top of page

Arrogância, Orgulho, Soberba

  • "Não me vangloriarei por ser justo, mas por ser remido; não por ser livre do pecado, mas por serem meus pecados perdoados." (Ambrósio)

  • Chuy Olivares sempre diz: "O orgulho é um dos sentimentos mais ridículos que o homem pode abrigar. Tudo o que temos nos foi dado. Nada temos pelos próprios méritos. Então, por que se orgulhar de algo que nem é nosso?" (Marcos Witt em, Adoremos, pg. 185).

  • Um bagaço de laranja não tem medo de ser chutado, moído e amassado, porque já perdeu o orgulho das laranjas. (Iolanda Ribeiro, em O Jornal Batista, pg 4 - 20 a 26/08/2001).

  • No dia 12 de junho de 2001, uma terça-feira, era executado Timotht McVeigh, por haver causado a morte de 168 pessoas, das quais 19 eram crianças, no pior atentado terrorista da história dos EUA, antes do tenebroso 11 de setembro. Timothy, antes da execução, citou o poema Invictus, de William E. Henley (de 1875), que no trecho principal ressalta: "Sou o senhor do meu destino. Sou o capitão da minha alma". É de chocar tamanha arrogância! (Clóvis Gomes da Silva Jr., em O Jornal Batista, pg 12 - 09 a 15/07/2001).

  • FONTE : FANTÁSTICO, 25/11/2001 - "O ser humano pensa que o roubo, o furto, o assalto, o homicídio são as piores práticas. E não são. As piores práticas são o orgulho, a prepotência, a arrogância. Aquele que fala que está arrependido pelo crime está mentindo", diz Idelfonso José de Souza, o líder da seita satânica.

  • Geralmente somos como a igreja da Laodicéia, e nosso testemunho é: "Somos ricos. Temos fartura de bens e não necessitamos de nada." Mas Deus diz: "Você não entende que é pobre, coitado, miserável, cego e nu. Aconselho-lhe a se arrepender, a ungir seus olhos com colírio, a fim de que possa ver."

  • Numa dessas Bíblias de estudo, hoje são variadíssimas, há um estudo intitulado: "Qual o maior pecado no Reino de Deus?" e a resposta que traz é essa: O maior pecado é o orgulho.

  • Um sábio professor da Bíblia disse certa vez: "Cedo ou tarde Deus trará as pessoas auto-suficientes para o lugar onde elas não têm nenhum recurso a não ser a força d'Ele - nenhuma força, nenhuma resposta, nada mais a não ser Ele. Sem a ajuda de Deus, estão perdidos." Ele então contou acerca de um homem desesperado que confessou ao seu pastor: "A minha vida está realmente em mau estado." "Mau como?" indagou o pastor. Enterrando a cabeça nas suas mãos, ele gemeu: "Eu já digo quão mau - tudo o que me resta é Deus." A face do pastor iluminou-se. "Fico contente por lhe poder assegurar que uma pessoa a quem nada mais resta a não ser Deus tem mais do que o suficiente para uma grande vitória!" - Fonte: www.gospelcom.net/rbc/pd/2002/11/page16.html

  • Alguém, comentando sobre o convite no qual Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mt 11.28-30), declarou: "Este é um convite para deixarmos o nosso próprio caminho".

  • O crente pavão - ele tem postura de rei: é soberbo, prepotente, arrogante e orgulhoso. Acha-se o mais crente, o melhor em tudo; nunca olha para a feiúra dos seus pés.

  • "O orgulho é uma flor que cresce no jardim de Satanás". - Howell

  • "O orgulho divide os homens". - Lacordaire "O orgulhoso não pede licença; atropela. Não pede perdão; justifica-se. Não dá explicações; ameaça. Não pede ajuda; se mata. Não agradece; cobra. Não perdoa; vinga-se. Não delega autoridade; faz tudo sozinho. Não elogia; reclama. Não ora; amaldiçoa." - J.S.F

  • Você não terá indigestão se engolir o orgulho.

  • Um garoto brincava no quintal de sua casa, inventou de empurrar uma enorme pedra, claramente superior às suas próprias forças. Empurrou-a com as mãos, com os pés, com as mãos e uns dos pés, com o corpo, de costas, e a pedra não se movia. Aí, seu pai que observava disse: “Você ainda não usou todos os recursos, filho”. “Usei, sim, papai”, respondeu o pequeno já quase chorando. “Não”, replicou o pai, “você ainda não pediu a minha ajuda”. Não é o que fazemos muitas vezes tentando resolver ou remover sozinhos certos problemas, esquecidos dAquele que é o nosso Ajudado?

  • Lembram da história infantil "Cachinhos Dourados e os Três Ursos"? O que a Mamãe e o Papai Urso possuíam era sempre grande demais ou pequeno demais, duro demais ou macio demais - nunca estava perfeitamente bom para Cachinhos Dourados. Apenas os pertences do "ursinho" é que acabaram sendo na medida certa.

  • Ao contrário de alguns líderes que buscam nos títulos uma suposta diferenciação dos pastores “comuns”, Rick Warren prefere ser simplesmente chamado de “Rick”. Ele é autor do best-seller "Uma igreja com propósitos", considerado por muitos “o manual da igreja do século 21”. O livro já bateu a estonteante marca de um milhão de exemplares vendidos em todo o mundo e freqüentou a cabeceira dos mais ilustres líderes brasileiros, sem distinção denominacional. Rick é batista, mas o nome da denominação não aparece no letreiro de sua igreja, que fica no vale de Saddleback, na Califórnia. - Fonte: Site vidamix.

