top of page

ORAÇÕES QUE VÃO MUDAR A SUA VIDA 2- A ORAÇÃO DE SALVAÇÃO

Romanos 10.13

 

“Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo!” (NVI).

 

Introdução

Você sabe o que Jesus fez por você quando morreu na cruz? Uma canção evangélica que marcou época e que é muito linda, diz assim: “Tudo o que Jesus conquistou na cruz, é direito nosso, é nossa herança”.

E de tudo o que Jesus conquistou na cruz, a vitória mais importante de todas é a nossa salvação da condenação eterna, porque quando Jesus morreu na cruz, o castigo que viria sobre nós, veio sobre Ele.

A única explicação para isso é a graça de Deus e é por causa da graça de Deus, que podemos fazer uma das orações que mudam a vida da gente.

Tem sete orações que mudam a nossa vida. No Domingo passado refletimos sobre uma delas: A Oração de Confissão. Hoje vamos pensar numa segunda forma de oração transformadora, a Oração de Salvação. A oração que diz: “Senhor, vem morar em mim. Eu quero que o Senhor dirija a minha vida”.

A Oração de Salvação é uma oração de entrega. É a oração em que nós falamos para Deus: “Senhor, eu reconheço que sou pecador e que preciso de perdão. Eu creio que Jesus morreu na cruz pelos meus pecados. Eu creio que Jesus é o único e suficiente Salvador. Então, eu entrego a minha vida para o Senhor dirigir e abençoar”.

E toda oração deve ser natural, simples e espontânea. Não é questão de você decorar e ficar repetindo. Orar é falar com Deus e falar com naturalidade e simplicidade, porque Deus não fica impressionado com a oração feita com palavras difíceis. Se você orar: “Senhor Deus, eu nunca orei antes, mas eu quero falar que eu recebo Jesus como Salvador”. Ele vai te ouvir!

Essa oração muda a vida da gente! O que você recebe quando faz esta oração?

 

...em primeiro lugar, quem faz a Oração de Salvação, vai:

RECEBER A MISERICÓRDIA E A GRAÇA DE DEUS.

Misericórdia e graça. Aqui estão duas palavras que, dentro da igreja, a gente ouve demais e fora da igreja, são quase que uma gíria na boca do povo. Quem nunca ouviu ou falou: “Misericórdia!”? Ou disse: “Mas, que graça, heim!” Ou: “Isso aí não tem graça nenhuma.”?

Estas duas palavras tem um sentido diferente de como são usadas pela igreja e pelo povo. Mas, o que realmente elas significam? O que é misericórdia e o que é graça?

Olha que interessante: a misericórdia é Deus não dar aquilo que é merecido. O que toda pessoa, pecadora que é, merece? O castigo. A condenação. A primeira coisa que Deus falou sobre o nosso pecado foi: “A alma que pecar, essa morrerá”.

A Palavra de Deus diz que todos nós pecamos (Rm 3.23) e como resultado do pecado, diz que todos merecemos a morte (Rm 6.23) e a condenação eterna no lago de fogo (Ap 20.12-15). Lago de fogo é uma expressão do Apocalípse para falar do inferno.

Mas, Deus teve misericórdia removendo esse mal sobre nós. A Bíblia diz o seguinte sobre a morte de Jesus na cruz: “ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades” (Is 53.5 – NTLH). Deus “fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós” (v.6 – KJA).

Quer dizer, nós merecíamos a morte, mas Jesus morreu no nosso lugar. Isso é a misericórdia: Deus não deu o que nós merecíamos.

Pensa: se Deus nos desse o que merecemos, como estaríamos agora? Condenados por toda a eternidade. Mas, Deus usou de misericórdia. Deus não deu aquilo que merecemos. Misericórdia é isso: é Deus não dar o que é merecido.

E a graça? Esta é uma palavra que transmite a ideia de favor não merecido. Quer dizer, a pessoa não merece, mas mesmo assim, Deus dá pra ela. Portanto, graça fala de algo que não merecemos, mas que mesmo assim, Deus dá.

Está escrito numa das cartas do apóstolo Paulo (Tt 2.11), o seguinte: “Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo a salvação a todos os homens” (TB).

Olha aí: por causa do pecado, a salvação não é merecida. O perdão não é merecido. A vida no céu depois desta aqui, não é merecida. Mas, está escrito que a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. Nós não merecemos, mas Deus dá. Isso é graça, é um presente, é um favor que se recebe sem qualquer merecimento.

