top of page

NADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE...

Marcos 12.29-31

 

Introdução

Aqui em nossa igreja estamos começando a viver as estações de Deus para a nossa vida.

Assim como existe as quatro estações climáticas do ano, na igreja, também temos quatro estações.

As estações climáticas são: Outono, Inverno, Primavera e Verão. Deus estabeleceu estas estações para trazer saúde e equilíbrio à natureza.

A ciência pesquisou isso e concluiu: se a Terra se afastasse só um pouquinho do Sol, ela congelaria. Se chegasse só mais um pouquinho para perto do Sol, viraria uma bola de fogo.

Mas isso não acontece porque Deus deu uma inclinação ao eixo da Terra com uma angulação perfeita.

A Terra tem dois movimentos: ela gira em torno do Sol, leva um ano pra dar a volta – é a translação... é por causa desse movimento da Terra em torno do sol que temos as estações do ano.

O outro movimento é a rotação, é a Terra girando em torno de si mesma e cada volta leva um dia...

Deus fez isso. Ele conduz o planeta com Suas mãos e faz tudo funcionar de forma equilibrada e perfeita. Pode louvá-Lo com um forte aplauso?

A igreja também é um organismo vivo que precisa de saúde e equilíbrio. Por isso termos também quatro estações de Deus para a nossa vida em comunidade.

 

Estas quatro estações, para facilitar a memorização, são todas iniciadas pela letra C: Cultivo, Cuidado, Crescimento e Colheita. Deus tem um propósito para nós em cada estação.

O Inverno corresponde à Estação do Cultivo. Nessa estação focamos o evangelismo. Essa é a nossa ênfase.

Quando chegar a Primavera entraremos na Estação do Cuidado e nossa ênfase será o discipulado.

Quando chegar o Verão, vamos entrar na Estação do Crescimento e nossa ênfase será o amor uns aos outros.

E, finalmente, quando chegar o Outono, entraremos na Estação da Colheita e a ênfase será a multiplicação. É a estação da festa, um tempo de adorar a Deus por tudo que Ele fez durante as quatro estações do ano.

E aí, a renovação do ciclo, quando começaremos de novo com a chegada da Estação do Cultivo.

Irmãos, a Bíblia diz que para tudo há uma ocasião certa, há um tempo para cada propósito debaixo do céu.

E você pode ter certeza, vamos viver intensamente as quatro estações de Deus pra nós, e o resultado vai ser: equilíbrio, crescimento, milagres e saúde em nossa igreja! Amém!?

Agora, eu preciso lhe falar sobre a coisa mais importante das quatro estações – uma coisa que não pode faltar no Inverno ou durante nossa Estação do Cultivo... não pode faltar na Primavera ou em nossa Estação do Cuidado... não pode faltar no Verão, durante a Estação do Crescimento... e também não pode faltar no Outono, durante a Estação da Colheita... não pode faltar, porque na verdade, é a coisa mais importante na vida.

 

Que coisa é essa que não pode faltar? Aqui está: RELACIONAMENTOS.

Talvez você já tenha visto uma sequência de fotos que costuma circular pela internet. Eu não sei dos detalhes, mas alguém comentou que esta mulher, depois de perder as pernas num acidente, ela insistiu em ser mãe outra vez. Veja as fotos! 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10.

Eu pergunto pra você: O que seria desta mulher se ela não tivesse relacionamentos, se ela não tivesse pessoas com as quais se relacionar?

A história desta mulher é um milagre, porém, o maior milagre não está em ter sobrevivido ao acidente... o maior milagre não está em haver dado à luz nestas condições... o maior milagre está no amor.

Estas fotos contam a história de um casal que tomou a decisão de continuar amando, mesmo nas circunstâncias mais tristes.

Esse homem decidiu amar quando o casamento chegou num ponto de ficar longe daquilo que ele e ela tinham sonhado!

E essa mulher decidiu aceitar e retribuir o amor, em vez de permitir que a dor os separessem!

Sabe, relacionamentos são penosos, mas relacionamentos também são maravilhosos.

Relacionamentos estão repletos tanto de maravilha quanto de dor.

A dor dos relacionamentos acontece quando, por exemplo, um casal está à véspera do divórcio, que nenhum dos dois quer, mas que acabam escolhendo.

A dor dos relacionamentos acontece, quando, por exemplo, os pais não conseguem conversar com o filho, não importa quanto tempo, quanto dinheiro investem nessa empreitada.

A dor dos relacionamentos acontece quando um filho recebe do pai o desprezo cruel do abuso.

