em francês e um E em química, e simplesmente queria ter certeza de que vocês receberiam estas notícias na devida perspectiva". A perspectiva faz toda a diferença do mundo. (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 62 - Ed Vida).
-
Syndey Harris, colunista de uma agencia de notícias, conta que acompanhou um amigo a uma banca de jornal e viu seu amigo cumprimentar o vendedor muito cortesmente. Contudo, em troca recebeu uma atenção ríspida, mal-educada, e o jornal sendo rudemente jogado na direção dele. O amigo de Harris educadamente sorriu e desejou ao homem um bom fim-de-semana. "Ele sempre o trata assim rudemente?" "Sim, infelizmente, ele me trata assim". "Você sempre o trata com tanta educação e amizade?" "Sim". "Por que você é tão gentil com ele se ele é tão grosseiro com você?" "Porque eu não quero que ele decida como eu vou reagir". Isso é mansidão. (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 163 – Ed Vida).
-
Um dia, à mesa do almoço, de novo se acalorou a conversa, e por tal modo que o marido, erguendo-se irritado, voltou ao trabalho sem mesmo despedir-se da esposa. Esta, inconsolável, subiu ao quarto para dar livre curso às lágrimas. Ao entrar, viu um formoso cromo que adornava a parede. Embora muitas vezes tivesse lido suas palavras, nunca lhe penetraram no coração essas palavras que ali se achavam: "Que faria Jesus?" A mulher procurou responder à sugestiva pergunta. Jesus, ela concluiu, sem dúvida, não procederia desta maneira. Seria bondoso, paciente, não irritadiço. A esposa mudou sua atitude para com o marido daí por diante. Ao voltar ele para casa, no fim do dia, aguardava-o disposta e gentil. Contou o ocorrido ao esposo. Este pensou também naquela pergunta: "Que faria Jesus?" Os dois ajoelharam-se, oraram, e daí por diante passaram a se compreender e viver felizes. Aquele quadro restaurou-lhes a felicidade!
-
Nossas atitudes, cada uma delas, falam muito alto. Tem até um livro, com mais de 50 mil cópias vendidas, intitulado "Decifrar Pessoas", no qual, os autores afirmam que com base no tom de voz, nos gestos, nas atitudes, nos hábitos e até num corte de cabelo ou aperto de mão, é possível saber se alguém está mentindo. As pessoas passam informações por meio de atitudes. Por exemplo: piscar muito os olhos durante uma conversa pode significar que a pessoa está sendo desonesta. (Revista Tudo, pg 43, 12 de abril de 2002).
-
Puede que algunos de nosotros no disfrutemos la poesía de una manera especial. Pero a menudo llegan a nuestra imaginación unos cuantos versos, como los siguientes escritos por Francis Thompson: «La luna inocente / que no hace más que brillar / mueve todas las marejadas del mundo.» La luna está a más de 385.000 kilómetros de distancia de la Tierra, y es sólo 1/400 ma. parte del tamaño del sol. Puesto que no tiene luz ni calor propios, refleja el brillo de ese cuerpo celeste mayor. Parece ser relativamente insignificante. Sin embargo, la luna mueve los océanos del mundo con su fuerza gravitacional callada y casi imperceptiblemente. La mayoría de nosotros podemos no parecer muy influyentes ni muy conocidos. No tenemos los dones, la riqueza ni la posición para causar un gran impacto en nuestra sociedad. Nuestros nombres no aparecen en el periódico, ni tampoco se mencionan en la televisión. Tal vez pensemos que lo único que podemos hacer es practicar nuestra fe en las rutinas de la vida diaria. Pero quizás, sin que nos demos cuenta, estemos influenciando a la gente que nos rodea con nuestras actitudes y acciones cristianas.
-
Francisco Otaviano tem um poeminha interessante que diz assim: "Quem passou pela vida em branca nuvem/E em plácido palácio adormeceu,/Quem não sentiu o frio da desgraça,/quem passou pela vida e não sofreu,/Foi espectro de homem - não foi homem,/Só passou pela vida - não viveu". Sendo assim, o que realmente fará diferença - o que contará de fato para a vitória ou o fracasso, para a felicidade ou o desespero - não é se sofremos ou não traumas emocionais, mas sim, a nossa atitude diante deles. (Marcelo Aguiar, em Cura Pela Palavra, pg 34).
-
Um filósofo dizia: "Uma parte dos homens age sem pensar; a outra, pensa sem agir". (Marcelo Aguiar, em Cura Pela Palavra, pg 45).
-
O filósofo Jean-Paul-Sartre disse certa vez: "Não importa o que os outros fizeram de você, importa o que você fez com o que os outros fizeram de você". (Marcelo Aguiar, em Cura Pela Palavra, pg 103).
-
É impressionante como um coração regenerado, convertido a Jesus Cristo, faz toda a diferença. Outro dia na reunião de minha célula, uma irmãzinha estava compartilhando que uma vizinha sua, a da frente, havia lhe dirigido umas palavras grossas e sido bastante ignorante com ela. Naquele dia, alguém da família chegou trazendo para casa, uma sacola de tomates frescos apanhados na roça. Como era muita a quantidade, resolveu distribuir um pouco entre as vizinhas mais próximas. Separou alguns para a vizinha do lado direito, do lado esquerdo e, quando separava para a vizinha da frente logo pensou: "prá essa não. Essa não merece tomates". Mas logo se sentiu incomodada por esse pensamento. Era o Espírito Santo lhe falando: "Ofereça a outra face; caminhe a segunda milha...". Obedeceu e nunca mais aquela vizinha lhe criou problemas! Mas imagine se não tivesse reagido assim: Teria distribuído tomates à vizinha da esquerda, à vizinha da direita... à da frente ficaria sabendo e...
-
Diz-se que a maioria dos problemas advém da nossa incapacidade de ficar quietos. Quando foi a última vez que você apenas ficou sentado e focalizou o Senhor? (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 78 - Ed Vida).
-
Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças. Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito. Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: "Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes". A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos. Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas. É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades... isto é para os sábios!!!!
-
Dicas para viver melhor:
Elogie em público e critique com amor em particular.
Ore pedindo sabedoria, compreensão, amor e humildade.
Tenha sempre um aperto de mão firme.
Olhe, delicadamente, as pessoas nos olhos.
Peça perdão sempre que magoar alguém.
Gaste menos do que ganha, tenha sempre alguma reserva.
Perdoe as pessoas que um dia te feriram o coração.
Troque 2h de tv ou pc por 30 minutos de leitura.
Seja caloroso, abrace as pessoas que você gosta.
Faça novos amigos e valorize suas antigas amizades.
Saiba guardar segredos, seus e dos outros.
Nunca negue um pedido de desculpas.
Faça seu programa favorito uma vez por semana.
Cuide de sua aparência para que goste do que vê no espelho.
Seja reservado, não torne pública a vida pessoal dos seus próximos.
Celebre a vida, não reclame da saúde e nem do trabalho.
Saiba ouvir, não interrompa as pessoas quando estiverem falando.
Releve palavras ásperas que te disserem.
Aprenda inglês e navegar na internet.
Seja humilde, saiba pedir ajuda.
Beije a sua mãe, sua esposa e seus filhos, diga que os ama.
Surpreenda os que você ama com presentes e palavras inesperados.
Responda aos e-mails, aos telefonemas e telegramas que receber.
Aceite sempre uma mão estendida.
Reconheça seus erros e suas limitações.
Diga "Obrigado" sempre que alguém te ajudar de alguma maneira.
Pague suas contas em dia.
Saiba dizer "não".
Dê as pessoas segundas chances.
Ame e respeite todas as coisas vivas, não as use.
Não tome nenhuma decisão quando estiver cansado, ou nervoso.
Diga "Eu te amo" sempre q sentir vontade.
Goste do que faz e faça o que gosta.
Jamais prive uma pessoa de ter esperanças e sonhos, pode ser que ela só tenha isto.
Leia a Bíblia, fale com Deus e anuncie a Cristo, todos os dias.
Valorize as pessoas, elas não são descartáveis.
-
Uma quadra desconsolada do poeta Soares da Cunha: “Não sei por que razão em nossa mesa/foi sempre amargo o pão de cada dia/. Seria preferível a pobreza/com um pouco mais de graça e de alegria.” Se as refeições são o momento para discussões e maledicências o pão será mesmo sempre amargo.
-
Um homem dirigindo seu automóvel atropelou um cachorro. Desceu do carro e procurou socorrer o animal, que estava levemente ferido. Num movimento rápido, o cãozinho mordeu o braço do motorista. O homem, entretanto, não se zangou. Sabia que o cão o havia atacado porque estava ferido. Continuou, mais tarde, em seus trabalhos e lembrou-se do ocorrido, extraindo a seguinte lição: Há muitas pessoas que também atacam as outras com palavras duras, porque foram feridas antes. Não sendo crentes ou sendo crentes imaturos, não sabem reagir de outra maneira, por isso, agridem até mesmo quando são ajudadas.
-
Voava uma águia nas alturas quando foi atingida por uma flecha e caiu ao chão, mortalmente ferida. Em seus últimos momentos, a águia reparou que a flecha que a havia ferido trazia penas em uma das extremidades. "Triste o nosso fim", lamentou a águia, "que damos ao inimigo as armas para nossa própria destruição". - Fonte: http://www.ejesus.com.br
-
"Os pequenos atos que se executam são melhores que todos aqueles grandes que se planejam". George C. Marshall (1880-1959) - Fonte: www.frasesedu.hpg.ig.com.br
-
Erick Fromm afirmou que o teste final do amor é quando podemos amar uma pessoa, apesar dos seus valores, do seu modo de vida e comportamento.
-
Nem o pastor deve ficar no púlpito da igreja esbravejando, brigando com a igreja, gritando com o povo. Uma vez um garoto vendo isto, ficou impressionado e perguntou: "Mãe, o que vai acontecer conosco se aquele homem escapulir lá detrás"?
-
Houve uma época em que os crentes eram chamados de "Bíblias", como forma de menosprezo. O Pr. John Landers escreveu: "Em lugar de reagirem, os batistas aceitaram este cognome como um distintivo de honra". (O Jornal Batista, pg 2, 1 a 7/04/2002).
-
Um filho e seu pai caminhavam pelas montanhas. De repente seu filho cai, machuca e grita: - Aaaii!! Para sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha: - Aaaii!! Curioso, pergunta: - Quem é você?? Recebe como resposta: - Quem é você?? Contrariado, grita: - Seu covarde!! Escuta como resposta: - Seu covarde!! Olha para o pai e pergunta aflito: - O que é isso? O pai sorri e fala: - Meu filho preste atenção. Então o pai grita em direção a montanha: - Eu admiro você! A voz responde: - Eu admiro você! De novo o homem grita: Você é um campeão! A voz responde: - Você é um campeão! O menino fica espantado, não entende. Então o pai explica: - As pessoas chamam isso de ECO, mas na verdade isso é a vida. E lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz. Se falar bruscamente com sua esposa receberá como retorno uma contra-resposta brusca. Nossa vida é simplesmente o reflexo de nossas ações. Se você quer mais amor na sua relação conjugal, crie mais amor no seu coração.
