top of page

COMO EXPERIMENTAR MAIS DA PRESENÇA DE DEUS

Êxodo 33.14-15

 

Existe uma frase que diz assim: “Deus sem você continua sendo Deus, mas e você sem Deus?” A resposta muito óbvia é que sem Deus nós não somos nada.

Verdade. Sem a presença de Deus, não somos nada, não conseguimos nada, não podemos nada. Pode ter certeza, a maior necessidade do ser humano não é de coisas, é de Deus. Que adianta as coisas sem Deus na nossa vida?

Foi o que Moisés concluiu. Deus havia falado da Terra Prometida e Moisés estava na travessia do deserto, levando o povo pra lá, e a Terra Prometida, a Bíblia diz, era um lugar onde “mana leite e mel”, um lugar de abundância, terra fértil toda vida, mas Moisés falou assim: “Se não fores conosco não nos envie”.  

O que ele estava dizendo era: “Senhor, não faz sentido estar em uma terra boa, sem a presença do Senhor conosco! Que adianta ter a terra prometida que mana leite e mel, sem a presença do Senhor, ó Deus?”

O homem moderno também deveria ser levado a concluir isto: que adianta? Que adianta ter as coisas e não ter a presença de Deus? Que adianta ter as bênçãos e não ter o Abençoador? Não adianta nada, porque sem Deus, nós nem existiríamos.

Portanto, nossa maior necessidade, não é de coisas, é de Deus! É da presença de Deus!

Pois bem, então, como é que a gente pode ter a presença de Deus na nossa vida?

Primeiro, você terá que abrir o seu coração para Ele, porque, quando você abre o seu coração, Deus vem morar nele pelo Espírito Santo.

Mas é você que abre. Como alguém disse, o coração humano só tem maçaneta do lado de dentro.

Conta-se que esta foi a explicação dada pelo artista que pintou este quadro, conservado até hoje na Inglaterra. O artista, na sua imaginação, retratou Jesus batendo à porta.

Depois da pintura pronta, o artista mostrou a um amigo que, observando, fez um comentário. O amigo disse ao artista: “- Você cometeu uma grande falta! - Qual? - Pintou uma porta sem maçaneta! - Ah! Não é um erro (disse o artista) – esta porta não tem maçaneta por fora, ela só é aberta por dentro”.

O artista havia ilustrado naquela porta, como é o coração humano, cuja porta só pode ser aberta pelo lado de dentro. Jesus não arromba a porta, Ele apenas bate.

É isso! Quando a pessoa entende que Jesus está batendo na porta do coração dela, e ela resolve abrir a porta para Ele entrar, nessa hora, o Espírito Santo de Deus vem fazer morada na vida daquela pessoa. Ela passa a ter a presença de Deus nela. É maravilhoso!

Quantos aqui já abriram a porta do coração para Jesus? Quantos que já disseram: “Jesus, entra!”? Aleluia!

Se você ainda não fez isto, a presença de Deus ainda não está dentro de você. Você precisa se arrepender do seu orgulho, pedir perdão a Deus e abrir o seu coração para Ele.

Agora, se você já fez isso, então você tem a presença de Deus na sua vida, Ele habita no seu coração. E, assim sendo, você pode desfrutar ao máximo da presença de Deus na sua vida.

 

...e como você pode conseguir isso? Vou te mostrar algumas dicas. Número um:

1- FAZENDO ORAÇÃO.

Uma forma de você desfrutar mais da presença de Deus na sua vida é pela oração. Através da oração você conversa com Deus.

Deus, pra falar conosco, Ele tem muitas formas: Deus fala através da Bíblia, fala por meio de uma boa música, por meio de pessoas, de situações até corriqueiras... de muitos modos Deus fala. Mas, nós só temos um modo de falar com Deus: é pela oração.

E a Bíblia nos encoraja muito sobre a prática da oração, porque orar é buscar a presença de Deus, é estar com Ele, é falar com Ele.

Então lemos em Fp 4.6 um encorajamento a orar: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (NVI).

Em Ef 6.18 lemos outro encorajamento: “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos” (NVI).

E em Tg 5.16, lemos a impressionante afirmação de que a oração é poderosa.

Moisés mesmo, pelo poder da oração, ele viu o Mar Vermelho ser aberto, o alimento diário cair do céu... ele desfrutou muito da presença de Deus.

