top of page

CONSTRUA SEUS MEMORIAIS DE FÉ

1 Samuel 17.1-50

 

Introdução

Este texto fala sobre quando Davi chegou no acampamento dos israelitas e se deparou com um gigante (diga: gigante), que estava afrontando o exército de Israel.

Irmão, o que você deve fazer quando se depara com um gigante que começa a afrontar o seu compromisso com Deus, a sua fé, a sua fidelidade?

O que fazer quando nos deparamos com um gigante? ...com um desafio gigante... um problema gigante? ...um sonho gigante?

Abra o seu coração porque o Espírito Santo tem uma palavra para mudar a sua vida e a sua visão a partir de hoje.

Antes de entrar nos detalhes, eu devo dizer que Davi estava num clima de intimidade com Deus... ele estava desfrutando de comunhão com Deus, de amizade com Deus... então, Davi estava assim, num clima de muita unção, de muita força, de muita fé.

Mas, de repente ele chegou num lugar onde o clima lá era diferente. E Davi ficou meio indignado... ficou indignado porque encontrou um exército abatido, desanimado... ele encontrou um exército entregue ao próprio fracasso.

E Davi mal podia acreditar no que estava vendo... porque até então, o clima em que ele vivia era outro, era diferente.

Sabe quando você viaja pra Friburgo? Aqui, em nossa cidade, está o maior sol, quente toda vida... aí, você chega em Friburgo, e o clima é outro, precisa até de agasalho.

Foi assim que aconteceu com Davi... ele estava num ótimo clima, estava no calor da presença de Deus, mas chegando ao acampamento do exército de Israel, e o clima lá estava nublado... o clima era de fracasso, de derrota, de medo...

Então houve uma mudança brusca na temperatura espiritual, mas Davi não se deixou abater com aquele ambiente tão frio.

E é isso que eu quero mostrar a você nesta noite: o segredo de Davi para não se deixar abater com o ambiente e, apesar do ambiente, ter uma fé que vence a frieza, que vence a incredulidade e que vence até gigante.

Irmão, Deus quer fazer de nós como umas tochas vivas, eu digo, pessoas cheias de fé, que para onde forem, possam influenciar o ambiente ao invés de serem influenciadas por ele.

Mas a primeira coisa importante para isto acontecer, é a nossa intimidade com Deus, a nossa vida de comunhão com Deus.

A Bíblia deixa muito claro, está escrito em Hb 12.2, que o tempo todo, devemos manter: “...os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” (NVI).

Então Jesus é o Autor da fé... Ele transmite a fé que é dEle e transfere para dentro do nosso coração.

Isso é maravilhoso! porque essa fé é que nos mantém num alto nível de conquista.

Então, Davi se deparou com um ambiente gelado, mas ele pode puxar do bolso, uma pedra que levava.

E aqui eu quero falar simbolicamente. A Bíblia conta que Davi pegou cinco pedras para derrubar o gingante, porém, ele usou só uma pedra contra aquele gigante Golias.

Mas eu creio, que espiritualmente falando, Davi usou uma pedra contra outro gigante que tentou derrotá-lo antes mesmo desse de gigante de nome Golias. Que gigante era esse?

 

Primeiro nós vemos aqui o próprio clima e a palavra do rei Saul contra a vida de Davi... Porque Saul foi muito claro em dizer pra Davi, v.33: “Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade" (NVI).

Ora, quem estava falando isto para Davi era alguém que tinha autoridade, era o rei Saul, e ele disse: “Você não pode; Davi, você não tem condição”.

Irmão, essa é a voz do diabo, dizendo pra você também: “Você não pode; você não consegue... você não tem condições”.

E são muitos os que se deixam levar por essa palavra de engano... eles pensam que não é o diabo que está falando e começam a acreditar nessa mentira: “É, eu não posso, eu não consigo.. eu não tenho condição, não levo jeito...”. Que coisa terrível!

Então, antes que aquele Golias aparecesse, havia um gigante interno que Davi precisava derrubar, derrubar antes de Golias... porque se Davi não derrubasse esse gigante interno, ele não iria conseguir vencer aquele outro.

Então, Davi começou derrubando o primeiro gingante que encontrou, antes de Golias.  Que gigante? ...o da intimidação de Saul, a provocação, aquela coisa de dizer: “você não pode, você não vai conseguir, você não tem condições...”.

E para derrubar esse gigante, qual foi a pedra lisa que Davi usou? Guarde isso: memorial de fé... essa foi a pedra. Diga: “Memorial de Fé”.

Sabe, há momentos na nossa vida em que nós entramos num clima em que o diabo tenta, por todas as formas, nos esfriar... nos fazer parar.