-
En The Blunder Book [El libro de los desaciertos], M. Hirsh Goldberg cuenta de un oficinista nuevo de la Casa de Representantes de Illinois que envió un memorando a sus colegas. En el mismo pedía precisión en sus comunicaciones escritas. Pero el memorando que se distribuyó tenía nueve errores de gramática, puntuación y ortografía. Cuando cayó en manos de la prensa, el avergonzado oficinista dijo que no pudo haber cometido un desacierto mayor. Una vergüenza similar sentirán los cristianos que esperan que los demás cumplan con las altas normas de Cristo sin examinarse ellos primero (Lucas 6:42). Si nuestra actitud está mezclada con orgullo y justicia propia, nuestras palabras nos perseguirán como un fantasma. (Fonte: Osvaldo Carnivalosvaldocarnival@sio.com).
-
Já reparou que há duas palavras que abrem muitas portas: "Puxe" e "Empurre". Então, tome uma atitude!
-
Outro dia uma filha estava relatando a admiração que tinha pela mãe. Contava que era ela o tipo de pessoa que consegue sempre alegrar-se. Fazendo recordar o ditado que diz: "Quando a vida lhe der um limão, faça com ele uma limonada." A vida daquela mãe não era fácil, mas ela cultivava um relacionamento de confiança em Deus. Devemos fazer a mesma coisa. (Fonte: GoodNews-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
-
O clássico evangélico "O Peregrino" foi escrito por John Bunyan, quando estava no cárcere. John Milton, que escreveu "O Paraíso Perdido", o fez quando limitado pela cegueira. E Beethoven, surdo que era, compôs lindas, empolgantes e inspiradas sinfonias. - Fonte: Walter Baptista dos Santos, em O Jornal Batista, pg 9, 22 a 28/07/2002.
-
Durante um dos seus sermões, Hudson Taylor, missionário pioneiro na China, encheu um copo com água e colocou-o numa mesa à sua frente. Quando pregava, bateu com o punho na mesa, o suficiente para fazer a água saltar para fora. Depois explicou, “Vocês encontrarão muita tribulação. Mas quando isso acontecer, lembrai-vos de que só o que estiver dentro de vós sairá para fora.” Vale a pena pensar nisto, não é? Quando somos mal tratados ou incompreendidos, como é que reagimos? Com palavras amáveis, pacientes e bondosas? Ou somos propensos a retaliar com ira? - Fonte: www.gospelcom.net/rbc/pd/1999
-
O meu filho Steve estava a conseguir fazer os melhores tempos da sua vida nas corridas de corta-mato. Sendo apenas um calouro da faculdade, ele ganhou um lugar na equipa da universidade. Foi aí que o Steve decidiu que queria andar ainda mais rápido - mas não a pé. Assim ele passou um sábado a andar numa moto de todo o terreno. Tudo correu bem até que ele calculou mal um salto e terminou com a sua perna debaixo de uma Yamaha. Nada estava quebrado, mas ter um músculo da barriga da perna danificada prejudicou a sua temporada de corta-mato. Os seus tempos tornaram-se cada vez piores, e ele perdeu a oportunidade de participar na equipe da universidade para as finais estatais. Steve aprendeu uma lição importante: Todas as nossas ações estão interligadas. Cada ação afeta outras áreas de nossas vidas. - Fonte: www.gospelcom.net/rbc/pd/2002
-
Algumas pessoas... "Na subida, paciência... na descida, DÁ LICENÇA!"
-
Tempos atrás em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a casa dos 1000 espelhos. Um pequeno e feliz cãozinho soube deste lugar e decidiu visitar. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a entrada da casa. Olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e a cauda balançando tão rapidamente quanto podia. Para sua grande surpresa, deparou-se com outros 1000 pequenos e felizes cãozinhos, todos com suas caudas balançando tão rapidamente quanto a dele. Abriu um enorme sorriso, e foi correspondido com 1000 enormes sorrisos. Quando saiu da casa, ele pensou: - Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um montão de vezes. Neste mesmo vilarejo, um outro pequeno cãozinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, decidiu visitar a casa. Escalou lentamente as escadas e olhou através da porta. Quando viu 1000 olhares hostis de cães que lhe olhavam fixamente, rosnou e mostrou os dentes e ficou horrorizado ao ver 1000 cães rosnando e mostrando os dentes para ele. Quando saiu, ele pensou: - Que lugar horrível, nunca mais volto aqui. Todos os rostos no mundo são espelhos. Que tipo de reflexos tu vês nos rostos das pessoas que encontras? - Fonte: sermoes-ielb@grupos.com.br
-
São pequenas as coisas com que aprendemos muito: num dia de verão, eu estava na praia, espiando duas crianças na areia. Trabalhavam muito, construindo um castelo de areia molhada com torres, passarelas e passagens internas. Quando estavam perto do final do projeto, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma. Achei que as crianças iriam cair no choro, depois de tanto esforço e cuidado. Mas tive uma surpresa: em vez de chorar, elas correram para a praia, fugindo da água, rindo, de mãos dadas e começaram a construir outro castelo. - Fonte: 8 - Pão da Vida paodavida@yahoogrupos.com.br
-
Ou vive assim... Nesse mundo. Felizes são os intrometidos - porque alcançarão postos elevados. Felizes os que tem pavio curto - porque não permitirão que os outros os machuquem Felizes os que se queixam - porque sempre conseguem o que querem no final. Felizes os adúlteros - porque experimentam mais de uma mulher ou homem. Felizes os trambiqueiros - porque não precisam se esforçar muito para conseguir o que querem. Felizes os notáveis, porque podem se aproveitar das circunstâncias. Felizes os ricos, pois não dependem de nada e de ninguém. Felizes os perturbadores, pois serão notados Felizes os fortes, pois serão respeitados... Essa é nossa linha de valores? Isso seguimos?
-
Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam. -Pois viva como as flores!, advertiu o Mestre. -Como é viver como as flores? Perguntou o discípulo. -Repare nestas flores, continuou o Mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. - Isso é viver como as flores!
-
Acabei me lembrando de um desenho que assisti do Pato Donald há muito tempo atrás. Todo mundo sabe o quanto ele é pavio curto, mal humorado, etc. Naquele desenho alguém dizia pra ele que a chave pra se manter a calma é, antes de reagir a qualquer provocação, contar até 10. Eu comecei a aplicar esta regrinha básica há algum tempo e realmente minhas mensagens mudaram de tom.
-
O pastor Nilson Bocard contou de uma tia da esposa. Disse que a mãe desta tia morreu. E sabe como ela morreu? ...morreu na véspera do casamento da filha... morreu porque soube que a filha estava casando grávida. Oh! Como temos reagido hoje ao pecado em nossa casa?
-
"Qualquer ação motivada pela fúria é uma ação condenada ao fracasso".
-
“Não sou movido por aquilo que vejo ou ouço; sou movido por aquilo em que creio.” - Smith Wigglesworth
-
“A experiência não é o que acontece com um homem; é o que o homem faz com o que acontece com ele.’ - Aldous Huxley.
-
Elimine a causa que o efeito cessa. (Miguel de Cervantes)
-
D. Helder Câmara tem um belo pensamento que diz: "Há criaturas que são como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura...".
-
Entre estranhos, sempre dizemos: "Eu gostaria de sugerir...". Mas em casa: "Ponha logo esse jantar na mesa. Estou com muita pressa". No escritório, dizemos: "Poderia trazer-me um cafezinho, por favor?" Mas em casa: "Ei, saia da frente. Assim não posso ver o noticiário!".
-
D. Helder Câmara tem um belo pensamento que diz: "Há criaturas que são como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura...".
-
Lemos numa entrevista que "as palavras dizem, mas as atitudes gritam", o que deve nos levar a refletir sobre o que temos anunciado e o que temos feito. - Moysés Barbosa.
-
Eram dois vizinhos. O primeiro comprou um coelhinho para os filhos. Os filhos do outro vizinho também pediram um bicho e ganharam um pastor alemão. Depois, o papo entre vizinhos: - Mas o cachorro vai comer o coelho! - De jeito nenhum. Imagina. É filhote. Vão crescer juntos, pegar amizade. Entendo de bicho! E parece que o dono do cachorro tinha razão. Juntos cresceram e amigos ficaram. Um dia, era sexta-feira, o dono do coelho foi passar o final de semana na praia com a família e o coelho ficou sozinho. No domingo, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche, quando vem o pastor alemão, trazendo o coelho entre os dentes, todo imundo, sujo de terra e, claro, morto. Quase mataram o cachorro a pauladas... Quando é domingo, o dono do coelho voltaria. Tveram uma idéia: - Vamos dar um banho no coelho, deixar ele bem limpinho, depois a gente seca com o secador e colocamos na casinha dele, lá no quintal. Assim fizeram. Até perfume colocaram no falecido. Ficou bonito, parecia vivo! Três horas depois eles ouvem a vizinhança chegar. Ouvem os gritos das crianças. Descobriram! Não deram cinco minutos e o dono do coelho veio bater à porta. Branco, assustado. - O que foi? Que cara é essa? - O coelho...o coelho.... - O que tem o coelho? - Morreu! E todos: - Morreu? Ainda hoje à tarde parecia tão bem... E as crianças disseram: - Não. Morreu na sexta-feira! - Na sexta? - Sim! Antes de a gente viajar o enterramos no fundo do quintal! A história termina aqui. O que aconteceu depois não importa. Mas o personagem principal nesta história, é o cachorro. Imaginem o pobre do cachorro que, desde sexta-feira, procurava em vão pelo coelho, seu amigo de infância. Depois de muito farejar, o cão descobriu o corpo. Morto. Enterrado no fundo do quintal. O que fez o cachorro então? Com o coração partido, desenterrou o pobrezinho e foi mostrar para os seus donos. O cachorro é o herói. Bandido é o dono do cachorro, que julgou pela aparência e achou que um banho, um secador de cabelos e um perfume disfarçariam a hipocrisia. Coitado do cachorro. Coitado do dono do cachorro...
-
Uma das definições para atitude é o "ângulo de aproximação" que um avião toma quando se prepara para aterrisar. O autor Chris Spicer escreve: "Atitudes estão para a vida como o ângulo de aproximação está para o vôo. Atitude é o modo como escolhemos pensar sobre as coisas; as atitudes irão levar-nos a reagir e a nos comportar de um certo modo." Ele também diz que as atitudes não são inatas nem acidentais. Elas são reações aprendidas e absorvidas; por isso, elas podem ser modificadas.
