top of page

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA ORAÇÃO

2 Reis 20.1-5

 

Introdução

Você sabia que o calo do muçulmano está na testa? É, o muçulmano presta culto a Alá. Então, em posição de humilhação e quebrantamento, ele faz a sua oração com o rosto em terra, várias vezes ao dia. Que coisa impressionante! O muçulmano fricciona diariamente a sua testa no chão, onde quer que esteja. É um compromisso a ser realizado cinco vezes ao dia: ao amanhecer, ao meio-dia, no meio da tarde, ao pôr-do-sol e à noite. O calo do muçulmano é na testa. E o nosso, aonde fica?

Duas senhoras, crentes, estavam sentadas, uma ao lado da outra, remendando as calças, cada uma remendava a calça do seu marido. E uma delas falou pra amiga: “Pobre do João, ele está tão desencorajado da igreja. Há dias que ele está desanimado, não vai mais na célula. Parece que nada está bem, tudo dá errado para ele”. A outra respondeu: “Puxa, que triste! O meu marido tem experimentado exatamente o contrário. A cada dia o Antônio tem mais intimidade com Deus, ele não perde uma reunião da célula, não perde um culto. Acho até que ele vai se tornar líder daqui a pouco!” Aí, houve um silêncio entre as duas... a outra ficou muito pensativa, e continuaram com os remendos. Mas, sabe, uma delas estava remendando os joelhos da calça do seu marido e a outra remendava o traseiro.

 

Eu estou trazendo uma pequena série de mensagens sobre este tema: A Oração Muda as Coisas. E estamos aprendendo uma lição muito básica: que a oração que muda as coisas tem quatro elementos fundamentais. Aprendemos com o rei Ezequias os dois primeiros elementos: a fé e a humildade.

Hoje eu quero mostrar os outros dois elementos fundamentais na oração para que ela mude as coisas para você.

Esses dois elementos são: a confissão e o quebrantamento, são dois elementos que junto àqueles dois, possibilitam uma resposta imediata de Deus a oração que você faz. Porque, quando oramos e não confiamos em Deus, não somos humildes, não fazemos confissão nem nos quebrantamos, essa nossa atitude não ajuda em nada as orações que fazemos.

O que abre caminho para que que as orações cheguem mais rápido aos ouvidos de Deus, são esses quatro elementos fundamentais, presentes na nossa vida, quando nós oramos.

Então, eu quero mostrar hoje, que a confissão e o quebrantamento do rei Ezequias, junto com a fé e a humildade com que ele orava, é que resultaram na mudança de coisas para a vida dele. A oração muda as coisas!

No texto 2Rs 20.1-5, está escrito: “Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará". Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: "Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente. Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: "Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor”.

Depois de receber a tenebrosa mensagem do profeta Isaías, o rei Ezequias não pensou duas vezes. Ele “virou o rosto para a parede e orou” (BV); ele logo foi fazer oração, foi pedir a ajuda de Deus, que poderia curar a sua enfermidade, que poderia mudar as coisas para ele.

 

COLOQUE CONFISSÃO NA SUA ORAÇÃO

E como foi que o rei Ezequias orou? Ele colocou fé em Deus na oração que fez. Uma palavra que o rei usou na oração foi: “Senhor, como tenho te servido com fidelidade”. O v.2 diz que o rei Ezequias “virou o rosto para a parede e orou ao Senhor”.

Outros reis em Israel adoravam os deuses que eles mesmos haviam fabricado, mas o rei Ezequias adorava o Senhor, a fé do rei Ezequias estava no Senhor!

Ao orar, ele colocou também toda a humildade que tinha na oração que fez. Isto pode ser percebido na atitude de virar o rosto para a parede. Seria notícia no palácio, a foto do rei orando, ia ser muito curtida no Face, mas ele quis aparecer... ele não tava interessado na mídia.  Humildade.

Veja agora, que o rei Ezequias também colocou confissão na oração que fez.

A oração que muda as coisas é essa que você faz com fé em Deus, faz com humildade e faz, colocando confissão nela. Você deve colocar confissão na sua oração.

A confissão do rei Ezequias, foi: “Senhor... tentei obedecer às suas ordens e agradá-Lo em tudo o que faço” (BV). “...tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas”.

O que é Confissão? É o ato de confessar. Confessar significa revelar os nossos segredos para alguém, e, geralmente, nossos segredos são sentimentos ou pensamentos. São os nossos segredos.

Quando oramos, nós precisamos ser completamente honestos, porque não enganamos Deus. Ele nos conhece! As nossas palavras expressam os nossos sentimentos e os nossos pensamentos, e Deus sabe quando a coisa tá batendo, Ele lê a nossa alma.

Para uns com os outros, podemos falar: “Você é muito gentil” ao mesmo tempo que o nosso pensamento e sentimento pede pra dizer outra coisa.  E quantas vezes acontece isso: falamos algo só pra agradar, quando na verdade não é o que sentimos nem pensamos daquela pessoa.

 

Mas quando falamos com Deus é impossível disso acontecer, com Deus não funciona. Nossas palavras expressam o que queremos expressar, mas os nossos sentimentos e pensamentos, Deus vê.

A Bíblia considera o coração como o centro de nossa vida, a sede de nossas aspirações e sentimentos.

Por isso o Senhor Jesus, em um de Seus sábios ensinamentos aos escribas e fariseus, Ele disse: “Mas, o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem” (Mt 15.18).

Quando o coração da pessoa está inclinado pra fazer a vontade do mundo, a alma torna-se sujeita às vaidades terrenas e às realizações das obras da carne, aquelas que estão registradas em Gálatas 5.19-21.

Porém, se nós andarmos em obediência aos mandamentos do Senhor, seremos iluminados com a luz da glória de Deus e o fruto do Espírito Santo será germinado em nosso coração.