Mas aí, nós devemos puxar do bolso essa pedra que Deus colocou dentro de nós: o nosso memorial de fé.

 

O que é isso? Você vai entender...

A Palavra de Deus fala: “Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança” (Lm 3.21). A NVI traduz: “lembro-me também do que pode dar-me esperança”.

Olha, nós sempre agimos de acordo com os nossos pensamentos. Se a gente deixar que os impossíveis dominem o nosso pensamento, a nossa mente... se permitirmos isso, a nossa ação será determinada por aquilo que nós pensamos.

Por isso a Bíblia fala em trazer à mente, em trazer à memória aquilo que dá esperança.

Em Pv 23.7está escrito: “Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é” (RA).

Aquilo que dominar a nossa mente, vai dominar as nossas atitudes. Como você pensa, assim é.

Então quando Saul atacou Davi com uma palavra de impossibilidade, quando ele disse “Davi, você não pode”. Olha o tamanho do gingante que se levantou na mente de Davi!

O que Davi fez? Ele puxou o seu memorial de fé. Que memorial de fé era esse?

Foi uma pedra lisa, por assim dizer, que significava o seguinte: “Saul, você não sabe, você está dizendo que eu não posso, que eu não tenho condição, mas você não sabe”.

Ai Davi contou a história: “Um dia eu estava pastoreando o rebanho do meu pai e veio um leão e eu derrotei... veio um urso e eu derrotei. Então, Saul, Deus também vai me entregar este filisteu na palma da minha mão!”

O que é isto? ...um memorial de fé? Memorial de fé são aquelas conquistas, aquelas vitórias, aquelas respostas de oração, que Deus já te deu.

Quem sabe você buscou uma vitória em Deus e conseguiu... um livramento e conseguiu... você orou por um milagre, e aconteceu!

Cada conquista, cada bênção de Deus que aconteceu na sua vida ou na vida de alguém, por seu intermédio, é um memorial de fé.

Então, a orientação da Palavra pra nós é esta: trazer a memória aquilo que dá esperança.

Aí, alguém pode dizer: “Ah! mas eu não tenho desses memoriais de fé, não!”

Irmão, se você já recebeu Jesus, você já tem o maior de todos os memoriais de fé, porque o maior de todos os memórias de fé, é você saber o que Jesus fez por você na cruz.

Esse é o meu maior memorial de fé.

 

Eu poderia ser usado por Deus para ressuscitar mortos, para curar paralíticos... eu poderia ter dessas coisas para contar... mas o meu maior memorial de fé não é esse... o meu maior memorial de fé é o que Deus fez por mim na cruz.

Porque, vou te dizer: eu não sei o que eu seria se não fosse Jesus na minha vida... eu não meu iludo: eu sei que por trás de tudo que eu tenho e que eu sou, está a mão de Deus.

Se não fosse a mão de Deus sobre mim, irmão, eu não seria considerado por ninguém... se não fosse Jesus na minha vida, eu não teria nada para oferecer... eu não teria uma palavra boa para dar a ninguém... se não fosse Jesus na minha vida, eu não seria nem um bom exemplo para os outros...

Então, o meu maior memorial de fé, e a gente deve ter vários... eu só estou antecipando, caso alguém diga: “Ah, eu nunca ressuscitei ninguém, nunca fui usado por Deus na cura de um doente” ...mas, irmão, o seu maior memorial de fé está na cruz.

Aquilo que Jesus fez por nós, significa muito, muito mesmo! A Bíblia diz em Rm 8.32: “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (NVI). Você quer um memorial de fé maior que esse?

Não existe... se Deus entregou Jesus para morrer por nós, a Bíblia está dizendo: se Deus chegou ao extremo de entregar o Filho para morrer por nós, o que Deus vai nos negar, então?

 

Ah! isso alimenta a nossa fé... isso nos levanta, nos põe pra cima... nos mantém num clima de alta temperatura de fé...

E foi isso que Davi fez quando chegou naquele ambiente onde podia ser contaminado... onde podia receber um banho de água fria.

Porque tem ambientes assim, gelados, frios... você chega animado, cheio de fé em Deus, mas lá, a conversa é só murmuração: é o juiz que roubou o jogo... é o governo que faz tudo errado, o pastor que não me entende... a célula que não me visita...

Aí, se você deixar, esse ambiente te esfria também... Eu me lembro do pastor Fanini comentando sobre ter participado num culto de alguma igreja, e lá, o ambiente era muito frio... frio mesmo: não havia abraços, ninguém cantava com animação... e, ouvir um “aleluia, glória a Deus”, nem pensar. E o comentário dele foi que, às vezes, o culto é tão frio, que você pega até um resfriado!

