top of page

A CURA PARA A INCONSTÂNCIA

Tiago 1.2-8

 

INTRODUÇÃO

Hoje eu quero falar sobre a Cura Para a Inconstância, essa coisa de ficar mudando de ideia, mudando de opinião, de comportamento toda hora, feito camaleão que muda de cor quando muda de ambiente. Pra camaleão isso é normal, mas pra cristão, isso é uma doença!

Existem hoje, milhões de pessoas que sofrem por causa desse mal, dessas mudanças repentinas... desses altos e baixos emocionais. Gente que muda de humor como quem troca de roupa... quantos que não conseguem levar adiante aquilo que começam? A inconstância é um dos riscos mais sérios à felicidade.

Será que você sofre desse mal, ou conhece alguém que está sofrendo por causa disso? Então, hoje, você vai conhecer um verdadeiro tratamento para o mal da inconstância.

Nós tínhamos aqui na igreja um menininho de nome Constante, filho de Thamar... faz duas semanas que eles foram morar em Cantagalo-RJ, mas eu aprecio o nome daquele menino... a gente também deve ter esse nome: Walter Constante, Marcos Constante, Rose Constante, Maria Constante...

Muito bom... mas, em primeiro lugar, o que é exatamente a inconstância?

Conhece o ioiô? ...esse é um dos brinquedos mais antigos do mundo: é um disquinho que, por uma corda, fica subindo e descendo... indo e vindo.

Quando eu tinha 14 anos, tocava na rádio a música de uma banda muito legalzinha, que dizia: “Pra cima, pra baixo; Pra cima, pra baixo... preso por um fio estou”.

Tem crentes io-iô: chegam cheios de ideias, cheios de entusiasmo, mas depois de um tempo, esfriam na fé, descem, sobem de novo, descem de novo.

O texto bíblico aqui dá outro nome pra crentes assim: é o "crente-onda", está no v.6: “onda do mar, levada e agitada pelo vento" (NVI).

Uma onda tem, basicamente, dois movimentos: o "vai e vem" e o "sobe e desce". Assim é a pessoa inconstante: ela tem momentos de aproximação e de distanciamento, momentos de empolgação e momentos de abatimento... é o vai e vem, o sobe e desce...

A pessoa inconstante ela é incoerente: ora pensa de um jeito, ora de outro... numa hora fala uma coisa e, noutra hora, fala totalmente diferente. Proíbe, mas depois permite... promete, mas depois desconversa... afirma, mas depois nega que afirmou. Ou seja: o que essa pessoa fala não se escreve.

A pessoa inconstante é também inconsistente: num dia, ela está eufórica, e no outro, deprimida... numa hora é só alegria... na outra é tristeza... hoje, se ela se apaixona por alguém, legal, mas depois de uma semana, nem quer ver... é inconsistente.

A pessoa inconstante é ainda, inconsequente: ela não costuma medir as consequências, não... fala e não... faz e não raciocina... e raramente ela termina o que começa!

Olha, a inconstância atrapalha bastante a pessoa de ser feliz.

Veja só, quais são os prejuízos da inconstância...

Esse texto de Tiago, aponta vários prejuízos. Em primeiro lugar, a inconstância rouba a oportunidade te amadurecer.

Pensa, por exemplo, numa cozinheira que pôs um bolo pra assar e que fica abrindo a porta do forno toda hora para ver se o bolo cresceu... o bolo nunca vai crescer.

Pois é isso, no v.4 a Palavra de Deus fala para termos perseverança, paciência... porque se você não tiver paciência, nunca que vai conseguir coisas bem feitas... você perde a oportunidade de crescer!

Tiago deixa claro também, que a inconstância rouba a oportunidade de você ser abençoado.

Depois da Palavra de Deus afirmar que aquele que duvida é como a onda do mar, impelida e agitada pelo vento, ela agora declara, v.7: "Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor".

