top of page

COMO ORAR

Mateus 6.5-15

 

Introdução

A coisa mais natural na vida física, na vida material, é a pessoa comer e beber.

Pois na vida espiritual, nada é mais natural para o crente, do que orar, fazer oração.

Aqui no v.5 lemos a expressão "quando vocês orarem", mostrando que a oração é uma prática normal, natural, na vida dos que são discípulos de Jesus.

No entanto, numa parte da Bíblia, lemos isto que o apóstolo Paulo escreveu, ele declarou em Rm 8.26: "não sabemos como orar".

Então, embora a oração seja a coisa mais natural da vida espiritual, nós precisamos aprender a orar.

Certa ocasião, observando como Jesus orava, os discípulos pediram para que Ele lhes ensinasse a orar.

Lemos em Lc 11.1: “Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: “Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele”.

Em resposta, Jesus deixou para nós um modelo de oração, conhecido como "a oração do Pai Nosso” (aparece aqui em Lc 11.2-4 e em Mt 6.9-13).

No texto que lemos em Lucas, além de nos dar o modelo, Jesus nos dá, também, instruções preciosas sobre a oração.

Vamos aprendê-las!

...primeira instrução:

1- NÓS DEVEMOS ORAR NA INTIMIDADE COM O PAI

A oração não deve ser feita para exibicionismo, para a pessoa exibir seu estilo, seu conhecimento e coisas assim...

Quem ora para fazer exibição, Jesus falou e lemos em Mt 6.5, é o hipócrita... pessoas que “gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros”.

O discípulo de Jesus não faz isto... aliás, antes dele ter uma vida de oração na frente dos outros, o discípulo de Jesus tem uma vida de oração na intimidade com Deus.

Lemos em Mt 6.6: “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto”.

Falar de Deus como pai aqui, mostra que a oração é uma relação afetiva e íntima com Deus!

A oração na intimidade com o Pai é diálogo.

Tanto falamos com Deus como ouvimos Deus falando ao nosso coração!

É o que chamamos em nossas células de "Quarto de Escuta".

Nós devemos orar na intimidade com o Pai.

 

...a segunda instrução que Jesus dá sobre a oração, é a seguinte:

2- NÓS DEVEMOS ORAR COM NATURALIDADE

Repare comigo que nos versos 6 e 7, Jesus fala sobre "não fiquem repetindo a mesma coisa".

Lemos: “quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. 7 E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos”.

Ficar repetindo a mesma coisa, era uma fórmula, um ritual que os pagãos usavam para forçar... para pressionar os deuses a dar a eles os favores que eles pediam.

Era isso que os adoradores de Baal faziam e que lemos em 1 Reis 18.26-29: “E clamaram pelo nome de Baal desde a manhã até o meio-dia. “Ó Baal, responde-nos!”, gritavam. E dançavam em volta do altar que haviam feito. Mas não houve nenhuma resposta; ninguém respondeu. 27 Ao meio-dia Elias começou a zombar deles. “Gritem mais alto!”, dizia, “já que ele é um deus. Quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado. [Elias, não era fácil,não!!]” 28 Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem. 29 Passou o meio-dia, e eles continuaram profetizando em transe até a hora do sacrifício da tarde. Mas não houve resposta alguma; ninguém respondeu, ninguém deu atenção”.

Hoje, muitas pessoas ainda usam dessas fórmulas, fazem rituais, fazem "trabalhos" para pressionar Deus, ou os ídolos, a fazer o que elas querem.

Bem, todas as práticas que tentam fazer pressão sobre Deus a fim dEle dar o que queremos, são práticas vãs, completamente inúteis... elas nada tem a ver com a oração, conforme foi ensinada por Jesus.

Deus não precisa ser forçado, ser manipulado ou, pressionado... Ele sabe o que precisamos!

Lemos em Mt 6.8: “Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem”.

E no v.32, também lemos: “...o Pai celestial sabe que vocês precisam delas”.

Também lemos no livro do profeta Isaías 65.24: "E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei"  Aleluia!

Isso é bem o contrário dos profetas de Baal...

Os profetas de Baal ficavam gritando e gritando, tentando conquistar o coração de Deus a grito...

Mas, Elias, profeta de Deus, orou com toda a naturalidade e Deus respondeu com fogo do céu! (1 Reis 18.36-39).

Amados, Jesus ensinou que devemos fazer oração com naturalidade

Quando não sabemos orar como convém orar, conte com o Espírito Santo, porque Ele intercede por nós e Deus nos abençoa (Rm 8.26-27)!

...e a terceira instrução preciosa de Jesus sobre a oração é que:

3- NÓS DEVEMOS ORAR COMO PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS

Observe que o modelo de oração, ensinado por Jesus, começa com a expressão "Pai nosso" – é mais de um orando!

Mesmo quando eu oro no meu quarto, com a porta fechada, eu me dirijo ao Pai que não é só meu... é o nosso!!!

Isso quer dizer que ao fazer oração, devemos buscar em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça... depois, as outras coisas que são acrescentadas.

Portanto, ao orar, primeiro, devemos focalizar o reino de Deus e a sua justiça.

Veja o v.9: “Santificado seja o teu nome”... isto é, que a santidade e a glória de Deus se manifestem no mundo através de nós, Seus filhos;

Veja o v.10: “Venha o teu reino”, isto é, que o  poder e a autoridade do reino, do governo de Deus, já se manifestem hoje no mundo através dos crentes e dos adoradores... que o reino de Deus seja definitivamente estabelecido com a volta de Jesus;

E ainda, nesse v.10 lemos: “Seja feita a tua vontade na terra, assim na terra como no céu”, isto é, que predomine em tudo, a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2).

Agora, depois disso, então vem as outras coisas...

Veja o v.11: “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”. Pedimos o suprimento das necessidades básicas da vida, como alimentação, saúde, habitação, educação etc;

Veja o v.12: “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”. A comunhão com Deus e a comunhão com os irmãos, essencial na vida de oração, só pode ser mantida se houver perdão.

Perdoamos uns aos outros, como Deus nos perdoou em Cristo. Sem perdão, não há vida cristã real, verdadeira, plena e abundante!;

Veja o v.13: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”.

A tentação é inevitável... pela tentação, o diabo tenta nos destruir, mas Deus permite a tentação para que sejamos provados e aprovados (Tg 1.12).

Então, essa parte da oração é preventiva: Se oramos diariamente, Deus não nos livra da tentação, mas não deixa cairmos em tentação e ainda nos livra do mal (ou do maligno)!

Vale a pena viver uma vida de oração!

 

Conclusão

As orações feitas na terra movem o céu quando os crentes levantam as suas vozes a Deus unânimes em oração.

Eu gosto muito do que está escrito em Atos 4, verso 24, sobre os membros da igreja, no primeiro século... a Bíblia diz que eles “levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: “Ó Soberano, tu fizeste os céus, a terra, o mar e tudo o que neles...”

Todos os crentes levantaram juntos a voz em oração e, a Bíblia, no v.31, diz que: “Depois de orarem [de orarem levantando a voz juntos, ao mesmo tempo], tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus”.

Esse é o desafio para nós!

Onde há uma semeadura de oração, sempre haverá uma colheita da manifestação do poder de Deus!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 26.10.2006 – Fonte: Mathias Quintela de Souza

bottom of page