top of page

CANSADOS, MAS PERSEGUINDO

Juízes 8.4

 

INTRODUÇÃO

Você pode dizer comigo a parte do texto que diz: “...muito cansados, mas continuaram a perseguir”. Diga: “cansados, mas continuaram”. Amém.

Você crê que esta é a Palavra de Deus? Então, apoia a Bíblia em algum lugar e comece a aplaudir ao Senhor. E enquanto você aplaude, diga: Glória a Deus! Isso glorifique a Deus.

Senhor nosso Deus e Pai, queremos receber os Seus ensinamentos agora. Queremos receber o que o Senhor tem para a nossa vida, então, vem agora, Espírito Santo, e fala conosco. Fala com cada um aqui, envia a Sua Palavra e ela produzirá os resultados que o Senhor deseja. Amém.

Queridos, o tema que trago é este: “Cansados, Mas Perseguindo”.

 

Primeiro eu vou contar uma história para você se localizar, mas esse é o texto da mensagem. Então, agora, é hora de você dar 100% da sua atenção à Palavra de Deus, 100% da sua atenção à Palavra de Deus.

Veja essa frase no final do v.4: “Eles estavam muito cansados, mas continuaram a perseguir o inimigo”, estavam cansados mas ainda perseguindo.

Será que você já se encontrou em um momento assim? ...num momento que estava cansado demais pra perseguir qualquer coisa? ...num momento em que você se via sem forças, sem ânimo pra prosseguir, sem ânimo pra ir adiante, sem ânimo pra dar mais um passo?

 

Eu quero falar nesta noite, de modo muito especial, para aqueles que estão cansados... hoje foi dia de almoço aqui no prédio da igreja, e alguns estão cansados: desde ontem estavam preparando os alimentos, hoje levantaram cedo para dar conta do trabalho e, à tarde, limpar fogão, lavar panelas... nós temos uma meia dúzia de pares de braços que trabalha muito. Você pode aplaudi-los? Muito obrigado, amados irmãos.

Quem sabe você está cansado, porque está vindo de algumas semanas de muita luta...

Jesus disse certa vez: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28).

Então, eu quero falar com estes a quem Jesus se referiu, aos cansados, aos fadigados.

Lemos no verso de um tal Gideão e os seus 300 soldados. Bem, esse Gideão foi um juiz que Deus usou no passado para libertar o povo de Israel dos midianitas.

E esses midianitas, não eram pessoas da mídia não... não vai por aí: midianitas, mídia... não tem nada a ver! ...esses midianitas eram moradores da terra de Midiã, um povo dado à idolatria, à imoralidade e que fazia mal à Israel, o povo de Deus.

Por isso, nós lemos aqui de Gideão e os seus 300 soldados... e a informação do v.5 é que eles estavam muito cansados, estavam no limite das suas forças.

Por que? A história é a seguinte: é que as últimas horas tinham sido muito intensas para Gideão e os seus soldados.

Deus havia dado a Gideão o desafio dele libertar Israel da opressão dos midianitas. E Gideão assumiu o desafio, ele topou a parada e, aí é que a aventura começa.

Gideão teve que formar um exército... então, foi feito um processo de recrutamento, de seleção... e no final de tudo, Gideão ficou com um exército de 300 homens, 300 soldados... e é com esse exército pequeno, de 300 soldados que Gideão saiu para atacar os midianitas.

Agora, os midianitas estavam em número maior! O v.10 revela o seguinte: que restavam 15 mil homens, porque 120 mil já tinham sido mortos.

Então, veja: os midianitas formavam um exército inimigo de 135 mil soldados, e Gideão contava com 300... quer dizer, do lá de lá eram 135 mil inimigos e do lado de cá, 300 soldados de Gideão... faz as contas: eram quantos inimigos para cada soldado de Gideão? ...quarenta e cinco.

E Gideão fez o impensável... com aquele pequeno numero, ele foi atacar o exército invasor e Deus deu a Gideão uma vitória espetacular, porque dos 135 mil soldados inimigos, os 300 de Gideão mataram 120 mil. Glória a Deus!

