top of page

PROBLEMA NENHUM É GRANDE DEMAIS QUANDO...

Neemias 1.1-4, 10-11

 

Esta é a história de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vinte do reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, eu, que me chamo Neemias, estava em Susã, a capital do país.

Hanani, um dos meus irmãos, chegou de Judá com um grupo de outros judeus. Então eu pedi notícias da cidade de Jerusalém e dos judeus que haviam voltado do cativeiro na Babilônia.

Eles me contaram que aqueles que não tinham morrido e haviam voltado para a província de Judá estavam passando por grandes dificuldades. Contaram também que os estrangeiros que moravam ali por perto os desprezavam. Disseram, finalmente, que as muralhas de Jerusalém ainda estavam caídas e que os portões que haviam sido queimados ainda não tinham sido consertados.

Quando ouvi isso, eu me sentei e chorei. Durante alguns dias, eu fiquei chorando e não comi nada. E fiz a Deus esta oração:

10. – Senhor, estes são teus servos, o teu povo. Tu os livraste do cativeiro com o teu grande poder e com a tua força.

11. Ouve agora a minha oração e as orações de todos os outros teus servos que têm prazer em te adorar. Faze com que eu tenha sucesso hoje e que o rei seja bondoso comigo. Nesse tempo eu estava encarregado de servir vinho ao rei.

 

Introdução

Depois de aprender com tantos gigantes da fé e receber o incentivo que vem deles, vamos hoje, conhecer outro gigante que vai te deixar assim muito, muito confiante, principalmente, se você tem vivido um problema e não sabe o que fazer.

Esse gigante da fé, lá do passado, 450 anos antes de Cristo, inspirado pelo Espírito de Deus, deixou as suas experiências escritas no livro que leva o seu nome: Neemias.

Nesse livro, Neemias fala: "Houve um tempo na minha vida em que tudo ia bem. Eu tinha acesso ao rei e desfrutava da vida do palácio. Eu tinha uma posição privilegiada, que estrangeiro nenhum conseguia, mas eu cheguei lá!

Neemias foi copeiro do rei Artaxerxes da Pérsia, circulava pelo palácio...

Um dia, porém, Neemias recebeu notícias de sua cidade natal, Jerusalém. Os muros da cidade estavam em ruínas e os portões destruídos pelo fogo.

Ora, naquela época, as cidades eram protegidas por muros e portões, sem eles, os inimigos que eram muitos, atacavam e saqueavam os pertences do povo. Então, a notícia de que a cidade estava sem muros, veio como um golpe sobre Neemias... o seu povo, os homens, as mulheres, as crianças, todos estavam vulneráveis e ele se pôs a chorar sem controle.

A situação era desesperadora e Neemias não tinha como ajudar. Aí, na sua dor, ele fez uma coisa importante (v.4): Neemias buscou a Deus em oração e Deus fez ele perceber uma coisa: que nenhum problema é grande demais quando se tem ajuda. Repita isso: Nenhum... [vídeo]

 

Então, porque havia orado a Deus, Neemias soube o que tinha que fazer: ele foi pedir ajuda ao rei para que os muros da sua cidade fossem reconstruídos.

E sabe, a reconstrução dos muros de Jerusalém não é a história de sucesso de uma pessoa somente. Os muros só foram reconstruídos porque muita gente ajudou

Primeiro, Neemias, buscou a ajuda do seu rei e depois, Neemias convocou todos da cidade para que trabalhassem na reconstrução dos muros.

Lemos em v.17-18 o pedido de ajuda que Neemias fez para o povo: “Mas aí eu lhes disse: —Vejam como é difícil a nossa situação! A cidade de Jerusalém está em ruínas, e os seus portões foram destruídos. Vamos construir de novo as muralhas da cidade e acabar com essa vergonha. 18. Então contei a eles como Deus havia me abençoado e me ajudado. E também contei o que o rei me tinha dito. Eles disseram: —Vamos começar a reconstrução! E se aprontaram para começar o trabalho”.

Olha, foram extraordinariamente cinquenta e dois dias de trabalho, menos de dois meses, porque de família em família, todos juntos trabalharam na reconstrução dos muros da cidade.

Neemias ouviu de Deus: nenhum problema é grande demais quando se tem ajuda.

