top of page

DECISÕES QUE TRANSFORMAM VIDAS I

Lucas 10.30-38

 

Introdução

Você tem errado muito nas suas decisões? Você já orou para acertar nas escolhas, mas ainda não está seguro de ter conseguido? Sim!

Então vamos dar uma olhada no texto aqui da Bíblia... vamos descobrir o que acontece de errado.

A vida é cheia de decisões. Algumas são complexas... outras são simples, como parar ou não, para ajudar uma pessoa caída na estrada.

Agora, importante: você não pode tomar decisões apenas com base na sua vontade. Porque nossa vontade não é suficientemente capacitada para nos fazer tomar decisões certas, decisões que sejam segundo o coração de Deus.

Então, as melhores decisões que você pode tomar, são aquelas que estão de acordo com os princípios de Deus.

Então, pára e pense: você vai namorar... vai casar... vai escolher a faculdade... vai fazer uma compra... quais são os princípios que norteiam as suas decisões? São os princípios de Deus?

 

Nesse texto, uma história que Jesus contou, há quatro personagens:

O primeiro está no v.30... é um homem que descia de Jerusalém para Jericó e que foi assaltado e espancado no caminho, ficando caído como morto na estrada.

O segundo, v.31, é um sacerdote, que também descia por aquela estrada. Havia uma sinagoga em Jericó (lugar de culto dos judeus), e provavelmente, o sacerdote estava indo pra lá... indo conduzir o culto, porque era o sacerdote.

E, como estava com pressa, passou pelo homem caído na estrada e não deu atenção pra ele, porque segundo o seu pensamento, equivocado, o seu compromisso principal era o culto na sinagoga e não o dar atenção a um desconhecido caído no chão.

O terceiro personagem da história, v.32, é um levita, que também descia por aquela estrada. Levita era alguém responsável, entre outras coisas, por dirigir a congregação no louvor a Deus.

A gente até pode supor que esse levita estivesse indo para a mesma sinagoga que o sacerdote, só que mais atrasado pro culto.

Então, o levita estava à caminho... ele também viu o homem caído na estrada, mas decidiu não parar... estava mesmo atrasado!

E o outro personagem aparece no v.33, é um samaritano, que também descia por aquela estrada.

E sendo samaritano, ele tinha todos os motivos para não se importar com aquele homem caído no chão... porque, sabe, os samaritanos eram tratados com preconceito, eram vistos como pessoas impuras...

Uma vez, quando Jesus chegou a um poço e pediu água pra uma mulher samaritana, ela se admirou e disse: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (Jo 4.9) ...porque os judeus não se davam bem com os samaritanos.

 

Portanto, aquele homem caído na estrada representava, para o samaritano, alguém que não ia com a cara dele.

Então, essa era a hora da vingança, a hora de não fazer nada e deixar que o coitado morresse.

Mas é interessante notar no v.33 que, o homem que tinha todos os motivos para não parar, foi justamente o que parou para socorrer o caído.

O samaritano decidiu: “Eu vou parar. Vou ajudar esse homem”.

Ele tomou uma decisão diferente dos outros e, importante: a decisão que tomou não foi baseada em sua vontade pessoal.

Então, com base em quê, o samaritano tomou a decisão de parar e acudir o homem? ...ah! ele decidiu com base nos princípios de Deus.

E sabe, a decisão do samaritano, baseada nos princípios de Deus, transformou a vida daquele homem caído na estrada.

Por esses dias, será que você tem algumas decisões que precisa tomar? Alguém lhe fez proposta de um novo emprego? Alguém lhe pediu em namoro? Alguém na célula falou sobre você se apresentar para o batismo? ...ou resolver o discipulado? Você precisa decidir.

Pois, suas decisões precisam ser tomadas, não com base em sua vontade, mas na vontade e princípios de Deus, se você quer ser abençoado.

Muitas vezes, as pessoas tomam decisões baseadas em princípios carnais, mundanos e até diabólicos.

Mas quando você toma decisões com base na Palavra de Deus, estas são as decisões que abençoam e que transformam vidas.

Quais foram os princípios que, com certeza, estavam no coração daquele homem samaritano quando decidiu parar e ajudar o que estava caído no chão?  

 

...ah! no coração dele estava o seguinte, primeiro:

PRIORIZAR AS PESSOAS

Talvez isto, seja o que Jesus mais ensinou aos discípulos: que pessoas são mais importantes do que coisas... uma pessoa, uma alma, uma vida, é mais importante que agenda, que culto, é que programa!

O mais importante para Deus é que você se importe com os caídos no caminho.

O sacerdote era o servo de Deus, o levita também era... eles tinham gente esperando por eles e pensavam: “Nós não podemos parar”.

Mas o samaritano pensou e decidiu diferente. Por quê?

Porque para ele, pessoas são mais importantes do que reunião, do que agenda... pessoas são mais importantes. Precisamos ser sensíveis às pessoas.

Eu tenho pedido a Deus me tornar mais sensível, porque sendo de natureza introvertida, sou inclinado a me envolver mais com aquilo que me atinge.