E aí, o que aconteceu? ...esse povo inimigo bateu em retirada e fugiu pra longe! ...com 300 soldados Gideão venceu 120 mil, mas 15 mil fugiram.

E a mensagem de Deus para a sua vida, está aqui: os 300, cansados de lutar e vencendo 120 mil adversários, lemos nesse v.4, que agora, eles saem em perseguição aos 15 mil que fugiram...  quer dizer, Gideão e os seus soldados vão atrás, cansados, mas perseguindo.

Eles atravessaram o Jordão, estavam cansados, estavam exaustos, mas ainda perseguindo.

 

Então, é essa palavra que chama a atenção: “cansados, mas perseguindo”. O que será que Deus quer ensinar aqui? Qual será a mensagem de Deus para a sua vida?

Amados, a primeira coisa que você deve aprender dessa história é que DEUS QUER TE DAR UMA VITÓRIA COMPLETA, uma vitória esmagadora, definitiva.

Eu fico pensando se fosse um de nós no lugar de Gideão. A gente teria deixado aqueles 15 mil que fugiram de lado... deixa quieto... a gente se daria por satisfeito: “Você viu? ...com 300 derrotei 120 mil e tô vivo! Tá bom demais!”

Mas Gideão entendeu uma coisa: que quando Deus dá uma vitória, que quando Deus dá uma bênção, Ele dá inteira, não é pela metade, mas é completa.

Você crê que é assim? Amém! ...então, Gideão sabia: 15 mil é mais que 300, então a vitória não está completa, Deus tem mais!

Irmão, tem gente que se contenta com vitórias incompletas: arrumou um emprego e já começa a celebrar como se fosse o máximo a ser conquistado... termina aí o ensino médio, já festeja como se tivesse estudado tudo pro resto da vida. São vitorias, é verdade, mas são incompletas, porque Deus tem mais! ...tem emprego melhor, tem graduação melhor! Amém?

Então, Gideão entendeu que ainda não era a hora de celebrar, não era ainda o momento de descansar... então, por mais cansado que ele estivesse, ele continuou perseguindo: cansados, mas perseguindo!

Irmão, aprenda essa lição importante com Gideão: muitas vezes, grandes vitórias são perdidas, grandes conquistas são perdidas, porque a pessoa se contenta com vitórias incompletas, com conquistas pela metade.

O que você está perseguindo? “Ah! pastor, eu tô perseguindo a conversão dos meus pais, ou do meu marido, dos meus filhos”.  Que bênção, meu irmão! Glória a Deus.

“Pastor, eu tô perseguindo a realização de um sonho, a concretização de um projeto”. Aleluia! Glória a Deus! Isso é bom!

“Pastor, eu tô perseguindo a vitória sobre um pecado... é um hábito que eu tenho e que eu não quero mais que faça parte da minha vida”. Aleluia! Deus te abençoe... isso que é alvo!

Mas eu quero te dizer: seja qual for o seu alvo, seja qual for o objetivo, você precisa ter determinação... então, entenda que você sempre deve esperar mais de Deus.

Porque às vezes, nos acomodamos com pedaços de bênçãos... está aqui uma torta que é uma delícia... foi Deus quem preparou e Ele diz: “Filho, filha, é toda sua, leva!” Aí, você diz: “Não precisa se importar comigo, um pedaço só tá bom pra mim”.

Irmão, você está sendo muito ingrato ao fazer isso com Deus. É uma desfeita... Deus quer a sua vitória completa... se você têm planos que agradam a Deus, Deus quer que os seus planos sejam elevados, sejam grandes e que sejam completamente alcançados, completamente realizados.

 

Guilherme Carey foi um antigo servo de Deus que tinha o seguinte lema de vida, o seu lema era: “Espere grandes coisas de Deus, faça grandes coisas para Deus”. E seguindo esse lema, Guilherme Carey que, era penas um sapateiro, se tornou o pai do movimento moderno de missões.

Quando eu digo que Deus deseja de você, alvos grandes e ambiciosos, eu não estou falando de carro, não estou falando de uma mansão, não estou de falando ou roupas ou viagens... estou falando de objetivos excelentes.

Você está perseguindo uma profissão excelente? ...ou acomodado numa situação, tipo assim: “Ah! ...dá pra pagar as contas, tá bom!”

