top of page

EVITANDO QUEDA APÓS QUEDA

Jonas 1

Introdução

Amados, a Bíblia fala no Salmo 42.7 que um abismo leva a outro abismo. Abismo é um buraco profundo, é um precipício... é algo medonho, terrível, infernal.

E sabe, foi exatamente isso que aconteceu com Jonas, um profeta de Deus no passado.

Jonas experimentou na sua vida um abismo atrás do outro... queda após queda, buraco após buraco, ele estava indo cada vez mais para o fundo... vinha um vento, uma tempestade, ele caía mais, afundava mais. Então, o Salmo 42.7 foi o que Jonas experimentou.

E o interessante disso tudo é que foi o próprio Jonas que decidiu ir pra cada abismo, pra cada buraco que ele enfrentou: foi que pagou o preço pra entrar no navio...  foi ele que decidiu descer pro fundo do porão do navio pra dormir... foi ele que decidiu que os tripulantes do navio pegassem e o jogassem no mar.

Cada abismo que Jonas enfrentou, não foi porque aconteceu ou tinha que acontecer... Os tombos que Jonas levou na vida, foram tombos que ele mesmo procurou.

Jonas foi para o abismo por causa das suas próprias decisões e atitudes... é bem o contrário do que aconteceu com Daniel.

Daniel, lemos na Bíblia, ele chegou na cova dos leões, mas não foi porque ele quis, mas porque foi jogado lá.

Os maigos de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenego, foram lançados numa fornalha de fogo ardente, e também não foram porque quiseram... mas porque foram lançados.

Agora, com Jonas, foi diferente. Jonas foi para o abismo porque ele quis.

Sabe, irmão, nós precisamos fazer uma análise na nossa vida pra ver se os abismos que estão a nossa volta ou os tombos que temos tido, são assim parte da vida, ou se são abismos que nós mesmos estamos cavando.

São abismos que você cavou com as suas próprias mãos? Tipo: “Eu decidi que a minha vida vai ser assim, que de agora em diante vai ser dessa maneira”, e aí, talvez, os abismos que você está vivendo hoje, são bem parecidos aos de Jonas.

 

Eu quero compartilhar com você essa palavra, porque conforme disse no início, o perigo de um abismo é que ele vai levando a outro abismo. E sempre o abismo que vem depois do outro é pior, é mais fundo.

Então vamos pensar na história de Jonas... o que eu percebo na vida de Jonas, com relação aos abismos que o cercava, é que em primeiro lugar, Jonas caminhou para o abismo porque ele quis, ele escolheu.

Deus tinha um plano pra vida dele, mas queria fugir da vontade de Deus. Esse foi o primeiro buraco em que Jonas caiu: fugir do chamado de Deus.

Jonas caiu num abismo, ao entrar nesse navio que ia passar por tempestade, simplesmente porque ele queria fugir da vontade de Deus... Jonas queria fugir dos planos de Deus... Jonas queria fugir dos propósitos de Deus para a vida dele.

Diz o texto que Jonas pagou para entrar no barco que ia para uma direção diferente da que Deus havia dado.

Eu quero dizer pra você: nós começamos a ter nossa vida direcionada para o abismo, todas as vezes que queremos fugir de Deus.

Todas as vezes que pensamos fugir dos planos de Deus e dos propósitos de Deus para a nossa vida, nos abrimos um buraco à nossa frente.

Então, é tinteressante observar no caso de Jonas, que ele pagou para entrar naquele navio... ele pagou com o seu próprio dinheiro pra entrar naquela direção contrária a direção dada por Deus.

E como tem pessoas hoje que também pagam pra não fazer a vontade de Deus!  Pagam para fugir dos planos e dos propósitos de Deus.

Muitas pessoas perdem boa posição na vida, perdem boa posição na profissão, no trabalho, nos estudos, na vida sentimental, na vida espiritual até, porque um dia decidiram fugir da vontade de Deus... um dia decidiram fugir dos propósitos de Deus.

