top of page

Aprender, Educação, Ensino, Mestre, Professor

  • Quase todas as pessoas guardam boa recordação da infância, e geralmente é a idade escolar que mais deixa marcas. E quantos de nós devemos aos nossos primeiros professores o bom rumo da vida! O menino James Calaghan tivera uma professora de Escola Dominical. Feito homem e enveredando na política, depois de eleito Primeiro Ministro do Governo Britânico, "teria manifestado intenso desejo de se encontrar com ela". Com a ajuda da imprensa, conseguiu localizar "aquela humilde professora que tinha ajudado o menino Calaghan a aspirar ao cargo de Primeiro Ministro". Recordou-se ela do tempo e até da igreja onde se deu a experiência de Calaghan. Benditos os humildes professores das Escolas Dominicais que se desempenham bem desta grande responsabilidade que têm, e principalmente os que trabalham com crianças. "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" (2 Tm 3.14,15).

  • O grande legislador de Atenas, Sólon, perto de morrer, ainda exclamou: "Morro aprendendo". O homem aprende sempre porque está constantemente num caminho de formação do seu próprio ser.

  • Conta-se que certa senhora crente, fiel e dedicada ao ensino de crianças em sua igreja, após anos de trabalho, em uma conversa com Deus, desabafou perguntando se teria sido válido todos os anos gastos na educação das crianças, pois lamentava-se não ter frutos visíveis e papáveis. Deus não demorou em responder a oração daquela irmã. Passadas algumas semanas, a zelosa professora recebeu uma carta que vinha de longe trazendo a seguinte mensagem: “Diga a minha professora da igreja que eu morri cristão”. Um antigo aluno dessa professora gastara sua última energia para mandar um recado cheio de gratidão à pessoa que lhe havia mostrado, quando criança, o amor de Deus revelado em Jesus: a sua professora da igreja!

  • Gosto muito dos provérbios que se contam de vez em quando. Tenho um arquivado que diz: “Se você souber fazer uma coisa, ensine aos outros”.

  • Não me contive e dei umas gargalhadas com toda a minha discrição certa vez, quando ouvi dois crentes conversando na minha presença, e um deles, revelou um refinado analfabetismo bíblico. Um estava contando para o outro de um irmão que havia alcançado a idade de 100 anos de vida, quando o outro, imediatamente, disse: “É, lá na minha igreja também tem um centurião”. Ora, “centurião”, é um termo que na Bíblia é aplicado aos chefes de 100 soldados num exército; não é aplicado para pessoas que atingiram os 100 anos de idade!

  • O que em seguida transcrevemos é de William Barclay que, em sua vida, comprovou muito bem a veracidade do que escreveu: “Um homem nunca ficará velho enquanto conservar a capacidade de admirar-se. Por muito que ele viva, a vida sempre será nova para ele. Parar de aprender é o meio mais seguro de envelhecer. É por isso que certas pessoas estão velhas e cansadas e gastas muito antes de atingirem os quarenta e outras ainda estão vívidas, vibrantes e jovens depois de terem passado, de há, muito os setenta”.

  • É preciso ter cultura para se sair bem! Uma vez, num barco que naufragava, estavam o comandante e três marinheiros. Aí o comandante falou: “Essa de eu ter de ir ao fundo do mar com o barco é uma perfeita tolice, pois ali está um bote para três pessoas. Vamos pôr este bote na água, e eu serei o primeiro a entrar. E, para saber quem vai comigo”, explicou o comandante, “vou fazer uma pergunta a cada um, quem não responder, não vai. Atenção para a primeira: Qual foi o navio que afundou ao bater num iceberg?” O primeiro dos marinheiros respondeu logo: “O Titanic, comandante!” “Muito bem, segunda pergunta: Quantas pessoas iam à bordo?” Respondeu o segundo marinheiro: “Iam 1.517 pessoas”. “Exato”, assentiu o comandante. “Agora, a terceira pergunta: “Quais os nomes deles?”

  • Rabino ensinando: "O rabino Ben-Israel disse no Talmud que o rabino José disse que o rabino Amós disse que talvez esta passagem possa ser assim interpretada, mas o rabino Efraim disse que o rabino Eleazar pensava que significaria outra coisa". Que tédio, não acha? (João Soares da Fonseca - Revista Compromisso/3º Trim-2001).

  • "Se você está encontrando dificuldade para aprender de outra pessoa ou ministro é porque tem problemas com orgulho", escreveu Doug Fields, da equipe pastoral da Igreja Saddleback, com base em Pv 13.10. (Doug Fields, em Um Ministério Com Propósitos - Editora VIDA-, pg 18).

  • O apóstolo Paulo gosta de ensinar por meio de paradoxos. G.K. Chesterton diz que um paradoxo é "uma verdade de cabeça para baixo para chamar a atenção". (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 24 - Ed Vida).

  • Aprendemos 1% através do gosto. 1,5% através do tato. 3,5% através do olfato. 11% do ouvido e 83% da vista e, portanto, retemos 10% do que lemos, 20% do que ouvimos, 30% do que vemos, 50% do que vemos e ouvimos, 70% do que ouvimos e discutimos e 90% do que ouvimos e fazemos.

  • Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida. Provérbio Chinês

  • A ideia de que cachorro velho não aprende novos hábitos tem que ser abolida.

  • Davi, que saiu com uma funda e uma pedra para matar o gigante Golias de Gate, e era um gigante de fato, muito protegido e armado de modo que a única parte que lhe era vulnerável era a testa. Este ponto segundo Davi, era o lugar onde ferí-lo. Então, foi Davi usando a funda. Não porque dispusesse só da funda e lhe faltasse outras armas, mas era que Davi tinha prática no seu manejo. E escolheu ainda uma pedra lisa – porque sabia que era melhor para a funda. Escolheu o seixo mais apropriado para penetrar na cabeça de Golias, de modo que quando a atirou contra o gigante, ela deu em sua testa, enterrou-se no cérebro e ele caiu ao chão. Devemos aprender com Davi a arte de manejar fundas. A funda das ilustrações, ilustrações práticas, claras, apropriadas, que penetram na mente, abrigam-se no cérebro e conduzem as mais firmes convicções endurecidas de ignorância ao chão.

  • Um professor de Sociologia deu uma tarefa para sua classe: escolher 200 meninos nos piores cortiços da cidade, estudar seus lares, seu ambiente, sua educação e calcular quantos deles se tornariam criminosos, em virtude da influência do meio. Nesse tempo ainda se acreditava nesse falso axioma: “O homem é produto do meio”. A classe fez a investigação determinada e concluiu que 180 daqueles meninos iriam parar na cadeia. Em seguida o relatório foi catalogado e arquivado. Vinte e cinco anos depois o mesmo professor deu a outra classe a tarefa de localizar esses 200 garotos, agora homens feitos e ver o que havia acontecido a eles. A maioria dos 200 foi localizada. Alguns haviam morrido e somente 4 deles tinham passagem pela polícia. Os outros eram todos cidadãos decentes. Estranhando o acontecido, face às circunstâncias, a investigação prosseguiu. Falando com os rapazes todos mencionaram a influência decisiva de uma professora. Procuraram a professora e encontrando-a trataram de saber como tinha procedido para dar aquela orientação tão segura. A resposta foi simples: “Tudo que fiz foi amá-los, inspirá-los e compreender o que poderiam ser”.

  • Certo homem, havia entrado no sítio do vizinho em companhia do seu filho ainda pequeno, a fim de tirar algumas espigas de milho, quando o garotinho, instruído pela religião, falou: “Papai, alguém está olhando”. Assustado, o homem perguntou: “É!! Quem?” Falou o menino: “É Deus, papai; é Deus!” E o homem desistiu de apanhar as espigas do vizinho, porquanto se envergonhou do que fazia.

