top of page

ANO NOVO, NOVA OPORTUNIDADE I

Lucas 13.6-9

 

Introdução

"É mais tarde do que você imagina". Dizem que esta é uma frase que está escrita num relógio nos Alpes italianos...

É uma advertência a cada pessoa sobre o risco de perder as oportunidades. Já imaginou que coisa triste: ter uma oportunidade na vida, uma só, e perdê-la?

Mas isso é muito comum... as pessoas, em geral, perdem muito as oportunidades que têm... e Carlos Drumond, nosso poeta mineiro, alertou num poema: "Todo dia é menos um dia; menos um dia para ser feliz".

É verdade... Quantos hoje, dariam tudo para ter uma segunda chance! ...aquele emprego não estaria perdido... aquele erro não seria cometido...aquele acidente não teria acontecido...

Uma das coisas mais tristes são as oportunidades perdidas...

Mas hoje, você receberá um Ano Novo, que representa, para a sua vida, uma nova oportunidade.

Acredite, hoje será início de um novo tempo... você terá a oportunidade para novos rumos, novas realizações...

Ano Novo significa nova oportunidade!

Diga assim: "O Ano Novo é para mim uma nova oportunidade".

Agora, deixe que eu lhe pergunte: Você fracassou

nesse ano? ... falhou em alguma coisa importante?

...você errou na vida nesse ano?

Pois ouça: Deus agendou uma segunda chance pra você hoje! Aleluia!

Esta é a idéia básica desta parábola contada por Jesus.

Lemos no v.7 da história, que por três anos, o homem vinha buscar frutos na figueira e não achava nenhum.

Então, mostra o v.8, que ele decidiu dar para aquele pé de figos (figueira produz figos)... o homem decidiu dar uma nova oportunidade à figueira que estava plantada em seu pomar.

Ah! Nós podemos aprender algumas lições desta parábola.

 

...a primeira é esta, com um Ano Novo:

1- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DE DEUS

O v.6 revela que havia uma expectativa no coração daquele dono de terra: ele tinha uma figueira plantada na vinha, logo, contava em colher os seus frutos - veja a expectativa.

E é completamente justo que esse homem esperasse encontrar frutos naquela figueira, porque é natural que uma figueira produza figos!

A figueira é uma espécie de arbusto de boa adaptação às diversas condições de clima e de solo.

Mas, havia uma coisa errada com o pé de figos aqui... ocorria uma anormalidade com essa figueira: porque, por três anos, aquele agricultor procurava frutos nela e saía decepcionado, porque não havia frutos a serem colhidos.

Ele olhava pra aquela árvore frutífera, revirava suas folhagens, levantava e abaixava os galhos, mas não encontrava frutos nela.

Amado, quando Deus olha para a sua vida, o que Ele tem encontrado? Deus encontra frutos?

Você é um crente, um servo de Deus... Deus está vendo os frutos do seu ministério? ...Deus está vendo o fruto do seu trabalho? ...quando Deus olha para a sua vida, irmã/irmão, o que Ele está vendo?

...se você ainda não é um crente, se ainda não fez o compromisso de amar a Deus, de adorar a Deus, de obedecer a Deus... quando Deus olha para a sua vida, o que Ele está vendo?

Porque Deus, amado: Deus tem expectativas a seu respeito... Ele tem sonhos com você, tem propósitos para a sua vida!

Mas será que estas expectativas estão sendo correspondidas?

Por isso, a primeira lição que aprendemos desta parábola, é que, com esse Ano Novo que Deus dá, nós temos, você TEM UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DE DEUS.

...agora, vejamos a segunda lição desta parábola - o fato de ganharmos um Novo Ano, significa que também:

2- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER AOS NOSSOS PRIVILÉGIOS

Veja que interessante o que lemos no v.6, talvez você não tenha percebido esse detalhe: uma figueira plantada numa vinha.

Ora, uma vinha é plantação de uvas... figueiral é uma plantação de figueiras!

Mas a figueira aqui estava plantada numa vinha, num terreno de plantação de uvas... figueira privilegiada essa!

Porque, sabe, uva é daquelas frutas nobres - os mais excelentes vinhos dependem de uvas de boa qualidade!

Por isso, uma vinha requer cuidados especiais... o solo precisa ser muito bom, o clima agradável, a chuva em períodos regulares... até a velocidade dos ventos precisa ser bem dosada.

Pois era num lugar assim que estava esse pé de figos; ele havia sido plantado numa terra fértil... em terra tão boa que proporcionava o cultivo de uvas... Então, essa figueira estava privilegiada em terra boa,

recebia os mesmos cuidados, as mesmas oportunidades que o vinhateiro dava à sua vinha... ou seja, essa figueira tinha tudo para produzir fruto - todos os privilégios... mas ainda assim, não produzia nada, não dava fruto...

Amado, aqui mesmo no evangelho de Lucas, lemos algo que de que não podemos esquecer, está no capítulo 12.48: "... a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais

se lhe pedirá".

A Bíblia está dizendo que cada pessoa será julgada de acordo com as oportunidades que recebeu: A quem muito se deu, muito se exigirá...

Irmão, nesse ano que está passando, o que você fez com todas as bênçãos e com todos os privilégios recebidos da mão de Deus?