E é triste dizer que quando nós perdemos a posição, quando nós perdemos algo que Deus nos deu de tão precioso, como é a família, os filhos, os bens... é triste dizer que quando nós perdemos o que é tão precioso, nós não conseguimos recuperar o tempo perdido.

Muitos chegam e falam: “Eu agora vou recuperar o tempo perdido”. Mas, irmão, o tempo que passou, passou, perdeu. Você não recupera mais.

O que você pode fazer é reconstruir um tempo  novo, mas o tempo que passou já era... você pode reconstruir uma nova historia, mas recuperar o tempo perdido não tem como.

Então, o que proponho pra você fazer hoje? É você não perder mais tempo... irmão, se Deus tem um plano para a sua vida (como tem), se Deus tem um chamado e um propósito para sua vida (como tem), não perca tempo, fugindo pra direção contrária.

Mas foi o que Jonas fez e como consequência, ele começou a experimentar abismos na sua vida.

E esses abismos, Jonas enfrentou e nós também enfrentamos, eles aparecem em nossa vida em forma de vento e tempestade. Diga: vento e tempestade.

 

O v.4 diz assim: “Deus mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar”. Deus estava avisando pra Jonas: “Você está entrando numa furada, caindo num abismo”.

Pode ter certeza, Deus permitiu aquele vento balançar o navio pra ver se Jonas acordasse... era Deus falando: “Jonas, você está fora dos meus planos, você está fora dos propósitos que foram traçados para a sua vida.  Vê se você acorda com esse chacoalho, com esse vento!”

Talvez, você esteja fugindo do plano de Deus para a sua vida... talvez, por uma atitude infantil, por uma atitude igual a de Jonas... você não quer ceder, você não quer andar na vontade de Deus, e aí, você resolve ir pra direção contrária.

Eu quero alertar você do que Jonas passou, para você acordar e não afundar mais no abismo em que está caído.

Talvez a tempestade que você está experimentado hoje, talvez o vento que tem balançado, que tem mexendo com as suas estruturas, é Deus falando pra você acordar... porque Ele tem um plano, um propósito para a sua vida.

Talvez tem vindo uma tempestade sobre a sua casa, sobre a sua família... você está sentindo que o barco do seu casamento está balançando... está sentindo que a sua família está quebrando...

Irmão, Jonas enfrentou a tempestade... ele estava prestes a afundar. Mas por que?

Jonas não sabia, ele não conseguiu enxergar que as atitudes dele em relação a Deus, em relação a vontade de Deus, é que estavam atraindo aquela tempestade.

Eu fico imaginando as pessoas, a tripulação e os passageiros daquele navio... entrou lá um homem que estava em desobediência para com Deus, e a presença dele gerou dor e sofrimento para todas as outras pessoas que estavam no navio.

Olha isso: quando você não cumpre a vontade de Deus, você sofre, mas as pessoas à sua volta sofrem junto...

Parece que ficamos cegos... a pessoa faz, faz... sofre, sofre e não entende nada. E o grande problema disso é que a pessoa esquece que está dentro de um barco e que outras pessoas nesse barco.

A sua atitude de desobediência, a sua atitude de orgulho, leva toda a família a pagar o preço com você.

Jonas não quis enxergar que tinham pessoas naquele navio... ele não se importou que por causa da sua atitude, aquelas pessoas podiam sofrer.

 

Então, eu quero que você compreenda, que se você está fora do plano de Deus, se você não está em obediência a Deus, isso afeta os outros no seu barco.

Jonas estava cego pra isso... ele não estava nem se importando... será que sua família está afundando e você não vai se preocupar? Será que as pessoas à sua volta, podem afundar e você não vai se importar?

Amado, pra um abismo não levar a outro abismo, é preciso acordar... abrir os olhos!

Jonas precisou passar pela tempestade, mas nem com a tempestade ele acordou. E quantos estão assim?

Sabe, a vontade de Deus a gente deve fazer logo... a gente deve obedecer sempre, senão os ventos vêm forte, a tempestade cai...