Ainda o apóstolo Paulo, ele escreveu: “...pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom (é presente) de Deus” (Ef 2.8 – ACF).

Essa é a palavra que dá nome à nossa igreja! No original bíblico, a palavra graça no grego é karis, que significa favor não merecido.

Não merecemos nada de Deus e Deus não deve nada pra nós, nenhum favor, nenhum sequer.

Portanto, qualquer coisa boa que temos ou tivermos em nossa vida, é por causa da graça de Deus; não é por causa de algum merecimento; não merecemos nada. As coisas boas que Deus nos dá, Ele dá por causa da graça dEle para conosco. Deus é gracioso. Ele é rico em graça.

E uma das coisas mais boas, na verdade, a melhor de todas que você pode ter na vida, é a salvação da sua alma.

A Bíblia diz, mais uma vez, que “a graça de Deus se manifestou, trazendo a salvação a todos os homens”.

Você não precisa ir para o inferno. Deus fez o que você não merecia: Ele tirou a sua culpa e colocou sobre Jesus quando morreu na cruz. Portanto, as pessoas que vão para o inferno, que vão para a condenação eterna no lago de fogo, só vão porque não receberem o presente que Deus dá.

Então, quando uma pessoa faz a Oração de Salvação, quando ela diz: "Senhor, eu reconheço que sou pecador e que mereço o castigo; eu compreendo que Jesus morreu na cruz por mim sem eu merecer, então, eu entrego a minha vida para o Senhor dirigir e abençoar de hoje em diante. Eu Te recebo como o meu Senhor e Salvador” – quando a pessoa faz essa oração, ela recebe misericórdia e graça da parte de Deus. Ela é salva no ato! Aleluia!

 

...o que você recebe quando faz a Oração de Salvação? Você vai:

ENTRAR PARA A FAMÍLIA DE DEUS.

Você pode ter nascido em uma família cristã. Quando eu nasci, meus pais já eram crentes. Ou você pode, a partir de algum momento da vida, resolver participar de uma igreja cristã.

Mas, preste atenção: se você não tiver feito a Oração de Salvação, a oração que diz: “Deus, eu recebo Jesus como meu Salvador, eu recebo este presente da Sua graça para comigo”, mesmo nascido numa família cristã, mesmo participando da igreja a vida toda, se você não fez esta oração (do seu próprio jeito), você ainda não nasceu para o reino de Deus. Ainda não se tornou filho de Deus.

Muitas pessoas fazem essa confusão. Muitos imaginam que pelo simples fato de terem vindo ao mundo, são filhos de Deus. Isso é um engano. Todos somos criaturas de Deus.  

Mas, como alguém se torna filho de Deus?  Você precisa nascer de novo.

Essa foi a resposta de Jesus para um líder religioso chamado Nicodemos. Jesus disse com todas as letras para ele: “[Você é religioso. Você sabe algumas coisas sobre Deus... Mas,] “Com toda a sinceridade que tenho, digo-lhe isto: Se você não nascer de novo, nunca poderá entrar no Reino de Deus” (Jo 3.3 – BV).

A primeira vez que uma pessoa nasce, esse é um nascimento físico, a pessoa se torna participante da família dos seus pais. Com esse nascimento, herdamos a natureza pecaminosa que está em todos os seres humanos.

Ninguém precisar ensinar uma criança a pecar, a desobedecer. É só aguardar um pouquinho de tempo e os desejos de fazer a coisa errada, começam a aparecer. Então, no primeiro nascimento, ao invés da pessoa ser um filho de Deus, ela é, na verdade, um filho da desobediência (Ef 2.2 – ACF).

Por isso que Jesus falou: “É necessário que vocês nasçam de novo” (Jo 3.7 – NVI). E esse nascimento agora não é físico, é espiritual, é nascer de Deus.

Como assim? Como alguém se torna filho de Deus? Esta parte da Bíblia explica direitinho como tornar-se um filho de Deus (Jo 1.12).

O texto diz que é preciso receber Jesus, crendo que Ele é o Salvador, então e somente então, nos é dado o direito de nos tornamos filhos de Deus.

Então, quando uma pessoa faz a Oração de Salvação, a oração dizendo: “Oh! Deus, eu recebo a Jesus no meu coração. Eu creio que Ele é o único Salvador e eu O recebo”, aí ela nasce de novo, entra para a família de Deus e ganha acesso ao reino de Deus!

É assim que acontece. Quando você recebe Jesus como o seu único e suficiente Salvador, nessa mesma hora você entra para a família de Deus.

