top of page

PODER EXPLOSIVO

Atos 1.8

 

Introdução

Amados, quero destacar nesse verso da Bíblia, a parte que diz que receberemos poder ao descer sobre nós o Espírito Santo. Receberemos poder. Diga: poder!

Essa palavra poder no original grego, deixa eu te explicar uma coisa, ela significa poder explosivo.

 

Os gregos usam quatro palavras para expressar a ideia de poder. Exousia, que fala do poder de autoridade; Ischuros, que fala do poder físico, a força dos músculos, por exemplo. Tem a palavra Kratos que fala de poder no sentido de domínio e tem a palavra Dinamis, que expressa a ideia de energia, de grande força, um poder explosivo que vem de outro mundo para operar na Terra.

Dinamis, essa é a palavra usada aqui no v.8. Jesus está dizendo: “quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão dinamis”. Portanto, dinamis é o poder do Espírito Santo, um poder sobrenatural, grande, uma energia poderosa.

E dinamis te lembra alguma coisa? É dessa palavra grega que Alfred Nobel, engenheiro químico sueco, mundialmente famoso pela fundação com o seu nome e de onde vem os prêmios Nobel, ele criou a dinamite, no ano 1867.

Ele criou a dinamite e escolheu esse nome dinamite, porque lá no grego tem a palavra dinamis que expressa a ideia da explosão, um poder explosivo.

 

Então, veja que coisa impressionante: o poder que Jesus diz que vem sobre nós pelo Espírito Santo, é dinamis, um poder explosivo, um poder como de dinamite.

Então, quero te dizer, é esse poder, o poder do Espírito Santo que transforma você. Olha pro irmão ao lado e diz pra ele: “O Espírito Santo te transforma”.

Talvez, você já entregou a sua vida pra Jesus, já é um convertido, já é um cristão, a sua vida mudou, mas você sente falta de poder na sua vida espiritual, falta poder de Deus na sua vida.

 

Você vê outros cristãos com aquela unção, tão cheios de poder, tão felizes em Deus, e você fala: “Humm, eu sei que eu converti, sei que sou um filho de Deus, mas porque eu não tenho isso que ele tem?”

Você sente falta de poder na sua vida? Eu vou te falar o que falta: é essa experiência com o Espírito Santo.

 

Irmão, essa é a segunda experiência mais importante na vida de uma pessoa. A primeira é a conversão, é o novo nascimento, e a segunda é essa: o revestimento de poder do Espírito Santo.

A unção do Espírito Santo, o poder do Espírito Santo em nós, é que faz toda a diferença.

Você pode ver isso na vida dos discípulos de Jesus. Quando Jesus morreu, ressuscitou e retornou aos céus, os discípulos tiveram medo, alguns se esconderam com medo de também serem mortos pelos judeus. Eles eram sinceros, amavam a Deus, mas eles não tinham ainda aquela unção, aquele poder, não haviam ganhado ninguém pra Jesus.

Mas, no dia que eles foram revestidos com o poder do Espírito Santo, naquele mesmo dia, eles ganharam 3 mil pessoas para Jesus e depois foram 5 mil e assim por diante. Tudo mudou na vida deles, depois que eles foram enchidos com o poder do Espirito Santo.

 

Outra coisa, irmão, o Espírito Santo te ajuda a tomar posse do seu milagre.

Eu sempre gostei muito de ler e ouvir mensagens sobre princípios de fé, mas eu nunca avancei muito nesses princípios. E sabe o que eu descobri? Eu descobri que eu precisava estar mais junto do Espírito Santo, porque quanto mais junto dEle eu estiver, mais poder do Espírito Santo eu vou ter.  

E sabe, esse é o problema com muitos cristãos. Eles ouvem os princípios tão poderosos de como podemos conquistar coisas grandes e firmes de Deus pela fé, mas a maioria dos cristãos não avançam.