Será que você tem conversado com Deus através da oração? Ou você fala com Deus somente quando está apertado, precisando dEle?

Amado, pra uma pessoa desfrutar mais da presença de Deus, ela deve orar. Então, pratique o seu TSD diariamente! E depois, continue falando com Deus no decorrer do dia! A Bíblia encoraja dizendo: “Orem sempre!” (1Ts 5.17). Porque isto ajuda a cultivar a presença de Deus.

 

...outra forma de você desfrutar ao máximo da presença de Deus na sua vida, dica número dois:

2- DESENVOLVENDO COMUNHÃO COM DEUS.

Olha no v.11, isto que é dito sobre Deus e Moisés, é muito legal. Está escrito que: “O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo”.

Sabe o que isto significa? Que havia comunhão íntima entre Moisés e Deus.

No v.17 lemos de Deus falando que conhece Moisés pelo nome. Claro, Deus conhece tudo. Deus não precisa ser informado de nada nem fazer curso em faculdade alguma, porque Ele é Deus único e verdadeiro, e como tal, Ele tem conhecimento perfeito de tudo.  

Mas, quando Deus afirma que conhece Moisés pelo nome, isso significa que Ele e Moisés tem um relacionamento mais chegado, mais de perto.

Tem pessoas que a gente conhece de vista, mas tem aquelas que a gente conhece de nome, e algumas a gente até sabe o nome completo, porque ficamos muito íntimos.

Quando entramos num relacionamento com alguém, a gente conversa com a pessoa, convivemos com ela, prestamos atenção no modo dela ser, dela sentir, dela agir, observamos os gostos, os hábitos...

Com Deus é a mesma coisa. Na medida que vamos desenvolvendo um relacionamento com Ele, vamos ficando mais íntimos e essa intimidade ajuda você a usufruir mais da presença de Deus.

Agora, tem gente que não conversa com Deus! Não pára pra prestar atenção nEle.

Assim, é impossível desfrutar da presença gloriosa de Deus. Então, a dica número dois é essa: desenvolva comunhão com Deus!

Valorize as celebrações da sua igreja, invista no TSD! Leia livros cristãos... vai ao FORNALHA no próximo Sábado!

 

...outra forma de você desfrutar ao máximo da presença de Deus na sua vida, dica número três:

3- SENDO OBEDIENTE À VONTADE DE DEUS.

Obediência significa submissão. A pessoa quando é obediente a Deus, ela aceita a vontade dEle e ela admite depender dEle.

Deus havia falado para o Seu povo (Ex 34.11, 14 e 17): “Obedeça às ordens que hoje lhe dou... Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso... Não faça ídolos de metal para você”. Deus estava dizendo: "Obedeçam-me".

Porque não adianta conhecer a Palavra de Deus, desejar as bênçãos de Deus, se não estivermos dispostos a obedecer a Deus.

Deus fala que (1Sm 15.22): “A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros”. Na época em que fazia parte do culto o sacrifício de animais, Deus já falava “a obediência é melhor do que o sacrifício”.

E tem uma palavra muito forte no livro do profeta Samuel, em que o Senhor diz assim (1Sm 15.23): “Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria”.

O rebelde, para Deus, é comparado ao feiticeiro, porque ambos querem viver a seu próprio modo, na sua lei, na sua própria vontade.

Agora, alguns rebeldes até citam o texto bíblico de Atos 5.29: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (ACF), pra justificar sua insubmissão às autoridades.

Eles alegam que só obedecem ao Senhor, e a mais ninguém. Mas isto é desobediência, porque o próprio Deus coloca líderes sobre nós.

Na família os pais são autoridade sobre os filhos; na sala de aula, os professores são; no setor de trabalho, o chefe é; na igreja, os pastores e os líderes são autoridades ordenadas por Deus.

Portanto, cabe sermos obedientes. Líderes são autoridades constituídas por Deus.

Qual de vocês quer ser um feiticeiro? ...então, receba de bom grado as orientações do seu líder de célula... aliás, honre seus líderes. Eles estão pra te servir... então, se vai faltar à reunião por um motivo, avise antes... recebeu uma tarefa, se esforce em cumpri-la. Você obedece a Deus honrando aos seus líderes.

E a nossa autoridade máxima é o próprio Deus, que devemos obedecer!