Deus deu 365 dias pra você... e Deus cuidou de você em cada um desses dias... naquelas vezes mais difíceis, quando você imaginava estar sozinho, vendo o que parecia ser as marcas dos seus próprios pés no chão, era na verdade, as marcas dos pés de Jesus te carregando no colo!

Nos dias em que você adoeceu ou se feriu, Deus abençoou você... Ele preservou a sua vida, Ele te cercou de cuidados...

O que você fez com todas aquelas bênçãos e privilégios?

Você correspondeu a Deus em forma de obediência?

Correspondeu em forma de amor, servindo, ajudando, contribuindo?

Talvez você tenha desperdiçado grandes oportunidades... porém, Deus vai te dar um Ano Novo, e isto significa que você tem UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER AOS PRIVILÉGIOS RECEBIDOS DE

DEUS!

...a próxima lição desta parábola é que, ao ganharmos um Ano Novo:

3- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE E TAMBÉM NOVOS RECURSOS

Na história que Jesus conta, lemos no v.8, que haverá um novo investimento na figueira.

Mostra esse verso: Ela será poupada, terá o seu solo afofado, receberá esterco (adubo); nada irá faltar à esta figueira - ela receberá atenção especial.

Com este Ano Novo que vai chegar, amado, para produzir fruto, você terá uma nova oportunidade e também novos recursos da parte de Deus.

O que esse texto diz que será feito à figueira, é o que Deus irá fazer à vida de toda a pessoa que não tem conseguido frutificar.

Veja como Deus é misericordioso: se você termina o ano sem resultados positivos, sem frutos na sua vida,

aqui diz que Deus vai continuar investindo em você.

Deus vai tomar providências e vai dar os recursos. Aleluia!

Não haverá desculpas para não dar frutos no Ano Novo!

 

...e a quarta lição que encontramos nesta parábola, é que com Ano Novo:

4- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE QUE NÃO PODE SER DESPERDIÇADA

Qualquer pessoa que tenha uma chácarazinha, teria cortado logo aquela planta inútil, que não dava frutos, que não correspondia à sua natureza de árvore frutífera.

Mas, aqui está no v.8, que à esta figueira é dado mais um ano, mais uma chance, mais uma oportunidade... Mas será uma oportunidade decisiva, que não poderá ser desperdiçada... é questão de frutificar ou frutificar!

Por que lemos aqui no v.9, que caso contrário, se a figueira não mudar sua realidade, se a figueira não produzir o seu fruto, vai virar lenha. (pergunte à pessoa ao lado: "Você não quer virar lenha, quer?").

Portanto, entenda esta nova oportunidade: ela não poderá ser desperdiçada, porque o custo é alto.

Jesus realmente contou que se a figueira não produzir fruto, será cortada.

Irmão, se Deus não encontrar obediência na sua vida, se Ele não encontrar santidade, não encontrar amor, não encontrar perdão... se esse fruto não for achado em você... o fim será a morte... você será cortado!

Por isso, ninguém deve brincar com as oportunidades dadas por Deus...

Então, eis o que você deve fazer para dar fruto: aproveite o Ano Novo, aproveite este novo tempo, aproveite esta nova igreja, plante os seus pés no caminho do Senhor e finque as suas raízes na presença de Deus... então, a sua vida será muito frutífera!

Faz um tempo eu li algo a respeito da maioria das plantas. Elas são quase indestrutíveis! Há espécies que você pode picar em pedacinhos, mas que continuam crescendo. A bananeira, por exemplo, você pode picá-la, pode queimá-la, mas o seu pé continuará crescendo... Existe apenas um modo de acabar com a bananeira: é arrancando as suas raízes. As raízes,

entende, são a chave do fruto.

Irmão, se você fincar raízes no caminho de Deus, a vida frutífera estará garantida.

Portanto, neste Ano Novo, Deus espera mais de você.

Ele dá UMA NOVA OPORTUNIDADE QUE NÃO PODE SER DESPERDIÇADA.

 

Conclusão

Vamos corresponder às expectativas de Deus?

Ministração

Por favor, feche agora os seus olhos, não se distraia... procure considerar aquilo que você ouviu. Pode ser que você termina o ano sem resultado

positivo... logo você, que imaginava terminá-lo bem, fechar com chave de ouro, feliz, realizado... então, como aquele agricultor que olhou para a sua figueira e não achou fruto, hoje você também pôde correr os

olhos em si mesmo à procura de fruto, sem, no entanto, achar nada... e quem sabe, por conta disso, você está desanimado, sem esperança, não se sente empolgado com mais nada...

Eu quero dizer que você não está sozinho nessa tristeza. Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. E a tristeza de Deus é maior que a sua, porque, Ele fez tudo por você... Deus lhe deu 365 dias completos, e para cada dia Deus trouxe livramentos... pois, dia após dia, Deus contava encontrar um fruto seu: obediência, compromisso, uma vida justa, íntegra, distante do pecado...

Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. Mas, amado(a), longe de ficar desanimado com você, longe de desistir de você, Deus tem para você um Ano Novo, não é verdade? ...isto significa que Ele vai continuar investindo em você! Deus vai regar a sua vida, vai adubar o solo do seu coração. Deus vai tomar providências para você ser a pessoa abençoada que você deve ser!

Tão somente, finque os seus pés na presença de Deus, firme suas raízes no caminho de Deus!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page