top of page

VÓS SOIS MINHAS TESTEMUNHAS

Atos 1.8

 

Introdução

A Bíblia conta de um homem dominado por um espírito maligno, que morava entre os túmulos, no cemitério. Mas, Jesus encontrou esse homem e ele foi liberto daquele espírito mau. Aí, liberto, completamente livre daquela escravidão, daquele procedimento, daquele tipo doentio de vida, ele quis entrar no barco e acompanhar Jesus pra onde estava indo.

Mas, Jesus falou pra ele, Mc 5.19: “Volte para sua família... e conta pra eles a coisa maravilhosa que Deus fez com você”. Aí, lemos no final do verso, que “ele foi pela cidade inteira contando a todos tudo o que Jesus havia feito a ele” (BV).

Então, Jesus seguiu o Seu caminho, foi adiante, foi para o outro lado do lago da Galileia, que é bem grande, são 14 quilômetros de largura, chamado inclusive de Mar da Galileia, mas era um lago, um lago enorme.

Pois, Jesus foi adiante, mas deixou atrás de Si, uma testemunha viva do Seu poder. Jesus sabia que o povo seria impactado com a história daquele homem, porque a cidade inteira conhecia ele antes da libertação; todos sabiam que ele morava no cemitério e tinha ataques espirituais terríveis, mas que agora, havia sido transformado pelo poder de Deus.

Olha, o plano de Deus é esse: é salvar pecadores através do testemunho de pessoas que foram tocadas pelo poder de Deus.

Deus quis que fosse assim porque essa é a melhor maneira. As pessoas que sabem quem você é, muitas estão cheias de dúvidas, carregam sentimentos de culpa, muitas nada sabem sobre o plano de Deus para a salvação delas, mas você que teve a sua vida tocada pelo Espírito Santo de Deus, que está cheio da presença de Deus, você pode servir de ligação para cada uma dessas pessoas se achegar a Deus.

Olha o que Deus fala das pessoas que recebem o poder do Espírito Santo. Deus diz: “...e serão minhas testemunhas”.

Amado, Deus quer usar a sua vida, a minha vida, para salvar as pessoas que conhecemos.

Você está cercado de pessoas que te conhecem... alguns tem muitos conhecidos e outros nem tanto, mas o seu testemunho alcançará pessoas que a Bíblia não alcança.

Você conhece pessoas que não leem a Bíblia, não ouvem pregação, que não escutam hinos de louvor. Não é costume delas, não é do interesse delas.

Então, como que essas pessoas serão alcançadas para a salvação? É por meio de uma amizade, é por meio da sua vida, da sua vida.

É como está escrito em 1Pe 2.1-2 sobre a mulher casada com marido que não recebeu Jesus como Salvador ainda. Como que a esposa vai ganhar o marido para Jesus? O apóstolo Pedro dá esse conselho: “mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês”.

Jesus pregou o seguinte: “Vocês são a luz do mundo” (Mt 5.13). Não é a Bíblia que é a luz do mundo, porque o mundo não aceita a Bíblia. É a Bíblia feita carne, feita gente, que é a luz do mundo.

A Bíblia, irmão, é a luz para o crente, mas para o descrente, é a Bíblia na versão carne e osso que é a luz do mundo.

Por isso, querido, a sua vida pode surtir o maior efeito na vida das pessoas que te são conhecidas... a sua vida pode mudar o destino eterno da alma destas pessoas.

Será que você está percebendo o valor e a importância da sua vida, como crente em Jesus, para a vida dos seus amigos? É a sua vida que Deus quer usar para salvar sua família e os seus conhecidos.

 

Ah! Eu quero que você conheça agora o que Deus está fazendo. Aconteceu Sexta-feira uma coisa muito linda. Eu quero convidar o Helder aqui e ele vai compartilhar conosco.

Helder, como foi que você chegou aqui na igreja? Já conhecia alguém? Como foi?

E você faz discipulado, tem um discipulador? Já está discipulando também?

E Sexta-feira você foi conseguiu realizar um projeto que você fez. Conta pra nós o que é, a ideia que você teve e como foi essa experiência.

Irmãos, nós temos vivido um mover de Deus muito poderoso. Deus está sendo muito gracioso conosco e nos abençoado com jovens, com adolescentes, com homens e mulheres que estão na unção de Deus, estão tão apaixonados por Jesus, que é uma coisa muito linda!

Os nossos jovens estão focados em Jesus, amam o jejum, estão visitando os doentes no hospital, estão indo para a praça servir cafezinho e falar do amor de Deus para as pessoas, estão prestando serviços de reforma, de arrumação de coisas... é muito impressionante o que está acontecendo!

 

Eu creio que Deus está dando um sinal pra nós de que é hora de avançar. E a grande alavanca para o crescimento da igreja chama-se Evangelismo.

Então, eu vou estar apresentando nos próximos TADÉIS a estratégia dos Grupos de Evangelismo, o GE, que é uma grande ferramenta pra você usar com o propósito de influenciar seus amigos na tomada de uma decisão por Jesus.

É tudo muito simples, você vai ver que realmente é e que dá pra você, você mesmo, ter o seu GE.

 

Por hoje, eu quero somente uma coisa, mas muito especial, que você apresente o nome dos seus três Natanaéis.

Opa, Natanaéis? Alguém pode perguntar: que gíria é essa? Que é isso de Natanaéis? São vários Natanael? ...eu só conheço um com esse nome, é o Natanael lá da farmácia, pai do Clauber. Lá em São Paulo eu conheci um rapaz também com esse nome...

Vou explicar: Natanael é nome de uma pessoa que, na Bíblia, teve um amigo chamado Filipe, que se interessou muito em que ele, o Natanael, conhecesse Jesus.

Então, Natanael foi alguém que veio à Jesus, graças a atenção e o amor de um amigo, o Filipe. Filipe levou o seu amigo Natanael para conhecer Jesus.

É isso! Qual o Natanael que você, fazendo o papel de Filipe, vai trazer ao encontro de Jesus? ...eu quero que você apresente o nome de três Natanaéis, porque a estratégia do GE vai começar a partir de um ou mais dos seus Natanaéis.

Muito bem. Apresente o nome de três amigos (ou amigas, sendo você mulher). Você vai escrever o nome deles num marcador de Bíblia que vai receber agora. Escreva aí.

E agora? Agora você vai, todos os dias, no seu TSD (Tempo Sozinho com Deus), apresentar o nome dos seus três Natanaéis em oração, pedindo a Deus, ao Espírito Santo, que prepare o coração desses amigos para receber Jesus.

Qual é o passo agora? Orar todos os dias pelos seus três Natanaéis. Entendido?

E, é só isso? Não, aí vai entrar o GE, que vamos estudar em detalhes no próximo TADEL.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

 

bottom of page