top of page

LUZ DO MUNDO

Mateus 5.14

 

Introdução

Olha para o seu irmão e diga assim: “Que bom que você veio, porque Deus vai falar contigo”.

Amados, nesse texto, Jesus reúne os Seus discípulos e dá pra eles uma pérola, algo muito valioso: uma identidade.

 

Veja bem: Jesus afirma a identidade e o propósito dos Seus discípulos na terra.

E Jesus usa o sal e a luz como elementos para afirmar, diga “afirmar”, a identidade deles.

Na mensagem de Domingo passado, pensamos no sal da terra... hoje, Jesus diz: “você é luz, luz do mundo”.

É certo que Jesus podia falar tantas coisas, ensinar tantos princípios poderosos do Reino de Deus, mas Ele está ocupado agora em afirmar na vida dos Seus discípulos, a identidade deles. Jesus viu que precisava afirmar a identidade deles.

Então isso é importante. Você precisa saber para que veio ao mundo. Para que você veio ao mundo? Pergunta a pessoa ao seu lado: “O que você veio fazer aqui?”

E, para deixar bem claro qual é o propósito de cada um, Jesus fala que os Seus discípulos são a luz do mundo.

Você é um discípulo de Jesus? Discípulo é aquele que segue o seu mestre. Você segue os ensinos, os princípios e a vida de Jesus? Se você é um seguidor de Jesus, então você é um discípulo dEle.

E nesta palavra, Mt 5.14, Jesus diz que você é luz. Diga, “Como seguidor de Jesus, eu sou luz”.

Agora, note, uma coisa curiosa: Jesus não chega e diz você é uma luz. O que Jesus fala, fala no plural. Ele diz: “vocês são. Vocês são a luz do mundo”.

E note também, que Jesus não fala os sais, as luzes... mas, Ele diz: “vocês são o sal”.

Jesus estava dizendo pra eles a identidade que eles têm como discípulos. Como filhos de Deus no mundo, vocês são luz.

Mas o interessante é que Jesus olha pra eles e fala: “vocês são”, na forma plural.

Isso é interessante, porque revela o seguinte, que, na família de Deus, que no reino de Deus, ninguém deve andar sozinho. Nós nunca vamos ser luz, sozinhos. É isso!

Sabe, a luz que Jesus conheceu e que iluminava as casas daquele tempo, era de lamparina, e a lamparina era assim: tinha um pavio que era embebido de azeite. O azeite era o combustível. Então, ateava fogo no pavio e obtinha-se luz.

 

Portanto, não dava pra ter luz sem a presença do azeite.

É o que acontece com os seguidores de Jesus: nós precisamos de uma presença, a presença do Espírito Santo, Ele é o azeite... é a presença do Espírito Santo em nós que nos põe fogo, que nos inflama, que nos incendeia.

Quer dizer, se a pessoa que segue Jesus, quiser brilhar espiritualmente sozinha, ela não vai conseguir, porque é preciso do óleo do Espírito Santo.

Então, o azeite fala da presença de Deus – é essa presença que nos ilumina e nos faz clarear o mundo.

Então, a primeira coisa que Jesus Se ocupa em revelar aos discípulos é que eles juntos, precisam de uma presença e é a presença do Espírito de Deus neles.

Por isso que é muito errado, a pessoa falar: “Ah! eu sou crente, sim! Eu sou cristão também! Eu só não vou aos cultos, eu só não tenho igreja... porque cultuar a Deus eu cultuo em casa mesmo”.

Amado, isso é mentira do diabo, porque esse negócio de estar sozinho não é de Deus. Não é bíblico, não tem base na Palavra.

Nós precisamos estar juntos e cheios do Espírito Santo. Iluminar o mundo é uma tarefa coletiva, é para a comunidade.

E você notou? Jesus usa uma coisa simples, uma lamparina, para revelar a identidade dos discípulos, pra eles poderem compreender o papel deles, o propósito deles nesta vida.

A luz está para iluminar. Uma lâmpada não é acesa para ser colocada debaixo da mesa. A função dos discípulos e das discípulas de Jesus, é iluminar o mundo.

A sua função é iluminar o mundo, iluminar o ambiente, o lugar aonde você estiver.

E basta um pouquinho e já faz diferença!

 

Alguém já esteve no mato, assim, bem de noite, e acabou a lanterna, a bateria do celular descarregou? Se passou por isso, você sabe o valor da luz.

No dia também quando falta energia elétrica, nós descobrimos logo, o valor da luz.

Uma vez, eu estava voltando de uma oração no monte, era de madrugada, eu estava com um grupo de 8 membros da igreja lá em Ribeirão Preto-SP, e a condução que a gente tinha era a do irmão Carlos, 8 pessoas num corcel Belina ano 89, sem as lanternas direito, mais apagadas do que acesas, e indo por uma estradinha no meio do mato... na verdade, era um canavial. Estava na época da safra e lá vinha nós de corcel Belina, faróis apagados, tudo escuro e de repente, irmão, sai do canavial uma máquina daquelas enormes de cortar cana. Farol não funcionava, buzina não tinha, mas, graças a Deus, teve freio e o irmão Carlos brecou a Belina. Foi um livramento.