A dor dos relacionamentos está presente quando um sentimento de traição é tão profundo, que a pessoa nunca mais quer confiar em alguém.

 

Mas, a maravilha dos relacionamentos também impressiona!

Esta maravilha acontece quando um casamento que ninguém pensou que poderia ser restaurado, mas foi!

A maravilha dos relacionamentos está presente quando amizades numa Célula se transformam em força pra toda a vida.

A maravilha dos relacionamentos pode ser vista quando uma família que tinha tudo para desmoronar por causa de alguma enfermidade que chegou ou de algum acidente que aconteceu – mas mesmo assim, todos se uniram ainda mais.

Quando Jesus veio a este mundo, Ele experimentou tanto a maravilha quanto a dor dos nossos relacionamentos.

Por isso, se hoje você está experimentando a dor em algum relacionamento, Jesus sabe o que é sentir essa dor e Ele quer te mostrar como você pode fazer para desfrutar de uma nova forma de relacionamento com Deus e com os outros.

Porque, eis a verdade que Jesus mais ensinou: Nada é mais importante do que relacionamentos.

Talvez você pense: “Pra mim, a felicidade é mais importante” ou “ter sucesso é mais importante”, ou “ficar rico”, ou talvez você diga: “Não, a diversão é mais importante do que tudo”.

Todas estas coisas são muito boas: felicidade, sucesso, dinheiro, diversão... e talvez você esteja mesmo priorizando alguma!

Porém, em tudo na vida, nada é mais importante do que relacionamentos.

O que você faria se estivesse no lugar daquele homem que viveu a seguinte situação: Ele estava com um amigo, numa canoa, descendo rio à baixo distante de tudo e de todos. A canoa furou e se enchia de água. Na canoa estava uma mochila de roupas, uma caixa de comida pra uma semana e um garrafão com 20 litros de água. Aí, você precisa se livrar de um desses itens pra a canoa não afundar tão depressa. De qual dos itens você escolhe se livrar?

Vai dizer que não passou por sua ideia desfazer do "amigo"?  Quem entre nós já não lutou com esse tipo de sentimento?

Tem vezes que priorizamos o dinheiro, outras vezes a diversão, a fama, o sucesso...

Pode estar certo, se tivéssemos tempo suficiente para fazer tudo, tudo seria prioridade pra nós. Mas acontece que não temos tempo suficiente para fazer tudo!

Então, você e eu temos que priorizar aquilo que é mais importante. Veja o texto Mc 12.28.

Nos dias de Jesus as pessoas gostavam de fazer perguntas pra Ele. As multidões faziam perguntas... os discípulos de Jesus faziam perguntas... e aqueles que discordavam de Jesus, também faziam perguntas tentando pegá-Lo numa armadilha.

E Jesus ouvia com paciência as perguntas e respondia uma por uma.

 

As respostas de Jesus são sábias... e certa vez, um mestre fez pra Jesus a seguinte pergunta: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?".

E na resposta que Jesus deu (v.29), está a declaração mais importante sobre relacionamentos que você jamais ouviu ou ouvirá.

Em Sua resposta, Jesus não deixa dúvidas quanto ao valor que Ele dá aos relacionamentos: "O mais importante [mandamento] é este: '[ ... ] Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças'. O segundo [mandamento] é este: 'Ame o seu próximo como a você mesmo” (Mr 12.28-31).

Essa resposta simples e clara de Jesus faz cair o nosso queixo, porque ao escolher esses dois mandamentos como os mais importantes de todo o Antigo Testamento, Jesus está mostrando como é grande o valor que ele dá aos relacionamentos.

Jesus valoriza o nosso relacionamento com Deus e valoriza o nosso relacionamento uns com os outros.

Portanto, a lição número um do ensino de Jesus sobre relacionamentos é simplesmente esta: Nada é mais importante do que relacionamentos!

Em tudo na vida, nada é mais importante do que relacionamentos.

Deus criou você para relacionamentos. Deus te trouxe à existência pra você se relacionar com Ele e com as pessoas.

 

Então, se você não tiver relacionamentos, você estará perdendo a razão fundamental para a qual Deus o colocou neste planeta.

Seu relacionamento com Deus e com as pessoas é a coisa mais importante na vida.

Se você diz: “Eu prefiro não me relacionar com os outros”, você pode até levar uma vida simples, mas ela também será vazia.

O caminho pra você viver bem e conquistar os seus sonhos, depende de você dar valor ao que Jesus colocou no topo da lista: Dê valor máximo aos relacionamentos.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page