-
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida". (Provérbios 4:23) Diante dos atentos discípulos, o mestre colocou dois jarros idênticos sobre a mesa e disse, - Deus não olha como os homens olham para as coisas. O homem olha para a aparência externa, mas os olhares de Deus vão ao coração. Fez uma ligeira pausa e continuou, - Estes jarros vieram da mesma fábrica, foram feitos com os mesmos materiais e podem conter a mesma quantidade. Mas são diferentes. Explicou. Então ele virou um dos jarros e dele escorreu mel. Virou o outro jarro e deste escorreu vinagre. - Quando um jarro é virado, seu conteúdo se torna exposto ao escorrer para fora. Até que os jarros fossem virados, pareciam iguais. A diferença era o que tinham por dentro e que não podia ser visto. Quando foram virados, seus conteúdos foram revelados. Disse ele. E após muito breve pausa, concluiu, - Enquanto nós não somos virados, temos uma boa face. Mas quando somos virados, revelamos nossos íntimos pensamentos e atitudes. Se alguém o virasse hoje, O que escorreria para fora? Você revelaria o "mel" da generosidade e paciência, ou o "vinagre" da raiva e intolerância? - estanabiblia@yahoogrupos.com.br
-
"Eu posso me sentir culpado a respeito do passado, apreensivo em relação ao futuro, mas só posso agir no presente. - Abraham Maslow
-
A questão não é o que fizeram comigo, mas o que eu vou fazer com aquilo que me fizeram. Melhores atitudes, maiores altitudes.
-
Precisamos ser lembrados momento a momento que é hora de agir! Feliz da congregação cujo pastor tem o nome Agenor. Bom nome! Todos devíamos receber esse nome: Age-nor, age-nor!
-
A pergunta dos dois varões, no v.11 em Atos, soa como uma repreensão: "Por que ficais aí olhando para o céu?" "ficar aí" significa estar parado, em pé. "Olhar para o céu" repete a idéia já expressa pela forma verbal enfática do v.10. A surpresa que eles demonstraram ao contemplarem a ascensão era inconcebível, considerando-se que eles já tinham sido avisados sobre ela com antecedência (Jo 6.62; 12.28; 17.11, 13 e 20.17).
-
Você não pode ser uma Testemunha de Enjoá!
-
Assim como toda a comunidade evangélica, ficamos perplexos com as notícias levadas ao ar, no dia 25 de abril, pelo Jornal Nacional da Rede Globo de televisão. A reportagem mostrava a justiça arrombando a Primeira Igreja Batista de Goiânia, para garantir a realização de um casamento, justificando que a igreja havia se negado realizar a cerimônia por que a noiva estava grávida. Por certo, um dos noivos ou seus familiares, acharam de levar o caso à juízo. 14.08.2005.
-
Um Brâmane comparou o missionário Cristão a uma mangueira. Quando seus galhos estão carregados de frutas é atacada com pedras e paus pelos transeuntes que por ela passam. E como responde a esses ataques? Colocando suas frutas aos pés daqueles que a atingem. Ao término da estação das frutas, ela está danificada, cheia de cicatrizes, suas folhas rasgadas, seus galhos quebrados. Mas no ano seguinte ela produz mais frutos do que no anterior. Nós, em mansidão, devemos agir da mesma forma no mundo. Ao sermos atacados por palavras ou atitudes cruéis devemos nos ocupar em produzir frutos, oferecendo-os para alimentar aos nossos agressores. - Paulo Roberto Barbosa.
-
O pastor Davi Liepkan conta esta: "Quem nunca foi fechado por um "barbeiro no trânsito"? Bom, eu fui, uma vez lá no Rio de Janeiro. Mas quando me aproximei daquele carro que havia me fechado havia um adesivo em que estava escrito : "Calma: Deus ainda está trabalhando comigo!" - http://groups.google.com.br/group/kadoshi
-
De acordo com um mito (não sou biólogo para dizer se é verdade), se você colocar um sapo numa panela de água fervendo ele pula fora e salva a própria vida. Mas, se você colocar o sapo numa panela de água fria e for esquentando a água aos poucos, ele não percebe a mudança da temperatura e morre cozido. Mas, por que o sapo não pula quando a água começa a ficar quente? Será que ele não sente que a água esquentou? Vamos tomar a personalidade dele, enquanto a água está esquentando, e verificar o que se passa na cabeça do sapo:
28 Graus - Humm... que água gostosa ...
32 Graus - É ... a água está boazinha ...
36 Graus - Esta água está ficando sem graça, será que está esquentando? Bobagem! Por que a água iria esquentar? Deve ser impressão minha.
38 Graus - Estou ficando com calor ... Que droga de água! Ela nunca foi quente, por que está esquentando?
39 Graus - Essa água é uma porcaria! Melhor nadar um pouco em círculos até a água esfriar de novo.
40 Graus - Esta água é muito quente , humm que ruim! Vou voltar lá para aquele lado que estava mais fresco ou será que é melhor esperar um pouco?
42 Graus - Realmente, esta água está péssima, quente de verdade, tenho que falar com o supervisor das águas. Claro, eu podia pular fora, mas onde será que vou cair? Melhor esperar só mais um pouquinho.
43 Graus - Meu Deus! Será que eu tenho que fazer tudo por aqui? Já reclamei e ninguém toma uma atitude?
44 Graus - Mas este supervisor de águas não faz nada? Será que ninguém nota que a água está super quente? Vou esperar mais um pouco ...
45 Graus - Se ninguém fizer nada eu vou fazer um escândalo ... Aiiiii QUE CALORRR !!!!!!
46 Graus - Eu devia ter pulado fora quando eu tive oportunidade, agora é tarde. Estou sem forças.
48 Graus - "sapo morto".
O pensamento do sapo ilustra o processo de mudança no ambiente e como as pessoas reagem. No mundo de hoje em que as mudanças de "temperatura" são tão corriqueiras, quem pensa como o sapo, perde as oportunidades de mudar e crescer.
-
"Se fosseis tratar as pessoas de acordo com o merecimento de cada uma, quem escaparia da chibatada?" (Shakespeare) 12/1/07
-
“Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora do rio o escorpião o picou. Devido à dor, o monge deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, voltou outra vez a correr pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e o salvou. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados. — Mestre, o Senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: picou a mão que o salvava! Não merecia sua compaixão! O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu: — Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.” (O Monge Mordido). 13/1/07
-
Duas vizinhas viviam em pé de guerra. Um dia, Maria descobriu o verdadeiro valor da amizade e resolveu que iria fazer as pazes com Clotilde. Ao se encontrarem disse Maria: Minha querida Clotilde, já estamos nessa desavença há anos e sem nenhum motivo aparente. Proponho que façamos as pazes e vivamos como duas boas amigas. Clotilde, disse que iria pensar no caso. Chegando em casa, preparou uma bela cesta de presentes, cobrindo-a com um lindo papel, mas encheu-a de esterco de vaca. Mandou levar o presente a casa da rival, com um bilhete: “Aceito sua proposta de paz e para selarmos nosso compromisso,envio-te esse lindo presente”. Dias depois dona Clotilde recebe uma linda cesta de presentes. É a vingança daquela asquerosa da Maria. Ao abrir a cesta viu um lindo arranjo das mais belas flores com um cartão: “Este ramalhete de flores é o q te ofereço em prova da minha amizade. Foram cultivadas com o esterco que você me enviou e q proporcionou excelente adubo para meu jardim. Afinal, cada um dá o que tem em abundância em sua vida!” 30/1/07
-
Um dia, uma pequena menina, vestida de branco, levando um ramalhete de flores, passou por um menino que estava brincando em uma rua empoeirada. Este, ao vê-la, jogou-lhe um punhado de terra, sujando tanto o seu vestido como o seu sapato. Ela parou por uns instantes, seu rosto parecia mostrar que ela choraria, mas, em vez disso, ela sorriu e ofereceu uma flor para o menino que estava esperando para ver sua reação. Ele ficou, ao mesmo tempo, surpreso e envergonhado porque, em retribuição à sujeira, ele recebeu uma flor. Muitos de nós, da mesma forma, temos experimentado o amor de Deus apesar da indiferença com que o temos tratado. Agimos com rebeldia, mentiras, egoísmo, vaidade, e em retribuição temos recebido o amor do Senhor que continua de braços abertos e pronto para nos abençoar. Como tem sido o nosso testemunho ao receber uma ofensa? Retrucamos de imediato? Pagamos com a mesma moeda? Guardamos um sentimento de vingança para a primeira oportunidade? Ou como verdadeiros cristãos colocamos tudo no altar do Senhor, pedindo-Lhe que perdoe o nosso agressor e preencha o lugar da possível mágoa com um amor que não possa ser retirado? Paulo Barbosa. 7/3/07
-
Um rico resolve presentear um pobre por seu aniversário e ironicamente manda preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras. Na presença de todos, manda entregar o presente, que é recebido com alegria pelo aniversariante. O aniversariante gentilmente agradece e pede que lhe aguarde um instante, pois gostaria de poder retribuir a gentileza. Joga fora o lixo, lava a bandeja, enche-a de flores, e devolve-a com um cartão, onde diz: "Cada um dá o que possui." Assim, não se entristeça com a "ignorância" das pessoas, não perca sua serenidade. A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga o fígado e a mágoa envenena o coração. 12/3/07
-
No livro de Êxodo e Levítico do Antigo Testamento, Deus inclui os rins entre os outros órgãos dos animais sacrificados, para serem doados como ofertas. Os hebreus consideravam os rins e o coração como o centro das emoções e da vontade. Em cada uma das diretrizes que lhes deu acerca dos sacrifícios (Ex 29.13;22;Lv 3.4;10;15;4:9),Deus especifica os “dois rins e a gordura que está neles”; lembre-se de que é na gordura que as supra-renais estão localizadas. Queimar esses órgãos sobre o altar simbolizava a oferta da vontade e das emoções do homem ao controle de Deus. Milhares de anos antes que os cientistas reconhecessem os efeitos danosos da tensão, homens santos do Antigo Testamento enfatizavam amiúde a importância de deixar que Deus controle nossas emoções. A Palavra do nosso Deus diz: “Têm-te nos lábios, mas longe do coração” em outra versão diz: “Chegado estás à sua boca, mas longe dos seus rins” (Jr.12.2). 28/3/07
-
O PRINCÍPIO 90/10 - Stephen Covey. Que princípio é este? Apenas 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você. O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice que o avião atrase que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%. 16/4/07
-
Uma criancinha de 03 anos de idade pega a chave do carro do pai e rabisca toda a sua lataria, depois vem correndo chama o Papai e diz: olha pai o desenho que eu fiz pra você. O pai ao contemplar aquilo, tem um ataque de fúria e parte para cima da criança, arrasta-a para dentro de casa em sacolejos, para depois aplicar-lhe duros golpes de palmatórias em suas mãozinhas.O ataque foi tão brutal que rompem-se os ligamentos dos nervos e a criança é levada a um Hospital. A fúria por ter sido tamanha Compromete toda estrutura óssea a ponto dos médicos amputarem os dois bracinhos, ao chegar em casa com os dois cotoquinhos enfaixados a criança sorrindo olha para o pai e diz: papai quando meus bracinhos crescerem de novo eu vou te dar um carro de presente. O pai desesperado abraça o filho e chora desconsolado. 14/5/07
-
Um homem acordou certa manhã, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça. Bom, ele disse, acho que vou pentear meus cabelos como de costume. Assim ele fez e teve um dia maravilhoso. No dia seguinte, ele acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça. Humm, ele disse, acho que vou partir meu cabelo no meio hoje. Assim ele fez e teve um dia magnífico. No dia seguinte, ele acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça. Bem, ele disse, hoje vou jogar meu cabelo para um lado só. Assim ele fez e teve um dia divertido. No dia seguinte, ele acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça. Yeaa! ele exclamou, não tenho que pentear meu cabelo hoje! 14/5/07
