top of page

AS DUAS FESTAS

João 2.9-10

 

INTRODUÇÃO

Desde pequenos, quando crianças, nós somos apresentados às festas.

No momento do nascimento, em geral, uma festinha já acontece. O bebê nasceu, os pais e alguns familiares mais próximos, comemoram no quarto mesmo, com abraços, beijos e fotos, a chegada do neném! Hoje em dia, já tem agências de festinhas com serviço de buffet e até garçons na Maternidade, pra comemorar.

Aí, vem as festinhas de aniversários, as datas comemorativas do calendário... são muitas festas!

Por que elas existem e são tantas? Por que o ser humano é tão festeiro? Há, tem uma resposta muito simples, mas verdadeira: nós viemos de Deus e Deus gosta de festas.

Há quem pense que Deus só é severo, cara fechada, que não gosta nem de alegria nem de festas. Mas isso não é verdade, porque Ele é o Dono da verdadeira alegria (Sl 16.11).

E Deus mesmo estabeleceu no monte Sinai, muitas festas para o Seu povo celebrar, no decorrer de um ano.

São festas bíblicas a Páscoa, o Pentecostes, a festa dos Tabernáculos... A própria Bíblia, se você estudar um pouquinho, você vai ver como Deus faz festas!

Só pra você ter uma ideia, no Evangelho de Lucas, capítulo 15, lá tem três histórias bem interessantes: da ovelha perdida, da moeda perdida e do filho perdido. Cada uma das três histórias é concluída com uma festa!

 

Agora, eu me encho de admiração é com esse texto bíblico aqui, Sl 30.11, que mostra o que Deus faz conosco quando vamos até Ele: “Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria” (NTLH).

O cantor gospel Marcos Goés, gravou em português a canção de Marcos Witt, que baseada neste Salmo, diz: “Tu mudaste meu lamento em baile; Me cingiste todo de alegria”. É isso mesmo que Deus faz, porque Ele ama festa.

E lemos um texto do evangelho de João, que nos fala de Jesus ter ido à uma festa de casamento na cidade de Caná da Galiléia, onde, inclusive, Jesus realizou o Seu primeiro milagre e deu, também, a Sua primeira lição.

O texto é conhecido. É aquele que fala de Jesus ter transformado água em vinho (e não tinha pó de refresco Tang no copo, não viu!).

O responsável pela festa, ao provar a água transformada em vinho (ele não sabia o que tinha acontecido), procurou o noivo e falou o que lemos no v.10: “Isto é coisa muito boa! " disse ele. "O senhor é diferente de todos os outros! Geralmente o dono da festa gasta primeiro o vinho melhor, e depois, quando todo mundo está satisfeito e não se importa mais, distribui o vinho barato. Mas o senhor guardou o melhor para o fim!” (BV).

Sem querer, aquele mestre de cerimônia, apontou para uma verdade espiritual: existem duas festas: numa o melhor é deixado pr’o final, e na outra, o começo é puro doce, parece tudo de bom, mas esconde um fim amargo.

Assim são a festa que Deus oferece e a festa que o diabo oferece.

Nesta vida, recebemos convite para as duas festas. Que convite iremos aceitar?

Para ajudar você, vamos pensar na diferença que existe entre a festa oferecida por Deus e a festa oferecida por Satanás.

Sim, porque, Satanás é adversário de Deus. Antes, ele era o responsável pela música da festa, pela adoração e o louvor. Mas ele se rebelou contra Deus e, por essa causa foi expulso do céu, banido da festa. E o que o diabo faz agora?

Ele imita o que Deus faz. Deus gosta de festas? Então, o diabo criou muitas festas também. Só que as festas de Deus são muito diferentes das festas dele.

 

...vamos observar três fatos sobre Satanás:

Em primeiro lugar, Satanás promove o pecado.

Veja o que está escrito em Pv 9.13-18: “A loucura, ao contrário, parece uma prostituta, dominada pelo fogo da paixão, que nada sabe nem deseja saber. Fica sentada à porta de casa ou anda pelas esquinas da cidade, fazendo propostas aos homens que passam e tratam de seus negócios e dizendo aos descuidados e sem compreensão da vida: "Venham à minha casa comigo! A bebida roubada é mais doce! O pão roubado e comido às escondidas é muito mais gostoso! E muitos vão atrás dela, sem saber que estão caminhando para a morte, que muitos já seguiram a loucura e agora estão no fundo do inferno” (BV).