Eu quero dizer pra você, meu irmão: talvez você esteja passando por tempestades e ta querendo pular fora, chutar o balde, desistir de tudo.

Meu, irmão, a coisa mais certa a fazer não é desistir, é ouvir a voz de Deus e obedecer.

Então, é importante você dizer logo pra Deus: “Senhor, eu quero aprender a sua vontade bem rápido, porque eu não quero experimentar outro vento, outra tempestade”.

Outra lição que eu vejo nesta história de Jonas. Quando uma pessoa caminha para o abismo, ela se torna egoísta... ela não se preocupa nenhum pouco com a vida das outras pessoas.

O v.5 diz: “Os marinheiros ficaram com muito medo e gritavam por socorro, cada um ao seu deus. E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar. Porém Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e caído num sono profundo.” Diga: um sono profundo.

Os tripulantes daquele navio estavam desesperados porque o navio ia afundar e eles falavam: “Vamos tirar o peso fora... vamos aliviar a carga, vamos tirar as bagagens!”

Então, eles estavam naquele corre-corre, naquele trabalhão todo, e onde estava Jonas? ...dormindo um sono profundo, totalmente indiferente., pouco se importando com o que estava acontecendo.

Jonas, nenhum um pouco preocupado, desceu pro porão do navio e foi dormir.

É triste quando o valor das vidas não é levado em consideração... não viu aí o avião que sumiu com 239 vidas? O que faz uma pessoa quando ela está em desobediência a Deus.

É triste quando nós não estamos nem aí para as pessoas que Deus colocou ao nosso lado... não estamos nem aí se a família vai se desestruturar.

Jonas desceu para o porão do navio, e com isso ele estava dizendo pra aquele povo: “Vocês se virem com o problema de vocês e deixa eu cuidar do meu”. Jonas só estava preocupado com ele, com a pele dele, no egoísmo dele.

A preocupação de Jonas era o que fazer com Deus, porque Deus mandou ele fazer uma coisa e ele não estava afim.

Aí, Jonas fica de mal com Deus... e enquanto isso, o povo fica lá pagando o preço.

Tem crentes assim, infelizmente. “Ah! Deus não me respondeu. Eu orei, orei, orei, Deus não falou nada”. E aí fica de mal com Deus. Entra numa atitude infantil, numa atitude egoísta, e não sabe que está cavando outro abismo.

 

Diz a Bíblia que aqueles homens começaram a clamar a qualquer deus, a todos os santos.

Então, meu irmão, é preciso analisar: será que eu estou caminhando para o abismo?

Tem vezes que peço coisas a Deus e Ele não responde que sim. E eu não posso ficar de mal com Ele! Misericórdia, que seria de mim sem Ele?

Eu lembro de já ter orado muito: “Deus, abre essa porta, abre essa porta” e Deus não abriu. E aí, qual é atitude que eu vou tomar? ...a de ficar de mal com Deus? ...chatiadinho com Deus? É isso? Não, eu não posso tomar essa atitude.

Deus é muito sábio... tem vezes que pedimos a Deus pra nos ajudar, e Deus traz uma pessoa desesperada, precisando de ajuda...

E aí, vamos fazer como Jonas? “Olha, querido, hoje não vai dá, eu tô cheio de problemas aqui... se vira com o seu que eu me viro com o meu”. É assim? Não.

Então, olha a sabedoria de Deus, se você obedece. Vamos supor, aquela pessoa não sabe que você está com um terrível problema, e ela vem com o dela, e aí você diz: “Ah querido, irmão, olha Deus é fiel, vai dar certo. Você vai conseguir superar isso!” E essa palavra que você ministra pra ela, o Espírito Santo usa pra ministrar dentro de você. Ah isso já aconteceu várias vezes comigo.

Amado, Deus tem um propósito para a sua vida, você tem um chamado de Deus... então não mude de direção...

Agora, às vezes nós paramos e entramos no jogo do inimigo. Diz o texto que Jonas foi para o fundo do porão e ele foi dormir.

