top of page

A DECISÃO DE DANIEL

Daniel 1.1-8

 

No terceiro ano de Jeoaquim como rei de Judá, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, atacou Jerusalém, e os seus soldados cercaram a cidade. 2  O Deus Eterno deixou que Nabucodonosor conquistasse a cidade e também que pegasse alguns objetos de valor que estavam no Templo. Nabucodonosor levou esses objetos para a Babilônia e mandou colocá-los no templo do seu deus, na sala do tesouro. 3  O rei Nabucodonosor chamou Aspenaz, o chefe dos serviços do palácio, e mandou que escolhesse entre os prisioneiros israelitas alguns jovens da família do rei e também das famílias nobres. 4  Todos eles deviam ter boa aparência e não ter nenhum defeito físico; deviam ser inteligentes, instruídos e ser capazes de servir no palácio. E precisariam aprender a língua e estudar os escritos dos babilônios. 5  O rei mandou também que os jovens israelitas recebessem todos os dias a mesma comida e o mesmo vinho que ele mesmo comia e bebia. Depois de três anos de preparo, esses jovens deviam começar o seu serviço no palácio. Entre os que foram escolhidos estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá. 7  Aspenaz lhes deu outros nomes, isto é, Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

8 Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido.

 

Introdução

“Daniel resolveu que não iria ficar impuro...”.

Todos os dias nós nos deparamos com situações que exigem de nós alguma atitude.. e para cada atitude, temos que tomar uma decisão.

Quer estejamos na nossa casa, no nosso trabalho, na nossa escola... nós sempre enfrentaremos situações que nos levam a decidir entre o certo e o errado.

A todo momento tomamos decisões, fazemos escolhas... mesmo quando você tem que fazer uma escolha e você não a faz, isto já é uma escolha.

E você sabe: pessoas vencem na vida quando tomam decisões acertadas, quando tomam decisões abençoadas por Deus...

Daniel se viu diante de uma situação e ele optou por agradar a Deus.

Nós também precisamos fazer isto... precisamos direcionar nossas decisões conforme os padrões de Deus, conforme a vontade de Deus.

Fazendo isto nos tornaremos pessoas vitoriosas, pessoas que vivem melhor.

Então, baseados na experiência de Daniel, vamos ver nesta noite, COMO PODEMOS AGRADAR A DEUS COM AS NOSSAS DECISÕES E AS NOSSAS ATITUDES, e assim, desfrutarmos da bênção de Deus.

 

...a primeira necessidade é esta:

VOCÊ PRECISA CONHECER SUA PRÓPRIA IDENTIDADE

Daniel conhecia a identidade dele, lemos no v.3: “O rei Nabucodonosor chamou Aspenaz, o chefe dos serviços do palácio, e mandou que escolhesse entre os prisioneiros israelitas alguns jovens da família do rei e também das famílias nobres”.

Que identidade tinha Daniel? ...esse verso mostra que era ele de linhagem real, de família considerada nobre.

E Daniel conhecia a sua própria identidade... ele sabia de sua origem, tanto que na hora de tomar uma decisão importante, ele resolveu que não iria se contaminar com a “porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia”.

Daniel estava decidido a não abrir mão de sua identidade... ele sabia quem ele era e não negociou isto por manjar nem por vinho oferecidos pelo rei... Daniel conhecia a sua identidade.

A maioria das pessoas, possuem uma falsa consciência de quem verdadeiramente são em Deus.

Essa consciência errada é formada basicamente por dois aspectos:

Primeiro, por pensamentos errados sobre si mesmo... como esse, que na Bíblia, lemos no livro de Nm 13.33, que fala de pessoas que viram a si mesmas como se elas fossem, imagine isto, verdadeiros gafanhotos.

O texto é: “Também vimos ali gigantes, os descendentes de Anaque. Perto deles nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos; e, para eles, também parecíamos gafanhotos”.

Se nós nos vermos como "gafanhotos", teremos a força de gafanhoto... isto é, nós não teremos a "força" necessária para decidir fazer as coisas conforme a vontade de Deus...

Nós não teremos a força necessária para fazer o que é bom, para fazer o que agrada a Deus...

Se nós nos vermos como gafanhotos, teremos a força do gafanhoto... e aí, ao nos depararmos com uma situação difícil, com uma situação que nos pressiona ao erro, que nos pressiona ao pecado, com a força de gafanhoto, não conseguiremos resistir... a situação nos esmagará. Misericórdia!

