top of page

OCUPANDO O PENSAMENTO COM COISAS BOAS

Efésios 4.8

 

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.

 

Introdução

O tema desta palavra é Ocupando o Pensamento com Coisas Boas.

Não existe ainda nenhuma pesquisa definitiva, mas corre pela Internet que o ser humano é capaz de gerar aproximadamente 70 mil pensamentos por dia.

A mente humana é realmente muito poderosa... mas, o que ocupa os pensamentos da gente? O que tem ocupado os nossos pensamentos?

Antes de avançar, deixa eu contar uma historinha pra você.

Havia dois meninos que eram irmãos e todo ano, o negócio deles era passar as férias de verão na casa da avó. Quem já passou férias na casa da vovó? É gostoso demais! Pensa numa coisa boa... é passar férias na casa da vovó.

Eu guardo com saudade lembranças das minhas férias na casa de vó Izaura, em Petrópolis-RJ. Minha vó serviu como zeladora da Primeira Igreja Batista daquela cidade por muitos anos.

E férias na casa da vovó, é garantido: Tem bolo de milho, um caldinho de feijão gostoso toda vida, bolinho de chuva... conhece bolinho de chuva? Bom demais!

Então, esses dois irmãos tavam lá na casa da avó, passando as férias. E de noite, eles eram crentes, antes de dormir, eles foram orar. E um orava em pensamento, mas o outro, tava orando com muita força: "Meu Deus, meu Pai, me dá, Senhor, por favor, dá um Playstation 3 pra mim (e agora já é 4), me dá o Playstation 4, Senhor”.

De joelhos, no quarto, ele gritava alto demais da conta. Aí o irmão falou: “Rapaz, Deus não é surdo. Por que você tá orando tão alto assim? Ora em pensamento!” E ele falou: “Não, Deus não é surdo, mas a vovó é".

O garoto tava com o pensamento tão cheio do Playstation, tão ocupado em ter esse game, que ele fez isso, uma oração mal intencionada, oração pra vó ouvir.

Bom, nós precisamos saber como ocupar o nosso pensamento, porque, como compôs o Lupicínio Rodrigues “O pensamento parece uma coisa à toa, Mas como é que a gente voa, Quando começa a pensar”.

E esse é o perigo: o pensamento ficar perambulando por aí, voando, voando, ocupado com coisas que não convém.

Então, nós temos aqui na Bíblia um dos textos mais lindos do Novo Testamento, Fp 4.8: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.

Um pregador deve pregar somente duas coisas: ou, o que ele está vivendo ou, o que ele está perseguindo para viver.

E aqui está uma coisa que eu estou perseguindo, estou buscando pra mim... eu quero entrar nesse nível de Fp 4.8. E eu declaro, no nome de Jesus, nesta noite, cada um de nós, vamos praticar e viver esse padrão de vida que é Fp 4.8.

Deus quer nos levar a esse padrão de Fp 4.8, e Ele está dizendo: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.

 

Amado, a gente precisa ter a cabeça. Talvez, a sua cabeça já tá igual a minha, meia destelhada, não tem muito o que fazer... talvez você é até cabeludo... e a senhora faz chapinha, a outra faz progressiva... aquela outra está com luzes, o outro já gosta de boné... não importa o que você usa na cabeça, a Palavra de Deus fala que algumas coisas devem ocupar a nossa mente.

E quais são essas coisas que devem ocupar o nosso pensamento?

Ah! A Palavra de Deus mostra. Primeiro, a Deus diz que tudo que é verdadeiro, diga verdadeiro, deve estar ocupando a nossa mente. Isto é muito forte... tudo que é verdadeiro deve estar ocupando a nossa mente.

Porque você acredita que algo é verdadeiro? É só porque deu na televisão? Sabe, o telejornal pode ser sério, mas tá sujeito a dar notícias que não são verdadeiras. De vez em quando o William Bonner precisa corrigir os erros de reportagem.

Acontece também de um jornal se envolver numa briga política, aí, o político nem é tudo aquilo que o jornal diz...

Então, nem tudo que passa nas mídias é verdadeiro... Com a Internet, por exemplo, você tem que ter cuidado com o que você encontra lá.

Porque, de vez em quando, aparece alguns enganos. Outro dia eu fiquei triste demais, navegando numa rede social, tava lá a notícia de que aquele menino do clipe “para a nossa alegria”, o Jeferson Barbosa, ele tinha morrido a facadas. Meu Deus, como eu fiquei tão triste.

