top of page

A VIROSE QUE MATA A SUA FÉ

Deuteronômio 1.21-30

 

Portanto, vão e tomem posse dessa terra que está diante de vocês, como o Senhor, o Deus dos nossos antepassados, mandou. Não tenham medo, nem se assustem.” 22Aí todos vocês chegaram perto de mim e disseram: “Seria bom que mandássemos na frente de nós alguns homens para espionarem a terra e trazerem informações a respeito do caminho que devemos seguir e das cidades que vamos encontrar lá.” 23Eu concordei com a idéia e escolhi doze homens, um de cada tribo. 24Eles foram até a região montanhosa e chegaram ao vale de Escol. Depois de verem o que havia no vale, 25eles voltaram, trazendo algumas frutas que encontraram lá. E nos contaram que a terra que o Senhor, nosso Deus, nos estava dando era boa. 26– Mas vocês desobedeceram à ordem do Senhor e não quiseram tomar posse da terra. 27Em vez disso, ficaram nas suas barracas, queixando-se e dizendo: “O Senhor está com ódio de nós; ele nos trouxe do Egito para sermos derrotados e mortos pelos amorreus. 28Que terra é essa que temos de conquistar? Nós ficamos com medo quando os nossos espiões disseram que o povo dessa terra é mais numeroso e mais forte do que nós, e que as suas cidades são enormes e protegidas por muralhas que chegam até o céu! E disseram também que viram gigantes lá!” 29– Então respondi: “Não se assustem, nem tenham medo dessa gente. 30Pois o Senhor, nosso Deus, vai adiante de nós e ele combaterá por nós. Ele fará a mesma coisa que vocês o viram fazer em nosso favor no Egito 31e também no deserto.

 

Introdução:

De vez em quando ouvimos falar de alguma virose. A última é essa tal de Gripe Suína, que aliás, com o registro de mais dois casos ontem, subiu para 40 os casos confirmados no Brasil.

E não tivesse sido o acidente do vôo 447 da Air France, a palavra mais ouvida hoje ainda seria “vírus”!

Os vírus são seres diminutos, microscópicos, mas que causam gigantescos danos!

A gente precisa fazer todos os dias a oração de Jabez (I Co. 4.9-10): “Senhor, me abençoe, amplie minha visão, que sua mão me proteja e me livra do mal." Porque Deus tem muita coisa boa para nos dar e é uma pena que vírus nos impeçam de conquistar o que Deus tem preparado para nós.

Por isso, toda virose precisa ser tratada... se os vírus não são eliminados, a nossa vida é que é eliminada e isso é terrível, é trágico!

Eu quero ler Dt 1.21-30... porque, você sabia, há uma verdadeira virose que pode matar a sua fé? ...impedindo que você conquiste o melhor de Deus para a sua vida?

 

Sim, é verdade! Para você conquistar o melhor de Deus para a sua vida, você precisa vencer, primeiro:

O VIRUS DA FALTA DE DISPOSIÇÃO (v.26a)

Que vírus terrível! Na primeira parte do v.26, Moisés diz que eles "não quiseram" entrar na terra; "não quiseram tomar posse da terra" -NTLH.

Faltou vontade, faltou disposição, ou seja, a vontade deles estava contaminada com o vírus da indisposição... e por causa disso, não quiseram tomar posse da terra.

Irmão, será essa a razão porque você ainda não conquistou o melhor de Deus para a sua vida? Você ainda não alcançou a benção de Deus por falta de disposição, por falta de vontade para lutar, para se esforçar?

Escute: se a bicicleta que você pedala para buscar a presença de Deus está quebrada, vá a pé, faz esforço!

Porque se faltar disposição, vai faltar conquistas.

Você realmente quer o melhor de Deus para a sua vida?

Então se vacine contra o vírus da falta de disposição... e a vacina é trabalho, é esforço, ...lute pela sua bênção!

 

...outro vírus a ser vencido é:

O VÍRUS DA REBELDIA (v.26b)

Moisés menciona aqui no v.26, que eles também foram "rebeldes", ou seja, desobedientes a Deus. Está escrito: “...fostes rebeldes à ordem do Senhor, vosso Deus".

Rebeldia é desobediência (e esta pode ser a única explicação porque algumas pessoas não são abençoadas ou são só um pouco abençoadas): a desobediência. Quem não obedece, padece!

Hoje, na igreja, precisamos resgatar o ensino da obediência!

Jesus ordenou isso para a igreja. Ele disse: "Vão e façam discípulos de todas as nações" e falou "ensinando-os a obedecer".  Esse é o alfabeto completo de Deus: o, b, d, c!

Porém, isso não se aprende sozinho, sentado no banco durante o culto da igreja... isso se aprende através do discipulado um a um...

Infelizmente, a igreja passou muito tempo ensinando na Escola Dominical a História dos heróis da Bíblia, a Geografia dos lugares bíblicos... a cronologia dos fatos bíblicos... mas isso não é ensinar a obedecer...