-
Fazer o certo na hora errada: Outro dia eu estava varrendo a calçada em frente de casa, numa hora em que os ventos sopram em sentido contrário ao da vassoura. Não deu certo varrer mesmo naquela hora! 25-12-2007
-
Eleva a tal ponto a tua alma, que as ofensas não a possam alcançar - René Descartes. 28/12/2007
-
Pérolas são produto da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia. A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola é formada. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada. Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias e atitudes já foram rejeitadas ou mal interpretadas? Então produza uma pérola. Cubra suas mágoas e as rejeições sofridas com camadas de amor. 29.1.2008
-
Lembro-me da história de um pastor que após assumir um novo pastorado, notou que um dos principais membros da igreja começara a se ausentar dos cultos. Encontrando-se com esse irmão na rua, o pastor disse: "Irmão, eu tenho sentido a sua falta na igreja". O irmão respondeu: "Pastor, eu vou ser franco: eu não vou com a sua cara e não gosto dos seus sermões". Diante disso, o pastor retrucou: "Então me aperte a mão; eu também não gosto da minha cara, e gostaria de melhorar meus sermões, e peço que o irmão me ajude e ore para que eu os melhore". Este irmão foi conquistado pelo pastor e tornou-se um dos membros mais dedicados da igreja. AMADOS! Cultivemos esse amor! O nosso exemplo é JESUS. 30-01-2008
-
Dois fazendeiros viviam lado a lado. Um deles provocou uma contenda, alegando que o limite da propriedade do vizinho estava dois pés adiante. Brigaram por causa disso durante muitos anos, mas não conseguiram uma remarcação da linha divisória. Como isso nunca se deu, eles nunca se reconciliaram. Finalmente um dos fazendeiros vendeu sua propriedade e mudou-se. O novo proprietário saiu um dia a passeio, para ver se encontrava o vizinho. E, avistando-o, o antigo morador lhe disse: - Digo-lhe que a linha divisória do seu terreno está avançada dois pés para o meu lado. Desejo alterá-la. O novo vizinho respondeu: - Mudaremos a cerca três pés para o meu lado. O velho fazendeiro ficou atônito, mas não deu demonstração disso. - Não - replicou -, eu mudarei a cerca um pé para o meu lado. Seguindo os ensinamentos de Jesus conseguimos "ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza vestido de louvor por espírito angustiado". Pensamento: Como semearmos, assim colheremos. Herbert A. Wilson (Michigan, E.U.A.). 8.2.2008
-
Certo fazendeiro contava acerca de um desentendimento que houve entre ele e seu vizinho. Por pouco não houve entre eles uma cena de sangue. Passados alguns dias, saiu de carro sob fortes chuvas e, no caminho, notou que outro automóvel estava atolado no barro. Para sua surpresa, o motorista em apuros era o seu inimigo. A principio ele pensou em passar de lado e deixá-lo com seu próprio infortúnio, mas venceu o sentimento vingativo e parou para ajudá-lo. Aquele ato transformou o inimigo de outrora num dedicado amigo. Que grande recompensa resultou de um simples ato de solidariedade humana. Aquilo que palavras ásperas e mau humor não haviam conseguido, foi alcançado em poucos minutos por um ato de bondade, praticado no lamaçal do caminho. Na rua, no metrô, no ônibus, no afã da vida diária, ou no lamaçal do caminho, a fraternidade de Cristo operará milagres em qualquer tempo. A humanidade em toda parte, a nossa vizinhança, está sedenta por esta demonstração de amizade e atos de presteza que só Cristo inspira. "Servindo-vos uns aos outros em amor." Earl Perry (Kansas, E.U.A.). 12.2.2008
-
Durante a Primeira Guerra Mundial, conheci um rapaz alemão de mais ou menos dezoito anos de idade. Era marinheiro voluntário do exército americano. Jamais vi um homem sofrer tanta perseguição quanto aquele. Acusaram-no de ser inimigo disfarçado, suspeitavam dele em todo o lugar; fora insultado por oficiais e continuamente, atormentado pelos outros soldados, que zombavam da sua moralidade e integridade religiosa. No entanto, nunca, nenhuma vez sequer, ouvi este rapaz falar mal de alguém ou tramar vingança contra qualquer um. Certo dia, perguntei-lhe como conseguia suportar a zombaria. A resposta foi um brilhante testemunho de sua experiência com Cristo. Ele disse: "Quando eles me molestam, recordo-me que tenho um Amigo, muitíssimo Amigo, incomparável a todos os outros. Sinto a presença deste Amigo ao meu lado, dizendo-me: "Eis que estou convosco todos os dias" (Mt 28.20). Cristo é o Bom Pastor das suas criaturas. Nisto o caráter humano tem garantia - na completa rendição a Jesus Cristo. 12.2.2008
-
Roland Hayes, o bem conhecido tenor de raça africana, enquanto era ainda um pobre trabalhador de uma fábrica de caixotes, cantava aos domingos num coro de igreja. Certo dia, foi ouvido por um branco, homem de influência, que o levou para almoçar em sua casa. Após a refeição, ele ouviu gravações de grandes cantores - Sembric, Melba, Caruso. Até aquele dia, Roland Hayes nunca ouvira um grande cantor, nem um fonógrafo. O rapaz ficou fascinado. Posteriormente, ele contou esse incidente de sua adolescência, resumindo-o numa sentença: "Naquela noite, ao ouvir Caruso cantar, foi como se um sino tocasse em meu coração". Diz um amigo, a seu respeito: "Roland Hayes sente que sua voz pertence a Deus e que só a Ele cabe usá-la. Esse sentimento o tem habilitado a considerar-se como instrumento, através do qual Sua arte fala. Sim, a arte de seu Criador, porque ele é intensamente religioso". Hayes canta de coração. Quando nosso coração está bem, quando nosso coração está preparado, então Deus pode cumprir Seu desígnio em nossa vida. 12.2.2008
-
Um dia, um navio de guerra japonês ancorou na baía de Nagasaki, Japão. Os cristãos daquela localidade foram indicados para apresentar as boas vindas à oficialidade e aos marinheiros daquele barco, em nome da Igreja. O capitão tomou a palavra, dizendo que tinha especial prazer em falar porque ele se tornara cristão por um fato acontecido em um dos parques de Nagasaki. Anos atrás, ele havia atirado pedras numa missionária que estava pregando o evangelho naquele parque. Quando percebeu que havia ferido a senhora, tratou de fugir e se escondeu por três dias. Foi quando as mais extraordinárias noticias chegaram ao seu conhecimento: a missionária, cujo nome era Umhoff, não queria que ele fosse preso, estava orando por ele e querendo saber onde ele se encontrava, para lhe oferecer perdão e sua amizade. Ouvindo isto, o jovem resolveu procurar saber como servir ao Deus daquela missionária. Agora, era um prazer para ele dar o seu testemunho naquela mesma cidade onde ele tinha aprendido o que quer dizer ser cristão. Rita F. Snowden (Nova Zelândia). 18.2.2008
-
Na África, nos primórdios da obra missionária, certo evangelista vivia só, numa choupana que levantara com as próprias mãos. Os nativos daquela região mostravam hostilidade, e ele esperava um ataque a qualquer momento. Certa manhã, olhando pelas frestas do pau-a-pique, constatou que doze homens, em círculo, se aproximavam da choupana. Vinham munidos de suas armas rústicas e se mostravam dispostos à violência. Num ímpeto, pegou o fuzil e verificou que estava carregado; poderia, com apenas doze balas, liquidar todos e manter-se vivo. Mas orou a Deus e chegou à conclusão de que, se matasse um daqueles nativos, nunca mais admitiriam missionário algum para pregar-lhes o evangelho. Pendurou a arma no gancho e esperou. De repente, veio o assalto. Algumas bordoadas, mais uns lançaços e o missionário rendia a alma a Deus. Felizes com a facilidade do sucesso, aqueles homens passaram ao saque. Descobriram, então, a arma carregada e ficaram admirados: "Por que ele não atirou? Teria sido por causa da religião?" Dias depois, dois nativos daquela tribo procuraram a igreja cristã da cidade mais próxima, pedindo que lhes fosse enviado um novo missionário. 19.2.2008
-
Era um homem simples, mas crente fiel. Convertera-se e sua vida se transformara completamente. Possuía um sitio muito bonito e bem tratado. Daquela terra tirava o pão com que sustentava a família e obtinha os recursos para seu culto por ofertas. O proprietário das terras vizinhas era rico, mas a cupidez o levou a tentar tomar um pouco das terras daquele homem simples. Mandou fazer uma cerca de arame farpado um pouco além dos limites fixados em ambas as escrituras. O homem crente precisou então saber o que devia fazer para proteger seus direitos e um advogado o instruiu. Pouco depois, a cerca aparecera derrubada a golpes de machado. O rico proprietário interpelou o crente sobre o porquê daquilo, como tivera ousadia para tanto. A resposta o surpreendeu: "O senhor dê graças a Deus por estar lidando com o Bartolomeu novo, regenerado pelo sangue de Cristo. Pois limitou-se ele a agir dentro da lei. Se fosse o Bartolomeu velho, o machado não teria parado só na cerca...". 25.2.2008
-
Havia um irmão que tinha ensinado o papagaio dele a pregar. Então o papagaio e o irmão foram convidados para pregar em um ginásio. O irmão preparou a palavra em casa e passou tudo para o papagaio. Depois do louvor foi passada a palavra ao papagaio. Só que o papagaio não disse nada. Então o irmão falou no ouvido do papagaio: - Se você não pregar agora, quando chegarmos em casa eu vou te depenar todo. O papagaio pegou o microfone e disse: - Irmãos, vamos orar. O inimigo está ao meu lado e está furioso.- Missionário Ripari 25.2.2008
-
Ele não bradou: "Cruel, Pai cruel!" Não! Mas, com toda veemência e afeição, clamou: "Deus meu, Deus meu". 17.3.2008
-
Charles M. Sheldon escreveu o célebre livro "Em seus passos, que faria Jesus?", (JUERP). Lido e relido por muitos crentes desde 1945, data da primeira edição em português. A questão que dá título à referida obra deve ser levantada urgentemente por cada crente. "Em meus passos, que faria Jesus?" é a pergunta que devemos fazer diante de cada experiência pela qual passamos, nas diversas áreas de nossa vida. 25.3.2008
-
Vamos dizer que você está planejando ir fazer compras. Você entra no carro e ele não funciona. Há duas maneiras de você olhar para essa situação. Você pode dizer: "Eu sabia! Nunca falha. Toda vez que quero fazer alguma coisa algo errado acontece. Eu tinha mesmo imaginado que esta ida às compras acabaria em fiasco; isso sempre acontece com meus planos". Ou você pode dizer: "Bem, eu queria ir fazer compras, mas parece que não vai ser agora. Vou mais tarde, quando o carro estiver pronto. Nesse meio tempo, acredito que essa mudança nos planos vai funcionar para o meu bem. Provavelmente há uma razão por que preciso estar em casa hoje, então vou aproveitar meu tempo aqui". 28.3.2008
-
Você não modificará seu comportamento até que modifique seus pensamentos. 29.3.2008
-
Quando o homem aprender a interceder verdadeiramente pelas necessidades de outras pessoas, acontecerá uma transformação. Ele se tornará um doador em seu coração, em lugar de recebedor. Deus quer que haja um espírito de bênção dentro de Seu povo o tempo todo. Quanto mais um homem ora pelos outros, menos fica irritado, ofendido e provocado por eles. 10.4.2008
-
Certa manhã, um homem muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou: - Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa? Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi: - Estou ouvindo um barulho de carroça. - Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia... Perguntei ao meu pai: - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos? - Ora, respondeu meu pai, é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz! Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotência, interrompendo a conversa de todo mundo e querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir o meu pai dizendo: ... Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz! 11.8.2008
-