Sabe, o inimigo prepara uma cama macia pra gente, faz um nina-neném na gente e a gente aceita, cochila e dorme.

Ah! tem pessoas que eu vejo, são tão especiais, tem um chamado de Deus tão lindo pra vida delas, e eu vejo essas pessoas tão indiferentes, e caindo e caindo e caindo...

Cada um de nós precisa dizer: “Deus, eu não vou ceder, eu não vou fugir do teu plano... o diabo tá querendo que eu deite na cama que ele forrou, mas eu não vou”.

 

Outra coisa que aprendemos nessa trajetória de abismos que Jonas enfrentou, é que chega uma hora trágica. E essa hora é aquela que dá vontade de morrer.

O v.11 e 12 diz: “A tempestade piorava cada vez mais, de modo que os marinheiros perguntaram a Jonas: Que devemos fazer com você para que o mar se acalme? Jonas respondeu: Vocês me peguem e joguem no mar, que ele ficará calmo. Pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível

tempestade caiu sobre vocês”.

O novo abismo agora, na frente de Jonas, era a vontade de morrer. E o que Jonas fez?  Ah! ele viu que a criancice dele, que a indiferença dele, que a rebeldia dele de ficar de mal com Deus não funcionou nada...  então ele entrou em uma crise mais profunda.

Ah! Fazer beicinho pra Deus não resolve nada... essa de dizer: “Eu não vou no culto, não volto mais na igreja, não vou nisso, também não vou naquilo...”, Não adianta, porque o coração de Deus não é movido assim. Deus não se move por essa pressão infantil.

E Jonas viu que essa atitude dele não deu certo... o biquinho, o beicinho dele não deu certo. Aí, sabe o que ele pensa? O que muitos pensam: “é melhor eu dar fim na minha vida. Já sei, eu vou lá em cima, eu vou falar para aqueles caras que o problema do navio sou seu...  me lança no mar, eu morro e pronto, acabou, muda a história”. Quantas vezes você já pensou assim?

Então, Jonas preferiu morrer do que quebrantar o coração e mudar... e hoje, é triste dizer, mas tem pessoas preferindo morrer, preferindo dar cabo da própria vida, ao invés de se quebrantar, de se humilhar e fazer o que Deus quer.

Há pessoas que brigam e você vai lá e fala: “Irmão, coloca na mão de Deus, libera perdão, siga em frente”. E a pessoa responde: “Prefiro morrer do que fazer isso”.  A pessoa prefere morrer do que cumprir uma direção de Deus.

Mas não era mais fácil, Jonas quebrantar o coração e falar assim: “Chega de abismo, chega de morte”?

Mas não, Jonas teve que morrer. Muitas pessoas são assim... eu vejo um ensinamento precioso a respeito de Saul e o profeta Samuel.

O profeta ensina pra Saul algo importante: “Saul, obedecer é melhor do que sacrificar”. Mas Jonas não quis obedecer, preferiu sacrificar a sua própria vida.

Tem gente que não obedece, não quer obedecer... prefere sacrificar o casamento... preferem sacrificar os filhos, a família inteira. Tem gente que o casamento fica por um fio, mas a pessoa não obedece, não cede. É melhor obedecer do que sacrificar.

Tem gente que fica prestes a perder a comunhão com Deus, algo tão poderoso,  mas a pessoa prefere sacrificar a igreja, a oração, o culto, o TADEL... prefere sacrificar a comunhão com Deus do que obedecer, do que quebrantar o coração.

É triste, mas é verdade... a Bíblia ensina que melhor é obedecer do que sacrificar.

Então, existem pessoas que não querem obedecer, que preferem sacrificar. Elas dizem: “Não adianta, eu não concordo, eu não aceito... esse negócio de dízimo eu não aceito... de discipulado eu não aceito, de fazer discípulos eu não aceito”.

E aí, a pessoa sacrifica o ser membro da igreja em troca de um monte de porcaria que vai roubar a bênção.