  • Betty Carlson, autora norte-americana, conta a história de um pai que estava preparando a lição da EBD sobre o tema “As Marcas de Um Verdadeiro Cristão”. Antes de ir ensinar sua classe, decidiu rever os pontos principais com a esposa, quando o filho menor estava por perto. Pediu ao garoto que sentasse e ouvisse por 15 minutos. Quando acabou, o menino estava pensativo. E de repente disse: “Papai, eu acho que nunca vi um cristão em minha vida”. Pronto, foi um choque para o pai, mas também uma advertência. Como as crianças observam o que fazemos e declaramos!!

  • "Cada adulto tem necessidade de uma criança a quem ensinar: é assim que os adultos aprendem." Anônimo

  • Cuando estudiaba en la Universidad conocí al maestro de la Biblia Irving Jensen. Jensen era muy conocido por su clase de métodos de estudio bíblico. Había publicado docenas de libros y artículos de revistas sobre el tema. Creía profundamente en lo que enseñaba y era un maestro muy eficaz e influyente. Jensen eran tan eficaz porque vivía lo que enseñaba. Su manera de hablar a veces era vacilante y no usaba técnicas ostentosas en el aula de clases, pero amaba a sus estudiantes y nos enseñó a amar la Palabra de Dios por la manera como vivía y por lo que enseñaba. Él ponía en práctica las palabras de Tito 2:7-8. (Fonte: Osvaldo Carnival).

  • El hombre está para presentar su primer concierto en el conservatorio. Cuando termina, la multitud no aplaude pero grita: BIS, BIS... El hombre repite la presentación emocionado. Cuando termina, escucha otra vez: Bis, Bis, Bis... Él toca más una vez la misma música y oye novamente el coro de los asistentes: Bis, bis, bis.... Entonces el se dirigia a la asistencia agradecido y habla: Señores, gracias... tengo otros número, por favor, ya he tocado tres veces la misma música, déjeme ahora tocar otra. Y la multitud en coro habla: "No, sigue tocando hasta aprender". (Fonte: Osvaldo Carnival ).

  • Um provérbio chinês antigo, diz: "Ouço e esqueço, vejo e guardo na memória, faço e compreendo". (Fonte: estudosgospel@grupos.com.br).

  • Era Pitágoras quem dizia: "Eduquem os meninos... e não será preciso, castigar os homens". (Fonte: goodnews@br.inter.net).

  • "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar". (desconhecido)

  • A vida é muito curta para aprendermos tudo por experiências pessoais.

  • Cada ano, os americanos gastam 24 bilhões de dólares nos seus filhos. A maioria deles para bens essenciais, mas bilhões são gastos em catálogos intermináveis de coisas: Barbies, Furebies, Carros, Carrinhos, CDs, TVs. Será errado gastar tanto com os filhos? Essa pergunta não tem uma resposta fácil. A pergunta mais dura é esta: Será que os pais gastam dinheiro com os filhos para que não tenham que gastar tempo com eles? Um estudo, publicado em The Wall Street Journal, deixou essa idéia. Revelou que a maioria das crianças nos EUA de 10 - 11 anos têm televisores nos seus quartos e podem ver o que quiserem. A questão de fundo não é o dinheiro mas a razão por que é gasto. Será que os pais querem entreter, sustentar, e comprar o amor dos seus filhos? Ou querem treinar os seus filhos na santidade? Isso requer cuidadosa instrução da Palavra de Deus.

  • Educa uma criança no caminho que deve seguir, mas certifique-se que você também anda nesse bom caminho.

  • "Para ensinar há uma formalidadezinha a cumprir: saber."

  • "É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe." - Epíteto

  • Somente se é um professor se alguém tiver aprendido.

  • Em nosso dia-a-dia surgem o que costumo denominar de "momentos ensináveis". São ótimas oportunidades naturais que proporcionam a transmissão de conhecimentos de maneira gradativa e repetitiva. - artigoseestudos@yahoogrupos.com.br

  • Era uma vez... Na Grécia antiga, o Espartano Licurgo, legislador de grande prestígio, foi convidado a proferir em praça pública um discurso sobre educação. Ele pediu um ano de prazo. Aquele homem, extraordinário mentor, que não precisava nem mesmo um mês, nem de um dia, que possuía tanto recurso; por quê tanto tempo? Por quê esperar um ano inteiro para fazer o discurso sobre a educação? Ficaram atônitos. Mas o nobre espartano, no fim de um ano de curiosa expectativa, apresentou-se em praça pública, levando consigo dois cães e um duas lebres. Soltou a primeira lebre e o primeiro cão; o cão matou a lebre. O povo ficou em polvorosa. Em seguida, soltou a segunda lebre, e, logo atrás, o segundo cão. Todos admirados viram o cão brincar com a lebre, alegremente, como dois velhos amigos. Contente, Licurgo lembrou à multidão que durante aquele ano ensinara o cão que não devia fazer mal algum à lebre. "Vejam o efeito da educação. Eles foram ensinados desde que nasceram". Licurgo foi carregado pela multidão, que compreendeu o efeito do seu discurso.

  • Às vezes, a influência familiar negativa é muito grande e o educador consegue apenas suavizá-la mas não extirpá-la de todo, o que sucedeu a Aristóteles, que foi o segundo mestre do Príncipe Alexandre, filho de Filipe da Macedônia. Filipe legou a seu filho os caracteres negativos do deboche, da vaidade e da crueldade. - Gilbert Highet, em "A Arte de Ensinar".

  • Se apenas o preparo fosse essencial, Nero não seria o monstruoso imperador que deixou uma página suja na história universal. Ele teve Sêneca como seu mestre. Sêneca era brilhante orador e escritor; era de uma linha filosófica que defendia um austero código de moral adaptado à realidade. Talvez por este motivo foi que mandou executar o seu mestre. O simples fato de Sêneca estar vivo faria que se lembrasse dos códigos de moral nos quais ele foi educado e que exterminou. - Marlene Maria

  • Alguém afirmou: "É mais fácil construir uma criança do que consertar um homem". Mas, na verdade, temos nos dedicado muito mais a consertar adultos.

  • Entre estranhos, sempre dizemos: "Eu gostaria de sugerir...". Mas em casa: "Ponha logo esse jantar na mesa. Estou com muita pressa". No escritório, dizemos: "Poderia trazer-me um cafezinho, por favor?" Mas em casa: "Ei, saia da frente. Assim não posso ver o noticiário!".

  • Alguém já afirmou que "a criança é um ótimo gravador, mas um péssimo intérprete".

  • A partir dos exemplos que se vêem é que o caráter das pessoas vão se formando. Na criança, essa formação ocorre, principalmente, até os sete anos. Dos sete aos onze, alguma coisa mais apenas se acrescenta. Após os 12 anos, é preciso que Deus comece a fazer milagre.

  • Uma professora de inglês ficou surpresa ao descobrir que a auxiliar do dentista com quem se tratava tinha sido sua aluna. Com a boca aberta e cheia de equipamentos de limpeza, a professora recebia o que a moça tinha para dar. Para sua surpresa, ela ouviu a jovem dizer: "Sempre desejei ter a oportunidade de dizer que a senhora foi a melhor professora que tive. A senhora pode pensar que não aprendi muita coisa em suas aulas, mas o importante foi que adquiri um senso de propósito e direção. Desejo agradecer-lhe por ter acreditado em mim". Pense agora em seus alunos da Escola Bíblica Dominical.