  • Conta-se que certo senhor foi passar uns tempos fora, visitando os seus familiares da zona rural. Quando voltou, encontrou um tal de João na estação e perguntou: “Houve alguma novidade na minha ausência?” “O senhor nem imagina”, relatou João, “deu uma ventania tão forte que derrubou minha casa”. “Isso não me espanta nem um pouco”, disse o senhor, que aliás se dizia crente. “Eu bem lhe avisei que seus pecados iam ser castigados, João”. João respondeu: “O vento derrubou sua casa também, senhor!” “Não me diga!” exclamou horrorizado e acrescentou: “Os desígnios do Senhor são insondáveis”.

  • César passa pelo povo e o povo em uma só voz grita o seu nome: “César, César, César!” E ao lado de César estava um homem que dizia “César, tu és mortal!” Somos mortais, viemos do pó e ao voltaremos. (Internet)

  • Você imagina um repórter entrevistando uma celebridade. Daí uns instantes, ele a deixa falando sozinha e diz: "Tchau, chegou alguém mais famoso para entrevistar".

  • Não há coisa mais dura para um indivíduo do que renunciar à sua "liberdade de ação" e à egolatria que o escraviza desde o berço. Mesmo os homens mais degradados dão prova disso. Por exemplo, um camarada bêbado, pilhado em atos indecentes, ainda adverte o policial, que o quer prender: "Eu vou, mas não empurra!"

  • “O maior obstáculo ao progresso não é a ignorância e sim a ilusão do conhecimento.” - Daniel Boorstin.

  • A primeira missão da Igreja não é proclamar o evangelho, não é se expandir nem mesmo conquistar a mídia ou impactar a sociedade. A primeira missão da Igreja é morrer: perder os valores da carne e ser revestida com os valores de Deus. É se desglorificar para glorificar ao seu Senhor. - Ronaldo Lidório

  • Um dia, quando você se achar muito importante! Um dia, quando seu ego estiver no apogeu. Um dia, quando você tiver plena certeza: De que "não há ninguém melhor do que eu". Um dia, quando você achar que sua partida, deixará um vazio impreenchível. Siga estas instruções bem simples: E você receberá uma lição de humildade incrível. Pegue um balde e encha-o de água até a boca. Coloque a mão dentro, até o fundo. Tire a mão, e o buraco que ali permanecer, terá o tamanho da falta que você fará neste mundo. Talves você transmita alegria quando chega. Talvez agite água em profusão. Mas, pare, e em pouco tempo verá, que tudo ficou como era então. A intenção deste estranho exemplo. É você fazer sempre o melhor possível. E sinta orgulhoso de si mesmo, mas lembre-se: Não existe nenhum homem insubstituível. - mensagens@magalicoutinho.com.br

  • A sabedoria é um dom de Deus, mas o diabo é quem faz um querer ser mais sabido que o outro.

  • Tá bem, eu tenho esses defeitos todos. Mas de uma coisa eu me orgulho: São todos meus"!

  • Eleanor Roosevelt, a esposa do presidente americano, podia conversar por duas horas e meia sem se referir a si mesma. No outro extremo, diz-se que Elizabeth Taylor fala dela mesma a cada 90 segundos.

 

  • Quem pensa que é um ovo cozido e está procurando um pouco de sal para se temperar, talvez ainda tenha cura; mas se alguém pensa que é Deus, para esse não há mais esperanças.

  • Li, certa vez, sobre o naufrágio inacreditável do transatlântico Titanic, fato ocorrido em 1912. Um dos engenheiros (da engenharia mais adiantada da época), teria declarado (mais ou menos), orgulhosamente: "Nem Deus afundará este navio!" Segundo sabia-se, o vapor possuía um sistema de cascos sobrepostos, e, mesmo que furasse um deles, ainda haveria outro, mantendo a navegabilidade do extraordinário navio. No dia aprazado da primeira (e última) viagem, com milhares de passageiros de primeira classe, inchados de orgulho e segurança própria, partiram sem destino e sem volta, porque o dedo de Deus estava apontado para o Titanic que, com toda sua glória, repousa ainda hoje (há quase 80 anos) no fundo do abismo oceânico, arrastando em seu bojo a riqueza terrena e muitos dos que não puderam sair a tempo, e que hoje (segundo pesquisas in loco) nada mais resta, senão escombros fantasmagóricos dos muitos multimilionários, que devem ter zombado da possibilidade daquele colosso ir ao fundo. A glória dos homens vai até onde permite o dedo de Deus. - Mário da Gama Monteiro, em O Jornal Batista.

  • No Talmude há uma oração, onde numa parte se lê: "Eu te agradeço, Senhor, meu Deus, porque me deste parte junto daqueles que se assentam na sinagoga, e não junto daqueles que se assentam pelas esquinas das ruas". Um rabi, chamado Simão Bem-Jochai disse certa vez: "Se há apenas dois homens justos no mundo, eu e o meu filho somos esses dois; se há apenas um, eu o sou".

  • Em entrevista à agência de notícias italiana Ansa, o ex-jogador de futebol Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, declarou que seria mais conhecido do que Jesus Cristo... Pelé declarou-se católico e conhecedor dos valores que Jesus trouxe ao mundo. Ponderou, contudo, a existência de pessoas "que acreditam em outras coisas", mencionando o continente asiático, onde "existem, por exemplo, milhões de budistas". "Talvez não saibam quem é Cristo, porém de Pelé ouviram falar", proferiu o ídolo. - PORTO ALEGRE, Nov 10/2005 (ALC).

