top of page

BOM É ANDAR NA DIREÇÃO QUE DEUS DÁ

Êxodo 13.17-18

 

Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e

voltem para o Egito”.

Assim, Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar.

 

Introdução

Sabe o nome que se dá a este aparelhinho da paisagem aí? Alguns sabem, mas se você não sabe, não se preocupe. Não está valendo ponto.

Você não está fazendo nenhuma prova agora. É apenas uma curiosidade.

O nome disso é biruta. Serve para indicar a direção do vento e a velocidade do vento também. Se o cone estiver completamente esticado, é porque o vento está forte. Se o cone estiver meio que dobrado, isto é sinal de que o vento não está tão forte, está fraco, com pouco vento. E a biruta gira para a esquerda ou para a direita, conforme a direção do vento. É muito usada nos aeroportos.

Agora, biruta também, é a pessoa tonta, adoidada, que gira para um lado e para o outro e não sossega. Você é assim? Você tem tido uma direção segura para a sua vida. Ou está meio tonto, tonta, amalucada, biruta, vivendo sem ter um rumo direito? Bom é a gente andar na direção que Deus dá.

 

Esse texto ensina sobre isso: por mais estranho que a direção dada por Deus nos pareça, melhor é seguir a direção que Ele dá.

Esse texto conta que Deus não levou o Seu povo pelo caminho mais curto, pelo mais perto. Ao contrário, além de Deus levar o povo pelo caminho mais longo, mandou todos para o deserto.

À primeira vista, isso parece estranho. Por que o caminho mais longo? Por que pelo deserto?

Não faz sentido! Isso é como se você pretendesse ir à Campos, partindo daqui de nossa cidade, mas fazendo caminho por Pureza, Cambuci e aí afora. Já imaginou? 90 quilômetros a mais de estrada. Uma hora a mais de viagem!

Mas não é assim que, às vezes, acontece conosco? ...ficamos com a sensação de que Deus está errado, ou demorando demais.

Muitas vezes pensamos: o caminho de Deus é difícil? Quanto mais quando é pelo deserto. Mas, por que será que nesse momento, Deus preferiu evitar o caminho dos filisteus, que era mais perto, e mandou o povo pelo caminho do deserto?

Ah! Tem um propósito. Para tudo o que Deus faz, tem um propósito. E sobre o propósito aqui, de mandar o povo para o deserto, está escrito no livro de Deuteronômio 8.2, veja: “Lembrem-se de

como o SENHOR, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não” (NVI).

Uma versão da Bíblia diz: “para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos” (ARA). É claro que Deus sabia o que estava no coração deles. Deus sabe todas as coisas, mas eles é que precisavam saber.

E o que é que havia no coração deles? Ah! É aquilo que muitas vezes existe no coração de toda pessoa: incredulidade, desobediência, idolatria...

Deus queria tratar estas coisas, removendo-as do coração do Seu povo, corrigindo e ensinando, assim como os pais fazem com um filho, disciplinando.

Geralmente, temos muita luta para andar no caminho de Deus. Mas você deve considerar o que a Palavra afirma em Pv 14.12, quando diz que “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” (NVI). E também em Isaías 55:8, lemos que o Senhor declara: “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos” (NVI). Deus

tem os Seus propósitos. E a vontade dEle é nos abençoar sempre.

 

Então, podemos aprender uma coisa: mesmo quando você não entende o que se passa, não entende o que está acontecendo, vale a pena você andar na direção que Deus dá. Dessa experiência do povo saindo do Egito e indo pelo caminho do deserto, pelo caminho mais longo, pode estar certo: se você escolhe andar na direção de Deus, três coisas maravilhosas o Senhor vai fazer à você:

...primeira:

O SENHOR MESMO GUIARÁ VOCÊ

Em Ex 13.21-22, lemos isto: “Durante o dia o SENHOR ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite”.

Algo tremendo aconteceu! Imagina você em um deserto... são dunas de areia a perder de vista. Que direção você vai tomar? Muitas vezes se fica sem rumo, sem direção. Mas veja o que Deus fez ao povo que escolheu andar na direção dEle.

Durante o dia, Deus guiava o povo usando uma coluna de nuvem, e durante a noite, Deus usava uma coluna de fogo... assim, fosse de dia, fosse de noite, eles andavam! Deus também quer que você ande, Deus quer que você caminhe, e principalmente, na direção que Ele dá, seja de dia e seja de noite.

Irmão/irmã, se você sente que o Senhor está te levando pelo caminho mais longo, pelo caminho do deserto, não estressa não! ...porque Ele mesmo é quem te guia.

Lembra da passagem em que Jesus mandou que os Seus discípulos entrassem num barco e atravessassem o lago para o outro lado? No meio da travessia aconteceu uma tempestade. Os homens se amedrontaram (imagina as mulheres e as crianças se estivessem com eles), mas Jesus estava o tempo todo dando direção pra eles.  Diga: vale a pena eu andar na direção que Deus dá, porque Ele me guia.