  • Você permitiria ao funcionário da portaria de um hospital se oferecer voluntária, rápida e gratuitamente, para substituir o anestesista, que ficou preso no trânsito, em uma cirurgia de risco, em alguém que você estima e quer salvar a vida? Pois bem, vamos falar bem rapidamente sobre voluntariado. Não basta querer. O querer é fundamental e importante. Mas precisa poder ser. Para poder ser... precisa conhecer.

  • O grande escritor brasileiro Monteiro Lobato cunhou uma frase que, além de ser uma grande verdade, ficou célebre: "um país se faz com homens e livros". Devemos refletir na profundidade dessa declaração.

  • Os mestres palestinos não eram pagos, mas os alunos demonstravam-lhes seu apreço com uma variedade de serviços. Um ditado rabínico antigo dizia o seguinte: "Todo serviço que um escravo faz para seu senhor o discípulo fará para seu professor, menos o desatar as correias das sandálias". João seleciona exatamente esse dever, que os rabinos consideravam humilhante demais para ser realizado pelo discípulo, para descrever sua posição em relação à ostentada pelo Messias que viria.

  • Diz a lenda que certo dia um cavalo-marinho pegou suas economias e saiu em busca da fortuna. Não havia andado muito, quando encontrou uma águia que lhe perguntou aonde ia. O cavalo-marinho respondeu com muito orgulho que ia em busca da fortuna. A águia, muito esperta, lhe ofereceu, pela metade do seu dinheiro, uma de suas asas para que ele pudesse chegar mais rápido. O cavalo-marinho pagou pela asa e saiu como um raio. Logo depois, encontrou uma esponja que também gostaria de saber aonde ele ia com tanta pressa. O cavalo-marinho mais uma vez respondeu que ia em busca da fortuna. Ela, então, lhe ofereceu um scootter e disparou através dos mares com velocidade quintuplicada. Mais tarde, encontrou um tubarão que lhe perguntou aonde ia. Ele, como das outras vezes, respondeu que ia em busca da fortuna. O tubarão apontou para sua imensa boca e disse ao cavalo-marinho que se ele pegasse aquele atalho chegaria bem mais rápido. O cavalo-marinho agradeceu a sugestão e se lançou ao interior do tubarão, sendo engolido. Educador religioso, professor da Escola Bíblica, como anda seu ensino? Você tem procurado estabelecer objetivos específicos para sua prática educacional? O cavalo-marinho tinha um objetivo maior a ser alcançado: encontrar a fortuna, mas, infelizmente, seu plano foi frustrado pelo fato de não ter levado em conta o caminho a percorrer. É preciso ter clareza das metas que você quer alcançar em curto prazo.

  • Minha professora de espanhol revelou que leciona para dois tipos de alunos: alunos desistentes e alunos insistentes.

  • Segundo Charlotte Buhler, a criança dos 3 aos 4 anos de idade, diz quatro vezes mais "não" do que "sim".

  • Júlio Bressane, em 1967, e Neville d'Almeida, em 1991, dirigiram filmes com o título "Matou a Família e Foi ao Cinema", ambos baseados em fatos reais. É impossível não associar "Matou a família e foi ao cinema" a "Matou os pais e foi ao motel". O casal Richthofen - ele, Mandred Alçbert von Richthofen, engenheiro, diretor da empresa de Desenvolvimento Rodoviário SA (Dersa), sobrinho-neto de Rittmeister Manfred von Richthofen , o Barão Vermelho, considerado o maior piloto de guerra de todos os tempos; ela, Marisia, uma das mais conceituadas psiquiatras de São Paulo - foi chacinado pela filha Suzane Louise, de 19 anos, pelo namorado da filha, Daniel Cravinhos de Paula e Silva, de 21 anos e o irmão deste, Christian Cravinhos de Paula e Silva, de 26 anos. Suzane disse que matou os pais por amor ao namorado (os pais tinham proibido o namoro, e, como a história mostrou, eles estavam, fatalmente, com a razão). Como é que o amor por uma pessoa pode gerar a morte de outra pessoa amada? Na minha opinião, o psiquiatra Içami Tíba, fez a melhor avaliação de todo esse triste quadro: "Suzane foi criada, e não educada por seus pais!" Pais, pelo amor de Deus, amem seus filhos: imponham limites, digam "não", disciplinem! Aprendam a conjugar para os filhos os verbos: dar, limitar e conter". - Dercinei Figueiredo Pinto.

  • Diz a psicalista Ruth Cohen: "Se ele (o professor) estiver entusiasmado ao expor um tema, o aluno também ficará".

  • Marido ensinando a mulher a dirigir: "Para evitar qualquer problema", recomenda ele, "você deve prestar atenção às placas e aos sinais, especialmente aos sinais de trânsito. Quando a luz for verde, acelere; quando for vermelha, pare; e, quando eu ficar branco, por favor, diminua a velocidade!"

  • Dois chefes africanos vieram um dia até James Chalmers pedindo professores, porém, para tristeza deles, o missionário não tinha nenhum para enviar naquele momento. Dois anos mais tarde os chefes retornaram e, desta vez, ele mesmo acompanhou os africanos. Depois de muitos dias de viagem eles chegaram ao destino, em um domingo, e encontraram toda a tribo de joelhos em silêncio. O missionário perguntou: "O que vocês estão fazendo?" "Nós estamos orando." "Mas por que vocês não dizem nada?" Eles, tristemente, responderam: "Nós não sabemos o que dizer. Por dois anos, desde que ouvimos falar do Deus do homem branco, nós nos reunimos todos os domingos e nos ajoelhamos em oração por quatro horas. Mas nós não dizemos nada porque ninguém veio para nos ensinar o que falar." Como é triste saber que muitos, hoje, em muitas partes de nosso planeta, estão famintos das coisas de Deus e não têm quem lhes ensine sobre isso. - Paulo Roberto Barbosa.

  • "Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusem a aprender, reaprender e voltar a aprender". Alvin Toffler, escritor, consultor, EUA, 1928

  • Um capelão foi chamado para prestar assistência a um soldado seriamente ferido. Este, agonizante, solicitou ao capelão que escrevesse uma carta à sua antiga professora da Escola Bíblica. "Diga-lhe que eu morri com Cristo por causa do que ela me ensinou nas classes da igreja.  A memória de sua determinação e a maneira agradável e simpática com que, com amor, nos convidava a aceitar Cristo como Senhor e Salvador ficou gravada em meu coração. Diga a ela que  a encontrarei no Céu." A mensagem foi enviada e algum tempo mais tarde o capelão recebeu esta resposta: "Espero que Deus me perdoe. No mês passado eu renunciei a meu cargo de professora da Escola Bíblica. Abandonei meus alunos porque sentia que meu trabalho estava sendo infrutífero.  Como eu lamento minha impaciência e falta de fé! Eu vou pedir a meu pastor que me permita retornar à classe que deixei. Eu aprendi que quando se semeia para Deus a colheita é certa e santificada!" Que valor temos dado ao nosso trabalho para o Senhor?