Eu não sei se tem dessa máquina aqui em Campos, eu não vi ainda, mas lá em Ribeirão Preto elas são comuns. E escute: até hoje o maquinista não sabe da gente. Quando não tem luz, você não enxerga nada no escuro e corre perigos.

Tem um site que define a canela da gente, da seguinte maneira: canela, dispositivo pra achar móveis no escuro... no escuro, você pode pisar numa coisa ruim, tem espim de cachorro no chão.

Então, a luz serve para indicar o caminho, clarear o rumo.

Quando o mundo se vê perdido, pode ver, ele busca a igreja. Quando alguma família tá passando um problema, baixou um espírito dentro de casa, de quem eles lembram de chamar? Ah! chamam o crente. Alguém logo diz: “Olha, chama Fulano pra fazer uma oração aqui em casa. Isso é coisa mandada”. Chama o crente.

Eu já soube que isso é até prática comum em alguns hospitais. A pessoa chega não falando coisa com coisa, chega com os olhos esbugalhados... injeção não resolve, então os próprios socorristas falam: “Chama o pastor fulano”.

Eu lembro do Pedrinho ter me contado, também, de casos assim na corporação dos Bombeiros. Vão atender uma ocorrência, os colegas avaliam a situação, vêem a pessoa se convulsionando, se contorcendo e falam: “Oh! Deixa com o tenente Fulano, isso aí é caso de oração”.

 

Irmão, é assim... o crente é motivo de chacota muitas vezes, mas na hora que a chapa esquenta, o que eles lembram? ...de chamar o crente, por que? ...porque somos luz. Somos luz, queridos, e luz serve pra indicar o caminho.

O que Jesus está dizendo? “Você filho, você filha, eu te chamei pra apontar o caminho da salvação”.

É como na estrada de noite: você está viajando e aí vê que algumas placas são luminosas. Pra que são as placas? Pra indicar o caminho.

Amado, você foi chamado pra indicar o caminho pra Jesus, você foi chamado por Deus para indicar ao mundo, o caminho... seu chamado é indicar como letreiro luminoso: “É por aqui, gente, é no prédio dessa igreja, é na minha célula, é no culto aonde eu vou, Jesus está lá, é por aqui! Venham!” Aleluia!

Você é luz, deixa a luz brilhar, querido!

Pra quem está no escuro, como é importante a luz! Ficar no escuro é assustador, dá medo. Quem já teve ou ainda tem medo do escuro? Fala a verdade, irmão.

Qual é o problema da escuridão? É você não saber pra onde vai. Andar no escuro é horrível. Você trupica, se machuca, cai, bate a canela nas coisas... A escuridão traz pavor, traz desespero... você não sabe se vai pra traz, se vai pra frente, ou pro lado direito ou esquerdo. Não sabe, porque está tudo escuro. Falta luz.

Você já percebeu o problema que é quando falta luz? Internet não funciona, o zap-zap sai do ar. Não dá pra tomar banho quente. Quando falta a luz, o problema é sério.

E por que o mundo está vivendo essa situação, hoje? Por que as coisas estão tão problemáticas no mundo? Está faltando luz. Luz fala de clareza.

A palavra “ignorância”, anota essa pra colocar no Face, a palavra ignorância significa falta de luz, falta de clareza, falta de esclarecimento. Ignorância.

Quando você fala pra alguém ou de alguém: “Você é ignorante!”, você está dizendo que está faltando luz nela.  Quando eu sou ignorante, está faltando luz em mim, está faltando clareza em mim.

Agora, olha o que Jesus está dizendo: “Vocês são a luz”. Em outras palavras, Jesus fala: “É você quem deve dar o caminho, eu te escolhi para dar a diferença, trazer clareza”.

Quando acaba a luz, uma simples luz que for acesa, como é maravilhoso! É uma sensação de alívio. Quando chega um pouco de luz, você já diz: “Opa, eu já comecei a me achar”.

Quando você está, de noite, num lugar a céu aberto, aquela lua bonita, como é útil o clarão que faz. O ser humano gosta de luz!

 

E eu soube que os peixes também. É ótimo pescar robalo à noite. Os pescadores arremessam a isca onde o robalo ataca. E onde ele ataca? A resposta é simples: onde tem luz. Na escuridão da noite, ele é atraído pela luz, então na pescaria noturna usa-se uma luz química para atrair os peixes.

Já viu aquela revoada de cupins, aquelas aleluias, que entram dentro de casa, ficam ao redor da luz, perdendo as asas? Eles são atraídos para a luz.

Diga: “a luz atrai”. Pode vir a noite, mas você acende uma lâmpada, os bichinhos começam a aparecer. Por quê? ...porque a luz atrai.

Por isso, em nome de Jesus, faz assim com a sua mão... eu quero liberar uma palavra profética sobre a sua vida, e a palavra é essa: “Sabendo que você é luz, você vai começar a atrair pessoas para a presença de Jesus... pessoas que estão precisando de ajuda, você vai começar a atrair para a sua célula. Vão começar a te procurar no emprego, na vizinhança, na escola... pessoas vão chegar e dizer: “Você tem algo que me atrai”. Aleluia. “O que você tem?” E voce vai falar: “Eu tenho luz e essa luz é Jesus. Sim, eu posso te ajudar a encontrar o caminho da salvação”. Aleluia!