Aí fui conferir outros jornais e soube que o garoto já tava desmentindo aquele boato e cantando “pra nossa alegria” em outros lugares.

Mas as notícias são dadas parecendo verdadeiras. Então, fala pro seu irmão: nem tudo que reluz é ouro. Nem sempre aonde há fumaça, também há fogo.

Você não vê o gelo seco? Tem fumaça, mas não tem fogo, é fumaça de gelo seco. Tem uma maquininha de soltar fumaça nos palcos, já viu? Mas não é fumaça de fogo, é de gelo seco.

Temos que tomar cuidado porque muitas vezes, sai aquelas notícias que parecem até verdade, você olha e acha que é verdade, mas depois descobre que era uma farsa, um engano.

Conhece a história da raposa? Nem tudo que parece que é verdade, é verdade. Tem tudo pra ser verdade, mas não é. A história da raposa é assim.

Havia um lenhador, ele teve um filho, e a mulher morreu no parto. Então, esse lenhador teve que criar o filho sozinho... ele mesmo assumiu o papel de pai e de mãe. Acontece, que antes do bebê nascer, ele tinha uma raposa que desde filhote, ele havia pego para criar. A raposa parecia um cãozinho, e ele foi criando aquela raposa como se fosse cachorrinho mesmo, mas era raposa, tipo aquela do Firefox.

E essa raposa sempre foi muito amada, bem cuidada, parecia mesmo um cãozinho dentro de casa. Mas, um dia o lenhador ouviu alguém dizer pra ele: “Olha, moço, você tá cometendo um grande erro em deixar essa raposa perto do bebê. Mais cedo ou mais tarde, essa raposa vai fazer alguma coisa contra essa criança. Cuidado, cuidado”.

O lenhador respondeu: “Não, ela é de casa, é criada dentro de casa com muito carinho”. Mas as pessoas sempre falavam: “Rapaz, você toma cuidado, essa raposa vai fazer maldade com essa criança”. Um dia, ele foi cortar lenha, trabalhou bastante, e na hora que voltou pra casa, parada no portão, sentada lá, estava aquela raposa com a boca toda manchada de sangue.

Na hora, ele pensou o quê? Matou o bebê. E aquele homem não pensou duas vezes, com o machado na mão ele, aproveitou e feriu a raposa mortalmente. Matou a raposa... aí, abriu a porta, entrou correndo e quando chega no quarto, ele vê o berço e o que ele encontra? Uma cobra ensanguentada, mortinha da silva, do lado do berço da criança. A raposa tinha matado a cobra. A raposa tinha protegido a criança.

Vê como são as coisas: o que todo mundo falava sobre a raposa, não era verdade. Não era. Mas o pensamento daquele lenhador foi ocupado pela conversa das pessoas, e agora, a raposinha que ele havia criado e tinha defendido o bebê da picada de uma cobra, inocentemente foi morta.

 

A Bíblia diz que tudo que é verdadeiro é que deve ocupar a nossa mente. Somente tudo o que é verdadeiro.

Jo 17.17 diz assim: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. A Palavra de Deus é a verdade. Essa parte da Bíblia mostra o que é a verdade e diz: a verdade é a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é que é a verdade. Amém?

Por isso que nós precisamos ocupar a nossa mente com a Palavra de Deus, porque não importa o que as pessoas dizem de você... não importa o que as pessoas pensam de você... o que importa é o que a Bíblia diz que você é.

E você é um filho amado de Deus, você é mais do que vencedor, você é cheio do Espírito Santo, você é levado, remido e curado pelo poder do nome de Jesus.

Então, amados, os nossos pensamentos não devem ficar ocupados com as notícias da televisão, do Faceboock ou das notícias que chegam por Whatsapp... nossos pensamentos não podem ficar ocupados com as notícias ruins. Nós devemos ouvir a Palavra de Deus.

Sabe, as vezes, tanta coisa é falada de um político, de um pastor, de um cantor famoso, fala-se tanta coisa, tanta coisa, mas às vezes, aquilo não é verdade, e a Bíblia diz que a nossa mente deve estar ocupada pela verdade.

Então, faz assim com a mão na sua cabeça e diga pra você mesmo: “Deixa a verdade entrar nessa cabecinha!” Amém.

Vamos profetizar nessa noite, diga: “A minha mente será ocupada pela verdade”. Aleluia. Um aplauso ao Senhor.