  • A professora ensinava: - Jorge, vá até o mapa e ache os Estados Unidos. – Aqui está, tia! – Certo. Agora, turma, quem descobriu os Estados Unidos? E a turma em peso: O Jorge!!! 30/11/06

  • Jô Soares: O material escolar mais barato que existe na praça é o professor. 30/11/06

  • Conta-se que um pai queria de todos os modos incentivar seus filhos a estudar. As crianças eram preguiçosas e tiravam notas cada vez mais baixas no colégio. O pai então teve uma idéia: resolveu levar os filhos para o campo e, a partir da observação da natureza, ensinar-lhes as mesmas lições que aprendiam em sala de aula. As crianças melhoraram na escola, alguns pais se interessaram por aquele novo método e pediram para o senhor Piaget para que lhes ajudassem com a educação de seus filhos. Assim nascia o método construtivista. Boas idéias sempre são bem-vindas e o planejamento é um celeiro de. Não se assuste e nem resiste a elas. 16/12/06

  • Paulo Freire, professor de grande relevância no meio educacional, utilizou o termo “educação bancária” em suas reflexões sobre educação. Existe uma tendência de depositar no aluno conhecimentos, informações, dados, fatos, simplesmente para que ele adquira conhecimento. 16/12/06

  • Uma pedagoga, declarou no Globo Repórter do dia 22.12.06: “A família é o primeiro ambiente de aprendizagem”. 22/12/06

  • "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano." Isaac Newton. 12/1/07

  • Um menino, parcialmente surdo, retornou um dia da escola trazendo uma nota dos diretores. A mensagem sugeria aos pais que o retirassem da escola porque ele era “muito estúpido para aprender alguma coisa.“ A mãe, ao ler a nota, disse: “Meu filho Tom não é estúpido e incapaz de aprender. Eu mesma o ensinarei.“ E foi isso que fez. Quando Tom morreu, muitos anos mais tarde, todas as pessoas dos Estados Unidos lhe reverenciaram, desligando as luzes do país por um minuto. Este Tom era Thomas Edson, inventor a lâmpada elétrica e não apenas isto, mas também o filme cinematográfico e o toca-discos. Ao todo ele teve a seu crédito, mais de mil patentes. Sua perseverança poderá mudar não apenas a sua vida, mas todo o mundo ao seu redor. 15/1/07

  • Na Alemanha, um homem chamado Grunch experimentou um feito que foi considerado fora do comum. Ele treinou alguns passarinhos para assoviarem conhecidas canções populares; a reprodução exata era uma das importantes chaves na realização dessa tarefa. Grunch tentou apressar o processo gravando as canções em uma fita. Fazendo isso, ele pensou que poderia ensinar os pássaros mais rapidamente sem despender muito esforço pessoal na tarefa, mas a experiência falhou. Mesmo que os pássaros tivessem aprendido, haveria em suas canções uma qualidade desbotada e um estilo mecânico. O gravador só pode repetir um som – disse Grunch, mas não pode demonstrar amor aos pássaros. Era necessário um toque humano para que se tornassem bons cantores. Assim, os melhores livros ou recursos técnicos não produzirão resultado satisfatório se os alunos não puderem ler os olhos e a alma de um professor. 15/2/07

  • A professora pergunta a uma criança na escola dominical. -Diga o nome de seis seres vivos que habitam nas regiões polares.-Três ursos e três focas fessora. 26/2/07

  • Até aprender que focinho de porco não é tomada...

  • “Não há escola que se iguale a um lar descente, nem professores que se igualem a pais virtuosos e honestos.”(Mahatma Ghandi) - 28/12/2007

  • "Não há maneira de mandar ou ensinar mais forte e eficaz do que o exemplo: este persuade sem retórica; reduz sem porfia; convence sem debate; desata todas as dúvidas e elimina caladamente todas as desculpas." M. Bernardes. 7.1.2008

  • Foi com lucidez e com avanço da idade que H Ford declarou: “Qualquer um que cessa o aprendizado é velho, quer isto aconteça aos 20 ou aos 80 anos. E qualquer um que continua a aprender não só permanece jovem, mas torna-se cada vez mais valioso. 9.1.2008

  • Três pastores resolveram aproveitar sua segunda de folga para uma pescaria em um lago. Já no barco, começaram a remar para o meio do lago. Foi então que um dos pastores se deu conta de que havia esquecido o seu caniço na margem. Calmamente desceu do barco e caminhou em direção à margem. Na seqüência, outro pastor reparou que havia esquecido as minhocas. Ele também desceu do barco e caminhou em direção à margem. O terceiro pastor permaneceu no barco, estupefato. Quando os dois pastores voltaram, ele disse: "Se vocês foram capaz de caminhar sobre a água, eu também posso!" E foi... só pisar fora do barco para começar a afundar. Os dois pastores se olharam e um deles disse: "Você não acha que deveríamos ter mostrado para ele onde é que a pedras estão?" 29.1.2008

  • Na África, na década de 1980, um inglês que lutava pela união das tribos ensinou todos falar a mesma língua. Lutou contra soldados, contra o racismo. Com sabedoria e coragem, conduziu uma multidão com um único objetivo: tornar melhor o futuro de todos. Certa vez um habitante perguntou-lhe como faria para ensinar milhares de pessoas se numa sala só poderia reunir meia dúzia. Como os outros alcançariam suas mensagens e ensinamentos? Ele respondeu-lhe: "Uma cachoeira nasce de uma simples gota d`água e veja o resultado". Quem luta apenas pelo seu sucesso, achando que nunca precisará dos outros, nasce gota e morre gota. Mas quem se une a muitos pensando no sucesso de todos cresce, se torna cachoeira, junte-se aos sábios que fazem pessoas crescer. É dando "exemplo" e ensinando ao próximo que você promoverá mudanças de comportamentos e hábitos errados. 29.1.2008

  • Conta-se a história de uma jovem que se preparava para ser professora. Exatamente quando a vida parecia sorrir e desdobrar-se perante ela, como uma grande esperança, descobriram que ela estava leprosa. Isto significava o seu afastamento de tudo que ela conhecia e amava. A sua tristeza foi imensa. Parecia que não restava um facho de esperança para a sua existência. Nesta terrível agonia e miséria da alma, a jovem invocou o Senhor, em oração, e um raio de luz penetrou seu coração. Ela alcançou a nobreza de espírito que a le­vou a dizer: "Não a minha vontade, mas a Tua, Senhor". Neste espírito, ela deu entrada no leprosário, não como vitima das circunstâncias, mas para usar os seus talentos num serviço altruísta. Sujeitando-se à vontade de Deus, ela encontrou paz. O apóstolo Paulo não estava contente com as circunstâncias que o cerca­vam, mas contentava-se com o que tinha, porque era obediente à vontade do Senhor. Nós criamos o nosso próprio mundo. A felicidade vem de dentro para fora e não de fora para dentro. A estrada da vida está congestionada pelo de número de descontentes, desajustados, infelizes que tentam suportar circunstâncias de suas vidas, ao invés de usá-las para a glória de Deus. Gladis Sanborn Wagoner (Indiana, E.U.A.). 14.2.2008

  • Você pode instalar uma escola e uma universidade em cada quarteirão da cidade, mas não livrará o país de apodrecer moralmente pela simples educa­ção intelectual. Uma educação que negligencia as partes mais importantes da natureza humana não pode ser chamada de educação. Uma educação parcial é pior que nada; pois, por ela educamos apenas a mente, e esquecemos a alma. Formar os homens sem convertê-los a Cristo é o mesmo que querer transformar lobos em cordeiros, simplesmente lavando-os e cobrindo de lá a sua pele. "Bem-aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia." A mise­ricórdia de que o mundo necessita é a graça, o amor e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo. E do seu poder transformador e regenerador que o mundo ne­cessita mais do que de qualquer outra coisa. Billy Graham. 14.2.2008

  • Um menino certa vez estava aprendendo a tabuada de multiplicação quando, de repente, parou, fitou os olhos em sua mãe e perguntou-lhe: - Então, minha mãe, é verdade que Deus fez o mundo? - Fez sim, meu bem. - E as árvores nas florestas e os pássaros no céu e os bichinhos no campo? - Sim, querido. O menino ficou quieto por um momento, meditando nesta grande verda­de, e indagou novamente: - Mas de onde Deus fez tudo, mamãe? E a boa mãe respondeu: - Ele o fez do seu imenso poder e amor, meu filho. Oração: "O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para salvar; ele se deleitará em ti com alegria" (Sf 3.17). 16.2.2008