Mas todos vivemos num mundo de cultura pós-moderna, num mundo de individualismo, em que a pessoa é levada a acreditar ser o centro do universo... assim, se alguém luta e se esforça, luta e se esforça só pelo que importa à ela.

Vivemos uma época em que todos estamos pensando: “Se não é comigo, é sem migo... não me importo”.

O ser humano, hoje em dia, tem tido apenas cinco segundos de sensibilização... ele vê o próximo caído na estrada e fica sensibilizado com uma sensibilidade que logo passa.

É como Fátima Bernardes no Jornal Nacional. Em três segundos se comove, a voz embarga, com a notícia da dor de uma criança... mas três segundos depois, abre sorriso para anunciar a próxima notícia como se a criança com dor não existisse mais.

Irmãos, pessoas são mais importantes que coisas.

Jesus não veio para salvar o barco, a casa, o carro, a roupa, o celular de ninguém. Jesus veio salvar pessoas, almas, vidas que estão caídas por aí... porque pessoas são mais importantes do que as coisas.

Com este princípio no coração, é que o samaritano parou... ele tinha o que fazer, estava indo pra algum compromisso, mas tomou a decisão de parar.

Ele tomou uma decisão baseada nos princípios de Deus, e a vida de uma pessoa foi transformada.

Você deve fazer um compromisso com Deus hoje: tomar decisões baseadas nesse principio: se importar com as pessoas.

Diz o texto que casualmente passava o samaritano por aquela estrada. É assim que Deus faz... Deus coloca gente casualmente em nosso caminho para que nos importemos com ela.

 

...outro princípio para tomar decisões que abençoam:

2. TER A APROVAÇÃO DE DEUS É MELHOR DO QUE RECEBER O APLAUSO DAS PESSOAS

Talvez o sacerdote e o levita tivessem quinhentas pessoas esperando por eles na sinagoga, e o samaritano também tivesse as suas coisas por fazer.

Mas o samaritano decidiu parar... ser aprovado por Deus é a coisa mais importante que você deve buscar.

Hoje em dia se valoriza muito a imagem e muito pouco o conteúdo. Mas imagem é exterior, é aparência.

Imagem é ter reputação de religioso, de pessoa espiritual... isso arranca aplausos... mas não é a reputação que conta... o que conta é a motivação do coração, é ter a aprovação de Deus.

Guarde este princípio: agradar a Deus é o que importa.

 

...outro princípio pra você:

3. SABER QUE DEUS É QUEM DETERMINA QUEM VOCÊ É

Você não é quem o diabo diz que você é. Você também não é quem os amigos dizem que você é... porque eles só conhecem você pela imagem. Isso é muito pouco.

Por outro lado, você também não é quem você pensa que é.

Porque, quantas vezes você já se pegou dizendo assim: “Eu jamais pensei que seria capaz de fazer o que fiz”? Está vendo? Você não se conhece perfeitamente...

Portanto, o que você é, a sua verdadeira identidade, só pode ser determinada pelo autor da vida, que é Deus.

Esse samaritano, apesar do preconceito que sofria dos outros povos, ele entendia quem ele era segundo Deus.

Então, decidiu agir com base naquilo que Deus dizia que ele era.

Eu tenho declarado para mim mesmo, ultimamente: Eu não sou movido pelo que vejo, eu não sou movido pelo que sinto. Eu sou movido pelo que creio... porque essa é a verdade – eu estou aprendendo a crer naquilo que Deus diz que eu sou. Você deve fazer a mesma coisa.

Esse homem samaritano levou sua mente a pensar como Deus pensava dele e assim ele agiu.

Talvez os seus pensamentos digam que você nunca vai ser usado por Deus... talvez, a sua natureza, o espelho do quarto, os amigos... tudo fala que você é isto e aquilo. E assim, você acaba tomando decisões que não estão baseadas nos princípios de Deus.

Você aceita uma idéia de si mesmo que não corresponde ao que Deus determinou sobre você.

Entretanto, Deus diz que você pode dar fruto e ser bênção! Deus conta com você para transformar muitas vidas caídas no caminho.

Mas a maior estratégia do diabo, para impedir você de ser bênção, é cegar os seus olhos e tapar os seus ouvidos, pra você não ver nem ouvir o que Deus já determinou na Sua Palavra sobre o que você é.

O diabo não se importa muito se você participa do culto ou se vai ao encontro da célula, desde que, não faça nada quando sair... porque assim, você continua desconhecendo quem é segundo Deus e os feridos continuam caídos na estrada...

Mas, irmão, faz com Deus, hoje, um compromisso: comece a se ver conforme Deus determinou a seu respeito e acerte nas decisões.

 

Conclusão

Porque suas decisões podem transformar vidas.

Para isto, aprenda a tomar decisões baseadas nos princípios de Deus e não na vontade pessoal.

E os princípios mais básicos são esses:

Priorizar as pessoas;

Buscar a aprovação de Deus invés do aplauso dos homens;

Pensar de si mesmo conforme Deus já determinou que você é. Para a glória de Deus. Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, fonte: Igreja Batista Central em Belo Horizonte

bottom of page