Aqui, se vê claramente o anzol que fica escondido do peixe. Os pescadores que vão pescar com anzol, eles escondem aquela ponta afiada, cobrindo com uma isca. Eu já pesquei tilápias no rio e fazia isso: usava minhoca ou miolo de pão na ponta do anzol.

É uma armadilha! O peixe vê aquela gostosura, mas não vê que ali, escondido, está a sua morte.

As festas que Satanás promove são assim: Você vê que elas são coloridas, bem enfeitadas, músicas ritmadas, são festas atraentes e sedutoras, mas ele nunca conta a programação toda…

 

Outra observação:

Satanás cria nas pessoas uma apatia espiritual.

Veja o que Jesus conta no evangelho de Lc 16.19-23: "Era uma vez um homem rico", disse Jesus, "que se vestia muito bem e vivia todos os dias em prazer e luxo. Um dia Lázaro, um mendigo doente, caiu na porta dele. Enquanto esta ali, querendo os restos da mesa do homem rico, os cachorros vinham lamber as suas feridas abertas. Finalmente o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para a presença de Abraão no lugar dos justos que morreram. O rico também morreu e foi sepultado, e sua alma foi para o inferno. Ali, sofrendo, ele podia ver Lázaro lá longe com Abraão”.

Veja isso: Jesus conta de um homem rico que vivia se banqueteando, que vivia de festas (em prazer e luxo), mas que no fim, terminou com a sua alma no inferno.

O erro dessa pessoa não foi ser rica, mas foi ser descuidada com a sua alma. O negócio era estar nas baladas, estar se banqueteando, em vez de prestar atenção na necessidade da alma.

Ele era tão indiferente aos valores da alma, tão apático às coisas espirituais, que não dava importância ao mendigo que catava as sobras que caíam da sua mesa... ele não se importava com o destino eterno da alma de ninguém, nem da dele. Então, terminou no inferno.

Quantos que se perdem pelo mesmo motivo! Vão para as festas e se comportam como se não possuíssem uma alma... depois, é tarde demais.

Outra observação:

O que Satanás propõe, é só para esta vida.

Lemos em Lc 12.16-21: “Então apresentou uma comparação: "um homem rico tinha uma fazenda que deu boas colheitas. Com isso seus depósitos ficaram cheios - e ele não podia colocar tudo lá dentro. O homem pensou no seu problema. Que devo fazer? Finalmente exclamou: Já sei - eu vou derrubar os meus depósitos e construir outros maiores! Assim terei espaço suficiente para guardar tudo. Depois eu vou descansar e dizer para mim mesmo: Amigo, você guardou o suficiente para os anos futuros. Agora, sim! Coma, beba e alegre-se. Mas Deus lhe disse: Louco! Você esta noite morrerá. E então, quem ficaram com tudo isso? Sim, todo o homem é um louco quando fica rico só na terra, mas não no céu” (BV).

Jesus conta de um homem que só se importava consigo mesmo, com os seus bens e os seus prazeres. O negócio dele era comer, beber e se alegrar, completamente esquecido de que havia um amanhã, e de que haveria de prestar contas a Deus.

Ele foi chamado de louco por se alegrar somente com as coisas na terra.

Bem, são três observações simples, mas a essa altura já dá pra você perceber uma coisa: o que Satanás propõe, no começo é sempre doce, o final é sempre amargo, e a conta é sempre cara!

E, como será a festa que Deus propõe?  Vamos pensar nela e constatar que na mesa do Senhor, tudo é servido de modo bem diferente!

 

A primeira observação é a seguinte:

Deus nos diz toda a verdade.

Lemos em Rm 3.23: “Sim, todos pecaram; todos fracassaram, e não puderam alcançar o glorioso ideal de Deus” (BV).

Olha só! Deus começa nos dizendo que somos pecadores e estamos separados do glorioso ideal de Deus para a nossa vida.

É uma palavra amarga, mas Deus não esconde a verdade! Isso é parecido com um bom médico, dizendo palavras que o paciente não quer ouvir, mas que precisa ouvir a fim de receber o tratamento.

