top of page

AS PROMESSAS DE DEUS

Números 23.19

 

“Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?” - NVI

Há uma ideia muitas vezes errada entre os crentes e as pessoas em geral, sobre o assunto que envolve as promessas de Deus.

Alguns imaginam assim: “Bem, se Deus prometeu me abençoar, então, eu vou me deitar no sofá da sala, vou assistir meu filme, tomando suco e comendo pipoca, enquanto espero Deus cumprir Suas promessas em minha vida, porque Ele é fiel e poderoso para fazer tudo que for preciso. Ele prometeu e vai cumprir a Sua Palavra”.

Olha, se você costuma pensar que as promessas de Deus se cumprem assim, você está enganado e eu quero ajudar você a sair desse engano hoje.  Todos nós, claro, com certeza, queremos que as promessas de Deus se cumpram em nossa vida. Nós somos inteligentes! É claro que desejamos o cumprimento das promessas de Deus. Elas são todas maravilhosas!

Mas sabe, em primeiro lugar, é necessário você crer que as promessas se cumprirão em sua vida.

Se você quer receber as promessas de Deus, então, antes de qualquer coisa, você precisa crer que o cumprimento delas é possível. Você precisa crer que Deus é o Deus do impossível.

Você não poderá receber as promessas de Deus para a sua vida se desconfiar que elas não podem se cumprir, se não crer que elas podem se cumprir. Se em vez de falar palavras de fé, você falar: “É, quem sabe... Talvez sim, talvez não...", você não verá promessas se cumprindo, porque a primeira coisa necessária é a fé, é crer que Deus pode realizá-las em sua vida.

A gente precisa ser tipo Abraão, que recebeu de Deus uma promessa e acreditou que Deus podia cumpri-la.

Abraão tinha 75 anos de idade e a esposa dele, Sara, 65, quando Deus prometeu que ele teria um filho. E, sabe, quando Deus deu essa promessa, além da velhice do casal, a dona Sara era estéril, não podia ter filhos.

Mas, Abraão não ficou pensando em sua incapacidade e dizendo: “Deus, sem chance”. Até porque o tempo foi passando. Abraão podia dizer “Sou velho demais pra gerar um filho e Sara é estéril!”, mas ele não disse. Abraão não levou em conta a infertilidade de Sara e nem a velhice deles. Em vez disso, mergulhou na promessa; acreditou que Deus podia cumprir o que prometeu.

 

Veja o que o apóstolo Paulo disse sobre Abraão: “Estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido” (Rm 4.21 - NVI). Abraão tinha toda a certeza, ele estava plenamente convencido de que Deus podia cumprir a promessa que fez.

E só pra você saber, está escrito em Gn 21.5 que “Quando Isaque nasceu, Abraão tinha cem anos” (NTLH). Sara, 90. Ela era dez anos mais nova que ele.

Agora, essa não é a maior promessa que Deus já fez. A maior de todas as promessas de Deus é a da salvação, e

ela também está baseada no crer, no acreditar. Esta promessa está escrita em Jo 3.16: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (NVI).

Esta é a maior promessa que recebemos de Deus, é a promessa da salvação através de Jesus, o Filho de Deus, dado ao mundo para morrer na cruz, nos garantindo assim, a vida eterna, que é uma vida de paz com Deus em seu coração agora e para sempre depois da morte.

Esta é a maior promessa de Deus: que Jesus é o Salvador. Portanto, a primeira condição para se receber a promessa é crer em Deus.

E você já crê em Jesus para a salvação? Se ainda não, você não está salvo.

A segunda condição para recebermos o cumprimento das promessas de Deus é: Obedecer às leis dadas por Deus.

Falamos de Abraão aquela hora e, novamente, Abraão tinha a promessa que Deus formaria a partir dele, uma grande nação. Lemos em Gn 12.2: “Farei de você um grande povo, e o abençoarei” - (NVI).

Agora, presta atenção ao v.1: “Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei”.

Olha só: para Abraão ser uma bênção, para que ele se tornasse uma grande nação, para que essa promessa se cumprisse, o que ele teria que fazer? Teria que sair da sua terra, da casa de seu pai. Sabe o que é isso? Uma condição para a promessa se cumprir: Abraão precisava obedecer a Deus.

 

Obedecer é uma condição que Deus estabelece para que as promessas se cumpram. Você anda em obediência a Deus? Tem sido obediente a Deus? Ou é um engraçadinho? ...quer a bênção de Deus, mas não quer compromisso com Deus?

Um ensino bastante claro sobre isso está em At 2.2. Jesus havia prometido que o Espírito Santo de Deus viria sobre os discípulos a fim deles não ficarem como que órfãos, sem um Conselheiro, sem um Ajudador.

Então, esse livro de Atos conta que a promessa se cumpriu. Olha aí: “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava”.