Tanto que há muitos crentes hoje que sabem a Bíblia até de cor, que ela tem 66 livros, que o maior versículo é o de Ester 8.9, que Matusalém foi o homem que mais viveu na história (morreu com 969 anos)... mas são crentes que não aprenderam a obediência. Conseqüência: a população dos rebeldes cresceu.

Igreja: Deus tem princípios na Sua Palavra que devem ser obedecidos.

Que princípios são esses? Vamos ver alguns exemplos:

Honrar pai e mãe... se não honramos nossos pais, perdemos a benção de viver mais anos sobre a terra (Dt 5.16): "Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra".

Entregar o dízimo... se não entregamos os dízimos, perdemos a benção da prosperidade e abrimos portas à maldição (Ml 3.8-10).

Cuidar bem do corpo... se prejudicamos o nosso corpo (com vícios, prostituição, posturas incorretas...), somos destruídos (1Co 3.16-17).

Quem não obedece, padece. (diga à pessoa ao seu lado)

Irmãos, Deus manda obedecermos à Sua Palavra. Comece a ter vontade de obedecer!

Porque o melhor de Deus é conquistado quando eliminamos o vírus da rebeldia e começamos a obedecer.

 

Nessa virose, outro vírus a ser vencido é:

O VÍRUS DA MURMURAÇÃO (v.27)

Veja o v.27: “Em vez disso, ficaram nas suas barracas, queixando-se e dizendo: “O Senhor está com ódio de nós; ele nos trouxe do Egito para sermos derrotados e mortos pelos amorreus”. Sabe o que é murmurar? ...é "falar entre os dentes", é reclamar, é queixar-se.

Essa não é a linguagem do cristão, mas você encontra muitos crentes murmuradores por aí.

E isso é grave: murmurar é coisa muito séria, porque quando murmuramos, damos lugar a ação de demônios.

Quero lhe mostrar o que diz a Bíblia em 1Co 10.10... se referindo ao povo de Israel nos dias de Moisés, está escrito assim: "Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador".

Esse verso fala de uma destruição causada por um anjo destruidor, (é um anjo maligno, portanto), um exterminador, um anjo de morte – ou seja, demônios (eles se alimentam de nossa murmuração e depois nos destroem)!

Irmãos, se queremos o melhor de Deus para nossas vidas, precisamos nos vacinar contra o vírus da murmuração!

E a vacina é a seguinte, está receitada em 1Ts 5.18: "sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês, por estarem unidos com Cristo Jesus".

Ao invés de murmurar, seja sempre agradecido. Como? De alguma maneira, como por exemplo, aquele irmão que, certa vez, foi assaltado por ladrões que levaram a sua carteira e ele escreveu as seguintes palavras no seu diário: "Deixem-me agradecer, primeiro, porque eu nunca fui assaltado antes; segundo, porque embora levaram a minha carteira, eles não me tiraram a vida; e terceiro, eu agradeço, porque eu fui o roubado e não fui o ladrão".

 

...e outro vírus a ser vencido... é, a virose é terrível:

O VÍRUS DO MEDO (v.28)

Veja aí o v.28: “Que terra é essa que temos de conquistar? Nós ficamos com medo quando os nossos espiões disseram que o povo dessa terra é mais numeroso e mais forte do que nós, e que as suas cidades são enormes e protegidas por muralhas que chegam até o céu! E disseram também que viram gigantes lá!”

O quarto vírus que impede de conquistarmos o melhor de Deus é o medo... foi o pavor que o povo de Israel teve diante dos seus inimigos que impediu que tomassem posse daquela terra.

Medo, alguém disse, é derrota antecipada. E que é medo? ...é falta de confiança em Deus, é falta de fé.

E sabe o que a Bíblia diz a respeito da falta de fé? Lemos em Tg 1.6-7: "...quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor".

Se existir medo no seu coração, medo no coração da igreja – Deus fala que não iremos receber coisa alguma dEle!

Uma frase muito comum na Bíblia é "não temas". Alguém contou e disse que ela aparece 365 vezes em toda a Bíblia, é um “não temas” para cada dia do ano!

Irmão, não temas... não tenha medo, porque o medo pode impedir você de ser um conquistador... Se sua companhia favorita é alguém mais medroso que você, mude de companhia!

 

CONCLUSÃO:

Será que tem algum desses vírus impedindo você de conquistar o melhor de Deus para a sua vida? O que impede você de ser um conquistador?

É a falta de disposição? ...ponha fim nela! Mãos ao trabalho!

É a rebeldia? ...dê um basta à ela! Decida obedecer a Deus!

É a murmuração? ...páre com ela! Seja agradecido sempre!

É o medo? ...fora com ele! Confie em Deus!

Quantos desejam fazer isso agora?

 

Walter Pacheco da Silveira

bottom of page