Não é que Deus não quer abençoar, querer Ele quer, mas, o que acontece é que a nossa atitude é que impede que muitas das bênçãos de Deus nos alcancem.

Foi o que aconteceu com o povo de Israel no Antigo Testamento. A Bíblia diz que o povo nunca foi firme na sua confiança em Deus (SI 78.8)... o povo de Israel tinha altos e baixos, era inconstante. E devido à isso, perderam muitas bênçãos.   

Outro prejuízo da inconstância é que ela rouba a paz dos relacionamentos.

Ser parente de uma pessoa inconstante, não é fácil não... ser marido de uma, esposa de um, amigo de um... é complicado, porque a pessoa é imprevisível... você não sabe quando ela se alegra ou quando se zanga. Ela é inconstante!

Eu guardo comigo a historinha de um casal. Certa vez a mulher fez um ovo cozido para o marido. Ele viu e disse que queria o ovo frito. No outro dia, a esposa, com muito amor e carinho, fez um ovo frito pra ele, mas aí, o homem disse que queria ovo cozido. No dia seguinte, a mulher já fez logo os dois ovos, um frito e outro cozido, e perguntou pra ele “tá bom agora?”, ...o homem olhou e disse: “mas, mulher, você fritou o ovo errado”!

É bom buscar mesmo a cura para a inconstância, não acha? Vai ser bom para a pessoa que sofre dela e vai ser muito bom para os outros também.

 

E, COMO SER CURADO DA INCONSTÂNCIA?

Bom, primeiro, é preciso admitir o problema. Será que você sofre de inconstância? Será que você sofre desse mal em sua vida?

Nem sempre é fácil perceber que temos esse problema... muitas vezes, são as pessoas que estão à nossa volta que, primeiro, vão perceber o problema.

Aí, você deve ser bem humilde e perguntar pra elas: “Você acha que eu sou uma pessoa inconstante?”

Se você já tem um discipulador, uma discipuladora, alguém que se importa com o seu bem-estar, pergunte: “Você me acha inconstante?” Eu até sugiro (e não é japonês que eu tô falando), sugiro, que você pergunte mesmo para o seu discipulador, porque ele, sim, ele vai te falar com amor e com transparência, pra te ajudar realmente.

Mas, você também pode, até fazer um pequeno teste, respondendo perguntinhas assim:

Você costuma se irritar, se entristecer ou desesperar com frequência?

Você fala antes de pensar e depois se arrepende daquilo que falou?

Você deixa as coisas pela metade, não termina o que começa?

Você muda de posição, de opinião toda hora?

Você está sempre brigando com as pessoas e se indispondo com elas?

Você logo fica desanimado quando se vê diante de um obstáculo?

Você é exageradamente sensível a críticas e elogios?

Você muda frequentemente de emprego, de curso, de igreja?

Você tem fama de ser "fogo de palha"?

Olha, se responder com um “sim” a duas ou mais perguntinhas dessas, isso já significa que precisamos nos tornar mais firmes, mais constantes.

Talvez você não seja totalmente inconstante, mas pode melhorar. Amém?

Agora, e como isso é possível? Como ser curado da inconstância? Ah! Deus tem o tratamento para esse mal.

Nos primeiros versos aqui do texto, a Palavra de Deus ensina sobre como nos tornar pessoas firmes, constantes.

E a terapia é a seguinte: a fim de criar a constância em nós, Deus usa as provações.

É, está aqui no v.2: “Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança”.

Na primeira olhada, o texto deixa a gente intrigado... porque fala que quando lutas e aflições, as provações, nos atingirem em cheio, devemos saber que isso é um presente especial. O que é que é isso?

Como pode alguém enxergar nas provações um motivo de alegria? Mas, preste atenção: Deus não está falando pra você se alegrar com as provações em si mesmas... o que Deus está falando é que você precisa reconhecer que as provações estão sendo usadas por Ele para produzir perseverança em você, firmeza, constância!