Irmão, nós temos esse poder... muitos peixes virão através de você. Muitos aleluias chegarão para a igreja através de você, porque você tem a luz que atrai. Oh! Glória!

Outra característica da luz é que ela aquece contra o frio. A luz do sol nos aquece.

A própria lâmpada incandescente, ela tem o poder de aquecer.

Outro dia eu fui na roça da Karol e Luciano. Eles tem lá umas galinhas chique toda vida, aquelas dos pés cobertos de pena, da raça brahma, (nada a ver com cerveja, viu?), são galinhas crentes, de donos crentes, abençoados, e eles me mostraram lá a incubadora. O que é a incubadora? Uma caixa com uma lâmpada que mantem os ovos aquecidos para serem chocados.

Ah! irmão, quantas pessoas frias, de ânimo gelado, sem Jesus, precisando ser aquecidas! Sabe quem Deus vai usar pra aquecer essas vidas? A luz. Você é a luz. Você é a luz para aquecer os corações aflitos.

Agora, Jesus fala que essa luz não pode ficar jogada debaixo de uma cama... não pode ficar escondida debaixo de uma mesa... não pode ficar escondida debaixo de uma cadeira... essa luz deve estar aonde? No lugar alto da casa. Essa luz precisa estar no alto.

Irmão, além de Jesus afirmar a identidade dos discípulos, Ele afirma o propósito. Esta noite, Jesus está dizendo, irmão: “Você não pode ficar escondido, não pode ficar debaixo da mesa... o seu propósito como luz é estar em lugares altos.

Então, querido, apareça, apareça, apareça! Deixe a sua luz brilhar!

Tem muita gente querendo aparecer nos púlpitos das igrejas... muita gente querendo aparecer na foto... aparecer no vídeo... aparecer nas revistas, no jornal... sendo que nos hospitais, nas ruas, nos lugares distantes, tem alguém dizendo: “Pelo amor de Deus, venha brilhar aqui. Venha brilhar aqui”.

 

Eu li um pouco a história do falecido pastor Lucas, irmão do pastor Abe Huber, de Fortaleza-CE. O pastor Lucas viajava com mais alguns missionários num hidroavião. Eles sobrevoavam a selva amazônica quando a bússola quebrou e eles tiveram que descer, mas tinham que descer em algum lugar perto de alguém que pudesse ajudá-los. Depois de muito tempo de busca, o combustível dava sinal de acabar e aí, viram uma casinha isolada, distante de tudo e de todos, e resolveram pousar ali mesmo. O pastor Lucas contava que eles começaram a falar que eram missionários, pregaram o evangelho para aquela família, e ao partir, eles disseram: “Por favor, pelo amor de Deus, voltem, ou mandem alguém que fale de Deus pra nós”. Aquela família clamava por luz!

E aonde precisamos ser luz, queridos?  É onde precisa. Vejam que claridade temos aqui. Se alguém acender mais uma lâmpada aqui dentro, que diferença vai fazer? Nenhuma, porque já temos bastante luz aqui.

Então, luz sobre luz não tem poder. Luz sobre luz, não tem efeito. Não faz efeito nenhum, ficar um monte de luz reunido, acesso no mesmo lugar. É desperdício.

Imagina a gente fazer uma reunião de comunhão, aí vem a lâmpada, a lampadinha, o lampião, a vela, a lamparina, tudo acesso. Tudo junto. Tá errado.

Nós temos que ser luz aonde, irmão? Nas trevas. Nós temos que ser luz aonde precisa. Nós precisamos ser luz aonde tem trevas. Então, é bom ficar aqui dentro, mas você tem que brilhar lá for a: no serviço, na faculdade, nas ruas... é na sociedade que você precisa ser luz.

 

Pergunta pra Deus, nesta noite, aonde precisa de luz na sua escola? Aonde está precisando de luz no seu trabalho? Quem da sua família, tá precisando de luz? Porque, agora, você sabe, você é luz. Então diga: “Eu vou brilhar. Eu vou acender. Eu vou aquecer aonde está frio. Eu vou mostrar o caminho”.

Sabe porque os discípulos de Jesus são a luz do mundo? É porque cada crente tem o maior tesouro que alguém pode ter na vida: é ter Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

 

Ao receber Jesus como Salvador, Ele vem morar em mim e em você. Jesus vem para dentro de nós... Ele é a Luz que ilumina todos os homens (Jo 1.9), e quando eu Tenho Jesus, quando eu ando com Jesus, eu tenho essa luz em mim, eu também me torno a luz do mundo. Por isso podemos brilhar, porque temos esse tesouro.

Fala pro teu irmão: “Quando você fala de Jesus pra alguém, você está iluminando”. Aleluia! Você pode brilhar como Jesus! Ele é a estrela da manhã, a única, ninguém pode tirar esse título dEle, mas quando temos Jesus, nós brilhamos também.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 10/10/2015

bottom of page