  • Em 1966, uma manchete de jornal de Londres, num domingo ensolarado, alardeou uma heresia dita pelos Beatles. Esse conjunto de rock, no auge da fama, declarou que era mais conhecido que Jesus Cristo!

  • Crer que somos imunes nos deixa completamente expostos e desprotegidos. - Ellen Williams

  • Tem havido gente demais para mandar, pouca para servir. Até o termo servo virou título de nobreza, usado com orgulho: "Sou servo de Deus", ou "Eu sirvo a Deus e não aos homens!"

  • Orgulho mesmo é isto: O filho vai andando com o pai e diz: "Papai, quando crescer quero ser como você". Todo contente, o pai pergunta: "E por que, filho?" "Para ter um filho como eu!"

  • Deus não trabalha com favoritos! Basta dar uma olhada em vitórias como a do pequenino Davi sobre o gigante Golias, de Gideão e seus 300 valentes sobre a multidão inumerável dos midianitas, de Elias sobre os 400 profetas de Baal, de Ezequias sobre o poderoso exército assírio de Senaqueribe, e de Daniel, sozinho, sobre os leões famintos da Babilônia. - http://br.groups.yahoo.com/group/paodavida

  • Em uma certa catedral da Europa, um novo administrador assumia o cargo e a primeira coisa que fez foi vistoriar o prédio e tudo o que nele havia. Chegando à parte mais alta da catedral, encontrou, perto do teto de um dos cômodos, cerca de uma dezena de estátuas de prata. "O que aquelas estátuas estão fazendo lá em cima?", perguntou. Após ser informado, falou: "Tire-as lá de cima e traga-as para baixo." Elas foram derretidas e o resultado apurado colocado na tesouraria da catedral. Antes de usar aquelas estátuas para um fim proveitoso, o administrador precisou trazê-las para baixo. Da mesma forma, para Cristo poder nos usar, muitas vezes é necessário que nos faça descer do alto em que nos colocamos. Com freqüência, a oração de Cristo ao Pai, por seus discípulos, deve ser: "Faça-os descer." - Paulo Roberto Barbosa

  • Samuel Brengle após ter sido apresentado como o grande Dr. Brengle disse: “O machado não pode gloriar-se das árvores que derrubou. Ele não poderia fazer nada, não fora o lenhador. Ele é quem fez o serviço: fez o machado, afiou-o, e usou-o. No momento em que ele o atira de lado, o machado transforma-se em ferro velho. Que eu jamais perca isto de vista”. Fonte: Evaldo Rocha

  • O sol, ao nascer, dá um belo espetáculo mas, quase sempre, encontra a platéia dormindo!

  • Pouco antes de iniciar meu curso no seminário, certa senhora muito piedosa da igreja à qual pertencia chamou-me para alertar: “Cuidado! Teologia demais provoca devoção de menos”. – Carlos César P Novaes. 21/12/06

  • Santo Agostinho afirmou: “O orgulho transformou anjos em demônios”. 26/12/06

  • Pessoas que pouco têm a dizer falam sobre si mesmas. 12/1/07

  • "Podemos nos defender a um ataque, mas somos indefesos a um elogio". Freud - 12/1/07

  • Billy Graham foi homenageado com uma estátua nos EUA. Não compareceu à cerimônia. Argumentou não haver mérito nele porque sempre pregou a Palavra de Deus e, se há mérito, é dela. O Jornal Batista, 21.01.2007 – Neemias Lima. 30/1/07

  • "Se os homens foram todos feitos do mesmo barro, porque há de haver sempre uns que se julgam feitos de porcelana? Mendonça Tremont. 12/2/07

  • Um renomado cirurgião neurologista, Dr. Bronson Ray, estava dando um passeio quando viu um menino que havia sofrido um acidente ao chocar-se com seu patinete contra uma árvore tendo  machucado seriamente a cabeça. Percebendo que o ferimento era grave, o médico pediu a uma  das pessoas que havia se aproximado que chamasse uma ambulância. Enquanto esperava, o médico procurou fazer o que estava  ali ao seu alcance... Um outro menino, não muito mais velho do que o que havia se machucado, aproximou-se do Dr. Ray e disse: "seria melhor eu assumir o comando  agora, senhor. Eu sou um Escoteiro e eu tenho prática em primeiros socorros." Muitas vezes nos  tornamos tão ridículos quanto aquele garoto, querendo ocupar o lugar do médico, muito mais qualificado do que ele. 6/3/07

  • Quando você passar na rua e ficarem te olhando, não se sinta o máximo... Pois o feio e o ridículo também chamam a atenção... 19/3/07

  • Uma pequena igreja estava fazendo planos para construir um templo bem maior. Como homenagem ao pastor que exercia seu ministério ali há muitos anos, o comitê de construção  disse a ele que seu nome seria colocado na pedra fundamental. O pastor agradeceu muito a consideração e lembrou o versículo do apóstolo Paulo aos Coríntios: "fazei tudo para a glória de Deus." Pediu, então, que seu nome não aparecesse na nova construção. Hoje, quem visita aquela igreja, em vez do nome do pastor, encontra escrito: "Para a glória de Deus." O que temos buscado quando nos colocamos à disposição de Cristo para trabalhar na edificação de Seu  reino? O nosso propósito é levar aos nossos amigos a mesma alegria que nos contagiou quando recebemos o Salvador no coração ou almejamos, ao mesmo tempo, algum tipo de reconhecimento? 10.1.2008