Então, uma dica pra você não se deixar influenciar pelo clima do ambiente: sempre traga à lembrança os seus memoriais de fé... construa esses memoriais de fé.

No VT nós lemos de Deus ter instruído os israelitas nessa tarefa.

Por exemplo, Deus orientou Moisés a pegar uma porção de Maná e colocar junto das tábuas da Lei que havia recebido no Monte Sinai.

Por que? ...para servir por memorial de fé. Toda vez que o sacerdote entrasse no tabernáculo e visse o maná, ele iria se lembrar: Deu sustentou o Seu povo sobrenaturalmente no deserto. E isto ativava a fé do sacerdote.

Quando Josué assumiu a liderança do povo de Israel, eles tiveram que atravessar o rio Jordão, mas foi Deus quem abriu o rio Jordão pra eles passarem...

E depois disso, Deus disse pra eles: “peguem doze pedras do meio do Jordão”. E eles pegaram e carregaram as doze pedras, pesadas.

Foi um esforço duro pra eles, carregarem pedras pesadas e levá-las para a terra prometida, mas eles o fizeram.

Mas pra que Deus pediu isso? ...para que na primeira, na segunda... na terceira geração depois deles, se alguém perguntasse: “o que são essas pedras?”, aí eles iriam contar: “Essas pedras nós tiramos do lugar mais improvável, do fundo do rio Jordão, porque Deus nos fez passar a seco por aquele lugar”.

 

Irmão, você precisa construir os seus memoriais de fé, porque esta é uma pedra poderosa para você derrubar o gigante da incredulidade.

Quando a incredulidade vir pra cima de você e falar, como Saul falou pra Davi: “Ah você não pode... você não pode liderar, você não pode multiplicar a célula; ...é muito difícil...”. Ou “você não vai dar conta de discipular essa pessoa, ela é muito complicada... você não vai dar conta de prosperar... você nasceu pra ser miserável... ah! você não pode... você vai morrer sem ter uma casa própria, porque você não pode...”.

Irmão, nessa hora, puxa da lembrança os seus memoriais de fé e mira na testa do gigante!

Foi isto que Davi fez... a pedra que ele usou foi o seu memorial de fé... eu pergunto pra você: qual é o seu memorial de fé? Quais são os seus memoriais de fé?

 

Uma boa dica pra você construir memoriais de fé é o seguinte: comece a cuidar de alguém.

Comece a investir na vida de uma pessoa... sim, ajude alguém a encontrar a salvação, o livramento de Deus!

Eu tenho certeza, você vai ouvir essa pessoa dizer: “Olha, eu estou aqui por que um dia você insistiu comigo... porque se não fosse você, eu estava lá no mundo”. Ah! isso é um grande memorial de fé.

Você deve acreditar no improvável... investir a sua vida na vida de uma pessoa que já não acredita em nada... mas invista nela... e depois, essa pessoa, entrega a vida pra Jesus, e se afasta... mas você vai lá, torna a buscá-la, insiste com ela, cuida, liga pra ela, vai atrás e vai de novo....

Até que um dia essa pessoa se firma em Deus, aí, ela vai ser o seu memorial de fé, porque ela vai dizer assim: “Olha, eu estou aqui hoje, na presença de Deus, foi porque Fulano investiu na minha vida. Ele não desistiu de mim... quando eu estava lá no lodo, ele me ligou, ele foi atrás de mim...”.

Então, quando você começa a cuidar de alguém, você está construindo o seu memorial de fé.

Quando aparecerem esses gigantes e falarem: “É, a célula multiplicou? Agora a célula tá tão pequena... você vai ver que é difícil; você não tem condição, não!”.

Mas aí, você tem o seu memorial de fé e você vai pensar: “Não!, como não? ...olha esse aqui: estava lá no lodo, cheio de feridas por dentro, mas está aqui... deu certo com ele? Vai dar certo com outros... vai dar certo com multidões... vai dar certo com milhares!” Aleluia!

Irmão, não espere que o diabo fique bonzinho com você.

Às vezes eu ouço isso... pessoas falando: “o diabo está furioso”. Ora, você queria que ele tivesse gostando de você?

O filisteu aqui, estava furioso com Davi. Não espere cordialidade... o inferno sempre estará furiosos conosco.

Portanto, todos os dias, você precisa derrubar o gigante da incredulidade... pois, use os seus memoriais de fé no  nome de Jesus.

Quantos querem ter muitos memoriais de fé?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page