top of page

ANO NOVO E NOVA OPORTUNIDADE III

Lucas 13.6-9

 

Introdução

Há um relógio nos Alpes italianos uma frase escrita assim... "É mais tarde do que você imagina".

A frase foi escrita lá como uma advertência a cada pessoa sobre o risco dela perder as oportunidades.

Já imaginou que coisa triste: ter uma boa oportunidade na vida e perdê-la?

Carlos Drumond de Andrade, escreveu: "Todo dia é menos um dia; menos um dia para ser feliz", e é verdade!

Quantos dariam tudo para ter uma segunda chance!

Mas nós estamos às vésperas, muito praticamente, de uma nova oportunidade... estamos às vésperas de um Ano Novo!

Será início de um novo tempo... para muitos será a oportunidade de recomeçar algo, para outros, a oportunidade de iniciar algo, e para outros a oportunidade de corrigir algo...

Repita isto depois de mim: "Com o Ano Novo Deus traz para mim uma nova oportunidade".

Isto é maravilhoso: se fracassamos em algo, se falhamos em algo... Deus agendou uma segunda chance para nós! Aleluia!

Esta é a idéia básica desta parábola contada por Jesus.

Lemos no v.7 da história, que por 3 anos, o homem vinha buscar frutos na figueira e não achava nenhum.

Então, mostra o v.8, que ele decidiu dar para aquele pé de figos, uma nova oportunidade.

Podemos aprender quatro lições nesta parábola.

 

...a primeira é esta, que com um Ano Novo:

1- NÓS TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DE DEUS

Esse v.6 revela que havia uma expectativa no coração daquele dono de terra: ele tinha uma figueira plantada na vinha, logo, contava em colher os seus frutos - veja a expectativa!

E é completamente justo que esse homem esperasse encontrar frutos naquela figueira, porque é natural que de tempo em tempo, uma figueira produza figos!

Essa figueira é uma espécie de arbusto de boa adaptação à diversas condições de clima e de solo.

Uma só figueira, eu pesquisei, produz em torno de 8 a 10 kg de figos verdes por safra!

Em São Paulo, na cidade de Valinhos, uma senhora tem um sítio de três hectares, que produziu quase 40 mil caixas de figo - cada caixa com mais de dois quilos de figo!

Mas, ocorria uma anormalidade com a figueira aqui.

Por três anos aquele agricultor procurava frutos nela e voltava decepcionado para casa, porque não havia um fruto sequer para colher.

Ele olhava para aquela árvore frutífera, revirava as suas folhagens, levantava e abaixava os galhos, mas não via nenhum fruto nela.

Irmãos, quando Deus olha para a nossa vida, o que Ele está vendo? Deus está vendo frutos?

Você é um crente, um servo de Deus, Ele está vendo os frutos do seu ministério? ...os frutos do seu dom espiritual? ...os frutos do seu ingresso na célula? ...quando Deus olha para a sua vida, o que Ele está vendo?

Amado: Deus tem sonhos com você, Ele tem propósitos com você, Ele tem expectativas a seu respeito... mas será que estas expectativas de Deus, estão sendo correspondidas por nós?

Por isso, a primeira lição que aprendemos desta parábola, é que com a entrada de um Ano Novo, nós TEMOS DE DEUS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS QUE ELE TEM DE NÓS.

Se o Ano Novo chegar para você, de alguma maneira, é Deus dizendo: Eu tenho expectativas a seu respeito e estou dando uma nova oportunidade para você corresponder aos meus propósitos!

 

...agora, vejamos a segunda lição desta parábola - o fato de ganharmos um Novo Ano, significa que também:

2- TEMOS DE DEUS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER AOS NOSSOS PRIVILÉGIOS

Veja que interessante o que lemos no v.6: uma figueira plantada numa vinha - figueira privilegiada essa!

A figueira estava plantada numa vinha, numa plantação de uvas, que é uma fruta nobre - os mais excelentes vinhos dependem de uvas de boa qualidade!

 

Uma vinha requer cuidados especiais... o solo precisa ser muito bom, o clima agradável, chuva em períodos regulares... até a velocidade do vento precisa ser bem dosada.

Pois era num lugar assim que estava esse pé de figos; ele havia sido plantado numa terra fértil, numa terra tão boa que proporcionava o cultivo de uvas...

Portanto, essa figueira estava em terra boa, recebendo os mesmos cuidados, as mesmas oportunidades que o vinhateiro dava à sua vinha, ou seja, a figueira tinha tudo para produzir fruto - todos os privilégios... mas ainda assim, ela não dava fruto...

Que coisa! Essa figueira tinha recebido todos os privilégios próprios ao cultivo de uvas, que é uma cultura delicada.

Amados, aqui mesmo no evangelho de Lucas, lemos algo que não podemos esquecer, está no capítulo 12, v.48: "...será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido".

A Bíblia está dizendo que cada pessoa será julgada de acordo com as oportunidades que recebeu: A quem muito se deu, muito se exigirá...

Como será com você? no decorrer de todo o ano, o que você fez com todas as bênçãos e com todos os privilégios de Deus?

Afinal, Deus cuidou de você... abençoou você... preservou a sua vida até o dia de hoje... então, o que você fez com todas as bênçãos e benefícios que recebeu de Deus?

Você correspondeu com obediência? ...correspondeu com gratidão? ...correspondeu cumprindo seus compromissos?

