top of page

BÊNÇÃO SE PERDE?

Gênesis 27.30-40

 

INTRODUÇÃO

Bênção se perde? Esta é a questão que trago e vou declarando logo: sim, bênção se perde, mas você não precisa perder a sua! Quero ler Gn 27.30-40.

Amados, esta é uma das partes mais tristes da Bíblia... a cena é de cortar o coração. Esaú foi aquele grande homem guerreiro, caçador, mas aqui chora como um menino. Ele está aos soluços. O v.38 detalha que ele chorou aos gritos, porque estava com a sua alma amargurada.

Esse Esaú tinha sido o filho predileto de Isaque, era o primeiro, e como filho mais velho ele contava como certa, como garantida, a benção do seu pai, que faria dele o herdeiro mais contemplado e que o tornaria chefe da família quando o pai morresse... mas de repente, essa benção ele perdeu.

E Esaú, diz a Bíblia, levantou a voz e começou a chorar alto, ele ficou sem chão... porque seu futuro parecia iluminado, parecia garantido, mas agora ele estava frustrado.

Mas dá pra gente entender porque essa tristeza de Esaú... dá pra entender a revolta que ele sentiu por seu irmão Jacó.

É que Jacó foi na frente e recebeu a bênção no lugar dele... Jacó foi muito errado; ele não devia ter feito isso com o seu irmão (mas veja como é a ganância)!

Mas, se Esaú fosse sincero, ele tinha que admitir que a culpa não era só de Jacó... mas que ele mesmo, com o seu próprio comportamento, com as suas próprias atitudes, havia semeado aquela tristeza que agora ele estava colhendo.

É isso que o Novo Testamento explica em Hb 12.16-17.

Está escrito que essa cena triste, de partir o coração, foi iniciada pelo próprio Esaú, porque está escrito assim (é uma palavra de advertência pra nós), que diz: “E tomem cuidado também para que ninguém se torne imoral ou perca o respeito pelas coisas sagradas, como Esaú, que, por causa de um prato de comida, vendeu os seus direitos de filho mais velho”.

Esaú perdeu a bênção... ele tinha direitos de filho mais velho, mas ele perdeu esses direitos porque antes, havia perdido a moral e o respeito pelas coisas sagradas.

E agora, depois que perdeu, Esaú está chorando amargamente. O v.38 mostra que Esaú até insistiu pro pai abençoar... agora ele está buscando reaver a bênção com lágrimas, mas não teve mais jeito. Isaque respondeu (v.39): “Você viverá longe de terras boas e longe do orvalho que cai do céu. Você viverá pela sua espada e será empregado do seu irmão”. Bênção se perde.

Irmã, irmão, se você é um crente em Jesus, você tem direitos como filho de Deus... assim como Esaú tinha privilégios aos olhos do pai, você também tem aos olhos de Deus!

Como crente em Jesus, você tem o privilégio de estar selado com o Espírito Santo... porque o sangue de Jesus te tornou justo e santo... você tem uma herança, você tem um futuro!

E, por isso, preste muita atenção à essa advertência de Hb 12... pra você não perder a sua benção, você precisa abrir os olhos pra não passar pela situação que Esaú passou, derramando lágrimas e dizendo: “eu era feliz e não sabia... eu tinha a benção, mas não dei valor”.

Abra os olhos viu... para que em, nenhum momento, você se cubra de vergonha e de fracasso, de tristeza e de derrota, por ter perdido a sua benção.

Irmão, isso é o que, basicamente, a gente tem que fazer: a gente tem que evitar o que Esaú não evitou.

Veja que a Bíblia detalha que ele se tornou imoral, ele se tornou sem respeito pelas coisas sagradas.

Há pessoas que são tão erradas, tão imorais, tão sem respeito, que pra você fazer o que é certo, é só você fazer o contrário do que elas fazem.

Esaú era assim. Por exemplo: você não pode se deixar dominar pelos apetites materiais.

Se você não quer perder a sua benção, se você não quer se encontrar um dia chorando amargamente, irmão, irmã, não se deixe dominar pelos apetites materiais.

Porque esse foi o erro de Esaú... ele era um homem dominado por suas paixões. dominado por seus desejos, por suas vontades.

Sabe, Esaú não conduzia sua vida pelo princípio da retidão, pra ele o que funcionava era o principio do prazer...

Esaú não se preocupava em saber se uma coisa era boa, justa ou santa... ele não procurava saber se era da vontade de Deus... a única coisa que Esaú queria saber era se a coisa dava prazer. Pra ele era assim: “dá prazer? então eu quero”.

