CADA CRENTE, UM LÍDER
Gênesis 1.26-28
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 126-27 – CAF).
Introdução
"Estava à toa na vida e o meu amor me chamou, pra ver a banda passar tocando coisas de amor". Já ouviu essa canção de Chico Buarque?
A canção fala de alguém sem nada pra fazer na vida que, empurrado por outro que também estava à toa na vida e que chama pra dar uma espiada em uma coisa boa e muito interessante que os outros estavam fazendo, tocando coisas de amor.
Isso é uma aflição muito grande... ficar à toa na vida, só dando espiada no que os outros estão fazendo... então, estão lá, “tocando coisas de amor” e quantos que se contentam em levar a vida só vendo, só contemplando, só espiando...
Irmão, aqui está, em Gênesis, uma declaração importante sobre o propósito da criação do homem. A Bíblia diz que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança e estabeleceu o seguinte: que o homem tivesse domínio sobre a terra. Isto é, que longe dele ficar só olhando, só contemplando aquilo que está sendo feito, ele pudesse participar, exercendo domínio.
Grave bem isto: Deus criou o homem e estabeleceu “domine sobre a terra”. Isto fala de liderança, de exercer domínio. Portanto, Deus criou o homem para ser líder.
Então, liderar é uma coisa comum a todos os homens e mulheres! Não se assuste, Deus criou você para a liderança.
Todos ser humano foi criado para ser líder. Foi isto que Deus disse a Adão. Ele esperava que Adão exercesse domínio sobre todas as coisas. Dominar é sinônimo de liderar. A palavra domínio significa autoridade, controle, governo, poder, senhorio.
Deus deu ordem para Adão dominar sobre a terra – isso coloca todos nós, seres humanos, em posição de liderança. Portanto, nós podemos ter aqui na Comunidade, uma igreja de líderes.
Você nasceu para liderar... porque o espírito de liderança foi colocado por Deus dentro de você. Mas, talvez você diga: “Não, não! eu não me sinto líder de nada” ou “eu não levo o menor jeito pra isso”.
Ouça: é a Palavra de Deus que revela esse fato, quer você sinta, quer não: você tem dentro de si o potencial de um líder... o, que certamente precisa fazer é tornar-se um líder, é despertar o potencial que você possui.
Isto me faz lembrar daquela história “Ser Águia ou Galinha”, contada pelo teólogo Leonardo Boff. Ele conta de um homem da roça que foi à floresta caçar um pássaro para manter preso em casa. E o homem conseguiu pegar um filhote de águia. Então, veja o que ele fez: colocou aquele filhote no galinheiro junto com as galinhas... e ele passou a comer milho e ração próprios para galinhas.
Passados cinco anos, este homem recebeu em sua casa, a visita de um criador de pássaros, e tão logo ele viu o galinheiro, ele constatou de imediato: “Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia”.
Aquele homem da roça, admitiu: “Sim, é verdade, é águia, mas eu criei como galinha e agora ele não é mais uma águia... virou galinha como as outras, apesar de ter uma aparência bem diferente”.
Mas o pesquisador retrucou: “Não, ela é e sempre será uma águia, pois tem coração de águia”. E ficaram naquele debate, até que acertaram o seguinte: “Vamos fazer uma prova”. O pesquisar pegou a águia na mão, levantou bem alto e disse: “Vamos, você é uma águia... abra as suas asas e voe!”
Mas o pássaro viu as galinhas lá em baixo, ciscando os grãos e pulou pra junto delas. “Tá vendo, eu disse, ela virou galinha!”
Mas o pesquisador insistiu: “Não, ela é uma águia e será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã”. No dia seguinte, lá estava o pesquisador com a águia em cima do telhado da casa. Ele disse: “Você é uma águia, abra as suas asas e voe!”
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, ela pulou e foi pra junto delas. O tornou a dizer: “Eu já falei, ela virou galinha!”
Mas o pesquisador insistia: “Ela é águia, tem coração de águia. Vamos tentar pela última vez”.
E no dia seguinte, lá estavam os dois de novo. Pegaram a águia, levaram-na para um lugar bem alto e o pesquisador falou: “Águia, você é uma águia, abra as suas asas e voe!”
Nesse momento, a águia sentiu o vento bater em suas penas, no momento seguinte ela abriu as asas, grasnou como é típico das águias e se lançou a voar para o alto.
Irmãos e irmãs, nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus para sermos líderes sobre a terra! Talvez, a vida te tenha feito pensar que você não é líder... por alguma situação você cresceu se achando ser como as galinhas, mas você é como águia, irmão! Você tem um coração de líder!
Aqui na igreja nós estamos estruturados em células, em grupos pequenos que se reúnem nas casas, e sabe, essa estrutura, esse nosso jeito de ser igreja, precisa de muitos líderes e líderes qualidade.
Então, à luz da Bíblia, nós já sabemos que todos temos o potencial para a liderança, todos temos dentro de nós um coração de líder, um coração de águia, como naquela história.
Porém, é preciso que nos despertemos para essa verdade... temos o espírito de liderança dentro de nós, mas precisamos nos tornar líderes de verdade.
E sabe, essa descoberta, esse despertamento acontece na própria célula.
A Célula é um lugar onde novos líderes são formados. Eu vejo a Célula como aquele lugar mais alto para onde o pesquisador de pássaros levou o filhote de águia e mostrou pra ele: “Olha, você não é galinha... é verdade que você cresceu ciscando o chão, comendo grão de milho, dormindo em poleiro... mas você é uma águia – galinhas não voam, mas você pode voar. Você é uma águia!”
A Célula é um lugar assim, onde nós aprendemos a voar, a liderar na prática. Nem todo mundo vai ser líder de Célula, mas todo mundo vai ser líder em algum lugar: em casa, no trabalho, na escola, na vizinhança, no círculo de amigos... liderar, segundo uma definição muito clássica é: influenciar pessoas; ser líder é exercer influência.
E sabe, um pedreiro não aprende a construir uma casa apenas fazendo um curso em sala de aula... ele precisa andar com pedreiros! Eu conheço alguns mestres de obra que se tornaram excelentes profissionais da construção, mas sabe como? ...primeiro, eles começaram como ajudantes de pedreiro, os serventes, depois passaram à pedreiros e aí se tornaram construtores.
Aqui na igreja nós fazemos igualzinho o treinamento de pedreiro: os novos líderes das células são treinados na própria célula. Quando o líder fala: “Irmão, você pode nos ajudar no próximo encontro, fazendo o quebra-gelo da reunião, ou a edificação, ou a ministração do louvor?” ...quando o líder faz isto, ele está treinando novos líderes.
É claro que para um bom treinamento é necessário os cursos, os seminários... mas o principal treinamento é ali na prática. Portanto, é função de toda Célula treinar novos líderes.
Nossas Células têm cinco funções: evangelizar e integrar os novos crentes; cuidar com muito amor e carinho de cada pessoa (aqui é que entra o MDA, o discipulado um a um); viver o purê de batatas – aquela comunhão muito gostosa uns com os outros; e, esta quarta função: treinar novos líderes.
Então, essa de ficar “...à toa na vida, pra ver a banda passar, cantando coisas de amor”, tá fora dos princípios de Deus. Você é líder, é águia – vamos voar! Vamos exercer influência de Deus sobre a terra! Amém!?
Pr Walter Pacheco da Silveira