top of page

LUZ, SALVAÇÃO E REFÚGIO

Salmo 27.1-3

 

1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

2 Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão.

3 Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante.

 

Introdução

Nesses versos, o salmista afirma o que o Senhor é... ele dá características de Deus: luz, salvação e forte refúgio.

Mas não é apenas isso. Na verdade, o salmista Davi está declarando o que o Senhor Deus é para ele. O que Deus é para você?

Observe que ele afirma: “O Senhor é a minha luz, a minha salvação e o meu forte refúgio”.

Davi está pensando nessas características de Deus e dos benefícios que estas características representam para a sua vida.

 

...primeiro, ele diz:

Minha luz

O Senhor é luz para aqueles que estão em trevas.

Quer dizer, para aqueles que estão vivendo nas trevas da morte espiritual e do pecado, Deus é luz.

Mas, há outras trevas: as atemorizantes trevas das tribulações, das situações difíceis como densas escuridões, em que não se consegue enxergar mão bem à frente dos olhos. Já passou por isso? Já caminhou no escuro?

Em situações assim, não conseguimos discernir onde estamos e o que está acontecendo... os problemas parecem não ter solução.

Pois é nesse contexto de tribulação que Davi declarou com fé: “O Senhor é a minha luz (...); de quem terei temor?

Como o Senhor é ou pode ser luz para você?

Em primeiro lugar, dissipando as trevas que estão ao seu redor e em seu coração, ou seja, dando discernimento das circunstâncias que está enfrentando.

Além disso, ascendendo uma luz no fim do túnel, ou seja, estabelecendo um marco-referencial para se guiar em meio à escuridão. Como o farol para os navios...

Então, quando você não consegue enxergar um palmo à sua frente, Deus se acende como uma luz adiante do seu problema e você pode se guiar por ela.

 

...segundo, ele diz:

Minha salvação

O Senhor é salvação para aqueles que estão em perigo.

O sentido aqui não é necessariamente salvação espiritual, salvação do pecado.

O termo salvação é muito amplo: livramento, segurança, cura, saúde, tudo está implicado.

O salmista fala de livramento de situações de perigo, opressão e sofrimento. Você está sofrendo?

Nesse contexto, você pode pensar em Deus como um bombeiro que vai ao seu socorro quando soa o alarme de incêndio ou toca o telefone de emergência. Deus é a sua salvação!

Quando surge o perigo ou uma situação desesperadora, faz o seu primeiro 190 é para Ele:  o seu Salvador, o seu Herói. Amém?

 

...em terceiro, ele diz:

Meu forte refúgio

O Senhor é forte refúgio para aqueles que estão sendo perseguidos por inimigos. Termo de guerra.

Refúgio é um lugar para onde alguém procura se abrigar para se esconder dos inimigos.

No contexto do Antigo Testamento, refúgio poderia ser uma cidade, uma caverna ou gruta, uma fortaleza, o alto de um monte, e até uma pessoa poderosa.

Diante de tantas alternativas, o salmista preferia o Senhor: Deus é o meu forte refúgio.

 

Conclusão

Aquele que escolhe ter o Senhor por luz, salvação e forte refúgio, não tem do que nem de quem temer.

A luz dissipa as trevas... a salvação livra do perigo... e o refúgio abriga dos inimigos.

O que você tem a temer, então? Se o Senhor é a sua luz, quem está em trevas, às escuras, são os seus inimigos!

Por isso, você pode confiar: quando avançarem contra você para te destruir, eles é que vão tropeçar e cair!

Confira o v.2: “Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão”.

Se o Senhor é a sua salvação, lê o v.3 “ainda que um exército se acampe contra [você], [seu] coração não temerá”, porque o Senhor te livra do perigo.

E se o Senhor é o seu refúgio, lê o final do v.3 agora: “ainda que se declare guerra contra [você], mesmo assim [você estará] confiante”, porque em Deus você pode se abrigar e se esconder.

O Senhor é a sua luz (discernimento?), sua salvação (livramento?) e seu forte refúgio (abrigo?)?

Você já fez e tem feito de Deus o Senhor da sua vida? Tome atitude.

Vamos orar pelos nossos pedidos de oração e declarando as verdades do Salmo 27.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 19.5.2010

bottom of page