...o que você recebe quando faz a Oração de Salvação? Você vai:

GANHAR PAZ E VIDA ABUNDANTE.

Ao orar para receber Jesus como seu Salvador, a pessoa ganha paz, porque no íntimo dela mesma, ela saberá que aconteça o que acontecer, o futuro está seguro, não tem do que temer.

Jesus falou: “Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.40 – NVI).

Quando você tem Jesus dirigindo a sua vida, você está seguro. Vida eterna significa duas coisas: é uma vida de paz com Deus agora mesmo e uma vida para sempre com Ele no céu.

Se você tem Jesus dirigindo a sua vida, um provérbio bíblico muito lindo diz: “reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Pv 3.6 – NVI). Deus promete que, se você O reconhecer como Senhor, Ele vai guiar você em segurança por onde você andar.

Isso não significa uma vida sem problemas aqui neste mundo. Significa que você vai ser ajudado em meio aos problemas desse mundo.

E sobre o futuro, a pessoa que tem Jesus, está escrito que ela tem a vida eterna e que será ressuscitada no último dia.

Jesus garante vida após a morte. Aliás, uma declaração famosa de Jesus é essa: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Com Jesus teremos vida após a morte. Olha só!

A ressurreição acontecerá no último dia, no dia da volta de Jesus, que será pessoal (Jesus voltará pessoalmente, fisicamente; e será Ele mesmo, não vai ser um anjo ou algum outro mensageiro enviado; será Jesus mesmo!). E será visível (não será secreta, será pública, Jesus aparecerá no céu e “todo olho O verá”!), e será audível (porque será ao som de trombeta, e será gloriosa, porque Jesus estará com a Sua comitiva de anjos e todos os crentes já falecidos, estarão com Ele e todos aparecerão como vencedores, montados em cavalos brancos e com vestiduras brancas!

O momento seguinte será o Juízo Final. Todos seremos reunidos perante o Justo Juiz. Todos seremos julgados pelas palavras, pelos atos praticados, pelos pensamentos. E o livro da vida será aberto. O nome de todos os salvos, de todos os que fizeram a Oração de Salvação, estará escrito nesse livro e se alguém não tiver o seu nome escrito nele, será lançado no lago de fogo.

Você já fez a Oração de Salvação?

 

...finalmente, o que você recebe quando faz a Oração de Salvação? Você vai:

TER ACESSO AO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é o Espírito de Deus, é a própria presença de Deus dentro de nós!  

É importante entender isso porque muitos ao ouvirem falar “Espírito, Espírito Santo” não conseguem pensar numa pessoa. Na ideia de muitos o Espírito Santo é como uma fumaça ou uma nuvem, ou como uma energia, uma força, mas nunca uma pessoa.

Você já observou como se fala a respeito do Espírito Santo nas orações ou nos cânticos que usamos? Muitas vezes falamos: “Oh! Deus, manda o poder do Teu Espírito sobre nós, manda fogo, sopra o Teu vento, faz chover...”. E a gente fica com a ideia de que o Espírito Santo é tudo isso, menos uma pessoa.

Mas, a verdade é que o Espírito Santo é uma pessoa. É Deus que vive em nós!

O profeta Ezequiel já profetizava o cumprimento da promessa de Deus, que diz: “Porei o meu Espírito em vocês...” (Ez 36.27 – NVI). O Espírito Santo é Deus habitando em nós.

Quando você faz a Oração de Salvação, entregando sua vida para Deus dirigir e abençoar, nessa hora, o Espírito Santo vem morar dentro de você.

Aí, pensa numa vida abençoada! ...é a vida da pessoa cheia do Espírito Santo, cheia da presença de Deus.

Você tem três razões importantes para ser cheio do Espírito Santo.

Primeira razão: um lugar vazio pode ser mal ocupado, trazendo morte e destruição. Se sua alma não estiver cheia da presença de Deus, ela vai estar cheia de outras coisas. Aquele ditado: “Mente vazia é oficina do diabo”, significa o seguinte: se a mente estiver vazia de Deus, ela se transforma na oficina do diabo.

Segunda razão: é preciso alcançar a maturidade espiritual. Tem gente que não sabe distinguir o certo do errado, quando uma coisa é de Deus e quando não é.

Terceira razão: só a pessoa cheia do Espírito Santo é mais do que vencedora e preparada para a volta de Jesus.

CONCLUSÃO

Essa oração muda a sua vida!

Você já fez a Oração de Salvação?

Ajude alguém a fazer a Oração de Salvação, porque está escrito: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo”.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 5.08.2019

bottom of page