Você sabe quando é que deve pedir ajuda? Ah! pela experiência de Neemias aqui, que reuniu um grande grupo de pessoas para fazer a obra... com Neemias você aprende o seguinte:

 

...primeiro, que:

VOCÊ DEVE PEDIR AJUDA QUANDO O PROBLEMA É MAIOR DO QUE VOCÊ

O problema que Neemias enfrentou era maior do que ele. Confira:

Primeiro: Neemias estava, geograficamente, distante do problema – a cidade dele era Jerusalém e ele estava na Pérsia, a mais de 1.500 quilômetros de distância – mais longe do que daqui pra Salvador na Bahia!

Segundo: O povo de Jerusalém não tinha o material necessário para a reconstrução dos muros.

Terceiro: O povo não estava animado em levar adiante o projeto de reconstrução.

Quarto: Os inimigos vizinhos da cidade, atrapalhavam o projeto, zombavam, faziam piada.

Quando você enfrenta um problema que é maior do que você, você desanima? Então escute: não é hora de desanimar... é hora de pedir ajuda! O problema é maior do que você? Peça ajuda.

Então, diga: quando o problema é maior do que eu, não desanimarei. Pedirei ajuda.

Então, primeiro, busque a Deus!

 

... segundo:

VOCÊ DEVE PEDIR AJUDA AOS OUTROS QUANDO O PROBLEMA SE TORNA PESSOAL

Há problemas que não nos afetam muito, mas há problemas que nos afetam bastante... esse de Neemias, por exemplo.

Quando ficou sabendo da situação de Jerusalém (v.4), Neemias chorou por muitos dias... porque não era o problema dos outros, era dele, da cidade dele, do povo dele.

Olha, “Pimenta no olho dos outros” não é refresco. O problema alheio nos afeta também... mas afeta muito mais, quando se torna pessoal. Aí, nessa hora, aprenda com Neemias: você deve pedir ajuda.

E veja: a primeira coisa que Neemias fez quando ouviu sobre a situação da sua cidade, foi falar com Deus. Tipo assim, “eu preciso da ajuda dos outros, mas primeiro eu vou falar com Deus”.

Será que você está tentando carregar sozinho o peso de algum problema?

Neemias mostra que Deus deve ser a primeira pessoa a quem você deve pedir ajuda... em qualquer situação, Deus tem que ser o primeiro a ser buscado.

Tem um hino antigo, de 150 anos atrás, escrito no Canadá, que diz assim: “Oh, que paz perdemos sempre!/ Oh, que dor no coração,/ só porque nós não levamos/ tudo a Deus em oração!”

Em Hb 4.16, está escrito: “tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda”.

 

...terceiro, a experiência de Neemias ensina:

VOCÊ DEVE PEDIR AJUDA AOS OUTROS QUANDO ESTÁ DISPOSTO A FAZER A SUA PARTE

Esse é um princípio importante: a pessoa que pede ajuda aos outros, precisa estar disposta a fazer a parte dela!

Nós crentes somos muito requisitados pra orar. Tem sempre alguém pedindo ajuda de oração: “Ore por mim. Lembra de mim na sua oração” e coisa e tal. Isso é ótimo! Mas quem pede oração, tá fazendo oração também, ta fazendo a parte dela?

A pessoa que diz: “Ore pra eu conseguir um emprego. Ah! eu preciso muito de um emprego!” Será que ela tá procurando emprego? Tá fazendo a parte dela?

É a história do Zé Muxoxo, conhecido por seu desânimo, suas reclamações, sempre achando tudo muito difícil.

Diz a lenda que, por fim, Zé Muxoxo decidiu que seria mais fácil morrer do que continuar vivendo. Então, entrou num caixão (vivo, ele não tinha morrido coisíssima nenhuma!) e pediu que o levassem para o cemitério.  Os conhecidos, sabendo desse absurdo, correram pra aconselhar: “Zé, não faça isso... tanta gente querendo viver, se esforçando pra isso e você desistindo da vida? Tire essa idéia louca da cabeça!” O Zé abriu a tampa do caixão e retrucou: “Num adianta. Tô cansado de lutar, de ter que trabalhar pra sustentar a casa. Eu desisto”. Então, um amigo, lá de uma roça muito distante, disse: “Não seja por isso, Zé! Olhe, eu te dou duzentos quilos de arroz, de graça. Tão cedo você não vai precisar trabalhar para se manter”. Zé Muxoxo arregalou os olhos, coçou o queixo, pensou, refletiu… e depois perguntou: “Esse arroz seria com casca ou descascado?” “Com casca, ora essa!” respondeu o homem. Aí, o Zé fechou a tampa do caixão e falou para os que o carregavam: “Toca pro cemitério!”