AH! Mas, se estivermos convictos da nossa condição em Deus, se conhecermos bem o que verdadeiramente somos em Deus, se soubermos bem da nossa identidade (leia João 1:12), então, não importará a situação,  faremos aquilo que agrada a Deus, faremos aquilo que honra a Deus. Aleluia!

 

A propósito, se você é um crente em Jesus Cristo, eis a sua identidade: em Jo 1.12, a Bíblia revela que “a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”.

Se você recebeu Jesus, acolheu Jesus em seu coração, você se tornou, por direito, filho de Deus! Esta é a sua identidade.

E, como Daniel, você deve honrar a sua identidade... o que você é em Deus, não pode ser negociado... você é filho de Deus e, deve proceder como tal.

Agora, o segundo aspecto por que a maioria das pessoas possuem uma falsa consciência de quem verdadeiramente são em Deus, é devido à excessiva preocupação com os pensamentos dos outros a seu próprio respeito.

Quando uma pessoa tem pensamentos errados sobre si mesma ela cria uma falsa consciência de quem é...

Mas, em segundo lugar, podemos formar uma consciência errada de quem somos se dependermos dos pensamentos dos outros a nosso respeito.

Vou lhe mostrar um exemplo na Bíblia, está em 1Sm 16.

Aqui lemos de Jessé, pai de sete filhos... quando Deus quis um rei para governar o Seu povo, lemos no v.1, que Deus disse a Samuel, Seu servo: “...vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei”.

E lemos no v.6, que quando Samuel chegou à casa de Jessé, ele fez um desfile dos seus filhos perante Samuel, começando pelo que ele achava mais bonito, mais inteligente, mais forte..., porém, nenhum deles era o escolhido de Deus.

Jessé, intencionalmente, havia deixado um dos filhos de fora, o mais novo... lemos no v.11 que Samuel perguntou a Jessé: “Você não tem mais nenhum filho? Jessé respondeu: -Tenho mais um, o caçula, mas ele está fora, tomando conta das ovelhas. -Então mande chamá-lo! -disse Samuel. -Nós não vamos oferecer o sacrifício enquanto ele não vier”.

Jessé era pai de Davi, o caçula, o que tomava conta das ovelhas... e só isso. Os pensamentos de Jessé sobre Davi, portanto, não eram grandes, não eram possuídos de dignidade.

Fosse Davi depender dos pensamentos do seu próprio pai para firmar-se como homem, para firmar-se como pessoa, ele jamais receberia a unção de rei, conforme lemos no v.12, que ele acabou recebendo.

É isso, pra você não formar uma consciência falsa de quem é, faça como Davi: não se preocupe muito com o que os outros pensam a seu respeito.

Você deve, isto sim, se apegar aos pensamentos que Deus tem a seu respeito.

O que Deus pensa de nós é muito mais importante do que os outros pensam de nós.

Você pode estar trabalhando no campo, na roça, cuidando de animais... você pode ser pequeno, de poucas condições e até medíocre... alguém que não consta nos planos de ninguém, uma pessoa que os outros julgam sem futuro, mas amado, ouça o que Deus pensa quando põe os olhos em pessoas como você, a Bíblia revela que Deus diz isto: “Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Jr 29.11). Aleluia!

Então, aprendemos duas coisas importantes... pra você não perder a visão de quem você é em Deus:

Primeiro: não construa pensamentos errados sobre si mesmo... e segundo: não se preocupe muito com o que os outros pensam a seu respeito.

O que Deus pensa de você é mais importante.

Depois disso, com a experiência de Daniel, aprendemos que para PODERMOS AGRADAR A DEUS COM AS NOSSAS DECISÕES E AS NOSSAS ATITUDES, e assim, nos tornamos pessoas vitoriosas, pessoas que vivam melhor...

 

...a segunda necessidade é esta:

2. VOCÊ PRECISA FICAR FIRME EM SEUS PROPÓSITOS

Aqui no livro de Daniel (1.8), está escrito que “Daniel resolveu que não iria ficar impuro”. Firmeza de propósito.

Na vida, surgem muitas situações que exigem firmeza quanto ao que vamos decidir.