Aí, a Palavra de Deus diz de uma outra coisa que deve ocupar a nossa mente. Segunda coisa que nós devemos ocupar o nosso pensamento é: com tudo aquilo que é nobre., ou seja, que é respeitável, tudo que é nobre.

É isto que deve ocupar a nossa cabeça. Às vezes, você até viu algo acontecer, sabe que é verdadeiro, você viu acontecer, mas é coisa nobre, não é coisa boa, então, diz a Palavra de Deus, não ocupe seu pensamento com isso.

Sabe, irmão, mesmo que seja verdade, se não é nobre, não deve ocupar o seu pensamento, pra não contaminar o seu pensamento.

Tá vendo, irmão? A pessoa chega falando que nem o Chaves “é isso, isso, isso, verdade verdadeira”, mas é nobre? Nem tudo que é verdade, é nobre.

Eu posso te dar um monte de exemplo de coisas que é verdade, te contar, por exemplo, um monte de desgraças, de gente que matou outra, de gente que traiu, que pôs fogo na casa, que jogou filho da janela, de pastor que roubou, de músico que rompeu com a banda, de líder que desviou... eu poderia falar tanta coisa, mas isso é nobre? Não é. Se não é, a Bíblia diz pra não ocupar o pensamento com elas.

Você tem que fazer como na história das três peneiras, lembra?

Um homem, procurou pelo sábio filósofo Sócrates e disse: “Preciso te contar uma coisa sobre Fulano! Você não imagina o que me contaram!” Aí, Sócrates perguntava: “Espere um pouco, o que vai me contar já passou pela peneira da verdade? Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?” E a pessoa dizia: “Não sei, mas que eu ouvi, ouvi”. Sócrates aconselhava: “Se não sabe ser verdadeiro, não precisa me contar. Mas, tem a peneira da bondade. O que vai me contar, é bom, faz bem?” “Não! Bom não é!” E Sócrates dizia: “Então sua história vazou pela segunda peneira. Não precisa me contar”. Mas, tem a terceira peneira, a peneira da necessidade: “Você acha necessário eu saber disso que vai me contar? Vai resolver alguma coisa?” E a resposta era “não”. Então, conclusão: “Se o que vai me contar não é verdadeiro, não é bom e não é necessário, não precisa me contar”.

Irmão, esse é um grande segredo: Se uma coisa não é verdade, não é boa e nem necessária, então feche sua boca, ninguém precisa ouvir, porque a minha mente, a Bíblia não pede, ela manda, que seja ocupada com a verdade, mas, não só com a verdade, ela deve estar ocupada com coisas nobres. E o nobre procura coisas nobres.

 

Sabe de uma coisa que dá medo? É aquela pessoa que fala assim: “Olha, eu não sei porque, mas todo mundo me procura pra falar coisa ruim”. Oh! irmão, se todo mundo tá te procurando, é porque você tá dando ouvido pra essas coisas.

Só existe gente que vende coisa roubada, porque tem gente que compra coisa roubada...

Então, o que deve ocupar sua mente? Primeiro, é tudo que é verdadeiro e, segundo, tudo que é nobre.

Vamos profetizar sobre a nossa cabeça, diga: “Em nome de Jesus, tudo que é nobre, vai ocupar a minha mente”.

Então, tudo que é respeitável... tem piada que não é nobre, não é respeitável, então não conte.

A pessoa chega pra conversar um assunto que não é nobre, se você não conseguir falar pra ela não contar, sai de fininho então.

Porque, amado, Deus diz pra não ficar ocupando o pensamento com essas coisas.

É um perigo, você fica com a mente poluída, contaminada...

Nas redes sociais é comum ver pessoas com copo na mão, rodeadas de amigos numa mesa. Às vezes é foto de um irmãozinho(a), e pela fotografia não dá pra saber direito o que é no copo, mas eu devo crer que é guaraná. Eu tenho que ser nobre.

A mente da gente é muito fértil para pensamentos maldosos. Eu já contei pra vocês da minha ex-noiva? Não! Outro dia, segura lá, a minha ex-noiva chegou com uma menina de 12 anos lá em casa e falou: essa menina é sua filha. Oh! eu já tô vendo gente cutucando o outro do lado e falando: “Não te falei que esse pastor tinha alguma coisa errada?”

Irmãos, deixa eu te contar a história completa: Você sabe quem é a minha ex-noiva? Aquela filha é minha mesmo e eu amo a minha ex-noiva. Minha ex-noiva é a minha esposa hoje!

