top of page

SÓ DEUS NA CAUSA

2 Crônicas 7.14

 

“...então se o meu povo se humilhar e orar, e Me procurar, e se arrepender e mudar sua maneira errada de viver, Eu ouvirei do céu as orações do povo, perdoarei os seus pecados, e curarei a terra deles” (BV).

 

INTRODUÇÃO

Tem um bordão popular, muito repetido, que diz assim: “Só Deus na causa”. Significa que tem coisas tão difíceis de serem resolvidas, que só mesmo Deus pra dar um jeito. Você já disse “Só Jesus na causa” alguma vez?

Houve uma antiga rainha da Inglaterra que estava à morte. Desesperada, ela convocou todos os médicos do país, e falou: “Ofereço metade do meu reino para aquele que conseguir me dar pelo menos, mais seis meses de vida”. Mas, o prêmio não foi entregue. A rainha faleceu naquela mesma semana em que declarou isso. De nada adiantou a sua fortuna, a sua importância nem o seu poder. É que ser humano algum poderia dar o que ela pedia. Era só Deus na causa.

Só Deus na causa... porque há coisas que só Deus pode fazer.

Quando a igreja reúne aqui no prédio ou nas células durante a semana, e prega o Evangelho, compartilha as verdades de Deus... quando um discípulo abre o coração com o discipulador e vomita um problema... quando um líder se vê envolvido num grande desafio... tudo é feito baseado nessa convicção: de que há coisas que só Deus pode fazer.

Nossa sociedade está em crise financeira, política... Os seres humanos, em geral, vivem insatisfeitos. Todo mundo sugere e busca soluções. Mas, há coisas que só Deus pode fazer.

Quais são as coisas que você busca? Com o que você sonha? Do que você mais precisa? Talvez, seja o caso, de só Deus na causa! Só Deus para dar aquilo que você anseia.

Hoje, lemos um texto na Bíblia onde Deus garante que se nos humilharmos, e orarmos, e buscarmos a face do Senhor, e nos convertermos dos nossos maus caminhos, então, Deus fará três coisas que só Ele é capaz de fazer.

 

...o que só Deus pode fazer?

SÓ DEUS PODE OUVIR A NOSSA ORAÇÃO

Está escrito: “Eu ouvirei do céu”. Só Deus é capaz de ouvir as nossas orações, no sentido de respondê-las perfeitamente.

Os seres espirituais podem ouvir, quando oramos em voz alta. Os anjos ouvem. O diabo também é capaz de ouvir! Mas eles não têm o poder de atender nossas orações.

As pessoas que já morreram, não podem nos ouvir mais. Aqueles que chamamos de santos e que partiram desta vida, não podem nos ouvir. As imagens dos santos, esculpidas em madeira ou em pedra, ou modeladas em gêsso, elas não têm a capacidade pra nos ouvir nem de responder nossas orações!

Mas quando nós oramos a Deus, Ele nos ouve no céu, por maior que seja a distância.

Qual é a distância que separa o céu da terra? A ciência pode calcular os anos luz; é a fórmula matemática da velocidade da luz vezes o tempo que leva pra chegar lá.

Eu não sei não, mas é bem longe... a velocidade da luz é 300 mil quilômetros por segundo! A distância entre a Terra e o Sol é de 150 milhões de quilômetros...

O nosso Deus está no céu mais elevado, mas não interessa os anos-luz nem os quilômetros, Ele está a distância de uma oração. Deus está tão longe de nós quanto uma oração que possa ser feita.

Se orarmos, é certo que seremos ouvidos e respondidos por Ele.

Muitas vezes, pegamos o celular precisando falar com alguém e aí, ouvimos uma gravação de que aquele número está fora de área, ou então, ouvimos aquela mensagem: “Sua ligação está sendo encaminhada para a caixa de mensagem e estará sujeita a cobrança após o sinal”.

Você gosta de ouvir isso? É muito frustrante!

Mas quando oramos a Deus, nós nunca ouviremos esse tipo de gravação. O acesso é garantido através de Jesus, porque Ele é o caminho; Ele disse: “ninguém pode chegar até o Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6 - BV). Os olhos de Deus estão abertos. Os ouvidos estão abertos. Portanto, ore agora mesmo, porque Deus ouvirá a sua oração!

 

...outra coisa que é só Deus na causa:

SÓ DEUS PODE PERDOAR OS NOSSOS PECADOS

Está escrito no texto: “Perdoarei os seus pecados”. Esta é a nossa maior necessidade.