Moisés aprendeu isto de um modo muito duro. Ele não pôde entrar na Terra Prometida porque não obedeceu a uma ordem de Deus.

Deus havia falado (Nm 20.7-8): “E o Senhor disse a Moisés: "Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”.

Mas, sabe o que Moisés fez? Deus mandou Moisés falar à rocha, mas, em vez disso, Moisés bateu na rocha duas vezes com a sua vara. Por causa dessa desobediência, o líder do povo de Israel ficou impedido de entrar em Canaã.

Alguém pode pensar: “Mas só por causa desse pecadinho de nada!?” A resposta é: não importa o tamanho, a cor, o volume, a temperatura, o preço, nem nada... pecado é pecado.

Portanto, o melhor a ser feito, sempre, é estar no centro da vontade de Deus. O Salmista afirmou (Sl 19.7): “A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma”.

Você tem sido obediente a Deus? A obediência agrada a Deus e gera muitas bênçãos. Então, pra desfrutar da presença de Deus ao máximo, você tem que ser obediente a Deus.

 

...agora, uma dica final de como você pode usufruir mais da presença de Deus na sua vida:

4- SENDO ORGANIZADO.

Sabe por que a presença de Deus não se manifesta na vida de muitas pessoas? Porque a vida delas é uma bagunça!

A casa é uma bagunça, é tudo desorganizado, tudo fora do lugar. As contas são uma baderna geral: a pessoa compra e não paga, pede emprestado e não devolve... ela não tem agenda, não tem nada anotado... Deus preza pela ordem, pela organização.

Um texto bíblico maravilhoso pra mim é aquele que fala da multiplicação dos pães e dos peixes, porque tinha uma multidão seguindo Jesus. Só de homens era 5 mil... mas havia mulheres e crianças, com certeza.

E deu a hora do almoço, aquele povo tinha que comer, mas não havia padaria no lugar, também não tinha Mercado Plínio por perto... então, Jesus sentiu de fazer um milagre, multiplicar os cinco pães e os dois peixinhos que os discípulos acharam de lanche que um menino havia levado.

Mas pensa: tava na hora do almoço, mais de cinco mil barrigas pra encher... e tem homem que quando tá com fome, misericórdia, faz cara feia, fica mau humorado... e pensa nesses homens famintos, diante de pães e peixe fresquinhos pra comer. Ah! O que ia ter de marmanjo atropelando os outros, passando por cima, dando cotoveladas...

Sabe o que Jesus fez? Ordem. Jesus orientou que os discípulos organizassem todo mundo em pequenos grupos sentados na grama, porque os pães e os peixes seriam servidos! Organização.

Lemos na Bíblia que durante a travessia do deserto, Deus guiu o povo de Israel por meio de uma nuvem.

Você acha que, quando a nuvem se movia no deserto, todo mundo levantava e andava ao mesmo tempo? Já imaginou se fosse assim?

Quase dois milhões de pessoas: Mulheres grávidas, idosos, aleijados e e crianças morreriam pisoteados. Houve organização. Cada tribo foi ordenada por sua bandeira. Tudo foi feito com ordem.

Deus ama a organização, tanto que cada Pessoa da Trindade tem uma tarefa: o Pai é o Criador; Jesus é o Salvador; o Espírito Santo é o Ajudador, o Consolador.

E nada no mundo e no Reino de Deus, existe por acaso. Na Igreja, por exemplo, há diferentes ministérios, diferentes serviços. Isto representa ordem.

Todo Domingo, eu e Tânia nos reunimos com os líderes de célula an nossa casa, às 8 horas da manhã. Nós estamos mostrando aos líderes que a reunião de célula dura 90 minutos e na reunião, cada um tem uma tarefa. Organização.

Por que você deve ser organizado? Porque Deus não é Deus de confusão. Lemos em 1Co 14.33: “Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz”.

Na Bíblia, até um rei que estava pra morrer, foi orientado por Deus a arrumar a casa antes de bater as botas. O rei Ezequias!

 

Na sua casa está tudo em ordem? Você está sendo organizado? Porque isto também conta quando se deseja experimentar mais da presença de Deus.

Se você quer a presença de Deus se manifestando na sua vida, siga essas dicas:

1) Dedique-se à oração;

2) Cultive comunhão com Deus (TSD);

3) Obedeça sempre à vontade de Deus; e,

4) Seja organizado.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 09/10/2016

bottom of page