Seu Manuel pensou melhor e decidiu que os ferimentos que sofreu num acidente de trânsito eram sérios o suficiente para levar o dono do outro carro ao tribunal. No tribunal, o advogado do réu começou a inquirir seu Manuel: - O Senhor não disse na hora do acidente: "Estou muito bem"? E Manuel responde: - Bem, vou lhe contar o que aconteceu. Eu tinha acabado de colocar minha mula favorita na caminhonete... - Eu não pedi detalhes! - interrompeu o advogado - Só responda à pergunta: O Senhor não disse na cena do acidente: "Estou muito bem"? - Bem, eu coloquei a mula na caminhonete e estava descendo a rodovia... O advogado interrompe novamente e diz: - Meritíssimo, estou tentando estabelecer os fatos aqui. Na cena do acidente este homem disse ao patrulheiro rodoviário que estava bem. Agora, várias semanas após o acidente ele está tentando processar meu cliente, e isso é uma fraude. Por favor, poderia dizer a ele que simplesmente responda à pergunta. Mas, a essa altura, o Juiz estava muito interessado na resposta do seu Manuel e disse ao advogado: "Eu gostaria de ouvir o que ele tem a dizer". Seu Manuel agradeceu ao Juiz e prosseguiu: - Como eu estava dizendo, coloquei a mula na caminhonete e estava descendo a rodovia quando uma pick-up atravessou o sinal vermelho e bateu na minha caminhonete bem na lateral. Eu fui lançado fora do carro para um lado da rodovia e a mula foi lançada pro outro lado. Eu estava muito ferido e não podia me mover. De qualquer forma, eu podia ouvir a mula zurrando e grunhindo e, pelo barulho, eu pude perceber que o estado dela era muito ruim. Logo após o acidente, o patrulheiro rodoviário chegou ao local. Ele ouviu a mula gritando e zurrando e foi até onde ela estava. Depois de dar uma olhada nela, ele pegou a arma e atirou bem entre os olhos do animal. Então, o policial atravessou a estrada com sua arma na mão, olhou para mim e disse: "Sua mula estava muito mal e eu tive que atirar nela. Como o senhor está se sentindo?" - O que o Sr. responderia, meritíssimo??? 16.9.2008
-
Um cristão que conheço estava zangado com alguém do seu local de trabalho por causa de uma aparente injustiça. Um colega ouviu as suas reclamações e percebeu que seu temperamento ainda estava exaltado. Ele lhe deu este conselho sábio para que o considerasse antes de confrontar os que estavam envolvidos: "Cabeças frias vencem". Ao interagirmos com outros, as diferenças são inevitáveis. O crente com discernimento entende seu próprio coração e dá passos para lidar com o conflito de forma diplomática. Provérbios 17:27 nos diz: "Quem tem conhecimento é comedido no falar". Isso significa analisar uma multidão de opiniões que poderiam inflamar iras posteriores nos outros. Alguém que tem sabedoria vai pensar antes de falar e então vai compartilhar somente as idéias que provavelmente vão ser de utilidade. Os Provérbios também nos dão conselhos sábios na área emocional, para controlar nossas frustrações. "Quem tem entendimento é de espírito sereno". Uma pessoa madura demonstra compreensão, mantendo-se calma dos conflitos. A melhor maneira de resolver problemas é enfrentá-los com um temperamento calmo. Da próxima vez que você se irar, pare e reflita em coração por um momento. Peça a Deus um espírito calmo e as palavras certas para falar. Lembre-se: cabeças frias vencem. 10.12.2008
-
Outro dia ouvi nos noticiários sobre uns prédios que foram construídos com um material impróprio e isso, conseqüentemente, acabou comprometendo seriamente suas estruturas. Diversas famílias ficaram desabrigadas! Isso aconteceu a um bom tempo atrás e até hoje, pelo menos até onde sei, aquelas famílias ainda não receberam uma definição sobre o assunto pela justiça. Agora digamos que você fosse o primeiro entusiasmado comprador de um dos apartamentos daqueles prédios. Devido ao entusiasmo de ter uma casa própria, rapidamente você se muda e logo descobre os problemas estruturais. Ao invés de procurar um lugar seguro, você passa a estimular outras pessoas a comprarem apartamentos ali também. Muitos o seguem nesta empreitada! É certo que alguns dos seus "seguidores" também acabam descobrindo as irregularidades, mas também não decidem por outro lugar e permanecem. Consegue imaginar qual seriam o seu destino e a dos seus "seguidores" permanecendo nestas moradias? Tendo por base esta ilustração, percebe o "risco de vida" que a ignorância, o orgulho, a falta de arrependimento, pode te colocar? Consegue também visualizar que seus posicionamentos podem levar outras pessoas à ruína? 20.2.2009
-
O paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima, de 35 anos, assumiu a liderança da maratona entre o quinto e o 32º Km, quando foi derrubado por um fanático religioso que entrou na pista e o prejudicou. Mas agüentou firme até o fim dos 42,195 Km e conseguiu a medalha de bronze, inédita para o país na prova e a única do atletismo na Grécia. Na reta de chegada, ainda teve ânimo para comemorar fazendo 'aviãozinho' na corrida. [...] O fanático religioso que prejudicou o brasileiro é o ex-padre irlandês Cornelius Horan, de 56 anos, com um cartaz onde estava escrito: "O pregador do Grand Prix. A realização da profecia de Israel, diz a Bíblia", nas costas, e "A segunda vinda está perto", à frente, referindo-se a Jesus Cristo. É o mesmo que fez um protesto durante a disputa do GP da Inglaterra de Fórmula 1 de 2003, entrando na pista e atrapalhando a corrida. Na época, foi condenado a dois meses de prisão e libertado após sete semanas." esportenaglobo.globo.com 2.4.2009
-
Um homem, certa vez, tentou matar Samuel L. Brengle lançando um tijolo em sua cabeça. Brengle sobreviveu ao ataque, mas passou um longo tempo em recuperação. Durante o tempo de convalescência ele escreveu muitos artigos inspiradores que foram colocados em um livro cujo título era "Auxílios PARA a SANTIDADE". O livro se tornou um grande sucesso. A esposa do Brengle dizia: "Se não houvesse o tijolo, não haveria o livro!" Ela guardou o tijolo e escreveu nele algumas palavras do Velho Testamento. Eram as palavras de José para os irmãos que o venderam como escravo: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem". É comum isso acontecer conosco. Aquilo que nos parece ser a pior coisa já acontecida em nossa vida acaba se tornando, mais tarde, o ponto de partida para um grande triunfo. Muitas vezes murmuramos por um acontecimento negativo em nossas vidas. Achamos que tudo deu errado, que o Senhor não nos abençoou e, pouco tempo depois, constatamos que a bênção foi muito maior do que aquilo que esperávamos. Deus é sábio e nos reserva sempre o melhor. E para nos abençoar grandemente é capaz de nos dizer "não". Ele sabe que poderemos ficar tristes e abatidos com aquela resposta, mas sabe também que nos alegraremos muito mais quando a grande bênção por Ele preparada for derramada sobre nós. Assim como o Senhor transforma todo o mal contra nós em momentos de grande júbilo, também utiliza os fracassos como ponto de partida para grandes vitórias. Se a tristeza nos fere o coração durante a noite, a manhã trará uma alegria sem medida. Se os nossos dias estão imersos em trevas, logo voltará a brilhar o sol trazendo a felicidade. Com Cristo, até o mal será sempre bem. 27.4.2009
-
Uma mulher acordou uma manhã após a quimioterapia, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça. - Bom (ela disse), acho que vou trançar meus cabelos hoje. Assim ela fez e teve um dia maravilhoso. No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça. - Hummm (ela disse), acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje. Assim ela fez e teve um dia magnífico... No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça. - Bem (ela disse), hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo. Assim ela fez e teve um dia divertido. No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça. - Yeeesss... (ela exclamou), hoje não tenho que pentear meu cabelo. Atitude é tudo. 4.5.2009
-
Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.14.5.2009
-
Pense: por quê seu dia foi péssimo? A) por causa do café? B) por causa de sua filha? C) por causa de sua esposa? D) por causa da multa de trânsito? E) por sua causa? A resposta correta é a E. Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo Como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim. O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha Pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão. Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferente. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação. Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.14.5.2009
-
Um dia desses lemos em um adesivo colado no vidro traseiro de um veículo a seguinte advertência: "minha educação depende da tua"! Ficamos a imaginar qual seria o conceito de educação para quem pensa dessa forma. Ora, se nossa educação dependesse dos outros, certamente seria tão instável quanto a quantidade de pessoas com as quais nos relacionamos. Ademais, se assim fosse, não formaríamos jamais o nosso caráter. Seríamos apenas o resultado do comportamento de terceiros. Refletiríamos como se fôssemos um espelho. A educação é a arte de formar caracteres, e por conseguinte, é o conjunto de hábitos adquiridos. Assim sendo, como fica a nossa educação se refletir tão somente o comportamento dos outros como uma reação apenas? O verdadeiro caráter é forjado na luta, na luta por dominar as más tendências, por não revidar uma ofensa, por retribuir o mal com o bem. Um amigo tinha o costume de dizer: "bateu, levou!" Um dia perguntamos se ele admirava os mal-educados que tanto criticava. Imediatamente ele se posicionou em contrário. - É claro que eu não aprovo pessoas mal-educadas. Então questionamos outra vez: - Se não os admira, porque você os imita? Ele ficou um tanto confuso, pensou um pouco e respondeu: - É, de fato deveríamos imitar somente o que achamos bonito. Dessa forma, a nossa educação não deve jamais depender da educação dos outros, menos ainda da falta de educação dos outros. Todos os ensinamentos do Cristo, a quem a maioria de nós diz seguir, recomendam apresentar a outra face. Imaginemos se Jesus tivesse ensinado: "se alguém te bater numa face, esmurra-lhe a outra", ou então "faz aos outros tudo aquilo que não desejas que te façam". Nós certamente não O aceitaríamos como modelo a ser seguido. Assim sendo, lutemos por nos educar segundo os preceitos do Mestre de Nazaré, que diante dos momentos mais dolorosos de Sua vida manteve a calma e tolerou com grandeza todas as agressões sofridas. Não nos espelhemos nos que não são modelos nem de si mesmos. Construamos o nosso caráter com os exemplos nobres. Quando tivermos que prestar contas às leis que regem a vida, não encontraremos desculpas para a nossa falta de educação, nem poderemos jogar a culpa nos outros, já que Deus nunca deixou a Terra sem bons exemplos de educação e dignidadade. Não adotemos os costumes comuns que nada tem de normais. O normal é cada um buscar a melhoria íntima com os recursos internos e externos que Deus oferece. As rosas, mesmo com as raízes mergulhadas no estrume, se abrem para oferecer ao mundo o seu inconfundível perfume. O sândalo, por ser uma árvore nobre, deixa suave fragrância impregnada no machado que lhe dilacera as fibras. Assim, nós também podemos dar exemplos dignos de serem imitados! 14.5.2009
-
Habilidade é aquilo que você é capaz de fazer. Motivação é o que determina o que você faz. Atitude é o que determina a maneira como você faz. Lou Holtz25.5.2009
-
A sua atitude pode ter como base as condições climáticas, a qualidade do transito, o modo que as pessoas lhe tratam, ou uma série de outras coisas. Ou sua atitude pode ser exatamente aquela que você escolha que ela seja. Peter Mark1.7.2009
-
Uma atitude positiva pode fazer muito mais por você do que simplesmente levá-lo a um melhor humor. Jason Garcia1.7.2009
-
