top of page

TRIUNFANDO COM JESUS

Marcos 14:34 a 42

 

Introdução

Alexandre, o grande rei na Macedônia, ele viveu três séculos e meio antes do nascimento de Cristo.

E o que marcou a vida do rei Alexandre, foi que ele conquistou o mundo aos 30 anos de idade, e depois chorou, porque não havia mais mundo para conquistar...

Alexandre morreu reverenciado como um rei sobre um trono. Bem ao contrário de Jesus Cristo.

Jesus morreu como um rei desacatado e cujo trono final foi a miserável cruz.

Alexandre, o Grande, foi bem sucedido como estrategista militar; ele foi altamente bem sucedido como rei.

Mas a sua vida foi uma tragédia também.

Do ponto de vista humano, a vida de Jesus Cristo, também foi assim: uma tragédia, porque Ele morreu nas mãos de homens que zombavam dEle.

E quando pregado na cruz, as multidões que contemplavam Jesus, gritavam pra Ele: "se és verdadeiramente o filho de Deus, desce daí"; ou então diziam: "carpinteiro, faz o último milagre e nós creremos em ti".

Qual a diferença entre os dois? Qual a diferença entre Jesus e Alexandre? Qual a diferença fundamental entre eles?

A diferença é que Alexandre foi bem sucedido, mas quanto a Jesus, quanto ao Yeshua Hamaschia, ao bendito Filho de Deus... quanto a Jesus... ah! JESUS FOI TRIUNFANTE!

 

Você sabe, existe uma diferença entre triunfo e sucesso. Há uma diferença fundamental entre alguém ser bem sucedido e ser triunfante.

Alias, é possível a um homem ser bem sucedido e ser um fracassado. E é possível, por outro lado também, o homem ser mal sucedido e ser triunfante.

Nós vivemos em uma sociedade que endeusa, que diviniza, e que adora o sucesso.

Nós, homens e mulheres, cremos no sucesso... vivemos do sucesso... aplaudimos o sucesso... e alguns, até criam úlceras em busca do sucesso...

Quantos de nós somos hipertensos por causa da busca do sucesso - nós somos escravos do sucesso!

 

E o que é sucesso?

Sucesso é o sentimento generalizado de que apenas as pessoas mais bonitas, as mais ricas e as mais poderosas é que são, no verdadeiro sentido da palavra, realmente as pessoas mais felizes.

Sucesso é aquele conceito que nos leva a pensar assim: que os que mais bem relacionados estão, esses é que são aceitos... que, os que têm mais diplomas e mais cultura, esses sim, são os que melhor se dão na vida...

Essa é a idéia do sucesso, mas o triunfo é diferente...

O triunfo significa “grande vitória”, significa “grande êxito”... significa vencer na guerra, mostrando superioridade em qualquer disputa...

O triunfante é alguém que lutou, batalhou, batalhou, e finalmente, prevaleceu.

Quem é triunfante? E como nós podemos triunfar?

Esta noite eu quero dizer a vocês que, em Cristo, nós temos a receita para o triunfo.

Mas quem é a pessoa nessa vida, que à semelhança de Jesus, triunfa?

 

Amados, em primeiro lugar...

1. Triunfa aquele que não deixa as circunstâncias mudarem o rumo do seu coração.

Jesus não deixou que a alegria proporcionada por uma vitória, ou que as conseqüências desastrosas das derrotas, mudassem os rumos do seu coração.

Jesus não permitiu que as circunstâncias favoráveis e desfavoráveis mudassem os rumos do seu coração.

Menos de uma semana antes de ser crucificado, Jesus foi, publicamente, aclamado rei, em Mc 11.8, lemos sobre isto: as multidões O aplaudiram com as mãos para cima..., as crianças tiveram palmas nas mãos..., os idosos tiravam as suas mantas e as colocavam no chão para Jesus passar por cima, e todos estavam gritando: "Hosana, hosana [isto é, “viva o Rei! Viva o Rei!”] Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor!!".

 

Mas, em menos de uma semana, agora lemos em Mc 14.34, esta alegria proporcionada pela vitória, esta alegria que faz com que o homem vibre no coração, virou de avêsso, reverteu-se totalmente, e lá estava Jesus, chorando, esmagado de tristeza num jardim solitário, o Getsêmani.

Lemos no v.37 que, os amigos mais íntimos de Jesus, estavam dormindo, enquanto que o peso e a sombra da morte estavam vindo sobre Jesus, a ponto dEle próprio dizer aos berros: "a minha alma está esmagada pela tristeza a ponto de morrer".

Mas essa tristeza, bem como a alegria passada, não mudaram os rumos do coração de Jesus Cristo.

Ele está triste, mas veja o v.36: Jesus continua a dizer, sem escorregar, sem vacilar: "Pai, ó Pai... afaste este cálice de Mim. Contudo, Eu quero a sua vontade, e não a minha”.

Jesus estava firme no Seu lugar... as circunstâncias não alteraram o rumo do Seu coração!

Ouça: Ninguém está mais seguro do que aquele que está nas mãos de Deus.

