top of page

NÃO RECLAME. NÃO DESESPERE. CONFIE!

Isaías 40.27-31

 

Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: "O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa"?

28 Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. 29 Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. 30 Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; 31 mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

 

O tema para a mensagem desta noite resume tudo que eu quero lhe trazer com base nesse texto da Palavra de Deus. O tema é: Não Reclame. Não Desespere. Confie. Pode, aí em casa, repetir isto comigo? Não reclame, não desespere. Confie!

Lendo novamente o v.27, você poderia colocar o seu próprio nome no lugar de Jacó e de Israel. Veja como ficaria a leitura: “Por que você reclama, ó (seu nome), e por que se queixa, ó (seu nome): "O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa”?

 

Você faz essa queixa? É muito comum das pessoas fazerem essa queixa: “Ah! O Senhor não se interessa pela minha situação. O meu Deus, não considera a minha causa!”

Amado, aqui está um grande engano que muitas vezes cometemos. Talvez, por ignorância, por falta de entendimento ou por falta de conhecimento mesmo... é quando nós falamos assim: “Deus não se importa comigo”.

Essa é a queixa que muitos fazem: que se Deus existe, Ele não está se importando conosco, não está interessado na nossa situação nem com a nossa causa. Ah! Que grande engano.

Há pessoas com a impressão de que Deus as abandonou, de que Deus as deixou pra lá. Elas falam: “Meus problemas estão aumentando e Deus não me vê”.

E aí, quantos são os que entram em desespero, fazem bobagens, se afastam de Deus, chutam o pau da barraca, porque têm falado: “Deus não me ouve, não me atende”.

Mas o interessante, é que esse texto da Bíblia nos apresenta Deus, dizendo o seguinte, assim numa maneira bem simples de falar e de entender: “Será que você não sabe? Você perdeu o juízo pra falar uma coisa dessa? Será que você não está percebendo o que está falando?”

 

E o texto começa a revelar quem é Deus. O v.28 diz: “Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”.

O texto está mostrando: Deus é assim: onipresente, porque é eterno, sempre existiu, Ele nunca vai acabar. O texto também mostra: Ele é onipotente, porque é o Criador de toda a terra, que nunca se cansa. Ele também é onisciente, porque Sua sabedoria é insondável, sabe tudo!

Você fala que não, mas Deus é assim: Ele é Aquele que fortalece o cansado, Ele é aquele que dá novo vigor ao que está sem forças.

 

E aí, o texto passa a falar de uma maneira estranha, porque diz assim: eles voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

É uma maneira estranha de falar, porque foge da didática. O padrão da sequência é começar do pequeno para o maior, do menos importante para o mais importante. A sequência lógica é partir do primeiro, depois pro segundo, pro terceiro.

Mas aqui, começa do mais intenso para o menos intenso. Primeiro fala de voar, que é o ponto mais forte, o ponto mais alto, e vai baixando de voar para correr e de correr para andar.

O que é de se esperar é que alguém diga: “O seu ritmo na vida está sendo andar? Você vai correr. Tá correndo? Você vai voar!”

Mas, a ordem do texto bíblico é: voam, correm e andam. Porque, poucos de nós tem experimentado voar na vida, poucos de nós tem experimentado correr. Na maioria das vezes, andamos, vivemos o dia a dia normal. Tem os que voam, tem os que correm, mas na grande maioria somos dos que andam.

 

Pois sabe o que Deus está dizendo? “Não importa em qual nível você está, se andando, correndo ou voando, Eu sou o Deus que age, que dá força e que te fortalece”.

Deixa eu te mostrar uma situação que está no livro de Rute 1.1-3, aqui na Bíblia.

O texto diz assim: “1 Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe. 2 O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram. 3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos. 4 Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos, 5 morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e o seu marido”.

Qual é a situação? Fome. Aquele estava sendo um período de crise na terra, um período difícil.

 

Nós estamos vivendo um período difícil na terra. Este tem sido um período de crise, de pandemia, de isolamento social e de baixas nos entes queridos e na economia. A questão é como nós encaramos esses períodos difíceis.

O texto diz aqui, que houve uma época de fome, e conta que um homem de Belém de Judá, cidade onde Jesus haveria de nascer, em Belém morava um homem com a sua mulher e seus dois filhos, uma família.

Aí, por causa da fome, esse homem foi com a família para as terras de Moabe, foi em busca de uma vida melhor.

O v.2 dá o nome deles: o homem se chamava Elimeleque, a sua esposa Noemi, e os filhos deles, se chamavam Malom e Quiliom. Olha o nome dos meninos: Malom e Quiliom.

Mas, veja o que aconteceu: saindo de Belém, eles chegaram a Moabe e passado pouco tempo depois, Elimeleque, marido de Noemi, morreu.

Pensa nas dificuldades daquela família: época de fome, mudança de cidade, morte do marido e pai.

Você já fez uma escolha, pensando acertar e tudo deu errado? Aconteceu com Elimeleque.

Mas a história diz aqui, no v.4, que os dois filhos cresceram e se casaram com mulheres moabitas, quer dizer, naturais daquela terra. Uma tinha o nome de Orfa e a outra o nome Rute.

Pois veja, depois dessa família estar morando por quase dez anos nas terras de Moabe, morreram também os dois filhos de Noemi, o Malom e o Quiliom, e agora, ela fica sozinha, já não tinha o marido e agora perde também os seus dois filhos.