As pessoas que estão ao seu redor têm uma enorme influência sobre as suas atitudes. Essa influência se refletirá na qualidade da sua vida - e talvez muito mais do que você imagina. Possivelmente não seja sua intenção deliberada transmitir-lhe mau humor e azedar o seu dia. Contudo isso não significa que tal não poderá acontecer. As pessoas de um modo geral têm três atitudes básicas quando confrontadas com uma atitude negativa. Elas podem alterar a situação com um comentário positivo; podem manter uma atitude de indiferença; ou podem se juntar numa conversa negativa. Infelizmente o terceiro cenário é o caminho mais fácil de seguir. Entretanto, em situações como essa é necessário tão-somente usar o bom senso. Se você sabe de antemão que uma determinada pessoa ou um grupo nada mais irá lhe acrescentar do que desânimo e negativismo, a melhor coisa que você pode fazer "para seu próprio bem" é evitar tais situações. Nélio DaSilva1.7.2009
-
Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento. Eleanor Roosevelt9.7.2009
-
Todos os 2.550 alunos de uma escola na Flórida, EUA, estavam em problemas. Um sistema de envio de mensagens notificou a todos os pais que todos os alunos seriam detidos na escola, naquele final de semana, devido ao mau comportamento. Muitas crianças pleitearam inocência, mas alguns pais ainda assim permitiram que recebessem o castigo. Uma mãe, Amélia, admitiu que gritara com seu filho e o fez cumprir a detenção no sábado. Para o alívio de 2.534 alunos e constrangimento de alguns pais, descobriu-se que a mensagem automática fora enviada, mas não devia incluir todos os alunos, pois somente 16 crianças realmente mereciam a detenção! Amélia sentiu-se tão mal por não ouvir e acreditar em seu filho, que o levou a um restaurante para tomar o café da manhã naquele sábado. Todos nós temos histórias para contar sobre circunstâncias que demonstraram nossa necessidade de ouvir antes de falar. Por natureza, somos tentados a julgar rapidamente e reagir com raiva. O livro de Tiago nos dá essas três exortações práticas para lidarmos com as situações estressantes da vida: “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tiago 1:19). Nos estresses diários, devemos ser “praticantes da palavra” (Tiago 1:22), investir tempo para ouvir e mostrar moderação com nossas palavras e irritações. Anne M. Cetas10-07-2009
-
Atitude é uma coisa pequena que faz uma grande diferença. Winston Churchill18-08-2009
-
"Grande parte daquilo que chamamos mal pode ser transformado muitas vezes em bem, bastando apenas a mudança de uma atitude de medo e tristeza por outra de alegria e luta", disse certa vez o Dr. James Dobson. Um provérbio chinês diz que "uma pessoa inteligente recupera-se logo do fracasso".02-10-2009
-
Nunca existe uma necessidade de se arder em pesar; porque você sempre tem a chance de transformar as suas experiências negativas em ações e atitudes positivas. Mark Goodman13.2.2018
-
Aqueles que seguem em frente apenas quando as coisas estão a seu favor nunca serão bem-sucedidos em seus esforços. O valor de uma realização cresce em meio a lutas, dificuldades, obstáculos e incompreensões. Richard Honner13.2.2018
-
"Não importa o que fizeram com você, mas sim o que você vai fazer com aquilo que fizeram com você". Jean-Paul Sartre, escritor, filósofo, FRA, 1905-198015.10.2009
-
Se existe uma coisa maravilhosa nesta vida é esta: você não tem que necessariamente viver como prisioneiro das suas circunstâncias. Não importa o que esteja acontecendo ao seu redor, você pode decidir sentir-se da maneira que você deseja se sentir. Norman Vincent Peal16.10.2009
-
Lei do Caminhão de Lixo. Um dia peguei um taxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente. O taxista pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz! O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente. Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigavel. Indignado lhe perguntei: 'Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital!' Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de: "A Lei do Caminhão de Lixo." Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, traumas e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente. Isto não é problema seu! Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas. Fique tranquilo... respire e deixe o lixeiro passar. O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragarem o seu dia. A vida é muito curta, não leve lixo. Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustações. Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem. A vida é dez por cento o que você faz dela e noventa por cento a maneira como você a recebe! 22.10.2009
-
Victor Frankl – ele foi um dos judeus que os nazistas colocaram no campo de concentração de Dachau. E ele disse que enquanto tivesse no campo, os guardas lhe tiraram tudo: - sua identidade, - sua esposa, - suas roupas, - tiraram sua família, - tiraram até sua aliança de casamento. Mas havia uma coisa que eles jamais poderiam tirar dele, e ele escreveu: “ Me resta a liberdade de ser Humano, de escolher que atitude tomar em dadas as circunstancias” (em busca de sentido para sua vida). Os guardas não podiam tirar de Frank a liberdade de escolher que atitude tomar. Quando estamos enfrentando dificuldade e várias situações de nossas vidas, nós também podemos escolher qual atitude tomar. 16.12.2009
-
Ernest Shackleton foi um grande explorador que enfrentou uma séria crise de vida ou morte juntamente com sua tribulação, quando teve que abandonar sua embarcação nas águas glaciais ao redor da Antártica. Era 1914, e a expedição de Shackleton tinha planejado cruzar as terras do continente congelado, fato que nenhum outro havia feito até então. Quando a embarcação chegou, ficou presa no gelo e afundou. A tripulação começou um teste de sobrevivência não programado de dezoito meses. Eles se mantiveram vivos flutuando, à deriva, sobre blocos de gelo até que alcançaram uma ilha onde estabeleceram um acampamento. Quando sua provisão de alimentos começou a escassear, Shackleton e alguns membros da tripulação tomaram um barco salva-vidas que conseguiram preservar e, com ousadia, viajaram 800 milhas até uma estação de pesca de baleias. Mais tarde retornaram com um navio e todos os vinte e sete homens sobreviveram à provação. Eles representam dois tipos de pessoas durante uma crise: os que esfriam e os que, focados em um objetivo, não desanimam. Shackleton pode ter encalhado em um dos lugares mais frios do planeta, mas ele e sua equipe nunca esfriaram. Como temos reagido ao enfrentarmos momentos de crise? Temos estado preparados para superar os problemas, com determinação e perseverança, confiando firmemente no Deus ao qual servimos e que nos prometeu vitórias? Ou costumamos esfriar na fé e desistir diante do primeiro fracasso? Muitas vezes, em busca de nossos ideais, constatamos que o barco de nossos propósitos encalha e até afunda, deixando-nos à deriva e sem saber para onde estamos indo. Quando isso acontece, é imprescindível que nos mantenhamos firmes e que, com perseverança, continuemos focados na conquista de nossos sonhos. Não se deixe esfriar pelas lutas da vida. Convide Cristo a viajar com você e mesmo diante das crises você alcançará a vitória. 12.2.2010
-
Robert Hall, famoso pregador,costumava ter momentos de grande dor física, chegando a ser jogado no chão em grande agonia. Quando as dores cessavam, as primeiras palavras que ele sempre dizia eram: "Espero que não tenha murmurado uma vez sequer". Nosso testemunho para Cristo seria muito mais eficaz se não reclamássemos tanto nas ocasiões em que a nossa fé é provada. Todos nós gostamos de receber bênçãos e de experimentar regozijo e alegria. Nessas ocasiões passamos os dias cantando e todos percebem o largo sorriso em nosso rosto. Glorificamos a Deus e lhe dirigimos palavras de gratidão e felicidade. E quando a dor nos atinge por um motivo qualquer? E quando os nossos sonhos parecem que não vão se realizar? E quando os nossos pés parecem conduzir-nos a lugar nenhum? Qual a nossa reação? O que dizemos nessas horas? O nosso Deus continua sendo o mesmo dos louvores ou passa a ser outro? Há tempo para tudo em nossa vida. Deus nos prova com momentos de júbilo e também com momentos de dificuldades? Em todos eles o Senhor tem o propósito de edificar a nossa vida espiritual. Precisamos ter discernimento para encarar as duas situações com a mesma fé e o mesmo amor ao Senhor. Quando glorificamos ao nosso Salvador por todas as coisas, a tristeza acaba depressa e a alegria permanece por muito mais tempo. Afinal, na presença do Senhor a alegria é plena e verdadeira. Ainda que os nossos dias não sejam tão bons quanto desejamos, precisamos confiar no Senhor e adorá-lo da mesma maneira. Tudo acontece para o nosso bem e por isso devemos estar sempre alegres. 13.2.2010
-
Quando Hitler chegou ao poder na Alemanha, Viktor Frankl (1905-1997) era o diretor de um pavilhão de um hospital psiquiátrico. Os nazistas mandaram que submetesse à eutanasia as doentes mentais sob seus cuidados. Como se recusou, foi deportado e enviado a um campo de concentração, onde foi tatuado com o número 119.104. Perto do fim da guerra, foi libertado, para, então, saber que, além das suas anotações de pesquisa, perdeu toda a família, inclusive a esposa. Num dos seus livros, ele escreveu: "Podem arrancar tudo de um homem, menos a última das liberdades humanas: sua capacidade de escolher que tipo de atitude terá diante das circunstâncias que o rodearem". Não podemos escolher as ações dos outros para conosco, mas podemos escolher as atitudes que tomaremos diante dessas ações. Israel Belo de Azevedo 2.3.2010
-
Um padre estava consertando a cerca de seu jardim quando reparou que o filho do vizinho olhava para ele, muito atento. – Você está vendo se aprende como é que se conserta uma cerca, Harold? – perguntou o padre. – Não, senhor – respondeu o rapaz. – Estou só esperando para ouvir o que é que um padre diz quando martela o dedo. 9.3.2010
-
Como ressalta a sabedoria romana: "quando não houver vento, reme." 9.3.2010
-
John Burroughs, um naturalista, diz que quando um falcão é atacado por corvos ou outras aves, ele não contra-ataca. Ele sobe rapidamente para lugares cada vez mais altos fazendo círculos largos até que seus perseguidores o deixem. Ao sermos vítimas de ataques e perseguições, apliquemos a mesma estratégia. Quando reagimos aos que nos atacam, corremos o risco de fazer o mesmo que eles fazem. Busquemos o auxílio do Alto, coloquemos tudo no altar do Senhor e deixemos que Ele ganhe a nossa vitória. 14.4.2010
-
CADA UM DÁ O QUE TEM. Havia duas vizinhas que viviam em pé de guerra. Não podiam se encontrar na rua que era briga na certa. Depois de um tempo, dona Maria descobriu o verdadeiro valor da amizade e resolveu que iria fazer as pazes com dona Clotilde. Ao se encontrarem na rua, muito humildemente, disse dona Maria: - "Minha querida Clotilde, já estamos nessa desavença há anos e sem nenhum motivo aparente. Estou propondo para você, que façamos as pazes e vivamos como duas boas e velhas amigas". Dona Clotilde, na hora estranhou a atitude da velha rival, e disse que iria pensar no caso. Pelo caminho foi matutando: - Essa dona Maria não me engana, está querendo me aprontar alguma coisa e eu não vou deixar barato. Vou mandar-lhe um presente para ver sua reação. Chegando em casa, preparou uma bela cesta de presentes, cobrindo-a com um lindo papel, mas encheu-a de esterco de vaca. - "Eu adoraria ver a cara da dona Maria ao receber esse 'maravilhoso' presente. Vamos ver se ela vai gostar dessa". Mandou a empregada levar o presente a casa da rival, com um bilhete: "Aceito sua proposta de paz e para selarmos nosso compromisso, envio-te esse lindo presente". Dona Maria estranhou o presente, mas não se exaltou. Que ela está propondo com isso? Não estamos fazendo as pazes? Bem, deixa pra lá. Um mês depois dona Clotilde atende a porta e recebe uma linda cesta de presentes coberta com um belo papel. - É a vingança daquela asquerosa da Maria. Que será que ela me aprontou?! Qual não foi sua surpresa ao abrir a cesta e ver um lindo arranjo das mais belas flores que podiam existir num jardim, e um cartão com a seguinte mensagem: "Estas flores é o que te ofereço em prova da minha amizade. Foram cultivadas com o esterco que você me enviou e que proporcionou excelente adubo para meu jardim. "AFINAL, CADA UM DÁ O QUE TEM EM ABUNDÂNCIA EM SUA VIDA". Adaptação: AFDahmen 14.4.2010
