top of page

COMO MANIFESTAR A DEUS NO ENCONTRO DE CÉLULA

Êxodo 19.6

 

Êxodo 19.6: “Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes” (NTLH).

Números 11.28: “Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados” (NIV).

 

Amados, eu quero compartilhar com vocês uma palavra que foi o tema central da Conferência Nordeste do MDA, este ano em Fortaleza-CE.

O pastor Eddy Leo ministrou sobre como podemos manifestar a presença e o poder de Deus na reunião da célula, que é a reunião da igreja em casa.

E ele apresentou estes dois textos... e por estes dois textos da Bíblia, aprendemos que Deus quer que todos os Seus filhos sejam sacerdotes e profetas. Diga: sacerdotes e profetas.

Deus quer que Seus filhos atuem como sacerdotes e profetas. Então, entenda o que é um sacerdote, entenda o que é um profeta.

O sacerdote era alguém separado para servir diante de Deus. No passado, somente o sacerdote tinha acesso à presença de Deus. Então, ele entrava no templo sozinho, ofertava sozinho, orava sozinho, adorava sozinho, representando todo o povo.

Mas hoje, todos os filhos de Deus são sacerdotes; todos temos acesso direto à presença de Deus e podemos orar, adorar, louvar, falar com Ele. Lemos em Ap 1.5-6: “Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!”.

Isto quer dizer que todos, que nos tornamos filhos de Deus, podemos acessar a Deus, o Pai, livre e diretamente. Somos sacerdotes.

Então, hoje, em qualquer lugar que você estiver, você pode manifestar a presença de Deus.

Lá na célula, você é um sacerdote, é alguém capaz de agir como sacerdote, isto é, alguém que representa a Deus.

Mas, não somente isto, você deve estar pronto também para agir como profeta. E isto quer dizer que você deve estar pronto para representar a Deus nos encontros da célula.

Olha, a presença, o amor, o poder de Jesus pode ser manifestado... Jesus pode se manifestar na reunião, quando você age, atua como sacerdote e como profeta.

Mas como isso é possível? É possível, especialmente, por meio de um dom espiritual - o dom da profecia, o dom de profetizar.

O que é profetizar? ...profetizar não é predizer o futuro, repreender os pecados e coisa e tal...os profetas são até capazes de fazer isso na verdade, mas nem todos têm esse dom de predizer o futuro, de repreender os pecados ou de dar uma instrução específica para alguém.

 

Mas a Bíblia diz uma coisa: embora nem todos tenham esse dom, todos podem agir como profetas. Olha o ensino de 1Co 14.1: “Portanto, esforcem-se para ter amor. Procurem também ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a mensagem de Deus” (NTLH). A NVI coloca assim: “Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia”.

Irmão, entenda o tipo de profecia que pode ser pronunciada por todos os cristãos nos encontros da igreja.

De acordo com a Bíblia, a Palavra de Deus, você pode profetizar... você deve profetizar.

Mas, como é que se profetiza? Lá na reunião da célula, as pessoas estão reunidas e Deus fala pra você agir como sacerdote, como profeta... então como você deve profetizar?

Vamos ler 1Co 14.3: “Mas quem profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação dos homens” (NVI).

É complicado isso? O que a Palavra está falando? Na NTLH esse verso, é lido assim: “Porém quem anuncia a mensagem de Deus [isto é, quem profetiza] fala para as pessoas, ajudando-as e dando-lhes coragem e consolo”.

É isso! Profetizar é você dizer palavras que edificam a vida da pessoa, que anima, que encoraja, que consola.

Se você já ouviu alguma vez o pastor Silas Malafaia, você lembra dele falar em “profetada”, que tem profecia e tem profetada.

A profecia é uma palavra vinda de Deus que abençoa, que edifica, anima, encoraja, consola... mas a profetada é aquela palavra que a pessoa diz ter recebido de Deus, mas que não abençoa, que em vez de animar, entristece, esfria o ânimo, causa depressão...

Isso é profetada. Mas a profecia não, ela abençoa, ela edifica, ela levanta o ânimo e dá coragem.

Um exemplo de profetada pra você entender, é aquela tipo assim: “Servo meu! Tenho contemplado os seus gemidos pelas madrugadas nas tuas orações; vou te dar vitória”. Só que o tal irmão, nunca orava de madrugada.

E, olha, é fácil reconhecer os que fazem profetadas. A maioria dos profetadores falam como carneiros, já prestou atenção: “Seeerrvooo meeeu, teeenhoo comtemmmplaadoooo...”. Não são todos, lógico, mas muitos que falam como carneiro, falam profetadas.

 

Mas, irmão, o que é que Deus quer que você faça na reunião da célula, como filho dEle,  como servo dEle?

Deus quer que você atue como sacerdote, como profeta, porque Deus está desejoso de entregar Suas palavras e profecia.

Deus deseja dar palavras encorajadoras, palavras de ânimo, de conforto... mas muitas vezes, não estamos sabendo disso.

Vamos para a reunião da Célula pensando: Se Deus tem alguma coisa pra falar lá, que fale pelo nosso líder da célula, que fale pelo louvor, que fale por meio da Bíblia...