Mas teve uma condição para que essa promessa fosse cumprida. Qual foi a condição? Ah! Está escrito no evangelho de Lc 24.49, quando Jesus falou pela primeira vez sobre essa promessa: “Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”. Os discípulos tiveram que obedecer às ordens do Senhor e a ordem era ficar em Jerusalém, na cidade.

É possível que muitos desistiram de esperar o poder de Deus e resolveram ir embora. Quem sabe, logo no primeiro dia, alguém já desistiu. Outros, quem sabe, desistiram no segundo dia, ou terceiro ou quinto dia!

Pode ser que quando a promessa se cumpriu, muita gente tivesse ido embora.

Portanto, a lição é essa: temos que obedecer às condições que Deus estabelece para a promessa se cumprir.

Essa lição fica clara também em At 3.19: “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados” (NVI).

Sabe, se você não se arrepender dos seus pecados e não se voltar para Deus, você será levado para o castigo eterno, para o inferno - porque com pecado, não se entra no céu. É preciso se arrepender antes e voltar para Deus. A pessoa que fizer assim, o que acontece? Os pecados dela são cancelados.

 

E veja: qual é a condição para isto se cumprir? Arrepender-se e voltar para Deus. Para você ser abençoado com a promessa da salvação, com o cancelamento dos seus pecados, precisa obedecer às condições que Deus estabelece. É sempre assim.

E nessa questão, você já está salvo? Você já se arrependeu dos seus pecados e voltou para Deus? Quando vai fazer isso? (história do homem idoso, 89 anos, que deixou para depois). Loucura!

Você quer ser alcançado pelo cumprimento das promessas de Deus? Se deseja, então, tem uma condição final: você deve esperar o tempo que for necessário.

Esperar, entretanto, não significa ficar imóvel como parado no ponto do ônibus aguardando que ele chegue... esperar aqui não tem o sentido de ficar deitado, debruçado na janela ou coisas assim.

Essa espera é como a da Aline, grávida do Mateus. Ela está esperando, mas não está imóvel, ontem foi o lindo chá do bebê dela: ela está trabalhando no preparo do enxoval, comprando coisas, arrumando o quarto... aliás, conversando com o Léo, ele me contou que o quarto já está arrumado na casa da sogra. Esperto ele!

Mas veja, é uma espera de alegre expectativa em que o tempo se cumpra e o bebê chegue.

Se você esperar o tempo de Deus, a promessa vai se cumprir em sua vida. É mais uma condição: esperar o tempo de Deus.

E, sabe, existem promessas de Deus que se cumprem de imediato. Elas acontecem imediatamente. Uma delas é esta que lemos em Rm 10.13: “porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”(NVI). Se você crer em Jesus, você será salvo. Quanto tempo leva para ficar salvo? O tempo que você levar para crer.

Eu gosto de lembrar daquele ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus. A morte na cruz era aplicada aos criminosos mais bárbaros, mais desumanos. Então aquele homem devia ter praticado muita crueldade.

Mas, naquela hora em que ele morria na cruz, ele creu que ao seu lado estava Jesus, o Salvador, o Filho de Deus, tanto que pediu: “Jesus, lembre-Se de mim quando o Senhor entrar em seu Reino” (Lc 23.42 - BV).

E no verso seguinte, lemos: “Jesus lhe assegurou: “Com toda a certeza te garanto: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso!”

Se uma pessoa estiver doente, internada em estado terminal, entre a vida e a morte, e no seu último fôlego de vida, ela crer que Jesus é o Salvador e aí, morrer no instante seguinte depois de ter crido em Jesus, ela é aceita por Deus e tem garantido o seu lugar no céu.

A promessa da salvação é imediata: é receber Jesus e a pessoa está salva.

 

Agora, não vá fazer isso somente no seu último fôlego de vida, porque você pode não ter condição de mais nada. Quantos que dão o último fôlego e a morte cerebral já aconteceu? Se você ainda não recebeu a bênção da Salvação, receba agora! No próximo Domingo, não é garantido.

Mas, por outro lado, existem promessas que demoram um pouco de tempo para se cumprirem. Abraão e Sara esperaram 20 anos! A promessa que Jesus fez de que o Espírito Santo viria para ajudar e guiar os discípulos, levou dez dias para se cumprir, apenas um pequeno período de tempo.

Quem sabe, irmão, a sua promessa vai se realizar daqui a pouco tempo, numa questão de dias!

O certo é: não se deixe dominar pela ansiedade. Espere o tempo de Deus. Tranquilize a sua alma, não se aflija. Espere o tempo de Deus.

 

Conclusão

Então, sobre as promessas de Deus, para que elas se cumpram em nossa vida, precisamos saber isto:

Crer que as promessas se cumprirão

Obedecer às leis dadas por Deus

Esperar o tempo necessário

A bênção da salvação é uma promessa que se cumpre de imediato, no ato de uma decisão.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page