  • "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência" (Pv 9.10). Quantos alunos da escola dominical poderiam dar testemunho semelhan­te! A educação cristã faz parte de um preparo planejado para o céu. Uma verdadeira escola dominical é aquela que prepara os jovens para serem se­melhantes a Cristo nesta vida, e para estarem com Cristo na vida do porvir. 25.2.2008

  • Ao ouvirmos o rádio no caminho para a igreja um Domingo, a minha esposa e eu ouvimos a transmissão de uma congregação local. O responsável estava a anunciar umas reuniões especiais com um pregador local. Ele mencionou que haveria um período de perguntas e respostas a seguir a cada pregação.  Então disse: “Mesmo que não tenha questões, venha na mesma. Tenho a certeza que após ouvir o orador terá algumas dúvidas!” Bem, eu sei o que ele queria dizer, mas o modo como ele se expressou sugeria que o orador convidado iria levantar mais questões do que aquelas que ele poderia responder. Por vezes é isso que acontece ao crente quando tenta explicar as verdades bíblicas a crentes novos ou a pessoas descrentes. Ele confunde-os mais do que os ajuda. O problema não é a verdade que ele está a tentar explicar mas a comunicação pobre. O seu fracasso pode ser devido a falta de estudo da Bíblia e de oração. 28.2.2008

  • O sociólogo francês Pierre Bourdieu afirmou em entrevista concedida ao Jornal do Brasil, que "televisão emburrece". Talvez você possa estar pensando: isso é um exagero. Pode ser, mas esta afirmação tem o seu mérito. Televisão é uma cultura de massas, por isso mesmo, quase sempre não se aprofunda em nada. E uma educação de orelhada. 13.3.2008

  • Declarou Lenina Alice de Macedo, dirigente do projeto Desperta Débora: “Na cabeça da criança, é desastroso perceber que o que ela aprende na igreja não é praticado dentro de casa”. 13.3.2008

  • Há pais que enchem a boca para dizer: “Criei meus filhos na igreja”. Mas igreja não é lugar de criar filhos! 13.3.2008

  • Certa vez um chacareiro estava cantando loas aos frutos da sua chácara, quando um desconhecido lhe responde: "Desculpe. amigo, ontem mesmo provei dos seus frutos. Nunca vi laranjas mais ordinárias nem goiabas mais bichadas". - Como foi isso? - perguntou o chacareiro. - Passei pelo caminho e que corta a sua chácara, por sinal, muito mal cuidada, e colhi alguns frutos que margeam o caminho". - Ah sim! - responde o chacareiro - aquelas fruteiras são assim de propósito, para os ladrões da beira do caminho. Os frutos bons estão do lado de dentro e eu os conheço. Sei quais são. Eu os colho e os dou. Venha comIgo para experimentar dos que eu lhe deu". Este incidente nos ensina acerca daqueles que querem conhecer a doutrina de Jesus, colhendo os frutos da beira do caminho. Não entraram na chácara, não penetraram profundamente, não estão realmente colhendo os frutos. Desconhecem os ensinos, as doutrinas de Deus reveladas por Cristo. Estão dando a sua opinião, emitindo o seu conceito da beira da estrada, sem penetrar o jardim maravilhoso do Evangelho. 14.3.2008

  • O filósofo Sócrates descobriu um método diferente de ensinar, partindo do conceito de que cada um tem o conhecimento e o mestre é apenas um instigador. Este processo foi denominado de maiêutica, pois parte do princípio de ajudar os alunos a trazerem à luz suas idéias, assim como antigamente as parteiras ajudavam as mães a darem a luz a seus filhos. (Na realidade, Jesus fazia isso muito bem, como grande mestre que foi). 17.3.2008

  • O termo "Escola Dominical" foi primeiramente usado pelo jornalista evangélico Robert Raikes, na Inglaterra, a partir de 1780, quando começou a oferecer instrução rudimentar para crianças pobres em seu único dia livre da semana: o domingo. A Escola Dominical nasceu para servir como o ensino público gratuito, orientado pelos princípios da educação-cristã. Depois disso, o governo britânico e de outros países ofereceram o sistema de educação pública e se responsabilizaram por ele. A Escola Dominical do nosso tempo não é a mesma do britânico inicial, mas o tipo de escola que surgiu na América do Norte muito tempo depois, oferecendo um conteúdo curricular bíblico, com o objetivo de Robert Raikes conhecimento bíblico, edificação espiritual, discipulado, integração e evangelização. A Escola Dominical no Brasil Os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio. Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra. 18.3.2008

  • Logo que chegou à igreja, o pastor encontrou-se com um jovem aluno da Escola Dominical e resolveu indagar alguma coisa sobre a lição que seria estudada naquela manhã de domingo inundada de sol: - Fernando, quem derrubou os muros de Jericó? O jovem estranhou a pergunta, mas defendeu-se com veemência: - Eu não! Eu nem estava lá! Assustado com a resposta, o pastor murmurou: - É ... com certeza não estava. E foi imediatamente conversar com a professora da classe daquele jovenzinho. Achou-a dentro da sala, aguardando a entrada dos alunos: - Imagine a irmã que perguntei ao Fernando quem derrubou os muros de Jericó, e ele fez questão de me garantir que não tinha sido ele... A professora, dona Clotilde, assentiu: - Olha, pastor, o Fernando não costuma mentir. Se ele afirmou que não foi ele, é porque não foi mesmo. O pastor, ainda mais assustado, encaminhou-se ao diretor da Escola. - Irmão Pedro, bom dia. - Bom dia, pastor. Contou tudo o que havia acontecido até então e, desconcertado, ouviu o irmão Pedro dizer: - Bem, pastor, se a própria professora da classe está convencida de que o Fernandinho não fez isso, é porque não deve ter feito mesmo. Vamos dar crédito ao rapaz. O pastor saiu desanimado. À porta do seu gabinete, deparou-se com o tesoureiro. - Venha cá, irmão Jorge, quero a sua opinião a respeito de um assunto - e voltou a narrar tudo. O tesoureiro ficou pensativo e, enfim, deu o seu parecer: - Eu acho, pastor, que a essa altura não adianta ficar discutindo quem fez, quem não fez. Vamos mandar arrumar logo esses muros e colocar um ponto final nessa história. Samuel - Quarteto Harmonia. 19.3.2008

  • A ênfase que Jesus deu ao ensino" é facilmente verificada nos Evangelhos. Segundo o Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento (Edições Vida NOVA), a palavra grega didaskalos, usada para designar um professor ou mestre especial, ocorre 59 vezes no Novo Testamento das quais a vasta maioria se acha nos Evangelhos; e, em 41 ocasiões, refere-se a Jesus. 6.5.2008

  • Já ouvi alhures: os professores fingem que ensinam, enquanto os alunos fingem que aprendem. 14.5.2008

  • Nunca vou esquecer da ocasião em que me pediram para levar minha família a um banquete onde eu iria ser o preletor. Depois do jantar, meu filho se aproximou de mim e pediu para sentar no meu colo. "Claro", respondi e ergui-o. No decorrer de sua vida infantil, ele observou como eu começava conversas com muitas pessoas estranhas. Como um conversador assumido, nos restaurantes eu olhava o nome no crachá dos funcionários e começava meus pedidos dizendo: "Oi, Bárbara, como você está hoje?" Inevitavelmente meus filhos diziam, "Papai, você nos envergonha!" Mas naquele dia, sentado em meu colo ,meu filho voltou-se para o "chefão" organizador do basquete, ao meu lado, leu o nome dele no crachá e estendeu sua mãozinha, dizendo: "Oi, João, como você está?" Foi um momento de orgulho para mim! Ele estava agindo exatamente como seu pai – tal pai tal filho! 21.8.2008

