DEUS QUER TE SUSTENTAR E TE SATISFAZER
Salmos 81.16
“E o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha” (ACF).
Introdução
Você já deve ter visto circulando nas grandes cidades, um ônibus de dois andares. A Viação 1001 tem, a Itapemirim tem e muitas outras empresas também tem desses ônibus. Eles eram tradicionais na cidade de Londres, na Inglaterra.
E, conta-se que um grupo de alunos de uma escola rural, muito distante da cidade, estava viajando num desses ônibus de dois andares. E aconteceu o seguinte: a turma de baixo, estava animadíssima... durante a viagem todos brincavam, cantavam, se divertiam pra valer! Aí, alguém comentou: “Pessoal, vocês notaram que o andar de cima está muito quieto?” Era verdade! Então alguém foi lá ver o que estava acontecendo! E aí se deparou com todos os colegas estáticos, paralisados, segurando os braços das poltronas com força e com cara de assustados. E perguntou: “Mas, o que está acontecendo aqui? Nós estamos fazendo a maior festa lá embaixo!” E um dos menos assustados, sem olhar pro lado, disse: “É, mas vocês têm motorista!”
Olha, é muito bom, é uma grande segurança, a gente saber que tem alguém na direção.
Algumas pessoas vivem como aqueles alunos do segundo andar: vivem assustadas, com medo... vivem ansiosas, perturbadas... vivem quase sem proveito, não se alegram, não festejam nada... porque não sabem que há um Deus todo-poderoso no comando.
Mas há outras que se alegram... sim, que festejam, que aproveitam bem a viagem pela vida... porque sabem que contam com Deus na direção.
Então, faz muita diferença saber isso!
Esse verso da Bíblia fala de Deus, o Senhor soberano, que tem interesse numa coisa fundamental: que você esteja sustentado e satisfeito.
Nessa v.16 do Salmo, Deus promete coisas que somente quem está com as mãos no volante é que pode prometer: Deus fala em você ser sustentado e satisfeito por Ele.
Quando eu viajo de ônibus ou mesmo de carro, essas duas coisas me importam muito, porque, primeiro, eu quero ser sustentado na viagem, quero ser mantido, preservado... e no final de tudo, eu quero estar satisfeito!
Isso também é uma coisa que você quer, claro que você quer! Estas são duas necessidades básicas que toda pessoa tem: a necessidade de sustentação e a necessidade de satisfação.
Então, fala a verdade: onde você gostaria de estar naquele ônibus, no andar de baixo ou no andar de cima? ...na condição dos que se alegram, ou na condição dos assustados?
Agora, observe que esse verso da Bíblia usa esses dois verbos no modo condicional: “sustentaria” e “fartaria”.
São duas promessas que Deus está fazendo, mas para que elas se cumpram na nossa vida, na sua vida, tem uma condição e a condição está no v.8: “Ouve-me, povo meu... Ah, Israel, se me ouvires!” Outra versão desse verso é: “Meu povo, escute os meus conselhos! Ó Israel, como eu gostaria que você me ouvisse!”
Porque Deus fala, então: “eu sustentaria Israel com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu o satisfaria".
Quer dizer, se os israelitas tivessem escutado a voz de Deus, Deus os teria abençoado com “o melhor trigo” — ou seja, com o melhor, com as coisas mais seletas.
Deus está dizendo hoje para alguém: “Se você escutar a minha voz, escutar os meus conselhos, eu te abençoaria e você seria abençoado com o melhor!”
Você precisa entender que os conselhos de Deus não são para te sufocar, não são para tirar a sua liberdade... pelo contrário, os conselhos de Deus são dados para o bem, são conselhos que apontam o caminho, apontam a direção!
Alguém é louco para deixar de seguir o caminho que só lhe fará bem?
Ah! Mas quantas vezes cometemos essa loucura... quantas vezes, abandonamos a Deus e com razão, Ele se queixa, lemos no v.11: “o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis”.
Sabe, todos os dias você precisa decidir se vai viver como os alunos do primeiro ou do segundo andar daquele ônibus... todos os dias você precisa decidir se vai ouvir a voz de Deus ou se vai seguir os seus próprios instintos.
Deus aconselha você seguir o caminho que levará à segurança e à satisfação. Mas Ele não obriga. Todos têm liberdade de escolha.
Israel, o povo de Deus no passado, era um povo sofredor, que vivia na escravidão do Egito, mas Deus amou o Seu povo e libertou a todos daquela condição.
O v.6 mostra Deus dizendo: “Tirei de seus ombros a carga; as suas mãos foram livres dos cestos”. No v.7 lemos: “Clamaste na angústia, e te livrei”. E no v.10, Deus lembra isso a Israel, Ele fala: “Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito”. Deus sempre quer o bem do Seu povo!
Mas a tragédia de Israel é que, tendo recebido tantos livramentos de Deus, tantas bênçãos da parte dEle, o povo, ainda assim, chegou num ponto em que não dava mais importância aos conselhos de Deus e, constantemente, resolvia seguir os seus próprios caminhos...
Resultado, o povo sofria, ralava de fazer dó, mas insistia em fazer as coisas da maneira como bem lhe parecia.
Vez após vez, Deus chamava o povo de volta para os Seus caminhos, mas ninguém queria saber, não dava ouvidos.
Então, finalmente, Deus resolveu o que está no v.12: “Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos”. A Bíblia na Linguagem de Hoje traz assim: “Portanto, eu deixei que eles andassem nos seus caminhos de teimosia e que fizessem o que queriam”.
A teimosia é uma coisa comum, que existe na vida de toda pessoa fracassada. Encontre uma pessoa fracassada e você vai achar teimosia na vida dela.
A teimosia é definida como a insistência em fazer aquilo que não dá certo... teimosia é insistir em fazer aquilo que não dá certo.
Então, hoje, é bom que você analise as suas atitudes: até que ponto você continua repetindo aquelas coisas que só trazem dor à sua própria vida e à vida das pessoas a quem você ama?
Considera a promessa de Deus, Ele diz no v.13, 16: “Se o meu povo apenas me ouvisse (tudo que Deus quer é ser ouvido!), se Israel seguisse os meus caminhos... eu sustentaria Israel com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu o satisfaria". “Eu o sustentaria”. “Eu o satisfaria”.
Em Canaã as abelhas, muitas vezes, faziam os seus favos entre as rochas. O mel tirado da rocha fala do melhor de Deus...
Portanto, mais uma vez Deus está falando: “Quem ouvir os Meus conselhos, terá de Mim o melhor”.
Veja que promessa, que promessa maravilhosa!
Ela pode se tornar realidade na sua vida, ela pode se cumprir na sua vida... se você deixar de lado as suas próprias opiniões e abrir os seus ouvidos para os conselhos de Deus, Ele vai te sustentar com o trigo mais fino, e te tornar satisfeito com o mel saído da rocha.
Eu te pergunto, agora: Por que continuar experimentando um vazio no coração, se Deus promete satisfazê-lo? Por que viver ansioso, assustado, se Jesus promete sustentá-lo?
Hoje Deus está te dando uma promessa. Hoje, Deus está te falando: “escute os meus conselhos! ...como eu gostaria que você me ouvisse!” Deus está falando: “Como gostaria que... me ouvisse, que... me obedecesse! Por que eu te sustentaria com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu te satisfaria".
Quem é louco de rejeitar um negócio desse?
Pr Walter Pacheco da Silveira, 20/2/2011