Muitas vezes, precisaremos “resolver firmemente” não aceitar uma determinada proposta que nos está sendo feita.

Mas para que isso aconteça, será necessário que você, primeiro:

Seja perseverante. Daniel era uma pessoa perseverante.

No capítulo 10 desse livro de Daniel (v.2), lemos de uma situação em que Daniel resolveu firmemente perseverar no seguinte, lemos isto: “Naquela ocasião, fiquei de luto por três semanas. Durante aquele tempo, não comi nenhuma comida gostosa nem carne, não bebi vinho e não penteei o cabelo”.  

Daniel, decididamente, resolveu fazer isto por três semanas... quase um mês! ...ele conhecia o caminho da perseverança... e foi, com perseverança, que ele conquistou vitória no seu propósito.

Isto vale para nós!

Se nós, queremos, assumir e manter uma postura de tomar atitudes que agradam a Deus, que honram a Deus, então, não poderemos desanimar nem jamais desistir.

A perseverança será o nosso caminho!

Você terá que ficar firme em seu propósito... uma vez Jesus disse: “Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos” (Lc 21.19).

Segundo, a fim de você ficar firme em seu propósito: tenha consciência do que ocorre no mundo espiritual.

Aprendemos aqui neste capítulo de Dn (10.12-13), que há uma batalha espiritual, invisível, sendo travada.

Daniel havia feito orações a Deus e, Deus havia respondido as orações de Daniel, mas por 21 dias, as respostas de Deus não chegavam até Daniel... elas eram interceptadas.

Sabe quando você sintoniza um canal da televisão e a imagem não é captada? ...você confere se está no canal certo... confere se a antena está corretamente posicionada... até se certifica se a emissora está no ar (telefona pro vizinho: “E aí, tá pegando o canal da Igreja Central em sua casa – “a Rede Central de Televisão?”... e o vizinho confirma que está...

Então, você sabe, há algo ocorrendo, interceptando a imagem liberada pela emissora de chegar até o seu televisor ligado.

Era isto que estava acontecendo com as orações de Daniel, lemos no texto, v.12, que Deus enviou um anjo com a resposta, e quando esse anjo chegou, ele explicou: “Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras...” e no v.13, o anjo explicou ainda: “Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias...”.

Esse príncipe do reino da Pérsia era um demônio, um espírito maligno de alta patente, enviado pelo diabo para impedir que Daniel recebesse as respostas de Deus.

Nenhum de nós, que deseja alcançar a bênção de Deus, pode ignorar isto: o diabo, realmente, fará de tudo, criando situações e usando pessoas, para nos fazer tomar atitudes que desagradam a Deus.

Por isso, você tem que estar firme em seus propósitos! Amém

 

MINISTRAÇÃO

Se quisermos nos tornar pessoas vitoriosas, pessoas que vivem melhor, porque com as suas atitudes e com as suas decisões, estão agradando a Deus, estão honrando a Deus, então é preciso:

Estarmos conscientes de que somos filhos de Deus e que precisamos ficar firmes em nosso propósito de servir a Deus, de amar a Deus, de obedecer a Deus, de seguir a Deus.

Você não poderá abrir mão nem negociar isto...

Mas, muitas vezes, irão surgir situações sutis que tentarão fazer você errar em suas decisões... desobedecendo a Deus.

Você enfrentará situações em que será tentado a fazer escolhas do tipo: "diga que eu não estou", ou, é “só uma mentirinha”, ou um "programinha" de televisão...

Portanto, você precisará estar atento e sempre resolvido em querer agradar a Deus, "custe o que custar".

Deus não tem compromisso com pessoas que não são obedientes a Ele.

Nesta semana, estive lendo o Salmos nº 1 e o v.6 me comoveu muitíssimo. Nele está escrito isto: “...Deus dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte”.  

 

Gancho evangelístico

A decisão mais importante que um ser humano tem que tomar é se ele vai aceitar a salvação, recebendo a Jesus como seu Salvador e Senhor, ou se vai rejeitar a salvação, negando que Jesus é o Bendito Filho de Deus, como nos revela a Bíblia.

Dessa decisão, depende nossa vida hoje e como ela será na eternidade (se estaremos no céu com Deus, ou no inferno, sem Deus?).

Quantos de vocês nesta noite, querem decidir andar com Jesus agora?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em material de Sergio Callegari – 22.01.2006.

bottom of page