 

Faz as contas das dificuldades: Dez anos, dez anos de fome, dez anos de crise, dez em que as coisas só foram piorando.

Se você puder conferir depois, você vai ver, o primeiro capítulo da história desta mulher Noemi, termina com ela viúva e sem os seus dois filhos porque haviam morrido também, e agora, com duas noras pra ela cuidar.

Mas, eu chamo a sua atenção para o último capítulo deste livro de Rute, o capítulo 4, onde na altura do v.13, está escrito: “Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho. 14 As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! 15 O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos!" 16 Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele. 17 As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho! " e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi. 18 Esta é a história da descendência de Perez: Perez gerou Hezrom; 19 Hezrom gerou Rão; Rão gerou Aminadabe; 20 Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom; 21 Salmom gerou Boaz; Boaz gerou Obede; 22 Obede gerou Jessé; e Jessé gerou Davi.”

Olha isso: com a morte do marido e a morte dos filhos, no final de quase dez anos, Noemi resolve voltar para a sua terra que era Belém de Judá.

E como ela volta? Pobre, sem marido, sem filhos, sem casa pra morar... Noemi volta pobre.

Ela vai viver de favor. O seu falecido marido, Elimeleque, tinha um parente chamado Boaz, que era rico, fazendeiro, ele dava algumas coisas pra Noemi se sustentar.

No começo, pra ajudar a sogra, que já nem era sogra mais, Rute falou assim, lemos no 2.2: "Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir".

Boaz era dono de uma propriedade, tinha uma plantação de trigo e o pessoal estava fazendo a colheita, e o que caía no caminho, Rute pedia permissão pra catar e levar pra casa.

Mas olha, por um propósito de Deus, aquele dono da terra chamado Boaz, olhou para aquela moça quase mendiga, a pobre Rute, desprovida de qualquer recurso pra arrumar o cabelo, pintar as unhas, fazer uma maquiagem, pobretona!

 

Mas por um propósito de Deus, Boaz viu aquela moça e alguma coisa mexeu no coração dele. Lei essa história na Bíblia, está no Capítulo 2 de Rute.

Vendo aquela moça, Boaz disse: “Que moça! É uma guerreira, batalhadora... e viúva”. Sabe o que aconteceu? Boaz se casou com Rute. A mendiga virou patroa!

O 4.13 conta: “Boaz e Rute se casaram; e depois de algum tempo, o Senhor permitiu que ela tivesse um filho” – BV.

Um netinho para Noemi! Veja só, a mulher que havia ficado sem marido e depois, sem seus dois filhos, agora tem um netinho. O nome dele é Obede, que significa adorador, servo do Senhor!

E sabe quem virá a ser esse menino, o Obede, Obedezinho? Ele será, lemos aqui no v.17, pai de Jessé e avô do rei Davi, o maior e mais excelente rei de Israel.

E não foi só isso, Davi, foi um dos antepassados de Jesus, está escrito no Evangelho de Mateus 1: “Registro da genealogia de Jesus Cristo... Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; 6 e Jessé gerou o rei Davi”. Aleluia!

 

Irmão, por trás de toda circunstância difícil, por trás de toda crise, está um Deus, que controla tudo.

A Bíblia diz que a noite escura, Deus faz com que se transforme numa manhã iluminada. A Bíblia diz que o choro pode durar uma noite, mas que Deus faz a alegria vir pela manhã.

Na história de Noemi, você viu? Começou com três funerais; três viúvas abandonadas e pobres.

Noemi tinha tudo pra falar: “Acabou pra mim, a vida não tem mais graça, porque Deus não se importa comigo”.

Mas, preste atenção, depois de três perdas, depois de três mortes, três sepultamentos, vem um casamento, vem um filho e vem um rei.

Deus havia Se esquecido de Noemi? Não! Pelo contrário, por trás das perdas, por trás dos momentos difíceis, Deus estava no controle.

 

Conclusão

Talvez você esteja vivendo um tempo difícil... bem, todos estamos em crise por conta do novo coronavírus, o Covid-19, mas, talvez você esteja vivendo um momento em que você fala assim: “Só tá piorando e Deus não se importa comigo”.

Mas, deixa eu te falar: Deus está no controle de tudo.

Essa história da Bíblia tem algumas lições práticas para a nossa vida.

A primeira é a seguinte: você tem um grande valor para Deus. A história de Rute mostra como Deus valoriza cada pessoa e tem um plano maravilhoso para cada uma.

Tem gente que vive focada só nas perdas, só nas desgraças e vive reclamando, lamentando... não consegue ver que Deus está no controle. Mas Ele está.

Outra lição é que todo filho que a gente tem, seja na circunstância que for, é um presente de Deus pra nós.

Deus deu um filho pra Rute, que ainda muito moça, sobe o que era a viuvez. Mas Deus preparou um novo casamento e um filho pra ela.

Mas, a principal lição é que a vida só pode ser entendida pela ótica do Espírito de Deus. Você só vai entender a sua vida, as suas lutas, as suas crises, se você acreditar que Deus está no controle.

Então, não olhe pra baixo, olhe pra cima. Deus está no controle.

A,[em?

Pra terminar, te lembro do Salmo 37: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”.

Se você está voando, correndo ou andando, veio uma luta, não reclame, não desespere. Confie em Deus!

Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 24.05.2020

bottom of page