Se Esaú vivesse nos dias de hoje, ele estaria muito a vontade, porque o que não falta em nossa sociedade é o apetite para o prazer.

Temos visto as manifestações pelas ruas do país... é claro, têm os do movimento ordeiro, democrático, que reivindica a atenção dos políticos para o transporte, a saúde e a educação... mas um grande segmento da sociedade está se manifestando contra o quê? ...é só você ver os cartazes: o “Fora Feliciano” significa fora família, fora casamento... estão pedindo legalização do aborto, legalização da maconha, legalização das vadias...

Amado, as pessoas não estão buscando o que é certo, mas o que é fácil e dá prazer...  nossa sociedade não pergunta se uma coisa é santa, pura ou agradável a Deus... a pergunta é: “Dá prazer? Alimenta a carne? ...então é isso que quero”.

Esaú era assim, um homem dominado pelos apetites materiais... ele não estava nem aí pra Deus ou para as coisas de Deus. Esaú seguia era as inclinações do seu coração.

Aquela revista Superinteressante, na edição de Dezembro de 2001, trouxe uma reportagem sobre o urubu e dizia o seguinte sobre essa ave tão conhecida: o sistema nervoso do urubu o programou para sentir prazer diante de um pedaço de carne podre. E é assim mesmo que é o urubu: o bicho sente prazer diante de um pedaço de carne podre... só de pensar num pedaço de carne podre o urubu lambe beiços!

Pois, olha, da mesma forma que o sistema nervoso do urubu o programou pra sentir prazer naquilo que é podre e fedido, o pecado faz com a gente...

O pecado também nos programa para sentir prazer naquilo que é podre, que é errado e fedido aos olhos de Deus.

E a gente tá vendo isso aí hoje: as pessoas estão defendendo o que é pecaminoso com orgulho... as pessoas estão falando sobre isso sem vergonha.

Mas, amados, não é só fora da igreja que está assim... nós somos pecadores, e se nós deixarmos o pecado tomar conta da nossa vida, tomar conta do nosso coração, nós vamos chegar ao mesmo ponto do urubu.

Se nos acostumarmos ao pecado, também vamos sentir prazer naquilo que é podre, que é errado, imoral, obsceno, indecente, coisas que Deus condena... mas que só de ver e de pensar, até lamberemos os beiços.

Que coisa terrível... e a gente pode chegar a uma situação dessas. Por isso, pergunto a você nesta noite: como anda o seu apetite?

E a propósito, para ajudar neste cuidado é que entra o discipulado um a um... porque o discipulador está interessado no nosso bem - ele pergunta: como está o seu apetite? ...o meu discipulador, que é o Pr Bruno, ele pergunta pra mim: “E aí, queridão, como está o seu coração? Está tudo bem?”

E eu me sinto protegido quando ele pergunta isso... e aí, eu também pergunto para os que eu estou discipulando... o discipulado é cuidado!

O apostolo Paulo escrevendo aos filipenses (4.8), fala sobre o cardápio da alma, sobre o cardápio de coisas que devem fazer parte do apetite de todo crente. Olha o que a Bíblia diz: “...encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente”.

Irmão, são essas as coisas que você deve colocar diante dos seus olhos e diante do seu coração. Irmão, não perca a sua benção... não se deixe dominar pelos apetites materiais. Amém?

 

Outra coisa: não despreze as coisas sagradas.

Esse foi outro erro que Esaú cometeu e que tem muito crente cometendo... e se a gente não vigiar, vamos ficar acostumados com esse tipo de coisa.

Lemos em Hb 12.16 que Esaú perdeu o respeito pelas coisas de Deus... talvez você diga: “Ah! mas isso nunca vai acontecer comigo!”.

Não pense assim, porque não é do dia para a noite que isso acontece... Em Gn 25.29 lemos que um dia, Jacó estava cozinhando um ensopado. Esaú chegou em casa, estava vindo do trabalho, estava com muita fome e pediu para comer.

Aí, Jacó com esperteza falou (v.31): “eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho”. E o que Esaú fez? ...ele concordou; por um prato de lentilhas, por um ensopado, ele perdeu pro irmão o seu direito à bênção.

Mas está escrito que antes de perder a benção, Esaú desprezou os seus direitos de filho mais velho.

Ele tinha uma honra, mas não deu valor... ele tinha uma situação privilegiada, mas não deu valor... desprezou.

Irmão, irmã, quantos crentes tem desprezado a honra que Deus lhes deu!

Você é crente? ...então você tem o privilegio de ser servo de Deus. Amém? ...você tem o privilégio de ser lavado no sangue de Jesus... você tem o privilégio de ser herdeiro do céu... isso é honra!