Você não tem que gostar das provações (claro, ninguém gosta), mas também não deve fazer pouco caso delas, porque provações, quando surgem, Deus usa pra te aperfeiçoar, te fortalecer, te firmar e te fazer mais parecido com Jesus.

Meu irmão, quando você começa a enxergar as coisas por esse ângulo, você também começa a se alegrar, porque estará sabendo: “A provação não é para acabar comigo, ela veio pra me fortalecer e eu vou ficar muito forte em Jesus”. Aleluia!

Outro remédio importante no tratamento da inconstância é a sabedoria.

No v.5 está escrito: “se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos”.

A palavra de Deus diz “se alguém tem falta de sabedoria”, e quem não tem? Todos precisamos de sabedoria, e mais ainda a pessoa que é inconstante, porque a inconstância está ligada à precipitação, ao impulso, à pressa.

E essa sabedoria que deve ser buscada em Deus, não é de conhecimentos do tipo que se adquire na escola... geografia, ciências, matemática, física... não, esta sabedoria tem a ver com bom senso, prudência, saber viver... e é exatamente isso que Deus está disposto a nos dar.

Se você está cansado de ser “fogo de palha”, cansado de começar e nunca terminar, Deus que te dar sabedoria, bom senso, equilíbrio.

E um terceiro remédio para a inconstância é a fé.

Um dicionário define fé como "confiança em algo ou alguém”, mas tem uma definição melhor: “Fé é você confiar a ponto de obedecer”.

Por isso, a Palavra de Deus fala no v.6, que devemos orar "com fé, em nada duvidando"... porque quem duvida é que nem a onda do mar, fica pensando duas vezes, vou não vou...

Mas a fé produz persistência, a constância... pare um minuto e pense:

Como é que aquele passarinho João-de-barro, consegue construir um ninho com 5 centímetros de espessura, 30cm de diâmetro e que pesa mais de 4 quilos? ...é com constância!

Como foi que a lesma entrou na arca de Noé? ...foi com muita perseverança! ...a tartaruga, o bicho preguiça... pode ter certeza: eles não tem a velocidade da águia, do coelho, do guepardo, mas estava lá, lado a lado com eles.

Meu irmão, não deixe a inconstância te dominar.

 

Conclusão

O que você deve fazer?  ...eu quero indicar que você faça a mesma coisa que o rei Davi fez e que realmente funciona... está no Salmo 51.10.

Davi orou a Deus fazendo um pedido: Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!”

O pedido do rei era por uma vontade constante, estável, um espírito reto, sem sobe e desce.

O rei Davi fez essa oração depois que um profeta de Deus, de nome Natã, confrontou o rei por causa daquele adultério com Bate-Seba.

Aí, arrependido e envergonhado, o rei Davi pediu a Deus que fizesse dele um novo homem, uma nova pessoa. Foi quando ele disse: "Senhor, me dê um coração puro, me dê também uma vontade firme, um espírito reto".

Davi estava cansado dos altos e baixos de sua vida. É como se ele dissesse: "Oh! Deus, eu não aguento mais essa minha inconstância... numa hora eu tô animado, vencendo gigantes... mas noutra hora, eu tô envergonhado com os meus pecados, os meus vacilos... Oh! Deus, eu já estou cansado disso, favor, me dê-me uma vontade firme”.

Quem sabe, assim como o rei Davi, você também esteja cansado de tantas idas e vindas, de tantos sobe e desce?

Talvez, por conta da inconstância, você tem perdido oportunidades, perdido bons relacionamentos e, perdido até a credibilidade.

Meu, irmão, mas Deus não deixou de acreditar em você... Deus atendeu a oração de Davi e vai atender a sua.

Se você pedir, Deus vai lhe dar uma vontade firme... se você estiver passando por uma prova, por uma luta, Deus vai usar tudo para produzir, em sua vida, um espírito inabalável, um espírito reto, constante, que não vacila facilmente.

Se você pedir, você vai receber!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em Marcelo Aguiar

bottom of page