top of page

A CONVICÇÃO DA PRESENÇA DE DEUS

Salmos 23

 

1 O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.

2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas.

3 O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.

4 Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.

5 Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar.

6 Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida.

 

Introdução

Neste Salmo 23 sentimos a importância que é pra nós, termos a convicção da presença de Deus. 

Essa convicção é tão necessária hoje quanto foi para Davi na sua época, porque, embora os tempos sejam outros, há situações que ocorreram à vida de Davi que também ocorrem à nossa vida e que só a presença de Deus pra nos sustentar e dar graça.

Davi adquiriu convicção da presença de Deus na vida dele e essa convicção fez com que Davi pudesse suportar as mais terríveis situações. 

Eu desejo que nesta noite você procure entender isso, a necessidade de você ter a convicção da presença de Deus com você.

Veja só as verdades que o Salmo 23 ensina:

 

 

...a primeira verdade que destaco é a seguinte:

1- A PRESENÇA DE DEUS NÃO ISENTA NINGUÉM DAS PROVAÇÕES

O salmista declara: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte”... que vale difícil e tenebroso!

Jesus afirmou a todos os Seus discípulos de que poderemos passar por situações difíceis. A palavra dEle foi: “No mundo vocês vão sofrer”.

“Tereis aflições”.

Assim, Jesus deixou bem claro, que a vida neste mundo não é nem nunca será um “mar de rosas”.

Haverá aflições.

Portanto, a presença de Deus não isenta das tribulações, das provas difíceis. Todavia, você pode estar certo de uma coisa, Jesus também 

afirmou: “mas tenham coragem. Eu venci o mundo e lhes darei vitória – a minha vitória é a sua vitória!”

 

Pois, então, o salmista Davi declarava: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo”.

Ele tinha essa convicção. Ponha essa verdade também no seu coração: o Senhor está com você. A presença de Deus te garante vitória.

Você não vai ser vencido pela morte, você vai vencer. Aleluia!

...segunda verdade que nos fala o Salmo 23:

2- A PRESENÇA DE DEUS IMPEDE QUE O MEDO NOS PARALISE

Veja como o salmista Davi declara no v.4: “não terei medo de nada”.

O medo paralisa, nos enfraquece.

Medo é até demonstração de falta de confiança no poder de Deus.

É comum sentirmos medo diante de várias situações. Em plena pandemia do Coronavírus, como temos estado expostos ao medo. A mídia não fala em outra coisa. Mostra fotos, entrevistas, filmes, documentários, tudo sobre o contágio e as mortes.

Uma vez o então ministro Mandetta, aconselhava desligar um pouco a televisão, porque às vezes ela é tóxica. De fato, muita exposição às

notícias de fatos ruins, gera medo. 

Porém, quando você está convicto da presença de Deus com você e em você, mesmo exposto aos fatos da realidade mais difícil, mais sombria, o medo não te aprisiona, não te paralisa.

 

A presença de Deus lança fora todo medo. O vale a ser atravessado pode ser até escuro como a morte, mas nós ouvimos nessa hora (Is 41.13): “Eu o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo”. Aleluia!

 

...em terceiro lugar, temos neste salmo a seguinte verdade:

3- A PRESENÇA DE DEUS CONOSCO É CERTA

O salmista declara sua convicção quando diz: “porque tu estás comigo”.

Mais tarde, o próprio Senhor Jesus recomendaria aos Seus discípulos, Seus seguidores, dizendo: “...lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.

Muitas vezes, não encontramos nada e nem ninguém capaz de nos sustentar nos momentos difíceis... porém, apenas a presença de Deus

conosco nos encoraja! Ninguém que tenha a convicção da presença de Deus desistirá facilmente.

Se você não duvidar no seu coração, mas crer que Deus é contigo, mesmo que a situação pareça fora de controle ou sem solução, você vai

procurar a ajuda do Senhor e vai alcançar vitória, porque Deus é fiel! Aleluia!

...e pra completar, uma outra verdade que o Salmo 23 anuncia, é que:

4- A PRESENÇA DE DEUS TRAZ PROTEÇÃO E DIREÇÃO

Essa verdade está expressa na declaração final do v.4, o salmista Davi disse sobre o Senhor: “tu me proteges e me diriges” ou quando fala “a tua vara e o teu cajado”.

Davi estava pensando em Deus como um pastor de ovelhas para ele.

Com a vara, o pastor de ovelhas, afugenta os inimigos e com o cajado, guia, dá direção.

A presença de Deus faz isso, a presença de Deus proporciona isso: proteção e direção.

 

Essa verdade foi demonstrada quando da salvação do povo de Israel da escravidão que vivia no Egito.

O Sl 78.52-53, que lembra da salvação que Deus trouxe para Israel; e Deus salvou o Seu povo, desse jeito: dando proteção e direção – está escrito: “...mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas e os guiou pelo deserto, como a um rebanho. E os guiou com segurança, e não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos”.

Aleluia! A presença de Deus traz proteção e direção.

 

Conclusão

Então, irmã e irmão, quando possuímos a convicção de que, em toda e qualquer situação, Deus está conosco, a sensação que podemos ter, é de descanso e refrigério, é de consolo e segurança – porque sabemos que Ele é Deus Todo-poderoso!

Qual é a melhor coisa a ser feita neste período de quarentena? É você e eu tomarmos a convicção de que Deus está presente conosco – 

porque quem adquire esta convicção da presença de Deus, esse, sim, é que será levado a dizer: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará”.

 

Aquele que adquire a convicção da presença de Deus, é que é levado a dizer: “Ainda que eu ande [Davi não estava nem andando ainda, mas ele disse na sua convicção: ainda que eu ande...] por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges”.

 

O melhor que nós podemos fazer nessa hora é acolher essa verdade no nosso coração, porque ela nos fará bem! 

Se você tem tido dificuldade para crer, porque grandes tem sido as suas lutas, tão difíceis as condições em que você se encontra, vamos

orar juntos agora e pedir que estas verdades lhe tragam a convicção de que Deus está presente e que sempre estará.

 

Se você ainda não entregou seu coração para Jesus, você não poderá dizer: “o Senhor Deus está comigo”.

- Porque essa certeza só vem depois que você receber a Jesus como Senhor e Salvador em seu coração. 

Até que faça isso, você não se sentirá seguro.

 

E você já tem Jesus como seu Senhor e Salvador?

Pr Walter Pacheco da Silveira, 2020

bottom of page