Você está perseguindo um namoro excelente, um casamento excelente? ...ou está tipo assim: “Ah! ajuntado com fé, casado é?”

Você está perseguindo o aumento da sua fé? ...está perseguindo um padrão de vida mais santo, mais puro, mais correto? ...ou está dizendo: “ah! já está bom do jeito que tá!”?

Você deve ter sonhos elevados, sabe por que? ...porque o bom é inimigo do ótimo. É, isso é uma grande verdade, é uma grande verdade: quem se contenta com o que é bom, perde a oportunidade de ter o que é ótimo.

Quando você se contenta com vitórias incompletas, quando você baixa o seu nível de expectativas, quando você deixa de esperar grandes coisas de Deus, sabe o que você está dizendo com isso? Está dizendo que Deus não é Deus tão grande assim!

A Bíblia conta de Sara, que desejando dar um filho ao marido, tentou facilitar as coisas pra Deus... tentou facilitar, mas acabou, foi, complicando as coisas... porque Deus não precisa que você facilite nada pra Ele, do tipo: “Deus, eu quero casar, mas não precisa ser com um homem bonito, trabalhador, pode ser um que dá pro gasto”.

Você não tem que facilitar as coisas pra Deus, como que dizendo: “Senhor, me abençoe com sabedoria, ou com paciência... mas não precisa abençoar muito, não! É só um pouco, Senhor!” Olha, Deus não precisa que você abaixe as suas expectativas, porque Ele é Deus altíssimo, elevado, supremo, todo-poderoso!

Há um pensamento de Robert H. Schuller que ajuda muito nesse ponto, ele diz o seguinte: “Assegure-se de que seus sonhos sejam grandes o bastante para que Deus caiba neles”. É um belo pensamento, faz a gente pensar, anote: “Assegure-se de que seus sonhos sejam grandes o bastante para que Deus caiba neles”.

“Mas pastor, eu to cansado, eu já tenho perseguido esse sonho, esse ideal, esse objetivo faz muito tempo...” pois é, amado, é com você que estou falando... é para você que está cansado, é para você que está fatigado.

Querido, mesmo cansado, persista... mesmo cansado, persevera, persiga! ...porque Deus quer te dar a vitória completa e não uma conquista pela metade.

 

Outra coisa que você deve aprender dessa história é que DEUS ESPERA QUE VOCÊ PERSEVERE PELA FÉ.

Amado, a sua perseverança honra a Deus... quando você persiste, quando você persevera, você está declarando a sua fé na grandeza de Deus, no poder de Deus.

Mas a falta de fé, leva a desistir de tudo... esse foi o caso dos moradores de duas cidades, o v.5 fala de Sucote e o v.8 fala de Penuel. Gideão chegou nessas duas cidades, e disse: “Pessoal, eu estou precisando de água, estou precisando de comida, porque estou perserguindo os reis inimigos do nosso povo... podem nos dar água? Podem nos dar comida?”

E nessas duas cidades, a resposta que Gideão ouviu foi a seguinte, v.6: “Por que devemos dar comida para o seu exército? Você ainda não prendeu Zeba e Salmuna!” (que eram os reis inimigos).

Eles estavam dizendo: “Olha, Gideão, a gente não sabe se você vai conseguir... vai que você perde... a gente ajuda você contra o inimigo, você não vence e o inimigo vai fazer o que depois? Vai nos punir, vai nos castigar, vai nos maltratar... então, quando você tiver derrotado o inimigo, aí a gente conversa, a gente dá pão, dá água, mas por enquanto a gente não quer se comprometer”.

Os moradores daquelas cidades disseram: “Nós não queremos ajudar nem um nem o outro... essa briga não é nossa, não queremos nos envolver”.

E isso, irmão, é o que acontece quando falta a fé. Quando falta a fé, falta o compromisso...

Por outro lado, quando a gente continua perseguindo, quando a gente insiste, quando a gente luta, quando a gente não desiste, estamos honrando a Deus, porque não adianta falarmos que temos fé em Deus, se os nossos atos dizem o contrário.

