top of page

A VISÃO DOS OSSOS SECOS

Ezequiel 37:1-14

 

Introdução:

Eu quero compartilhar com você a mensagem desta visão, a visão dos ossos secos.

Há ocasiões que somos tentados a desistir de coisas importantes... eu já fui tentado a desistir do ministério... eu já fui tentado a desistir de alguns sonhos... eu já fui tentado a desistir...

Tem gente que imagina que pastor é anjo, não tem coração humano, não tem emoção humana... é anjo. Grande engano... eu já fui tentado a desistir.

Você também já foi tentado a desistir de coisas importantes?

Este texto fala de um povo desistido... um povo, povo de Deus, diga-se de passagem, que havia desistido... até havia virado as costas para Deus, completamente desistido de qualquer vontade pra dar mais um passo, pra caminhar mais um tanto...

Talvez você esteja experimentando uma situação parecida... está sofrendo a tentação de desistir de algo... quem sabe, porque você não está vendo jeito de uma coisa melhorar, de um problema se resolver, de uma situação se consertar... então o diabo te tenta a desistir, sugerindo que é perda de tempo, que há coisa melhor pra fazer...

Queridos, essa é a necessidade que Deus me trouxe ao coração, para ministrar nessa manhã.

 

Então, aqui está o suprimento de Deus para te abastecer hoje de esperança em meio ao caos... onde tudo parecia perdido, Deus veio e deu a Ezequiel uma visão de esperança, uma visão de vida! E essa é a vontade de Deus para você hoje! Amém?

Olha pra esse texto da Bíblia. Ele fala de Israel, do povo que Deus escolheu para amá-Lo e servi-Lo, mas esse povo estava vivendo cativo, todos estavam em angústia...

No lugar aonde estavam, havia dores, havia sofrimento... tudo que eles mais tinham era preocupação, insegurança, tristeza... o sentimento que predominava era o sentimento de derrota, o sentimento de desânimo, o sentimento de morte.

O povo estava desanimado... sem coragem pra nada... a vida parecia passar num buraco, num vale, numa cova, num túmulo.

O servo de Deus olhava para tudo aquilo e imaginava: “Meu Deus! Vou desistir... não tenho mais alegria... não tenho mais ânimo... isso não vai mudar, não vai melhorar, tá seco, tá sem vida!”

Mas é aí que Deus veio ao profeta Ezequiel, que sentia a dor de ver aquele caos, e Deus veio à ele e disse: “Ezequiel, aonde você vê osso, osso seco, tem um exército enorme que vai se levantar cheio de vida e de força! Não desista! Não desista!”

Então, Deus toma Ezequiel em espírito e o leva para ver um vale, um vale sombrio, mal cheiroso, desorganizado e sem vida – um vale cheio de ossos secos, partidos e desorganizados.

É um quadro feio de se ver... Ezequiel deve ter se impressionado, porque só tinha caveira, osso de todo tipo e tamanho e tudo seco.

Mas ali naquele lugar, Deus revela pra Ezequiel, a grandeza do poder que só Deus tem.

Deus falou no v.5, pra Ezequiel: “Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. 6 Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor”. Aleluia!

 

E Deus então disse à Ezequiel: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor”.

Pois, no momento em que Ezequiel obedeceu a Deus e se pôs a profetizar conforme a ordem de Deus, lemos no v.7, que “houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso”.

O v.8 diz que quando o profeta olhou, ele viu que “os ossos (todos os ossos daquele vale) foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele...”.

Mas não havia espírito de vida ainda, mas quando Ezequiel tornou a profetizar dizendo, v.9: “Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam...”, então, entrou neles o fôlego de vida; eles receberam vida e se puseram em pé. E aqueles ossos, antes sequíssimos, agora formavam um numeroso exército! ...esse é o poder de Deus! Aleluiaaaa!!! Aleluiaaaa!!! Aleluiaaaa!!!

Amado, depois disto ter acontecido, Deus falou de novo, lemos no v.11 agora: “Filho do homem, estes ossos (estes ossos) são toda a casa de Israel. Eles que dizem: Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados. (e Deus mandou): Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Ó meu povo, vou abrir os túmulos e faze-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel. E quando eu abrir os túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor. Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão (viverão cheios de vida, cheios de esperança), eu os colocarei em sua própria terra, então vocês saberão que eu sou o Senhor!”.

O significado da visão era que aquele povo amargurado, sofrido, abatido... experimentando a vida na cova, Deus estava dizendo para Ezequiel, e está dizendo pra você hoje: “Eu, o Senhor, eu posso agir no caos e trazer ordem, e trazer vida!”

É isso meu amado: O Espírito do Senhor pode trazer vida a todas as coisas. Ao caos que você está vendo, Deus pode trazer ordem. Até ossos secos, sequíssimos, são vivificados pelo poder de Deus! Aleluia!

Por isso, creia nessa manhã: se você está se vendo sem ânimo, sem coragem pra nada... se você está com o seu coração angustiado, desesperançado... se o pensamento de desistir, está presente na sua vida hoje, amado, creia no poder de Deus, porque, ainda que a situação seja pior que o vale de ossos secos, Deus é tão poderoso que até ossos secos são revestidos de vida pelo Seu glorioso poder!

Contudo, preste atenção: A restauração viria sobre Israel à medida que o profeta liberasse a palavra de bênção.

Havia um vale de ossos secos, era verdade, mas Deus falou: “Ezequiel, profetize a esses ossos. Diga pra eles: Ossos secos, Deus vai soprar vida sobre vocês, e vocês vão ficar cobertos de carne nova, de pele nova... vocês terão vida e formarão um grande exército!”

 

Isso significa que se você ficar a falar: “Ah! essa situação não vai mudar, isso não melhora nunca, é sempre assim...”. Querido, liberar esse tipo de palavra não cria condição para o agir de Deus.

Tem alguma coisa que entristeceu você? entristeceu em casa, no trabalho, na igreja, na célula, no discipulado?

O diabo quer que você chute o balde, que você desista, que você desanime... então, ele põe na sua boca a palavra de destruição: “Ah! Fulano é isso, é aquilo... tá tudo seco, tudo morto, não melhora nunca...”.

Amado, a situação também estava caótica para Ezequiel, mas Deus falou pra ele: “Filho do homem, profetiza pra esses ossos secos! Diga o seguinte: ossos secos, vocês estão secos, estão assim desse jeito, mas Deus vai dar vida novamente pra vocês! Você serão cobertos de músculos e terão força. O Senhor fará de vocês um grande exército!”

Quando você fizer isso, quero garantir, que na autoridade do nome de Jesus, você o agir de Deus. Amém?

 

Conclusão:

Do que é que você está sendo tentado a desistir? O que é que está seco pra você?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page