-
Cientistas britânicos e norte-americanos da computação criaram desenhos artísticos que mudam de acordo com os sentimentos do observador. O programa de computador analisa a posição e o formato da boca, o ângulo das sobrancelhas, a abertura dos olhos e cinco outros traços faciais, a fim de determinar o estado emocional da pessoa. O desenho se altera conforme o humor do observador; se houver alegria no rosto, o desenho vai aparecer em cores vivas e brilhantes; se houver uma expressão de mau humor, a imagem se tornará escura e nebulosa. Nosso humor também pode afetar as pessoas ao nosso redor - nossa família, amigos, colegas de trabalho e conhecidos. Nossa vida afeta as pessoas, para o bem ou para o mal. Claro que cada pessoa é responsável pela sua reação para conosco. Porém, a maneira como nos comportamos faz uma diferença na vida dos outros. 14.4.2010
-
"Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento." Eleanor Roosevelt 20.4.2010
-
É a sua atitude que determina a sua altitude John Perkins 29.4.2010
-
Em cidade interiorana havia um homem que não se irritava e não discutia com ninguém. Sempre encontrava saída cordial, não feria a ninguém, nem se aborrecia com as pessoas. Morava em modesta pensão, onde era admirado e querido. Para testá-lo, um dia seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o levariam a um jantar. Trataram todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender a mesa reservada para a ocasião. Assim que iniciou o jantar, como entrada foi servida uma saborosa sopa, que o homem gostava muito. A garçonete chegou próxima a ele, pela esquerda, e ele, prontamente, levou seu prato para aquele lado, a fim de facilitar a tarefa. Mas ela serviu todos os demais e, quando chegou a vez dele, foi embora para outra mesa. Ele esperou calmamente e em silêncio, que ela voltasse. Quando ela se aproximou outra vez, agora pela direita, para recolher o prato, ele levou outra vez seu prato na direção da jovem, que novamente se distanciou, ignorando-o. Após servir todos os demais, passou rente a ele, acintosamente, com a sopeira fumegante, exalando saboroso aroma, como quem havia concluído a tarefa e retornou à cozinha. Naquele momento não se ouvia qualquer ruído. Todos observavam discretamente, para ver sua reação. Educadamente ele chamou a garçonete, que se voltou, fingindo impaciência e lhe disse: o que o senhor deseja? Ao que ele respondeu, naturalmente: a senhora não me serviu a sopa. Novamente ela retrucou, para provocá-lo, desmentindo-o: servi, sim senhor! Ele olhou para ela, olhou para o prato vazio e limpo e ficou pensativo por alguns segundos… Todos pensaram que ele ia brigar… Suspense e silêncio total. Mas o homem surpreendeu a todos, ponderando tranquilamente: a senhorita serviu sim, mas eu aceito um pouco mais! Os amigos, frustrados por não conseguir fazê-lo discutir e se irritar com a moça, terminaram o jantar, convencidos de que nada mais faria com que aquele homem perdesse a compostura. Bom seria se todas as pessoas agissem sempre com discernimento em vez de reagir com irritação e impensadamente. Ao protagonista da nossa singela história, não importava quem estava com a razão, e sim evitar as discussões desgastantes e improdutivas. Quem age assim sai ganhando sempre, pois não se desgasta com emoções que podem provocar sérios problemas de saúde ou acabar em desgraça. 30.4.2010
-
A pessoa não leva desaforo para casa, mas acaba levando pra prisão, pro hospital ou pro cemitério. 30.4.2010
-
Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: -Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ela diz: -Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite! MORAL DA HISTÓRIA: Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência: 'Quero ser feliz ou ter razão?' Outro pensamento parecido, diz o seguinte: 'Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam.' 6.5.2010
-
Um rico resolve presentear um pobre por seu aniversário e ironicamente manda preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras. Na presença de todos, manda entregar o presente, que é recebido com alegria pelo aniversariante, que gentilmente agradece e pede que lhe aguarde um instante, pois gostaria de poder retribuir a gentileza. Joga fora o lixo, lava e desinfeta a bandeja, enche-a de flores, e devolve-a com um cartão, onde está a frase: “Cada um dá o que possui.” Ou seja: Não se entristeça com a “ignorância” das pessoas, não perca sua serenidade. A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga o fígado, a mágoa envenena o coração. Domine suas reações emotivas. Seja dono de si mesmo. Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento. Não perca sua calma. Pense, antes de falar, e não ceda à sua impulsividade. 20.5.2010
-
Duas pulgas diretoras estavam conversando e então uma comentou com a outra: -- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas. Elas então decidiram contratar uma mosca para treinar todas as pulgas a voar e entraram num programa de treinamento de vôo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra: -- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro, e como nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele, ele nos pega. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente. Elas então contrataram uma abelha para lhes ensinar a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu... A primeira pulga explicou por quê: -- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito, temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez. E então um pernilongo lhes prestou treinamento para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos... Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou: -- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plásticas? -- Não, entramos num longo programa de treinamento. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento. -- E por que é que estão com cara de famintas? -- Isso é temporário. Já estamos fazendo treinamento com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar de modo a perceber, com antecedência, a vinda da pata do cachorro. E você? -- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia. Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha: -- Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em um programa de treinamento, em uma reengenharia? Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora. -- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas, quiseram saber as pulgonas... -- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse: "Não mude nada.. Apenas sente na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança". MORAL DA HISTÓRIA: Você não deve focar no problema e sim na solução. Para ser mais eficiente é necessário escutar e não falar. Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento. 9.6.2010
-
Um padre estava consertando a cerca de seu jardim quando reparou que o filho do vizinho olhava para ele, muito atento. - Você está vendo se aprende como é que se conserta uma cerca, Harold? - perguntou o padre. - Não, senhor - respondeu o rapaz. - Estou só esperando para ouvir o que é que um padre diz quando martela o dedo. 5.7.2010
-
Você tem a liberdade de escolher as suas ações, mas você não tem a liberdade de escolher as consequências das suas ações. William Glasser 21.7.2010
-
"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos." (Rudolf Dreikurs) 17.8.2010
-
Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando. O mestre tentou tirá-lo novamente e outra vez o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse: -Desculpe-me mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo? O mestre respondeu: -A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar. Então, com a ajuda de uma folha, o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida, e continuou: - Não mude sua natureza se alguém lhe faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Quando a vida lhe apresentar mil razões para chorar, mostre- lhe que tem mil e uma razões para sorrir. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam… é problema deles. 19.8.2010
-
“Era uma vez duas rãs que caíram num tacho de creme. A primeira rã, ao ver que aquele líquido branco não dava pé, aceitou seu destino e se afogou. A segunda rã não gostou da perspectiva. Ficou se debatendo no creme e fez o que pode para ficar à tona. Passado algum tempo, aquela agitação toda fez o creme virar manteiga e ela conseguiu pular do tacho.” Na vida real muitas vezes agimos como uma destas rãs. 26.8.2010
-
Quando Hitler chegou ao poder na Alemanha, Viktor Frankl (1905-1997) era o diretor de um pavilhão de um hospital psiquiátrico. Os nazistas mandaram que submetesse à eutanasia as doentes mentais sob seus cuidados. Como se recusou, foi deportado e enviado a um campo de concentração, onde foi tatuado com o número 119.104. Perto do fim da guerra, foi libertado, para, então, saber que, além das suas anotações de pesquisa, perdeu toda a família, inclusive a esposa. Num dos seus livros, ele escreveu: "Podem arrancar tudo de um homem, menos a última das liberdades humanas: sua capacidade de escolher que tipo de atitude terá diante das circunstâncias que o rodearem". Não podemos escolher as ações dos outros para conosco, mas podemos escolher as atitudes que tomaremos diante dessas ações. Israel Belo de Azevedo. 19.10.2010
-
Você não pode controlar o que acontece a você, mas você pode controlar as suas atitudes em relação a tudo que acontece a você e ao fazer isto, estará controlando ao invés de ser controlado. Brian Tracy 19.10.2010
-
Um marido estava olhando as camisas brancas penduradas em seu armário. Ele examinava os colarinhos para ver se estavam limpas. Sua esposa estava observando o que fazia e lhe disse: "Se você tem alguma dúvida, é porque está suja". Esta mesma linha de raciocínio pode ser aplicada quando temos dúvidas se alguma coisa está certa ou errada. Temos plena convicção de que nossas atitudes estão corretas? Tem havido alguma dúvida em relação às alternativas que temos escolhido? Estamos convictos de que o caminho que estamos seguindo nos levará aonde queremos chegar? Temos tido alguma dúvida sobre Deus e o que acontecerá depois de nossa morte? A nossa vida só será plena e abundante quando estivermos confiantes de que fizemos a melhor escolha e que esta nos conduzirá à felicidade eterna. Enquanto houver incertezas e o nosso coração estiver hesitante sobre a decisão tomada, podemos estar certos de que alguma coisa ainda está errada. Quando fazemos a opção pelo Senhor, as dúvidas desaparecem, as incertezas são sepultadas, a hesitação não nos incomoda mais. Cristo é o Caminho, a Verdade que liberta, a Vida que tanto ansiamos conseguir e desfrutar. Ao recebê-lo, não precisamos mais buscar manchas nos colarinhos de nossas decisões, pois, no armário de nossa felicidade só encontraremos cabides repletos de bênçãos à nossa disposição. Você tem alguma dúvida em relação a seu futuro? Você sente tranquilidade nas decisões que tem tomado? Você tem se alegrado e sente firmeza no que tem feito para construir a sua felicidade? Se a sua resposta é "sim", siga adiante. Se a sua resposta é "não", busque a direção de Deus. Seu armário estará arrumado e a sua alegria será verdadeira e eterna.