Diferentes pessoas precisam de diferentes coisas. Você procura coisas diferentes de mim e eu de você... Somos diferentes e buscamos por coisas diferentes. Mas, todos precisamos do perdão de Deus, porque todos somos pecadores diante dEle.

E sem receber o perdão dos nossos pecados, a nossa vida não pode mudar e nem melhorar. Porque, com o pecado, nos afastamos de Deus, carregamos o peso da culpa e a consequência do pecado é a morte!

Está escrito em Rm 6.23: “O salário do pecado é a morte, mas a dádiva gratuita de Deus é a vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor” (BV).

Opa! Mas qual é a dádiva gratuíta de Deus? A vida eterna por meio de Jesus Cristo. Porque Jesus derramou Seu sangue na cruz, o inocente Filho de Deus, morreu para que com o Seu sangue, apagar os nossos pecados. Jesus fez isso!

Quando escrevemos alguma coisa numa folha de papel e depois apagamos com uma borracha, sempre fica uma marca no papel, não é assim? Fica alguma mancha... tem gente que escreve com mais força e aí que fica a marca mesmo. A borracha apaga, mas não apaga totalmente.

Mas, sabe, existe um brinquedo que tem o nome de “Traço Mágico”. É assim: você escreve ou desenha sobre uma folha de plástico, aí, quer apagar, é só levantar a folha que tudo é apagado sem deixar marcas nenhuma.

É assim que Jesus apaga os nossos pecados: não do jeito da borracha, mas da maneira do Traço Mágico – pelo do traço do Seu sangue, nosso pecado é apagado por Jesus.

O sangue de Jesus derramado na cruz, lavou todo o nosso pecado! Confia em Jesus! NEle você encontra perdão e nova vida. Só Deus pode fazer isso.

 

...outra verdade:

SÓ DEUS PODE SARAR A NOSSA TERRA

Em terceiro lugar, Deus afirma: “Sararei a sua terra”. Que promessa maravilhosa!

Só Deus pode restaurar uma casa, um bairro, um município, um Estado, um país.

Só Deus pode recuperar o solo arrasado de um coração. Só Deus pode reerguer uma família, um relacionamento, uma igreja, uma reputação... reerguer um sonho... Só Deus pode sarar a nossa terra.

Se você perguntar pra um pescador qual é o negócio dele, o pescador responderá: “Pescar, o meu negócio é pescar”. Se você perguntar pra um vendedor “Qual é o seu negócio?”, ele irá dizer: “Ora, o meu negócio é vender. Eu estou no ramo das vendas”.

Mas se você perguntar a Deus qual é o negócio dEle, Ele responderá: “Eu estou no negócio da restauração”.

Amado, restaurar é a especialidade do Senhor nosso Deus. Ele está fazendo isso desde que o pecado entrou no mundo.

A história de todos os personagens da Bíblia é a história de pessoas cujas vidas foram tratadas e recuperadas. O Senhor tem restaurado a muitos. Ele quer sarar, quer restaurar você também.

Deus tem uma vida melhor para cada um de nós.

Jesus afirmou que veio nos trazer vida em abundância (Jo 10.10). Então, o que estamos esperando? Devemos recebê-la pela fé!

 

CONCLUSÃO

As coisas de que mais precisamos são aquelas que só Deus é capaz de nos dar. Só Deus pode ouvir a nossa oração. Só Deus pode perdoar os nossos pecados. E só Ele pode sarar a nossa terra.

Sendo assim, podemos dizer que hoje é tempo de buscar somente a Deus, porque é só Deus na causa mesmo!

Existem coisas que só Deus pode fazer. Portanto, busque por Ele! Você precisa se humilhar, e orar, e buscar a face do Senhor, e se converter dos seus maus caminhos. Então, Deus ouvirá do céu, perdoará os seus pecados, e sarará a sua terra.

Amém

 

MINISTRAÇÃO

Mateus 11:28-30.

Intercessores à frente: Lázaro, Patrícia e Matheus

“28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Estamos sempre recebendo convites. Existem convites que atendemos com alegria e outros que preferimos recusar. Nesse texto Jesus faz um convite irrecusável para todas as pessoas que se sentem cansadas e sobrecarregadas a virem até Ele para descansar e aliviarem-se da sobrecarga que estão carregando.