  • A natureza humana é tão fascinante e complexa, que chega a ser algo inefável. Cálculos probabilísticos nos mostram que o ser humano utiliza um percentual que varia de 0,01% a 10% da capacidade de seu cérebro. Nós homens, infelizmente temos tendência de sermos egocêntricos e acharmos que sempre estamos com a razão. Temos tendência de sermos ociosos, não questionamos muito as coisas, não procuramos saber o porquê de cada coisa. Não estou dizendo que somos assim, mas, que temos tendência de sermos assim. Analise, indague, pesquise, estude, não fique limitado ao que lhe foi ensinado. Não se esqueça que os estudiosos que estabeleceram as leis, as teorias, são pessoas iguais a você. É isto mesmo! Aquelas pessoas que são "rotuladas" de gênios é um ser igual a você. Com fraquezas, falhas, equívocos, incertezas, problemas, dúvidas, indecisões... Não deixe de procurar várias opiniões sobre algum assunto. Pense, raciocine, esforce-se; não seja mais um produto bitolado de nossa sociedade! Renato de Assis dos Santos Pereira. 21.8.2008

  • "Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo". Galileo Galilei, físico, astrônomo, ITA, 1564-1642 26.8.2008

  • Quando foi perguntado a alguns empregadores o que faz um bom aprendiz, eles responderam que só procuravam contratar "alguém que quisesse aprender." Na Bíblia, um exemplo de bom aprendiz é o caso de Josué. Nós lembramo-nos de Josué por marchar ao redor dos muros de Jericó. Ele teve também algumas responsabilidades importantes como espião (Números 13:16) e como guerreiro (Êxodo 17:10). Mas ele esteve muitas vezes à sombra de alguém - Moisés. Durante 40 anos, Josué serviu como assistente, ajudante, e aprendiz de Moisés (Êxodo 24:13). Deus demora o Seu próprio tempo para nos preparar para o serviço. Às vezes esse período de espera é tão valioso quanto a aprendizagem de todas as estratégias e metas necessárias. Josué observou em Moisés a sua fé em Deus. Ele aprendeu o que significava ser humilde (Números 12:3), como aceitar instrução (Êxodo 17:10), e como ser um verdadeiro servo de Deus (Josué 1:1; 24:29). Até mesmo uma manifestação do temperamento de Moisés (Num. 20:7-12) foi oportunidade para ele observar e aprender. Ao passar tempo com Moisés, Josué aprendeu coisas que não podiam ser aprendidas num livro. O tempo de Josué liderar estava a chegar. E quando chegou, ele pôde confiar na promessa que Deus lhe fez: "Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei" (Josué. 1:5). - Cindy Hess Kasper 1.9.2008

  • Próximo a uma igreja em Kansas, EUA, pode-se ver, no cimento de uma calçada, as impressões de dois pés de bebê com os dedões apontando em direção à igreja. Dizem que há mais de 20 anos, quando a calçada estava sendo feita, uma mãe pediu autorização para que deixasse ali as marcas dos pés de seu filho. Até hoje elas continuam bem nítidas no local. O objetivo da mãe era mostrar ao filho o caminho da igreja e que ele jamais se esquecesse disso. Porém, uma simples marca em um cimento não poderia garantir que no futuro aquela criança continuasse a ir à igreja. Em nada aquilo poderia influenciar nas decisões de seu filho. A única forma de se garantir uma vida espiritual sólida de uma criança é através de um exemplo sincero e verdadeiro de seus pais, mostrando no dia-a-dia de suas vidas a alegria e felicidade de se caminhar ao lado de Jesus e de colocar o reino de Deus em primeiro lugar em todas as decisões de suas vidas. 23.10.2008

  • "O que quero saber, antes de tudo, não é se fracassaste, mas se soubeste aproveitar o teu fracasso". Abraham Lincoln, 16º presidente, abolicionista, que morreu assassinado, EUA, 1809-1865. 24.10.2008

  • "O que o mestre é, vale mais que os seus ensinamentos". Karl Menninger, médico psiquiatra, EUA, 1893-1990. 29.10.2008

  • O poster no corredor da igreja mostrava um desenho de um jovem vestido com roupas do Médio Oriente, com uma Bíblia na mão, subindo um monte até à igreja. As legendas diziam: "Jesus era um bom rapaz cristão que ia à Escola Dominical todos os Domingos." Como um rapaz judeu, Jesus não ia à Escola Dominical ou à igreja ao Domingo, por isso aquele poster não estava correto. Mas o desenho estava correto ao retratar o desejo de Jesus em estar no templo do Seu Pai para ouvir os Seus ensinamentos. Quando Jesus tinha 12 anos, Ele foi com os seus pais a Jerusalém à Festa da Páscoa (Lucas 2:41-42). De regresso a casa, os Seus pais perceberam que Ele não estava com eles. Quando voltaram para trás, eles "O acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os" (v. 46). Jesus tinha o coração de aprendiz - discípulo. Isaías escreve d'Ele como o Servo de Jeová: "O Senhor Deus... desperta-Me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem. O Senhor Deus Me abriu os ouvidos" (50:4-5). Na Sua humanidade, o Filho estava pronto a ouvir do Seu Pai. O exemplo de Jesus desafia-nos a sermos ouvintes da Palavra de Deus. Nós também podemos ser discípulos-aprendizes se abrimos os nossos corações aos ensinamentos de Deus. - Anne Cetas 16.1.2009

  • "Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias". (Martinho Lutero). 19.1.2009

  • Aprenda com seus fracassos, senão você vai fracassar em aprender. 28.1.2009

  • Os mais influentes de todos os fatores educacionais são as conversas que os pais têm com a criança no lar. (William Temple) 28.1.2009

  • Em seu livro, Ei, Professor, o vencedor do prêmio anual Pulitzer, Frank McCourt, reflete sobre seus 30 anos de magistério nas escolas de Ensino Médio, na cidade de Nova Iorque. Ele usou uma variedade de técnicas nas suas aulas de inglês e escrita criativa. Uma das técnicas reutilizadas com frequência era o uso de histórias que despertam emoções e desejos para prender a atenção e encorajar o aprendizado. Este método de ensino foi utilizado pelo maior de todos os Mestres: o Senhor Jesus Cristo. Nicodemos, líder religioso erudito, disse para Jesus: "Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus" (João 3:2). Mas quando Jesus se dirigia às multidões que o seguiam, não recitava grandes verdades do Talmude (lei judaica). Antes falava com um estilo simples de um narrador de histórias. As parábolas de Jesus perduram porque expõem questões do coração. Por meio da história do fariseu e do publicano (Lucas 18) aprendemos sobre a graça e o perdão de Deus. E a história do filho pródigo (Lucas 15) expõe o amor de Deus pelos pecadores arrependidos. As parábolas inspiradas de Jesus nos ensinam sobre Ele e a vida que deseja que levemos. Nós também podemos usar nossas histórias de fé para apresentar aos outros o principal e maior Narrador de histórias e Mestre, cuja vida é a maior história que já foi contada. H. Dennis Fischer 5.2.2009