Talvez, você tenha correspondido pouco... quem sabe, não obedeceu ainda naquilo que podia... não foi fiel, não se dedicou ao discipulado... não fez os contatos evangelísticos... não praticou o Quarto-de-Escuta...

Mas veja: Deus está por trazer um Ano Novo, e isto significa que você terá UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER AOS PRIVILÉGIOS RECEBIDOS DE DEUS... diga: "amém!"

 

...a próxima lição desta parábola é que, ao ganharmos um Ano Novo, também:

3- TEMOS DE DEUS UMA NOVA OPORTUNIDADE E TAMBÉM NOVOS RECURSOS

Na história que Jesus contou, lemos no v.8, que haverá um novo investimento na figueira.

Mostra esse verso: Ela será poupada, terá o seu solo afofado, receberá esterco (adubo); nada irá faltar à esta figueira - ela receberá atenção especial.

Com o Novo Ano que vai chegar, irmãos, teremos uma nova oportunidade e também novos recursos de Deus. Amém?

O que esse texto diz que será feito à figueira, é o que Deus irá fazer à vida de toda a pessoa que não tem conseguido frutificar.

Veja como Deus é misericordioso: se você está terminando o ano sem resultado positivo, sem fruto na sua vida, sem compromisso com a célula, sem vida de santidade, sem alguém que levou à salvação em Cristo...

Eu leio aqui que Deus vai continuar investindo em você... Deus vai tomar providências... vai haver nova oportunidade e também novos recursos. Aleluia!

Somente não haverá, meu irmão, desculpas para não dar fruto...

 

...e a quarta lição fundamental que encontramos nesta parábola, é que com a chegada de um Novo Ano:

4- TEMOS DE DEUS UMA NOVA OPORTUNIDADE QUE NÃO PODE SER NEGLIGENCIADA

Qualquer pessoa que tenha uma chácarazinha, teria cortado logo aquela planta inútil, que não dava frutos, que não correspondia à sua natureza de árvore frutífera.

Mas, aqui está no v.8, que a esta figueira é dado mais um ano, mais uma chance, mais uma nova oportunidade.

Entretanto, e preste atenção a isto: é uma oportunidade decisiva, que não pode ser negligenciada... daqui pra frente a questão é frutificar ou frutificar!

Por que lemos aqui no v.9, se a figueira não mudar sua realidade, se a figueira não produzir fruto... aí então, vai virar lenha. (pergunte à pessoa ao lado: "você vai frutificar ou vai virar lenha?").

Quero que você entenda que esta segunda chance, não pode ser negligenciada, porque o custo é alto.

Jesus realmente contou que se a figueira não produzir fruto, ela será cortada.

Amado, se Deus não encontrar obediência na sua vida, se Deus não encontrar santidade, se o fruto do Espírito Santo, em algum aspecto, não for achado na sua vida... o seu fim será ser cortado!

Ouça: ninguém deve brincar com as oportunidades dadas por Deus...

Eis o que você deve fazer para dar fruto:

Você deve aproveitar as condições que Deus te dá e fincar suas raízes, plantar bem os seus pés no caminho de Deus. Amém?

Você deve criar raízes na presença de Deus... deve ficar firme em Deus... você deve se firmar no discipulado... se firmar na prática do Quarto-de-Escuta... se firmar nos encontros da célula... se firmar em Deus!

Se você fincar raízes no caminho de Deus, na presença de Deus, a produção do fruto estará garantida.

Por isto, irmão,neste Novo Ano, ouso dizer que Deus espera muito de você.

Quando entrar o Ano Novo, isto significará UMA NOVA OPORTUNIDADE de Deus para você e QUE NÃO PODERÁ SER NEGLIGENCIADA.

 

Conclusão

Como a figueira da parábola contada por Jesus, estamos para receber mais uma oportunidade de Deus.

Pois, vamos corresponder às expectativas de Deus! Amém!

 

Ministração

Agora, feche os seus olhos, não se distraia... procure considerar aquilo que você ouviu.

Pode ser que você terminou o ano sem resultado positivo... logo você, que imaginava terminá-lo bem, fechar o ano com chave de ouro, feliz, realizado... então, como aquele agricultor que olhou para a sua figueira e não achou fruto, você também pôde correr os olhos em si mesmo à procura de fruto, sem, no entanto, achar nada... e quem sabe, por conta disso, você não tem mais esperança, não se sente empolgado com a vida, não se sente animado com mais nada...

 

Eu quero dizer que você não está sozinho nessa tristeza. Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. E a tristeza de Deus é maior que a sua, porque, Ele fez tudo por você e você não produziu fruto pra Ele... Deus lhe deu todos os dias do ano passado, e para cada dia Deus lhe trouxe livramentos... dia após dia, Deus contava que podia esperar a produção de um fruto seu: uma obediência, um compromisso com a verdade, uma vida justa, marcada pela integridade, pela retidão, uma vida distante do pecado...

 

Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. Mas, amado(a), longe de ficar desanimado com você, longe de desistir de você, Deus lhe deu um Ano Novo, não é verdade? ...isto significa que Ele vai continuar investindo em você! Deus vai irrigar a sua vida, adubar a sua terra. Deus vai tomar providências para você ser a pessoa que você deve ser: uma pessoa frutífera, produtora de fruto bom. Aleluia!

 

Tão somente, amado(a), finca o teu pé na presença de Deus, firme suas raízes no caminho de Deus!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 26/12/2007

bottom of page