 

A Palavra de Deus parece que bate neles igual a água bate nas costas de um pato. Você já viu isso, água batendo nas costas do pato? Parece que a costa do pato tem um óleo que não deixa a água penetrar. Se a gente joga água nas costas de um pato, a água vira bolinhas que vão rolando, elas não molham o pato.

O que está acontecendo quando você ouve que Deus quer te abençoar, quer te usar poderosamente? Parece que essa Palavra é que nem água em cima das costas do pato, porque você ouve, mas não aproveita nada, a palavra não te encharca o coração.

Qual é o problema? O problema, irmão, é que você não está revestido com o poder do Espírito Santo.

 

Meu irmão, quando eu descobri isso, a coisa que eu mais quero é comunhão com o Espírito Santo.

A Bíblia diz em 2Co 2.12 que “não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente”.

Olha só, uma das razões principais porque nós recebemos o Espírito Santo é que Ele nos dá revelação, entendimento, das coisas que Deus nos tem dado. Aleluia! Você precisa ter comunhão com o Espírito Santo, irmão!

 

Outra coisa, o Espírito Santo te ajuda a tomar posse do seu milagre, porque Ele ajuda a domar a sua língua.

Olha, pra você vencer na vida, você tem que saber domar a sua língua. Mas, a Bíblia fala que o homem consegue domar qualquer tipo de animal: os leões, os tigres, cavalos selvagens... o homem consegue domar, não vê o circo, cheio de feras brincando com o homem?

Mas a Bíblia fala que nenhum ser humano dá conta de domar a língua. A Bíblia diz isso! Tg 3.7-8: “O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar”. Mas tem Um que dá conta de domar a língua, é o Espírito Santo.

Irmão, o que você vive falando? O que sua língua pronuncia é fundamental para a sua vitória. Muitas pessoas estão esperando vencer primeiro, pra depois confessar que é vencedor, mas não é assim que a fé funciona.

 

Primeiro, você deve crê na Palavra que Deus falar ao seu coração, aí, você deve liberar essa palavra com a boca. Você tem que confessar primeiro que voce já é um vencedor e aí a vitória vai se materializar na sua vida. Você deve ficar liberando a palavra: “Eu sou filho de Deus, sou aceito por Ele, sou abençoado e sou vencedor”!

Mas sabe o que é mais comum? As pessoas falam palavras de fé na igreja, mas durante a semana, falam besteira. A esposa fala besteira sobre o marido, o marido fala besteira sobre a esposa... a pessoa fala besteira sobre si mesma, sobre os filhos!

Meu irmão, se você não se revestir do poder do Espírito Santo para domar a sua língua, as bênçãos de Deus não irão tomar forma na sua vida.

O que você fala é muito sério. Tem uma história muito forte sobre uma família viajando de carro à noite. Houve um acidente horrível, o carro bateu e o casal e seus dois filhos ficaram espalhados, caídos pelo asfalto. Todos pareciam semimortos, imóveis no asfalto. O único que estava melhor era o marido. Ele conseguiu se arrastar até onde estava a esposa, que estava inconsciente, e vendo aquela situação, os filhos também imóveis lançados no chão, ele olhou para a esposa e começou a falar: “Eu sou um homem morto”. Daí a pouco, a esposa recuperou a consciência e começou a orar em línguas. A Bíblia diz que quando oramos em línguas, oramos na mais perfeita vontade de Deus. Foi o que ela fez: em vez dela falar besteira: “Oh! meu Des, eu estou morrendo”, ela começou a orar em línguas, esperando que o resgate viesse.

E veio, toda a família foi rapidamente levada para o hospital e se recuperaram. Todos ficaram bons, mas ninguém sabe o que foi que aconteceu, duas semanas depois, o marido morreu.

A Bíblia fala que o poder da morte e da vida está na língua, Pv 18.21. A Bíblia diz isso!