  • Ensinamentos de MÃE DE ANTIGAMENTE:  Era uma forma, hoje condenada pelos educadores e psicólogos, mas funcionou com a gente. Minha mãe ensinou a VALORIZAR O SORRISO...  'ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!' Minha mãe me ensinou a RETIDÃO. 'EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!' Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS..  'SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!' Minha mãe me ensinou LÓGICA E HIERARQUIA..-.  'PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?'  Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO... 'CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VC CHORAR!' Minha mãe me ensinou a CONTRADIÇÃO... ' FECHA A BOCA E COME!' Minha Mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO... 'ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!' Minha Mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA... 'CALMA!... QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ...' Minha Mãe me ensinou a ENFRENTAR OS DESAFIOS... 'OLHE PARA MIM! ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!' Minha Mãe me ensinou sobre RACIOCÍNIO LÓGICO... 'SE VOCÊ CAIR DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!' Minha Mãe me ensinou MEDICINA...  'PÁRA DE FICAR VESGO MENINO! PODE BATER UM VENTO E VOCÊ VAI FICAR ASSIM PARA SEMPRE.' Minha Mãe me ensinou sobre o REINO ANIMAL... 'SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS, OS BICHOS DA SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ!' Minha Mãe me ensinou sobre SEXO... '...E COMO VOCÊ ACHA QUE VOCÊ NASCEU?' Minha Mãe me ensinou sobre GENÉTICA... 'VOCÊ É IGUALZINHO AO SEU PAI!'  Minha Mãe me ensinou sobre minhas RAÍZES... 'TÁ PENSANDO QUE NASCEU DE FAMÍLIA RICA É?' Minha Mãe me ensinou sobre a SABEDORIA DE IDADE... 'QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE, VOCÊ VAI NTENDER.' Minha Mãe me ensinou sobre JUSTIÇA... 'UM DIA VOCÊ TERÁ SEUS FILHOS, E EU ESPERO ELES FAÇAM PRÁ VOCÊ O MESMO QUE VOCÊ FAZ PRA MIM! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!' Minha mãe me ensinou RELIGIÃO... 'MELHOR REZAR PARA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!' Minha mãe me ensinou o BEIJO DE ESQUIMÓ... 'SE RABISCAR DE NOVO, EU ESFREGO SEU NARIZ NA PAREDE!' Minha mãe me ensinou CONTORCIONISMO.-..  'OLHA SÓ ESSA ORELHA! QUE NOJO!' Minha mãe me ensinou DETERMINAÇÃO..-. 'VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TODA COMIDA!' Minha mãe me ensinou habilidades como VENTRÍLOGO...  'NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE É QUE VOCÊ FEZ ISSO?' Minha mãe me ensinou a SER OBJETIVO... 'EU TE AJEITO NUMA PANCADA SÓ!' Minha mãe me ensinou a ESCUTAR ....  'SE VOCÊ NÃO ABAIXAR O VOLUME, EU VOU AÍ E QUEBRO ESSE RÁDIO!' Minha mãe me ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS.. .'SE EU FOR AÍ E VOCÊ NÃO TIVER TERMINADO ESSA LIÇÃO, VOCÊ JÁ SABE!...' Minha mãe me ajudou na COORDENAÇÃO MOTORA... 'AJUNTA AGORA ESSES BRINQUEDOS!! PEGA UM POR UM!!' Minha mãe me ensinou os NÚMEROS... VOU CONTAR ATÉ DEZ. SE ESSE VASO NÃO APARECER VOCÊ LEVA UMA SURRA!' Brigadão Mãe !!! 17.2.2009

  • "A educação torna a pessoa fácil de ser liderada, mas difícil de ser conduzida, fácil de se governar mas impossível de escravizar". Henry Peter Broughman16.6.2009

  • Ao contemplar os fracassos do seu filho(a), olhe para trás e veja quantas foram as vezes em que você partiu também o coração dos seus próprios pais. Angie Carlyle18-06-2009

  • "As horas em que mais errei foram as que mais me ensinaram". Moraes Moreira, cantor e compositor, BA09-07-2009

  • Dona Manuela queimou os dedos cozinhando e foi parar no pronto-socorro: E aí, doutor, é muito grave? Nem tanto... E eu vou poder tocar piano? Claro... Em dois ou três dias. Nossa! Que ótimo, doutor! Eu sempre sonhei em aprender a tocar piano!14.8.2009

  • "Melhor aprender bem uma única coisa do que dez superficialmente". Provérbio chinês 28.9.2009

  • Já perceberam como esses jogos eletrônicos, quaase todos têm o nome de Senhor-não-sei-o-quê ou Mestre-disso-e-daquilo? É porque lá fora há outros mestres querendo pegar a lealdade e o coração das nossas crianças. Ore pela sua criança.6.10.2009

  • Eu aprendi muito mais com os meus erros do que com meus acertos. Thomas Edison11.8.2017

  • Extraí do Orkut de alguém: "Aprendi a paciência com os impacientes, a bondade com os maldosos, a tolerância com os intolerantes... e sou grato a esses professores."11.8.2017

  • APRENDEMOS: 11% ouvindo comunicamos: 83% vendo 8% com a voz,  33% com o tom da voz, Lembramos: 55% com gestos e 20% ouvimos expressões faciais. 50% ouvimos e vimos.

  • Um aluno de artes marciais estava sentado junto ao seu mestre, tomando chá. O aluno falou ao mestre: "Eu tenho aprendido tudo que você tem me ensinado sobre defesa pessoal. Eu desejo aprender outra coisa agora. Gostaria que me ensinasse sobre os caminhos de Deus". O mestre, tomando a chaleira, começou a despejar o chá sobre a xícara do aluno. Logo a xícara estava transbordando e o chá começou a entornar sobre o pires. O mestre continuou a despejar o chá e o pires também transbordou e o chá começou a cair no chão. O aluno, vendo o que ele fazia, gritou: "Pare, pare, está derramando. Não há mais lugar na xícara para o chá". O mestre, então, olhou para o aluno e disse: "Você está tão cheio de você mesmo que não há lugar em sua vida para Deus. Você não poderá aprender sobre os caminhos de Deus até que se esvazie de si mesmo." (R. Curtis Fussell) Até que ponto estamos ocupando nosso tempo e nossas vidas com as coisas vãs e fúteis desse mundo? Tem Deus encontrado espaço em nossos corações ou ele já está completamente preenchido com nossas vaidades e interesses pessoais? Como o Senhor Jesus poderá entrar em nossas vidas e conduzir-nos as veredas da felicidade se nós não lhe abrimos a porta? Como poderá organizar o nosso viver se já entregamos essa tarefa aos enganos deste mundo? Como poderemos esperar as bênçãos de Deus se Ele está trancado do lado de fora? Quando estamos cheios de nós mesmos não existe lugar para Deus entrar. Quando nos esvaziamos de todo egoísmo e vaidade, não só permitimos a entrada de nosso Salvador como deixamos que Ele organize toda a nossa vida tornando-a plena de alegria e vitórias.  Você já abriu a porta de seu coração para o Senhor ou Ele continua trancado do lado de fora? 12-02-2010