  • "Um homem que costumava estar sempre gritando "aleluia" e "amém" levantou-se para dar o seu testemunho numa das reuniões do evangelista Moody: "Há cinco anos estou no monte da transfiguração!" disse, para concluir um longo e florido discurso sobre o seu alto grau de santificação. "Quantas almas o senhor levou a Cristo no ano passado?" foi a pergunta direta que Sr. Moody lhe fez imediatamente. Quantas?, continuou insistindo. "Não sei", foi a resposta. "Bem", comentou Moody, "quando um homem sobe tão alto que não desce mais para salvar os pobres pecadores, alguma coisa está errada!" 10-01-2008

  • Onze pessoas estavam penduradas em uma corda num helicóptero. Eram dez homens e uma mulher. Como a corda não era forte o suficiente para segurar todos, decidiram que um deles teria que se soltar da corda. Eles não conseguiram decidir quem, até que, finalmente, a mulher disse que se soltaria da corda pois as mulheres estão acostumadas a largar tudo pelos seus filhos e marido, dando tudo aos homens e recebendo nada de volta e que os homens, como a criação primeira do mundo, mereceriam sobreviver, pois eram também mais fortes, mais sábios e capazes de grandes façanhas... Quando ela terminou de falar, todos os homens começaram a bater palmas... E caíram da corda... Nunca subestime o poder e a inteligência de uma mulher... 23.1.2008

  • "A verdade é esta: o orgulho deve morrer em você, ou nada do céu poderá viver em você". (Andrew Murray). 23.1.2008

  • Nossa filosofia moderna de auto-confiança e auto-suficiência tem levado muitos a crerem que o homem pode ter sucesso na vida sem Deus. "Religião", dizem eles, "serve para pessoas emotivas, mas não interessa ao homem que crê em si mesmo." Lamentavelmente, porém, esta geração auto-suficiente tem produzido mais alcoólatras, mais toxicômanos, mais criminosos, mais guerras, mais lares desfeitos, mais assaltos, mais roubos, mais assassínios e mais suicídios do que qualquer outra geração que já viveu sobre a terra.  É tempo de todos nós, a começar pelos intelectuais, repararmos erros e grandes equívocos. E tempo agora de confiarmos menos em nós mesmos e termos mais fé e confiança em Deus. Billy Graham. 12.2.2008

  • Billy Graham pregava em um lugar e lhe disseram que muitas pessoas tinham vindo de longe para vê­10. Queriam tocá-Io e obter autógrafos. Sugeriram-lhe andar pelo meio do povo antes da pregação, para ser visto, tocado e dar autógrafos. Sua resposta foi seca: "Deus não reparte sua glória com o homem". 14.3.2008

  • A pessoa que foi uma vez quebrantada quando percebeu sua grande necessidade de Deus perde aquela humildade de espírito e começa a encher-se de orgulho. Depois que a pessoa é salva, não leva muito tempo para ela aprender algumas verdades espirituais e, então, pensar que tal conhecimento recém-descoberto de alguma forma faz dela um gigante espiritual. Antes que ela perceba o que está acontecendo, começa a perder o temor (e o medo que o acompanha) que tinha a Deus e começa a desenvolver um padrão terrível de auto-engrandecimento. A honra e a reverência que pertencem a Deus e somente a Deus, é logo engolida na exaltação de si mesmo, ou conforme expressa na Palavra de Deus: Eles não o glorificaram como Deus (Rm 1.21). O amor do homem para consigo próprio substitui o amor por Deus. A fé em si próprio suplanta a fé em Deus. A glória para si próprio substitui a glória que pertence ao Senhor. Assim começa o desvio para longe de Deus. Steve Gallher, em No Altar da Idolatria Sexual. 3.4.2008

  • Charles Spurgeon: “Ninguém tem mais orgulho do que aquele que imagina que não têm.” 4.4.2008

  • C.S. Lewis sugeriu: “Se você quiser saber o quão orgulhoso você é, a maneira mais fácil é perguntando-se: "O quanto não gosto quando outras pessoas me desprezam, ou se recusam a me notar, ou me tratam com superioridade ou se exibem?" 4.4.2008

  • Quanto mais nos tivermos em alto conceito, mais nos distanciamos de Deus. 4.4.2008

  • Conta-se a história de um homem que caminhava junto com um anjo. O homem reclamava de seus vizinhos. "Eu nunca vi um grupo tão desprezível de pessoas", disse ele, "como os desse lugar. Elas são más, egoístas, avarentas e indiferentes às necessidades do próximo. E o pior é que estão sempre falando mal uns dos outros". "É realmente assim?" perguntou o anjo. "Sim, é", respondeu o homem. "Veja a pessoa que está vindo em nossa direção. Eu conheço seu rosto mas não me lembro de seu nome. Veja seus pequenos olhos cruéis, como os do tubarão, lançando setas para aqui e para lá, e a severidade de sua boca! É um bajulador, vive se esquivando, andando às ocultas em vez de caminhar às claras". "Você é muito esperto em notar tudo isso", disse o anjo, "mas há algo que você não percebeu: o que está à nossa frente é um espelho". É incrível a nossa capacidade de descobrir os erros dos outros! Uns falam demais, outros são ignorantes, há os mesquinhos e orgulhosos, os que exageram na soberba e não percebem os valores dos que estão ao redor. Sim, vemos tudo isso com detalhes, mas não percebemos o quanto tudo isso é uma imagem de nós mesmos. 7/27/2008