 

Então, irmão, você precisa do poder do Espírito Santo, porque Ele te ajuda a domar a sua língua!

É até interessante que, a maioria das pessoas, quando recebem o poder do Espírito Santo, elas falam em línguas sobrenaturais.

Irmão, quando eu pego a mim mesmo falando besteiras em vez de palavras de fé, eu estou aprendendo a repreender isso imediatamente. Eu digo não às besteiras e começo a declarar que o Espírito de Deus está dentro de mim e Ele me ajuda. Aleluia!

O Espírito Santo, irmão, também te capacita para o ministério. Diga: o Espírito Santo me capacita para o ministério.

 

At 1.8, que diz? “...quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas”.

Veja, a razão principal do poder do Espírito Santo sobre nós, não é nos levar a falar em línguas, apesar disso ser muito bom, mas a razão principal de você ter o poder do Espírito Santo, o poder explosivo, o poder de uma dinamite sobrenatural na sua vida, é pra você ser testemunha de Jesus, é pra você trabalhar pra Jesus.

Escuta isso: como que eu sei quando eu estou cheio do poder do Espírito Santo? Como que eu sei? Será quando falo em línguas? Não.

Você sabe que está cheio do poder do Espírito Santo quando você começa a dar testemunho de Jesus, quando você começa a trabalhar para Jesus!

E eu sei, irmão, que todo cristão sincero, sonha em ser usado por Deus. Todo cristão genuíno, ele quer ser usado por Deus.

 

Ouço dizer que muitos crentes só estão interessados na bênção, que o negócio é a bênção e não querem trabalhar para Jesus.

Eu penso que não é verdade. O verdadeiro cristão quer servir a Deus. Mas tem sim, infelizmente, aqueles que só estão atrás da bênção.

Isso pode ser ilustrado com a figura do cachorro. O rabo do cachorro é a bênção. Pessoa que só busca a bênção, é como o cachorro, filhotinho ainda, que corre atrás do rabo. Corre em círculo de ficar tonto! Crentes que só buscam a bênção, ficam tontos e só andam em círculos na sua vida cristã, nunca chegam a lugar nenhum, porque só correm atrás da bênção, quando na verdade, a bênção é que vem atrás quando buscamos a vontade de Deus.

Já reparou que onde o cachorro vai, o rabo vai atrás? É assim que é para ser: você corre pra fazer a vontade de Deus e a benção corre atrás de você. Amém. Dê aplauso forte a Jesus.

 

Portanto, o problema geral não é que cristãos não querem a vontade de Deus ou não querem trabalhar para Deus, querem sim,

O problema principal é esse: é que o diabo tem convencido o cristão de que ele não dá conta de fazer a vontade de Deus. que não dá conta de ser consagrado e servir a Deus.

Irmão, é o diabo que diz isso. Muitas vezes, a pessoa é formada, tem o bacharelado, tem o mestrado, tem o doutorado, mas quando você fala: “Irmão, vamos trabalhar pra Jesus. Vamos discipular, vamos abrir célula, vamos trabalhar no ministério infantil, no louvor, vamos servir a Deus!” A resposta é: “Não, pastor, quem sou eu? Eu não levo jeito pra isso, não!”

 

Meu, irmão, é o diabo que diz isso. Porque, escute bem: quando você tem comunhão com o Espírito Santo e está cheio do poder de Deus, cheio do poder explosivo, tipo dinamite, do Espírito Santo, meu irmão, você pode ser até analfabeto, mas cheio do poder de Deus, você serve a Deus e até quem é doutor, chora!

Não deixa o inimigo te enganar, dizendo que você é um cristão de segunda categoria, porque Deus tem planos poderosos para a sua vida. Deus quer que você estude, que você se forme, mas Deus quer também te revestir com o poder do alto, com o poder sobrenatural, pra você ser grandemente usado por Deus. Aleluia!