A lenda é engraçada, mas você se torna igualzinho ao Zé Muxoxo, quando fica achando tudo muito difícil e não quer fazer a sua parte.

Deus quer ajudar você. A igreja quer, os irmãos da célula também, mas você precisa estar disposto a fazer a sua parte, assim como Neemias!

Ele estava disposto a fazer o que estava ao seu alcance... você deve seguir esse exemplo. Amém!

 

...quarta coisa que a ser aprendida da experiência de Neemias:

VOCÊ DEVE PEDIR AJUDA DO OUTROS QUANDO EXISTE OPOSIÇÃO

Neemias enfrentou a oposição dos inimigos. Quando ele recebeu a permissão e os recursos do rei para voltar a Jerusalém e reconstruir os muros, o povo da oposição não gostou.

No v.10 tem o nome de dois que não gostaram: “Sambalate, da cidade de Bete-Horom, e Tobias, um oficial do país de Amom, ficaram muito zangados quando souberam que alguém tinha vindo para ajudar o povo de Israel”.

No v.19 está escrito que eles também começaram a rir e caçoar do projeto, fazendo piadinhas.

Eu quero dizer pra você que o movimento sempre causa atrito.

Se você fica parado no seu lugar, sem fazer nada, ninguém vai incomodar você... mas também você não vai conseguir nada.

Agora, se você levanta a cabeça, começa a se mexer, começa a fazer o que está no seu alcance, o seu movimento cria atrito, gera ondas de calor... os inimigos percebem e se levantam pra atrapalhar, pra impedir o seu crescimento...

Isso acontece com a igreja, quando o povo de Deus cresce, o inimigo cria embaraços, faz resistência... eu sei disso e nós precisamos estabelecer logo o ministério da oração!

Mas escute: Quando os outros se levantarem contra você, não é tempo de se render. É hora de procurar ajuda.

Ver dicionário detalhado

 

Conclusão

Não é fácil pedir ajuda, mas é a melhor coisa a ser feita quando se tem um grande problema.

Acredite: Deus tem muitas pessoas prontas pra ajudar você no momento certo, e muitas pessoas que você nem se quer conhece.

Outra coisa: nem todo mundo vai ajudar. Quando Neemias chegou de volta em Jerusalém, ele pensou: “Todo mundo está pronto para trabalhar!” Mas para sua surpresa, alguns nobres não estavam dispostos ao serviço. Lembre-se disto: Não espere ajuda de todo mundo... e siga em frente.

Muitas vezes, não é de um grande milagre que você precisa, mas é de estar junto de alguém, junto à pessoas de ombros amigos.

 

Ministração

Neste mundo você pode até viver bem esta vida, mas não pode vivê-la sozinho.

Quem sabe, até agora, você está vivendo sozinho, sem buscar a Deus, sem contar com pessoas que realmente ajudam?

Talvez você está desanimado, sem esperança da coisa melhorar... mas ouça: nenhum problema é grande demais quando se tem ajuda.

E hoje, pelo menos duas fontes de ajuda estão presentes pra você aqui:

A primeira fonte é Deus. Deus quer ajudar você... a outra fonte de ajuda, é esta igreja bonita que você está vendo: somos pessoas como você, todos temos também nossas lutas, nossos problemas, mas eu lhe garanto isso: aqui nós confiamos em Deus e nós temos uns aos outros.

Eu gostaria que você entrasse para essa família. E a maneira de você conseguir isso, é recebendo Jesus no seu coração – porque somente assim, a Bíblia diz, você entra para a família de Deus e se torna filho dEle. Está escrito: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (Jo 1.12).

Portanto, abra o seu coração para Jesus, receba o Filho de Deus na sua vida, que Deus dará pra você uma família, a maior que você já viu!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 15/5/2011

 

bottom of page