A Tânia não é mais minha noiva, é minha esposa e, oh! glória a Deus, ela é maravilhosa demais pra mim!! Deixa eu fazer um coraçãozinho pra ela...

Mas, tá vendo como é o pensamento? Como que é fácil ocupar a mente com coisa que não é nobre?

Teve uma vez, quando eu trabalhava na Igreja Central com o pastor Marlúcio, veio uma irmãzinha me falar, mas aí ela me puxou assim pro lado: “Pastor, eu ouvi dizer que o senhor vai abrir uma igreja pro senhor lá nos Coroados”. Primeiro eu disse: “Misericórdia, irmã, a gente tem que abrir igreja pra Jesus e segundo, o pastor que vai abrir igreja nos Coroados é um colega meu que também se chama Walter, Walter de Almeida. Foi o pastor que iniciou a Igreja de Nova Vida”.

Mas tá vendo, são conversas que não são nobres. Como é importante a gente ocupar o pensamento com coisas nobres.

A Bíblia diz que aquilo que ocupamos nossa mente, desce pro coração e aí, a boca fala do que tá cheio o coração.

De que está cheio o nosso coração? Do que anda cheio o seu coração?

 

Alguém um dia falou: “Meu Deus, nessa igreja vocês se reúnem e não conseguem falar de outra coisa, não? É célula, é discipulado, é TADEL...”. Irmão, é porque o nosso coração tá cheio disso.

Quem tá cheio de Flamengo vai falar de Flamengo, quem tá cheio da Dilma, vai falar da Dilma e assim por diante... nós estamos cheios de Jesus e do propósito de Jesus na terra, então, aonde a gente reunir, a gente vai falar sobre vidas, sobre almas, sobre reino de Deus, porque são essas coisas que ocupam a nossa mente. Aleluia!

Terceira coisa que a Bíblia manda ocupar a nossa mente: tudo que é justo.

Amados, muitas pessoas ocupam demais o seu tempo pensando na injustiça. Isso é um perigo. Passam toda a vida, não dormem direito, porque só ficam pensando: “Eles foram injustos comigo, são uns ingratos, é isso que eles são”.

O diabo se aproveita disso sabe pra quê? ...pra roubar a alegria. Quando a pessoa fica ocupada em pensar que o mundo é um lugar de injustiça, um lugar de tristeza, que Deus permite o sofrimento... olha, esse tipo de pensamento, o diabo aproveita, pra roubar a nossa fé, a nossa alegria. Diga misericórdia!

 

Você sabia que pensamentos de injustiça, só criam revolta? Não vê o Brasil, não vê o mundo, como é revoltado contra o governo, contra a igreja, contra pastor... o povo se revolta contra todo mundo...

Então, ter o pensamento ocupado com a injustiça, gera mágoa, faz adoecer a alma. Começa a ficar doente.

E é um perigo a pessoa ficar ferida, porque a mente dela fica presa naquilo. Você vai falar de um assunto, a pessoa já vem logo com o nome de fulano, da situação que criou... já notou?

Ocupar a mente com pensamentos de injustiça, causa mágoa, amargura... faz um mal terrível. A pessoa fica azêda e azeda os outros em volta.

Olha, é mais fácil uma pessoa ferida contaminar com seu azedume dez pessoas boas, do que uma pessoa motivada, animada, contagiar dez com a sua motivação.

Então, nesta noite, o Espírito Santo está falando: não deixe pensamentos de injustiça ocupar a sua mente. Perdoa logo, libera perdão logo... vai ser saúde para você.

Quando alguém vier falando de injustiça, de desgraça, amado, comece a pensar no tamanho de Deus.

A Bíblia também fala de um tempo que nós éramos injustos, mas ela também fala que Deus nos amou e pelo sangue de Jesus na cruz, nos perdoou e nos justificou.

Irmão, a Bíblia diz que a justiça do homem é como trapo de imundícia. É verdade. No tempo do Velho Testamento não tinha absorvente, sabe. Não tinha. Então as mulheres rasgavam pano pra usar em seu período menstrual.

Você vai estudar o Velho Testamento, e vai ver que esses panos eram jogado para fora do arraial, porque eram trapos de imundícia... e a Bíblia diz que a nossa justiça é igual a Modess usado. Já pensou nisso?

Mas a verdade também é que o sangue de Jesus, Filho de Deus, nos purifica de todo o pecado e de toda a injustiça! Hoje, quando Deus olha pra você, Ele te vê justificado em Cristo Jesus, lavado e purificado pelo sangue de Cristo. Aleluia! Diga: “Eu sou justo pelo sangue de Jesus”. Amém. Isso é maravilhoso!