 

...se você optar por andar na direção que Deus dá, Ele te guiará. E a segunda coisa maravilhosa que você vai experimentar é que:

O SENHOR PROVERÁ PARA VOCÊ

Vamos conferir Ex 16.15-21: “Quando os israelitas viram aquilo, começaram a perguntar uns aos outros: “Que é isso?”, pois não sabiam do que se tratava. Disse-lhes Moisés: “Este é o pão que o SENHOR lhes deu para comer. Assim ordenou o SENHOR: ‘Cada chefe de família recolha quanto precisar: um jarro para cada pessoa da sua tenda’”. Os israelitas fizeram como lhes fora dito; alguns recolheram mais, outros menos. Quando mediram com o jarro, quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco. Cada um recolheu quanto precisava. “Ninguém deve guardar

nada para a manhã seguinte”, ordenou-lhes Moisés. Todavia, alguns deles não deram atenção a Moisés e guardaram um pouco até a manhã seguinte, mas aquilo criou bicho e começou a cheirar mal. Por isso Moisés irouse contra eles. Cada manhã todos recolhiam quanto precisavam, pois, quando o sol esquentava, aquilo se derretia” (NVI).

Imagine a situação. Como que uma multidão se alimenta no deserto? Porque num deserto não há padaria, não tem mercado. Num deserto não dá pra plantar e colher nada. Você não consegue um pé de alface no deserto, não tem laranja...

Mas veja o que Deus fez ao povo que se submeteu à direção dEle: aconteceu que todos os dias pela manhã “chovia” comida, chovia o maná do céu. Esse maná, dizem os especialistas em Bíblia, que o sabor lembrava um bolo de mel.

Deus cuidou do povo e cuidou durante os quarenta anos em que eles andaram pelo deserto. Não foram 40 minutos, como no primeiro tempo do jogo de futebol. Foram 40 anos e a roupa que usavam não envelheceu, os sapatos que calçavam, não estragavam. Que coisa maravilhosa! Irmão/irmã, quando andamos na direção que Deus dá, Ele supre cada uma das nossas necessidades. Ande por fé. Caminhe na fé e não pelo que você vê.

É muito interessante também, ler aqui no texto, que ninguém podia guardar do maná para o dia seguinte, porque dava bicho e cheirava mal.

Aqueles que eram meio desconfiados, sem fé e que pensavam assim: “Sei lá o que pode acontecer amanhã! Vai que o furacão Irma vem pro lado de cá... eu heim! Não vou me arriscar; vou garantir o meu lado, vou estocar maná!”. Olha só: não adiantava, porque dava bicho.

O que Deus queria ensinar para aquele povo?

DEPENDÊNCIA! Para cada dia Deus tem o seu suprimento. O dia de amanhã não se preocupe em demasia, com exagero. Tem pessoas ansiosas com o dia de amanhã, como que vai ser... não se preocupe.

Porque Jesus disse, lemos em Mt 6.33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (NVI). Paulo declarou em Filipenses 4.6: “Não andem ansiosos por coisa alguma” (NVI). Confie que o Senhor proverá. Diga assim: Vale a pena eu andar na direção que Deus dá, porque Ele me sustenta.

 

...quando andamos na direção que Deus dá, Ele nos guia, Ele nos sustenta. E se você escolhe andar na direção que Deus dá, a terceira coisa maravilhosa que você experimenta é a seguinte:

O SENHOR CAPACITARÁ VOCÊ

Lemos em Ex 16.22-25: “No sexto dia recolheram o dobro: dois jarros para cada pessoa; e os líderes da comunidade foram contar isso a Moisés, que lhes explicou: “Foi isto que o SENHOR ordenou: Amanhã será dia de descanso, sábado consagrado ao SENHOR. Assem e cozinhem o que quiserem. Guardem o que sobrar até a manhã seguinte’”. E eles o guardaram até a manhã seguinte, como Moisés tinha ordenado, e não cheirou mal nem criou bicho. “Comam-no hoje”, disse Moisés, “pois hoje é o sábado do SENHOR. Hoje, vocês não o encontrarão no terreno” (NVI).

Que impressionante é isso! Na sexta-feira, eles podiam colher o maná em dobro e guardar uma parte para o Sábado e, nesse caso, não dava bichos como nos outros dias da semana. Por que a diferença?

Aqui temos dois dias muito significativos: o Sábado fala de descanso, fala do tempo em que vamos estar para sempre com o Senhor, em alegria eterna no céu com Ele. Mas esse dia ainda não chegou, mas está às vésperas, então, podemos dizer que vivemos numa Sexta-feira, dia que antecede o Sábado. E “Sexta-feira” significa “últimos tempos”. A Bíblia fala desses tempos como difíceis, tempos difíceis, está escrito em 2Tm 3.1: “Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis” (NTLH). Na NVI lemos: “nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis” (NVI). Nos últimos tempos, está escrito em 1Tm 4.1: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios” (NVI).

Agora, o que é que Deus está falando? Deus está dizendo o seguinte, isso é revelação: “Nesses dias difíceis em que você está vivendo, Eu tem uma porção dobrada para você!”

Irmã/irmão, Deus te capacita a viver em dias penosos! Você vai lutar e vai vencer, porque Deus te capacita! Não desanime, não pare a caminhada! Mesmo que você esteja num deserto, passando por

uma situação difícil, não desanime, porque o Senhor tem uma porção dobrada para você!

Aleluia!

Então diga: Vale a pena eu andar na direção que Deus dá, porque Ele me capacita.

 

Conclusão

Irmão, vale a pena andar na direção que Deus dá. Mesmo que à primeira vista o caminho pareça difícil, mas é o melhor. Se você escolhe andar na direção de Deus, Ele mesmo vai guiar você, vai dar provisão para você e vai capacitar você para vencer as batalhas da vida.

Vale a pena você andar na direção de Deus!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, Fonte: IBC-Belo Horizonte, 10/09/2017

bottom of page