 

É PARA IR ATÉ ELE

convite de Jesus é claro: “Vinde a Mim”. Ele não aponta para nenhum outro caminho, pois em nenhum outro encontraremos o alívio para a nossa alma. Religiosidade, dinheiro, poder, terapias, tratamentos, nada disso supera o convite feito por Jesus.  

Quando decidimos atender ao convite de Jesus estamos recusando o convite do pecado. Jesus oferece alívio e descanso para a alma, trazendo paz, alegria, amor, etc. Mas o pecado oferece cansaço e sobrecarga causando tristeza, confusão, ódio, amargura, etc.

Decida atender ao convite de Jesus. Independente da circunstância que você está vivendo, Jesus é nos aliviar das tensões e dos problemas que nos cercam. Não espere as coisas melhorarem para tomar esta decisão. Venha do jeito que você está.

 

É PARA CANSADOS E SOBRECARREGADOS

A sobrecarga é um peso que está acima do limite, além da capacidade permitida. Não é difícil encontramos pessoas sobrecarregas e sufocadas por problemas familiares, financeiros, espirituais, emocionais, etc. causando conflitos, preocupações e pressões além da sua capacidade de suportar.

Para alguns a sobrecarga excede a própria vontade de viver, enxergando o suicídio como solução. Outros procuram o descarrego em centros espíritas e despachos malignos. Existem também os que se entregam ao acaso, para eles tanto faz como tanto fez.

Quando você se sentir cansado e sobrecarregado, dobre os seus joelhos e se curve diante de Jesus, entregando o teu caminho a Senhor e confiando que Ele estará ao teu lado em todas as circunstâncias.

 

É PARA APRENDER COM ELE

Jesus não quer apenas aliviar a nossa carga. Ele não oferece apenas a solução imediata para o cansaço. Jesus oferece também o aprendizado, pois Ele quer nos ensinar a caminhar e viver; a escolher e decidir; a sonhar e planejar; a ser manso e humilde de coração.

Quando obedecemos a Jesus e aprendemos a viver como Ele ensina evitamos o cansaço e a sobrecarga, pois aprendemos a lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, sabendo que Ele tem cuidado de nós.

Não queira apenas o alívio para a sobrecarga e o descanso para a sua alma cansada. Venha até Jesus com o coração disposto para aprender com e Ele e para obedecer a Sua Palavra, pois o fardo de Jesus é leve e o seu jugo é suave.

 

CONCLUSÃO:

que tem cansado você, tirando as suas forças? O que tem sido uma sobrecarrega para a sua vida, puxando você para trás? Seja qual for o motivo do cansaço e da sobrecarga, atenda hoje ao convite de Jesus, pois Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 5/03/2017 - baseado em Marcelo Aguiar.

 

 

Olá, aqui é Pr Walter Pacheco. Estou no projeto de distribuir milhares de arquivos de conteúdo para pregações e colocar tudo GRATUITAMENTE ao alcance do pregador! São sermões na íntegra, esboços, estudos bíblicos e ilustrações. OFERTE E RECEBA é o nosso lema. www.pastorwalterpacheco.com.br

 

RECURSOS PARA O PREGADOR

Disponível em CDR-Rom e por aplicativo Evernote, para computador e celular.

CONTÉUDO:

. Sermões transcritos na íntegra

. Sermões em esboço

. Ilustrações com variadíssimos temas

. Provérbios e ditados populares

. Frases célebres e pensamentos

. Dados estatísticos

. Estudos bíblicos

. Artigos de interesse do pregador

 

Atualização semanal automática pelo aplicativo Evernote e sem precisar pagar nada por isso!

 

Para adquirir RECURSOS PARA O PREGADOR, apenas faça uma oferta para o nosso ministério e você receberá, sem nenhuma despesa, o CDRom Sermões e os links de acesso ao App Evernote, com mais de 1500 notas.

 

NOSSO MATERIAL NÃO É VENDIDO.

Para receber:

Envie-nos uma oferta de amor por depósito bancário.

. Por WhatsApp, informe o seu e-mail, nome e endereço completos.

. Aguarde meia hora e os links para o aplicativo estarão em sua caixa de mensagens.

. A mídia CDRom será chegará ao seu endereço ema té 5 dias úteis.

 

DADOS PARA DEPÓSITO

Walter Pacheco da Silveira

Banco Bradesco Agência 6895 - Conta Corrente: 4543-8

Caixa Econômica Federal Agência 192 - Conta Poupança: 361145-8

 

Contato/WhatsApp Pr Walter Pacheco: 22 99942-6339

bottom of page