E como é que nós estamos em relação a isso? O seu coração está cheio das obras da carne ou cheio do fruto do Espírito Santo?

Porque, quando vamos orar para que as coisas mudem pra nós, as atidudes do nosso coração precisam nos recomendar.

Olha o rei Ezequias. As obras do rei Ezequias autenticavam que ele era um servo de Deus, de verdade, alguém sempre disposto a buscar ao Senhor de todo o coração. Serviu de argumento pra ele! Lemos no v.3: “Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas”.

 

O rei Ezequias confessou isso, ele disse: “Senhor, eu sempre tentei obedecer às suas ordens e agradá-Lo em tudo o que faço”.

Tem gente que pensa que confessar é só reconhecer os pecados cometidos, reconhecer a culpa... parece que tá carimbado na nossa mente que confissão é aquilo que um católico faz pra um padre.

Mas, confessar é declarar, é revelar um fato. E o rei Ezequias pode declarar que ele procurava fazer tudo o que Deus aprova. Ao invés de ter uma listinha de pecados, ele teve isto pra confessar diante de Deus.

E o que aconteceu? Aconteceu que o rei Ezequias alcançou as misericórdias do Senhor e a sua oração mudou as coisas para ele, porque ele creu em Deus, usou de humildade e confessou ao Senhor o estado do seu coração.

Quando a gente pisa na bola, erra com Deus, erra com o nosso próximo, a gente deve se arrepender, arrepender de verdade, e confessar: “Senhor, eu não fiz o que o Senhor aprova. Me perdoe!”

Este é um elemento fundamental na oração que muda as coisas. Você errou, pecou? Busque o arrependimento e peça perdão a Deus; depois levanta a cabeça e siga em frente!

 

O quarto e último elemento na oração do rei Ezequias foi o quebrantamento. 

COLOQUE QUEBRANTAMENTO NA SUA ORAÇÃO.

Veja com atenção o que diz sobre ele no v.3. Depois do rei Ezequias ter orado a Deus com fé, com humildade, o rei também confessou tudo quanto estava dentro de seu coração, os seus sentimentos.

E aí, o rei Ezequias chegou a um nível de íntima comunhão com Deus: o choro, as lágrimas, isso é quebrantamento. O texto fala que o rei chorou muitíssimo. Algumas versões da Bíblia falam que “chorou amargamente”, mas a palavra mais próxima pra falar do sentido do choro do rei Ezequias é o termo “muitíssimo”; ele chorou muito.

A palavra no original hebraico tem o sentido de choro contínuo e dolorido.

Aqui não fala do tempo que durou essa oração do rei Ezequias, mas fala que ele chorou muitíssimo.

Você sabe que muitos homens defendem aquela frase machista de que "homem que é homem não chora". Quem defende esse ponto de vista são pessoas que acham que apenas os que são fracos é que se emocionam, que se derretem em choro, em pranto.

 

É, tem gente que pensa assim, foi criado assim. Sabia que algumas pessoas, para conseguirem chorar, elas precisam de ajuda psicológica? Tem gente que não chora.

Mas, sabe, o choro é algo necessário, não é sinal de fraqueza chorar, porque quando choramos, assumimos nossas fragilidades, conseguimos nos enxergar direito, enxergar que não somos suficientes sozinhos...

Parece que as lágrimas desembaçam os olhos e vemos como realmente somos tão frágeis. E quanto mais nos vemos frágeis, mais nos tornamos fortes. A Bíblia recomenda: “Diga o fraco, eu sou forte!” (Jl 3.10).

Mas, a falta do choro na presença de Deus, faz a pessoa ficar insensível e produz a mornidão espiritual.

Muitas vezes a pessoa até possui uma personalidade forte, mas é só aparência, porque por dentro ela está reprimida e, em geral, pessoas assim, que não choram com facilidade na presença de Deus, elas contraem doenças como: pressão alta, úlcera, problemas renais. Se você não é de chorar, eu tô te incentivando...

Lemos na Bíblia, em 1Sm 1.10-11, que Ana chorou com amargura de alma, porque a sociedade da época desprezava a mulher estéril e ela queria muito ter um filho.

Lemos também sobre Pedro, discípulo de Jesus, que chorou de arrependimento por ter sido capaz de negar o Salvador três vezes.

O rei Ezequias também chorou. Com certeza, ele se sentiu no fundo do poço ou num beco sem saída.

 

Amado, se você está atravessando um momento duro e difícil, saiba que o Espírito Santo, o Espírito de Deus, Ele te ajuda a orar com gemidos inexprimíveis.

O rei Ezequias orou com o rosto virado para a parede. Isto fala que ele queria privacidade, queria ficar sozinho com Deus. Era o TSD dele, Tempo Sozinho com Deus! Faça você também uso da privacidade, faça o seu TSD!

Sabe porque, irmão, é mais fácil você encontrar Deus no silêncio do seu quarto, do que na companhia de uma multidão.

O próprio Senhor Jesus, Ele se esforçava para ficar sozinho nos montes ou nos lugares desertos e lá, poder conversar com o Pai (Mc 14.23; Mc 1.35).

Estar sozinho é ótimo para estar em oração e liberar o choro. Nossas mais profundas emoções e nossas lágrimas, elas são mais facilmente expressadas quando a gente está sozinho com Deus.

Portanto, esses quatro elementos que acabamos de ver: a fé, a humildade, a confissão e o quebrantamento, são qualidades essenciais para que a oração possa mudar as coisas pra nós.

Faz você mesmo essa experiência. Você vai ver que a sua vida irá ser abençoada. A oração feita com fé, com humildade, com confissão e com quebrantamento, muda as coisas.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 31/07/2016

bottom of page