top of page

DEUS DÁ NOVA CHANCE

Lucas 13.6-9

 

Introdução

Eu sou bastante versátil em termos de música. Gosto de todos os estilos. Sou capaz de ouvir David Quilan e Feliciano Amaral também...

David Quinlan é um servo de Deus da nossa geração, mas Feliciano Amaral gravou pela primeira vez em 1938, um disco que tinha duas faixas, e isso foi um ano antes do nascimento do meu pai.

Então, não importa a época, gosto de todos os estilos musicais. Claro, de alguns, gosto mais e outros menos... não desprezo nenhum, por isso tirei um dia na semana pra escutar J.Neto, aquele com voz de Roberto Carlos, conhece? ...ele tem gravado uma canção que chamou de “Nova Chance”. Cuja mensagem diz assim:

De todos os meus pecados

Eu quero esquecer

Me dê uma nova chance

Eu quero ser como antes

 

[Ele diz]

Ah! vem Senhor me ajudar

Ah! vem Senhor me levantar

Ah! vem Senhor me ajudar

Eu quero ser como antes

Me dê uma nova chance

 

Ouvindo esta canção, Deus ministrou ao meu coração: Quantos que tendo errado, tendo fracassado, perdido oportunidades, dariam tudo para ter uma nova chance!

E não podem mais: ou porque estão em estado vegetativo, ou porque já partiram para a eternidade... mas nós temos: você não está vivo hoje? Pois então, Deus ainda não chamou o nosso número!

Sabe o que isso significa? Isso significa que se você fracassou no passado, se falhou em alguma coisa... Deus agendou hoje para você uma nova chance!

Esta é a ideia (sem acento, conforme as novas regras ortográficas)... a ideia básica desta parábola. Vamos ler o texto:

 

Então Jesus contou esta parábola:

”– Certo homem tinha uma figueira na sua plantação de uvas. E, quando foi procurar figos, não encontrou nenhum. 7Aí disse ao homem que tomava conta da plantação: “Olhe! Já faz três anos seguidos que venho buscar figos nesta figueira e não encontro nenhum. Corte esta figueira! Por que deixá-la continuar tirando a força da terra sem produzir nada?” 8Mas o empregado respondeu: “Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. 9Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la.”

Essa Palavra vai abençoar a sua vida. Quantos crêem no poder da Palavra de Deus? Então ponha a Bíblia sobre o seu colo e dê um grande aplauso à Palavra de Deus! Glorifique o Senhor! Exalte o Senhor!

 

Oração

Oh! Deus, amamos a Sua Palavra. O Senhor fala e tudo acontece conforme a Sua determinação. Por isso, Senhor, receba o louvor da igreja, receba o louvor do Seu povo... e eu te peço, Senhor, enquanto a Tua Palavra for pregada, faz a Sua bênção descer sobre nós... faz descer, Senhor,  sobre nós o poder do Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém.

Já imaginou que coisa triste, ter oportunidades na vida e perdê-las?

Carlos Drumond de Andrade escreveu isto:... "Todo dia é menos um dia; menos um dia para ser feliz".

Há pessoas que já perderam todos os seus dias, porém, nós ainda respiramos e gozamos de completa saúde... então, acredite: Deus está nos dando uma nova chance!

 

Pergunta de Ligação

Que chance é esta que Deus está nos dando?

 

Frase de Transição

 

Em primeiro lugar, é:

1- A CHANCE DE CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DE DEUS

O v.6 revela que havia uma expectativa no coração daquele dono de terra: ele tinha uma figueira plantada na vinha, logo, contava colher os seus frutos – ele tinha essa expectativa.

E é completamente justo... é natural que uma figueira produza figos! Uma só figueira é capaz de produzir mais de 10 kg de figos por safra! Na cidade de Valinhos, no Estado de São Paulo, em um pequeno sítio de três hectares, foram produzidos quase 40 mil caixas de figos - cada caixa com dois quilos de figo!

Mas, ocorria uma anormalidade com a figueira aqui: por três anos o agricultor procurava frutos nela e voltava decepcionado para casa, porque não havia frutos para serem colhidos.

Amado, quando Deus olha para a sua vida, Ele pode encontrar frutos?

Será que Deus tem encontrado frutos da sua participação na célula? ...frutos na sua amizade com não-crentes? ...frutos no seu discipulado? Quando Deus olha para a sua vida, Ele vê frutos?

Quero dizer que Deus é como o agricultor dessa história; Ele tem expectativas a seu respeito. E será que as expectativas de Deus estão sendo correspondidas? Ou será que Deus tem ficado triste, frustrado pela falta de fruto?

Irmãos, Deus está nos dando uma nova chance nesse ano – a chance de correspondermos às Suas expectativas!