Então, diga comigo: “Tudo que é justo, entra na minha mente e ocupe os meus pensamentos”.

Então, não fica pensando: “Ah! mas, eu não aceito, é muita injustiça...” e você fica revoltado, fica brabo... Irmão, a Bíblia não pede, está dando uma ordem: tudo que é justo ocupe o seu pensamento, a sua mente.

Quarta coisa que a Bíblia manda ocupar a nossa mente. Diga comigo: “Tudo que é puro”.

Olha só. Há muitos pensamentos que são impuros, que contaminam a nossa santidade, então essas coisas não devem ocupar nossos pensamentos.

Como está a sua mente? Ela tem sido purificada pela Palavra? ...porque a Palavra de Deus é como a água – sem água não há vida. Sem a palavra de deus não há vida.

Então, aqui devemos tomar cuidado, porque nosso pensamento deve ser ocupado com coisas puras.

Amado, os olhos e os ouvidos são portas de entrada, temos dois olhos e dois ouvidos... mas você pode deixar entrar aqui e sair por aqui... você faz o filtro: é puro, é verdadeiro, é nobre, é justo? Então, pode descer pro coração, vai fazer bem. Mas, se não for, deleta. Fala pro seu irmão: “Se não for puro, deleta”.

 

Quinta coisa que a Bíblia manda ocupar o nosso pensamento:  tudo que é amável, ou seja, tudo que é agradável.

Já sabe, se algo for desagradável, se não proceder do amor, não marcando tempo pensando nessas coisas.

Sabe aquela coisa que desagrada saber? Uma conversa, uma notícia desagradável, um assunto desagradável? Não fique ocupado em pensar nisso.

Tem gente que chega falando: “Você tá sabendo de fulano?” Pode ser até verdade, mas não é agradável, então fique aplicando fé, fique decolando: “Deus vai abençoar Fulano, ele é tão precioso e eu creio que Deus está agindo, Ele vai mudar, ele vai ser transformado!”

Mas tem pessoa que fica dando corda: “É mesmo, não me diga, e o que mais você sabe, me conta, me conta!”

Irmão, profetiza: “Tudo que é amável, entra na minha mente agora, em nome de Jesus”.

 

Vamos adiante, sexta coisa que a Bíblia manda ocupar a nossa mente: tudo que é de boa fama, ou seja, boas notícias.

Eu quero declarar nesta noite que você é um portador de boas notícias. Amém.

Declare isso a pessoa ao seu lado, diga: “Você é um portador(a) de boas notícias”.

Então, querido, se é verdade, mas não é uma boa notícia, não perca tempo pensando nisso. Pode ser até verdade, mas não é boa notícia, não serve para ocupar o nosso pensamento.

Tem pessoas que perdem o sono, uma tarde inteira, uma manhã inteira, por causa de uma má notícia.

Mas, a Bíblia diz: não ocupe sua mente com isso. Não é de boa fama, então vai lá no botãozinho e deleta.

Ah! Eu preciso crescer nisso. Preciso aprender esse padrão de vida, preciso monitorar os meus pensamentos. E isso é possível pelo poder de Deus. Aleluia!

 

Sétima coisa que a Bíblia manda ocupar o pensamento: coisas nas há alguma virtude.

Virtude são qualidades que algo ou alguém possuem. A recomendação é: não gaste seu tempo remoendo o defeito dos outros, mas ocupe o pensamento nas suas virtudes e no que os outros tem de valor.

A nossa tendência é só ver os defeitos. Se estamos feridos, é pior ainda. São só defeito mesmo que vemos.

O marido é uma benção, a esposa é uma benção, mas se tá machucado, se tá ferido, aí começa: “Você nunca lava a louça” (e nunca é exagero... “Você nunca disse que me ama” (outro exagero). Isso não é verdade. Quando ele te jogou um charme, ele falou que te ama. Então não é verdade dizer “você nunca”.

Amados, vamos olhar para as virtudes uns dos outros. Vamos olhar as virtudes.

Às vezes fulano errou, falou algo que não devia ter falado, mas vamos olhar as virtudes.

Tem gente que não quer mais ouvir o Thalles Roberto por conta de uma polêmica... irmão, mas, ele canta tanto, que canções! A Bíblia que manda fazer isso, ocupar a mente com boa fama, com as virtudes.