Se você confia em Deus, então, obedeça a Ele... seja batizado, participe da igreja, ajude nos serviços, entrega o dízimo, busque a santidade...

Então, presta atenção: você acha que os moradores daquelas cidades tinham fé? Não tinham. Eles podiam até dizer que tinham, mas o comportamento deles os denunciava.

E Gideão e os seus soldados, será que eles tinham fé? Tinham! Por que? ...porque eles não desistiram... quem acredita, quem tem fé não desiste, e quando você não desiste, irmão, você está honrando a Deus.

Amado, você está cansado, está no limite? ...mas você não é um derrotado, a menos que desista. Então, continue perseguindo, Deus é fiel e te dará a vitória completa.

Porque diz a Palavra de Deus: “aos que me honram, eu honrarei”. Amem? “Aos que me honram, Eu honrarei”, diz o Senhor.

Um exemplo formidável de perseverança é o do político inglês William Wilberforce, se todos os políticos fossem como ele, o mundo seria outro. Esse político inglês, cristão, foi eleito para o parlamento britânico, e ele se propôs a combater a escravidão. A Inglaterra além de explorar os africanos, escravizando-os em suas colônias, ainda traficava escravos para todas as partes do mundo.

E esse político foi um homem que tinha o amor de Deus no coração e pensou: “Como cristão eu não posso concordar com isso”, e ele começou uma luta pelo fim da escravidão na Inglaterra. E todas as batalhas que ele encarou, ele perdeu. Todas, todas as tentativas foram frustradas, todos os projetos não foram aprovados.

Mas ele foi releito por causa de outros projetos e foi ficando um ano, dois anos, dez anos... nunca desistindo. Até, que, 20 anos depois de ter sido eleito, ele conquistou a sua primeira vitória... conseguiu que o tráfico de escravos fosse proibido.

Aí, ele disse: “O tráfico de escravos eu consegui acabar, agora eu quero acabar com a escravidão”. Passaram mais 26 anos e ao final de 46 anos de lutas como político, ele conseguiu a abolição total da escravatura na Inglaterra. E, sabe, três dias apenas, três dias antes da sua morte.

Pode ter certeza: se houve uma princesa Isabel, é porque antes houve um William Wilberforce, que pela sua perseverança glorificou a Deus e melhorou o mundo.

Irmão, faça como Gideão: tá cansado, tá fatigado, continua perseguindo, porque Deus vai lhe dar a vitória.

 

E essa é a última coisa que você pode aprender desse texto: que O SENHOR TE DARÁ FORÇAS PARA PROSSEGUIR E ALCANÇAR A VITÓRIA.

O que Gideão fez quando os moradores das duas cidades se recusaram a ajudar? ... ele podia ter pensado assim: “Bem, sem ajuda não dá”, e podia ter se revoltado, voltado pra casa e desistido... mas não foi o que aconteceu.

A palavra diz que Gideão e o seu exército de 300 homens seguiram em frente. Lemos no v.11-12: “Gideão foi pelo caminho que rodeava o deserto, a leste de Noba e Jogbeá, e atacou de surpresa o exército inimigo. Zeba e Salmuna, os dois chefes midianitas, fugiram. Mas ele os perseguiu e os prendeu. E o exército inteiro foi derrotado”. Amem? Glória a Deus! Aleluia!

Amados, essa é a história de um homem que seguiu em frente e alcançou a vitória completa... por que? Ele estava sem ajuda? Não... Ele não teve a ajuda de homens, mas teve a ajuda de Deus.

É tão complicado a gente precisar de ajuda, bater em todas as portas e nenhuma se abrir... pedir ajuda e ninguém ajudar. Já passou por isso? É complicado.

Mas em horas assim, Deus vem e ajuda... a Bíblia diz em Isaías 40.31 que os que esperam no Senhor renovarão a sua força... você pode ficar sem a ajuda dos homens, mas você está perseverando, está andando em fé, Deus te honrará.

 

CONCLUSÃO

Você está cansado, irmão? ...você está cansada, irmã? O fardo está pesando? A bênção está demorando?

Essa palavra é para você: mesmo cansado, persiga, porque Deus vai te dar forças... persevera, porque Deus vai ter uma vitória total.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page