  • Na revistinha Seleções tem a seção Rir é o melhor remédio”. Não é o melhor, é um dos melhores. E lá estava essa: A professora perguntou pro Joãozinho: “O que é um orgulhoso?” E Joãozinho respondeu: “O orgulhoso é alguém que nunca pensa em mim”. Verdade. 17.8.2008

  • Eu não me vanglorio de Deus estar do meu lado," escreveu Abraham Lincoln. "Eu oro humildemente para que eu esteja do lado de Deus." 29.8.2008

  • Estive a visitar a famosa Ópera do Arame, um dos lugares mais bonitos da agradável cidade de Curitiba. Todavia, para adentrar ao monumento, bem como desfrutar de tudo aquilo que ele oferece, torna-se indispensável atravessar uma ponte de ferro, cujo piso é cheio de pequenos buracos. Na verdade, tais orifícios têm a finalidade de proporcionar ao visitante, a ampla visão de um grande lago, o qual compõe um dos cenários mais belos dos quais já tive o privilégio de ver. Num determinado momento do passeio, percebi que certa moça tinha uma enorme dificuldade de atravessar a ponte, isto porque, o sapato que usava possuía um grande salto, o que fazia com que não conseguisse equilibrar-se adequadamente. Diante da impossibilidade de caminhar, ela tinha duas opções, a de tirar os sapatos e ir descalça até ao grande teatro, ou de continuar calçada e não desfrutar da beleza do lugar. Imediatamente, Lembrei-me da existência de pessoas que não conseguem descer do salto em hipótese alguma, isto porque, pra elas torna-se difícil despojar-se de sua arrogância e auto-suficiência. Quantas pessoas, em virtude de sua empáfia, preferem ficar calçadas a desfrutarem de momentos belíssimos na vida? Tenho entendido que um espírito altivo, arrogante e auto-suficiente tem a enorme capacidade de impedir-nos de desfrutar do melhor de Deus. E você? Já desceu do salto? (Renato Vargens). 24.10.2008

  • Dois fazendeiros, se encontram e começam a conversar: - Qual o tamanho da sua fazenda? - Para os padrões de hoje é uma fazenda de bom tamanho, são 300 alqueires. E a sua? - Olha, eu saio da sede pela manhã com o meu jipe e na hora do almoço não cheguei na metade dela... - É, eu também já tive um jipe desses!" 13.2.2009

  • Quem é maior: aquele que planta ou aquele que colhe? Em sua opinião qual desses dois indivíduos é mais importante? Não é muito difícil elaborar uma lista das qualidades daquele que planta! Também é igualmente fácil elaborar uma lista semelhante daquele que colhe. Ou você tem outra opinião sobre isso? Certa vez um homem passeando por um lindo jardim, o admirava. Cada planta expressava a sua singularidade em beleza e aquele homem as contemplava. Eufórico com toda aquela criação, não se conteve e glorificou a Deus por tudo aquilo. O jardineiro, ouvindo aquele homem, não se sentiu muito animado ao ver outra "Pessoa" receber a glória por aquele magnífico jardim. Assim, esse jardineiro, rapidamente se aproximou e disse: Você deveria ver a bagunça que estava aqui antes que eu começasse a cuidar desse jardim! Percebe? Quem é mais importante do que Aquele que sustenta? 18.2.2009

  • Havia um grupo de búfalos rodeados por leões, mas como estavam todos juntos, eram fortes e os leões não chegavam perto, mas de vez em quando, pela astúcia da  leoa, ela ameaçava dar o bote, mas os búfalos juntos eram uma fortaleza intransponível e a leoa sabia disto. Certa vez a leoa  resolveu agir de forma diferente, observava o búfalo que ficava mais longe do grupo e atacava, mas o búfalo corria para junto deles e a leoa batia em retirada. Outra vez este búfalo estava separado da manada e a leoa  vinha atacá-lo, mas quando o búfalo fazia menção de volta para junto dos outros a leoa parava e recuava. O búfalo então pensou que era forte e começou a enfrentar sozinho a leoa, que por sua  vez, se fazia de fraca e fugia.o búfalo pensou, “sou forte” e não mais necessito andar junto com os demais e desgarrou-se do grupo e seguiu o seu caminho solitário. Este foi o grande erro, a leoa estava  esperando exatamente  esta oportunidade para  lançar sobre o búfalo e o resultado sabemos. 20.2.2009

  • Deus não estará olhando para as suas medalhas, seus títulos ou diplomas; Ele estará olhando para as suas cicatrizes. Elbert Hubbard 16.4.2009

  • O temperamento pode colocar você em dificuldades. O orgulho mantém você lá." 30.4.2009

  • Quando Robert Klose mudou-se para sua casa construída há cem anos, os ruídos estranhos eram desconcertantes. Um carpinteiro informou-lhe que faltava alinhamento na estrutura da casa. Klose admitiu: “Eu podia ver isso no piso, no teto, na linha do telhado, nos umbrais das portas e nas armações das janelas. Se uma bola caísse no chão, rolaria em declínio”. Já se passaram dezessete anos, a casa continua em pé, o dono já se acostumou a ela e até aprendeu a amá-la. Em Apocalipse, Jesus confrontou uma igreja que se acostumara à sua espiritualidade sem fundamento e chegara a apreciar suas inconsistências. Laodicéia era uma cidade próspera. Mas foi exatamente esta riqueza que a iludiu fazendo-a sentir-se auto-suficiente. Isto se mesclou na cultura da igreja e produziu um tipo distorcido de espiritualidade: “nós não precisamos de Jesus somos suficientes por nós mesmos”. Por isso, Jesus repreendeu estes crentes, chamando-os de “morno […] infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” (Apocalipse 3:16-17). Jesus os repreendeu por amá-los e por querer uma comunhão cada vez mais profunda com eles. E assim lhes deu uma oportunidade de arrependimento (Apocalipse 3:19). Se a auto-suficiência desviou-o de sua comunhão com Jesus, você pode restaurá-la através do arrependimento e da renovação da comunhão íntima com Ele. Marvin L. Williams10.7.2009