Irmão, eu não quero sacrificar nada da minha vida... as coisas que Deus faz, as coisas que Deus dá são muito preciosas... eu não vou sacrificar nada. Tem horas que a carne clama: sacrifica, sacrifica, mas eu já cedi muitas vezes e descobri: é melhor obedecer do que sacrificar. Eu não quero perder as coisas boas que Deus me dá.

 

Eu acredito que você também não. Então é preciso acordar pra isso. Amém?

E eu vejo algo maravilhoso nessa história de Jonas: a Bíblia diz que ele foi lançado ao mar... os homens pegaram Jonas e disseram: “Ah! é, o problema é você?” E jogaram Jonas no mar.

Agora, quando Deus um propósito na vida de alguém, meu irmão, Jonas começou a afundar e o que foi que apareceu? ...um grande peixe.

Deus é maravilhoso... quando Jonas pensava: “É agora que eu vou morrer afogado”, e era isso que ele havia pedido na ignorância dele, na hora que ele começou a afundar e se debater, e dizer: “morrer não, morrer não!!” aí, Deus envia um peixe que abocanha Jonas.

Em cima da hora do último fôlego, Jonas afundando... e aí, Deus vê que Jonas tem um bom coração. O que ele precisava era apenas acordar pra vida. E quando Deus vê o coração de Jonas, Deus manda um livramento, um grande peixe.

Deus envia um peixe pra ser o livramento de Jonas.

E esse peixe, amado, representa homens e mulheres que são de Deus, que usadas por Deus.

 

Olha, você pode estar afundando num mar de problemas, Deus tem um propósito para a sua vida, ele vai te enviar um peixe, uma pessoa, alguém, que vai falar pra você coisas que você precisa ouvir pra acordar.

Na hora que você estiver em crise, por causa do propósito de Deus para a sua vida, Ele vai enviar alguém que vai ser instrumento pra acordar você.

Diz a Bíblia que o peixe engoliu Jonas... foi a engolida mais carinhosa dada por um peixe até hoje.

E quanto tempo Jonas ficou na barriga do peixe? Três dias... foram três dias de muita reflexão lá na barriga do peixe.

Eu acredito que Jonas estava lá, três dias, ouvindo o estômago do peixe dizer pra ele: “E aí, cara, já se arrependeu?” E Jonas falava: “Não eu ainda não sei, eu não quero..” “Ah! então toma mais suco gástrico em cima e vai meditando aí um dia, dois dias, três dias... E aí cara, já quebrantou esse coração?  Ah! não sei, estou quase, eu não...”  e aí, o estomago conversando com Jonas, o Espírito de Deus tocando sobre Jonas, até que em três dias ali, sendo ministrado, sendo trabalhado, ouvindo a verdade que precisava ouvir pra acordar pra vida, Jonas teve o seu coração mudado, transformado.

Sabe o que eu aprendo com isso:? Todos nós precisamos de um peixe na nossa vida que cuide de nós, nos nossos momentos de crise.

O problema é que no seu tempo de crise você fica cego e surdo... o peixe é pra abençoar você.

 

E olha o resultado, olha o que aconteceu com Jonas. Lemos em 2.1 que Jonas orou dentro do peixe.

Veja que depois do livramento, o coração de Jonas começa a mudar, começa a se quebrantar e agora Jonas voltou a orar. Não se sabe qual foi a ultima vez, mas agora ele volta a orar.

Querido, Deus tem um propósito na sua vida, então você precisa voltar pra Deus.

Talvez você tenha se tornado numa pessoa dura, toda desobediente... você precisa voltar a ser o que você era em Deus.

Quando Jonas atendeu à voz de Deus, ele falou: eu tenho que mudar, eu preciso voltar a ser o que eu era em Deus.  

É triste quando a gente vê alguém que recebeu um chamado pra servir, para liderar, pra cuidar de pessoas, recebeu unção, e aí hoje ela fala pra Deus: não quero mudar.  

Amado, volta pro chamado de Deus.

O que você vai fazer com o chamado de Deus?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, Baseado em Bruno Monteiro

bottom of page