 

...em segundo lugar, o que Deus nos está dando é uma:

2- NOVA CHANCE DE CORRESPONDER AOS PRIVILÉGIOS RECEBIDOS

Veja que interessante o v.6: uma figueira plantada numa vinha - figueira privilegiada

essa! ...o pé de figos estava em meio a plantação de uvas, que é uma fruta nobre, que requer cuidados especiais: solo bom, clima agradável, chuvas regulares... até a velocidade do vento precisa ser dosada.

Pois, era num lugar assim que estava a figueira... numa terra tão boa que até proporcionava o cultivo de uvas...

Portanto, essa figueira tinha tudo para produzir o seu fruto. Tinha todos os privilégios... mas mesmo assim, não dava fruto nenhum.

Ah! Deus tem nos dado tantos privilégios! Somos filhos dEle, somos servos do Seu Reino, somos participantes da Sua herança...

Deus nos privilegia de muitas maneiras: Ele cuida de nós, Ele nos abençoa, Ele nos guarda... e o que temos feito com todos os privilégios recebidos?

Temos correspondido? Correspondemos com nossa obediência, nosso amor, fidelidade e compromisso?

Talvez você tenha desperdiçado muitas oportunidades na vida... verdadeiros privilégios vindos de Deus, mas considere isto: Deus agendou uma nova chance – vamos honrar a Deus.

 

...em terceiro lugar, Deus está nos dando uma:

3- NOVA CHANCE E TAMBÉM NOVOS RECURSOS

Lemos no v.8, que haverá um novo investimento na figueira. Ela será poupada, terá o solo afofado, receberá esterco (o adubo); isto é, recurso algum irá faltar à esta figueira - ela receberá atenção especial.

Irmãos, assim também é a nova chance que Deus está nos dando neste ano: haverá novos recursos da parte de Deus.

O que esse texto diz que será feito à figueira, é o que Deus irá fazer conosco: Ele nos tem poupado da morte até o dia de hoje... e o Espírito Santo vai afofar o nosso coração, vai torná-lo fértil – quem não conseguiu dar fruto em todo esse tempo, nesse ano vai frutificar.

Veja como Deus é misericordioso: se você terminou o ano sem resultado positivo, sem fruto na sua vida, aqui diz que Deus vai continuar investindo em você. Aleluia!

Irmão, neste ano, não haverá desculpas para não dar frutos.

 

...e em quarto lugar, o que Deus nos está dando é uma:

4- É UMA NOVA CHANCE QUE NÃO PODE SER DESPREZADA

Qualquer pessoa que tenha uma horta ou um pomarzinho, teria cortado logo aquela planta inútil, que não dava frutos.

Mas, aqui está no v.8, que será dada a esta figueira mais um ano, mais uma chance – a última, a decisiva... logo, essa chance não pode ser desprezada... é questão de frutificar ou frutificar! Caso contrário, lemos no v.9, a figueira vai virar lenha.

Quero que você entenda que esta nova chance, que Deus nos está dando nesse Ano Novo, é uma chance que não pode ser desprezada de modo nenhum, porque o custo é alto.

Ao chegar o tempo, e Deus não encontrar obediência na sua vida, não encontrar santidade, não encontrar amor... o seu fim será tão trágico como o foi para aquela figueira. O fogo da ira de Deus nos consumirá.

Portanto, não despreze esta sua nova chance!

Eis o que você deve fazer: aproveite os recursos que Deus dá: os cultos da igreja, os encontros da célula, o discipulado, o quarto de escuta... e finque as suas raízes, plante os seus pés no caminho de Deus.

Irmão, se você fincar raízes no caminho de Deus, a produção do fruto estará garantida e você será recompensado.

 

Conclusão

Por isto, neste Novo Ano, irmãos, Deus está esperando mais de nós.

Vamos corresponder às expectativas de Deus! Amém?

Ministração

Agora, por favor, feche os seus olhos, não se distraia... procure considerar aquilo que Deus falou a você.

Pode ser que você terminou o ano sem resultado positivo... olhou para a sua vida, olhou para o seu trabalho e não achou fruto... e quem sabe, por conta disso, você não tem mais esperança, não se sente empolgado com a vida, não se sente animado com mais nada...

 

Eu quero dizer que você não está sozinho nessa tristeza. Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. E a tristeza de Deus é maior que a sua, porque, Ele fez tudo por você e você não produziu fruto pra Ele... Todos os dias Deus lhe trouxe livramentos... e no fim, Deus contava que podia esperar a produção de um fruto seu: mais obediência, mais compromisso, mais santidade, mais empenho em ganhar almas...

Sim, Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. Mas sabe, longe de ficar desanimado com você, longe de desistir de você, Deus lhe agendou uma nova chance! Isto significa que Deus vai continuar investindo em você! Deus vai tocar o seu coração, vai derramar unção do Espírito Santo sobre sua vida. Deus está empenhado em fazer de você a pessoa que você deve ser: frutífera, repleta de fruto e de fruto bom. Aleluia!

 

Tão somente, finque raízes na presença de Deus, firme os seus pés no caminho de Deus!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 17.1.2009

bottom of page