O pastor Abe conta que ele e os irmãos nunca viram os pais falar mal de ninguém. Então, um dia, eles resolveram armar uma situação pra pegar os pais falando mal de alguém. Eles falaram: “Do diabo, eles vão falar mal, então, vamos lá”. Aí, foram até a mãe e perguntaram: “Mãe, me diga uma coisa: o que a senhora diz do diabo, mamãe?” Ela parou, pensou e falou: “Filhos, ele é persistente”.

Olha só, nem do diabo aquela mãe falava mal... até no diabo ela achou uma qualidade... ele é persistente.

Então, queridos, a Bíblia ensina ocupar o pensamento nas virtudes.

“Ah! mas, fulano tem muito erro”, tem, mas olha as virtudes dele. “Ah! mas o meu discipulador falou isso e ele é..”, também é verdade, mas, vamos pensar nas virtudes: olha como ele é esforçado, olha como é responsável com as coisas... Você está entendendo?

 

Às vezes, a esposa faz tudo gostoso no almoço, só deixou de dar um tempero na salada, e o marido vai aos extremos da ofensa... se ocupe com as virtudes, querido.

Pense nas virtudes do seu discípulo. Ele tem virtudes... pensa nas virtudes do seu líder. Pense nas virtudes das pessoas.

Então, se há alguma virtude, vamos procurar pensar nisso. Profetiza sobre você mesmo, diga: “A minha mente vai se ocupar em enxergar as virtudes das pessoas”. Amem.

Se você tá perto de uma pessoa conhecida, fala duas virtudes pra ela, diga: você é uma guerreira, você é muito leal. Você é forte, você é muito amoroso. Você é muito prestativa. Você faz um bolo como ninguém. Você é muito cheiroso.

Agora, dá uma chacoalhada carinhosa no irmão e fala pra ele: “Comece a ver as minhas virtudes, por favor”. Amém.

É a Palavra de Deus que manda: “se há alguma virtude, então pensa nisso”. Fica pensando nisso: “Como a minha mulher é uma benção... Meu Deus, meu marido é demais... ele arruma as goteiras de casa, ele arranca o mato do jardim (vai recebendo, irmã) ... ele lava a calçada da rua... Olha que marido maravilhoso... Ele ajuda eu cuidar das crianças, ele acorda de madrugada pra trocar a fralda... oh que maridão eu tenho.

Sabe o que vai acontecer? O relacionamento que é bom, vai ficar melhor ainda!

Mas, se a senhora só pesa na desgraça, no sapato que ele jogou no chão, na toalha caída no banheiro... nos dentes que não escovou... na conta que esqueceu de pagar... se você ficar focado nisso...

Ué! Não é pra eu ver isso? Vê você vai ver, mas a Bíblia manda você se ocupar com coisas boas. Tem virtude no seu marido, tem virtude no seu líder? Então pensa nisso.

Tem virtude no seu discipulador? Tem virtude no seu discípulo? “Não, esse discípulo não quer nada, ele não vem pra reunião do TADEL, ele dizima e ele não concorda... e ele é flamenguista...”

Pensa no que é bom... Diga: “Em nome de Jesus, a minha mente é um lugar de virtudes”.

 

E a oitava coisa que a Palavra de Deus diz pra ocupar a mente: se algum louvor existe. Se algum louvor existe.

A palavra louvor significa elogio, reconhecimento. Nós louvamos a Deus por reconhecer, por exemplo, que Ele é santo, é bom, é amoroso... nós louvamos a Deus.

A Bíblia manda a gente reconhecer, a gente louvar, ocupar o pensamento com o que é digno de louvor.

Coisas do tipo: “Essa semana foi a formatura de Aline. Ela está graduada em Biologia!” Você tá sabendo que o Paulo Verdan foi chamado para um embarque depois de seis meses demitido por uma empresa? Você viu que lindo o vídeo clipe do Pedrinho e o Ministério Quarto de Escuta?

 

Você tá sabendo de como a Juliane é talentosa e vai ser uma grande profissional?

Olha que maravilha... amados, esse é o grande segredo da vida: olharmos para as coisas e para as pessoas e se algum louvor existe, ocupar com elas o nosso pensamento.

Que nessa noite você saia daqui decidido a ter esse padrão de vida: ter a sua mente ocupada com as verdades, com a justiça, com aquilo que tem louvor, com a pureza, com as coisas de boa fama... que todas essas coisas entrem para nossa mente, em nome de Jesus.

Quem concorda em fé comigo, aplauda a Jesus. Aleluia!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 9/20/2015

bottom of page