Mas quantos crentes estão desprezando as coisas de Deus, e o próprio Deus...  não troque igreja por balada... não fique sem congregar numa célula... não despreze o discipulado... não abra mão de ter uma Bíblia...

Irmão, desprezar as coisas santas é perigoso! Deus diz em 1Sm 2.30: “Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo” (NVI). Deus é Deus , meu irmão.

Por que as coisas terminaram mal para Esaú? ...por que Esaú perdeu a benção? ... foi porque Deus diz “aqueles que me desprezam, serão tratados com desprezo” e Esaú desprezou o privilegio que tinha.

Irmão, você não deve fazer pouco caso das coisas de Deus.

Por isso que é tão importante durante o culto, não conversar, não ficar saindo do lugar, não ficar rabiscando papel, mexendo no celular... porque quando você faz isso, você está dizendo: “Deus, essas coisas aí não são importantes pra mim”.

Não despreze o discipulado. Consiga alguém que você curte e confia e diz pra ela: “Eu posso tirar um tempinho pra você orar comigo nessa semana?” ...porque Jesus discipulou e mandou discipular também, Ele disse: “Ide e fazei discípulos”. Se alguém já está cuidando de você, comece a cuidar de alguém? Não despreze isso.

Não despreze o dízimo, porque ele é nobre, é santo, é espiritual... não despreze também os seus compromissos: pegou emprestado, devolva; comprou, pague... porque você é servo de Deus e servir a Deus é uma honra.

Mas Esaú desprezou...

Você tem dado valor às coisas de Deus? ...você faz oração diariamente? Você lê a Palavra de Deus em sua casa? Irmão, bênção se perde, mas cuide para não perder a sua.

 

Finalmente, não rejeite os planos de Deus... porque esse foi outro erro de Esaú.

Esaú sabia que Deus tinha um plano para a família dele. O avô de Esaú foi Abraão, e Deus disse a Abraão: “Eu vou abençoar a tua descendência e através da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra”.

Assim, quando Isaque, filho de Abraão desejou casar, foram buscar uma moça temente a Deus. Agora, quando Esaú cresceu e chegou a vez dele, ele não se importou com os planos de Deus e foi se relacionar com mulheres idólatras e sem respeito...

Esaú chutou pra longe os planos de Deus... e assim, irmão, a gente perde a benção.

Você deve perguntar a Deus: Senhor, qual é a Sua vontade para a minha vida?

Tem havido tantos crentes decidindo ser médico, ser advogado, ser modelo, ser técnico em tal e tal área, que não perguntam pra Deus: “Pai, qual é a Sua vontade, qual é o plano do Senhor?”

Eu creio, firmemente, que Deus tem o grande propósito de usar a sua vida para abençoar outras vidas nesta cidade.

Deus quer usar a sua vida... Deus olha pra nós e está dizendo: os ganhadores de almas estão aqui... os próximos líderes de sucesso estão aqui... os que vão fazer das crianças, homens e mulheres honrados, estão aqui...  

Talvez Deus queira usar você para abrir sua casa, chamar os conhecidos e ter uma célula pregando o evangelho lá no seu bairro...  

Você não deve rejeitar os propósitos de Deus.

 

CONCLUSÃO

Bênção se perde? ...se perde, sim.

Esaú perdeu a benção dele por comida... Sansão perdeu a benção dele por mulheres... Judas Iscariotes perdeu a benção dele por dinheiro... Saul perdeu a benção dele por popularidade.

Nesta noite, a Palavra de Deus para o seu coração é: cuidado, a bênção se perde.

Esaú é uma das personagens trágicas da Bíblia. Sabe por que? ...ele não era mau, maldoso, cruel, mesquinho... o problema com Esaú é que ele era descuidado. Ele era relaxado.

Esaú não cuidava das coisas de Deus... não cuidava do estado da sua alma, da situação do seu coração.

E tem muita gente que tá perdendo a benção, e não é porque é mau... é porque é descuidado, relaxado... não está zelando para ter a vida pura, santa e honesta.

Irmão, tem uma benção sobre a sua vida. Tem uma benção sobre a sua cabeça... tem uma benção sobre o seu nome... tem uma benção sobre a sua casa...

Mas bênção se perde... então, cuide para não perder a sua...

 

Ministração

Eu quero ver você, vencer; quero ver você feliz. Então, se firme em Deus, e não perca a sua benção.  

 

Pr Walter Pacheco da Silveira. Fonte: áudio Pr Marcelo Aguiar

bottom of page