  • Disse uma mulher: Meu marido não é bom em expressar sentimentos. Certa vez, em um momento de ternura, ele disse: - Já lhe falei o quanto eu sou especial?01-10-2009

  • Quando adolescente, pertencia a uma igreja onde havia muitos russos. Lembro-me de um muito idoso que me ensinou uma lição. Ele dizia que, na região onde morava, as pessoas costumavam escrever a palavra "ya", eu em russo, na sola do sapato. Isso as faria lembrar onde deveria estar seu Eu. Nunca me esqueci dessa lição sábia, e luto para tirar o meu do trono que não é dele. Antônio Mendes5.10.2009

  • O papa Bento XVI apresenta a renúncia de um dos seus nove habituais títulos, o de Patriarca do Ocidente. Agora só detém oito, dentre os quais estão o de Bispo de Roma, Chefe da Igreja, Sumo Pontífice, Soberano do Estado da Cidade do Vaticano e Vigário de Cristo.6.10.2009

  • Conta-se que certa vez um pastor local, muito orgulhoso e cheio de si, ouviu dizer que um grande pregador estava visitando sua cidade, logo se aprontou e foi visitá-lo. Chegando lá, começou a dizer: – amado pastor fulano de tal, eu sou um dos pastores dessa cidade, mas não um pastor qualquer. Aqui, sou muito importante. E creio que Deus precisa muito de mim na sua obra. Eu conheço o hebraico e o grego fluentemente; sei de passagens bíblicas decoradas; tenho vários títulos teológicos; tenho a maior igreja da cidade, enfim, como disse: Deus precisa muito de mim. O grande pregador só fazia escutá-lo com a paciência de Jó. Após refletir nas palavras do arrogante pastor, disse sabiamente: –Sabe filho, a única vez que Jesus disse que precisava de alguém, esse alguém foi um jumento" (Mc 11.2-3). 27-11-2009

  • “...os homens querem ser grandes, os grandes querem ser reis, os reis querem ser deuses. E Deus? Deus resolveu tornar-se um ser humano em Jesus de Nazaré!” 15-12-2009

  • Uma pequena história nos dá conta de alguém que começou a estudar num seminário teológico. Aquela era a primeira vez que o convidavam para pregar e ele tinha certeza que ia ser uma “bênção”, pois havia se preparado suficientemente. Encostou a Bíblia no peito e caminhou até o altar feito um general. No entanto, sua pregação foi um fiasco. Parecia até que Deus o havia deixado sozinho, desamparado, lá na frente de todo mundo. Saiu de cabeça baixa e só foi até a porta da frente cumprimentar os irmãos porque o pastor da igreja insistiu com ele. Ele não conseguia entender o que havia saído errado até que um senhor idoso abraçou-o e cochichou em seu ouvido: “Se você tivesse entrado do jeito que saiu, teria saído do jeito que entrou”. Quantos se perdem exatamente aqui: Depender de Deus em tudo. 09-02-2010

  • Um aluno de artes marciais estava sentado junto ao seu mestre, tomando chá. O aluno falou ao mestre: "Eu tenho aprendido tudo que você tem me ensinado sobre defesa pessoal. Eu desejo aprender outra coisa agora. Gostaria que me ensinasse sobre os caminhos de Deus". O mestre, tomando a chaleira, começou a despejar o chá sobre a xícara do aluno. Logo a xícara estava transbordando e o chá começou a entornar sobre o pires. O mestre continuou a despejar o chá e o pires também transbordou e o chá começou a cair no chão. O aluno, vendo o que ele fazia, gritou: "Pare, pare, está derramando. Não há mais lugar na xícara para o chá". O mestre, então, olhou para o aluno e disse: "Você está tão cheio de você mesmo que não há lugar em sua vida para Deus. Você não poderá aprender sobre os caminhos de Deus até que se esvazie de si mesmo." (R. Curtis Fussell) Até que ponto estamos ocupando nosso tempo e nossas vidas com as coisas vãs e fúteis desse mundo? Tem Deus encontrado espaço em nossos corações ou ele já está completamente preenchido com nossas vaidades e interesses pessoais? Como o Senhor Jesus poderá entrar em nossas vidas e conduzir-nos as veredas da felicidade se nós não lhe abrimos a porta? Como poderá organizar o nosso viver se já entregamos essa tarefa aos enganos deste mundo? Como poderemos esperar as bênçãos de Deus se Ele está trancado do lado de fora? Quando estamos cheios de nós mesmos não existe lugar para Deus entrar. Quando nos esvaziamos de todo egoísmo e vaidade, não só permitimos a entrada de nosso Salvador como deixamos que Ele organize toda a nossa vida tornando-a plena de alegria e vitórias.  Você já abriu a porta de seu coração para o Senhor ou Ele continua trancado do lado de fora? 12-02-2010

  • Alguém disse que Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém; 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM. 12-02-2010

