top of page

VALORIZE MAIS AO QUE DEUS VALORIZA MAIS

Lucas 10.27

 

Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’".

Irmãos, há algo que Deus prioriza, há algo que Deus dá importância máxima: são os relacionamentos.

Eu tenho lido este texto do evangelho e estudado essa matéria com a ajuda de livros e ouvido a respeito, e conclusão: a gente precisa vivenciar essa verdade - os relacionamentos são priorizados por Deus e a gente não pode mexer na lista de prioridades dEle!

 

Imagina? Se o próprio Deus dá prioridade máxima aos relacionamentos, por que vamos fazer diferente, colocando outras coisas no lugar de importância dos relacionamentos?

Você deve dar valor máximo aos relacionamentos! Dê mais valor aos relacionamentos do que ao dinheiro! Dê mais valor, primeiro, ao relacionamento com Deus e depois com as pessoas, porque é mais importante.

Dê mais valor aos relacionamentos do que ao tempo, às horas. Sim, dê mais valor, primeiro, ao relacionamento com Deus e depois com as pessoas.

Dê mais valor aos relacionamentos do que ao seu trabalho ou diversão. Sim, dê mais valor, primeiro, ao seu relacionamento com Deus e depois com as pessoas.

Amados, com esta série de mensagens que vou trazer, eu estou construindo. Estou pregando a Palavra para construir aqui uma igreja gentil, simpática, amorosa, atenciosa com as pessoas.

Eu quero chegar ao ponto de alguém lá fora dizer: “Aquela igreja tem poucos membros ainda, mas eles são tão gentis, tão simpáticos, tão amorosos!”

E se as pessoas chegarem a dizer isto, pode ter certeza, nós não seremos poucos membros, mas muitos membros, uma multidão, porque as pessoas gostam de estar onde são tratadas com simpatia, gentileza e amor.

É por isso que estou pregando a Palavra de Deus: para construir esta igreja que ama a Deus e ama as pessoas.

E você pode estar dizendo: “Sim, eu sei disso. Eu sei que Deus é importante pra nós e as pessoas também!”.

Todos sabemos. A questão é: vivenciamos isso? Valorizamos mesmo, ao máximo, o relacionamento com Deus e o relacionamento com as pessoas?

Eu tenho aplicado este exame em mim mesmo e te digo uma coisa: mim tem que mudar... Estudando, eu estou me descobrindo ocupado com coisas que Deus não dá o valor máximo. Então, entrei no projeto de corrigir minhas prioridades.

E, vamos ser honestos, nós temos um problema com isso. E o problema que temos em valorizar os relacionamentos não está no conhecimento, está na prática.

Ter relacionamento com Deus e com as pessoas a gente sabe que é importante, mas a gente pratica? Os relacionamentos são nossa prioridade?

Esse é o nosso problema, porque é muito fácil ficar ocupado com as coisas menos importantes em vez de ocupado com as coisas realmente importantes.

E o que é muito importante para Deus? Que você tenha um relacionamento de amor com Ele e com o seu próximo.

Mas, pensa por um momento sobre como é fácil valorizar as coisas menos importantes do que as coisas mais importantes.

 

Veja como é fácil se distrair daquilo que é mais importante:

Você levanta cedo na intenção de ter um TSD (Tempo Sozinho com Deus), por alguns minutos para começar seu dia, mas aí, acaba pegando o celular pra ver se rolou alguma mensagem durante a noite e se ocupa com o WhatsApp.

Pensa... uma pessoa amiga está abrindo o coração com você, expondo uma dificuldade dela, mas você se distrai com o pensamento do que tem pra fazer depois.

A sua esposa está conversando com você sobre algo realmente importante, mas a todo instante você pensa no seu futebol ou nas ferramentas pra guardar.

O seu filho chega contando uma notícia da escola, mas você está tão cheio de coisas pra fazer, que apressa a conversa.

Você está no computador digitando a mensagem pro domingo a noite, aí, a esposa te interrompe para falar sobre uma coisa importante pra ela, e sua reação é ficar chateado. (Ah! Essa tem mais a ver comigo do que com você!).

E essa? ...você está na rede social ou com seu video-game favorito, aí, o irmão, pai ou mãe, te pergunta sobre alguma coisa, e você só responde com as monossílabas: não, tá, sei, sim, é, humhum...

Olha, existe uma infinidade de exemplos que provam, como damos pouca importância aos relacionamentos que, para Deus, têm o maior valor, a prioridade máxima.

Sim, porque é próprio de Deus. Antes do ser humano ser criado, já havia relacionamento na divina Trindade.

Deus Pai, Filho e Espírito Santo tem, desde a eternidade antes da criação do homem, um relacionamento de amor entre eles.

Existe na Trindade uma comunhão perfeita, uma harmonia, de modo que o relacionamento entre Deus Pai, Filho e Espírito Santo, constitui o relacionamento modelo para o nosso. É um relacionamento de amor e o amor mais puro!

E, sabe, não havia nenhuma necessidade de Deus criar o ser humano... já havia tudo perfeito!