É claro que Deus fala de muitas maneiras... mas, Ele está dizendo: você é um sacerdote, você é um profeta... Deus quer usar a sua vida para a mensagem dEle ser entregue às pessoas.

Até porque, irmão, há pessoas que não lêem a Bíblia... há pessoas que não se ligam no louvor, na pregação... mas Deus tem uma palavra para abençoá-las!

Então, como sacerdote, como profeta, irmão, você faz o seguinte: seja como o seu celular: fique ligado! É... o Espírito Santo é a Operadora, Ele emite o sinal, Ele manda a mensagem... mas se o celular não está ligado, ele não pode receber o sinal.

Então, na reunião da célula, o seu coração, a sua mente, precisam estar ligadas com o sinal de Deus. Aí, você vai receber as mensagens que Ele têm para as pessoas presentes.

Mas não é o líder que faz isso, não é a pessoa que conduz o louvor que faz isso? Não. É o sacerdote, é o profeta, é você, servo de Deus.

Eu já tive experiências assim, mas Deus está me falando desde Fortaleza, não é somente para uma ocasião, é para ser constante - Deus sempre está desejoso de entregar Suas palavras de profecia.

Eu lembro de uma vez, estava na reunião de uma célula, logo que começamos a igreja aqui. E no momento de oração, o líder pediu que orássemos em duplas. E eu fiquei para orar com um irmão (inclusive ele está ausente de nós hoje), e depois de orar, eu senti de dizer pra ele: “Irmão Fulano, eu não sei se isto vai fazer algum sentido pra você, mas olha, enquanto eu orava, o Espírito Santo gerou a imagem de uma caixinha de joias no meu íntimo”. E eu disse pra ele: “Eu não sei o que isso significa, mas faz algum sentido para você?” Ele abaixou a cabeça, fez um silêncio e depois falou: “Sim, pastor, faz sentido sim” e começou a se quebrantar diante de Deus.

Por que ele se quebrantou? ...por causa de uma palavra de profecia.

Irmão, quando a gente escolhe obedecer e agir, Deus nos usa para entregar Suas mensagens às pessoas.

 

Lá na Conferência do MDA em Fortaleza, o pastor Eddy Leo contou de uma experiência que um membro de sua igreja teve na célula. Certa vez, ninguém sabia, mas um rapaz estava fugindo da polícia e ele entrou no prédio da igreja, imaginando: “Aqui no meio dos crentes, estou bem escondido; ninguém vai me achar”. E ele carregava uma caixa, certamente com algum produto suspeito. E o culto estava acontecendo. No final, uma jovem da igreja chegou pra ele e convidou para a célula, ela disse: “Temos uma reunião de grupo durante a semana, onde Deus tem ajudado muitas pessoas e eu estou convidando você. Aqui está o endereço”. E naquela semana, quando a célula se reuniu, esse rapaz compareceu. Houve os cânticos, a Palavra, as orações, e nesse momento, uma pessoa da célula chegou pra ele disse: “Olha, eu estava aqui orando a Deus por você e Deus me mostrou uma caixa”. Nessa hora ele arregalou os olhos assustados, pensando como era possível, já que ninguém o conhecia ali. E a pessoa concluiu: “Deus não me mostrou o que tem nessa caixa, mas disse que a sua vida corre risco se você não se livrar dela”. Então, esse rapaz, quando chegou à sua casa, apanhou a caixa e despejou toda a droga no vaso sanitário e deu a descarga. Ele também resolveu entregar a vida para Jesus. Aleluia!

 

Por que ele teve essa atitude? ...por causa de uma palavra de profecia.

Em São Paulo, eu soube em Fortaleza também, que uma célula estava reunida e os irmãos oravam para ganhar almas para Jesus, quando uma irmãzinha sentiu no seu coração de Deus falando pra ela: “Vá com a célula para a praça. A pessoa que falar “Sou metaleira”, precisa de ajuda”. Sabe o que aconteceu? A célula foi para a praça... alguém começou a tocar violão e cantar, nisso, uma jovem passou e gritou, mexendo com o grupo “Sou metaleira!” E eles souberam logo: essa é a pessoa que Deus falou. E foram conversar com ela. Era uma jovem que estava desviada do Evangelho e eles a ajudaram.

Como essa jovem foi encontrada? ...por causa de uma palavra profética.

 

Agora, como que acontece isso? É tão simples que parece ser coisa da sua cabeça.

Olha, as mensagens de Deus costumam ser entregues por meio de palavras, imagens e impressões no nosso coração.

Se você se concentrar em amar e atender às necessidades dos outros, em vez de se concentrar em si mesmo (atitude que leva ao medo), o Espírito Santo usará você por meio da profecia.

Deus está desejoso de usar você para comunicar uma mensagem à alguém lá em sua célula esta semana.

Quantos querem ser usados por Deus? ...então vamos experimentar agora.

Eu vou pedir que vocês se organizem em grupinhos de três... vocês vão orar juntos por dois minutos e pedir de Deus uma mensagem para o irmãozinho à sua direita.

Lembre: essa mensagem pode vir numa palavra, ou numa imagem, ou por uma impressão no seu íntimo.

Então, depois de orar, vamos ter um momento de silêncio... e depois disso, você vai compartilhar o que recebeu para o irmão.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 19/08/2013

bottom of page