top of page

HÁ BÊNÇÃOS QUE DEVEM SER CONQUISTADAS

Marcos 11.22-23

 

Introdução

Quem gosta de fazer trilha de moto ou bicicleta, encontra em São Fidélis, aqui em nossa cidade, trilhas que estão catalogadas entre as melhores do mundo. Sabia disso?

O desafio das montanhas fidelenses está lá site wikiloc (eu acho que é isso...), que traz informações sobre as grandes trilhas do mundo. São Fidélis está lá! É, nossa cidade poema, com seus montes, cachoeiras, seus grandes trechos de mata atlântica... Serra da Bela Joana, Itacolomi, Serra do Sapateiro... tá lá. São montes lindos, muito lindos.

Nossa cidade tem paisagens, que com certeza, Jesus apreciaria muitíssimo, porque os montes sempre ocuparam os pensamentos de Jesus.

Inclusive, a Bíblia traz um grande sermão de Jesus que foi entregue em um monte de Cafarnaum, o Sermão da Montanha como ficou conhecido. Jesus gostava de ensinar nos montes, de orar nos montes...

E houve certa vez, que Jesus disse isto: “se vocês tiverem fé em Deus, podem dizer a este monte: Levante-se e jogue-se no mar e a ordem de vocês será obedecida”.

Eu fico imaginando a hora em que Jesus disse isso... se Ele estava num monte, Ele deve ter tocado o chão com o pé e falado: “...se tiverem fé, podem dizer a este monte”. Ou se o lugar fosse plano, então Jesus deve ter apontado para o monte mais perto e falado: “...se tiverem fé, podem dizer a este monte”.

 

E este ensino deve ter impressionado os discípulos. Como, na verdade, até nos impressiona também... já imaginou: você falar a uma montanha e ela obedecer?

Não duvide do poder sobrenatural de Deus. Eu já contei aqui de uma igreja que orava pela remoção de um monte e o monte foi removido, porque a prefeitura estava no projeto de construir casas populares e precisava daquele espaço.

Mas sabe, montes na Bíblia, quase sempre falam de obstáculos, de desafios a serem superados, de problemas a serem resolvidos.

Quando Jesus falou: “se vocês tiverem fé em Deus, podem dizer a este monte: Levante-se e jogue-se no mar e a ordem de vocês será obedecida”... é claro que não era uma brincadeira nova que Jesus estava introduzindo... pensa: brincar de arremessar montes ao mar? O arremesso de pedrinhas é legal, faz um barulho interessante na água... mas ficar arremessando montanhas no mar não é da vontade de Deus.

Então, o que Jesus quis dizer foi o seguinte: montanhas representam os problemas que você tem tido, os obstáculos que você tem enfrentado para ser uma pessoa feliz...  Jesus está dizendo: “Se você tem algum monte diante de você, saiba isto: para Deus é possível fazer o impossível”. Aleluia!

E como remover montanhas de problemas e dificuldades da nossa vida? ...nós gostamos quando as montanhas são lançadas no mar, isto é, gostamos quando nossos problemas são resolvidos num momento, numa palavra... e há vezes que é assim.

Também gostamos quando, pela graça de Deus, podemos subir um monte e orar, buscar a presença e o poder de Deus...

Mas, existem coisas que somente serão nossas se nós as conquistarmos.

Quer dizer, pra certas coisas serem resolvidas na vida, a gente deve orar, fazer oração... outras vezes, basta uma voz de comando... basta dizer: “Levante-se e jogue-se no mar”  e o problema se resolve.

Mas há coisas que somente serão nossas se nós lutarmos por elas e as conquistarmos... é o que aprendemos deste texto de Josué 14.

É Calebe falando a Josué: “Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os anaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu”.

 

Calebe está dizendo: “Josué, o Senhor nosso Deus me prometeu esta região montanhosa. É verdade que os gigantes moram lá, mas se Deus estiver comigo, como eu creio que está, eu expulsarei os gigantes”.

