top of page

CONSELHOS PARA O ANO NOVO

Provérbios 4.23-27

 

“Acima de tudo, guarde o seu coração pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade”. NVI

 

Gancho

Estamos praticamente às vésperas do Ano Novo... vai haver queima de fogos de artifício, buzinadas, apitos, gritos de alegria… as pessoas se cumprimentarão com muitos abraços...

Muitos estarão vestidos com roupa nova... e os supersticiosos, (não os crentes) se vestirão de branco e providenciarão várias simpatias: uma para ter saúde o ano inteiro, outra para ter dinheiro no bolso, sorte no amor e por aí vai...

 

Idéia Central

Você quer ter um Feliz Ano Novo?

Então, ouça isto: não é vestir roupas novas que você precisa, nem seguir certos rituais ou fazer algumas simpatias...

Esse texto da Bíblia mostra uma grande verdade: pra você ser feliz o ano inteiro, seja mais prático: obedeça os conselhos de Deus.

 

Frase de Efeito

Aquele que a Deus não obedece, só padece.

 

Pergunta de Ligação

E quais são os conselhos de Deus?

 

Frase de Transição

Encontramos vários conselhos aqui, todos importantes para tornar a nossa vida feliz e próspera o ano inteiro... o primeiro conselho é:

1. "GUARDE O SEU CORAÇÃO"

Está  escrito no v.23: “Acima de tudo, guarde o seu coração”.

O coração é considerado, figurativamente, a sede das emoções... a gente costuma dizer: “te gosto” ou “te amo do fundo coração”. O coração é a sede, o lugar onde se passam as emoções.

Mas para o judeu, no tempo quando esses provérbios foram escritos, a central das emoções não era o coração, mas as entranhas (isto é, tudo que está na caixa torácica e abdominal) eram a sede das emoções... os namorados da época, diziam: “ah! Eu te amo de todas as minhas vísceras: pulmão, rins, intenstino...”

Para eles a sede das emoções eram as entranhas, mas o coração era a sede do intelecto, do entendimento, da inteligência...

Por isso, aqui na Bíblia, o rei Salomão, ao aconselhar o seu filho, disse: "guarde o seu coração" ...o sábio estava aconselhando ao filho: "guarde a sua mente"...

É até por isso que a versão mais moderna da Bíblia, já traduziu logo: “Tenha cuidado com o que você pensa”. Porque esse é o conselho!

E isso se consegue mantendo a mente focada em Deus, porque Deus é o único que pode manter nossa mente pura...

Se você ocupar sua mente com coisas boas, com coisas de Deus, ela será pura, porque Deus é puro... mas, se encher a sua mente de pensamentos baixos, impuros, indecentes, pensamentos maldosos, egoístas, você não conseguirá ser feliz nem próspero.

Por isso, o apóstolo Paulo faz essa recomendação: “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Cl 3.2).

Vai ouvir música? Vai ler um livro? Vai locar um DVD? Vai navegar na Internet? Vai conversar com alguém? ...mantenha a mente focada em Deus.

Quem não tem obedecido a este conselho de Deus, tem padecido horrores... não seja mais um!

 

...eis o segundo conselho:

2. “AFASTE DA SUA BOCA AS PALAVRAS PERVERSAS”

Está escrito no v.24: “Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade”.

Aquilo que falamos pode criar dificuldades e muitos problemas. Êh! Língua... não pesa quase nada, mas poucos conseguem segurá-la!

E ainda bem que só temos uma língua na boca... Deus é sábio: nos deu dois ouvidos, dois olhos, duas narinas – mas uma boca só. Ninguém suportaria duas línguas... uma só já exige todo cuidado!

Em Tiago 3.5-10, lemos: “É isto o que acontece com a língua: Mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! 6  A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. 7  O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. 8  Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. 9  Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. 10  Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos e irmãs, isso não deve ser assim”.

Mas podemos liberar palavras de bênção!

Em Provérbios, veja 15:23: “Saber dar uma resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa!” e mais adiante, em 25:11: “A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata”.

Com pureza de mente se consegue contê-la!

Portanto, cada movimento da nossa língua deve ficar longe da maldade... esse é o conselho de Deus para uma vida feliz e próspera.

 

...vamos ao terceiro conselho:

3. “OLHE SEMPRE PARA A FRENTE”

Lemos no v.25: “Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você”.

Nosso olhar deve ser fixo e não distraído... Quando escrevemos num caderno, o olhar precisa ser fixo na linha... assim, a escrita sai bem feita... mas se o olhar ficar perambulando pelos lados, a escrita vira garrancho, sobe serra e desce serra, não respeita a linha.

O conselho de Deus é que fixemos o olhar no que está adiante e ela é bem clara no que devemos fixar nossos olhos. Em Hb 12.2, diz que devemos olhar "firmemente" para Jesus.

Faça isto: Olhe para Jesus em busca de direção...

Foi olhando para Jesus, que Pedro conseguiu andar sobre as águas (Mt 14.24-32), mas, quando Pedro desviou seus olhos, parando de olhar para Jesus, ele começou a afundar...

O conselho de Deus é esse: “Olhe sempre para Jesus”. Se você fizer isto, a escrita da sua vida será bem feita, mas se não obedecer, aí vai padecer, sua vida virará garrancho. Você não quer isso, quer?

 

...e finalmente, o quarto conselho:

4. “VEJA POR ONDE ANDA”

Lemos no v.26: “Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros”.

Não devemos agir de modo impulsivo... a versão moderna da Bíblia diz: "Pense bem no que vai fazer"...

Isso quer dizer que precisamos meditar e orar antes de agir... meditar e orar antes de tomar decisões... meditar e orar antes de qualquer passo.

É como lemos no Sl 37.5: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará”.  E mais adiante está escrito (v.23): “O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele”.

Para uma vida abençoada o ano todo, considere este conselho: “Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo”.

 

Conclusão

Então, temos aqui quatro conselhos da parte de Deus para um Ano Novo abençoado:

Pureza de coração, cuidado no falar, olhar firme em Jesus e andar guiado por Deus.

Você não irá padecer se obedecer aos conselhos de Deus.

 

Ministração

Quem sabe, neste ano, você não guardou o seu coração e foi enganado? Quem sabe, neste ano, você se viu envolvido em problemas sérios, porque dos seus lábios saíram a maldade, a arrogância, a raiva... você não soube ter a palavra certa na hora certa?

Quem sabe, também não manteve o olhar fixado em Jesus, e tal como Pedro, começou a se afundar? Quem sabe ainda, você não andou guiado por Deus... se descuidou de onde estava andando e se feriu?

Mas agora, diante de Deus, repare o seu erro. Se você confessar a Deus todo o pecado... Deus perdoará você e hoje mesmo, seus dias de vida não serão mais do jeito como eram!

 

Walter Pacheco da Silveira - Baseado em material de Mauro Bueno. 27.12.2008

bottom of page