Então, veja: na alegria e na tristeza, o coração de Jesus é o mesmo. As circunstâncias não mudavam o seu coração. Jesus não permitia que as circunstâncias alterassem os conteúdos, os propósitos de seu coração.

Você quer ser triunfante? Aprenda isso com Jesus!

Não seja biruta: biruta é aquele saco, adaptado a um mastro, que indica a direção do vento nos aeroportos. Ventou desse lado? ...a biruta muda prá ele; ventou daquele lado? ...a biruta vira prá ele... e quando venta muito, a biruta fica mais biruta ainda... e vira para todos os lados ao mesmo tempo.

Algumas pessoas são birutas, amalucadas... mas se você quer ser triunfante como Jesus, não permita que as circunstâncias mudem o rumo do seu coração.

 

...quem é a pessoa nessa vida, que à semelhança de Jesus, triunfa? ...em segundo lugar:

2. Triunfa aquele que nunca se deixa derrotar antes do tempo.

Aqui no v.32 lemos que Jesus disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui, enquanto Eu vou orar”. A hora era muito difícil, então Jesus foi orar.

Mas no v.35 tornamos a ler que Jesus, “Ele foi um pouco adiante, caiu em terra e orou” de novo...

E novamente, no v.39 está, que Jesus “retirou-se outra vez e orou, repetindo suas súplicas”. Jesus orou! Não estava bom ainda? ...então Ele orou outra vez.

Jesus estava esmagado debaixo da pressão da hora... Ele estava esmagado pela pressão do momento.

Porém, Jesus não fez o que você e eu, às vezes temos vontade de fazer, quando parece que nada está dando certo: jogar tudo pelos ares e sair correndo... alguns até fazem isso cantarolando: “..deixa a vida me levá; vida leva eu”.

Mas o que foi que Jesus fez? Ele disse: "Eu vou voltar e vou orar. Eu vou orar de novo".

O homem que é triunfante, é aquele que não se desespera antes da hora... é aquele que não se abate antes do momento.

A alma de Jesus estava angustiada até à morte, e o que é que Jesus fez? Ele ora uma vez, Ele ora duas vezes, Ele ora três vezes... Ele espera em Deus.

Você já notou que na maioria das vezes, nossos problemas continuam, por que nós paramos muito cedo?

Jesus não se deixava derrotar antes do tempo: A situação era dramática, a hora era terrível. Mas Jesus não estava derrotado, porque não entregava os pontos... Jesus estava em oração... Jesus estava esperando em Deus!

Você quer ser triunfante? Não se deixe abater antes da hora. Deus ainda é Deus.

 

...agora, em terceiro lugar, quem é a pessoa nessa vida, que à semelhança de Jesus, triunfa?

3. Triunfa aquele que nunca perde de vista que Deus é Deus. V. 36

Na sua dificuldade, no seu tormento, nunca perca de vista que Deus é Deus.

Veja esta atitude de Jesus, aqui no v.36: "Oh meu paizinho [este é o sentido da expressão aramaica “aba”, que talvez, apareça aí em sua versão da Bíblia]... pois, Jesus dizia, naquela hora de dificuldade pela qual passava: “Oh meu paizinho, tudo é possível para o Senhor".

Então, veja que mesmo diante da tragédia que ameaçava acontecer, Jesus não perdeu de vista que Deus é Deus e que todas as coisas estão debaixo de Seu controle.

Naquela situação terrivelmente dramática, o que Jesus tinha em mente, era que o Seu destino não estava nas mãos de Pilatos... era que o rumo de Sua vida não estava nas mãos de César.

Não! Na mente de Jesus, Ele sabia: "Paizinho, o Senhor é Deus e tudo é possível para o Senhor". Então, nada havia mudado. Para Jesus tudo continuava debaixo do total e soberano controle de Deus.

Quantas dificuldades você precisará passar a fim de aprender isto?

Será preciso que o mesmo tipo de problema se repita várias vezes mais, em sua vida, até que você aprenda que Deus é Deus? ...você vai ficar vivendo de repetência?

Quando, por mais um ano, um menino foi reprovado na escola, o pai, que já havia tomado conhecimento do fato, disse à criança: “Reprovado novamente, heim? O que foi desta vez?” – e o pequeno disse: “A professora, pai! O senhor acredita que ela fez as mesmas perguntas do ano passado?”

Algumas pessoas, na sala de aula da vida, estão repetindo sempre as mesmas lições... estão demorando aprender que Deus é Deus.

Amado, talvez você não encontre dificuldade nenhuma para reconhecer essa verdade: a verdade que Deus é Deus.

Porém, é preciso que você aja como tal.

 

Conclusão

Amados: Melhor que ser bem-sucedido na vida, é ser triunfante.

E isso nós podemos ser, seguindo a receita de Jesus:

Nº 1 – não deixando as circunstâncias mudarem o rumo do seu coração;

Nº 2 – nunca se deixando derrotar antes do tempo; e,

Nº 3 – nunca perdendo de vista que Deus é Deus.

 

Então você poderá triunfar como Jesus triunfou!

Creia nisto! Creia hoje! Creia agora!

 

Pr. Walter Pacheco da Silveira, 25.07.2004.

bottom of page