top of page

UM NOVO TEMPO DEUS TEM PRA MIM

Salmos 34.1-9

 

Introdução

A meteorologia é a ciência responsável pela previsão do tempo, que muitas vezes, informa o seguinte: “Céu nublado com possibilidade de pancadas de chuva pela manhã e de ventos fortes durante o dia e à noite”. E aí você já sabe: isso não vai ser muito bom.

Mas, o que você acha de um serviço de meteorologia assim: “Previsão do tempo para esta noite: Céu aberto com formação de grandes nuvens de ALEGRIA, com possibilidade de chuvas de BENÇÃOS sobre o seu coração, inundando de amor e carinho, toda a sua vida”. Não é maravilhoso?

E é o que pode acontecer nos próximos momentos. Amém?

Sabe, os tempos não são todos iguais. A Bíblia diz em Eclesiastes 3.1 que "tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu".

Existe tempo de vendaval e tempo de calmaria... tempo de angústia e tempo de alívio... tempo de luta e tempo de vitória.

Mas, seja como for, preste atenção à isto: todo tempo é tempo de louvar ao Senhor. Repita isto comigo...

O salmista Davi declarou, v.1: “Eu sempre darei graças a Deus, o SENHOR; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro". Ele disse: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios" (v.1). Ele está dizendo: “Em qualquer lugar, a qualquer hora, haverá em minha boca palavras de louvor a Deus”.

Então isto é possível: podemos e devemos louvar ao Senhor sempre... podemos louvar a Deus quando tudo vai bem, e, inclusive na hora em que as coisas não são como queremos.

Este Salmo mostra que é possível você ter um louvor nos lábios, tanto na bonança quanto na tempestade... tanto nas manhãs chuvosas quanto nas tardes de sol.

Neste Salmo 34, Davi conta um pouco da história da vida dele.

Ele conta que passou por experiências muito difíceis, que se sentiu angustiado, mas que Deus não deixou de estar perto dele. Davi fala, no v.4: "Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos".  E no v.6, Davi diz: “o SENHOR me ouviu e me livrou das minhas aflições”.

Às vezes, podemos pensar que, por sermos filhos de Deus, todos os dias serão ensolarados... dias brilhantes e de pura festa. Contudo, não é isso que acontece. Tem vezes que o tempo vira, fica nublado e chuvoso... a gente nem têm ânimo pra levantar da cama.

 

Pois a história de Davi começou dessa maneira.

Sexta-feira, viajando na companhia do Marcelo, conversamos um pouco sobre isso, sobre as aflições que estamos sujeitos a ter neste mundo... Isso acontece porque em nenhum momento Deus prometeu uma vida de facilidades para os Seus filhos neste mundo.

Mas, uma coisa Deus garante: uma escolta de segurança fora do comum, olha só o v.7: "O Anjo do SENHOR fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo".

Amado, Deus afirma que enfrentaremos dias chuvosos, horas difíceis e momentos de tribulação. Mas Ele diz que não estaremos sozinhos, porque Ele se fará presente ao nosso lado... Ele enviará anjos para nos proteger.

Se você não acredita em anjo, comece a acreditar. Deus fala que tem um anjo designado pra fazer um círculo de proteção em volta dos Seus filhos. Aleluia!

Eu experimentei fortemente a proteção deste anjo em São Paulo, num dia pela manhã, finalzinho da madrugada, quando meus pais estavam para chegar de viagem, à passeio, em nossa casa, e eu resolvi fazer o percurso de casa até a rodoviária a pé. Nós morávamos razoavelmente perto, então resolvi ir a pé. Quando estava para cruzar uma praça e chegar ao terminal, havia uma gangue reunida num canto, e eu ouvi um deles, nitidamente, comentar com os outros que iria me parar e não adiantava eu voltar pra atrás nem acelerar o passo... e eu vi o sujeito vir em minha direção. Eu fiz de conta que não estava nem aí, mas por dentro, eu estava num sufoco só... Quando faltavam uns três pra quatro passos pr’o sujeito me alcançar, sabe o que aconteceu? Ele resmungou: “Deixa quieto. Com esse aí eu não posso, não!” Com esse quem? Eu? ...nada disso; ele não podia nada era com o anjo do Senhor à minha volta! Aleluia!

 

Agora, o salmista continua nos contando a sua história, e ele conta que chegou um momento em que a luta, a aflição, a angústia que ele sentia, deu lugar à vitória... é como se a chuva tivesse passado e chegado o sol. Um arco-íris apareceu no céu da vida dele e trouxe alegria onde existia dor.

Que momento foi esse? Ah! Davi registrou a hora exata aqui no v.5: “Olhai para ele, e sede iluminados” (RA). Eis aí o segredo. Quando olhamos para Deus, tudo se ilumina.

Olhe para Deus, e você vai receber luz. Se você olhar para os problemas, se olhar para as aflições, para as angústias... se você ficar olhando para a gangue, você ficará deprimido. Se você olhar para si mesmo, aí é pior ainda... você vai se revoltar e vai desistir antes da hora. Mas, se você voltar a sua atenção para Deus, você vai ver que um raio de luz brilhará na sua frente.

Você está vivendo uma história que não começou bem? Será que você acordou hoje e a previsão do tempo dizia: “Dia chuvoso, sujeito a decepções e amargura no final do período"?

O que você precisa fazer? A Bíblia diz: "Olhai para Ele, e sede iluminados". Amado, assuma a atitude certa, comece a louvar ao Senhor.

Pergunte a si mesmo: "Em que direção estou olhando? Que postura tenho assumido?" Se você voltar a sua atenção para Deus, a previsão do tempo para a sua vida mudará para tempo bom, sujeito a chuvas de BENÇÃOS!

Amado, quando o salmista olhou para Deus, tudo foi iluminado para ele.

Então, antes que o dia terminasse, Davi decidiu fazer um convite. Ele exclamou, v.3: "Anunciem comigo a sua grandeza; louvemos juntos o SENHOR".

Davi está falando: "Essa foi a minha experiência e pode ser também a sua. Faça o que eu fiz: engrandeça o Senhor!"

Esse convite vale pra você hoje. Substitua a murmuração pelo louvor, o pessimismo pela fé.

Lemos no v.8-9: "Procure descobrir, por você mesmo, como o SENHOR Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele! Que todos os que se dedicam a Deus o temam, pois aqueles que o temem não têm falta de nada”.

 

Conclusão

Neste exato momento, Deus está fazendo esse convite a você. Deus deseja que você experimente e comprove que Ele é bom.

Faça isso agora mesmo!

Certa ocasião, Jesus falou aos seus discípulos: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16.33). Inspire-se nestas palavras de Jesus e você encontrará coragem em meio às suas lutas.

Amado, mesmo uma manhã chuvosa pode ser transformada numa tarde cheia de luz pelo poder de Deus.

Histórias que começaram mal podem terminar surpreendentemente bem. Isso é possível por causa do poder de Deus. Confia nEle!

Deus transforma manhãs nubladas em tardes de sol. Ele é o Deus do impossível.

Eu sei, eu tenho certeza, muitos aqui têm provado e visto que o Senhor é bom. Prove e veja você também.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, - Fonte de dados: “Salmos Vivos”, Marcelo Aguiar.

bottom of page