Conta-se que um antigo presidente dos Estados Unidos, foi visitar uma igreja em Washington. Trataram logo de avisar ao Pastor e pedir que ele fosse delicado em suas palavras, porque o presidente estava lá. Mas, no púlpito, o pregador falou: “Eu soube que está conosco o Presidente da República. Gostaria de dizer que ele é bem-vindo, mas é um pecador e que se não se converter será lançado no inferno como todos os perdidos”. No final daquele culto, o presidente declarou: “Vou passar a frequentar esta igreja, porque outros pastores tentam me adular, mas esse aqui me diz a verdade”. É assim que Deus age!

 

Outra observação:

Deus nos oferece a Sua graça.

De tudo o que Deus nos oferece, o prato principal é a Sua graça. Lemos em Ef 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (NVI).

Não somos salvos dos nossos pecados pelas coisas boas que fazemos. Somos salvos porque Jesus pagou o preço da nossa salvação na cruz. Esta é a graça de Deus. A palavra grega para isso é karis, que significa favor imerecido.

A festa que Deus nos propõe, tem a graça como prato principal e ela é servida com generosidade. Deus disse para Paulo: “A minha graça te basta”. É maravilhoso.

 

Por último, na festa que Deus oferece:

O melhor está guardado para o fim. No fim, o melhor!

Olha isso que lemos em Ap 19.6-9: “Nisso ouvi uma outra voz o que soava como o clamor duma enorme multidão, ou como as ondas de cem oceanos quebrando na beira da praia, ou como o poderoso ribombar dum grande trovão: "Louvado seja o Senhor. Porque o Senhor nosso Deus, o Todo-poderoso, reina. Alegremo-nos, e rejubilemos, e O reverenciemos; porque chegou o tempo do banquete do casamento do Cordeiro, e a noiva dele já se preparou. Ela tem permissão para usar o linho mais puro, mais branco e mais fino". (O linho fino representa as boas obras praticadas pelo povo de Deus). E o anjo ditou para mim esta frase: "Benditos aqueles que são convidados para a festa de casamento do Cordeiro". E acrescentou; "O próprio Deus declarou isto” (BV).

Essa é a sobremesa! Na visão do Apocalipse, está a festa de casamento da igreja com Jesus, cuja relação amorosa durará feliz para todo o sempre. Aleluia!

Como será maravilhoso participarmos desta festança na companhia dos heróis da Bíblia, dos crentes que já partiram, e do próprio Jesus e Deus Pai! A presença de Deus Pai, pensa!

Escuta essa história: certo pai saiu para viajar à serviço, e pra consolar o filho pequeno, prometeu trazer pra ele muitos presentes quando voltasse, muitos presentes. O menino esperou ansioso! Um dia, o portão de casa se abriu e lá estava o pai, com uma sacola de presentes em cada mão. Sabe o que aconteceu? O filho correu, nem se importou com os presentes, e foi logo abraçando o pai. Porque os presentes eram bons, mas a presença do pai era melhor ainda!

Isso nos leva à seguinte conclusão: Em festa que Deus oferece, melhor do que o que está na mesa, é quem está à mesa, e nesse caso, o próprio Deus!

 

CONCLUSÃO

Amado, existem duas grandes festas que estão propostas para você, e você está sendo convidado para as duas.

Entretanto, as duas são bem diferentes uma da outra! O carnaval, por exemplo, é festa da carne. Os dicionaristas falam que o sentido da palavra carnaval é carne+vale = carne no vale.

E o retiro da igreja no final da semana? Um culto da igreja como esse? Um evento de louvor e adoração, um retiro espiritual?

É festa do espírito, é o espírito humano focado nas coisas que são do alto. É refrigério para a alma!

E, presta atenção: na festa que Satanás oferece, as coisas podem parecer começar bem, mas o final é amargo. Na festa de Deus, porém, nenhum engano existe e o melhor é guardado para o fim.

 

MINISTRAÇÃO

De qual festa você vai querer participar? Deus te chama e te espera. Tudo está pronto e é de graça, porque Jesus já pagou o preço pra você entrar.

E se você atender ao convite de Deus, Ele enxugará dos seus olhos toda a lágrima. Ele alegrará o seu coração. Ele te acompanhará todos os dias. E, no fim, fará com que tudo fique ainda melhor!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 19/02/2017

bottom of page