  • Dr. Harry Ironside conta sobre a visita de Andrew Frazer, que foi para a Califórnia para tratar de uma séria enfermidade. Embora bastante fraco, ele abriu sua Bíblia já bem usada e começou a expor as verdades profundas de Deus de uma maneira que Ironside jamais tinha ouvido antes. Ironside sentiu tanto regozijo nas palavras de Frazer que lhe perguntou: "Onde você aprendeu estas coisas? Poderia me dizer onde encontro um livro que me ensine tudo isso? Você aprendeu tudo isso em um seminário ou universidade?" A resposta do homem enfermo jamais foi esquecida por Ironside. "Meu querido jovem, eu aprendi estas coisas em meus joelhos, em um chão de barro de uma pequena cabana no norte da Irlanda. Lá, com a Bíblia aberta diante de mim, eu ficava ajoelhado por horas todos os dias e pedia ao Espírito de Deus que revelasse Cristo para minha alma e enchesse meu coração com Sua Palavra. Ele me ensinou mais em meus joelhos naquele chão de barro do que poderia aprender em todas as universidades e seminários do mundo." Temos nós buscado o conhecimento das coisas espirituais diretamente do Senhor? Temos procurado gastar nosso tempo em oração e leitura da Palavra? Temos compreendido que o tempo passado diante de Deus edifica tremendamente a nossa vida e nos enche de gozo e felicidade? Muitas vezes nos dizemos cristãos mas o que menos somos é discípulos de Cristo. Gastamos nosso tempo em tudo que o mundo oferece de suposto prazer, só lembrando do nosso Salvador quando nada de importante temos a fazer ou nos minutos que sobram de nossos interesses pessoais. Primeiro queremos cuidar de buscar a tão sonhada felicidade e, depois, se der tempo, pensaremos no Senhor. Nos enganamos se pensamos assim! Logo descobriremos o quanto tudo é ilusório! Ao buscarmos a Deus em primeiro lugar, estaremos cuidando de nosso futuro e acharemos a tão sonhada felicidade. Você tem colocado o Senhor em primeiro lugar? Ou Ele está lá no final da lista? 12.2.2010

  • Aprenda com seus fracassos, senão você vai fracassar em aprender. 7.4.2010

  • Em visita a um grande amigo, certo homem discutiu com veemência contra a instrução cristã que este dava a seus filhos e declarou que estava determinado a não prejudicar suas crianças dirigindo-as a qualquer tipo de religião para que, crescendo e alcançando maturidade, pudessem escolher, elas mesmas, o seu próprio caminho. O amigo, após ouvir os argumentos do visitante, expôs seu pensamento que era pertinente e suficiente para encerrar a questão: “Por que prejudicar um jardim a favor de flores e frutas?”. Por que não deixar a terra escolher jasmins e morangos?" Ensinar nossos  filhos a andarem no caminho do Senhor não significa tirar-lhes a liberdade de escolher. Quando assim agimos estamos, na verdade, demonstrando nosso amor e o desejo de vê-los abençoados e protegidos por Deus. Se nós temos experimentado a alegria da presença de Cristo em nossos corações e sabemos que nEle encontramos a plena felicidade, temos todos os motivos para querer o mesmo para nossas crianças. 19.4.2010

  • No futebol, Copa do Mundo de 2010, o Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo e está triste. Na educação é o 85º e não há tristeza..."? 12.7.2010

  • “Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade." (Santo Agostinho) 21.7.2010

  • Os pais que levam o filho à igreja, não vão buscá-los na cadeia! 21/11/2011

  • Você é rosa ou repolho? O repolho nasce aberto e vai se fechando. A rosa é diferente: nasce fechada e vai se abrindo. Feliz a pessoa que se abre para novos aprendizados! 28/3/2012

  • Até o ano de sua morte, o maior arquiteto do Brasil ainda estudava. Falecido em 6/12/12 aos 104 anos , Oscar Niemeyer já tinha passado dos 90 quando começou a participar de encontros semanais nos quais aprendia sobre filosofia, astronomia, história e literatura com o físico e doutor em cosmologia Luiz Alberto Oliveira. “Eu era o chamado professor”, disse Oliveira, em entrevista ao iG . “Mas nunca houve dúvida de que o mestre era ele.” Os encontros no escritório do arquiteto no Rio de Janeiro começaram em 2000, depois de Oliveira e Niemeyer terem sido apresentados por um amigo em comum. Sempre às terças-feiras, os dois se reuniam por cerca de duas horas, às vezes mais, para discussões das quais também participavam a mulher do arquiteto, Vera Lúcia Cabreira, sobrinhos, netos, bisnetos e amigos. “Todo mundo dava opinião”, relembrou o professor.Luísa Pécora - iG São Paulo | 06/12/2012. 14/01/2013

  • O segredo do aprendizado é a repetição. 08/05/2013

  • Joãozinho, sempre ele, escreveu numa redação da escola: o gato não "cabeu" no buraco. A professora, de castigo, mandou-o escrever 20 vezes no quadro a palavra "coube". Quando ele terminou, a professora contou as palavras e comentou: - Mas você só escreveu "coube" 19 vezes, Joãozinho! - É que a última já não "cabeu", professora! 30/9/2013

  • Há coisas que não se ensina falando, se ensina fazendo: respeito, obediência, reverência, etc. 30/9/2013

  • Como indivíduos nossa capacidade de escutar/ouvir é muito pobre, então ainda que uma pessoa seja um “bom ouvinte”, ele ou ela retém apenas 7% do que foi dito durante a pregação. Uma pessoa na média retém em torno de 4%. 10/12/2014

  • Jeff Tunnell fala de aprendizagem ativa: As lições da célula dão ao ministério de ensino/pregação da igreja uma oportunidade mais abençoada para multiplicar a eficácia do conteúdo da mensagem. Todo ministro no púlpito deveria saber que aproximadamente 80% do que é transmitido verbalmente será perdido nas primeiras 3 horas após deixar o evento. “O que eu ouço, eu esqueço” O que eu vejo, eu lembro; O que eu faço, eu entendo.” – Provérbio chinês. Um comentário relacionado do “Quantum Learning” de Bobbi DiPorter é que nós aprendemos: 10% do que nós lemos, 20% do que nós ouvimos, 30% do que nós vemos, 50% do que nós vemos e ouvimos, 70% do que nós dizemos, 90% do que nós dizemos e fazemos. A aprendizagem ativa envolve a pessoa como um todo, e não apenas a mente intelectual. Quando as pessoas tentam fazer coisas e falham ou têm sucesso, as emoções são acionadas, e essas têm um efeito significativo na forma como nos lembramos. Então quando você está ensinando ou persuadindo alguém, e particularmente se você quer que eles se lembrem das coisas, faça com que se envolvam ativamente. Esta é a grande vantagem da liderança produzir uma lição de célula em que as aplicações são iniciadas na primeira semana da entrega da mensagem. Cada líder de célula é empoderado para multiplicar a mensagem a um novo nível de eficácia, auxiliando o corpo de Cristo a crescer em obediência significativa para a visão da igreja local. Invista tempo e esforço na preparação das lições de célula e seus líderes serão gratos por terem sido considerados como uma parte importante de sua equipe.  29/12/2014

  • “O que eu ouço, eu esqueço” O que eu vejo, eu lembro; O que eu faço, eu entendo.” – Provérbio chinês 29/12/2014

  • Um comentário relacionado do “Quantum Learning” de Bobbi DiPorter é que nós aprendemos: 10% do que nós lemos, 20% do que nós ouvimos, 30% do que nós vemos, 50% do que nós vemos e ouvimos, 70% do que nós dizemos, 90% do que nós dizemos e fazemos. 29/12/2014

  • Irmão mais novo, ele chegou para a primeira aula de química de sua vida. A professora percebeu nele algum traço com um ex-aluno ou sentiu algo pelo nome e foi logo perguntando: -- Você é irmão do Fulano? -- Sim. Então, a professora, do alto de sua inocente e cruel estupidez, falou do seu desejo: -- Olha, preste atenção no que lhe vou dizer: 'O seu irmão foi o melhor aluno que já tive até hoje! Vamos ver como você se sai...'. O menino aprendeu bem todas as matérias da escola, menos uma: química. As palavras de um professor, não importa a sua intenção, produzem vida ou geram morte. Sim, as palavras de um professor ou de um pai ou de qualquer outra pessoa com ascendência sobre as crianças produzem vida ou geram morte. Nem todas as crianças conseguem superar os efeitos das palavras de morte recebidas. 29/12/2014

bottom of page