Os anaquins eram esses gigantes que viviam em cidades fortificadas na montanha. Josué havia mandado doze espias que fossem na frente e conferissem o que tinha lá, e aconteceu que na hora que os espias viram que os moradores do lugar eram gigantes, o coração deles derreteu de medo. Eles até disseram: “...vimos ali gigantes [...]. Perto deles nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos; e, para eles, parecíamos gafanhotos mesmo!”

Mas, Calebe, pensou o seguinte: “Espera lá. O Senhor me deu, o Senhor me prometeu. Ele vai me ajudar e eu me empenharei, me esforçarei e expulsarei esses gigantes”.

Então, olha que fato interessante: da parte de Deus, a região montanhosa já estava dada, já estava prometida... mas Calebe precisava conquistá-la... ele precisava vencer os gigantes do lugar.

Portanto, se Calebe não fizesse nada, se Calebe não corresse atrás, se Calebe não expulsasse os gigantes, a região montanhosa nunca seria dele. Deus havia dado, é verdade, mas Calebe precisava lutar por ela, tirando-a das mãos do inimigo.

O que isso ensina? Algumas coisas na vida, simplesmente nunca serão nossas, se nós não pagarmos o preço.

 

Amado, mesmo que sejam coisas que o Senhor disse que já te deu, existe uma conquista a ser feita.

Eu poderia dizer prá você: “Olha, esta carteira, eu estou dando pra você (...isso é só um exemplo, viu?). Eu poderia dizer: “Está aqui, é sua, é um presente que estou fazendo. Então, no final da reunião, não se esqueça tá?” Mas aí, você vai embora e não leva a carteira. Eu dei, mas você recebeu? ...não recebeu... não tomou posse.

Assim acontece... Deus tem dado bênçãos tremendas, maravilhosas, mas muitos não têm acreditado e, por isso, não tomam posse delas.

Sabe, há bênçãos que caem no colo da gente... você não esperava e a bênção caiu no seu colo, sem esforço algum da sua parte. Deus é tão bom, que Ele também abençoa desse modo!

Mas, há muitas coisas, muitas bênçãos, que só serão nossas se nós as conquistarmos, se nós lutarmos por elas, se nós pagarmos um preço por elas.

Os inimigos que estão segurando a sua bênção precisam ser expulsos.

Amado, a Palavra de Deus está ensinando: há bênçãos que o Senhor tem colocado diante de você, Ele tem te dado, mas você precisa se mover...

Pessoas que ficam pedindo: “Deus aumenta a minha fé”. Esse é um pedido que, pode ter certeza, no que depender de Deus será feito.

Mas aí, você não lê a Bíblia... você não estuda a Bíblia... não ouve pregação da Bíblia...

Vai ter a fé aumentada como? ...porque a fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus.

Voltando ao exemplo da carteira: eu dei, mas para receber, você precisa vencer alguns gigantes.

Talvez, o primeiro gigante a ser expulso, seja a dúvida, porque você diz: “Será minha mesmo? Será que eu mereço... será que eu posso?”

 

Outro gigante a ser expulso, talvez seja, a vergonha... porque você não quer se expor... fica imaginando: “Se eu for lá e pegar a carteira, todo mundo vai me reparar...”.

E outro gigante a ser expulso, bem pode ser a falta de ânimo, o comodismo... talvez, você não se sinta animado em se levantar para vir e pegar a carteira que já é sua.

E assim, apesar de eu ter dado, você fica sem recebê-la.

Com as bênçãos de Deus é a mesma coisa! Deus diz que tem salvação para sua alma, tem livramentos, tem cura!

Mas quantos ficam sem receber, morrem sem receber, porque não conquistam... não expulsam os gigantes.

Oh, irmão, acredite, Deus está contigo... você pode vencer os gigantes. Você pode perdoar quando é difícil... você pode ser fiel nas questões de dinheiro... você pode perder peso... você pode parar de fumar... você pode ter um casamento melhor... você pode vencer as tentações!  

Sua alma não precisa perecer no inferno por causa dos seus muitos pecados... a bênção da salvação já está dada - Jesus derramou sangue na cruz no seu lugar.

Pois, tome posse da sua salvação, em nome de Jesus.  

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 28/10/2012

bottom of page