  • Uma pessoa cheia de si, não é cheia nada... é vazia mesmo. 12-02-2010

  • Havia um grupo de búfalos rodeados por leões, mas como estavam todos juntos, eram fortes e os leões não chegavam perto, mas de vez em quando , pela astúcia da  leoa, ela ameaçava dar o bote, mas os búfalos juntos eram uma fortaleza intransponível e a leoa sabia disto. Certa vez a leoa  resolveu agir de forma diferente, observava o búfalo que ficava mais longe do grupo e atacava, mas o búfalo corria para junto deles e a leoa batia em retirada. Outra vez este búfalo estava separado da manada e a leoa  vinha atacá-lo, mas quando o búfalo fazia menção de volta para junto dos outros a leoa parava e recuava. O búfalo então pensou que era forte e começou a enfrentar sozinho a leoa, que por sua  vez, se fazia de fraca e fugia. O búfalo pensou, “sou forte” e não mais necessito andar junto com os demais e desgarrou-se do grupo e seguiu o seu caminho solitário. Este foi o grande erro , a leoa estava  esperando exatamente  esta oportunidade para  lançar sobre o búfalo e o resultado sabemos. Na vida espiritual é  a mesma coisa, nós temos um adversário que anda em nosso derredor, conforme lemos: (1 Pedro. 5:8) - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;(I Pedro 5:8). Espiritualmente falando, quando  achamos que não somos dependentes de ninguém , aqui começa o grande erro, por isto o lembrete de Deus para as nossas vidas. 13-02-2010

  • O NAVIO TITANIC - O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros do mundo! Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto- mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: "O que o senhor tem a dizer para a imprensa concernente a segurança do seu navio?" O homem, com um tom irônico, disse: "Nem Deus poderá afundar meu Navio". 03-03-2010

  • João quando fala de si mesmo nunca cita o seu nome, seja no Evangelho, nas três cartas que escreveu ou no Apocalipse. Diz, sim: "Aquele discípulo a quem Jesus amava" (João 13:23). 17.3.2010

  • Certo dia uma rã estava junto a uma lagoa, quando se aproximou um boi. A rã ficou surpreendida com o tamanho do boi, desejando ser assim tão grande quanto ele. Começou então a insuflar ar, a fim de se tornar semelhante a um boi. Pobre rã! Rebentou, morrendo prematuramente. 17-03-2010

  • "Os generais romanos, após as grandes vitórias, eram recebidos na capital do Império em apoteose tamanha que, para que o orgulho não lhes subisse à cabeça, eram acompanhados por um sacerdote que lhes repetia incessantemente: 'Lembra-te que és mortal!'" João Mellão Neto 09-04-2010

  • Ouvi uma história que a mulher  do presidente norte-americano, Bill Klinton, quando assumiu a presidencia dos Estados Unidos, ela retornou uma certa vez  à sua cidade natal, e quando chegou lá andando pela cidade, passou pelo posto de gasolina  e viu o frentista. O reconheceu e disse para seu marido: "eu estudei com aquele homem".  E o presidente, com um ar de superioridade, disse: "Já pensou se você tivesse se casado com ele! O que você seria hoje?" Ela olhou para ele e disse: "Ele seria o presidente dos Estados Unidos". 20-04-2010

  • Um oficial do DEA (Drug Enforcement Administration) vai a uma fazenda, no Texas e diz ao dono, um velho fazendeiro: "Preciso inspecionar sua fazenda por plantação ilegal de maconha!" O fazendeiro diz: "Ok, mas não vá naquele campo ali." E aponta para uma certa área. O oficial  diz indignado: " O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo?" e tira do bolso um crachá mostrando ao fazendeiro: "Este crachá me dá a  autoridade de ir onde quero e entrar em qualquer propriedade. Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta.  Está claro?  me fiz entender?” O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo. Poucos minutos depois o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o oficial do governo federal correndo  para salvar sua própria vida perseguido pelo Gertrudes, o maior touro da fazenda. A cada passo o touro vai chegando mais perto do oficial, que parece que será chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro. O oficial está apavorado. O fazendeiro larga suas ferramentas, corre para a cerca e grita com todas as forças de seus pulmões: "Seu Crachá,  mostra o seu CRACHÁ." 06-05-2010

  • Um jovem cristão levantava-se durante a madrugada para ler a Bíblia e orar. Certa noite, enquanto ele colocava em prática o seu costume, seu pai, um homem também cristão e de grandes virtudes espirituais, levantou-se e o encontrou sentado e lendo a Palavra. Veja, disse o jovem religioso a seu pai, os outros jovens estão perdidos em seus sonos de incredulidade enquanto eu estou aqui, durante a noite, adorando a Deus. Filho amado, falou o pai sábio, é melhor ficar dormindo do que despertar durante a noite para julgar e buscar falhas em seus irmãos! Para que buscamos a Deus? Para uma vida  espiritual saudável, cheia de alegria e bênçãos ou para mostrar que somos mais religiosos do que os outros? 17-05-2010

  • Cuenta el doctor Stanley Jones: "En cierta ocasión, mientras esperaba un tren en la India, preguntó a un caballero indio si tomaría el tren que estaba por llegar. Contestó que no, porque tan sólo había en él coches de tercera clase. Le dije que yo lo tomaría. —Claro —replicó—. Usted puede hacerlo porque es un cristiano. Si viaja en primera clase eso no lo exalta, y si va en tercera no lo degrada. Usted está por encima de estas distinciones, pero yo tengo que respetarlas, pues soy un brahmán. "Si hubiera podido dar rienda suelta a mis impulsos —continúa el doctor Jones— habría danzado en el andén. La primera clase no exalta, la tercera no humilla, la alegría no nos hace perder la cabeza, ni la pena nos destroza el corazón, cuando somos verdaderamente cristianos y no vivimos de apariencias." 23.9.2010