Mas Deus, em Seu amor, quis criar o ser humano. Houve uma concordância no céu, Eles disseram: “façamos o homem à nossa imagem e semelhança”.

Era como se Deus dissesse nos céus: “Amados Filho e Espírito Santo, isto aqui é bom demais! Vamos criar pessoas para este relacionamento amoroso conosco”! E assim, Deus fez o ser humano.

Você foi criado para ser amado por Deus! Olha que verdade maravilhosa! [diga...]

A maneira pela qual você veio ao mundo, pode até ter sido errada: como fruto de um abuso, como fora do programado... mas não importa como você veio, importa é que você nasceu para ser amado por Deus.

Deus quer você no relacionamento amoroso dEle. Aleluia!!

“Ah! Mas, tá dando tudo errado na minha vida. Eu não sou feliz...alguns até falam que eu sou um problema, eu sou uma vergonha pra família...”.

Não aceite isto como verdade, porque a verdade é que você nasceu para ser amado por Deus!

Pode estar acontecendo também é que você não está priorizando o que Deus prioriza.

Deus te fez para viver no relacionamento amoroso dEle, mas a grande questão é que o ser humano acha de viver independente.

Deus prioriza os relacionamentos, mas o ser humano, por conta de sua natureza pecaminosa, não prioriza o que Deus prioriza.

 

E esse é um problema que não se resolve por meio de reflexão. Há coisas que você reflete, pensa e muda. Mas, você nunca mudará suas prioridades fazendo reflexão, meditando.

A única maneira de eu e você darmos valor máximo aos relacionamentos é sendo intencional. Temos que mover a nossa vontade na direção dos relacionamentos. Você escolhe fazer isso.

Eu e Tânia sempre fomos muito caseiros... temos uma vida social, mas gostamos muito de ficar em casa, mas isto nos afasta dos relacionamentos. Então, sabe o que ela e eu resolvemos fazer intencionalmente? Levar as pessoas para a nossa casa.

Veja o que Jesus ensina (Lc10.27). São só duas frases a serem ditas, mas uma vida inteira para praticar: Ame a Deus de todo o seu coração, alma, entendimento e forças. Ame o seu próximo como a você mesmo. É isso!

Jesus ensina que devemos substituir nosso velho sistema de prioridades por um sistema novo - e então precisamos agir, intencionalmente, com base nesse novo sistema de prioridades. Primeiro, renovamos nossas prioridades, depois agimos, intencionalmente, com base nelas.

 

Quando Jesus ensinou que o amor a Deus e o amor ao próximo devem vir primeiro, Ele mostrou com isso, que os relacionamentos devem ter prioridade máxima na nossa vida.

Então, Jesus descreveu como cada um deve praticar a prioridade de amar a Deus com as expressões: "de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças" e a prioridade de amar as pessoas, Jesus instruiu "ame ao seu semelhante como você ama a você mesmo".

Nós vamos ter tempo mais adiante, aos domingos, para examinar isto mais fundo.

Mas, a questão para agora é, se estamos dando aos relacionamentos, o valor, a importância que Deus dá.

Existem cinco perguntas que ajudam você a descobrir se está priorizando os relacionamentos ou as coisas. Estas perguntas são:

Qual a primeira coisa em que você pensa de manhã?

O que sua agenda revela sobre suas prioridades?

O que é pago com o seu dinheiro?

Do que você mais fala?

 

Qual é a última coisa em que você pensa quando deita a cabeça no travesseiro, à noite?

Nas suas respostas, se tiver mais coisas do que pessoas, você está errado.

A prioridade máxima é dar valor aos relacionamentos, primeiro com Deus e depois com os outros... depois disso, vem as coisas: o dinheiro, a diversão, o trabalho, o estudo...

Portanto, entenda isto: pode ser que tudo esteja dando errado pra você, porque você está errado em priorizar mais as coisas do que os relacionamentos, primeiro com Deus, depois com o próximo - e o seu próximo mais próximo, é seu cônjuge, seus irmãos, seus pais, seus filhos, seus familiares, seus conhecidos, seus desconhecidos...

Jesus fala pra você amar a Deus, isto significa entrar num relacionamento com Ele.

Jesus fala pra você amar o próximo, isto também implica em ter relacionamento com ele.

Mas, se você não for intencional em valorizar os relacionamentos, o erro permanecerá - e no erro não se experimenta a bênção de Deus.

 

Então, seja intencional.

Resolva que vai entrar num relacionamento amoroso com Deus e, intencionalmente, acorda mais cedo pra ler a Palavra, fazer oração... vai chegar Domingo, intencionalmente, volta para o culto...

No meio de semana tem a reunião da célula, é mais uma oportunidade para se relacionar com Deus e com os outros, então, intencionalmente, se arrume pra sair de casa e ir para a célula!

Para valorizar o relacionamento com Deus e com as pessoas, seja intencional.

Você deve priorizar mais o que Deus prioriza mais.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 20/11/2016.

bottom of page