-
David Kornfield - Terceira História: Numa época em que um sorvete custava muito menos do que hoje, um menino de 10 anos entrou na lanchonete de um hotel e sentou a uma mesa. Uma garçonete colocou um copo de água na frente dele. "Quanto custa um sundae?", ele perguntou. "50 centavos" - respondeu a garçonete. O menino puxou as moedas do bolso e começou a contá-las "Bem, quanto custa o sorvete simples?", ele perguntou. A essa altura, mais pessoas estavam esperando por uma mesa e a garçonete, perdendo a paciência. "35 centavos", respondeu ela, de maneira brusca. O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse: "Eu vou querer, então, o sorvete simples". A garçonete trouxe o sorvete simples, a conta, colocou na mesa e saiu. O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu. Quando a garçonete voltou, ela começou a chorar à medida em que ia limpando a mesa pois ali, do lado do prato, havia 15 centavos em moedas, ou seja, o menino não pediu o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete. Não feche os olhos paras as pequenas coisas do dia a dia, não as ignore, porque você pode estar deixando uma grande oportunidade passar sem perceber e esta oportunidade pode ser aquela que justamente iria mudar a sua vida. 12/1/2011
-
Conta-se a história de uma senhora que alugou uma cabana para passar o verão. Com a cabana ela encontrou também um cachorro. De toda a mobília da casa, a peça mais agradável, para a senhora, era uma poltrona confortável. Ela a achava melhor que qualquer outra na casa. Mas ela quase sempre encontrava a poltrona ocupada pelo cachorro. Tendo medo do animal, ela nunca se atrevia a enxotá-lo. Em vez disso, ela ia até a janela e gritava: "gatos"! O cachorro imediatamente corria até a janela e ameaçava a latir. Enquanto isso, a velha senhora ocupava o lugar na sua poltrona preferida. Um dia o cachorro entrou no quarto e achou a senhora sentada na poltrona. Ele se dirigiu até a janela e, olhando para fora, mostrou-se muito agitado e começou a latir sem cessar. A senhora ficou assustada e correu para a janela para ver o que estava acontecendo. O cachorro, calmamente, subiu e se instalou na poltrona. Os enganos praticados contra os outros, mais cedo ou mais tarde se voltarão para nós mesmos. A ilustração nos convida a uma reflexão. Temos sido verdadeiros em nossas atitudes? 14/3/2011
-
Aquele que espera para fazer várias boas ações de uma só vez nunca vai fazer nada. SAMUEL JOHNSON 17/3/2011
-
O pintor Benjamin West falou uma vez que sua paixão pela pintura começou quando era menino. Assim que sua mãe saía de casa, ele pegava as tintas e tentava pintar. Um dia, espalhou as tintas, os pincéis e vários outros apetrechos pela casa, fazendo uma grande bagunça. De repente ele se deu conta de que a mãe voltaria a qualquer minuto e tentou desesperadamente arrumar tudo, mas não conseguiu. Quando ela chegou, Benjamin esperou o pior. Mas a reação da mãe o surpreendeu. Ela apanhou a pintura que estava no chão, olhou para ela por alguns instantes e disse: "Minha nossa, que belo retrato da sua irmã." Deu-lhe um beijo no rosto e foi embora. Por causa daquele beijo, disse West, ele se tornou um pintor.
-
A vida é como um espelho. Você recebe de volta a imagem que projeta. Palavras duras geram reações agressivas. Palavras suaves geram atitudes gentis. 21/9/2011
-
O cachorrinho saiu correndo de casa e mordeu uma senhora que passava pela rua. Essa senhora foi à farmácia para fazer um curativo e tomar uma vacina. Ela gritou com o farmacêutico porque a vacina doeu ao ser aplicada. O farmacêutico, ao chegar em casa, gritou com a esposa porque o jantar não estava do seu agrado. Sua esposa afagou seus cabelos e o beijou, dizendo: Querido! Você não é assim. Prometo que amanhã farei seu prato favorito. Você trabalha muito. Está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis de nossa cama por outros limpinhos e cheirosos para que durma tranquilo. Amanhã você vai se sentir melhor. Retirou-se e deixou-o sozinho com seus pensamentos. Neste momento rompeu-se o Círculo do Ódio! Esbarrou na tolerância, na doçura, na mansidão, no perdão e no amor. Se você está no Círculo do ódio, lembre-se de que, com MANSIDÃO, TOLERÂNCIA, DOÇURA, PERDÃO e AMOR, pode-se quebrá-lo. 02/07/2012
-
Minha atitude, determina minha altitude. 28/11/2012
-
Desde pequeno, víamos coisas estranhas na TV!
* O Tarzan corria pelado...
* Cinderela chegava em casa meia noite...
* Aladim era ladrão...
* Batman dirigia a 300 km/h...
* Pinóquio mentia...
* Bela Adormecida era uma vagaba...
* Salsicha tinha voz de maconheiro, via fantasma e conversava com o cachorro...
* Zé Colméia e Catatau eram cleptomaníacos e roubavam cestas de pic-nic...
* Branca de Neve morava na boa com 7 homens...
* Olívia Palito tinha bulimia;
* Popeye fumava um matinho muito suspeito!!!
* Pac Man corria em uma sala escura com musica eletrônica, comendo pílulas que o deixam "ligadão";
* Super Homem, locão, colocava cueca por cima da calça;
* A Margarida namorava o Pato Donald e saía com o Gastão;
Olha os exemplos que tivemos! ...agora pedem pra gente ser normal e se comportar?!? 24/1/2014
-
Criança não faz cultinho. Cultinho quem faz é aquele que se distrai no louvor, na adoração, na pregação. 26/1/2014
-
A mudança de comportamento começa com a transformação operada por Jesus em nosso coração. 19/12/2014
-
Uma jovem estava sentada num transporte público quando uma senhora, mal-humorada e velha, veio e sentou-se ao lado dela batendo-lhe com suas numerosas sacolas. Uma pessoa sentada do outro lado, ficou injuriada com a situação e perguntou à moça por que ela não reclamou ou disse algo para a velha senhora! A moça respondeu com um sorriso: - Não é necessário ser grosseiro ou discutir sobre algo tão insignificante, a jornada juntos é tão curta... Já desço na próxima parada! A resposta merece ser escrita em letras douradas no nosso comportamento diário e em toda parte! Não é necessário discutir sobre algo tão insignificante, nossa jornada juntos é tão curta. Se cada um de nós pudesse perceber que a nossa passagem por cá tem uma duração tão curta; Por que escurecê-la com brigas, argumentos fúteis, não perdoando os outros, com ingratidão e atitudes ruins?! Isso seria um grande desperdício de tempo e energia! *Alguém quebrou seu coração? Fique calmo, a viagem é tão curta. *Alguém lhe traiu, intimidou, enganou ou humilhou você? - Fique calmo, perdoe, a viagem é tão curta. *Qualquer sofrimento que alguém nos provoque, vamos lembrar que a nossa jornada juntos é tão curta. Portanto, sejamos cheios de gratidão e doçura. A doçura é uma virtude nunca comparada ao caráter mau ou covardia, mas melhor comparada à grandeza. Nossa jornada juntos aqui é muito curta e não pode ser revertida... Ninguém sabe a duração de sua jornada. Ninguém sabe se terá que descer na próxima parada... * Vamos, portanto, acalentar e manter a doçura e amabilidade com os amigos e familiares! Vamos tentar nos manter calmos, respeitosos, gentis, gratos e perdoar uns aos outros. Se eu te machuquei, peço perdão. E lembre-se: A viagem aqui é tão curta! 22/11/2017
-
"Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? - perguntou o mestre. A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos! O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos - disse o mestre. Quando não são aceitos continuam pertencendo a quem os carregava consigo. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir." 22/11/2017
-
Você está segurando uma xícara de café quando alguém chega e encosta ou balança seu braço, fazendo com que derrame o café por todo lado. Por que você derramou o café? “Bem, porque alguém encostou em mim, é claro!” Resposta errada. Você derramou o café porque o café estava na xícara. Se dentro houvesse chá, você teria derramado chá. O que quer que esteja dentro da xícara é o que será derramado. Portanto, quando a vida chega e balança você (algo que com certeza irá acontecer), seja o que for que esteja dentro de você irá sair. É fácil fingir até que você seja chacoalhado. Então temos de perguntar a nós mesmos… o que há dentro da minha xícara? Quando a vida fica difícil, o que derrama? Alegria, gratidão, paz e humildade? Ou fúria, amargura, palavras e ações duras? Você escolhe! Hoje vamos nos esforçar para encher nossas xícaras com gratidão, perdão, alegria, palavras de afirmação para nós e aos outros, bondade, gentileza e amor… 24/11/2017
-
Existe um ditado que diz: "Quem planta tâmaras não colhe tâmaras" isso porque as tamareiras levam de 80 à 90 anos para darem os primeiros frutos. Certa vez um jovem encontrou um senhor de idade plantando tâmaras e logo perguntou: porque o senhor planta tâmaras se o senhor não vai colher? O senhor respondeu: se todos pensassem como você, ninguém comeria tâmaras. Cultive, construa e plante ações que não sejam apenas para você, mas que sirvam para todos. Nossas ações hoje refletem o futuro... se não é tempo de colher, é tempo de semear. Nascemos sem trazer nada, morremos sem levar nada... E, no meio do intervalo entre a vida e a morte, brigamos por aquilo que não trouxemos e não levaremos... Pense nisso: Viva mais, ame mais, perdoe sempre e seja mais Feliz.
-
A vida é 10% do que acontece com você e 90% de como você reage. 12.10.2019