Não deixa o inimigo te enganar. Conta uma história que cientistas fizeram uma experiência colocando cinco macacos dentro de uma gaiola, e no meio, uma escada e um cacho de bananas pendurado.

E quando um macaco subia para pegar a banana, vinha um jato de água gelada em cima dele.  Passado um tempo, sempre que um macaco ameaçava subir a escada para pegar banana, os outros macacos batiam nele para não subir.

Depois de um certo tempo, nenhum macaco se atrevia subir a escada. Então os cientistas substituíram um macaco por outro. Quando esse novo macaco viu a banana, ineditamente foi subir a escada e, pronto, os outros quatro macacos baterem nele. Aí os cientistas substituíram outro macaco por um novo. E foi a mesma coisa. Todos os macacos foram trocados e, quando chegou o último mais novo, ele quis pegar a banana, e os outros macacos bateram nele.

 

Se fosse possível conversar com os macacos e perguntar por que batiam nos que tentavam subir a escada, a resposta seria: “Nós não sabemos, mas é assim que as coisas são aqui dentro!”

Tem vezes que o diabo faz desse jeito. Ele fala pra você: “é assim que as coisas são, você não pode subir a escada pra ser usado por Deus”.  

O diabo vê você desejoso de trabalhar pra Deus, desejoso de crescer, de multiplicar a célula, de evangelizar, e vê que você começa cheio de fé a subir a escada, e aí, sabe o que acontece? Os macacos dessa vida, começam a falar: “Não, você não dá conta; você é isso, você é aquilo”. Irmão, não deixa nenhum macaco desse mundo impedir você de receber o melhor de Deus pra sua vida. Amém?

 

Por último, irmão, o Espírito Santo te reveste com poder para produzir provas de que verdadeiramente Jesus ressuscitou.

Lc 24.49, olha que texto poderoso: “E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês”.

Jesus já tinha morrido na cruz e ressuscitado, já tinha falado para os discípulos: “ide por todo o mundo pregai o evangelho a toda a criatura”. Mas, diz Jesus diz: “esperem, não comecem a pregar ainda, não comecem a fazer discípulos das nações ainda, vocês façam o seguinte: esperem em Jerusalém até que o poder do alto venha sobre vocês. Aí, sim, depois disso, sim, mãos à obra”!

Irmão, nós temos que receber esse revestimento de poder para podermos trabalhar para Jesus.

E eu pergunto: você já foi revestido desse poder, você já conta com o poder sobrenatural de Deus na sua vida?

 

Olha, todo cristão já tem o Espírito Santo morando dentro dele, mas nem todo cristão tem o revestimento do Espírito Santo. Você tem?

E sabe, até quem já recebeu, Deus quer te dar novas experiências com o Espírito Santo.

Tem crentes vivendo de experiências antigas. Você pergunta: “Irmão, você já foi enchido com o poder do Espírito Santo?” E o irmão responde: “Sim, graças a Deus, em 1947 eu fui cheio com o Espírito Santo”.

Irmão, Deus quer te dar uma nova experiência, uma nova unção! Amém?

Muitos tem tentado viver a vida cristã na base do esforço pessoal, na força do próprio braço, faz isso não, irmão!

 

O segredo é você cultivar intimidade com o Espírito Santo e, quando você está em comunhão com Ele, o poder do alto desce sobre você e, quando você tem esse poder explosivo da dinamite do Espírito Santo, você vai vencer o pecado, você ter unção, vai ter vitória, vai ter o sobrenatural na sua vida.

Esse é o segredo: ter comunhão íntima com o Espírito Santo e Ele te revestirá com o Seu poder. Aleluia!

Irmão, eu estou crendo, que você vai buscar a intimidade com o Espírito Santo e você vai ter visões, vai ter sonhos, vai ter revelação, vai ter coisas grandes e poderosas de Deus na sua vida.

 

Aleluia! Então, vamos agora, ter um tempo de oração na presença de Deus.  

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

 

bottom of page