  • Uma mãe estava preparando panquecas para seus filhos;  Carlos, de 5 anos e Raul, de 4 anos. Os meninos começaram a discutir sobre quem receberia a primeira panqueca. Sua mãe viu a oportunidade para uma lição moral. Se Jesus estivesse sentado aqui, ele diria:  - Deixe meu irmão ter a primeira panqueca. Eu posso esperar. Carlos voltou-se para seu irmão mais novo e disse: - Raul, você é Jesus! Parece que a nossa historieta é coisa de crianças, mas, muitas vezes, isso acontece também conosco, adultos, cristãos. Queremos ter sempre a primazia, o primeiro lugar, a preferência em tudo. Isso acontece em nossa casa, em nosso trabalho, em nossa igreja. Não sabemos esperar e achamos que todas as coisas giram ao nosso redor, como se mais nada importasse, como se ninguém mais merecesse ou tivesse o direito de receber aquilo que julgamos ser só nosso. Queremos ser distinguidos em tudo e não nos conformamos quando alguém ocupa o nosso lugar. E, às vezes, mesmo quando recebemos a notoriedade que cremos merecer, ficamos aborrecidos quando outros recebem a mesma distinção. Somos cristãos vaidosos, egoístas, soberbos. Dizemos que Cristo está em nossos corações, que Ele é amor, que somos Seus discípulos, mas, não o imitamos em nada. Os meninos da nossa ilustração não sabiam esperar. Nós, quase sempre, também não sabemos esperar com paciência. Se o que buscamos demora um pouco, somos tomados de angústia, de desânimo, de pessimismo. Perdemos as forças, a fé, a esperança. Quando aprendemos a confiar no Senhor Jesus, cremos que a nossa bênção virá, mesmo que demore um pouco. A nossa esperança não desfalece, as nossas energias espirituais são renovadas, a certeza da vitória jamais nos abandona. Ficamos felizes com as conquistas pessoais e com as conquistas dos irmãos e amigos. Se os nossos sonhos são realizados em primeiro lugar, glorificamos a Deus. Se outros nos precedem, glorificamos também. O que nos importa é que na hora do Senhor a nossa bênção chegará. 30-09-2010

  • Três paulistas querendo contar vantagem pro mineirim: 1º.. paulista: - Eu tenho muito dinheiro... Vou comprar o Citibank! 2º. paulista: - Eu sou muito rico... Comprarei a Fiat Automoveis 3º. paulista: - Eu sou um magnata... Vou comprar a Usiminas E os três ficam esperando o quê o mineiro vai falar. O minerim da uma pitada nu cigarro de paia, ingole a saliva... faz uma "parza"... e diz: - Num vendo... 7.10.2010

  • Conta-se a história de um relógio que se sentia insatisfeito por viver escondido na bolsa de sua senhora. Ele invejava o Big Ben, o grande relógio na torre de Londres. Um dia, enquanto passava sobre a Ponte de Westminster com sua senhora, ouviu-se o pequeno relógio dizer: “Eu gostaria de estar lá em cima. Eu poderia, dessa forma, servir a uma multidão". Você terá sua oportunidade, pequeno relógio, disse uma voz. Como em um passe de mágica, o relógio foi parar, elegantemente, no topo da torre. Quando ele alcançou o topo, sua senhora falou: - Onde está você, pequeno relógio? Eu não posso vê-lo. E nenhuma outra pessoa podia ver o relógio. Sua elevação causou sua destruição. Analisando essa simples ilustração entendemos que... Como nos faz mal a soberba! 13/6/2011

  • Pouco antes de o avião  decolar, a aeromoça lembrou a Muhammad Ali  que deveria apertar seu cinto de segurança. “Super homem  não precisa de cinto de segurança”,  respondeu Ali. "Super homem também não precisa de nenhum avião",  disse a aeromoça. Ali apertou seu cinto. Muitas vezes pensamos e agimos como o lutador americano. Pensamos que somos um "super homem" e não precisamos de nada e de ninguém. 11/7/2011

  • Deus não despede ninguém vazio, exceto aqueles que são cheios de si mesmos. Dwight L. Moody 13/08/2012

  • No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta: - Quantos rins nós temos? - Quatro! Responde o aluno. - Quatro? Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos. - Tragam um feixe de capim, pois temos um asno na sala, ordena o professor a seu auxiliar. - E para mim um cafezinho! Replicou o aluno ao auxiliar do mestre. O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), o 'Barão de Itararé'. Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre: - O senhor me perguntou quantos rins 'NÓS TEMOS'. 'NÓS' temos quatro: dois meus e dois seus. 'NÓS' é uma expressão usada para o plural.Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim. Moral da História: A VIDA EXIGE MUITO MAIS COMPREENSÃO DO QUE CONHECIMENTO. Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou acreditarem que o tem, se acham no direito de subestimar os outros... E haja capim!!! 23/1/2014

  • Quando Paulo era fariseu, ele achava que era inocente e justo; quando ele se tornou um cristão, ele declarou que era o principal dos pecadores. 03/03/2017

  • Declarações de servos de Deus do passado: Abraão: “sou pó e cinza” Jó: “eu me abomino” Isaías: “sou impuro” Pedro: “sou um pecador” Paulo: “sou o principal dos pecadores” Crentes de hoje: “sou igual a Deus”. 27.01.2020

bottom of page